Vous êtes sur la page 1sur 6

TRABALHO: MATEUS O PUBLICANO

PROF.

DAVI

ALUNOS:

MARIA ISABEL DA SILVA SANTOS NEWTON C. C. SAN JUAN

SO JOS DOS CAMPOS, 29 DE JUNHO DE 2011

Mateus o publicano Publicanos: Nos tempos de Jesus, o governo romano coletava diversos impostos do povo palestino. Pedgios pra transportar mercadorias por terra ou por mar eram recolhidos por coletores particulares, os quais pagavam uma taxa ao governo romano pelo direito de avaliar esses tributos. Os cobradores de impostos auferiam lucros cobrando um imposto mais alto do que a lei permitia. Os coletores licenciados muitas vezes contratavam oficiais de menor categoria, chamados de publicanos, para efetuar o verdadeiro trabalho de coletar. Os publicanos recebiam seus prprios salrios cobrando uma frao a mais do que seu empregador exigia. Normalmente um publicano cobrava 5% do preo da compra de artigos normais de comrcio, e at 12,5% sobre artigos de luxo. Mateus cobrava impostos tambm dos pescadores que trabalhavam no mar da Galilia e dos barqueiros que traziam suas mercadorias das cidades situadas no outro lado do lago. O judeus consideravam impuro o dinheiro dos cobradores de impostos, por isso nunca pediam troco. Se um judeu no tinha a quantia exata que o coletor exigia, ele emprestava-o de algum amigo. Os judeus desprezavam os publicanos como agentes do odiado imprio romano e do rei ttere judeu. No era permitido aos publicanos prestar depoimento no tribunal, e no podiam pagar o dzimo de seu dinheiro ao templo. Um bom judeu no se associaria com publicanos (Mt 9;10-13). Mas os judeus dividiam os cobradores de impostos em duas classes. a primeira era a dos gabbai, que lanavam impostos gerais sobre a agricultura e arrecadavam do povo impostos de recenseamento. O Segundo grupo compunha-se dos mokhsa era judeus, da serem eles desprezados como traidores do seu prprio povo. Mateus pertencia a esta classe.

Quem era Mateus: Mateus tinha a profisso de cobrador de impostos, os documentos de papiro, relacionados com impostos, datados de cerca de 100 dC, indicam que Mateus, como publicano, era muito eficiente em matria de clculos. Por causa da natureza de seu trabalho, temos certeza que Mateus sabia ler e escrever. Este foi um homem muito rico, deduz-se que pelo simples fato de possuir casa prpria e ofertar um jantar para muitos convidados, estes eram pecadores (provavelmente alm dos publicanos, haviam prostitutas e outros pecadores), incluindo Jesus e seus apstolos. Este fato nos permite inferir que pertencia a uma classe superior ao do publicano comum.

Alunos

Isabel Newton

Mateus o publicano Mateus pode ter tido algum grau de parentesco com o discpulo Tiago, visto que se diz de cada um deles ser filho de Alfeu (Mt 10.3; Mc 2.14). s vezes Lucas usa o nome Levi para referir-se a Mateus (Lc 5.27-29). Da alguns estudiosos crerem que o nome de Mateus era Levi antes de se decidir-se a seguir a Jesus, e que Jesus lhe deu um novo nome, que significa ddiva de Deus. Outros sugerem que Mateus era membro da tribo sacerdotal de Levi. No sabemos o que aconteceu com Mateus depois do dia de Pentecostes. Uma informao fornecida por John Foxe, declara que ele passou seus ltimos anos pregando na Prtia e na Etipia e que foi martirizado na cidade Nadab em 60 dC. No se pode julgar se esta informao verdica por falta de registros. O discpulo Mateus era um desses publicanos; ele coletava pedgio na estrada entre Damasco e Aco; sua tenda estava localizada fora da cidade de Cafarnaum, o que lhe dava a oportunidade de, tambm, cobrar impostos dos pescadores.

A converso de Mateus: Jesus viu Mateus sentado na coletoria, a bblia no nos revela onde isso ocorreu, mas provavelmente em Cafarnaum, a histria anterior ocorreu l, Mt 9:1 nos diz que Jesus tinha ido sua cidade, o versculo 9 dizia que Ele estava saindo, no podemos ter certeza, mas com estes fatos, podemos inferir que o convite a Mateus ocorrera nesta cidade. Na qual Jesus simplesmente disse siga-Me, e o publicano (de nome Levi) em ato contnuo, levantou-se e seguiu-O de imediato. Pela razo expressa supra citada, pouco provvel que esta tenha sido o primeiro contato do Messias com Mateus, portanto possvel que Mateus tenha ouvido pregaes de Jesus, tendo ficado maravilhado com o que ouvira da boca do Mestre. Jesus foi casa de Mateus para jantar, na qualidade de convidado, ele deu um banquete em sua prpria casa. E numerosos publicanos e outros pecadores estavam com eles mesa (Lc 5.29). altamente provvel que o convertido Mateus, Jesus e os discpulos que o acompanhava aproveitaram a situao e pregaram para os convidados do banquete. O nome de Mateus aparece em todas as quatro listas dos apstolos (Mt 10; Mc 3; Lc 6; At 1)

Referncias a Mateus: Mt 9:9; Mt 10:3; Lc 5:29; At 1:13; Mc 2:14; Mc 3:18; Lc 6:15

Alunos

Isabel Newton

Mateus o publicano
Mateus 9:9-13 9 - E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. 10 - E aconteceu que, estando ele em casa sentado mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discpulos. 11 - E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discpulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 - Jesus, porm, ouvindo, disse-lhes: No necessitam de mdico os sos, mas, sim, os doentes. 13 - Ide, porm, e aprendei o que significa: Misericrdia quero, e no sacrifcio. Porque eu no vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. Marcos 2:14-18 14 - E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. 15 - E aconteceu que, estando sentado mesa em casa deste, tambm estavam sentados mesa com Jesus e seus discpulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido. 16 - E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discpulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? 17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sos no necessitam de mdico, mas, sim, os que esto doentes; eu no vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. 18 - Ora, os discpulos de Joo e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discpulos de Joo e os dos fariseus, e no jejuam os teus discpulos? 29 - E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multido de publicanos e outros que estavam com eles mesa. 30 - E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discpulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: No necessitam de mdico os que esto sos, mas, sim, os que esto enfermos; 32 - Eu no vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Atos 1:13 13 - E, entrando, subiram ao cenculo, onde habitavam Pedro e Tiago, Joo e Andr, Filipe e Tom, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simo, o Zelote, e Judas, irmo de Tiago. Marcos 3:14-20 14 - E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, 15 - E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demnios: 16 - A Simo, a quem ps o nome de Pedro, 17 - E a Tiago, filho de Zebedeu, e a Joo, irmo de Tiago, aos quais ps o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovo; 18 - E a Andr, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tom, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simo o Zelote, 19 - E a Judas Iscariotes, o que o entregou. 20 - E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multido, de tal maneira que nem sequer podiam comer po.

Mateus 10:2-4 2 - Ora, os nomes dos doze apstolos so estes: O primeiro, Simo, chamado Pedro, e Andr, seu irmo; Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, seu irmo; 3 - Filipe e Bartolomeu; Tom e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 - Simo o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Lucas 5:29-32

Lucas 6:13-16 13 - E, quando j era dia, chamou a si os seus discpulos, e escolheu doze deles, a quem tambm deu o nome de apstolos: 14 - Simo, ao qual tambm chamou Pedro, e Andr, seu irmo; Tiago e Joo; Filipe e Bartolomeu; 15 - Mateus e Tom; Tiago, filho de Alfeu, e Simo, chamado Zelote; 16 - E Judas, irmo de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Alunos

Isabel Newton

Mateus o publicano Outras informaes

Possivelmente o Evangelho de Mateus seja o mais antigo, do qual o original parece ter sido em hebraico. E, ento, o processamento se teria dado da seguinte maneira, e que foi defendido pelo prof. Lgon Baganay, do Instituto Catlico de Lyon (Le probleme synotique, 1954): Do primeiro Evangelho aramaico de Mateus se teria feito uma traduo para o grego. A seguir, deste texto grego teria nascido um outro Evangelho de So Mateus, aquele atualmente conhecido sob este nome. Ao mesmo tempo, o mencionado texto primitivo em traduo grega (hoje perdido) teria servido tambm de base para o Evangelho de Marcos e o de Lucas. Teria estado, portanto, o primitivo texto de Mateus entre os escritos mltiplos, que Lucas declarou ter conhecido e que se ocupam de Jesus. A teoria se funda na anlise crtica dos textos. Quanto diversificao entre os sinticos definitivos, ter-se-ia feito, primeiramente, pelas omisses sobre o texto bsico (o primitivo Evangelho de Mateus traduzido e perdido), e ainda por acrscimo de narrativas obtidas em outras fontes. Lucas, por exemplo, teria tido uma fonte paulina, Marcos, uma petrina, para seus acrescentamentos. Mateus destaca a Jos; Lucas se refere do aponto de vista de Maria; Marcos se omite sobre o nascimento de Jesus, enfocando-o imediatamente como adulto. O Apstolo que, pela comparao de Mt 9.9 com Mc 2.14 e Lc 5.27,28, identificado com Levi, o filho de Alfeu. Alm disso, o nome de Mateus aparece em todas as quatro listas dos apstolos (Mt 10 Mc 3 Lc 6 At 1) e o de Levi em nenhum. Mateus era publicano, ou recebedor da alfndega nos domnios de Herodes Antipas, em Cafarnaum, porto do mar da Galilia. Foi nesta cidade que Jesus habitou, depois de ter sado de Nazar e provavelmente tinha Mateus ouvido nesta mesma povoao os discursos do Divino Mestre e observado os Seus milagres. Deste modo teria sido preparado para obedecer chamada de Jesus. Com efeito, estando sentado na sua tenda beira da estrada, tudo deixou para o seguir (Mt 9.9). Depois ele mostrou a sua afeio ao Mestre e o seu interesse pela felicidade espiritual dos seus antigos companheiros, convidando um grande nmero de publicanos para uma festa, em que se oferecia a ocasio de ouvir o Divino Pregador. Foi escolhido por Jesus Cristo para ser um dos doze apstolos (Mt 10.3), e estava com os outros discpulos no cenculo depois da ascenso (At 1.13). A humildade de Mateus pode ser reconhecida no evangelho que tem o seu nome. Ao enumerar os apstolos, ele se cognomina Mateus, o publicano (10.3), no suprimindo o seu primeiro emprego. pelo que diz Lucas, e no pelo que Mateus escreve,
Alunos Isabel Newton

Mateus o publicano que ns sabemos que ele deixou tudo para seguir a Jesus, e Lhe ofereceu um grande banquete em sua casa (Cp. Mt 9.9,10 com Lc 5.27 a 29). Eusbio (Hist. Eccl. iii, 24) diz que Mateus, depois de pregar aos seus prprios conterrneos, foi para outras naes. E Scrates (Hist. Eccl i, 19) diz que foi a Etipia o centro dos seus trabalhos. A maior parte dos primitivos escritores afirmam que ele teve a morte de um mrtir.

De todos os evangelhos, o de Mateus tem sido, provavelmente, o de maior influncia. A literatura crist do segundo sculo faz mais citaes do Evangelho de Mateus do qu de qualquer outro. Os pais da igreja colocaram o Evangelho de Mateus no comeo do cnon do NT provavelmente por causa do significado que lhes atribuam. O relato de Mateus desta a Jesus como o cumprimento das profecias do AT. Acentua que Jesus era o Messias prometido.

Alunos

Isabel Newton

Vous aimerez peut-être aussi