Vous êtes sur la page 1sur 4

A Instalaao do L TEX c usando Linux ou Windows Marcos Lopes fevereiro de 2008

Se voc usa Linux e


Abra um terminal e digite: sudo apt-get update sudo apt-get install texlive sudo apt-get install kile O primeiro comando atualiza os pacotes de instalao. O segundo ca A X propriamente dito e o terceiro instala o Kile, que instala o L TE e um ambiente integrado de desenvolvimento para a produao de texc tos (permitindo a ediao, visualizaao, correao ortogrca, etc.). H c c c a a muitos outros ambientes integrados dispon veis, mas o Kile bastante e completo e vem sendo constantemente atualizado. E importante observar, porm, que ele foi concebido para funcionar com o KDE. Se voc e e usa outro ambiente (como Gnome), ter de instalar pacotes adicionais a para ter acesso a certos recursos, como visualizaao em PDF, Ajuda e c Correao Ortogrca. c a Naturalmente, tambm poss instalar os pacotes acima usando um e e vel gerenciador como o Synaptic ou o Yum. Instalados os pacotes, execute o Kile. Dica: Voc poder gravar arquivos que mais tarde sero lidos por proe a a gramas rodando em Windows XP, mas nesse caso a codicaao dever c a ser trocada para ISO 8859-1 (no lugar da default, que UTF-8), ou e haver problemas com a codicaao de caracteres acentuados. a c

Se voc usa Windows e


A Instale a implementao do L TEX para Windows, denominada MiKca TeX, baixando e instalando o programa deste link.

Na pgina que vai se abrir, clique o boto Download que aparece a a associado ao tpico Basic MiKTeX 2.7 Installer. Grave o arquivo em o seu disco r gido e execute-o a seguir. Durante a instalao, recomendvel manter todas as opoes-padro ca e a c a propostas. Uma vez instalado o programa, ser preciso declarar as l a nguas que voc vai usar na criaao de seus textos, por causa da hifenizao. Para e c ca tanto, clique o boto Iniciar do Windows, e depois Programas/MiKTeX a 2.7/Settings/Languages. Apesar de voc poder incluir todas as l e nguas que quiser, aconselhvel ater-se aquelas que de fato sero usadas. e a ` a A seguir, depois de ter instalado o MiKTeX, baixe e instale o ambiente integrado de desenvolvimento para Windows, denominado TeXnicCenter. Para iniciar o download do programa, clique neste link. Execute o TeXnicCenter. Durante sua primeira execuo, ele deve ca perguntar o caminho (path) para os executveis do MiKTeX. Se a voc realizou a instalao padro deste ultimo (isto , sem alterar e ca a e as sugestes apresentadas por ele), os executveis estaro no diretrio o a a o C:\Arquivos de Programas\MiKTeX 2.7\miktex\bin.

A Como usar o LTEX Terminada a instalaao, baixe o arquivo modelo.tex. c Abra o arquivo (no Kile ou no TeXnicCenter). Voc ver um texto e a bruto, sem qualquer formataao, contendo algumas diretivas para a c geraao do texto nal (aqueles que conhecem html notaro muitas sec a melhanas). c Para ver o texto pronto, preciso compil-lo. e a No Kile, use o menu Build/Quick Build, ou tecle Alt + 1. No TeXnicCenter, clique no boto Build and view current le(ou a tecle Ctrl + Shift + F5). O programa deve pedir que voc grave e o texto primeiro. 2

O documento aparecer em uma outra janela, separado do texto-fonte. a Com o documento pronto, poss imprimi-lo, se voc desejar. A m e vel e de fazer outras modicaoes, necessrio voltar ao texto-fonte. Para c e a que elas sejam incorporadas, ser preciso compilar novamente o texto. a Por default, tanto o Kile quanto o TeXnicCenter produzem documentos com a extenso DVI, que so muito ageis para se compilar e visualizar. a a Contudo, voc pode querer gerar outros formatos, como PDF ou GS. e No Kile, para gerar um arquivo PDF, clique o boto PDFLaa TeX. O arquivo ser gravado no mesmo diretrio onde est o a o a arquivo-fonte (aquele com a extenso TEX). Para ver o resultado, a clique o boto ViewPDF. Note que o Kile vai procurar pelo a programa padro de visualizaao de PDFs no ambiente KDE, que a c o kpdf. e No TeXnicCenter, a escolha do formato de sa feita por meio da e da lista Output format. Feita a escolha, clique o boto Build a and view current le. Por m, vale ressaltar que a grande maioria das distribuies do Linux co traz um programa para visualizaao de arquivos GS. No Windows, voc c e precisa ter instalado o programa GhostView .

Montando seus prprios textos o

O arquivo modelo.tex bastante simples, mas servir de base m e a nima para trabalhos futuros: voc poder usar o cabealho desse texto nos seus prprios e a c o textos. O jeito mais fcil de faz-lo simplesmente abrir o arquivo, trocar a e e o texto delimitado por \begin{document} e \end{document} e salvar o arquivo com outro nome. Seu novo texto ser compilado com as informaes a co de formataao e de escolhas ling c usticas do modelo original.

Alguns links uteis


A Usando L TEX Curso completo oferecido pelo Stoa / USP. A Um manual de L TEX em portugus e A Seao sobre L TEX dentre os Wikibooks da Wikipedia (em ingls) c e

Breve descriao dos pacotes dispon c veis. Eles estendem os recursos oriA ginais do L TEX e facilitam a sua utilizaao. Podem ser instalados diretac mente atravs dos gerenciadores de pacotes no Linux (como o Synaptic) ou e por meio do MiKTeX no Windows (Iniciar/Programas/MiKTeX 2.7/Settings/Packages).
A The beauty of LaTeX. Compara alguns dos recursos tipogrcos do L TEX a com os processadores de texto WYSIWYG, como o Word.

Vous aimerez peut-être aussi