Vous êtes sur la page 1sur 5

Disciplina: Psicologia nas organizaes Professora: Patrcia F.

dos Santos Medeiros

Psicanlise Disciplina cientifica fundada por Freud. Freud comparava a mente a uma montanha de gelo flutuante, em que a parte que se v na superfcie representa a regio da conscincia, enquanto a massa maior submersa representa a regio inconsciente. Para a psicanlise nosso comportamento resultado da dinmica do inconsciente, existem elementos que no tenho acesso, no conheo que provoca e gera determinados comportamentos. O individuo no tem acesso, pois a causa do comportamento intrapsiquica. O acesso se manifesta atravs dos sonhos, atos falhos, da clnica psicanlise, isto pode revelar os contedos do inconsciente, atravs do mtodo psicoterpico que um processo de investigao realizado pela interpretao. O sonho uma experincia que possui significados distintos, uma experincia de imaginao do inconsciente durante nosso perodo de sono. Freud defini o contedo do sonho, geralmente como a realizao de um desejo. Para o pai da psicanlise, h o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado). A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou no dos contedos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretao simblica, revelaria o desejo do sonhador por trs dos aparentes absurdos da narrativa. Ato falho um equvoco na fala, na memria, em uma atuao fsica, provocada hipoteticamente pelo inconsciente, isto , atravs do ato falho o desejo do inconsciente realizado. Isto explica o fato de que nenhum gesto, pensamento ou palavra acontece acidentalmente. Os atos falhos so diferentes do erro comum, pois este resultado da ignorncia ou convenincia. Ato falho abrange tambm erros de leitura, audio, distrao de palavras. So circunstncias acidentais que no tm valor e no possuem conseuncia prtica. Os atos falhos so compreendidos por muitas pessoas como falta de ateno, cansao, eventualidade.

A associao livre foi um mtodo utilizado por Freud, em substituio hipnose, um caminho de se chegar ao inconsciente que consistia em deitar o paciente no div e encoraj-lo a falar tudo o que viesse sua mente, mesmo que parea ridculo ou imprprio. O terapeuta ouve, no interrompe quando necessrio estimula. Freud analisava todo o material que aparecesse, e buscava entend-los e encontrar os desejos, temores, conflitos, pensamentos e lembranas que pudessem se encontrar, que estivessem alm do conhecimento consciente do paciente. Bases do pensamento Freudiano Empirismo Freud acreditava na experincia prtica. Descobriu um mtodo de investigao da mente atravs de processos psicanalticos. Determinismo toda causa tem um efeito, todo efeito tem uma causa. Somos comandados por funes que desconhecemos questes anteriores nossa vontade; no somos donos de ns mesmos completamente. Monismo Existe um princpio nico de todas as coisas. Freud acreditava que o universo tinha algo que determinava a ordem do funcionamento. A psicanlise no lida com doenas no lida com doentes, lida com pessoas com algum tipo de angstia. A doena importante do ponto de vista psicanaltico para o estudo, mas no importante para o tratamento (anlise). O papel do psicanaltico interpretar e ajudar a construir para acabar com o que angstia. Os principais conceitos da teoria psicanaltica: O inconsciente constitui na primeira infncia atravs das nossas relaes sociais, que atua ao longo da vida fazendo com que o individuo se comporte de um modo ou de outro. O inconsciente constitudo por contedos reprimidos, que no tem acesso aos sistemas pr-conscientes / consciente. Estes contedos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimido, isto foram para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconsciente. A represso um processo psquico que visa encobrir, fazer desaparecer da conscincia, uma idia ou representao insuportvel ou dolorosa. No vasto domnio do inconsciente so encontrados os impulsos, as paixes, as idias e os sentimentos reprimidos. Um imenso submundo de foras vitais e invisveis que exercem um controle sobre os pensamentos e sobre as aes conscientes do homem. Pr-consciente contedos acessveis a conscincia. Podem no estar na conscincia neste momento, e no momento seguinte pode estar. Consciente o sistema do aparelho psquico que recebe as informaes do mundo exterior e interior. Destaca-se a percepo, ateno raciocnio.

Sexualidade os contedos do inconsciente so de natureza sexual. A funo sexual existe desde o princpio da vida, faz parte do desenvolvimento da personalidade. O termo sexualidade para a psicanlise esta relacionado a todas as fontes que d prazer, satisfao e no somente a genital, sendo a pulso que busca prazer; a energia sexual canalizada e desviada para diversas reas social, trabalho. sexualidade vai se manifestar de vrias maneiras uma delas o corpo atravs das fases do desenvolvimento. Pulso processo dinmico intermedirio entre o corpo e a mente, consistindo numa presso ou fora que tem sua origem numa excitao corporal e que faz o organismo tender para um objeto no sentindo de descarreg-la. O ser humano nasce com dois grupos pulses. Pulso de vida: construtiva, de auto conservao. Pulso de Morte: destrutiva, agressiva. Fases do Desenvolvimento - O ser humano vai ter caractersticas de todas as fases. Existe predominncia em uma fase, geralmente aquela que no se consegui assimilar. Fase oral Primeiro ano de vida. A fonte a boca. Pulso qualquer coisa que a criana quer trazer para dentro ou as coisas so bocas, ou so coisas para levar pra dentro da boca. Carter oral - caracterizada pela necessidade de depender excessivamente dos outros para manter o respeito de si. Fase anal De 2 a 3 anos. A fonte a regio anal. Pulso controle dos impulsos e emoes, - eu vou fazer ou no vou fazer -. Carter Anal apego as coisas materiais; petulncia; arrogncia e superioridade. Fase flica 3 a 5 anos. Fonte o falo. As crianas acreditam que todos tm, eles no sabem ainda diferenciar. Fase de elaborao geral das fases anteriores. Ao passar pelo complexo de dipo que a criana ter formada a diferenciao. Fase Genital Esta formada a base da personalidade. Passa a ter interesse afetivo por outras pessoas. Latncia 6 a 10 anos. Sexualidade adormecida, perodo de descanso, a criana tem interesse em jogos. Adolescncia crescer; fase da contradio. Id (ele, isso) o sistema original da personalidade; o id consiste de tudo o que psicologicamente herdado e que esto presentes no nascimento, inclusive os instintos. No id esta localizada as pulses de vida e de morte. regido pelo princpio do prazer, busca sempre o que produz prazer e evita o que aversivo. O id no tem contato com a realidade completamente inconsciente. O id desconhece juzo, lgica, valores, tica ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, anti-social, egosta e dirigido ao prazer.

Ego (eu) estabelece o equilbrio entre as exigncias do Id, as exigncias da realidade e as ordens do superego. Busca uma harmonizao inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigncias do superego. O ego regido pelo princpio da realidade, esse princpio que introduz a razo, o planejamento e a espera no comportamento humano. A satisfao das pulses retardada at o momento em que a realidade permita satisfaz-las com um mximo de prazer e um mnimo de consequncias negativas. Funes bsicas do ego so: percepo, memria, sentimentos, pensamentos. Superego (supereu) a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a conscincia moral, que determina o mail a ser evitado. O superego tem trs objetivos: 1. inibir (atravs de punio ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrrio s regras e ideais por ele ditados (conscincia moral); 2. forar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e 3. conduzir o indivduo perfeio - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal). O superego forma-se aps o ego (eu), durante o esforo da criana de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeio. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivduo no apenas por aes praticadas, mas tambm por pensamentos; outra caracterstica sua o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo). O superego nem sempre consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente. Complexo de dipo Este conceito visto como amor me e dio ao pai (no que o pai seja exclusivo, pode ser qualquer outra pessoa que desvie a ateno que ela tem para com o filho), mas esta idia permanece, apenas, porque o mundo infantil se resume a estas figuras parentais ou aos representantes delas. A idia central do conceito de complexo de dipo inicia-se na iluso de que o beb tem de possuir proteo e amor total, reforado pelos cuidados intensivos que o recm nascido recebe pela sua condio frgil. Esta proteo est relacionada, de maneira mais significativa, com a figura materna. Em torno dos trs anos, a criana comea a entrar em contato com algumas situaes em que sofre interdies, facilmente exemplificadas pelas proibies que comeam a acontecer nesta idade. A criana j no pode fazer certas coisas, no pode mais passar a noite inteira na cama dos pais; andar despida pela casa ou na rua; incentivada a sentar-se de forma correta. Neste momento, a criana comea a perceber que no o centro do mundo e precisa de renunciar ao mundo organizado em que se encontra e tambm sua iluso de proteo e de amor materno exclusivo. A criana tambm comea a perceber que o pai pertence me e por isso dirige sentimentos hostis em relao a este. Estes sentimentos so contraditrios porque a criana tambm ama esta figura que hostiliza. A diferenciao do sujeito permeada pela identificao da criana com um dos pais.

Na identificao positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a me. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem dio por cime. A menina hostil me porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer parecer-se com ela para competir e tem medo de perder o amor da me, que foi sempre to acolhedora. Na identificao negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificao acontea com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais. Complexo de dipo Estruturao da personalidade. 1 Menino quer ser como a me. 2 Menino quer ter a me e eliminar o pai, por medo de perder o amor do pai desiste da me. 3 Menino quer ter o pai, tomando o lugar da me. 4 Quer incorporar o pai. 1 Menina quer ser como a me. 2 Menina quer ter a me e o pai tido como rival. 3 Menina quer ter o pai e eliminar a me. 4 Quer incorporar a me.

Bibliografia AGUIAR, M. A. F.; Psicologia Aplicada a Administrao. So Paulo: Atlas, 1991. BOCK, A. M., FURTADO, O. (e) TEIXEIRA, M. L.; Psicologia Uma Introduo ao Estudo da Psicologia. So Paulo: Editora Saraiva, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi