Vous êtes sur la page 1sur 9

A TECNOLOGIA DE INFORMAO APLICADA AO AGRONEGCIO: Estudo sobre o sistema Agrogestor nas fazendas do Municpio de Sinop/MT

Adriana Regina Redivo 1 Arlete Redivo 2 Ccio D. Trs3 Geraldo Alves Ferreira4

Resumo A transformao da tradicional sociedade baseada no capital para uma economia sustentada por informao e conhecimento uma realidade. Esta mudana est ocorrendo nos diversos setores, inclusive no agronegcio. Assim, para que o empresrio rural obtenha sucesso neste novo ambiente, ele deve ajustar a sua empresa nova realidade. Neste ponto, ele deve coletar, armazenar, analisar, utilizar e disseminar as informaes relevantes sua gesto, favorecendo assim a sua adequao ao mercado que se encontra em constante mudana. A gerncia eficaz do conhecimento gerado pela anlise das informaes tambm se tornou uma ferramenta competitiva. Este estudo procura indicar quais as ferramentas da tecnologia de informao so utilizadas nas fazendas do municpio de Sinop/MT, sua utilizao no apoio ao setor do agronegcio frente adaptao ao novo paradigma da economia. As metodologias empregadas foram pesquisas bibliogrfica, de campo e observao in loco. Palavras chave: Administrao rural, Tecnologia de informao, Agronegcio, Agrogestor.

1 INTRODUO
No final do sculo XX, iniciou-se uma revoluo no agronegcio com a utilizao de novas tecnologias aplicadas produo rural. Essa nova agricultura h muito conta com recursos de biotecnologia, adubao corretiva, defensivos agrcolas, tcnicas de manejo,
Adriana Regina Redivo. professora universitria, lotado no Departamento de Administrao, UNEMAT/ Campus de Sinop/MT, mestranda em Engenharia de Produo pela UFSCar/SP. E-mail: redivo82@hotmail.com 2 Arlete Redivo. professora universitria, lotado no Departamento de Administrao, UNEMAT/ Campus de Sinop/MT, mestranda em Engenharia de Produo pela UFSCar/SP. E-mail: arlete2610@hotmail.com. 3 Cacio de Dordi Trs. Acadmico do VIII semestre do Curso de Administrao. 4 Geraldo Alves Ferreira, professor universitrio, lotado no Departamento de Cincias Contbeis, UNEMAT/ Campus de Sinop/MT, mestrando em Engenharia de Produo pela UFSCar/SP. E-mail: geraldof@gmail.com
1

geoposicionamento por satlite (GPS), mquinas agrcolas cada vez mais modernas e com tecnologias de ponta. Neste cenrio, os softwares de gerenciamento so uma realidade incorporada ao empresrio rural. A caracterstica da agricultura tem a sua base nas atividades operacionais ligadas diretamente s atividades produtivas, ou seja, saber o que fazer e como fazer, se tornou imprescindvel para atingir uma maior produtividade em um setor altamente instvel que sofre influncia de polticas internacionais, planos governamentais, intempries do clima e pragas que assolam a lavoura. Ainda, no existem barreiras fsicas que separam os produtos produzidos em qualquer parte do mundo. No h nada o que diferencie uma commodities5 produzida em qualquer lugar no mundo, salvo exceo, as commodities so vendidas pelo mesmo preo. A competitividade global leva o produtor a buscar alternativas para reduzir os custos produtivos e atender as exigncias dos mercados consumidores como a responsabilidade social, a preservao ambiental e produo de produtos saudveis. Estas prticas oneram os custos e o empresrio rural tem que encontrar uma maneira de se organizar a fim de permanecer no mercado. Neste contexto, o presente estudo busca identificar dentre os usurios do sistema de informao Agrogestor, quais so as atividades do agronegcio que utilizam a tecnologia de informao como ferramenta auxiliar, proporcionando aos gestores informaes para a tomada de deciso nas fazendas de Sinop/MT.

1.1 Justificativas
A necessidade de tomar decises em nvel crtico de gesto obriga as empresas do agronegcio a coletar e processar grande quantidade de informaes, levando-as a investir em tecnologias da informao. Existe no mercado uma srie de sistemas e ferramentas para manuseio destas informaes. Diante disto, percebe-se a importncia da elaborao de estudos na rea, a fim de identificar quais as atividades esto efetivamente utilizando a tecnologia de informao na gesto do agronegcio. A justificativa para tal estudo, est na importncia que a informao representa no processo de tomada de deciso dos gestores do agronegcio. Desta forma, aumentar a eficincia no uso da tecnologia de informao passa a ser fundamental, isto , dois aspectos devem ser analisados: o conhecimento prtico do empresrio rural e as novas tendncias da administrao. Estes constituem componentes chaves que precisam ser incorporados ao processo de inovao tecnolgica e na busca de um desenvolvimento agrcola sustentvel.

1.2 Problema
Quais as ferramentas disponibilizadas pelo sistema de informao Agrogestor so utilizadas pelos agricultores no controle gerencial das fazendas no municpio de Sinop/MT?

1.3 Hipteses
H1 - O sistema de informao Agrogestor supre as necessidades de controle do agronegcio. H2 - Os gestores do agronegcio utilizam os recursos disponveis do sistema de informao frente s atividades desenvolvidas. H3 - Os gestores do agronegcio utilizam as informaes geradas pelo sistema de informao Agrogestor para a tomada de deciso.
5

O termo commodity utilizado nas transaes comerciais de produtos de origem primria nas bolsas de mercadorias.

1.4 Objetivos 1.4.1 Objetivo Geral


Analisar o sistema de informao Agrogestor como ferramenta auxiliar na gesto do agronegcio nas Fazendas de Sinop / MT.

1.4.2 Objetivos Especficos


Identificar as caractersticas das fazendas que utilizam o sistema de informao Agrogestor como ferramenta auxiliar no gerenciamento do agronegcio; Identificar o perfil dos gestores do agronegcio que utilizam a tecnologia de informao; Identificar em quais as atividades do agronegcio utilizado a tecnologia de informao; Demonstrar que o sistema de informao Agrogestor pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no gerenciamento do agronegcio.

2. REFERENCIAL TEORICO 2.1. A tecnologia da informao para o agronegcio


Atualmente, constata-se que o conhecimento dos dados operacionais essencial para a administrao de qualquer empresa. Neste sentido, o sistema de informao gerencial vem para ajudar a anlise, o planejamento, a operao e controle da empresa. O sistema de informao gerencial o sistema responsvel pela coleta da maioria dos dados operacionais. No agronegcio, existem particularidades inerentes ao setor, por este motivo o agronegcio necessita de modelos especficos de planejamento, gerenciamento e controles. Uma das principais particularidades encontradas no setor do agronegcio .
Sazonalidade de disponibilidade da matria-prima. Boa parte da matria-prima dos macros segmento da produo industrial vem do macro segmento rural, cuja produo obedece a regimes de safra e entressafra. Empresas de segunda transformao muitas vezes usam como matria-prima vrios produtos com caractersticas de produo e sazonalidade diferentes (BATALHA; et al, 2001, p. 6).

Esta sazonalidade, inerente ao setor do agronegcio, onera a manuteno de uma equipe constante e dificulta os processos de controle. Outro fator particular do agronegcio a variao da qualidade da matria-prima do macro segmento da produo industrial. Analisando o agronegcio, observa-se facilmente que o macro segmento rural depende das condies climticas para a sua produo, das quais os produtores no tm controle. A globalizao, que tambm afetou o setor, trouxe como conseqncia o interesse em aumentar as exportaes. Para isto, o segmento procura adequar os produtos realidade internacional, reduzindo custos e produzindo produtos de melhor qualidade. O mercado externo apresenta uma srie de exigncias que hoje o mercado interno ainda no possui. Ainda de acordo com Batalha et al (2001), as particularidades do agronegcio aumentam a 3

complexidade da administrao das empresas neste segmento. Frente a esta realidade, o setor procura adequar os produtos realidade internacional, o que significa a reduo de custos, produo de melhores produtos com qualidade superior. Para Arajo (2003), muitas empresas do segmento agrcola no possuem tcnicas de gesto devido falta de qualificao formal do empresariado rural. O autor comenta que quando estas empresas passam a utilizar um sistema de informao gerencial, elas se obrigam a se reorganizarem e determinar um sistema de trabalho bem definido e organizado. Para a obteno de vantagens competitivas, so necessrios usurios qualificados capazes de analisar as informaes resultantes do processamento dos dados que refletiro a situao atual da empresa. A disseminao da tecnologia da informtica e a produo de computadores mais velozes e mais baratos possibilitaram uma evoluo significativa nos ltimos anos no setor rural. Esta nova realidade torna o produtor rural mais prximo dos sistemas de informao. Um problema relatado por Arajo (2003) a dificuldade de suporte para o uso especfico de softwares destinados ao setor agrcola. O autor ainda escreve sobre a falta de softwares adequados s necessidades agrcolas e que muitos produtores tm pouca escolaridade e idade mdia avanada, o que dificultaria a informatizao do agronegcio. De acordo com Arajo (2003), a coleta de dados um fator determinante para alimentar os programas, muitas vezes ser necessrio passar a coleta dados antes no coletados. O ser humano tende a no gostar de mudanas e esta reorganizao da empresa pode ser vista por parte dos funcionrios como negativa, principalmente por que altera hbitos antigos na estrutura e desenvolvimento do trabalho. Para facilitar esta tarefa, o gestor deve demonstrar aos funcionrios a importncia das alteraes e buscar fazer com que estes fiquem comprometidos com as mudanas. Conforme Batalha et al (2001), o segmento de produo rural carece de sistemas de planejamento integrados. O motivo desta falta de integrao a complexidade do setor do agronegcio. Na mesma propriedade, possvel a execuo de vrias atividades agropecurias correlatamente, algumas delas podem ser de ciclo curto e outras de longo, sendo necessrio, para tanto, um balanceamento entre o uso dos recursos produtivos. As particularidades econmicas do processo produtivo agrcola so diferenciadas de outros setores.

3 METODOLOGIA 3.1 Mtodos de Abordagem da Pesquisa e Procedimentos


Na elaborao desta pesquisa, optou-se pelo mtodo dedutivo, utilizando-se primeiramente da pesquisa bibliogrfica, desenvolvendo-se a partir de material j elaborado por outros autores, ou seja, livros, artigos cientficos, teses de dissertao e sites. De acordo com a classificao proposta por Gil (2000), uma pesquisa pode ser caracterizada quanto aos fins e quanto aos meios: a) quanto aos fins, a pesquisa considerada exploratria e descritiva, pois permite uma busca maior de informaes sobre o tema. b) quanto aos meios, a pesquisa est classificada em bibliogrfica e de campo. Sendo que considerada bibliogrfica quando so utilizados livros, artigos e sites da internet para se obter um embasamento terico sobre o assunto pesquisado, caso deste estudo. Ainda, aqui usada a pesquisa de campo porque, foram aplicados questionrios de perguntas fechadas, o que possibilita expor dados estatsticos e opinies em relao ao controles empregados pelos gestores do agronegcio. Primeiramente, foram abordadas as principais impresses sobre a tecnologia de informao e sua importncia. Em seguida, foram levantados dados de sua utilizao e 4

finalmente a anlise e interpretao das informaes. Utilizou-se, conjuntamente, a tcnica de observao, atravs do contato direto do pesquisador com o fenmeno a ser observado. Gil (2000) coloca que a tcnica da observao participante consiste na incluso do observador na realidade de vida do ator ou grupo observado.

3.2 Universo e Amostra


O universo desta pesquisa composto por dezessete empresrios do setor agrcola do municpio de Sinop / MT, que utilizam o sistema de informao gerencial Agrogestor no perodo dos meses de fevereiro a maro de 2008. Para a realizao deste estudo foi pesquisado todo o universo dos utilizadores do sistema de informao Agrogestor no municpio de Sinop/MT.

3.3 Coleta e Tratamento dos Dados


Os dados foram elaborados e classificados de forma sistemtica aps a sua coleta. A partir do material coletado (questionrio), fez-se a tabulao e anlise dos dados. Para que os dados sejam compreendidos, verificados e analisados, foram utilizados grficos percentuais.

3.4 Limitaes do Estudo


O presente estudo se limita amostra que representa a totalidade dos utilizadores de um nico sistema de informao gerencial destinado ao agronegcio, o sistema Agrogestor. Apesar de existirem diversos outros sistemas semelhantes no mercado, o Agrogestor um dos sistemas utilizados nas fazendas da regio do municpio de Sinop/MT e satisfaz aos interesses desta pesquisa tornando seus resultados vlidos.

4 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 4.1 Caracterizao da Empresa e Apresentao do Sistema de informao Agrogestor


O presente estudo de caso analisar a utilizao da tecnologia de informao no controle gerencial do agronegcio. Este estudo utilizar o modelo de gesto de sistema de informao Agrogestor, um sistema de informao agrcola que contempla os controles dos processos desenvolvidos no agronegcio. O sistema analisado um produto disponibilizado pela empresa Kacique Sistemas situada no municpio de Lucas do Rio Verde/MT, atualmente o sistema de gesto destinado a fazendas mais utilizado em Sinop/MT. 4.1.1 Perfil dos proprietrios/administradores do agronegcio que utilizam o sistema Agrogestor A necessidade da modernizao da administrao agrcola frente nova realidade do agronegcio so tendncias do setor rural apontadas por Noronha e Peres (1991). Neste 5

contexto, encontra-se o seguinte perfil dos utilizadores do sistema de tecnologia de informao Agrogestor. O grfico 1 teve o objetivo de identificar o perfil dos gestores do agronegcio nas fazendas que utilizam o sistema de informao Agrogestor. Verifica-se que a faixa etria de maior expresso est entre 30 e 49 anos e representa 64,70%. A participao masculina na tomada de deciso como proprietrio/administrador foi encontrada em 100,00% da populao pesquisada. Observa-se ainda, que 52,94% dos proprietrios/administradores tm at o segundo grau, frente a 47,06% que j possuem o curso superior completo. Em relao ao tempo em que o proprietrio/administrador esta desenvolvendo a atividade agrcola, 64,71 % dos pesquisados dizem estar trabalhando acima de 10 anos. Frente s necessidades da modernizao da administrao agrcola apontadas por Noronha e Peres (1991), observou-se a confirmao desta tendncia nas propriedades rurais de Sinop/MT que utilizam o sistema de informao Agrogestor, pois 47,06% dos gestores tm curso superior completo. Grfico 1 - Perfil dos proprietrios/administradores do agronegcio que utilizam o sistema Agrogestor
100,00%

100,00%

80,00%
64,70% 64,71% 52,94%

De 30 49 anos Homens S egundo Grau

60,00%

40,00%

Acima de 10 anos

20,00%

0,00%

Fonte: Os autores (2008)

4.1.2 Perfil das fazendas que utilizam o sistema de informao Agrogestor


O grfico 2 tem como objetivo estabelecer o perfil das fazendas que utilizam o sistema de informao no gerenciamento do agronegcio. Grfico 2 - Perfil das fazendas que utilizam o sistema de informao Agrogestor

100,00%

100,00%

94,12% 88,23%

80,00% Acima de 5.000 ha


58,82%

60,00%

52,94%

Acima de 3.000 ha S e Milho Safrinha oja

40,00%

Armazem Prprio Acima de 4 anos

20,00%

0,00%

Fonte: Os autores (2008).

Quanto ao objetivo especfico de identificar as caractersticas das fazendas que utilizam o sistema Agrogestor como ferramenta auxiliar no gerenciamento do agronegcio, contata-se que, nas fazendas pesquisadas, 94,12% tem rea de terra superior a 5.000 hectares, a quantidade de rea cultivada em 88,24% dos casos superior a 3.000 hectares. Estes dados caracterizam que as fazendas que utilizam o sistema de informao Agrogestor so grandes propriedades. Ainda, quanto s caractersticas das fazendas que utilizam esse sistema, constata-se que a principal atividade de plantio de soja e milho safrinha (100%) aliada as grandes extenses de rea cultivada o principal motivo que levam as propriedades a fazerem uso do sistema. A pesquisa evidenciou tambm que 58,82% tm armazm prprio para recebimento de cereais, e 52,94% utilizam o sistema de informao Agrogestor h mais de quatro anos.

4.1.3 A utilizao do Sistema de Informao Agrogestor


No estudo realizado, encontrou-se um forte relacionamento da empresa Kacique Sistemas com seus clientes. Isso se d em partes porque ela no comercializa o software, apenas disponibiliza para os clientes em forma de locao, cobrando uma licena pelo uso do programa, ficando comprometida em prestar suporte, atualizaes e treinamentos ao pessoal que iro operar o sistema. Esta proximidade da empresa com seus clientes ajuda desenvolver o bom relacionamento. Grfico 3 - A utilizao do Sistema de Informao Agrogestor

100,00%

Armazenagem
88,24% 88,24%

Insumo por talho 80,00%


64,71% 70,59%

Mquina por talho Contas a pagar Controle de abastecimento Movimentao de insumos Produtividade por talho

60,00%
47,06% 47,06% 47,06%

40,00%

20,00%

0,00%

Fonte: Os autores (2008)

O grfico 3 evidencia a utilizao do sistema de informao Agrogestor. Observa-se que das fazendas pesquisadas, 47,06% utilizam o controle de horas mquina no mdulo centro operacional por talho. Observando o grfico, verifica-se que, das fazendas pesquisadas, 64,71% utilizam o controle de insumos no mdulo centro operacional por talho. Com base nestas informaes, identifica-se que o controle de insumos e horas/mquinas por talho visto como importante na atividade rural, sendo este uma dos principais controles utilizados no sistema de informao. Sucintamente, pode-se dizer que no mdulo centro operacional que est a base dos controles efetuados nos talhes, sendo este fundamental para os controles das atividades realizadas na fazenda. Observa-se dentre os controles oferecidos pelo sistema de informao Agrogestor no mdulo financeiro, 88,24% utilizam o controle de contas a pagar, ou seja, verifica-se que os controles financeiros so entendidos pelos proprietrios/administradores do agronegcio como de suma importncia na atividade desenvolvida e que estes, em sua maioria, utilizam o controle via sistema de informao. A utilizao de movimentao de insumos do total pesquisado, 47,06% relataram que utilizam este mdulo, coloca-se que uma das dificuldades na utilizao desses controles a obteno dos dados diretamente no campo, pois exige que a empresa rural esteja estruturalmente organizada e requer da equipe responsabilidade e funes definidas. Quando questionados sobre os controles oferecidos pelo sistema de gesto Agrogestor, 88,24% relataram que utilizam o sistema de controle de movimentao de insumos.

5. CONCLUSO
O setor do agronegcio muito heterogneo e suas particularidades tornam sua administrao complexa. O sistema de informao Agrogestor atende s necessidades do setor, facilitando o trabalho dos gestores rurais. Porm, os maiores problemas enfrentados neste segmento so a adequao nova realidade, mudanas culturais, a correta utilizao da tecnologia e de sistemas de informao integrados que envolvam todos os segmentos do agronegcio. Outro fator peculiar a coleta dos dados de todas as reas envolvidas, onde o setor apresenta maior dificuldade. Com vistas a atender o propsito do estudo, confirmada a hiptese que, o sistema de informao Agrogestor supre as necessidades de controle do agronegcio. No decorrer do estudo ficou evidenciado que o sistema abrange as diversas reas da atividade do

agronegcio, e ainda, os gestores responderam positivamente quando questionados sobre quantidades e facilidade de utilizao. O estudo demonstrou tambm a viabilidade da utilizao da tecnologia de informao no agronegcio e que este segmento tem um mercado amplo. Na observncia da hiptese, se os gestores do agronegcio utilizam os recursos disponveis do sistema de informao frente s atividades desenvolvidas, esta considerada falsa. Apesar da confirmao da H1, contatou-se no estudo que as atividades desenvolvidas no setor e os recursos disponibilizados pelo sistema de informao no so correlatos, ou seja, algumas atividades do setor no utilizam o sistema de informao integralmente. Este fator est relacionado heterogeneidade do setor, s questes culturais e s dificuldades na coleta dos dados. Constata-se ser falsa a hiptese de que os gestores do agronegcio utilizam as informaes geradas pelo sistema de informao Agrogestor para a tomada de deciso. Em resposta a esta hiptese, verificou-se que apenas uma minoria atingiu este estgio de controle e integrao. Assim, apesar de o estudo evidenciar que os administradores podem utilizar a tecnologia da informao na administrao, apenas uma pequena parte deles a utiliza para a gesto eficiente das informaes. Como concluso geral fica demonstrado no presente estudo que a tecnologia de informao pode ser aplicada no agronegcio, no havendo uma soluo nica para a questo no setor, isso devido aos diferentes estgios em que as empresas rurais se encontram. Ainda, a tecnologia de informao adequada s empresas que j possuem maturidade no trato das informaes, as outras tero de passar simultaneamente por uma capacitao dos administradores e por uma atualizao tecnolgica. Com vistas a estudos futuro, identifica-se a necessidade de novo levantamento na rea que busque estratgias adequadas de implantao da tecnologia de informao no agronegcio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARAJO. M. J. Fundamentos de Agronegcios. So Paulo: Atlas, 2003. BATALHA, M. O; (Org.), et al. Gesto Agroindustrial. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2001. CRUZ, T. Sistema de informaes gerenciais: tecnologia da informao e a empresa do sculo XXI. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000. NORONHA, J. F.; PERES, F. C. Rumos futuros da administrao rural. In: Semana de atualizao em administrao rural, Lages, 1991. Anais. Florianpolis: SAA; EPAGRI; CTA do Planalto Serrano Catarinense, 1992. p.251-260. RESENDE, D. A. Tecnologia da informao integrada a inteligncia empresarial: alinhamento estratgico e anlise da prtica nas organizaes. So Paulo: Atlas, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi