Vous êtes sur la page 1sur 5

Complicaes imediatas do aborto, segundo o mtodo empregado. A - Mtodo da Aspirao 1. Lacerao do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.

Conseqncias: - insuficincia do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes); - partos prematuros, na 20 ou 30 semana de gestao. 2. Perfurao do tero Acontece quando usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, atravs do histermetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O tero grvido muito frgil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgio se d conta. uma complicao muito sria. Conseqncias: - infeco e obstruo das trompas, provocando esterilidade; - interveno para estancar a hemorragia produzida; - perigo de leso no intestino, na bexiga ou nas trompas; - a artria do tero, nesses casos, frequentemente, atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpao do tero), se no for possvel estancar a hemorragia. 3. Hemorragias uterinas Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contrao do msculo uterino. As perdas de sangue so mais intensas se a gravidez for avanada. Essas perdas so de 200 ml na 10 semana de gravidez, 350 na 12, 450 na 13 semana... Conseqncias: - necessidade de transfuso de sangue; - ablao do tero, se a hemorragia no for estancada. 4. Endometrite (inflamao) ps-aborto (infeco uterina secundria, decorrente do aborto). Apesar dos antibiticos administrados antes do aborto; h grande incidncia de infeces e obstruo de trompas. Conseqncias: - esterilidade - Gravidez ectpica (fora do lugar apropriado). 5. Evacuao incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a suco e de fazer uma curetagem imediata.

Danos e conseqncias: - possibilidade de extrao do endomtrio (mucosa uterina); - formao de aderncias no interior do tero e, como conseqncia, esterilidade, frequentemente amenorria (ausncia de menstruao); - possibilidade de placenta prvia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana. B. A chamada Extrao Menstrual possvel que a paciente no esteja grvida. Pode ocorrer uma extrao incompleta (o ovo frequentemente no extrado, tornando necessria uma curetagem). C. Mtodo das Laminrias (tampo esterilizado feito de algas marinhas) Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessria uma histerectomia (extrao do tero). Conseqncias: - infeces graves por causa da presena de corpo estranho - as mesmas da histerectomia. D. Soluo Hipertnica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas) Complicaes muito srias: - reteno da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem). As mesmas complicaes que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possvel perfurao do tero e da formao de aderncias; - infeco e endometrite (inflamao da mucosa do tero); - hemorragia; - coagulopatia e hemorragia abundante; - intoxicao por reteno de gua; efeitos secundrios do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do corao e morte; - perigo de entrada de soluo salina na corrente sangunea da me com efeitos mortais; - possibilidade de gravidez mais avanada do que a informada pela me e, na ausncia de um exame srio, poderia abortar uma criana de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil. As razes do aborto denominado teraputico so uma contra-indicao para o aborto atravs de soluo salina. E. Histerectomia (extrao total do tero)

Complicaes: Os mesmos perigos e complicaes de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infeco, peritonite, leses da bexiga e dos ureteres. Complicaes variadas em 38 a 61 por mil. Complicaes tardias do aborto 1 - Insuficincia ou incapacidade do colo uterino. 2 - Aumento da taxa de nascimentos por cesariana (para permitir que o beb consiga viver mesmo que prematuro). 3 - Danos causados s trompas por possvel infeco ps-aborto, causando infertilidade (em 18 % das pacientes). Maior nmero de complicaes em mulheres grvidas que anteriormente provocaram aborto (67,5% entre as que abortaram e 13,4 entre as que no abortaram). Dentre todas as complicaes, a mais grave a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco. 4 - O aborto pode provocar complicaes placentrias novas (placenta prvia), tornando necessria uma cesariana, para salvar a vida da me e da criana. 5 - O aborto criou novas enfermidades: sndrome de ASHERMAN e complicaes tardias, que podero provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 6 - Isoimunizao em pacientes Rh negativo. Aumento, conseqentemente, do nmero de gravidez de alto risco. 7 - Partos complicados. Aumento do percentual de abortos espontneos nas pacientes que j abortaram. Conseqencias sobre a criana no nascida 1 - Sobre a criana abortada: - dores intensas (o feto sensvel dor); - morte violenta; - aborto de crianas vivas que se deixam morrer. 2 - Sobre as crianas que nascem depois Perigos e complicaes: - abortos de repetio no primeiro e no segundo trimestre de gravidez; - partos prematuros; - nascimento prematuro, atravs de cesariana, para salvar a vida da me e da criana. Trinta e trs por cento de abortos so abortos em que as crianas nascem em posio invertida (de ndegas). - parto difcil, contraes prolongadas;

- Gravidez ectpica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a me - para o feto o sempre - (a gravidez ectpica, nas trompas, oito vezes mais frequente depois de aborto provocado; - malformaes congnitas provocadas por uma placenta imperfeita; - morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro ms de gravidez); - os prematuros que sobrevivem com freqncia so excepcionais (paralisia cerebral, disfunes neurolgicas etc.). O ABORTO A MORTE VIOLENTA DE UM SER HUMANO: A DESTRUIO DO AMBIENTE NATURAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO. Conseqncias psicolgicas a) Para a me: - queda na autoestima pessoal pela destruio do prprio filho; - frigidez (perda do desejo sexual); - averso ao marido ou ao amante; - culpabilidade ou frustrao de seu instinto materno; - desordens nervosas, insnia, neuroses diversas; - doenas psicossomticas; - depresses; O perodo da menopausa um perodo crucial para a mulher que provocou aborto. b) Sobre os demais membros da famlia: - problemas imediatos com os demais filhos por causa da animosidade que a me sofre. Agressividade - fuga do lar - dos filhos, medo destes de que os pais se separem, sensao de que a me somente pensa em si. c) Sobre os filhos que podem nascer depois: - atraso mental por causa de uma malformao durante a gravidez, ou nascimento prematuro. d) Sobre o pessoal mdico envolvido: - estados patolgicos que se manifestam em diversas formas de angstia, sentimento de culpa, depresso, tanto nos mdicos quanto no pessoal auxiliar, por causa da violncia contra a conscincia. Os abortos desmoralizam profissionalmente o pessoal mdico envolvido, porque a profisso do mdico a de salvar a vida, no de destrui-la. Conseqncias sociais O relacionamento interpessoal, frequentemente, fica comprometido depois do aborto provocado.

a) Entre os esposos ou futuros esposos: - antes do matrimnio: muitos jovens perdem a estima pela jovem que abortou, diminuindo a possibilidade de casamento; - depois do casamento: hostilidade do marido contra a mulher, se no foi consultado sobre o aborto; hostilidade da mulher contra o marido, se foi obrigada a abortar. O relacionamento dos esposos pode ficar profundamente comprometido. evidente que as conseqncias, a longo prazo, sobre a sade da me podem complicar seriamente a estabilidade familiar. b) Entre a me e os filhos: - muitas mulheres temem a reao dos filhos por causa do aborto provocado; - perigo de filhos prematuros e excepcionais, com todos os problemas que isso representa para a famlia e a sociedade. c) Sobre os mdicos - sobre os mdicos que praticam o aborto fora de um centro autorizado: correm o perigo de serem denunciados. Todos, em geral, esto sujeitos a denncias por descuidos ou negligncias na prtica do aborto. d) Sobre os mdicos e o pessoal de sade envolvidos em abortos legais: - possibilidade de perda de emprego se negarem a praticar aborto por questo de conscincia; - possibilidade de sobrecarga de trabalho, por causa do aumento do nmero de abortos. e) Sobre a sociedade em geral: 1. Sobrecarga fiscal sobre os cidados que pagam impostos: - aborto pago pela previdncia social; - preo pago por crianas que nascem com defeitos em conseqncia de abortos provocados. 2. Relaxamento das responsabilidades especficas da paternidade e da maternidade; o aborto, com freqncia, substitui o anticoncepcional. 3. Tendncia ao aumento de todo tipo de violncia, sobretudo contra os mais fracos. Conseqncia: infanticdio e eutansia. 4. Aumento das doenas psicolgicas no mbito de um setor importante para a sociedade, particularmente entre as mulheres de idade madura e entre os jovens. 5. Aumento considervel do nmero de pessoas com defeitos fsicos ou psquicos, com todas as conseqncias que isso significa para a sociedade em geral.

Vous aimerez peut-être aussi