Vous êtes sur la page 1sur 3

O POSITIVISMO NO BRASIL

Conhecer o positivismo, contudo, particularmente importante a ns brasileiros, devido a grande influencia que esta escola filosfica exerceu em nosso pas na vida dos sculos XIX e XX. Se ficarmos atentos aos acontecimentos, percebemos que o objetivo da filosofia, aps a Proclamao da Repblica, o lema escrito na bandeira nacional ORDEM E PROGRESSO. interessante notar que o positivismo no Brasil, afora ortodoxia dos dois apstolos Miguel Lemos e Teixeira Mendes e do grupo que viria a freqentar a Igreja da Humanidade. Seus adeptos ao positivismo eram geralmente militares, mdicos e engenheiros, que valorizavam o conhecimento cientifico.

O IDEALISMO HEGELIANO

O idealismo uma corrente filosfica que emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posio central da subjetividade fundamental. Tendo suas origens a partir da revoluo iniciada por Descartes, desde Kant ate Hegel, que talvez seria o ultimo grande idealista da modernidade. Assim na filosofia idealista, o bsico que Eu sou Eu, no sentido do que o EU, pra mim, sempre pensando no ideal, com a mistura das diferenas, valorizando mais a imaginao do que a copia fiel da natureza, seu oposto seria o realismo.

A DIALTICA IDEALISTA

A dialtica hegeliana era a dialtica do idealismo. Para Hegel as idias que pem o mundo em movimento. Primeiro existem as idias, a medida que essas idias de exteriorizam, comea a acontecer o movimento da prpria realidade. Foi Hegel que elaborou o movimento tridico: 1 TESE: idia, afirmao 2 ANTITESE: natureza, negao

3 SINTESE: esprito, negao da negao O conhecimento a partir de uma realidade dada, imediata, simples aparncia, chamado por Hegel de conhecimento abstrato, ao qual ope o conhecimento do ser real, concreto, que consiste em descrever o modo como uma realidade produzida. Sendo assim, os pensadores reforam o idealismo, como o carter determinante da razo.

O MATERIALISMO MARXISTA

Fala-se muito de marxismo, e, no entanto, a grande maioria das pessoas no conhece seu sentido mais profundo. Julga-se comumente que Karl Marx foi um materialista ateu e nada mais. Todavia, no preciso dizer que tais afirmaes so superficiais. Desconsidera-se simplesmente a relao fundamental entre G. W. F. Hegel e Marx, ou ainda entre L. Feuerbach e Marx.

As causas da incompreenso de uma teoria to ostensivamente divulgada so diversas. Contudo, G. V Plekhnov, que um marxista anti-romntico, iluminista, evolucionista, como nos afirma Michel Lowy, indica-nos as causas principais. Segundo Plekhnov, os leitores atuais no esto preparados para compreender e servir-se da obra de Marx. E por qu? Por mltiplas razes. Uma das mais importantes que atualmente se conhece muito mal no s a filosofia hegeliana, sem a qual difcil assimilar o mtodo de Marx, mas tambm a histria do materialismo, sem a qual no possvel ter uma idia clara da doutrina de Feuerbach, que foi, em filosofia, o predecessor imediato de Marx, e que forneceu, em considervel medida, a base filosfica da concepo de mundo de Marx e Engels. Realmente, Hegel e Feuerbach so fundamentais para a compreenso da cosmoviso de Marx e Engels. Foi Hegel quem forneceu o mtodo dialtico que ser a base do sistema de Marx, assim como ele nos confessa no Posfcio segunda edio alem de O Capital em 1873: Ao tempo em que elaborava o primeiro volume de O Capital, era costume dos epgonos impertinentes, arrogantes e medocres, que pontificavam, nos meios cultos alemes, comprazerem-se em tratar Hegel, tal e qual o bravo Moses Mendelssoh, contemporneo de Lessing, tratara Spinoza, isto , como um co morto. Confessei-me, ento, abertamente discpulo daquele grande pensador, e, no captulo sobre a teoria do valor, joguei, varias vezes, com seus modos de expresso peculiares. A mistificao por que passa a dialtica nas mos de Hegel no o impediu de ser o primeiro a apresentar suas formas gerais de movimento, de maneira ampla e consciente. Em Hegel a dialtica

est de cabea para baixo. necessrio p-la de cabea para cima, a fim de descobrir a substncia racional dentro do invlucro mstico.

A IDEOLOGIA

O trao essencial da atitude ideolgica conceder mais importncia s idias do que s coisas. Ou seja, ao contrrio da s Filosofia, a ideologia pressupe sempre uma separao entre coisas e idias. Enquanto na Filosofia, se pretende chegar verdade das coisas atravs das idias, na ideologia estas adquirem valor independente das coisas a que se referem, tomando vida prpria. Assim sendo, a atitude ideolgica exige, como condio necessria para existir, um erro fundamental a respeito da inteligncia humana.

CONCLUSO.

Ao perceber o conhecimento momo resultado de um processo dialtico: a razo histrica, a verdade construda no tempo. O Pensamento posto em movimento na histria, desfere um golpe na viso esttica e metafsica do mundo. Mais do que um modelo a ser aplicado para o idealismo hegeliano a racionalidade o prprio tecido do real e do pensamento.

Jezriel Rocha (92) 9370-4068 Email: jezrielrodriguesrocha@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi