Vous êtes sur la page 1sur 2

Boletim Operrio 166

Caxias do Sul, 06 de abril de 2012.

International Workers Association www.iwa-ait.org secretariado@iwa-ait.org Brazilian Workers Confederation cobforgs@yahoo.com.br Rio Grande do Suls Workers Federation http://osyndicalista.blogspot.com forgscob@yahoo.com.br Center of Studies and Social Research http://boletimoperario.yolasite.com http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com ceps_ait@hotmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of informations about the history of the Brazilian Worker Movement. Correio do Povo 17 de novembro de 1912 Congresso Operrio Tendo a mesa do Congresso Operrio, reunido no Rio de Janeiro, se recusado a reconhecer o delegado Ceclio Villar, representante da Unio Typographica, de Porto Alegre, esta agremiao, e a Federao Operaria telegrafaram aquela assemblia, ratificando a nomeao do referido delegado e insistindo pelo seu reconhecimento. Pretextando o Delegado Villar ser anarquiscta, e haver, na imprensa, combatido a reunio daquele congresso, a mesa resolveu exclu-lo, e, a propsito, foi lavrado um parecer, atacando a Unio Typographica. A Federao Operria passou, ento, o seguinte telegrama de protesto: Congresso Operrio - Rio A Federao Operaria do Rio Grande do Sul e a Unio Typographica, protestam contra a intolerante excluso de seu delegado Ceclio Villar. Saudaes Alberto Kruse, presidente interino da Federao; Julio Fontoura, presidente da Unio Typographica, de Porto Alegre; Alm desse incidente, a delegao riograndense , por seu secretario, Antonio Cariboni, que a mesa do congresso fora nomeada por si mesma, com um programa completamente apartado das instrues que, de acordo com sua orientao, a Federao Operaria dera aos seus delegados, sendo, alm disso, excludas da representao muitas associaes operrias. Por outro lado, achavam-se presentes, ali, muitos delegados de associaes fantsticas, representadas por pessoas completamente entranhas a classe operria. Em vista dessas declaraes , feitas pelo secretario da sua delegao, a Federao Operria passou-lhe o seguinte telegrama: Cariboni Rio Lavre-se protesto e retire toda a delegao rio-grandense do Congresso Operrio. Kruse presidente. Santos, secretrio.

Esse telegrama originou o protesto apresentado ao Congresso e que em seguida reproduzimos: A delegao da Federao Operaria do Rio Grande do Sul apresenta a mesa do Congresso Operrio, reunido nesta cidade, o protesto abaixo: Considerando que o 4 Congresso Operrio que ora se realiza no comporta de forma alguma as aspiraes operarias, pois que no um Congresso Operrio, e sim poltico: Considerando que a sua origem partiu de elementos por completo estranhos a classe trabalhadora, tanto que no foi iniciativa de nenhuma associao da classe, exluindo desde o seu inicio a Federao e a Confederao, nicas que representando o operariado local e do Brasil inteiro, poderiam dar orientao capaz de satisfazer as exigncias da luta econmica, como demonstrou o Congresso de 1906: Considerando que esse congresso foi iniciativa de falsos trabalhadores, mancomunados com polticos, visando criar entraves e entorpecer a marcha proletria na luta econmica para sua emancipao;

Worker Bulletin Year III N 166 Friday 04/06/2012. Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

CEPS-AIT PLUS
Ao delegado da Unio dos Chapeleiros, Jos Sarmento, que deixou de assinar este protesto, aquela associao telegrafou nestes termos: A Unio dos Chapeleiros solidria com o protesto da delegao rio-grandense. A Federao Operaria, recebendo telegraficamente, copia do protesto, passou a delegao o seguinte telegrama: Cariboni Rio Federao Operaria do Rio Grande do Sul solidria com o protesto apresentado Congresso Operrio. Os delegados que deixaram de embarcar para tomar parte no Congresso Operrio subscrevem , in totum o protesto. Publique. Saudaes. Kruse, presidente. Santos, secretario. O delegado Waldomiro Padilha, at o dia da apresentao do protesto, no havia ainda chegado ao Rio de Janeiro. Logo que ali chegue, subscrever ele o protesto, e no comparecer ao Congresso. No Livramento A Federao Operaria do Livramento passou a Federao Operaria do Rio Grande do Sul um telegrama, avisando-a de que os empreiteiros dali pretendem violar o convenio das 8 horas. Constando acharem-se em Porto Alegre emissrios encarregados de agenciar pessoal para trabalhar naquela cidade , a Federao do Livramento pediu a Unio dos Pedreiros, desta Capital, providencias tendentes a evitar que sigam operrios para ali. Para tratar desse assunto, a Unio dos Pedreiros reunir-se- hoje, em sesso extraordinria. Unio dos Chapeleiros Hoje, s 9 horas da manh, esta associao reunir-se-, em assemblia geral, para tratar de assuntos urgentes.

NO

GOOGLE

Ri

Considerando que nesse mesmo congresso, com pequenas excees, no esta representado o operariado, que alem disso a maioria das associaes ali presentes so polticas, outras fantasmas, outras que ainda no cogitam da melhoria da classe, onde so forjadas injurias as associaes operarias que por sua orientao e princpios no quiseram mancomunar-se com tais organizadores do mesmo congresso; Considerando que existindo no Rio de Janeiro a Confederao Operaria Brasileira, alheia a qualquer elemento poltico, aconselha desde a sua fundao em 1906 o afastamento das classes trabalhadores da poltica, que s serve para dividi-las e retardar a sua marcha emancipadora; Considerando que a emancipao do trabalhador h de ser obra do prprio trabalhador A Federao do Rio Grande do Sul, convidada para tomar parte neste congresso, ciente de que o mesmo uma grotesca burla, pelos seus delegados resolve no compartilhar dele, retirando-se, e protesta em nome do operariado do Rio Grande do Sul contra a fara que em nome da classe trabalhadora, sem autorizao da mesma, os elementos polticos esto realizando, sob a capa de Congresso Operrio. Protestando contra essa mistificao, os delegados das associaes do Rio Grande do Sul cumprem o seu dever de solidariedade com as demais co-irms que, mais ao par de tal mistificao, contra ela j protestaram tambm. Terminando, hipotecamos inteira solidariedade a Federao Operaria do Rio de Janeiro e a Confederao Operaria Brasileira. Os delegados presentes: Antonio Cariboni, delegado da Federao Operaria do Rio Grande do Sul e Unio Operaria de Bag, Djalma Fettermman, delegado da Unio Metalrgica de Porto Alegre, Narciso Berlese, delegado do Centro Operrio do Rio Grande, Ceclio Villar, delegado a Unio Typogrphica de Porto Alegre.

Informativo Semanal Anarcossindicalista Weekly Anarcho-syndicalist Newsletter

Vous aimerez peut-être aussi