Vous êtes sur la page 1sur 9

Cursos de educao e formao

O incio de uma viagem OBJETIVOS Conhecer uma obra fundamental da literatura portuguesa. Perceber a especificidade do texto narrativo pico. Identificar os temas fundamentais tratados na obra estudada. Analisar criticamente os episdios selecionados. Identificar a estrutura interna e a estrutura externa da obra. Distinguir os diversos planos da obra. Reconhecer aspetos gerais do contexto histrico-cultural de Cames Interpretar os textos estudados, identificando e comentando recursos expressivos. Desenvolver competncias fundamentais da lngua portuguesa.

Apresentao do autor 1. Aps leitura da adaptao elaborada pela professora e ensasta Amlia Pinto Pais, preenche os espaos de modo a conheceres melhor a vida do poeta.

O meu nome

____________________________________________ e vivi em Portugal no sculo embaraos para sab-lo, visto que no conseguiram

__________. Aqueles que mais tarde viriam a ocupar -se da minha vida (os meus bigrafos) viram-se em srios obter documentos ____________________ a meu respeito (...).

De qualquer modo, vou, para que a minha apresentao seja mais completa, dizer-vos que nasci em _______________, em _______________, por volta de _______________. A minha famlia era _____________ e pobre vivi sempre. No entanto, e porque, nobreza, pude ser educado no mesmo pobre a minha _________________ pertencia

contacto com os clssicos _________________ e _______________. (...) Li, nomeadamente, os livros que considero os mais importantes do Mundo: os poemas de ______________ sobre a Guerra de Tria A _________________ - e sobre as aventuras do sbio Ulisses - A ________________ e o poema de Virglio, narrando as navegaes de Eneias - A ___________________. (...) Pude conhecer igualmente outros livros e autores estrangeiros muito admirados e lidos no meu tempo, como Ariosto e Petrarca. (...) Para alm da leitura, ocupava eu o meu tempo em distraes prprias de jovens, como __________________ as cachopas bem lindas do meu tempo, em bem _________________ e vi-me envolvido em __________________. Frequentei tambm os seres da Corte e fiz muitos versos s damas; mais tarde seriam publicados com o ttulo de _________________________________ . A determinada altura fui para __________________, profisso prpria de nobres, e fui combater os _____________ para o Norte de _______________, zona em que o meu Rei queria obter territrios. (...) E foi isso mesmo que sucedeu, fui ferido em combate e perdi para sempre um dos meus __________________. Tempos depois, fui enviado para a _________________, dizem alguns que como castigo por mau _________________________, outros que por vingana de algum rival por mim vencido nos amores e nas brigas. () Senti um enorme prazer em poder repetir a viagem que tantos portugueses j tinham feito antes e que ___________________________________, para mim o mais importante heri de Portugal, fizera pela primeira vez em __________________________ . Gostei de conhecer a costa africana, o _____________________________ e tambm o _______________________ e de ir prestar servio para Goa, capital do Imprio Portugus do _________________________ . Tal como tinha acontecido em Lisboa, tambm por estas bandas me no faltaram inimigos ... e, a certa altura, fui enviado para __________________, com um cargo oficial. (...) Diz a lenda que em Macau escrevi os meus ______________________ numa gruta adequada ____________________, segundo dizem, e mais tarde, em Lisboa. (...) A verdade que nem sempre fui muito

ao trabalho de fazer poesia ... Acusaram me de fraudes. Estava inocente, mas tive de regressar a Goa, em cuja priso passei dias amargos ... (...) No Oriente fui igualmente vtima de um __________________ em que quase perdi a vida e no qual salvei a custo Os Lusadas. Regressei algum tempo depois a Portugal e minha Lisboa. Ao contrrio de tantos que na ndia fizeram fortuna rpida, regressei mais _________________ do que quando tinha sado. Tanto que s tive dinheiro para pagar a viagem at Ilha de _________________________ . Por l fiquei, at que amigos que vinham da ndia me pagaram o resto da viagem. Em Lisboa, aguardava-me, ansiosa, a minha querida me. Vinha fraco, pobre e doente. Tratei de conseguir a publicao do meu livro. Pedi audincia ao Rei, jovem simptico que prometia ser valente ____________________________ um e pedi-lhe que me

permitisse ler-lhe o meu poema que alis lhe __________________________ . Aps a leitura, agradeceu-me e prometeu pagar-me uma penso razovel at ao fim dos meus dias. Nem sempre a penso chegou (...) Seja como for, e isso que importa, o meu livro foi publicado em _______________ e com tanto xito, que logo nesse ano houve uma ______________________ edio. bom que eu diga () que, nessa altura, pouca gente sabia ler. O livro no me trouxe riqueza, nem melhorou o meu nvel de vida. Acabei por morrer num dia _________________, em _________________(...) Nem dinheiro havia me fazerem o funeral (...) J chega de tanto falar de _____________. Afinal se ____________ sou conhecido em todo o Mundo, tal se deve aos meus poemas _________ no minha vida como pessoa. (...)
Adaptao de Amlia Pinto Pais, Os Lusadas Em Prosa

______________

2. Preenche os espaos em branco, utilizando as palavras do quadro. Lus Vaz de Cames foi um dos grandes ................. portugueses, sendo considerado, tambm, um dos maiores poetas ...................... de todos os sculos. Contribuiu grandemente para o prestgio da Lngua ........................... e para o seu desenvolvimento, tendo introduzido na nossa lngua inmeros ....................... e ........................ ............................, bem como novas ................................. ........... ...................................... . Apesar de ter morrido h ................ sculos, tornou-se ......................., por ter deixado uma grandiosa obra, representativa da sua ........................., sobretudo porque o seu poema pico ......... ............................... considerado uma das grandes obras universais. Foi um autor cheio de .......................... e ........................., com grande cultura e experincia de vida.

arte imortal OS Lusadas portuguesa poca latinismos palavras cultas quatro formas de expresso mundiais poetas talento

3. L as seguintes afirmaes e indica se so verdadeiras ou falsas.


a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. l. m. Lus de Cames viveu no sculo XVI. Era oriundo de uma famlia abastada. Era nobre. Leu livros tais como a Ilada e a Odisseia de Homero e a Eneida de Virglio. Envolveu-se frequentemente em brigas. Escreveu muitos poemas. Perdeu um dos seus olhos na ndia. Combateu no Norte de frica. No Oriente foi vtima de um naufrgio no qual quase perdeu a vida e durante o qual salvou, a custo, Os Lusadas. Ao regressar da ndia, tal como todos os outros, estava muito rico. Leu os Lusadas ao rei D. Sebastio que gostou muito. O livro foi publicado pela primeira vez em 1572 com tanto xito que houve logo uma segunda edio. Cames faleceu a 10 de junho de 1579 (ou 1580).

Palavras Cruzadas sobre Os Lusadas

HORIZONTAIS: 2. Os (...), obra potica do escritor Lus Vaz de Cames, considerada a epopeia portuguesa (publicada pela primeira vez em 1572) 6. Vasco da (...), descobriu o caminho martimo para a ndia (o relato dessa viagem o plano Central da narrativa de Os Lusadas). 8. D. (...), Rei a quem Cames dedica a obra Os Lusadas. 9. Por terem oito versos, as estncias so... 11. O Velho do (...), personagem de Os Lusadas que representa a contestao da poca contra as aventuras dos descobrimentos. 13. Morte de (...) de Castro, um dos episdios lricos de Os Lusadas (III, 118-135). 14. Quantos Cantos tem a obra Os Lusadas?

15. Tipo de rima presentes nos primeiros seis versos de cada estncia VERTICAIS: 1. Batalha de (...), um dos episdios blicos de Os Lusadas, que relata o feito herico de Nuno lvares Pereira (IV, 24-44). 3. Episdio de Os Lusadas que representa a vitria sobre o medo do desconhecido. 4. Por narrar e louvar um grande feito de um povo, Os Lusadas so um poema... 5. Uma das quatro partes que dividem Os Lusadas (Canto I, estncias 1-3). 7. Sinnimo de estncias (Os Lusadas tm 1102 estncias). 10. Ninfas do Tejo. 12. Obra de Virglio (poeta romano do sculo I a.C.), que serviu de modelo para escrever Os Lusadas.
Autor Paulo Freixinho

Renascimento e Humanismo (sculo XVI) Texto 1

Humanismo implica dedicao aos problemas da humanidade; uma atitude do esprito que se concentra nas actividades do Homem. Historicamente, o humanismo foi uma doutrina que teve a sua origem no sculo XIV, em Itlia, e que salientava o mrito, a dignidade e as potencialidades essenciais do homem, em contraste com as doutrinas anteriores, que consideravam o homem pecador, indigno e condenado destruio, tanto na vida presente como na vida futura. Os humanistas do Renascimento fundamentavam as suas convices no estudo dos poetas, historiadores e filsofos da Antiguidade e acabaram por acreditar que o Homem era, realmente, o centro do universo, e capaz de viver uma vida de compreenso, dignidade, moralidade e at de felicidade. Harry Shaw, Dicionrio de Termos Literrios.

Texto 2
Alguns acontecimentos contribuem para que, lenta e progressivamente, se redescubra a f nas capacidades do Homem e da razo: a inveno da imprensa, em meados do sculo XV, por Guttenberg, permitia agora a difuso mais ampla das ideias e das notcias; os descobrimentos permitiam o desfazer das concepes medievais sobre a Terra, bem como o encontro com civilizaes desconhecidas, os seus costumes, os seus saberes, a sua fauna, a sua flora. Os avanos da tcnica, por exemplo na construo de embarcaes e instrumentos nuticos como o astrolbio, na extraco mineira, mostram as possibilidades de domnio da natureza. Amlia Pinto Pais, Para compreender Os Lusadas.

1. O Renascimento diz respeito a que sculo? __________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Que rutura podemos indicar entre aquela poca e a Idade Mdia?

3. Como se caracteriza um humanista?

4. Qual o facto que favoreceu a rpida divulgao de ideias e notcias?

5. Quais os acontecimentos que determinaram uma mudana profunda na maneira de encarar o mundo?

Texto 3
Este renascimento do esprito crtico acompanhado por um aumento de interesse pela cultura antiga, a grecolatina. So os seguintes os principais aspetos das teorias artsticas do Renascimento: a verdadeira arte tem por base a imitao, isto , reproduzir com fidelidade a natureza, imitando ou seguindo os modelos clssicos, entendendo-se por tal os modelos literrios e artsticos antigos; a verdadeira arte equilibrada, ou seja, um contedo rico numa forma perfeita; esse equilbrio deve refletir um ideal de heri capaz de autodomnio atravs do equilbrio entre razo e sentimento; a arte tem carcter universal (os seus princpios so vlidos para todos os tempos e todos os 1 povos). A este conjunto de concees estticas d-se o nome de classicismo. 1. Complete os espaos, recorrendo informao que encontra no texto. a) Na poca do______________________ os artistas seguiam os modelos ___________________________. Tais modelos provinham da antiguidade _____________________ e ______________________________. b) _______________________ designa um conjunto de ideias que caracterizavam a arte no sculo XVI. De acordo com esta corrente de pensamento, a arte deveria manifestar-se atravs da ________________ e do ____________________ entre ___________________________ e __________________________________. c) A noo de ____________________________ aparece nesta poca como fundamental no domnio artstico, visto que apenas os modelos ___________________________________ eram considerados ____________________________________.

Os Lusadas em numerais
A obra Os Lusadas, editada pela primeira vez em 1572, uma sofisticada construo literria que impressiona qualquer estudioso. Vale a pena recordar que esta epopeia est dividida em 10 cantos e que, em mdia, cada canto constitudo por 110 estncias (ou estrofes). O canto mais longo o dcimo, com 156 estncias. Se tivermos em conta que cada estncia tem 8 versos e que, no total, a obra 1102 estncias., Cames escreveu afinal 8896 versos. Cada um destes versos tem dez slabas mtricas (trata-se do chamado verso heroico). importante notar que 773 estncias das 1102 referidas, dizem respeito ao principal (viagem da armada de Gama e intervenes dos Deuses do olimpo). Joaquim Jorge Carvalho, Lngua Portuguesa, CEF 1. Com base nos dados fornecidos do texto , transcreve a informao relativa a cada nmero. 1572 10 110 156 8 1102 8896 773

Estrutura externa e estrutura interna


A estrutura externa da obra compe-se de dez cantos. A estrutura interna constituda por Proposio (o poeta d conta do assunto que vai tratar na obra), Invocao (pedido de auxlio s Musas, no sentido de corresponder s exigncias de estilo, profundidade e beleza que o assunto da obra exige), Dedicatria (discurso dirigido a uma distinta entidade que poeta elege como recetor simblico do seu poema) e Narrao (relato dos acontecimentos que fazem parte da ao). A Proposio aparece no canto I; a Invocao aparece nos cantos I, III, VII e X). A Dedicatria aparece no canto I e tambm no X. H ainda profecias, ao longo do poema, que encontramos nos cantos I, II, IV, V, VI e X. Boa parte da obra ocupa-se da ao principal, ou seja, da viagem de Vasco da gama a caminho da ndia (cantos I, II, V, VI, VII, VIII, IX e X). Essa ao enriquecida pela interveno sistemtica dos Deuses do Olimpo (Cantos I, II, VI, VII, VIII, IX e X). A histria est sempre presente, quer a que se refere quele presente (que a histria sendo cumprida), quer a que evoca feitos e glrias do passado. Mas Lus de Cames encontra um modo hbil de incluir essas referncias na prpria ao principal. Com o pretexto de responder curiosidade do rei de Melinde, que pede a Gama para falar dos portugueses, o poeta investe trs cantos (o III, o IV e o V) na revisitao da Histria de Portugal. Este relato feito por Gama, que assim assume, por emprstimo, a condio de narrador. claro que, quando narra episdios que j so do seu prprio tempo e tm a ver com a viagem, o navegador passa a narrador participante. 1. Aplica os teus conhecimentos.

Vous aimerez peut-être aussi