Vous êtes sur la page 1sur 5

Modernismo no Brasil

O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artstica e a sociedade brasileira na primeira metade do sculo XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plsticas. Comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi desencadeado tardiamente, na dcada de 1920. Este foi resultado, em grande parte, da assimilao de tendncias culturais e artsticas lanadas pelas vanguardas europeias no perodo que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, tendo como exemplo do Cubismo e do Futurismo, refletindo, ento, na procura da abolio de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade. Contudo, pode-se dizer que a assimilao dessas ideias europeias deu-se de forma seletiva, rearranjando elementos artsticos de modo a ajust-los s singularidades culturais brasileiras. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em So Paulo, em 1922, como ponto de partida do modernismo no Brasil. Porm, nem todos os participantes desse evento eram modernistas: Graa Aranha, um pr-modernista, por exemplo, foi um dos oradores. No sendo dominante desde o incio, o modernismo, com o tempo, suplantou os anteriores. Foi marcado, sobretudo, pela liberdade de estilo e aproximao com a linguagem falada, sendo os da primeira fase mais radicais em relao a esse marco. Didaticamente, divide-se o Modernismo em trs fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverncia e escndalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, tambm chamada Ps-Modernismo por vrios autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo.

Primeira Gerao (1922 - 1930)


A Primeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posies, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulao efmera. Havia a busca pelo moderno, original e polmico, com o nacionalismo em suas mltiplas facetas. A volta das origens, atravs da valorizao do indgena e a lngua falada pelo povo, tambm foram abordados. Contudo, o nacionalismo foi empregado de duas formas distintas: a crtica, alinhado a esquerda poltica atravs da denncia da realidade, e a ufanista, exagerado e de extrema direita. Devido necessidade de definies e de rompimento com todas as estruturas do passado foi a fase mais radical, assumindo um carter anrquico e destruidor. Um ms depois da Semana de Arte Moderna, o Brasil vivia dois momentos de grande importncia poltica: as eleies presidenciais e o congresso de fundao do Partido Comunista em Niteri. Em 1926, surge o Partido Democrtico, sendo Mrio de Andrade um de seus fundadores. A Ao Integralista Brasileira, movimento nacionalista radical, tambm vai ser fundado, em 1932, por Plnio Salgado.

Manifestos e revistas
Revista Klaxon Mensrio de Arte Moderna (1922-1923)

Capa da Revista Klaxon Recebe este nome do termo usado para designar a buzina externa dos automveis. Primeiro peridico modernista, conseqncia das agitaes em torno da Semana de Arte Moderna. Inovadora em todos os sentidos: grfico, existncia de publicidade, oposio entre o velho e o novo. Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925) Escrito por Oswald e publicado inicialmente no Correio da Manh. Em 1925, republicado como abertura do livro de poesias Pau-Brasil, de Oswald. Apresenta uma proposta de literatura vinculada realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil. Verde-Amarelismo ou Escola da Anta (1926-1929) Grupo formado por Plnio Salgado, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo em resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil, criticando-se o nacionalismo afrancesado de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista, ufanista, identificado com o fascismo, evoluindo para o Integralismo. Idolatria do tupi e a anta eleita smbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto "Nhengau Verde-Amarelo Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta". Manifesto Regionalista de 1926 1925 e 1930 um perodo marcado pela difuso do Modernismo pelos estados brasileiros. Nesse sentido, o Centro Regionalista do Nordeste (Recife).Presidido por Gilberto Freire busca desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas. Propem trabalhar em favor dos interesses da regio, alm de promover conferncias, exposies de arte, congressos etc. Para tanto, editaram uma revista. Vale ressaltar que o regionalismo nordestino conta com Graciliano Ramos, Alfredo Pirucha, Jos Lins do Rego, Jos Amrico de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Joo Cabral, em 1926. Revista de Antropofagia (1928-1929) a nova etapa do Pau-Brasil, sendo resposta a Escola da Anta. Seu nome origina-se da tela Abaporu (O que come) de Tarsila do Amaral. O Antropofagismo foi caracterizado pela assimilao (deglutio) crtica s vanguardas e culturas europeias, com o fim de recri-las, tendo em vista o redescobrimento do Brasil em sua autenticidade primitiva. Contou com duas fases, sendo a primeira com dez nmeros (1928 1929), sob direo de Antnio Alcntara Machado e gerncia de Raul Bopp, e a segunda

publicada semanalmente em 16 nmeros no jornal Dirio do Rio de Janeiro em 1929, tendo como secretrio Geraldo Ferraz.
Primeira fase

Iniciado pelo polmico manifesto de Oswald, conta com Alcntara Machado, Mrio de Andrade (com a publicao de um captulo de Macunama em seu 2 nmero), Carlos Drummond (3 nmero, publicou a poesia No meio do caminho); alm de desenhos de Tarsila, artigos em favor da lngua tupi de Plnio Salgado e poesias de Guilherme de Almeida. Segunda fase Mais definida ideologicamente, foi iniciada pela ruptura dos Andrades. Nesta fase, h a participao de Oswald, Bopp, Geraldo Ferraz, Oswaldo Costa, Tarsila, Patrcia Galvo Pagu. Os alvos das crticas so Mrio de Andrade, Alcntara Machado, Graa Aranha, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Plnio Salgado e outros.

Segunda gerao (1930-1945)


Estendendo-se de 1930 a 1945, a segunda fase foi rica na produo potica e, tambm, na prosa. O universo temtico amplia-se com a preocupao dos artistas com o destino do Homem e no estar-no-mundo. Ao contrrio da sua antecessora, foi construtiva. No sendo uma sucesso brusca, a poesia da gerao de 22 e 30 foram contemporneas. A maioria dos poetas de 30 absorveram experincias de 22, como a liberdade temtica, o gosto da expresso atualizada ou inventiva, o verso livre e o antiacademicismo. Portanto, ela no precisou ser to combativa quanto a de 22, devido ao encontro de uma linguagem potica modernista j estruturada. Passara, ento, a aprimor-la, prosseguindo a tarefa de purificao de meios e formas direcionando e ampliando a temtica da inquietao filosfica e religiosa, com Vincius de Moraes, Jorge de Lima, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade. A prosa, por sua vez, alargava a sua rea de interesse ao incluir preocupaes novas de ordem poltica, social, econmica, humana e espiritual. A piada foi sucedida pela gravidade de esprito, a seriedade da alma, propsitos e meios. Essa gerao foi grave, assumindo uma postura sria em relao ao mundo, por cujas dores, considerava-se responsvel. Tambm caracterizou o romance dessa poca, o encontro do autor com seu povo, havendo uma busca do homem brasileiro em diversas regies, tornando o regionalismo importante. A Bagaceira, de Jos Amrico de Almeida, foi o primeiro romance nordestino. Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Jos Lins do Rego, rico Verissimo, Graciliano Ramos e outros escritores criaram um estilo novo, completamente moderno, totalmente liberto da linguagem tradicional, nos quais puderam incorporar a real linguagem regional, as grias locais. O humor quase piadstico de Drummond receberia influncias de Mrio e Oswald de Andrade. Vincius, Ceclia, Jorge de Lima e Murilo Mendes apresentaram certo espiritualismo que vinha do livro de Mrio H uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917). A conscincia crtica estava presente, e mais do que tudo, os escritores da segunda gerao consolidaram em suas obras questes sociais bastante graves: a desigualdade social, a vida cruel dos retirantes, os resqucios de escravido, o coronelismo, apoiado na posse das terras - todos problemas sociopolticos que se sobreporiam ao lado pitoresco das vrias regies retratadas.

Terceira gerao (1945-1978)


Com a transformao do cenrio scio-poltico do Brasil, a literatura tambm transformou-se: O fim da Era Vargas, a ascenso e queda do Populismo, a Ditadura Militar, e o contexto da Guerra Fria, foram, portanto, de grande influncia na Terceira Fase. Na prosa, tanto no romance quanto no conto, houve a busca de uma literatura intimista, de sondagem psicolgica e introspectiva, tendo como destaque Clarice Lispector. O regionalismo, ao mesmo tempo, ganha uma nova dimenso com a recriao dos costumes e da fala sertaneja com Guimares Rosa, penetrando fundo na psicologia do jaguno do Brasil central. A pesquisa da linguagem foi um trao caratersticos dos autores citados, sendo eles chamados de instrumentalistas. A gerao de 45 surge com poetas opositores das conquistas e inovaes modernistas de 22, o que faz com que, na concepo de muitos estudiosos(como Tristo de Athayde e Ivan Junqueira), esta gerao seja tratada como ps-modernista. A nova proposta, inicialmente, defendida pela revista Orfeu em 1947. Negando a liberdade formal, as ironias, as stiras e outras caractersticas modernistas, os poetas de 45 buscaram uma poesia mais equilibrada e sria, tendo como modelos os Parnasianos e Simbolistas. No incio dos anos 40, surgem dois poetas singulares, no filiados esteticamente a nenhuma tendncia: Joo Cabral de Melo Neto e Ldo Ivo. Estes considerados por muitos os mais importantes representantes da gerao de 45.

Trabalho
de Portugus
Prof Vera Modernismo no Brasil Joo Paulo de Arajo 09

Vous aimerez peut-être aussi