Vous êtes sur la page 1sur 20

. . . . . . . . . .

Manual para Sensibilizao Estadual do PBQP-H


Roteiro para uniformizao de procedimentos a serem adotados quando da Sensibilizao Estadual para Adeso ao PBQP-H
Como usar este manual
O objetivo deste manual oferecer aos Representantes Estaduais do PBQP-H e aqueles interessados em promover a Adeso de seu Estado ao Programa um conjunto padronizado de documentos que permitam registrar as etapas bsicas da sensibilizao estadual, bem como oferecer aos agentes dos setores pblico e privado a documentao bsica para a formalizao da adeso. Este manual contm modelos de diversos documentos, organizados na seqncia bsica padro para a sensibilizao estadual. A orientao geral que os documentos sofram o menor nmero de alteraes possvel. Ainda assim, as peculiaridades do setor da construo civil em cada estado podem ser contempladas, em especial quando da elaborao do Programa Setorial da Qualidade , do Acordo Setorial e do Decreto de Adoo do PBQP-H no Estado . Os modelos de documentos presentes neste manual esto disponveis no site Internet do Programa, cujo endereo : http://www.cidades.gov.br/pbqp-h

A Sensibilizao Estadual para Adeso ao PBQP-H


A Sensibilizao Estadual para Adeso ao PBQP-H tem uma srie de objetivos definidos, cujo alcance de extrema importncia para o sucesso da implantao do Programa no Estado. So eles:
1.

Apresentar o PBQP-H ao setor da construo civil em cada estado, deixando claro que composto por projetos relativos melhoria da qualidade e aumento da produtividade em toda a cadeia produtiva; Buscar a adeso de entidades pblicas e privadas aos projetos que compe o Programa; Esclarecer ao Poder Pblico local as vantagens da utilizao de critrios tcnicos de qualidade em suas contrataes, e com isso agregar o Poder de Compra do governo local ao do Governo Federal, em apoio ao PBQP-H;

2.

3.

4.

Buscar a adeso estadual ao Programa, estimulando a organizao de Programa Setorial da Qualidade e a obteno de Acordo Setorial. Se necessrio, pode ser tambm estimulada a publicao de Decreto de Adoo do PBQP-H, conforme modelo proposto.

Com base nos objetivos propostos, pode-se perceber a existncia de um roteiro bsico de atividades a serem desenvolvidas, cujo detalhamento expomos a seguir.

A Primeira Reunio de Sensibilizao


A primeira reunio de sensibilizao estadual de extrema importncia para o sucesso da implantao do PBQP-H em cada estado. por meio desta reunio que os agentes do setor da construo civil no estado, bem como os representantes dos poderes locais, tero sua primeira impresso das atividades sendo desenvolvidas pelo Programa. Os pontos mais importantes desta primeira reunio so:
1. 2. 3. 4.

As entidades a serem convidadas; A ampla divulgao da realizao da reunio; A organizao adequada da reunio; O registro das presenas e da memria da reunio.

As entidades a serem convidadas.


Sendo o PBQP-H um Programa fundado na articulao dos agentes do setor e na parceria entre estes diferentes agentes, torna-se quase que uma obrigao que, para a sensibilizao, seja convidado o universo mais amplo possvel de entidades do setor. As entidades a serem normalmente convidadas para as reunies de sensibilizao so: Perfil dos convidados Como trata-se de uma reunio de trabalho e de decises preliminares sugerese convidar em torno de 20-30 pessoas e que estejam autorizadas a falar em nome da entidade. importante que antes de se enviar ofcio/convite a cada entidade, seja feito contato telefnico com sua Presidncia, no s para uma explanao inicial sobre a importncia da reunio, como para que sejam indicados nominalmente, alm do Presidente, outros representantes da entidade a serem convidados.

Agentes contratantes
Contratantes pblicos e privados de obras de edificaes (desde habitaes populares a escolas, postos de sade, edifcios residenciais, comerciais etc.). So, em geral, as Secretarias de Habitao, Obras, COHAB S, INOCOOPS, Escritrios de Negcios da Caixa Econmica Federal, Crdito Imobilirio de Bancos etc.

Agentes da Cadeia Produtiva:


Entidades Representantes das Construtoras, Incorporadoras, Projetistas, Gerenciadoras de Obras, dos Fabricantes de Materiais e Componentes.

Agentes de Apoio Tcnico:


Entidades que dedicam-se ao Ensino, Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento, Ensaios e Certificao de Materiais e Sistemas. So as Universidades Pblicas e Privadas, SENAI, SEBRAE, Laboratrios de Ensaios, Organismos Certificadores Credenciados, Conselhos Regionais, Institutos ou Clubes de engenharia e Arquitetura etc.

A ampla divulgao
Uma das caractersticas mais marcantes do PBQP-H o fato de ser um Programa inteiramente baseado na adeso voluntria dos diferentes agentes do setor. Neste sentido, sabe-se que, para que esta adeso se d de forma satisfatria, os diferentes participantes necessitam obter volume suficiente de informaes sobre o Programa. Como resultado, no h ocasio que consideremos melhor para que isto seja feito que quando das reunies de sensibilizao. na reunio de sensibilizao que os representantes das diversas entidades tem sua melhor oportunidade para conversar com a Coordenao do PBQPH, tirando dvidas sobre a organizao e conduo do Programa, bem como colocando de forma aberta suas expectativas e apreenses. Por estes motivos, recomenda-se que a reunio seja amplamente divulgada (se possvel pela imprensa local). Ainda que a reunio tenha as caractersticas descritas acima, entende-se que o convite entidades tem por objetivo garantir uma presena mnima de pessoas relevantes para a implantao do Programa no estado. Apesar disso, no deve ser feito nenhum tipo de restrio entidades que, ainda que no convidadas formalmente , tenham interesse em participar da reunio.

A organizao adequada da reunio


J lugar comum que a qualidade que se exige dos outros deve estar presente antes naquele que a cobra. Neste sentido, de fundamental importncia que a reunio de sensibilizao seja corretamente organizada, bem como que conte com uma infra-estrutura mnima para a realizao a contento das atividades previstas. Um lugar confortvel, com boa iluminao e os equipamentos necessrios para a apresentao (computador, datashow, sistema de som etc.) so requisitos bsicos para o sucesso da reunio. A Coordenao Geral do Programa est sempre disposio para auxiliar na organizao das reunies de sensibilizao e demais eventos relacionados adeso estadual ao PBQP-H. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (61) 2108-1794, pelo FAX (61) 322-1514, ou pelo email: pbqp-h@cidades.gov.br.

Apresentao Padro do PBQP-H


A sensibilizao feita por tcnico enviado pela Coordenao Geral do PBQP-H. A Coordenao j tem pronta uma apresentao padro atualizada, que utilizada em todas as reunies de sensibilizao. Esta apresentao, cujo contedo segue nos Anexos, tambm pode ser encontrada no site Internet do Programa: http://www.cidades.gov.br/pbqp-h.

Outros preparativos
So de responsabilidade da Coordenao Geral do PBQP-H as providncias necessrias para a ida de seu representante aos Estados, quando da fase de sensibilizao. Ainda assim, no previsto nenhum tipo de aporte para o custeio destas atividades, cuja responsabilidade daquele que organiza a reunio.

Reunies Adicionais
Percebe-se que, em alguns estados, o processo de sensibilizao pode exigir a realizao de mais de uma reunio de sensibilizao, bem como de reunies menores, realizadas junto agentes especficos (rgos pblicos, entidades de classe etc.). A Coordenao Geral do PBQP-H est disposio para a realizao de quantas reunies forem necessrias para uma adequada sensibilizao estadual.

Os registros da reunio
Para a garantia da transparncia do processo de sensibilizao estadual de grande importncia o registro das atividades realizadas e, em especial, das reunies de
4

sensibilizao. A legitimidade de um Representante Estadual, bem como de qualquer proposta que venha a ser encaminhada aos poderes pblicos, depende de uma clara comprovao de que h o respaldo das principais entidades do setor no Estado ao que est sendo proposto. Da mesma forma, o posterior acompanhamento e divulgao das aes sendo desenvolvidas em cada estado dependem de que as atividades e responsveis estejam claramente definidos, bem como que seja documentado o esforo feito para uma ampla participao de todos os agentes do setor.

A Escolha do Representante Estadual


Quando de sua criao, foi considerado como caracterstica fundamental do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H, a necessidade de serem respeitadas as diversas realidades regionais nas reas de habitao, saneamento e infraestrutura. Esta preocupao tinha dois objetivos principais. O primeiro era o de estimular o envolvimento do maior nmero possvel de agentes do setor, o que s se considerava ser possvel com a colaborao de interlocutores qualificados, ou seja, que conhecem as diferentes realidades locais. O segundo era o de serem definidos projetos e normativos que realmente pudessem ser aplicados em diferentes realidades. Em outros termos, o que se desejava era fugir de um padro de estabelecimento de programas teoricamente impecveis mas praticamente irrealizveis, por no terem levado em conta as caractersticas por vezes conflitantes das prticas em habitao, saneamento e infra-estrutura nas diferentes unidades da Federao. Neste sentido, foi instituda como parte do PBQP-H a figura do Representante Estadual. O Representante Estadual escolhido por seus pares, entre representantes de entidades do setor, em reunio marcada para este fim junto Coordenao Geral. Cabe ao Representante servir de interlocutor entre as Coordenaes Geral e Nacionais do PBQP-H e os agentes interessados em participar do Programa em sua rea geogrfica de competncia. Os Representantes Estaduais So dois, eleitos em plenria nas Reunies de Sensibilizao, que tiveram a presena de quorum qualificado, representando o Setor Pblico e o Privado. Em geral, o setor pblico representado pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Habitao ou Infra-Estrutura. Alm disso, espera-se que o Representante Estadual tambm desempenhe as seguintes funes:
1.

Identificao dos agentes, em seu estado, que poderiam participar do Programa; Identificao das iniciativas locais para a qualidade no setor; Identificao do conhecimento e adeso ao PBQP-H. Divulgao do PBQP-H e dos projetos que o compe; Mobilizao para a adeso; Acompanhamento da implantao do Programa em seu estado (informes s Coordenaes).

2. 3. 4. 5. 6.

O PBQP-H j conta atualmente com Representantes em vinte e trs estados, devendo ampliar em breve esta relao. O objetivo que, at o final do ano 2004, haja representantes do Programa, se no em todos os estados, em todas as regies do pas. Uma relao dos Representantes pode ser encontrada nos Anexos deste Manual.
5

A Adeso Estadual
O prximo passo a ser dado, j escolhido o Representante Estadual, uma maior sensibilizao do poder pblico local, em geral o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital, para a importncia de sua Adeso formal ao PBQP-H. A adeso em si no representa para o poder pblico outro compromisso que no o de aceitar as diretrizes gerais do Programa, bem como de desenvolver sua implantao no Estado sempre por meio da busca do consenso com os demais agentes do setor. Para que tal adeso se d, necessrio a formalizao desta adeso, o que feito por meio de uma cerimnia de assinatura de um Termo de Adeso padro (tambm disponvel nos Anexos deste Manual). Mais uma vez se destaca aqui a importncia da organizao adequada da reunio. Antes de ser uma formalidade, a cerimnia de assinatura da adeso estadual um evento simblico de extrema importncia, pois na cerimnia de adeso que se d a maior publicidade implantao do PBQP-H no estado. Mais que um evento poltico, um evento que busca garantir a transparncia no processo de adoo do Programa. A adeso estadual implica em uma expectativa de que seja formalizado o compromisso entre o setor pblico e o privado de que os requisitos consensados no mbito do PBQP-H passaro a ser gradualmente exigidos quando das contrataes e licitaes que o poder pblico vier a fazer.

A implantao do PBQP-H no Estado


Obviamente, de se esperar que, aps a adeso, haja uma vontade de mudana, ou seja, uma vontade efetiva do poder pblico de implantar o PBQP-H. At o momento, temos percebido que tal implantao facilitada quando o prprio setor apresenta uma proposta base para a negociao. Tal proposta tem, tomando como exemplo a Qualificao de Empresas de Servios e Obras, a forma de um Programa Setorial da Qualidade , que elaborado pelo setor privado (sob a responsabilidade do Representante Estadual) e proposto ao setor pblico.

Roteiro bsico de elaborao do Programa Setorial


1. 2. 3.

Listar as entidades representativas do setor. Listar as empresas associadas e sem campo de atuao. Diagnstico da qualidade do setor: resumir o diagnstico da atual situao do setor, indicando os programas de gesto da qualidade existentes ou em desenvolvimento; Estimativa do nmero total de empresas, produo anual total do setor, gerao de empregos do setor, indicador global de HH/m2 de construo etc. Normalizao tcnica: listar as normas tcnicas existentes com resumo do assunto (ttulo), listar as normas que devem ser atualizadas e elaboradas, listar as normas tcnicas de empresas e/ou associaes que podero constituir-se em textos-base, listar os manuais tcnicos especficos com o mesmo objetivo do acima referido; Definir metas e prazos para implantao das diferentes atividades do PBQP-H;

4.

5.

6.

A formalizao do compromisso, ento, pode se dar de duas formas bsicas (e no excludentes). Uma delas o Acordo Setorial , ou seja, uma formalizao de metas, que tem por base o Programa Setorial proposto, aps o consenso entre os setores pblico e privado. A Segunda sob a forma de um Decreto, por meio do qual o Governo do Estado adota o PBQP-H e fixa os prazos mximos para o atingimento dos objetivos consensados (um modelo de Decreto pode ser encontrado nos Anexos deste manual).

E agora?
Formalizada a adeso, assinado o Acordo Setorial e/ou publicado o Decreto, cabe agora ao Representante Estadual manter o Ministrio das Cidades informada do andamento do Programa no estado. Uma sntese deste acompanhamento est disponvel no site do PBQPH: http://www.cidades.gov.br/pbqp-h.

Para maiores informaes ou esclarecimento de dvidas, procure a Coordenao Geral do PBQP-H. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (61) 2108-1794, pelo FAX (61) 322-1514, ou pelo email: pbqph@cidades.gov.br.

. . . . . . . . . .

Anexos

Modelo de Convite para a Reunio de Sensibilizao

Ministrio das Cidades Secretaria Nacional de Habitao

CONVITE
Reunio de Sensibilizao do Estado de ___________________
Data: Horrio: Local: Braslia, de de 2000

Prezado Senhor, O Ministrio das Cidades convida a Diretoria desta Entidade a participar da Reunio de Sensibilizao para Adeso ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H, ocasio em que sero apresentadas as diretrizes e os objetivos do PBQP-H. 2. O PBQP-H, Programa institudo em 1998 e promovido pelo Ministrio das Cidades, baseado na parceria entre o Poder Pblico e a Cadeia Produtiva da Construo Civil e tem como principal objetivo a modernizao e o aumento da competitividade desta cadeia produtiva. 3. Por meio do exerccio do Poder de Compra do Governo e demais agentes financeiros e/ou promotores sero estabelecidos Acordos Setoriais entre o Poder Pblico e a Cadeia Produtiva, visando estabelecer compromissos gradativos para a implantao de Sistemas de Gesto da Qualidade e a exigncia de sua comprovao nas contrataes a serem realizadas pelo setor pblico. 4. Para apresentar este importante Programa e discutir o incio de sua implantao no Estado de ________________, est sendo promovida uma Primeira Reunio de Sensibilizao, que buscar a presena de todas as entidades envolvidas nesta parceria. 5. Assim, consideramos a presena da Diretoria desta Entidade fundamental para o sucesso da reunio, motivo pelo qual solicitamos que seja confirmada a participao de seu representante. A presena poder ser confirmada pelo telefone: (XX) XXX-XXXX, com ______________, ou pelo e-mail _________@____________. Atenciosamente,

Maria Salette Weber Coordenadora Geral do PBQP-Habitat

Modelo de Pauta da Reunio de Sensibilizao

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat


1a Reunio de Sensibilizao Estadual

PBQP-H

Estado:________________________________________________ Local: _________________________________________________ Data: _______/_______/_______ Horrio: ____________________

Participantes Convidados: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Pauta Sugerida para a 1 Reunio no Estado 1. Apresentao do Programa. 2. Escolha dos representantes estaduais: Setor Pblico e Setor Privado. 3. Articulao Institucional.

10

Modelo de Memria de Reunio

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat


1a Reunio de Sensibilizao Estadual

PBQP-H

Estado:________________________________________________ Local: _________________________________________________ Data: _______/_______/_______ Horrio: ____________________

MEMRIA DA REUNIO

1. Participantes: Lista de Presena Anexa

2. Assuntos Tratados _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________
No se esquea da Lista de Presena, com a relao clara das entidades sendo representadas!

11

Os Representantes Estaduais do PBQP-H


Estado AC

Nome Eduardo Vieira Atabyro Azevedo

Entidade Gov estado (secr cidades) Sinduscon SENAI - AL SINDUSCON-AM SENAI - AM SENAI - AM

AL

Kleyder Teixeira Carlos Valente Rizo Ribeiro Silvia Barros

AM

telefones (68) 2441602 (68) 2266021 (82) 2163000 / 2163053 (92) 633-1691 / 99844093 (92) 614-9955 / 91144889 (92) 614-9967 / 9603-0311 (71) 31156120 (71) 31156214 (85) 248-4949 (61) 7811-1121 (61) 361-6595 (27) 33251877 (27) 33251878 (62) 3095-5155 (62) 202-1211 (98) 2166149 / 81168424 (31) 32751666

email eduardo.vieira@ac.gov.br sinduscon-ac@ibest.com.br kleyder@al.senai.br karlvalente@bol.com.br rizo@am.senai.br silvia@am.senai.br eduardosantana@sucab.ba.gov.br reinaldomoreira@uol.com.br marcelo@caltech.eng.br ffilho@sfiec.org.br steel@steel.ind.br sigmarcb@globo.com marilia@sindicon-es.com.br nemezio@sindicon-es.com.br comat@sinduscongoias.com.br paulororiz@senaigo.com.br reginav@ma.sebrae.com.br pbqph@sinduscon-mg.org.br / paulo@sinduscon-mg.org.br mgodoi@mgodoi.com.br vanessa@sebraemg.com.br pmqp-h.setop@mg.gov.br

AP BA

Eduardo Jose de Santana Reinaldo Moreira Marcelo Cavalcante Sebastio Ceitosa Gustavo Franco Sigmar Carlos Bielfeld Marilia Rangel Nemzio de Andrade Gercina Luzia de Arajo Silva Paulo Roriz

SUCAB (QUALIOP) SUCAB (QUALIOP) Sinduscon SENAI Secretario executivo PBQP-H GDF Sindicon - ES Sindicon - ES Sinduscon - GO SENAI SEBRAE Sinduscon (pres) (secretaria executiva) SEBRAE-MG Secret. Obras (PMQP-H) Sinduscon - MS SENAI SENAI SENAI INMETRO-MT (comite estadual) COHAB (pres)/repres CTECH Sinduscon (pres) ParaObras (coorden.) superintendente do IEL-PB

CE

DF

ES

GO

MA

Regina Vieira Eduardo Kuperman

MG

Marcelo Godoi Vanessa Visacro Maria Hermont/Geralda Carvalhaes

MS

Kleber Recaldi Gilberto Gomes Figueiredo

MT

Mauro Fernandes Llia Brum (coorden pbqp-h) Jair Dunigon Cicerino do Nascimento

PA

Jeferson Brasil Elizabeth Corres Derlpidas Gomes Neves Neto

PB

Jos Irenaldo Jordo Quintans Jose de Guadelupe Larocerie da Silva


PE

Sinduscon (pres)

Antonio Carlos Maranho de Aguiar Janurio Pinheiro Ramos


PI

Sinduscon (pres)

PR RJ

Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz Lydio dos santos bandeira de mello

SENAI/CEIC - PR (Sinduscon)

RN

Jarbas Jacome de Oliveira Ana Adalgisa Dias Paulino

SENAI Sinduscon (pres)

(31) 3275-3429 (31) 33719001 (31) 3250-0811 (67) 3870909 / kleber@cgrengenharia.com.br 4328714 (65) 99712987 gilberto@senaimt.com.br 6111505 (65) 6111539 mauro@senaimt.com.br (65)6111538 pbqp-h@senaimt.com.br (65) 6248785 jair@imeq.mt.gov.br (91) 243-4575 cicerino@email.prodepa.gov.br (91) 2414058 sindusconpa@interconect.com.br (91) 91128292 paraobras@prodepa.gov.br (83) 310-5420 / deoneves@ielpb.org.br 310-5421 / 88025501 (83) 2431255 / 243iquintans@uol.com.br 1255 / 9981-4552 (81) 99649648 jlarocerie@uol.com.br (81) 34211098 (81)34211099 (86) 99813799 jpram@triade.com.br (86) 2291970 sinduscon-pi@webone.com.br (86) 2292999 prolux@prolux.com.br (41) 99723241/ laporte@pr.senai.br 3507108/3507137 (21) 39812110 lydio@sergen.com.br detec@sinduscon-rio.com.br jarbas@ctgas.com.br / (84) 99856092 dyanna@rn_senai.br (84) 204-6292 ana@fiern.org.br

RO RR RS

Jane Klein Jaures de Oliveira

IGEC SENAI CEIC CEF Sinduscon CDHU forum ICMC SECOVI

SC

Paulo Srgio Arias Odilon Fernandes Roman

SE SP

Emerson M. de Carvalho Rafael Pillegi Mrio William Marcos Velletri

(51) 9978-5586 / 5925221 (51) 33478697 (47) 348 0990 (48) 99823825 (79) 211-2567 9978-9025 (11) 3068-2307 (11) 3770-5330 (11) 536-0093

jane@klein.eng.br joliveira@dr.rs.senai.br pbqp-hsc@melim.com.br odilon.roman@caixa.org.br ecarvalho@infonet.com.br seniores@uol.com.br rpileggi@cdhu.sp.gov.br mario.william@abcp.org.br secretariasecovi@secovi-sp.com.br

TO

12

Modelo de Termo de Adeso Estadual ao PBQP-H

Ministrio das Cidades Secretaria Nacional de Habitao

PROGRAMA BRASILEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO HABITAT PBQP-H


TERMO DE ADESO ESTADO __________

As entidades abaixo signatrias, reunidas na cidade de __________________, em ____________________, declaram sua ADESO ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H, promovido pelo Ministrio das Cidades. Comprometem-se, dentro das diretrizes do PBQP-H, conforme definido na Portaria MPO no 134, de 18 de dezembro de 1998, que o instituiu, a iniciar imediatamente as negociaes para implantar os Programas Setoriais de Qualidade e celebrar Acordos Setoriais entre o Poder Pblico e a Cadeia Produtiva da Construo estabelecida neste Estado. Finalmente, declaram adotar como premissas bsicas de sua atuao a PARTICIPAO nas vrias atividades do PBQP-H e a prtica constante da PARCERIA e do CONSENSO entre os SETORES PBLICO e PRIVADO e entre CLIENTES e FORNECEDORES.
Cidade, Data Pelo Ministrio das Cidades Pelo Governo do Estado

Contratantes

Fornecedores

Apoio Tcnico

Secretaria de Estado de _____

Secretaria Municipal de _____

Sinduscon

Universidade Federal

SENAI, SEBRAE e outros agentes de apoio tcnico

Superintendente da CAIXA no Estado e outros contratantes

Associaes de empresas e outros fornecedores

Outras Universidades, Centros de Pesquisa

13

Modelo de Decreto para Adoo do PBQP-H no Estado

DECRETO N

, DE

DE ___________ DE ______

Adota o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H no Estado de ______ e d providncias correlatas

_____________________________, Governador do Estado de _________________, no uso de suas atribuies legais, e Considerando... Considerando (...); e Considerando o que dispe a Portaria no 134, de 18 de dezembro de 1998, do ento Ministrio do Planejamento, que institui o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construo Habitacional PBQP-H, atualmente sob Coordenao da Secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades, bem como sua ampliao para Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, conforme disposto na Lei no 9.989, de 21 de julho de 2000, que dispe sobre o Plano Plurianual para o perodo de 2000/2003. Decreta: Art. 1 Fica adotado o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H no mbito do Governo do Estado de _______________. Art. 2 A adoo do PBQP-H pelo Governo do Estado de _______________.ser orientada pelas seguintes diretrizes: I atuao integrada do poder pblico e parceria entre agentes pblicos e privados; II - fortalecimento da estrutura produtiva do setor no que diz respeito sua capacidade tecnolgica e gerencial; III - estmulo implementao de programas evolutivos de aperfeioamento da qualidade e aumento da produtividade por parte dos participantes do programa; IV - fortalecimento da infra-estrutura laboratorial e de pesquisa para o desenvolvimento tecnolgico e de prestao de servios; V - incentivo utilizao de novas tecnologias para a produo habitacional. Art. 3o Em complemento aos objetivos gerais do PBQP-H, estabelecidos na Portaria que o instituiu, sua adoo no mbito do Governo do Estado de _______________. tem os seguintes objetivos especficos: I otimizao da qualidade dos materiais, componentes, sistemas construtivos, projetos e obras integrantes dos empreendimentos do Governo do Estado de _______________.; II - induo, por meio do poder de compra do Governo do Estado de _______________., ao estabelecimento, pelo setor produtivo, de programas setoriais de qualidade, incluindo a elaborao e atualizao de normas e documentos tcnicos, desenvolvimento de programa de treinamento da mo-de-obra e a implantao de

14

processos de qualificao, homologao e certificao de produtos (materiais, componentes e sistemas) e servios (projetos e obras); III otimizao do dispndio de recursos humanos, materiais e de insumos naturais e energticos nas obras e servios promovidas pela administrao direta e indireta do Governo do Estado de _______________.; IV celebrao com entidades de direito pblico e privado, nacionais e internacionais, de convnios e acordos que possibilitem e incrementem o desenvolvimento do Programa. V - universalizao do acesso moradia, ampliando o estoque de moradias e melhorando as existentes. Art. 4 A adoo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H no mbito do Governo do Estado de _______________. ser supervisionada pela Secretaria de Estado de ________________________, com o apoio dos seguintes rgos: I Coordenao Geral II Secretaria Executiva Art. 5 Superviso Geral da Secretaria de Estado de ________________________ cabem as seguintes atribuies e competncias: I - divulgar o Programa no mbito do Governo do Estado de _______________.; II - indicar e aprovar vnculos de cooperao com outros rgos do poder pblico e privado envolvidos em programas de qualidade nas obras e servios participantes do processo de construo de moradias e infra-estruturas; III - designar o Coordenador Geral e Secretrio Executivo; IV - acompanhar e avaliar as aes e o andamento do Programa. Art. 6o A Coordenao Geral ser dirigida por um Coordenador indicado, em comum acordo, por (designar entidades), e designado pelo (designar autoridade). I A Coordenao Geral ser constituda por seis membros, assim definidos: a) um representante do (designar entidades, respeitando a paridade entre contratantes, fornecedores e entidades de apoio tcnico).

II Coordenao Geral cabem as seguintes atribuies: a) coordenar as aes no Estado de _____________, estabelecendo metas, estratgias e prioridades na implantao do Programa;

b) estabelecer acordos setoriais que definam metas, prazos e indicadores para que os padres adequados de qualidade sejam atingidos e mantidos; c) estabelecer vnculos de cooperao com outros rgos do poder pblico e entidades setoriais envolvidas em programas de qualidade compatveis com os objetivos do PBQP-H;

d) definir a poltica da qualidade para produtos e servios, em conjunto com o meio produtivo, e em consonncia com os objetivos do PBQP-H; e) avaliar os resultados da adoo do Programa no Estado de ___________, relatando-os periodicamente Secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades, como Coordenadora Nacional do PBQP-H.
15

Art. 7o A Secretaria Executiva ser dirigida por um Secretrio Executivo indicado (definir) e designado pela Secretaria de Estado de (definir). I Secretaria Executiva cabem as seguintes atribuies: a) implementar as aes definidas pela Coordenao Geral;

b) promover o inter-relacionamento entre o Programa e as entidades que celebraram ou venham a celebrar acordos setoriais, inclusive com agncias de fomento, associaes de defesa do consumidor, entidades envolvidas com capacitao profissional, associao de trabalhadores na construo civil, e instituies tcnicas e entidades governamentais; c) divulgar o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat PBQP-H no Estado de _______________, desenvolvendo mecanismos de conscientizao e motivao para a qualidade;

d) executar o planejamento financeiro do Programa no Estado de _______________. Art. 8 A funo de membro da Coordenao Geral ou de Secretrio Executivo ser considerada como servio pblico relevante, no sendo remunerada. Art. 9 As administraes direta e indireta do Estado de _______________ inseriro em suas licitaes de obras, projetos e servios de engenharia, exigncias relativas demonstrao da qualidade de produtos e servios, conforme os critrios nacionais do PBQP-H e respeitando as metas e prazos estabelecidos nos acordos setoriais firmados no mbito do Governo do Estado de _______________., relacionados aos programas setoriais da qualidade, mencionados nos artigos 3 e 6 deste Decreto. Art. 10 As metas a serem definidas nos acordos setoriais no Estado de _______________ devero considerar um prazo mximo de XX meses, a contar da data da publicao deste Decreto. Art. 11 Os recursos necessrios para o custeio e desenvolvimento do Programa no Estado de _______________ sero providos pelo (definir), e pelos parceiros que assinam o Termo de Adeso, observadas as decises dos seus rgos de administrao, pelas entidades pblicas e privadas que fomentam pesquisa, trabalhos tcnicos e programas de formao e treinamento, nos termos de seus estatutos, e pelas entidades conveniadas, no que lhes couber. Art. 12 parte integrante deste Decreto, e como se nele estivesse transcrito, o Termo de Adeso anexo. Art. 13 Art. 14 Este Decreto ser regulamentado no prazo de XX dias. Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao.

Cidade, estado e data

16

A Portaria de Instituio do PBQP-H

(D O U 21 DEZ 98)

PORTARIA No 134, DE 18 DE DEZEMBRO DE 19981

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E ORAMENTO, no uso de suas atribuies, resolve: Art. 1o Instituir o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construo Habitacional - PBQP-H, conforme detalhado no Anexo desta Portaria. Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

PAULO PAIVA

Publicada no Dirio Oficial da Unio de 21/12/98, seo 1, p.42.

17

ANEXO PROGRAMA BRASILEIRO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NA CONSTRUO HABITACIONAL PBQP-H

OBJETIVOS 1. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construo Habitacional (PBQPH) tem o objetivo bsico de apoiar o esforo brasileiro de modernidade e promover a qualidade e produtividade do setor da construo habitacional, com vistas a aumentar a competitividade de bens e servios por ele produzidos. 2. Constituem-se diretrizes do Programa: I atuao integrada do poder pblico e parceria entre agentes pblicos e privados; II - descentralizao e desburocratizao de procedimentos, de modo a respeitar as diversas realidades regionais; III - fortalecimento da estrutura produtiva do setor no que diz respeito sua capacidade tecnolgica e gerencial; IV - estmulo implementao de programas evolutivos de aperfeioamento da qualidade e aumento da produtividade por parte dos participantes do programa; V - fortalecimento da infra-estrutura laboratorial e de pesquisa para o desenvolvimento tecnolgico e de prestao de servios; VI - incentivo utilizao de novas tecnologias para a produo habitacional; 3. Constituem-se objetivos especficos do Programa: I - fomentar o desenvolvimento e a implementao de instrumentos e mecanismos de garantia de qualidade de projetos, obras, materiais, componentes e sistemas construtivos; II - estruturar e animar a criao de programas especficos visando a formao e a requalificao de mo-de-obra em todos os nveis; III - promover o aperfeioamento da estrutura de elaborao e difuso de normas tcnicas, cdigos de prticas e cdigos de edificaes; IV - coletar e disponibilizar informaes do setor e do PBQP-H; V - estimular o inter-relacionamento entre agentes do setor; VI - apoiar a introduo de inovaes tecnolgicas; VII - promover a articulao internacional; VIII - universalizar o acesso moradia, ampliando o estoque de moradias e melhorando as existentes.

ESTRUTURA 4. Para consecuo de seus objetivos especficos, o PBQP-H ser estruturado na forma de projetos, para os quais ser elaborado Termo Tcnico de Referncia que definir, no mnimo, seus objetivos particulares, justificativa e forma de atuao. 5. O PBQP-H contar com a seguinte Estrutura Geral: I Coordenao Geral; II Comit Nacional de Desenvolvimento Tecnolgico da Habitao CTECH, institudo pela Portaria Interministerial no 5, de 16 de fevereiro de 1998; III Coordenao Nacional de Projetos e Obras; IV Coordenao Nacional de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos; V Coordenaes Estaduais e/ou Regionais; VI Grupo de Assessoramento Tcnico.

18

5.1. A Coordenao Geral ser exercida pelo Secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades, competindo-lhe: I - deliberar sobre as formas de implementao do PBQP-H; II nomear Coordenadores Nacionais, Estaduais e/ou Regionais; III definir os projetos que estruturam o Programa e elaborar os respectivos Termos Tcnicos de Referncia; III baixar e propor os atos necessrios ao detalhamento, execuo, acompanhamento e avaliao do PBQP-H e de seus projetos. 5.2. s Coordenaes Nacionais de Projetos e Obras e de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos compete planejar, operacionalizar e divulgar as aes necessrias para a consecuo dos objetivos do PBQP-H, ouvida a Coordenao Geral; 5.3. As Coordenaes Estaduais e/ou Regionais sero escolhidas entre representantes de entidades do setor, em reunio marcada para este fim junto Coordenao Geral, cabendolhes servir de interlocutor entre as Coordenaes Geral e Nacionais e os agentes interessados em participar do programa em sua rea geogrfica de competncia. 5.4. O Grupo de Assessoramento Tcnico ser composto por tcnicos de reconhecido saber na rea de qualidade e produtividade na construo escolhidos pela Coordenao Geral, a ele cabendo assessor-la em suas atividades. 6. Para consecuo dos objetivos previstos nesta Portaria, os Coordenadores Geral e Nacionais e o Grupo de Assessoramento Tcnico reunir-se-o, ordinariamente, a cada dois meses e, extraordinariamente, sempre que convocados pela Coordenao Geral. 7. As proposies tcnicas da Coordenao Geral e das Coordenaes Nacionais devero ser submetidas ao CTECH, para opinio e recomendaes. 8. As funes de Coordenao do PBQP-H so consideradas de interesse pblico relevante e no sero remuneradas.

FORMA DE ATUAO 9. A adeso ao PBQP-H ser voluntria, sendo formalizada: I Em se tratando de agentes da cadeia produtiva do setor privado, por meio de Programa Setorial de Qualidade, a ser elaborado, operacionalizado e acompanhado pelo proponente, aps ter sido submetido s Coordenaes Nacionais e Geral, e por elas aprovado; II Em se tratando de agentes do setor pblico, por meio de Termo de Adeso firmado entre o representante da entidade e representante da Coordenao Geral, prevendo, no mnimo, o uso do poder de compra e o desenvolvimento de aes articuladas em suporte aos projetos componentes do Programa; III Em se tratando de agentes financiadores e de fomento, pela participao em projetos que busquem utilizar o poder de compra como indutor da melhoria da qualidade e aumento da produtividade do setor da construo habitacional; IV Em se tratando de agentes de fiscalizao e de direito econmico, pela promoo da isonomia competitiva do setor por meio de aes de combate produo que no obedea as normas tcnicas existentes e de estmulo ampla divulgao e respeito ao Cdigo de Defesa do Consumidor. 10. Exclusivamente aos participantes formalmente aceitos pela Coordenao Geral facultado o uso do smbolo do PBQP-H, com o objetivo nico de identificar sua adeso ao Programa.

19

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Vous aimerez peut-être aussi