Vous êtes sur la page 1sur 5

Pgina 1 de 5

OS FUTUROS DOMINIOS DA MENTE


:: Flvio Gikovate ::

A psiquiatria uma especialidade mdica que faz fronteira com a neurologia, por um lado, e com a filosofia, por outro. Estivemos muito ocupados com seu contedo intrnseco, qual seja, o dos conflitos derivados de eventuais experincias traumticas individuais, uma vez que a psicanlise foi o grande evento do sculo XX. Alm de nos alertar para os dilemas pessoais, trouxe para o domnio da cincia algumas das grandes questes humanas, tais como o significado dos sonhos e a existncia do inconsciente, os inexorveis conflitos entre pais e filhos, a sexualidade e os problemas derivados da necessidade de represso deste impulso para a viabilizao da vida em sociedade, etc. Creio que estamos chegando perto do fim deste tipo de reflexo sobre nossa condio. Penso que os grandes conflitos existenciais, sempre tratados pela filosofia, tomaro vulto enorme, uma vez que nossos conflitos so nfimos diante de temas como o do medo da morte, a insignificncia csmica da condio humana, o desamparo fsico e metafsico que nos envolve, etc. A reflexo filosfica passar a ser o centro, enquanto que os eventuais conflitos individuais sero a periferia daquilo que ser analisado em nossa subjetividade. Exatamente o oposto do que fazemos hoje. Por outro lado, os avanos da neurofisiologia e da farmacologia da derivada nos traro importantes reforos teraputicos de natureza essencialmente orgnica. No s os quadros depressivos e ansiosos podero ser combatidos com eficincia crescente, mas tambm distrbios de natureza alucinatria, delirante, e mesmo aqueles relacionados com a idade - entre os quais ressalta o prejuzo da memria. Cirurgias cerebrais para tratamento de sintomas especficos, relacionados no s com a epilepsia, sero realizadas com freqncia crescente. Ou seja, boa parte daquilo que hoje constitui a psiquiatria se bandear na direo da neurologia. No o caso, porm, de superdimensionarmos estes dados de previso. O grande mistrio de como as clulas cerebrais so capazes de gerar isto que chamamos de pensamento ainda continuar sem desvendamento. A hiptese de que algo de imaterial - a alma - tenha nos penetrado e se exera atravs do sistema nervoso continuar a ser aventada, pois mais ou menos assim que nos percebemos: portadores de uma lado material e outro, o da mente pensante, que parece totalmente separado do corpo.

Este setor aparentemente no material da nossa atividade cerebral, aquele que se compe de percepes externas e internas que alimentam o pensamento, o raciocnio e a lgica, continuar a ser muito importante. Duas modificaes so previsveis: a primeira ser no sentido de aprimoramento do rigor lgico, hoje muito descuidado. Isto grave, pois tem gerado equvocos inadmissveis causadores de grandes sofrimentos. Quando pensamos mal conclumos de modo errado e somos incapazes de levar adiante nossos projetos de vida. A eles se transferem nossos equvocos racionais.

Pgina 2 de 5

OS FUTUROS DOMINIOS DA MENTE


A outra modificao consistir na crescente importncia que assumiro os chamados fenmenos paranormais. Telepatia, premonio, materializao esto entre os processos psquicos que indiscutivelmente existem, mas que no temos a menor idia dos ingredientes nele contidos. No creio que saberemos muito sobre eles nas prximas dcadas. Porm, conseguiremos nos livrar dessa forma simplista de pensar, que a de que s existem as coisas cuja explicao fomos capazes de nos apropriar. Assim sendo, conviveremos com estes fenmenos, que sero parte integrante de nossa vida cotidiana. Poderemos nos treinar para a comunicao teleptica com aquelas pessoas que nos interessem, poderemos mudar objetos de lugar atravs da fora do pensamento, poderemos levar mais a srio nossas previses acerca do futuro. Tudo isto gerar novos e imprevisveis avanos e trar tambm novas dores, novas disputas e talvez um novo tipo de poder; isto porque os "dons" paranormais no sero iguais entre os humanos.

3. Nossa mente ser povoada com lembranas de situaes que efetivamente vivenciamos, com pensamentos lgicos que fomos capazes de construir e tambm com dados que nos chegaram pela via teleptica. Chegaro vindos de outras mentes. Podero ser mentes iguais s nossas. Mas podero ser de seres que habitam outros planetas em outros sistemas estelares. muito provvel que existam seres extraterrenos e que venhamos a nos comunicar com eles em breve; e talvez isto se d exatamente pela via teleptica.

Da mesma forma, no impossvel que sejamos capazes de nos comunicar com eventuais espritos que porventura nos rodeiam. No ser fcil distinguir entre o que seja imaginao, telepatia com terrenos, telepatia com extraterrenos e telepatia com eventuais espritos. bem provvel que o pensamento religioso sofra enormes modificaes, de modo que sero pouco convincentes os textos msticos tradicionais. Devero surgir novas doutrinas, que atrairo as grandes multides. Elas estaro cada vez mais disponveis para isso, uma vez que os novos processos psquicos de natureza paranormal nos daro a impresso de estarmos, de novo, cercados por brutais mistrios e rodeados de magia e de espiritualidade.

4. O reacender desta viso mgica e mstica da vida trar consigo vrias conseqncias. Uma delas ser o fim da idia de que o pensamento lgico o nico meio de chegarmos ao conhecimento - e este tipo de pensar, quando exercido ser, como disse, mais rigoroso. Estar sendo reforado o pensamento do tipo indutivo, mais rico e criativo do que a deduo. As artes florescero depois de um longo perodo de aridez que j est em curso.

Pgina 3 de 5

OS FUTUROS DOMINIOS DA MENTE


Em decorrncia deste tipo de viso mais religiosa da vida - e tambm em conseqncia dos processos ligados aos limites energticos e ecolgicos do planeta - nossa tendncia materialista atual sofrer radical reverso. As pessoas se apercebero, de modo definitivo, que os bens materiais para alm dos indispensveis no so capazes de trazer os benefcios sugeridos. A corrida consumista acabar. Ser muito apegado aos bens materiais voltar a ser visto como coisa ftil e menor. provvel que uma viso mais clara das questes metafsicas e religiosas trar aos nossos espritos um certo tipo de alvio e serenidade que desconhecemos. Desta forma, o trabalho tambm mudar de conotao. Deixar de ser visto como a maior virtude, como o que de melhor temos para fazer com nossa inteligncia, agora entretida com telepatia e tambm com equipamentos eletrnicos cada vez mais sofisticados e interessantes. A automao diminuir cada vez mais as oportunidades de trabalho no mundo concreto que nos cerca. curioso prever que isto coincidir com as alteraes em nossa subjetividade que tambm traro um menor apego do homem s coisas materiais e ao trabalho que o veculo para sua aquisio.

5. Muitos dos bens produzidos em decorrncia dos recentes avanos tecnolgicos so relacionados com o lazer. E mais do que isto, tm a ver com entretenimentos individuais, solitrios. As crianas hoje j se ocupam mais com a televiso e com os computadores do que com as outras crianas - e mesmo com os pais. Este dado objetivo da nossa nova realidade fundamental, pois finalmente nos permite uma viso individual do ser humano. Sempre nos vimos como uma parte de um todo maior. No amor romntico, ramos a "metade" da laranja. Sempre nos sentimos incompletos e isto nos impediu de nos reconhecermos como inteiros, como unidade. Aprendemos a conceber a salvao com algo que viria de fora, do outro; isto , que o indivduo no se resolve em si mesmo. Num primeiro instante este individualismo crescente apareceu como algo nefasto, como um subproduto negativo, como um alto preo que estvamos pagando pelo nosso progresso tecnolgico. Com o passar das dcadas, poderemos perceber que estvamos muito enganados. Perceberemos que o individualismo , em primeiro lugar, nossa verdade maior. Isto nos levar a uma reviso definitiva do fenmeno amoroso tal como o conhecemos. A idia de fuso de duas criaturas para formar a unidade romntica ser facilmente relacionada com um anseio regressivo relacionado com nossa origem - fuso da me e seu feto. O amor adulto ser respeitoso dos direitos e do modo de ser dos indivduos. Ser prximo do que hoje chamamos de amizade e ser muito mais gratificante do que imaginamos. Perceberemos que o sexo um fenmeno essencialmente individual e que as prticas que envolvem trocas de carcias no tm a importncia que a ele atribumos. Tornar-se- um fato simples e ser praticado entre criaturas de sexo oposto ou do mesmo sexo de acordo com os desejos de cada um. Ser visto como algo totalmente isolado do amor, podendo - ou no - a ele se acoplar.

Pgina 4 de 5

OS FUTUROS DOMINIOS DA MENTE


A igualdade no modo de ser e de se comportar de homens e mulheres ser inevitvel, ressalvadas apenas as diferenas que so da biologia. Viveremos a igualdade possvel para criaturas desiguais. A vaidade, ingrediente importante da nossa sexualidade que nos leva a desejar muito o destaque e o exibicionismo de todo o tipo, ser melhor entendida, de modo que ficar essencialmente relacionada com nossas funes corpreas. A vaidade intelectual, que tanto mal tem feito ao nosso modo de pensar, ser desprezada e rejeitada como o pior dos males. O controle sobre essa vaidade nociva ser outro ingrediente que, junto com a diminuio do materialismo, tender para conduzir as pessoas numa direo de menos disputa e mais companheirismo. Os prazeres intelectuais crescero juntamente com a espiritualidade e o ressurgimento das artes. Ser, porm, livre deste danoso ingrediente da vaidade. Talvez a mudana mais inesperada e radical que as dcadas vindouras iro assistir seja aquela relacionada com o pensamento - e com a prtica - moral. Vivemos sob o domnio de um modo de pensar que atribui generosidade o papel de virtude, sendo o egosmo o vcio. Sabemos que a humanidade se divide essencialmente entre estes dois tipos, onde predomina uma ou outra destas posturas. A proporo das pessoas desta ou daquela forma mais ou menos a mesma, distribuda igualmente entre os sexos. Egostas se alimentam das ddivas dos generosos. Estes se sentem melhores e superiores por causa disso. Os primeiros se sentem espertos e um tanto humilhados com seu procedimento, que tpico das crianas ainda fracas e dependentes. Na realidade, compe-se uma espcie de recproca dependncia, uma vez que os que se dispem a dar mais do que recebem necessitam deste tipo de auto-afirmao. Alianas deste tipo se estabelecem no amor e tambm nas relaes profissionais. Voltaremos a pensar, como Aristteles o fez h 24 sculos, que a virtude est na temperana, no meio. Qualquer desvio, tanto na direo do excesso como de escassez daquela propriedade, ser entendido como vcio igual. Generosidade e egosmo so, pois, vcios complementares. A virtude ser o ponto de justia. S os justos sero vistos como portadores de um modo de ser equilibrado, onde no predomina nem a vaidade intelectual e nem as fraquezas operacionais. O desaparecimento dos generosos trar como conseqncia inevitvel o fim dos egostas; estes no tero a quem parasitar e trataro de evoluir. Finalmente desaparecer este duplo modo de se comportar e de pensar que hoje tanto nos confunde e nos impede de educar nossos filhos. Com qual modelo iro eles se identificar quando o pai de um modo e a me do outro? Pessoas justas construiro famlias onde a justia ir prevalecer, onde os privilgios indevidos no existiro. Pessoas justas construiro ambientes de trabalho onde no iro mais acontecer de uns fazerem a maior parte do esforo e outros levarem os louros e as glrias. Pessoas justas no se deixam explorar. Exigem direitos iguais aos que atribuem aos outros. No querem mais e nem menos do que aquilo que merecem. Pessoas justas

Pgina 5 de 5

OS FUTUROS DOMINIOS DA MENTE


construiro sociedades mais justas, nas quais as diferenas de talento definiro privilgios para uns, mas no s custas da misria dos menos dotados. At a o discurso parece o de um homem de bem sonhando com um mundo melhor, que poder ou no ocorrer. O que me deixa fascinado que acredito que isto ir acontecer mesmo que no seja este o desejo daqueles que nos governam; e mais, ir acontecer independente da vontade dos nossos intelectuais e pensadores. Acontecer em virtude das alteraes nos processos econmicos mundiais e ser simultneo, pois se dar ao mesmo tempo de todos os cantos do planeta. Acontecer no por vontade dos humanistas e sim por causa dos desgnios das novas leis da economia. A "globalizao" que estamos assistindo processo irreversvel. A competio entre empresas, pases, modos de produo tender a crescer cada vez mais. O que acontecer dentro das empresas? Elas tero que desenvolver um sistema de convvio interno extremamente competente e cooperativo para que possam se tornar competitivas em relao concorrncia. Ora, o desenvolvimento deste ambiente cooperativo s ser possvel se os participantes daquele grupo de trabalho forem justos. Se forem, como hoje, egostas e generosos, vivero s turras, uns explorando e se sentindo pouco competentes para o trabalho efetivo enquanto que outros se sentiro competentes e mal reconhecidos pelos seus feitos. A recproca rivalidade e inveja responsvel por tenses e competies internas que tornaro pouco competitivas as empresas assim constitudas e que necessitam de toda a energia para a disputa externa. As empresas tero que ser como times de futebol - ou de qualquer outro esporte - onde o interesse coletivo ter que prevalecer sobre os bvios e fortes interesses individuais. As pessoas finalmente compreendero que o seu sucesso depende mais do que tudo do sucesso do grupo. Com isto surgir, por necessidade e no por ideologia ou convico, a prazerosa sensao de solidariedade e cooperao. Sero sentimentos que tendero a se estabelecer porque so muito agradveis. As empresas demitiro aqueles que no se integrarem neste sistema cooperativo capaz de promover a mxima produtividade e fazer delas vitoriosas nas crescentes competies do mercado internacional. Os egostas tero que se reformar sob pena de ficarem sem trabalho. Os generosos no podero mais exercer suas peculiaridades porque no existiro pessoas diferentes deles no ambiente de trabalho. Aos poucos, e sem que nos apercebamos, todos teremos nos tornado pessoas justas. E isto acontecer pelo caminho mais inesperado, qual seja, o do estabelecimento de um modo de vida de tal forma competitivo - derivado das novas regras da economia mundial - em que no poderemos mais sustentar a antiga diviso entre generosos e egostas.

Vous aimerez peut-être aussi