Vous êtes sur la page 1sur 4

Revista Tchne

Pgina 1 de 4

Piso cimentado colorido


Giselle Martins

Hoje em dia os pisos de concreto colorido contribuem significativamente para tornar nosso ambiente mais atraente e so amplamente aceitos pelo pblico em geral. um elemento importante na elaborao do design de uma obra, uma vez que os construtores podem combinar funcionalidade tcnica com uma esttica agradvel, agregando valor s obras a um custo relativamente baixo quando comparado a outras solues construtivas. A produo de pisos coloridos no difere da produo de um piso de concreto cinza. Porm, alguns pontos devem ser considerados na execuo dessas superfcies que recebem adies de pigmentos, tais como: Uma das principais exigncias feitas sobre o pigmento que seja absolutamente resistente a lcalis. Em outras palavras, o efeito de colorao do pigmento no deve ser prejudicado pela alcalinidade do cimento Alm disso, o pigmento no deve ser destrudo pelos efeitos das intempries e da ao da luz solar (raios UV).
   

Muitos anos de observao de concretos coloridos expostos a diferentes climas demonstraram que os pigmentos inorgnicos podem atender aos requisitos esperados para a colorao de concreto. O construtor pode escolher entre vrias cores: vermelho, laranja, amarelo, preto e marrom (xidos de ferro), verde (xido de cromo) e azul (xido de cobalto).

1a etapa: Preparao do piso


Prepare uma argamassa na seguinte proporo, tomando como base latas de 18 litros: uma lata de cimento (25 kg) trs latas de areia

http://www.revistatechne.com.br/edicoes/113/imprime31822.asp

18/01/2011

Revista Tchne

Pgina 2 de 4

Observao: Essa quantidade para um piso cimentado com espessura de 2,5 cm e com rendimento de 4 m2 por saco de cimento de 50 kg.

Misture a seco o cimento e a areia.

Em seguida, adicione gua aos poucos Para saber a consistncia ideal, pegue na mistura at formar uma argamassa uma amostra da argamassa na mo. Ao ser apertada, no deve esfarelar mida (tipo farofa). ou exsudar gua. Antes de aplicar a massa sobre o contrapiso, primeiro coloque as juntas de dilatao de madeira ou de plstico formando quadrados com lados de 1,5 m de extenso. As juntas servem para minimizar a ocorrncia de trincas e fissuras no piso. Depois, espalhe a massa sobre essa rea com uma colher de pedreiro e nivele com uma rgua de alumnio. Em seguida, alise a superfcie do revestimento com uma desempenadeira de madeira. Procure deixar o piso bem nivelado e compactado para evitar possveis imperfeies. Bolhas de ar podem aparecer quando o piso est muito mido. Nesse caso, o aplicador poder esperar alguns minutos at o desaparecimento do excesso de umidade do contrapiso. Observao: O segredo para conseguir um bom resultado no cimento queimado

http://www.revistatechne.com.br/edicoes/113/imprime31822.asp

18/01/2011

Revista Tchne

Pgina 3 de 4

est no preparo do piso, que precisa ser bem-feito e com mo-de-obra especializada.

2a etapa: Queima do piso

Prepare uma mistura seca utilizando 1,5 kg de pigmento na cor desejada para cada lata de 18 litros de cimento. Observao: Um saco de cimento de 50 kg rende aproximadamente duas latas de 18 litros.

Se desejar obter cores mais claras utilize cimento branco estrutural e reduza a quantidade de pigmento. Rendimento: um saco de cimento (50 kg) rende aproximadamente 30 m2 numa espessura de 1 a 1,5 mm.

Misture tudo at a cor ficar bem uniforme. Peneire a mistura em p, pressionando com as mos, at desfazer os grumos.

Polvilhe a mistura peneirada sobre o piso ainda mido, at formar uma fina camada bem uniforme.

Espere alguns minutos para a mistura absorver a umidade do piso. Ir observar que a cor escurecer um pouco enquanto o piso estiver mido. Em seguida, alise suavemente a superfcie com uma desempenadeira de ao.

http://www.revistatechne.com.br/edicoes/113/imprime31822.asp

18/01/2011

Revista Tchne

Pgina 4 de 4

Utilize movimentos sempre no mesmo sentido para evitar possveis bolhas de ar e manchas. (Piso feito com 50 kg de cimento cinza e 3 kg de pigmento vermelho.)

Dicas
Para dar brilho e impermeabilizar, aplique resina acrlica base de solvente, seguindo as instrues de uso de acordo com o fabricante da resina. (Tome cuidado com os locais de aplicao, pois alguns impermeabilizantes deixam o piso escorregadio.) Tambm pode ser utilizada cera incolor pastosa em vez da resina acrlica. Para criar um filme de proteo so necessrias vrias demos.

http://www.revistatechne.com.br/edicoes/113/imprime31822.asp




Espere, no mnimo, 48 horas pela secagem completa do piso com cimento queimado. Passe levemente sobre o piso uma lixa fina para retirar as marcas da desempenadeira e igualar a superfcie.

18/01/2011

Vous aimerez peut-être aussi