Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE DE FRANCA UNIFRAN

PSICROMETRIA
OPERAES UNITRIAS II

HUGO SILVA TEIXEIRA CD. 786874 ENGENHARIA QUMICA 5 A

FRANCA 2010

Psicrometria

rea da Engenharia que lida com as propriedades de ar mido.

Conceitos bsicos de psicrometria

O ar mido consiste de uma mistura de ar e vapor de gua. O ar seco consiste de uma mistura de gases, sendo os principais o oxignio e o nitrognio, devido aos mesmos se encontrarem em maior quantidade. Alm dos gases de ar seco, o ar mido contm uma quantidade varivel de vapor de gua. Embora a frao de vapor de gua em peso no ar, em condies normais, seja sempre menor do que um dcimo, ainda sim a presena das molculas de gua no ar tem um efeito significativo nos processos evaporativos, uma vez que so estas molculas as responsveis pelo estabelecimento dos gradientes de umidade e, at certo ponto, de temperatura.

Definies de termos psicromtricos

Trs termos para descrever a quantidade de vapor de gua no ar So usados: presso de vapor, umidade relativa, e umidade absoluta. As temperaturas de ar mido em geral se referem a: temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo mido e temperatura de ponto de orvalho.

Duas propriedades adicionais de ar mido,

freqentemente

utilizadas

em

clculos de secagem, so a entalpia e o volume especfico.

Presso de vapor

A presso de vapor (pv) a presso parcial exercida pelo vapor de gua no ar

mido, devido ao escape de molculas de gua altamente energticas de uma superfcie lquida para o ar ao qual a superfcie est exposta.

Quando esta gua vaporizada para um espao confinado, um equilbrio dinmico alcanado entre as taxas de evaporao e de condensao sobre a fase densa. Nesta condio de equilbrio, o ar se encontra completamente saturado com vapor de gua, e a presso de vapor denominada presso de vapor saturado (pvs). Da Regra das Fases (Termodinmica), para uma temperatura constante especificada, h uma nica presso na qual um lquido pode estar em equilbrio com seu vapor.

Umidade relativa

Razo da frao molar (ou presso de vapor) do vapor de gua no ar e da frao molar (ou presso de vapor) do vapor de gua no ar saturado mesma temperatura e presso atmosfrica frao decimal umidades relativas entre 0,5 e 100%.

Umidade absoluta

Massa de vapor de gua contida em ar mido por unidade de massa de ar seco.

Temperatura de bulbo seco

Temperatura do ar mido indicada por um termmetro regular.

Temperatura de bulbo mido

Temperatura alcanada pelo ar mido e a gua quando o ar adiabaticamente saturado pela gua que evapora.

Temperatura de ponto de orvalho

Temperatura na qual condensao ocorre quando o ar resfriado a umidades relativas e presses atmosfricas constantes.

Entalpia

Quantidade de calor do ar mido por unidade de massa de ar seco acima de certa temperatura de referncia. Para gua lquida e para o ar temperatura de Volume mido
3

seco,

referncia

normalmente utilizada 0 C.

Volume (em m ) de uma massa unitria de ar seco (em kg) e do vapor associado s condies de temperatura e presso prevalecentes.

PRESSO DE VAPOR, UMIDADE ABSOLUTA, RAZO DE MISTURA A lei de Dalton afirma que a presso total de uma mistura de gases igual soma das presses exercidas por cada gs constituinte. Quando o vapor dgua entra na atmosfera as molculas de gua se dispersam rapidamente, misturando-se com os outros gases e contribuindo para a presso total exercida pela atmosfera. A presso de vapor simplesmente a parte da presso atmosfrica total devida ao seu contedo de vapor dgua e diretamente proporcional concentrao de vapor no ar. A umidade absoluta definida como a massa de vapor de gua (usualmente em gramas) por unidade de volume (usualmente em m3). Seria a densidade de vapor dgua:

Como variaes na presso e temperatura podem alterar o volume, tais variaes podem alterar a UA sem que vapor dgua seja adicionado ou removido. Consequentemente, difcil descrever o contedo de vapor dgua de uma massa de ar mvel se usarmos o ndice UA . Portanto, um ndice mais usado a razo de mistura.

por

A razo de mistura a massa de vapor dgua (usualmente em gramas) unidade de massa de ar seco (usualmente Kg):

Tambm se pode usar a umidade especfica, que a massa de vapor dgua por unidade de massa de ar:

Como a quantidade de vapor dgua raramente excede uns 4% da massa total do ar, a umidade especfica usualmente no difere da razo de mistura por mais de 2%. Para propsitos prticos geralmente se usa a razo de mistura. Como ela expressa em unidades de massa, no afetada por mudanas na presso ou temperatura. Nem a umidade absoluta, nem a razo de mistura, contudo, podem ser medidas diretamente. Felizmente, elas podem ser calculadas de uma quantidade mais facilmente determinvel: a umidade relativa. Antes de apresent-la, contudo, importante entender o conceito de saturao.

Mistura ar e vapor d'gua Introduo A mistura de ar e vapor d'gua um caso particularmente importante, em especial no estudo e clculos de sistemas de condicionamento de ar, uma vez que o conforto trmico no depende apenas da temperatura, mas tambm da quantidade de vapor d'gua presente no ar. A quantidade mxima de gua que o ar pode conter sob uma determinada temperatura equivale quantidade de vapor d'gua com presso parcial igual presso de saturao da gua nesta temperatura. Nessas condies, o ar dito saturado. Se a quantidade menor, o ar dito no saturado e o vapor d'gua est no estado superaquecido. Vrias propriedades so consideradas para a mistura ar-vapor d'gua: Temperatura de bulbo seco: a temperatura indicada por um termmetro comum. Temperatura de bulbo mido: a temperatura indicada por um termmetro cujo bulbo est envolto por um pavio molhado.

Umidade absoluta: massa de vapor d'gua por unidade de massa de ar seco. Umidade relativa: relao entre a presso parcial do vapor d'gua e a presso de saturao do vapor na mesma temperatura.

Fig 01 Ponto de orvalho: a temperatura na qual o vapor d'gua contido no ar se condensa. Equivale temperatura de saturao da gua na presso parcial do vapor contido. Embora existam frmulas tericas e empricas relacionando tais parmetros, na prtica muito usado um grfico denominado diagrama psicromtrico. A Figura 01 deste tpico mostra o esquema, simplificado e apenas ilustrativo, de um diagrama psicromtrico com somente 3 parmetros. Os diagramas prticos contm todos os citados e outros como entalpia mistura.

da

A linha de 100 % de umidade relativa indica o ar saturado. Assim, qualquer ponto esquerda da mesma significa presena de gua lquida (neblina), uma vez que no possvel uma quantidade de vapor maior do que a quantidade das condies de saturao. O diagrama permite a determinao grfica de todos os parmetros dispondo-se dos valores de apenas dois e outros clculos como o resultado da mistura de duas correntes de ar.

Torres de resfriamento

A Figura 01 (a) d o esquema de um trocador tubular simples. Os fluidos so fisicamente separados e a troca ocorre pela conduo / conveco de calor atravs das paredes das tubulaes. A quantidade de calor trocada aumenta com o aumento da rea de troca, isto , a rea de dutos que separam os dois fluidos. Para melhor eficincia, os dispositivos prticos fazem uso de arranjos que maximizam a rea de troca, como serpentinas, espirais, feixes de tubos, aletas (em radiadores), etc. Esse tipo de trocador aqui comentado apenas para efeito de comparao. Mais detalhes no so objeto desta pgina.

Fig 01 Torres de resfriamento fazem um tipo especial de trocador de calor. No trocador anterior, os fluidos so separados. Nas torres, ambos os fluidos - ar e gua - esto fisicamente em contato. Nessa condio, a troca se d principalmente por evaporao, o que se mostra mais eficiente. O princpio de funcionamento bastante simples. Conforme Figura 01 (b), um ventilador no topo provoca um fluxo ascendente de ar que encontra o fluxo descendente da gua. Na prtica existem outros arranjos e tambm recursos para maximizar o contato do ar com a gua, como chapas, colmias e outros. So bastante usadas. Podem ser vistas em instalaes de ar condicionado e em muitas indstrias. Em muitos casos, torres formam uma espcie de central de resfriamento, isto , os fluidos de vrios equipamentos so resfriados por gua que passa por trocadores tubulares e a gua aquecida resfriada por uma ou vrias torres de resfriamento. Considerando a definio anterior de temperatura de bulbo mido, podese concluir que, teoricamente, a menor temperatura que a gua resfriada pode ter a temperatura de bulbo mido do ar de entrada.

Diagrama psicromtrico e torre de resfriamento Na torre de resfriamento, o contato direto entre gua e ar produz duas parcelas de troca de calor: a sensvel devido ao aumento de temperatura do ar e a latente devido evaporao da gua. Considera-se uma torre de resfriamento ideal. Nela, no h troca atravs das paredes e o ar evapora o mximo possvel de gua, isto , na sada ele tem a mxima quantidade de vapor d'gua que pode conter, significando que est saturado.

Presso atmosfrica versus altitude O comportamento psicromtrico do ar depende da presso atmosfrica. Esse valor , portanto, um parmetro bsico, ao qual um determinado diagrama se refere. Muitas vezes, ele dado pela altitude geogrfica do local e uma relao entre as duas grandezas : patm = patm0 e ( g 0 h / patm0 ) #A.1#. Onde: patm: presso atmosfrica em Pa. g: acelerao da gravidade em m/s2. 0: massa especfica do ar na altitude 0 em kg/m3. h: altitude geogrfica do local em metros. patm0: presso atmosfrica no nvel 0 em Pa (101325 Pa).

Presso de vapor na saturao A presso de vapor na saturao em funo da temperatura pode ser calculada por: pvs = 22105649,25 eX #A.1#. O expoente X dado por:

X = 27405,526 + 97,5413 T 0,146244 T2 + 0,00012558 T3 0,000000048502 T4 / ( 4,34903 T 0,0039381 T2) #A.2#. Onde: pvs: presso do vapor, em Pa, da gua no ar saturado na temperatura T. T: temperatura do ar saturado em kelvin (K).

Unidade absoluta UMabs = 0,6219 pv / (patm pv) #A.1#. Onde: UMabs: umidade absoluta em kg de gua por kg de ar seco. pv: presso de vapor da gua contida no ar em Pa. patm: presso atmosfrica em Pa.

Unidade relativa Esta frmula dada pela definio da grandeza: UMrel = 100 pv / pvs #A.1#. Onde: UMrel: umidade relativa em %. pv: presso (em Pa) de vapor da gua no ar em uma determinada temperatura. pvs: presso (em Pa) de vapor da gua no ar saturado na mesma temperatura.

ndice de saturao Por definio, ndice de saturao (ou grau de saturao) a relao percentual entre a umidade absoluta em uma determinada temperatura e a umidade absoluta do ar saturado na mesma temperatura. IS = 100 UMabs / UMabs_sat #A.1#. Substituindo o valor da umidade absoluta,

IS = 100 (pv/pvs) (patm pvs) / (patm pv). Considerando a definio de umidade relativa, IS = UMrel (patm pvs) / (patm pv) #B.1#. Desde que os valores de presso de vapor so bastante baixos em relao presso atmosfrica, pode-se concluir que o grau de saturao quase igual umidade relativa. Por isso, algumas vezes confundido com ela, mas as definies so diferentes.

Volume especfico v = (patm0 / patm) (0,7734 + 1,224 UMabs) Tbs / 273,15 #A.1#. Onde: v: volume especfico em m3/kg. patm0: presso (em Pa) atmosfrica na altitude 0. patm: presso (em Pa) atmosfrica na altitude considerada. UMabs: umidade absoluta em kg/kg. Tbs: temperatura de bulbo seco em kelvin (K).

Temperatura de bulbo mido A frmula seguinte relaciona temperaturas de bulbo seco e de bulbo mido e presses parciais de vapor: pv = pvs 0,5 (tbs tbu) patm / 755 #A.1#. Onde: pv: presso de vapor em Pa. pvs: presso (Pa) de vapor de saturao na temperatura tbu. tbs, tbu: temperaturas de bulbo seco e mido em C. patm: presso (Pa) atmosfrica.

Entalpia especfica h = 4,1868 [ 0,24 tbs + (597,3 + 0,441 tbs) UMabs ] #A.1#. Onde:

h: entalpia em kJ/kg. tbs: temperatura de bulbo seco em C. UMabs: umidade absoluta em kg de gua por kg de ar seco.

Ponto de orvalho torv = [ 186,4905 237,3 log (pv/100) ] / [ log (pv/100) 8,2859 ] #A.1#. Onde: torv: temperatura (ou ponto) de orvalho em C. pv: presso (Pa) de vapor da gua contida no ar.

Fig 01 No diagrama da Figura 01, esto indicadas as variaes das condies trmicas do ar ao passar pela torre ideal. Na entrada, ponto E, ele est nas condies do ambiente. Na sada, ponto S, ele est saturado (umidade relativa 100%). Ento, o aumento de entalpia h corresponde quantidade total de calor trocado com a gua. O aumento de temperatura de bulbo seco T devido parcela de calor sensvel trocada e o aumento de umidade absoluta um, parcela de calor latente removido da gua.

A princpio, pode parecer que o projeto de uma torre bastante simples. Mas no bem assim. S pelas variveis psicromtricas, no d para estabelecer, por exemplo, uma relao entre o calor trocado e as dimenses fsicas da mesma. Deve-se considerar que a gua evaporada precisa ser reposta e, portanto, a sada de gua ser uma mistura desses dois fluxos. Nas torres reais, o ar na sada no est 100% saturado, uma parte da gua arrastada em forma de gotculas, isto , no evaporada e tambm deve ser reposta. O modelo matemtico de uma torre de resfriamento pode ser feito com o uso das equaes de Merkel e outros meios. Mas, por enquanto, no esto no escopo desta pgina. Na prtica, se h necessidade de uma torre de resfriamento, os fabricantes dispem de tabelas ou softwares que permitem a seleo do modelo adequado. Basta informar os dados bsicos, como vazo da gua, temperaturas previstas de entrada e de sada da gua, condies trmicas (temperatura de bulbo seco e temperatura de bulbo mido) do ar no local.

Condicionamento de ar A Figura 01 abaixo d o esquema tpico do fluxo de ar em um sistema de condicionamento. No houve preocupao de manter a disposio parecida com a real, pois depende do tipo de equipamento, do porte da instalao, etc. Alm disso, h outros elementos, como filtros, que no esto representados. Considera-se uma aproximao do ideal, isto , no h troca de calor pelos dutos que conduzem o ar. O ar insuflado nas condies psicromtricas E. No ambiente, ele recebe uma quantidade de calor por unidade de tempo Q, mudando as condies para F e retornando ao equipamento de condicionamento. O fluxo de calor Q composto por uma parcela sensvel (de fontes que produzem aumento de temperatura, como equipamentos no ambiente, pessoas, radiao solar, conduo atravs de paredes, etc) e uma parcela latente (de fontes que produzem aumento de umidade, como pessoas, equipamentos de cozimento, banhos de laboratrio, etc). Q usualmente denominado carga trmica do ambiente. Notar que as condies psicromtricas do ar retornado (F) so, teoricamente, as condies desejadas (normalmente expressas em temperatura de bulbo seco e umidade relativa) para o ambiente.

Fig 01 O ar de retorno entra no equipamento condicionador junto de um fluxo de ar de renovao (condio A), externo ao ambiente condicionado. Isso absolutamente necessrio, pois se fosse um circuito fechado, o metabolismo das pessoas iria reduzir gradativamente a proporo de oxignio no ar. E tambm para evitar a concentrao de odores gerados no ambiente. Aps passar pelo ventilador, o ar de retorno e o de renovao esto misturados, resultando em ar na condio B, que passa pela serpentina. A serpentina de resfriamento o dispositivo que reduz a temperatura e umidade do ar. Instalaes de grande porte fazem uso em geral de gua gelada produzida por uma mquina de refrigerao. Em aparelhos mais compactos, incluindo os de janela, a serpentina prprio evaporador do circuito de refrigerao (aqui no comentado). Se existisse, uma serpentina ideal removeria toda a umidade possvel, deixando o ar com uma temperatura baixa e com 100% de umidade relativa (saturado). Numa serpentina real, isso no ocorre.

Fig 02 Para simular uma serpentina real, considera-se uma ideal, isto , o ar que sai (C) est saturado com um by-pass do ar que entra (B). Na sada, ambos se misturam, resultando em ar nas condies D. O ar D passa por um aquecimento (em geral com resistncias eltricas) para reduzir a umidade, produzindo o ar E, insuflado no ambiente. Isso pode ser visto de forma mais clara no diagrama psicromtrico. As linhas mais grossas no diagrama da Figura 02 indicam as transformaes e misturas. O ar de renovao A misturado com o de retorno F, resultando nas condies B, na reta AF (a posio depende das vazes de cada. B estar tanto mais prximo de F quanto maior for a vazo de F em relao a A e viceversa). De forma similar, no modelo dado para a serpentina real, ar B se mistura C (saturado), resultando em ar nas condies D.

com

A variao de entalpia entre o ar de retorno (F) e o insuflado (E) o calor removido do ambiente. A variao de temperatura corresponde ao calor sensvel e a de umidade, ao calor latente. A resistncia de desumidificao no adiciona gua ao ar e, portanto, a variao DE se d na linha horizontal, somente com aumento de temperatura de bulbo seco.

E por que por que h necessidade da resistncia de desumidificao?. Afinal, resfriar o ar e depois aquecer parece algo ineficiente. Mas o recurso para um controle preciso da umidade do ambiente. Considerando os parmetros de um projeto, dificilmente haveria um equipamento que resultasse nos pontos D e E coincidentes. Alm disso, seria difcil compensar as naturais mudanas de condies externas e de carga trmica do ambiente. Entretanto, em muitos casos prticos, isso dispensado. Em geral, ela usada quando h real necessidade de controle preciso das condies do ar no ambiente. Grfico aproximado A Figura 01 abaixo exibe um diagrama aproximado para presso atmosfrica normal. Serve apenas para avaliar ordem de grandeza, no deve ser usado para obter dados.

Tipo de secadores Classificao de secadores Categoria Classificao Batelada / semi-batelada: operao intermitente ou cclica, regime no permanente; Contnuo: regime permanente, alimentao ininterrupta. Diretos: calor fornecido pelo gs de secagem; Fonte de calor Indiretos: calor fornecido por outro meio, por exemplo: conduo, radiao, campo eltrico de alta freqncia, microondas. Slidos rgidos; Natureza do slido Slidos flexveis / filmes; Material particulado; Pastas / solues. Presso de operao: atmosfrica ou vcuo; Fluxo de gs: nenhum, concorrente, contracorrente, complexo; Condies operacionais Fluxo de slidos: estacionrio, misturado, plug-flow ou complexo; Meio de transporte: estacionrio, mecnico, arraste, combinado; Mistura do slido: sem mistura, agitao mecnica, rolo, arraste. Capacidade; Tamanho de partcula; Atributos especiais Faixa de operao de temperatura e aquecimento; Possibilidade de comportar slidos adesivos ou pastas; Tamanho do equipamento;

Modo de Operao

Manuteno / partes mveis; Fluxograma / fechado ou aberto.

Bandejas: Dentre os secadores em batelada, o secador de bandejas o representante mais comum. Estes secadores so utilizados quando o slido precisa ser suportado por bandejas, que por sua vez so posicionadas dentro de uma cmara fechada. O gs de secagem circulado pela cmara e passa por entre as bandejas e, eventualmente, atravs delas (o que aumenta a eficincia da secagem). Alm de ar, outros agentes secadores podem ser utilizados, como gases inertes (e.g. Nitrognio) e vapor superaquecido. Vcuo: secadores a vcuo so semelhantes aos secadores de bandejas na sua construo. No entanto, duas diferenas bsicas so notveis: a cmara deve ser hermeticamente fechada e sem circulao de gs; sem o gs de secagem, calor deve ser fornecido ao material por outro meio, como conduo atravs do aquecimento dos suportes ou radiao. Liofilizao: utilizada para substncias que no suportam altas temperaturas como alimentos e frmacos. O material congelado e colocado em uma cmara a vcuo, onde a umidade sublimada e retirada normalmente por uma bomba de vcuo. Semelhantemente ao caso da secagem a vcuo, o maior desafio como fornecer o calor para a sublimao da gua. Normalmente, calor fornecido por conduo, radiao ou aquecimento dieltrico.

Vous aimerez peut-être aussi