Vous êtes sur la page 1sur 37

Guia Estudo Grupos Pequenos

Apresentao do Material Voc est prestes a iniciar uma experincia de mudana de vida atravs de sua participao nesse grupo. Estudar a Palavra de Deus juntamente com outros crentes sempre impacta nossas vidas. Esboo de cada encontro: Cada um dos encontros do grupo estar baseado em 5 dos 6 propsitos citados no livro Uma vida com propsitos (Rick Warren). Os encontros, planejados para 90 minutos, sero assim estruturados: I. Conectar (Comunho) Imagine que a conexo com Deus e sua famlia seja o fundamento do seu crescimento espiritual. Esta a parte do encontro que o ajudar a conhecer as pessoas do seu grupo. (15min) II. Crescer (Discipulado) Esta parte do encontro apresenta trs componentes: a) Memorizar o versculo bblico; b) Contedo do estudo; c) Perguntas para discusso. (35 a 40 min) III. Servir (Ministrios) Nada mais realizador do que usar os dons dados por Deus para servir as necessidades das pessoas na famlia de Deus. Esta parte do encontro ajudar os participantes a entender como melhor servir o prximo e a igreja. (15 min ) IV. Compartilhar (Evangelismo) Esse grupo pode ser usado por Deus para alcanar outros para Cristo. Esta parte do encontro planejada para dar ao grupo sugestes prticas e exerccios que auxiliam a compartilhar o amor de Deus com o prximo. (10 min) V. Adorar Nesta parte do encontro voc levar seu grupo s diversas formas de adorao: orao, leitura, msicas, compartilhar uma passagem das Escrituras, compartilhar o que Deus est fazendo em sua vida, etc. (15 min) Estudos Adicionais Esses estudos podem ser utilizados no caso de seu grupo ter mais tempo, se voc perceber que terminou antes do prazo ou, ainda, se o grupo des ejar ter um encontro extra. Nesses casos, voc pode lanar mo dos estudos adicionais no final de cada lio. Plano de leitura diria -O livro Uma Vida com Propsitos do Pr. Rick Warren est ajustado aos encontros semanais dos grupos. O livro um modo de aprofundar cada u m dos temas discutidos nos grupos.

Orientao para voc Facilitador e/ou Anfitrio -O tema que ser tratado nos grupos j foi abordado na Escola Bblica de Adultos, no Ministrio Semear (com as crianas) e nos cultos. -O projeto no repetir nos grupos um novo sermo ou aula da Escola Bblica, mas sim proporcionar conversas e debates para um melhor entendimento do que est sendo ensinado (Escola Bblica de Adulto e Infantil) e pregado (Culto). -Nos grupos, o espao deve ser dedicado para algo pessoal. Para isso, sero utilizadas algumas perguntas que ajudaro a chegar neste resultado. -Para grupos pequenos com crianas, ser disponibilizado material especfico. Para tanto, deve-se procurar o Ministrio Semear.

1 Semana Afinal de contas, por que motivo estou aqui? I -CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Dinmica: Acendendo o fsforo. Material necessrio = uma caixa de fsforo, com um fsforo para cada participante. (Dinmica para grupos de adultos) Procedimento: o facilitador distribui um fsforo para cada membro do grupo. Cada um, por sua vez, acende o fsforo e faz uma auto-apresentao, mas somente enquanto o fsforo estiver queimando. Ficha de expectativa: Ficha de Expectativa Quais so suas expectativas para as reunies? Qual o resultado que voc espera? Qual sua expectativa quanto sua participao? Nome = (Se, no primeiro dia, voc levar mais tempo nesta parte do que est planejado, no se preocupe.) II-CRESCER: Introduo: Verifique com as pessoas de seu grupo quais so as que tm assistido aos Cultos ou as classes da EBA. Incentive cada participante a ter uma Bblia e traz-la para os encontros. (Seria bom que todos os participantes tivessem uma Bblia. Se isto for difcil, voc como facilitador/ anfitrio dever providenciar meios para isto ocorrer.) O tema deste primeiro Encontro : Afinal, de contas, por que motivo estou aqui?

Procure levar seu grupo a refletir sobre este tema utilizando-se de perguntas tais como: -Por que, afinal, estamos neste mundo? -Qual o motivo de nossa existncia? -Em que fase de sua vida voc se fez tais perguntas? -Onde este questionamento o levou? (Deixe que todos falem -desde os antigos de Igreja, bem como os que esto ali pela primeira vez). Durante as prximas semanas, procuraremos compreender mais profundamente o propsito de Deus para nossas vidas. Desenvolver o Tema: Afinal, de contas por que motivo estou aqui? Esta no um pergunta nova. H milhares de anos, Salomo j se questionava a respeito de sua existncia. H inmeras pessoas que passam pela vida sem jamais descobrir o propsito da sua existncia, sem saber para o que foram criadas. Vivem ocupadas com tantas coisas (trabalho, famlia, lazer, etc.) que muitas vezes no conseguem obter a resposta a essa questo. A. As Conseqncias de no Conhecer seu Propsito. 1. Quais so as conseqncias de no conhecer seu propsito? A Vida ser CANSATIVA, ENFADONHA, UM FARDO. Eclesiastes 1. 5 O sol se levanta e o sol se pe, e depressa volta ao lugar de ond e se levanta. 6 O vento sopra para o sul e vira para o norte; d voltas e voltas, segui ndo sempre o seu curso. 7 Todos os rios vo para o mar, contudo, o mar nunca se enche; ainda que se mpre corram para l, para l voltam a correr. 8 Todas as coisas trazem canseira. O homem no capaz de descrev-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. (Focalize a monotonia da vida, o gasto de energia sem chegar a lugar algum) 2. Sem saber qual seu propsito, sua vida ser INCOMPLETA, FRUSTANTE. Eclesiastes 1. 8 Todas as coisas trazem canseira. O homem no capaz de descrev-las; os olhos nunca se saciam de ver, nem os ouvidos de ouvir. 9 O que foi tornar a se r, o que foi feito se far novamente; no h nada novo debaixo do sol. (Focalize a questo dos olhos nunca se saciam de ver ... Precisamos sempre de novidades para conduzir nossas vidas. Ilustre com os canais da TV a cabo e o con trole remoto. Estudos dizem que uma pessoa muda de canal em mdia 350 mil vezes durante sua vida .) 3. Sem saber qual seu propsito, sua vida ficar FORA DE CONTROLE. Eclesiastes 1.15 O que torto no pode ser endireitado; o que est faltando no pode se

r contado.

(Focalize a idia de querer mudar algo que no se pode, consertar algo que no tem conserto, atravs de suas prprias mos.) Perguntas para discusso: -Como voc percebe a falta de propsito em sua vida? -Voc percebe que Cristo lhe deu propsito na vida? Se sim, compartilhe. B. Como Descobrir seu propsito? Salomo concluiu que sem o conhecimento do propsito da sua vida, ela termina sem sentido, cansativa, incompleta e incontrolvel. Ento, o que fazer? Quando no se sabe o objetivo da vida, voc tem duas opes: Inventar o seu propsito. As pessoas fazem isto o tempo todo. Tentam dar um significado vida por meio de hobby, esportes, artes, carreira, etc. Estas atividades podem at ser divertidas, mas, no interior das pessoas, certamente, deve haver mais do que isto para ser vivido. Algo est faltando! Descobrir o propsito de Deus. Graas a Deus, h uma segunda opo: descobrir o que Deus diz ser o propsito da vida. Ele o criador da vida; conseqentemente, deve saber seu significado! Se voc quer conhecer o propsito da sua vida, deve comear com Deus, no com voc mesmo ou com o que algum pense sobre o propsito. Voc foi criado para um propsito divino. Efsios 1.11 Nele fomos tambm escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propsito da sua vontade. Pergunta para discusso: -Em qual destes dois grupos voc est? Inventando seus prprios propsitos ou procurando descobrir os propsitos de Deus? C. Benefcios de Conhecer seu Propsito. Em Filipenses 3, Paulo tambm escreve sobre este mesmo tema: Filipenses 3.12 No que eu j tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeioado, mas prossigo para alcan-lo, pois para isso tambm fui alcanado por Cristo Jesus. 13 Irmos, no penso que eu mesmo j o tenha alcanado, mas uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que ficaram para trs e avanando para as que esto adiante, 14 prossigo para o alvo, a fi m de ganhar o prmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

1. Conhecer o propsito de Deus para a sua vida lhe dar FOCO. Filipenses 3.12 No que eu j tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeioado, mas prossigo para alcan-lo, pois para isso tambm fui alcanado por Cristo Jesus. (A idia aqui : No fico distrado, tenho idia de onde irei chegar.) Henry David Thoreau (12/07/1817, ensasta americano, poeta, naturalista e filsofo) disse: A maioria dos homens vive em total desespero . Em outras palavras, a maioria das pessoas leva uma vida agitada e sem objetivo. 2. Conhecer o propsito de Deus para sua vida far com que ela se torne mais SIMPLES. Filipenses 3.13 Irmos, no penso que eu mesmo j o tenha alcanado, mas uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que ficaram para trs e avanando para as que esto adian te. Tentar viver sem propsito igual a dirigir em um nevoeiro. As decises se tornam bem difceis de serem tomadas. Quando passamos a entender os propsitos de Deus para nossas vidas, mudamos at a nossa agenda. Onde investir meu tempo? Meu dinheiro? Minhas horas de folga? Isaas 26.3 O Senhor conservar em perfeita paz aquele cujo propsito est firme. 3. Conhecer o propsito de Deus para sua vida aumentar sua MOTIVAO. Filipenses 3.14 ... prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prmio do chamado cele stial de Deus em Cristo Jesus. Quando h um propsito, alvo e objetivo claro, h motivao vindo de Deus que confivel. Jeremias 29.11 Eu conheo os planos que tenho para vocs, diz o Senhor, planos de fa zlos prosperar e no de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperana e um futuro. 4. Conhecer o propsito de Deus para sua vida o PREPARA PARA A ETERNIDADE. Filipenses 3.14 ... prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prmio do chamado cele stial de Deus em Cristo Jesus. A vida aqui na terra no tudo. Voc tem um destino eterno. Foi feito para ser eterno. A escolha que voc fizer aqui ir determinar onde voc passar a eternidade. Tito 3.7 Ele o fez a fim de que, justificados por sua graa, nos tornamos seus her deiros, tendo a esperana da vida eterna.

D. Voc tem um Relacionamento com Deus? Neste momento, voc facilitador/anfitrio deve ter a sensibilidade e apresentar a verdade da salvao que h em Cristo Jesus. Pode fazer junto com todo o grupo ou em particular. Se no grupo s estiverem cristos, pergunte como foi a converso de cada um. IIIDISCUSSO EM GRUPOS. Neste momento, voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas, para que haja mais interao, alem de melhor fixao dos conceitos. Os grupos menores encorajam as pessoas mais tmidas a participar, especialmente nos momentos de pedidos e de orao. Efesios 2.10 Perguntas para discusso:

-O que este verso lhe diz sobre o propsito de Deus para sua vida? -Voc cr que este versculo verdadeiro? -Se cr, de que modo ele afetaria a maneira que voc vive? Olhando para Eclesiastes 1: -Com qual das trs conseqncias de no conhecer os propsitos de Deus voc mais se identifica: Vida Cansativa, Incompleta ou Fora de Controle? Por qu? O Apstolo Paulo tinha o propsito claro de Deus para sua vida. Ao descobrir o propsito de Deus para a sua vida, como ela ser? Se voc j descobriu, como ela tem sido? Perguntas Extras: (Se houver tempo, voc deve realizar) Qual foi a concluso que Salomo chegou no final de sua vida? Ecl. 9.1 a 6; 12.13 a 14. O que Paulo diz sobre as lies que aprendeu na vida? 2Tm 4.1 a 5. A que concluso Paulo chegou sobre sua vida ao analisar seu passado ento olhou adiante, para o futuro? 2Tm 4.6 a8 O que voc aprendeu a partir dos escritos de Salomo e de Paulo que poderia ajudar sua vida?

IV-COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos). Pedidos diversos. Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo. V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a ler o livro Uma vida com Propsitos Efsios 2.10. p. 17 a 48.

Lembre o Versculo para ser memorizado

Ligue para amigos e os convide para o prximo encontro.

2 Semana Voc foi criado para agradar a Deus. I-CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Dinmica: Se eu pudesse estar... Material necessrio: Uma folha de papel e uma caneta para cada participante. Procedimento: Escreva o nome de cada pessoa presente no alto de uma folha de papel e faa uma dobra para escond-lo. Distribua as folhas, estando atento para que ningum receba uma folha com seu prprio nome, e pea a cada participante para escrever o no me de um lugar onde gostaria de estar naquele momento ( navio , praia , etc).Cada um deve dobrar a sua folha novamente para esconder tanto o nome quanto o lugar, e passar o papel para a pessoa direita.Escreva agora algo que gostaria de estar praticando ( esporte, filme, do rmindo,etc), dobre e passe. Escreva o nome da pessoa com quem voc gostaria de estar naquele momento. Voc pode ir criando, tipo de alimentos, carro, roupas, etc... Objetivo chegar o pape l na origem. Devese desdobrar o papel e comear a ler o que foi escrito. Comear com uma pergunta: Quando voc era jovem, como imaginava Deus? Relembre os principais pontos do encontro passado: Conseqncias de no conhecer seu propsito: Vida Cansativa, Incompleta, Fora de Controle. Como descobrir seu propsito: Voc criar ou descobrir o de Deus. Benefcios de conhecer seu propsito: Vida ter Foco, Ser Simplificada, Motivada, Preparada para Eternidade. Voc tem um relacionamento com Deus? Relembrando o Versculo Memorizado. Ef.2.10 II-CRESCER: Introduo: Nesse encontro, veremos o primeiro dos 5 propsitos de Deus ao lhe criar: Voc foi planejado para o prazer de Deus. Voc foi criado por Deus e para Deus. Voc foi criado para ter um relacionamento com Deus -no uma religio, mas um relacionamento. Nosso propsito primrio Agradar a Deus.

Adorao

-uma palavra mal utilizada.

Quando voc ouve a palavra Adorao o que vem sua mente? De forma resumida, Adorao significa ter um estilo de vida de amor a Deus. algo que acontece no ntimo do corao. Desenvolver o Tema: Voc foi planejado para Agradar a Deus. A. Como viver uma vida de adorao a Deus, uma vida que agrada a Deus? Romanos 12.1 Portanto, irmos, rogo-lhes pelas misericrdias de Deus que se ofeream em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus; este o culto racional de vocs. 2 No se a moldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Estes versculos exprimem o que uma vida de adorao a Deus, o primeiro propsito para o qual fomos criados. 1. Princpio da Dedicao Voc deve dedicar-se a Deus. Romanos 12.1 Portanto, irmos, rogo-lhes pelas misericrdias de Deus que se ofeream em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus; este o culto racional de vocs. O primeiro passo na vida de adorao que agrada a Deus oferecer, dedicar e comprometer sua vida toda a Deus. Dedicao Voluntria Dedicao Prtica Rm 12.1 ...que se ofeream...

no terica.

Dedicao Completa ...se ofeream em sacrifcio vivo.. Quando se fala em sacrifcio, normalmente se pensa em algo morto. Mas Deus quer um sacrifcio vivo, quer voc para ele de forma completa. Adorao muito mais que msica. Adorao no algo apenas que fazemos na Igreja. Adorao acontece quando sua vida agrada a Deus. Para reflexo: -Como voc v uma vida dedicada a Deus? -D exemplos prticos desta dedicao ao Senhor? -Voc tem uma vida de dedicao a Deus? 2. Princpio da Separao Romanos 12. 2 No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, ag radvel e perfeita vontade de Deus. O Versculo quer dizer que no devemos tomar a forma, o formato do Mundo, da sociedade. No devemos ceder a presso se todo mundo faz ....

Separao diferente de isolamento. Perguntas: -Qual o padro do mundo para casamento, sexo, namoro, moral, etc....? -Quando seguimos este padro, estamos adorando a quem? 3. Princpio da Transformao Romanos 12. 2 No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, ag radvel e perfeita vontade de Deus. NVI Romanos 12.2 No vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudana da mente de vocs. Assim vocs conhecero a vontade de Deus, isto , aquilo que bom, perfeito e agradvel a ele. (NTLH-outra ver so que ajuda na compreenso). Mudana de Mente, um novo modo de pensar. Sua mente deve estar focalizada em Deus e na Sua vontade para a sua vida. Transformao, na prtica, adorar a Deus e no ao meu ego. B. Trs razes para cultivarmos uma vida que agrada a Deus. 1. Uma vida de adorao experimentar a boa vontade de Deus. Romanos 12.2 ... para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradve l e perfeita vontade de Deus. Boa = alto nvel de qualidade. O plano de Deus para a nossa vida bom, a vontade de Deus boa. 2. Uma vida de adorao experimentar a agradvel vontade de Deus Romanos 12.2 ... para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradve l e perfeita vontade de Deus. Agradvel = tem a ver com felicidade, uma vida de adorao dedicada a Deus passa a ser uma vida feliz. 3. Uma vida de adorao experimentar a perfeita vontade de Deus Romanos 12.2 ... para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradve l e perfeita vontade de Deus. Perfeita = no significa que no h pecado. Significa que completa, integral, uma vida em que no falta nada. Significa que o plano de Deus, Sua vontade, foi feito sob medida para cada um de ns.

III-DISCUSSO EM GRUPOS Neste momento, voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas, para que haja maior interao. Perguntas para discusso: Qual a relao existente entre a adorao e a vontade de Deus? Quando voc ouve a palavra mente? adorar , qual a primeira coisa que vem a sua

Leia Romanos 12.1,2. De que maneira este verso define adorao? Perguntas Extras: (Dependendo do tamanho do seu grupo, disponibilidade de tempo ou nvel de maturidade, use essas perguntas.) Revise Romanos 12.1 e 2 Qual o significado de oferecer seu corpo a Deus como uma vida de sacrifcio, e quais os benefcios de faz-lo? Se vivssemos verdadeiramente desta maneira, como seria a nossa vida? Como o viver conforme a descrio de Paulo uma demonstrao de adorao a Deus? Leia o Salmo 16.8.9. Quais so algumas maneiras prticas de sempre conservar o Senhor diante de voc nesta semana? IV COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos). Pedidos diversos. Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo. V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a ler o livro Uma vida com Propsitos Marcos 12.30 p. 57 a 95.

Lembre o Versculo para ser memorizado

Ligue para amigos e os convide para o prximo encontro.

3 Semana Voc foi criado para fazer parte da famlia de Deus. I-CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Descreva o melhor amigo que voc j teve. O que tornou aquela amizade significativa? Quando voc pensa sobre as pessoas de sua Igreja ou de seu Grupo Pequeno, que qualidades elas possuem que lhe do um senso de famlia? II-CRESCER: Introduo: Nesta 3 semana da Campanha Uma vida com Propsitos, descobriremos o propsito da Comunho. J passamos pelo tema: Afinal, por que motivo estou aqui? Na ltima semana, refletimos sobre o fato de que voc foi planejado para agradar a Deus: -Viver uma vida que agrada a Deus: Principio da Dedicao, da Separao, Transformao. -Razes para cultivarmos a adorao experimentar a vontade de Deus que : boa, perfeita e agradvel.

Neste encontro, voc ver que: Voc foi feito para a famlia de Deus. H um laboratrio que chamado de Igreja, laboratrio este onde temos a tarefa de aprender a amar uns aos outros, conviver com as diferenas, suportar, ajudar e ser ajudado. Isto comunho. Deus quer que voc faa parte da sua famlia da Igreja. Neste tempo, estudaremos sobre como construir relacionamentos que proporcionem uma comunho mais significativa, satisfatria e profunda. Desenvolver o Tema: Voc foi formado para fazer parte da famlia de Deus.

A-Cinco tijolos que constroem a Comunho. Romanos 12. 9 O amor deve ser sincero. Odeiem o que mau; apeguem-se ao que bom.10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos out ros mais do que a si prprios. 11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no esprito, sirvam ao Senhor. 12 Alegrem-se na esperana, sejam pacientes na tribulao, perseverem na orao. 13 Compartilhem o que vocs tm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.14 Abenoem aqueles que os perseguem; abenoem, e no os amaldioem. 15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. 16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. No sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posio inferior. No sejam sbios aos seus prprios olhos. 1. O primeiro tijolo da comunho a AUTENTICIDADE. Romanos 12. 9 O amor deve ser sincero.... A Verso Revista e Atualizada diz Amor seja sem hipocrisia.. . Ou seja, sem mscara, disfarces. Na cultura da poca, a palavra hipocrisia referia-se mais comumente aos artistas gregos que usavam mscaras no palco. O Apstolo Paulo quer dizer que o Amor no deve usar mscara. Se quisermos ter uma comunho verdadeira, devemos estar sem mscaras, sem hipocrisia. Quando se tem uma verdadeira comunho, voc compartilha seus sentimentos mais profundos. Como se tornar autntico? No por psicologia popular ou terapias diversas, mas sim pelo contato com a Palavra de Deus. Hebreus 4. 12 Pois a palavra de Deus viva e eficaz, e mais afiada que qualquer e spada de dois gumes; ela penetra at o ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenes do corao. Quando confrontados pela palavra de Deus, somos forados a ser autnticos. 2. O segundo tijolo da comunho a CORTESIA. Romanos. 12.10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Na Verso Revista e Atualizada: Dediquem-se = amar cordialmente. Seja corts (afvel, bem-educado, civilizado). A comunho construda sobre a cortesia. Isto significa que na comunho mostramos respeito mesmo quando discordamos uns dos outros. Tito 3. 2 no caluniem ningum, sejam pacficos, amveis e mostrem sempre verdadeira mansido para com todos os homens. No ajuda em nada voc ganhar um argumento e perder uma pessoa. Pergunta: Voc j passou por isto? Compartilhe.

3. O terceiro tijolo da Comunho a MUTUALIDADE. Romanos 12.10 ...Prefiram dar honra aos outros mais do que a si prprios. . Comunho significa ajudar o outro a crescer com Jesus. No conseguiremos ser o que Deus quer sem a ajuda de outros cristos. Hebreus 10.24 E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e s bo as obras. 4. O Quarto tijolo da Comunho a HOSPITALIDADE. Romanos 12.13 Compartilhem o que vocs tm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. 1Pedro 4.9 Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamao. Somos hospitaleiros quando abrimos nossos lares a irmos -especialmente aos que forem necessitados ou forasteiros. E cuidamos de suas necessidades como se fossem as nossas. Perguntas: -Voc tem ajudado a necessitados (fisicamente, emocionalmente, espiritualmente)? -Estou atento a chegada de pessoas nova em nosso meio? 5. O Quinto tijolo da comunho a UNIDADE Romanos 12. 16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. No sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posio inferior. No sejam sbios aos seus prprios olhos. Unidade de propsito, no a unidade de personalidade. possvel ter unidade sem uniformidade. No precisamos ser iguais para sermos unidos. Tiago 4. 6 Mas ele nos concede graa maior. Por isso diz a Escritura: Deus se ope aos orgulhosos, mas concede graa aos humildes . Dentro da unidade necessrio ter humildade. Precisamos reconhecer que no sabemos tudo. Humildade nos capacita a dizer palavras difceis Preciso de sua ajuda ; sei que errei ; perdoe-me . Perguntas: -O que voc entende por Graa de Deus? -Voc deseja desfrutar da Graa de Deus? -A pratica da humildade tem sido difcil para voc? Comente.

III-DISCUSSO EM GRUPOS Neste momento voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas. Perguntas para discusso: -Que caractersticas de uma famlia saudvel seriam realidade em igrejas saudveis ou em grupos pequenos? Eclesiastes 4.10 Se um cair, o amigo pode ajud-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e no tem quem o ajude a levantar-se! -Compartilhe um momento de sua vida em que outros irmos o ajudaram, confortaram ou supriram uma necessidade sua. -Qual destes 5 tijolos mais desafiador em sua vida? Perguntas Extras: (Dependendo do tamanho do seu grupo, disponibilidade de tempo ou nvel de maturidade, use essas perguntas.) Em Atos 2.42 a 47 e Atos 4. 32 a 37 Vemos exemplos da comunho na Igreja Primitiva. Quais os princpios que poderamos aprender com estes versos? O que pode impedir a verdadeira comunho em sua vida, quer seja em um grupo pequeno ou na Igreja? 1Corntios 1.10. Qual o significado de unidade e uniformidade? uma mente ? Qual a distino entre

Tiago 4.16 . Por que o orgulho tratado de modo to severo? IV COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos). Pedidos diversos. Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo.

AVISO SOBRE AS DUPLAS DE ENCORAJAMENTO. PROJETO DA IBCU. Projeto: Duplas de Encorajamento e Prestao de Contas O propsito desse relacionamento : Potencializar habilidades Resguardar de perigos potenciais Identificar a possibilidade de reas sem viso Funcionar como comisso de consultoria Trazer nova perspectiva e sabedoria para a vida Encorajamento A prestao de contas inclui a capacidade e oportunidade de abrirmos nossas vidas pa ra pessoas cuidadosamente selecionadas, de confiana, leais, que falem a verdade com o direito de examinar, questionar, apreciar e, se necessrio, aconselhar. Material disponvel e orientaes com: Oswaldo ou Maria Sgnolf V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a fazer o devocional no livro Propsitos .Pg. 103 a 140. Lembre o Versculo para ser memorizado Uma vida com

Romanos 12.5

Ligue para amigos e convide para o prximo encontro.

4 Semana Voc foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I-CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Quando criana o que voc queria ser quando crescesse? Divida o grupo todo em grupos menores para que cada um possa compartilhar sobre o que tem aprendido at o momento, e sobre o que mudou em sua vida. II-CRESCER: Introduo: Nesta semana, descobriremos o propsito do Discipulado. J passamos pelos temas: -Afinal, por que motivo estou aqui? -Voc foi planejado para Agradar a Deus. -Voc foi feito para a famlia de Deus. (5 tijolos da Comunho: Autenticidade, Cortesia, Mutualidade , Hospitalidade e Unidade.) Uma vez que pertencemos a famlia de Deus, devemos experimentar a comunho, Deus deseja que desenvolvamos caractersticas prprias de um filho de Deus. Ou seja, Ele quer que nos tornemos semelhantes a Cristo. Para sermos semelhantes a Cristo, precisamos nos tornar seus discpulos. Desenvolver o Tema: Voc foi criado para tornar-se semelhante a Cristo. Hoje h diversas correntes ditando qual deve ser o seu proceder. Algumas dizem: no faa nada, apenas espere no Senhor , outras dizem: se eu preciso mudar, isso depende s de mim . Uma postura ativa enquanto a outra e passiva. Qual est correta? Filipenses 2. 12 Assim, meus amados, como sempre vocs obedeceram, no apenas na minha presena, porm muito mais agora na minha ausncia, ponham em ao a salvao de vocs com temor e tremor, 13 pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Parte Humana Ponha em ao a salvao . Em nenhum momento h meno que mediante uma ao se consiga a salvao. Pois a salvao obtida por graa segundo Efsios. 2.8,9 Mas, a partir da salvao que j se tem, coloque-a em ao. Ilustrao: voc vai a uma academia para exercitar os msculos do seu corpo. No para conseguir msculos novos. Voc ir fortalecer, exercitar o que j tem. Parte de realizar Est a produzir mudar as Deus- pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o . parte de Deus. Ele efetua -no grego energia, que significa ou mostrar poder. Em outras palavras, Deus o poder que pode nossas vidas.

A.Trs ferramentas que Deus utiliza para sermos semelhantes a Jesus. 1. A primeira ferramenta que Deus usa para torn-lo semelhante a Cristo aBBLIA 2 Timteo 3. 16 Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo e para a instruo na justia, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. Se quisermos ser semelhantes a Jesus, precisamos ler, meditar, estudar a Bblia. Quanto mais prximo da palavra de Deus, mais voc poder seguir os exemplos de Jesus. -Nestes dias voc tem lido sua bblia? -Voc tem memorizado os versos? -O que voc aprendeu nestes dias no seu momento a ss com o Senhor? Deseja conhecer o plano de Deus para sua vida? Isto est na Sua palavra. Deus j revelou tudo para os seus. Os planos de Deus no contradizem Sua Palavra. Voc ouve as pessoas dizerem sinto que essa no a vontade de Deus , mas no foram checar nas Escrituras. A Palavra de Deus tem muito mais valor que nossos sentimentos. Nela encontramos todos os princpios para nortear nossas vidas e direcionlas. Salmo 119.105 A tua palavra lmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

2.A segunda ferramenta que Deus usa para torn-lo semelhante a Cristo oESPRITO SANT O. Romanos 8. 11 E, se o Esprito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habi ta em vocs, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos tambm dar vida a seus corpos mortais, por meio do seu Esprito, que habita em vocs. Quando entregamos nossas vidas a Cristo Jesus, passamos a ter o Esprito Santo dentro de ns. Isto no um sentimento, mas o prprio Esprito Santo de Deus. Este Esprito dar o poder necessrio para mudarmos: abandonar hbitos ruins, desenvolver bons, mudar modo de pensar e de agir. 2 Corntios 3.18 E todos ns, que com a face descoberta contemplamos a glria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glria cada vez maior , a qual vem do Senhor, que o Esprito. Essa verdade maravilhosa: o Esprito de Deus que trabalha em ns para realizarmos os propsitos de Deus. Mas h uma terceira maneira de ser moldado como Jesus. 3. A terceira ferramenta que Deus usa para torn-lo semelhante a Cristo soas CIRCUN STNCIAS. Rm 8.28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propsito. 29 Pois aqueles que de antemo conheceu, tambm os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos Deus permite os problemas, presses as dificuldades para moldar o nosso carter segundo o carter de Jesus. O texto no diz que todas as coisas que iro acontecer so boas, mas que Deus usar de todas para que possamos crescer. Surge, ento, uma pergunta: qual a origem dos problemas? H diversas fontes, dentre elas, o mundo contaminado pelo pecado, nossa natureza pecaminosa com opes fora da vontade de Deus e um inimigo -Satans que deseja o fracasso de nossas vidas. Perguntas: -Por que Deus permite tal situao em minha vida? -Qual situao difcil voc tem passado? -O que voc tem aprendido com essas situaes?

B. Trs escolhas que o Ajudaro a tornar-se mais semelhantes a Jesus. Agora vamos olhar qual a nossa parte nesta equao. 1. Escolha os seus PENSAMENTOS. Provrbios 4. 23 Acima de tudo, guarde o seu corao, pois dele depende toda a sua vid a. Tudo comea na sua mente. A maneira como voc pensa determina o seu modo de sentir; a maneira de sentir determina seu modo de agir. Portanto, a orig em est na sua mente. Efsios 4.22 Quanto antiga velho homem, que se corrompe de pensar e 24 a revestir-se do stia e em santidade provenientes da maneira de viver, vocs foram ensinados a despir-se do por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo novo homem, criado para ser semelhante a Deus em ju verdade.

Ilustrao sua vida um barco que tem um piloto automtico, que mesmo voc querendo ir para o sul ele insiste em ir para o Norte. Voc pode tentar pegar o leme e mudar o curso deste barco. Mas no mudou o piloto. A proposta no realizar com as nossas mos, mas sim mudar o piloto da sua vida. Se o piloto passa a ser Jesus, voc deve seguir seus passos. Como, ento, mudar os pensamentos? Como renovar a minha mente? Salmo 119. 9 Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. 10 Eu te busco de todo o corao; no permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. 11 Guardei no corao a tua palavra para no pecar contra ti. Mudaremos os nossos pensamentos quando nossa mente estiver encharcada com a Palavra de Deus. 2. DEPENDER do Esprito Santo. Joo 15. 4 Permaneam em mim, e eu permanecerei em vocs. Nenhum pode dar fruto por si mesmo, se no permanecer na videira. Vocs fruto, se no permanecerem em mim.5 Eu sou a videira; vocs so permanecer em mim e eu nele, esse dar muito fruto; pois sem mim coisa alguma. Os ramos so dependentes da videira. O galho no consegue produzir fruto por si mesmo. Como sabemos se estamos dependendo do Esprito Santo? Simples = como anda sua vida de orao? Pelo que voc ora? Depender significa estar ligado a Deus. Como o galho videira. ramo tambm no podem dar os ramos. Se algum vocs no podem fazer

3. REAGIR s circunstncias como Jesus reagiria. Tiago 1.2 Meus irmos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provaes, 3 pois vocs sabem que a prova da sua f produz perseverana. Voc no pode escolher o que acontecer nas prximas semanas, meses ou anos. Porm, pode escolher de que forma ir reagir: com o seu modo de pensar ou como Jesus reagiria? III-DISCUSSO EM GRUPOS Neste momento voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas. -De que modo a Palavra de Deus o orientou nesta Semana? -Como Deus trabalhou em seu carter nesta semana? -Quais circunstncias o levaram a crescer com o Senhor? -Onde voc viu o toque do Esprito Santo esta semana? Use neste momento oraes de frases curtas para que todos louvem a Deus pelas situaes vividas no decorrer destes dias. Perguntas Extras: (Dependendo do tamanho do seu grupo, disponibilidade de tempo ou nvel de maturidade, use essas perguntas.) Que verdades podemos aprender a respeito da nossa responsabilidade no processo de crescimento espiritual no texto de Efsios. 4.22 a 24? De acordo com Romanos 10.17, de que modo nossa f afetada pela Palavra de Deus? Que incentivo Romanos 8.11 nos d em relao ao crescimento espiritual? Que boas novas vemos em 2 Corntios 3.18 em relao ao trabalho de Deus em ns? IV COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos). Pedidos diversos.

Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo. Pergunte sobre o andamento das Duplas de Encorajamento. V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a ler o livro Uma vida com Propsitos -p. 156 a 188. Filipenses 2.5

Lembre o Versculo para ser memorizado

Ligue para amigos e os convide para o prximo encontro.

5 Semana Voc foi moldado para servir a Deus I-CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Compartilhe com o grupo quando uma pessoa foi gentil com voc de um modo que voc no esperava. Compartilhe uma experincia em que voc ajudou algum sem esperar nada em troca. II-CRESCER: Introduo: Nesta semana descobriremos o propsito de servir a Deus. J passamos pelos temas: -Afinal, por que motivo estou aqui? -Voc foi planejado para Agradar a Deus. -Voc foi feito para a famlia de Deus. -Voc foi criado para tornar-se semelhante a Cristo = Trs ferramentas para isto = Bblia, Esprito Santo e as Circunstncias Trs escolhas = Pensamentos, Depender do Esprito Santo, Agir como Cristo. Nesta semana vamos falar sobre servir ao prximo. Exercer os dons que o Senhor nos concedeu em favor dos outros. A Bblia chama de ministrio diaconia. Hoje ser focalizada a Parbola do Bom Samaritano (Lucas 10.30 a 37). Desenvolver o Tema: Lucas 10.29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem o meu prximo? 30 Em resposta, disse Jesus: Um homem descia de Jerusalm para Jeric, quando caiu nas mos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se fora m, deixandoo quase morto.31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quand o viu o homem, passou pelo outro lado. 32 E assim tambm um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se e ncontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. 34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as ferid as, derramando nelas vinho e leo. Depois colocou-o sobre o seu prprio animal, levou-o para uma ho spedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, deu dois denrios ao hospedeiro e lhe disse: Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que voc tiver .36 Qual destes trs voc a cha que foi o prximo do homem que caiu nas mos dos assaltantes? 37 Aquele que teve

misericrdia dele , respondeu o perito na lei.Jesus lhe disse:

V e faa o mesmo .

Ao ler este relato, fcil sentir uma pontada de culpa. Todos ns, uma hora ou outra, encontramos uma pessoa necessitada. A. Trs atitudes em relao s pessoas necessitadas. 1. Manter-se distancia. O primeiro homem da narrativa passa pelo outro lado . Um estilo de vida que evita. Assim fazemos dos relacionamentos algo superficial. Pois mantendo a distncia no precisaremos nos envolver. Ao manter distncia, no precisamos ser confrontados com a dor, ou com as necessidades das pessoas ao nosso redor. Vivemos no mundo onde as pessoas no querem ser incomodadas. Nos ltimos dias, um fenmeno conhecido como casulo se desenvolveu. Um desejo crescente de isolamento. possvel vivermos em um condomnio, com muitas pessoas ao nosso redor, sem ao menos conhecer uma. -Compartilhe essas experincias com o grupo. Permita que cada pessoa fale sobre isto. -Quem passa por essas situaes de isolamento? 2. Ser curioso, mas no se Envolver Vemos essa atitude no segundo homem. Essa ainda pior que a primeira, pois, no primeiro caso, apenas vemos . No segundo caso, reconhecemos as necessidades por meio da curiosidade, mas no fazemos nada para ajudar. Grande parte dos engarrafamentos em estradas so causados por motoristas que, por sua curiosidade, ao verem uma acidente, param nas rodovias, mas sem a inteno de ajudar. 3. Tratar o prximo como gostaramos de ser tratados. Essa atitude que demonstrada pelo Bom Samaritano. Deus chama os cristos a terem esse tipo de atitude. Seguir e servir a Cristo so aes que andam lado a lado. B. Quatro passos para servir as pessoas em suas necessidades como Jesus faria. Vamos destacar passos prticos que cada um de ns pode dar para tornarse um verdadeiro servo de Cristo. 1. Comear a Enxergar as necessidades das pessoas ao meu redor. 1 Corntios 10.24 Ningum deve buscar o seu prprio bem, mas sim o dos outros. Corremos tanto no dia a dia que no temos tempo de ver os que esto necessitados. No s no campo fsico, mas muitos precisam de uma palavra de conforto, consolo, nimo, etc.

Ilustrao: se voc deseja ver o pas, qual forma de transporte voc usar para conhecer melhor, carro, avio, p? Pela forma mais lenta, conhece-se melhor... Aqui est o primeiro passo para servir as pessoas e, conseqentemente, a Deus: v mais devagar, d ateno s necessidades sua volta. 2. Tenha simpatia pelas pessoas em sofrimento. Glatas 6. 2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cri sto. Ver a dor do prximo no suficiente. Devo compartilhar seus sentimentos tambm. Lucas 10.33 o samaritano viu o homem ferido, teve piedade dele. Havia uma profunda separao entre Judeus e Samaritanos, um dio comparado hoje entre rabes e judeus. Mas o Samaritano passou por cima destas diferenas. Perguntas: -Quais sos os pessoas que esto nesta situao em sua vida? -Quais so as barreiras que voc precisa derrubar para amar seu prximo? Alm de nos despirmos de nossos preconceitos, precisamos aprender a ouvir as pessoas. Essa , muitas vezes, a melhor maneira de ajudar. Talvez voc nunca tenha pensado neste assunto, mas Deus permitiu certas lutas na sua vida a fim de que possa sentir e servir as pessoas ao seu redor. (c omo enfermidades, falta de recursos, etc.) 2Corntios 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericrdias e Deus de toda consolao, 4 que nos consola em todas as nossas tribulaes, para que, com a consolao que recebemos de Deusa, possamos consolar os que esto passando por tribulaes. 3. Aproveite o momento e atenda as necessidades. Provrbios 3. 27 Quanto lhe for possvel, no deixe de fazer o bem a quem dele precisa . 28 No diga ao seu prximo: Volte amanh, e eu lhe darei algo , se pode ajud-lo hoje. Uma vez que vimos a necessidade e sentimos a dor do prximo, o passo seguinte aproveitar o memento e atender as necessidades. No demore, no adie. O Samaritano agiu apesar de seus compromissos, de seu preconceito. Ele atendeu com o que tinha -vinho, azeite. Amor ao -no sentimentos. O Samaritano teve que lutar com seus medos: ser que os salteadores esto por perto? Ser que uma armadilha? Ser que vou conseguir ajud-lo? Pergunta: Que desculpas damos para no atender necessidades alheias? (No tenho tempo. No tenho recursos. No tenho....)

4. Gaste o que for necessrio. Glatas 6. 10 Portanto, enquanto temos oportunidade, faamos o bem a todos, especialmente aos da famlia da f. Servir comea com ver a necessidade, sentir a dor do prximo e agir. Entretanto, h um custo. Bondade e servio sempre tm um custo e requerem sacrifcio tempo, energia, dinheiro, reputao, etc. O Samaritano teve que levar o homem para hospedaria, assumiu o custo da conta, pagando adiantado. Ele no usou o celular para chamar o 190... Ele mesmo providenciou a ajuda. Pergunta: Nesta semana voc passou por algum necessitado? Voc atendeu sua necessidade? III-DISCUSSO EM GRUPOS Neste momento voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas, para que haja mais interao. -Por que muitas pessoas deixam passar a oportunidade de servir ao prximo? -Quais so os medos que te impedem de servir ao prximo? -Voc est envolvido em algum projeto social da Igreja? Por que no? Perguntas Extras: (Dependendo do tamanho do seu grupo, disponibilidade de tempo ou nvel de maturidade, use essas perguntas.) Em Filipenses 2.1 a 7, de que maneira Paulo diz que somos imitadores de Cristo quando servimos s necessidades dos outros? Em Filipenses 2.19 -30 Paulo d algumas idias do tipo de servos que eram Timteo e Epafrodito. O que podemos aprender do exemplo de servio desses dois? Por que freqentemente difcil demonstrar interesse genuno pelos outros e colocar suas necessidades acima das nossas? IV COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos).

Pedidos diversos. Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo. Pergunte sobre o andamento das Duplas de Encorajamento. Desafie a Grupo a ajudar algum que est passando por alguma necessidade. V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a ler o livro Uma vida com Propsitos 1 Pedro 4.10 p. 197 a 235

Lembre o Versculo para ser memorizado

Ligue para amigos e os convide para o prximo encontro.

6 Semana Voc foi feito para uma Misso I-CONECTAR: Inicie o encontro com dinmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que tero juntas. Aqueles que comearam em um grupo pequeno pela primeira vez para que relatem sua experincia. Aqueles do grupo que puderam entender do evangelho um testemunho. II-CRESCER: Introduo: Bem vindo a 6 e ltima semana da Campanha uma vida com Propsitos. Nesta semana descobriremos o propsito que fomos criados para uma misso. J passamos pelos temas: Afinal, por que motivo estou aqui? Voc foi planejado para Agradar a Deus. Voc foi feito para a famlia de Deus. Voc foi criado para tornar-se semelhante a Cristo. Voc foi criado para servir a Deus: Trs atitudes para com as pessoas necessitadas: Manter distncia, ser curioso, tratar como gostaria de ser t ratado; Quatro maneiras de atender as necessidades: Comear a enxergar as necessidades, ter simpatia, aproveitar a oportunidade, gastar. Nesta semana veremos que Voc foi criado com uma Misso. Joo 17. 18 Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Evangelho so Boas Novas, Boas Notcias. Deus deseja que cada cristo compartilhe as Boas Notcias para todas as pessoas. Veremos em Lucas 5.17 como um grupo de amigos trouxe uma pessoa necessitada a Jesus. Desenvolver o Tema: Neste texto de Lucas, vemos uma histria que apresenta quatro princpios para alcanamos pessoas que no conhecem a graa de Deus. Lucas 5. 17 a 26 pea

pea que dem

A. Quatro princpios para cumprir a Misso de Deus no Mundo 1. O Princpio da COMPAIXO. Aqueles amigos ficaram preocupados com seu amigo, com sua necessidade. Compaixo no um sentimento, mas sim amor em ao. Por que o amor importante? O amor abre portas para que voc compartilhe de Jesus Cristo. Quando as pessoas entendem que voc se preocupa com elas de forma genuna, ficam mais receptivas ao evangelho. Maneiras de compartilhar o amor. Convide seus amigos para encontros informais, ou faa algum programa com eles. Depois de criar um vinculo, fica mais fcil convidar para ir sua casa para um estudo bblico. Ex. Um churrasco, uma pizzada, cinema, teatro, etc... Comece com orao Colossenses 4.3 Ao mesmo tempo, orem tambm por ns, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistrio de Cristo, pelo qual estou preso. A Orao essencial para cumprir essa misso de levar o evangelho. -Pea para que Deus d a voc um amor genuno pelos no cristos com que voc se relaciona. -Pea a Deus que d oportunidades a voc e ao seu grupo de convidar pessoas para seus programas e lhe falar sobre Cristo. -Pea a Deus a ousadia necessria para falar de Jesus. 2. Princpio da F. Lucas 5.20 Vendo a f que eles tinham, Jesus disse: perdoados . Homem, os seus pecados esto

Os amigos que trouxeram o paraltico tinham f. Talvez voc tenha uma certa incredulidade para com algumas pessoas : essa no tem jeito , essa impossvel . Lembre-se de que para Deus no h impossveis, Deus especialista nas coisas impossveis. Ilustrao: As pessoas muitas vezes esto paralisadas em: medos, culpas, solido, trocar de religio , problemas, etc.... Compartilhe: -Qual era a sua paralisia? Qual a sua paralisia? -Qual a paralisia que seus amigos tm? Hebreus 7.25 Portanto, ele capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

3. Princpio da AO. Se seu amigo est paralisado, no conseguir chegar a Jesus. H necessidade de uma atitude. Colossenses 4. 5 Sejam sbios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao mximo todas as oportunidades. Precisamos ter uma atitude prtica para os que no conhecem ao evangelho. Pois a maioria dos cristos no compartilham das Boas Novas. Nossas vidas e aes falam bem alto, mas precisamos anunciar as Boas Novas. Coloque nome de pessoas para as quais voc precisa falar de Jesus. Eles j sabem que voc freqenta uma igreja, que voc diferente. Mas voc precisa falar. Nada no mundo se compara a alegria de ajudar algum a chegar at Jesus. Compartilhe qual foi sua ltima experincia. 4. Princpio da PERSEVERANA Quando aqueles amigos levaram o paraltico a Jesus, no conseguiram entrar pela porta. Eles poderiam desistir, ou deixar para outra hora. Mas tiveram determinao. Eles realizaram algo arriscado, ousado, algo fora do comum. Mas conseguiram apresentar seu amigo a Jesus. Voc tem perseverado? Ou na primeira dificuldade voc desiste? 2Pedro 3.9 O Senhor no demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrrio, ele paciente com vocs, no querendo que ningum perea, mas que todos cheguem ao arrependimento III-DISCUSSO EM GRUPOS Neste momento voc pode dividir o grupo em pequenos grupos de 3 pessoas, para que haja mais interao. -O que voc destacaria na passagem do paraltico? -Que passos voc poderia dar para comear a cultivar amizades para levar o evangelho? -As necessidades fsicas do paraltico eram bvias, porm suas necessidades espirituais no. Como esto aqueles sua volta? Perguntas Extras: (Dependendo do tamanho do seu grupo, disponibilidade de tempo ou nvel de maturidade, use essas perguntas.) Quais os tipos de pessoas a que Jesus se associou? Voc receptivo com pessoas que esto longe de Deus? Lucas 5-27 a32 e Lucas 7.34

O que aprendeu de 2 Pedro 3.8.9 a respeito da pacincia e perseverana para alcanar seus amigos? IV COMPARTILHAR/ ADORAR Este o momento de pedir por pessoas que ainda no entendem o plano de Deus para a vida delas. (Tenha um caderno de orao e anote os pedidos). Pedidos diversos. Leve o grupo a comprometer-se a orar durante a semana, numa determinada hora do dia, pelos pedidos e pelo grupo como um todo. Pergunte sobre o andamento das Duplas de Encorajamento. Desafie a Grupo a aproximar-se de amigos para apresentar o evangelho. V-PARA O PRXIMO ENCONTRO Desafie seu grupo a ler o livro Uma vida com Propsitos -p. 243 a 270 Colossenses 4.5

Lembre o Versculo para ser memorizado

Marque mais uma reunio social, churrasco, festa, etc... Possibilidade de manter o grupo para estudar novos assuntos. Sugesto: livro de Atos.( ser a prxima srie de sermes).

Vous aimerez peut-être aussi