Vous êtes sur la page 1sur 5

Teorema Fundamental da Hidrosttica O teorema fundamental da Hidrosttica estabelece que a presso em um fluido em equilbrio, com densidade constante, varia

linearmente com a profundidade. Para demonstrar esse teorema, vamos considerar uma poro imaginria de fluido em forma de cilindro circular reto, com seo reta de rea A, altura h e face superior em contato com a atmosfera (Fig.5). Para todos os efeitos, essa poro de fluido mantm sua forma cilndrica como se fosse um corpo rgido e, por isso, tem sentido falarmos nas foras que atuam nele.

A atmosfera exerce presso na face superior do cilindro imaginrio e causa o aparecimento da fora F1. A poro de fluido abaixo da face inferior do cilindro imaginrio exerce nela uma presso e causa o aparecimento da fora F2. Desse modo temos, em mdulo:

F1 = APA
e

F2 = AP(h)
em que P(h) a presso no interior do fluido a uma profundidade h. Alm disso, a Terra exerce, no cilindro imaginrio, a fora peso PE, de mdulo:

PE = mg = Ahg
em que a densidade do fluido. O fluido est em equilbrio, isto , em repouso num referencial fixo no recipiente que o contm. Ento, a poro de fluido em forma de cilindro que estamos considerando tambm est em repouso nesse referencial e podemos escrever, em mdulo:

F2 = F1 + PE
Pelas expresses acima, vem:

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

AP(h) = APA + Ahg


e finalmente:

P(h) = PA + gh
Portanto, a presso em um fluido em equilbrio varia linearmente com a profundidade. Paradoxo Hidrosttico Consideremos recipientes de formas diferentes, mas com bases de mesma rea, todos com lquidos idnticos at a mesma altura (Fig.6).

As quantidades de lquido nos recipientes so diferentes e, por isso, os respectivos pesos tm diferentes mdulos. Contudo, como as alturas so iguais, as presses nas bases dos recipientes so iguais. Exemplo 1 A experincia cotidiana nos mostra que a superfcie livre de um lquido plana e horizontal.

Para entender porque isso assim, consideremos a hiptese contrria, isto , que a superfcie livre de um lquido no plana nem horizontal (Fig.7). Ento, dois pontos, A e B, localizados sobre a mesma linha horizontal, no interior do lquido, esto a profundidades diferentes. Pelo teorema fundamental da Hidrosttica, so diferentes as presses em elementos de rea ao redor desses pontos e, devido diferena de presso, h fluxo de lquido da regio ao redor de B para a regio ao redor de A. Podemos concluir, disso tudo, que se a superfcie livre de um lquido no plana nem horizontal, ele no pode estar em equilbrio. Alternativamente, podemos concluir que se um lquido est em equilbrio, a sua superfcie livre plana e horizontal.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Exemplo 2 A gua, preenchendo, sem bolhas de ar, uma mangueira, apresenta-se no mesmo nvel nas suas duas extremidades (Fig.8). Esse fato permite determinar se dois pontos do espao esto no mesmo nvel, isto , sobre a mesma linha horizontal.

Tome um pedao de mangueira transparente e encha-o com gua. Cuide para que no haja bolhas de ar no lquido. Verifique o nvel dos marcos de duas portas, dos azulejos em uma parede e de outros pontos que voc achar interessante. Exerccio 1 A variao linear da presso com a profundidade em um lquido em equilbrio pode ser verificada com um arranjo simples (Fig.9).

Use um tubo em U com gua como medidor de presso. Conecte o tubo em U a uma campnula por meio de uma mangueira flexvel. Encha uma proveta com gua. Introduza a campnula na gua da proveta at certa profundidade (hA) e anote a diferena de nvel da gua no tubo em U (hM). Repita o procedimento para vrias profundidades. Uma coluna de 10,34 m de gua corresponde a uma presso de 1,01 x 105 Pa. Com esse dado, complete a tabela a seguir.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

hA (cm) 5 10 15 20 25

hM (cm)

[ P(hA) PA ] (Pa)

Construa o grfico P(hA) PA contra hA e verifique se os pontos podem ser ajustados por uma reta. A partir do grfico, determine a densidade da gua. Compare o valor obtido com o valor aceito nos livros de Fsica. Exerccio 2 Considere dois lquidos no miscveis, com densidades 1 e 2, em um tubo em U (Fig.10). Como a presso no nvel N, que passa pela superfcie de separao entre os dois lquidos, a mesma nos dois ramos do tubo em U, o teorema fundamental da hidrosttica fornece:

1h1 = 2h 2
Assim, se a densidade de um dos lquidos conhecida e se as alturas das colunas no tubo em U forem medidas, a densidade do outro lquido pode ser determinada.

Coloque azeite e gua em um tubo em U, comeando pela gua, que se supe ser o lquido mais denso. Ao colocar o azeite, faa-o lentamente, pelas paredes do tubo, de modo que ele no de misture com a gua. Mea as alturas das colunas acima do ponto de separao dos lquidos e calcule a densidade do azeite com os nmeros obtidos.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Exerccio 3 O procedimento desenvolvido no exerccio anterior no pode ser usado quando os lquidos so miscveis. Para estes, conveniente usar um procedimento baseado no uso de um tubo em Y invertido (Fig.11).

Coloque gua (lquido 1) em um recipiente. Coloque lcool (lquido 2) em outro recipiente. Mergulhe cada ramo de um tubo em Y invertido em um dos lquidos e aspire o ar do tubo usando uma seringa conectada ao terceiro ramo por uma mangueira flexvel. Mostre que, na situao descrita, o teorema fundamental da hidrosttica fornece:

1h1 = 2h 2
Mea as alturas das colunas de gua e de lcool nos ramos do tubo em Y e calcule a densidade do lcool. Exerccio 4 A presso da gua em uma torneira localizada no segundo andar de um edifcio de 20 N/cm2. Calcule a presso da gua em outra torneira, localizada no primeiro andar, 3 m abaixo da primeira.

Grupo de Ensino de Fsica da Universidade Federal de Santa Maria

Vous aimerez peut-être aussi