Vous êtes sur la page 1sur 3

- Ltio - Li

- Introduo: O ltio um metal alcalino (smbolo Li, nmero atmico 3 e massa atmica 7), contendo na sua estrutura trs prtons e trs eltrons, que no encontrado livre na natureza. Na tabela peridica dos elementos qumicos, pertencente ao grupo (ou famlia) 1A, entre os elementos alcalinos. Na sua forma pura, um metal macio, de colorao branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na gua. um elemento slido porm leve, sendo empregado especialmente na produo de ligas metlicas condutoras de calor, em baterias eltricas. Os sais de ltio so usados no tratamento de transtorno bipolar. Inicialmente classificado como um anti-psictico, hoje utilizado por seus efeitos reguladores de humor, anti-manaco e, secundariamente, anti-depressivo. Em nveis mais elevados, os ons de ltio so considerados venenosos e requerem ateno mdica imediata. Entre os principais sintomas de contaminao por ltio so: nusea, tontura, enjos, diarria e tremores nas mos. Esses sintomas podem, entretanto, aparecer na faixa teraputica para transtorno bipolar. Salienta-se, ainda, que a administrao prolongada de ltio pode causar danos tireide e aos rins, exigindo monitorao peridica por meio de exames de sangue. - Caractersticas: o metal mais leve, a sua densidade apenas metade da densidade da gua. Como os demais metais alcalinos monovalente e bastante reativo, porm menos que o sdio, por isso no encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porm se a combusto ocorrer violentamente a chama adquire uma colorao branca brilhante.

Figura 1 Cubos de Ltio.

Materiais Como os outros metais alcalinos, o ltio puro altamente inflamvel e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, gua. Alm disso corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulao para evitar o contato com a pele. Deve-se armazen-lo num hidrocarboneto lquido inflamvel como, por exemplo, a gasolina ou leo. O ltio considerado ligeiramente txico Os istopos estveis do ltio so dois, Li-6 e Li-7. O Li-7 um dos elementos primordiais, produzido por sntese nuclear aps o big bang. Os istopos de ltio dividem-se substancialmente numa grande variedade de procesos naturais, incluindo a precipitao qumica na formao de minerais, processos metablicos, e na substituio do magnsio e ferro em redes cristalinas de minerais argilosos em que o Li-6 preferido ao Li-7.

Tabela 1 Propriedades do Ltio. - Processo de obteno: um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas, porm nunca livre, dada a sua grande reatividade. encontrado, tambm, em sais naturais, guas salgadas e guas minerais. Desde a Segunda Guerra Mundial, a produo de ltio aumentou enormemente, sendo obtido de fontes de gua mineral, guas salgadas e das rochas que o contm. Sempre por eletrlise do cloreto de ltio. Os principais minerais do qual extrado so lepidolita, petalita, espodmena e ambligonita. Nos Estados Unidos extrado de salinas existentes na Califrnia e Nevada, principalmente. Exemplo de extrao a partir da espodmena: LiAl(Si2O6) reage com cido sulfrico, produzindo o sulfato, Li2SO4. Este reage com carbonato de sdio, produzindo o carbonato, Li2CO3. E, com cido clordrico, forma-se o cloreto, LiCl. O

Materiais metal obtido pela eletrlise do cloreto fundido, misturado com cloreto de potssio (KCl) para reduzir o ponto de fuso. - Aplicaes: Devido ao seu elevado calor especfico, o maior de todos os slidos, usado em aplicaes de transferncia de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroqumico usado como um nodo adequado para as baterias eltricas. Tambm, utilizado como desgaseificante e agente de refinao de metais fundidos, como por exemplo na produo do cobre e suas ligas. Atua como agente de refinamento de gro e aumenta a fluidez dos metais fundidos. Devido ao baixo valor da sua massa atmica, os compostos de ltio apresentam massas moleculares relativamente pequenas, o que oferece vantagens em certas aplicaes, como o caso do uso do hidrxido de ltio na absoro de dixido de carbono em submarinos, naves e veculos espaciais. A existncia de pequenas porcentagens de xido de ltio em algumas substncias utilizadas na produo de vidro e cermica tem a vantagem de fazer baixar sensivelmente os pontos de fuso nestes processos. Outras aplicaes: - Os sais de ltio so usados no tratamento de algumas doenas mentais (transtorno bipolar); - O cloreto e o brometo de ltio so excelentes secantes, por isso so utilizados como absorvente em equipamentos de refrigerao por absoro; - A reao de hidrxido de ltio com gorduras forma um sabo que um excelente lubrificante, geralmente aplicado em condies de alta temperatura; - O ltio um componente comum nas ligas metlicas de alumnio, cdmio, cobre e mangans, utilizados na construo aeronutica; - Tambm tem aplicaes nucleares.

Vous aimerez peut-être aussi