Vous êtes sur la page 1sur 4

DENGUE: O QUE : A dengue uma doena causada por um vrus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti.

. H dois tipos de dengue: a clssica e a hemorrgica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clssica. SINTOMAS: Dor de cabea, Dor nos olhos, Febre alta muitas vezes (passando de 40 graus), Dor nos msculos e nas juntas, Manchas avermelhadas por todo o corpo, Falta de apetite, Fraqueza, Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz. TRATAMENTO: A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito lquido e s usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicao do mdico. PREVENO: A nica maneira de evitar a dengue no deixar o mosquito nascer.

FEBRE AMARELA: O QUE : A febre amarela uma doena infecciosa aguda, de curta durao (no mximo 10 dias), gravidade varivel, causada pelo vrus da febre amarela. SINTOMAS: Febre, dor de cabea, calafrios, nuseas, vmito, dores no corpo. TRATAMENTO: No existe nada especfico. O tratamento apenas sintomtico e requer cuidados na assistncia ao paciente que, sob hospitalizao, deve permanecer em repouso com reposio de lquidos e das perdas sanguneas, quando indicado. PREVENO: A nica forma de evitar a febre amarela a vacinao contra a doena.

CAXUMBA: O QUE : A caxumba tambm conhecida como parotidite infecciosa ou papeira, uma doena viral caracterizada pela infeco de uma ou mais glndula salivares, geralmente a partida. Tem como agente etiolgico um vrus da famlia Paramyxoviridae, gnero Rubulavirus. TRATAMENTO:No existe um tratamento especfico para a caxumba, feito apenas uma terapia suporte. A preveno se d atravs da vacinao. PREVENO:A medida se proteo mais importante contra a caxumba a

vacinao, que confere imunidade contra a infeco em mais de 95% das pessoas. SINTOMAS:Febre, aumento do volume das glndulas salivares localizadas na regio da boca, principalmente, a partida. Podem estar presentes outros sintomas como dor no corpo, dor de cabea.

POLIOMIELITE: O QUE : Poliomielite, ou paralisia infantil, uma infeco viral aguda causada por um dos trs poliovrus existentes. SINTOMAS: Febre repentina, dor de cabea, vmitos, dor indefinida ao dobrar o pescoo para frente. TRATAMENTO:No h tratamento especfico mas, as medidas teraputicas so importantes para reduo das complicaes e mortalidade. PREVENO: A vacina da poliomielite est includa nas imunizaes sistemticas das crianas.

SARAMPO: O QUE : uma doena infecto-contagiosa causada por um vrus chamado Morbillivirus. SINTOMAS: os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupes na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabea, mal-estar e inflamao das vias respiratrias, com presena de catarro. TRATAMENTO: feito com repouso, dieta lquida ou branda, medidas de higiene geral, hidratao, antitrmicos e limpeza das secrees oculares e nasais com soro fisiolgico PREVENO: A vacinao a medida mais eficaz de preveno contra o sarampo.

HERPES: O QUE : A doena conhecida como herpes causada pelo vrus herpes simples. O herpes simples uma das infeces mais comuns da humanidade. SINTOMAS: Pequenas bolhas cheias de lquido claro ou amarelado que formam

crostas quando se rompem - precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento TRATAMENTO: Apesar de no haver cura para o vrus do herpes, o mdico pode prescrever um medicamento antiviral para tratar os sintomas e prevenir manifestaes futuras PREVENO: Existe um medicamento relativamente novo, o valaciclovir (Valtrex), que se tomado continuamente pela pessoa infectada, pode prevenir a transmisso do vrus, e tambm o uso de preservativos durante as relaes sexuais.

RAIVA: O QUE : A raiva uma doena infecciosa, aguda e mortal, transmitida entre mamferos, inclusive ao homem, geralmente por mordida, arranho ou lambida de um animal infectado. SINTOMAS: Transformao de carter, inquietude, perturbao do sono, sonhos tenebrosos. TRATAMENTO: clinicamente presente parece intil. Devido ao perigo de infeco para outros animais e para o homem os animais doentes de Raiva costumam ser sacrificados. PREVENO: A preveno mais importante feita atravs da vacinao dos animais domsticos.

GRIPE: O QUE : Doena infecto-contagiosa causada por um dos trs tipos do Influenzavirus. Transmitida pelas vias areas. SINTOMAS: febre intensa, dor de cabea e de garganta, coriza, cansao, inflamao das mucosas e das vias respiratrias, tosse, dores musculares e sensao ou tremores de frio. TRATAMENTO: O tratamento sintomtico, variando de caso a caso. PREVENO: A vacinao a principal forma de preveno contra a gripe.

AIDS:

O QUE : uma manifestao clnica avanada da infeco pelo vrus da imunodeficincia humana. Geralmente, a infeco pelo HIV leva a uma imunossupresso progressiva, especialmente da imunidade celular, e a uma desregulao imunitria. SINTOMAS: Febre alta, dores musculares e articulares, gnglios, dor de garganta, vermelhido no corpo e perda de peso figuram entre eles. TRATAMENTO: Embora ainda no haja cura para a infeco pelo HIV e para a AIDS, uma das mais promissoras alternativas para ajudar as pessoas infectadas pelo HIV a conviver com a doena representada pelos medicamentos novos e mais potentes. PREVENO: A melhor maneira de combater o vrus impedir sua multiplicao. o que fazem os medicamentos anti-HIV, que devem baixar a carga viral, tornando-a indetectvel e, se possvel, restaurar a imunidade.

RUBOLA: O QUE : A Rubola uma doena causada pelo vrus do gnero morbillivirus que, apesar de ser classificada muitas vezes como prpria da infncia, acomete adultos e crianas. SINTOMAS: Febre por pelo menos trs dias, tosse, coriza e olhos vermelhos. TRATAMENTO: No h tratamento especfico para casos de Rubola. O mdico pode apenas aliviar os sintomas do doente at que se cure. PREVENO: A vacinao nica forma de prevenir a doena.

Vous aimerez peut-être aussi