Vous êtes sur la page 1sur 25

Estruturas de Armazenagem

2 - Logstica Embalagem e Armazenamento Prof.: Vvian Alves

Armazenagem
Administrao do espao necessrio para manter os estoques. O planejamento de armazns inclui: localizao, dimensionamento de rea, arranjo fsico, equipamentos para movimentao, tipo e sistemas de armazenagem, de sistemas informatizados para localizao de estoques e mo de obra disponvel.

Funes da armazenagem
Abrigo de produtos Consolidao Transferncia e transbordo Agrupamento

Espao fsico prprio


Vantagens: armazenagem mais barata do que se

alugasse espao; maior grau de controle, mantendo alto nvel de servio; espao pode ser convertido.
Cuidados para: reduo de riscos de incndio,

arrombamento e deteriorao / Uso de EPIs e EPCs.

Espao fsico de terceiros:


Armazns pblicos Quem precisa contratar espao fsico por curto perodo de tempo ou realocar rea de estocagem constantemente; Mais adequado para produes muito sazonais. Oferecem amplo leque de servios e alto grau de especializao

Deve ser capaz de atender: Recepo, armazenagem, despacho, consolidao, combinao de cargas, transferncias e estocagem em trnsito (tempo no qual as mercadorias permanecem nos veculos de transporte durante a sua entrega).

O que se espera de um armazm pblico:


Manuseio, armazenagem e distribuio por volumes e peso; Estocagem em trnsito;

Armazenagem sem taxao;


Temperatura e umidade controladas no ambiente;

Aluguel de espao por m;


Espao para escritrio e servios administrativos;

Informao de trfego;
Consolidao de carregamentos;

Inventrio fsico;
Facilidades de transmisso de dados;

Empacotamento e montagem;
Marcao , etiquetagem, gravao, embalagem.

Proteo e amarrao da carga;


Carga e descarga de veculos;

Preparao de relatrios e documentos;


Manuteno de entregas para clientes com crdito.

Cinco tipos bsicos de armazns:


De commodities: manuseio e armazenagem de produtos como madeira, algodo, cereais.

Commodities so produtos bsicos, homogneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Commodities (significa mercadoria em ingls) pode ser definido como mercadorias, principalmente minrios e gneros agrcolas, que so produzidos em larga escala e comercializados em nvel mundial. Commodities agrcolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodo, borracha, caf, etc. Commodities minerais: minrio de ferro, alumnio, petrleo, ouro, nquel, prata, etc. Commodities financeiras: moedas negociadas em vrios mercados, ttulos pblicos de governos federais, etc. Commodities ambientais: crditos de carbono O Brasil um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso pas so: petrleo, caf, suco de laranja, minrio de ferro, soja e alumnio. Para granis: a granel em montes, sem conta nem peso, mistura, sem embalagem. A granel, em grande quantidade, a rodo, abundantemente; diz-se de carga que no ensacada nem encaixotada; em desordem, desalinhadamente. Ex.: carvo, minrio de ferro, calcrio, gros, fertilizantes e vrios outros materiais afins. Refrigerados (frigorificados) Para utilidades domsticas e mobilirios De mercadorias em geral

Armazenagem de produtos leves


Estantes o tipo de estrutura que se utiliza para o armazenamento de produtos com pequeno

volume e peso, no paletizados e com armazenamento manual.


Estantes de grande comprimento um sistema utilizado basicamente para o armazenamento de cargas leves mas que

simultaneamente possuem um tamanho relativamente grande. Esta uma estrutura intermediria entre as estantes e as estantes para paletes.
Estantes flow-rack Esta estrutura utilizada para o armazenamento de cargas leves (caixas). Neste sistema o

produto colocado num plano inclinado com trilhos e este desliza at outra extremidade do trilho.
Estantes em dois andares Esta a denominao que se d as estantes convencionais que tem uma grande altura, e

que esto posicionadas em conjuntos formando corredores, sendo o acesso parte superior feito atravs de uma escada. A principal vantagem deste sistema a juno das principais caractersticas das estantes leves (o armazenamento manual, a seletividade, o baixo custo) com a possibilidade de aproveitamento mximo da altura

Organizao e multiplicao do espao


Mezanino usado para a duplicao de uma determinada rea, dividindo-se o espao verticalmente com a colocao de pisos intermedirios. Como sistema de armazenagem utilizado para cargas a granel das quais so exemplo as caixas soltas. Divisrias So utilizadas para se fazer a diviso de ambientes industriais, organizando-se desta forma o espao em reas, sendo possvel a colocao de portas ou guichs .

Estruturas de Armazenagem
Perante tanta oferta por vezes importante analisar qual a melhor soluo para que a tal conciliao entre o espao e a velocidade seja conseguida. Chegou-se ento concluso que a melhor soluo optar por uma mistura de toda esta oferta, aproveitando-se as vantagens de cada um, atendendo sempre as caractersticas de giro e volume das mercadorias que se pretende armazenar.

Empilhamento sobre o piso Blocagem ou Block Stacking

Estante convencional para paletes


um sistema utilizado principalmente para a armazenagem de cargas paletizadas. uma estrutura pesada, que permite uma elevada seletividade, visto que os paletes so colocados e retirados individualmente pelas empilhadeiras.

Estante convencional para paletes


Este sistema tem uma srie de vantagens, como por exemplo Possibilita a localizao e a movimentao de qualquer palete sem que seja necessrio mover as outras; Permite a arrumao de uma grande variedade de produtos; Faculta planos de apoio de diversas alturas; Ajusta-se a cargas de rotao relativamente elevada; Pode ser facilmente montado e desmontado; compatvel com a maior parte dos equipamentos de movimentao e com a maioria dos tipos de pisos industriais. Protege a mercadoria contra estragos; Permite um melhor aproveitamento do p-direito; Possui, no entanto, tambm algumas desvantagens, tais como: Para um p-direito superior a 8 metros h necessidade de se utilizar equipamentos especiais; Baixa densidade de estoque devido necessidade de corredores para a circulao das empilhadeiras; Obriga a um layout bem definido.

Drive-in ou drive-through
Consiste num bloco de estruturas contnuas com corredores,

utilizado quando a carga pode ser paletizada, pouco variada e no necessita de alta seletividade ou velocidade. Os componentes deste sistema de armazenagem so bastante semelhantes aos da estante convencional para paletes, no entanto esta estrutura apresenta uma maior fragilidade, pois bastante instvel, necessitando de algumas exigncias extras para sua estabilizao. Neste tipo de estruturas, como a seletividade baixa, a retirada dos paletes feita de uma forma mais lenta. A principal diferena entre o drive-in e o drive-thru, que no primeiro a arrumao da estrutura impossibilita a empilhadeira de atravessar os corredores, enquanto que no segundo essa movimentao j possvel pois a arrumao feita na parte superior. Estes tipos de estrutura so utilizados principalmente quando o aproveitamento do espao mais importante que a agilidade no processo de armazenamento

Drive in / Drive through

Cantilever
uma estrutura que se utiliza quando necessrio armazenar de maneira rpida produtos no paletizados e com um grande e varivel comprimento como por exemplo tubos e chapas de ao. Possui uma alta densidade e seletividade de armazenagem

Dinmica
Designada, em ingls, por gravity flow rack. O tipo de paletes utilizados neste tipo de estrutura muito importante, visto que, o que vai determinar o perfeito funcionamento do sistema, sem risco de paradas ou quebras, o bom apoio dos paletes nos roletes. A operao deste sistema faz-se colocando-se um palete numa extremidade da pista, e devido inclinao da pista, esta vai deslizando at extremidade oposta da estrutura. Aqui, o primeiro palete a entrar ser obrigatoriamente o primeiro a sair.

Dinmica

Push-back
Bloco de estruturas semelhantes ao drive-in utilizado para

cargas paletizadas. Os paletes so colocadas em trilhos que possuem uma leve inclinao, e o primeiro palete colocadao empurrado para trs pelo segundo, e assim sucessivamente. Quando se procede a retirada dos paletes, como a pista de carga um pouco inclinada, possibilita o controle da velocidade do palete por parte do operador da empilhadeira. Quando se retira um palete, os outros descem a pista, ficando sempre um palete na parte frontal. Esta caracterstica faz aumentar a seletividade desta estrutura, no entanto como composta por um complexo sistema de trilhos, o nmero de posies paletes na profundidade de apenas 2 a 5 paletes.

Push-back

Flow-rack
Esta estrutura utilizada para o armazeamento de cargas leves (caixas). Neste sistema o produto colocado num plano inclinado com trilhos e este desliza at outra extremidade do trilho

Estante de grande comprimento:


Utilizada, basicamente, para cargas leves que possuem um tamanho relativamente grande para ser colocado nas estantes convencionais. um produto intermedirio entre as estantes e os porta-paletes.

Big-Bags
So contentores flexveis de volume mdio usados para

transporte e armazenamento de qualquer tipo de lquidos, granulados ou produtos em p. So econmicos e de fcil manuseio. So usados para embalagem e estocagem de produtos em p e granulados, incluindo fertilizantes, sais, produtos qumicos, granulados sintticos, raes, lixo txico, cimento, minerais, metais e muitos outros produtos. Feitos sob medida, especialmente para atender as necessidades de cada cliente, os big-bags esto disponveis em diferentes tamanhos e especificaes, sempre de acordo com os padres internacionais de segurana.

Big-Bags

Racks

Vous aimerez peut-être aussi