Vous êtes sur la page 1sur 4

Programa CIEE de Educao a Distncia

CURSO: MATEMTICA BSICA II

SUMRIO

AULA 1 Probabilidade ..............................................................................................02 AULA 2 Equao do 1 grau .....................................................................................05 AULA 3 Inequaes do 1 grau com uma incgnita .................................................11 AULA 4 Razo, densidade e proporo ...................................................................17 AULA 5 Grandeza e regra de trs ............................................................................25 AULA 6 Porcentagem e juros simples ......................................................................34 Referncias .................................................................................................................43

Programa CIEE de Educao a Distncia

AULA 1 PROBABILIDADE

comum ouvirmos nos noticirios em poca de eleio que a probabilidade de um determinado candidato ganhar as eleies x% ou no mundo do esporte que a probabilidade de seu time ser campeo de x% e, portanto j deu para perceber que a probabilidade um assunto muito comum em nosso cotidiano e uma das matrias mais cobradas nos vestibulares.

Para calcular a probabilidade de algo acontecer, divida o nmero de casos favorveis ao acontecimento pelo nmero total de casos possveis. Acompanhe um exemplo.

Imagine que dentro de uma caixa tenha 12 figurinhas de esporte - 5 relacionadas a futebol e 7 relacionadas natao. Se colocarmos essas figurinhas dentro da caixa, chacoalharmos e tirarmos uma figurinha, qual a probabilidade de sair uma figura relacionada natao?

Para saber o resultado, basta utilizar a seguinte frmula:

P = nmero de resultados favorveis nmero total de resultados possveis

P = 7_ = 0,58 12

Lembrando que o P a abreviao de probabilidade, o nmero de resultados favorveis para isso acontecer 7, pois h 7 figurinhas relacionadas natao e o nmero total de resultados possveis 12, visto que h no total 12 figurinhas, logo o resultado ser de 0,58.

Esse resultado tambm pode ser expresso em porcentagem, basta multiplicar 0,58 por 100 e o resultado ser de 58%. Logo, a probabilidade de sair uma figurinha relacionada natao de 58%.

Programa CIEE de Educao a Distncia

Agora imagine que em uma garrafa h 10 confeitos de acar verdes e brancos. No possvel v-los dentro da garrafa, exceto se a virarmos de ponta-cabea, quando um dos confeitos vai para o gargalo e possvel ver sua cor. Ao longo de vrios dias, repetiu-se 2000 vezes a seguinte operao: chacoalhava-se e tombava-se a garrafa para ento anotar a cor do confeito que aparecia no gargalo. Os resultados foram os seguintes:

Confeitos verdes = 624

Confeitos brancos = 1376

Na prxima vez que for repetida essa operao, qual a probabilidade da cor do confeito ser verde?

Para responder sua pergunta, utilizamos a frmula que estudamos h pouco.

624

= 0,31

Probabilidade 2000 resultado n de bolas verdes total de ensaios realizados que apareceram no gargalo

Observando o clculo, a probabilidade da cor do confeito ser verde de 0,31 ou 31%.

Agora, acompanhe outros exemplos. Qual a probabilidade de sair o nmero 6 aps o lanamento de um dado? P = 1 = 0,16 ou 16,6% 6 A probabilidade de sair o nmero 6 de 16%.

Qual a probabilidade de sair somente nmeros pares?

Programa CIEE de Educao a Distncia

Lembrando que um dado possui 3 lados pares (2, 4 e 6), logo:

A probabilidade de se obter nmeros pares de 50%.

Qual a probabilidade de se retirar uma carta qualquer de um baralho de 52 cartas e obter uma carta de paus?

Lembre-se que em um baralho de 52 cartas existem 13 cartas de paus, logo: P = 13 = 1 = 0,25 ou 25% 52 4 Conclumos que a chance de se obter uma carta de paus de 1 entre 4, ou seja, 25%.

Utilizando o mesmo baralho de 52 cartas, qual a probabilidade de se retirar um s de copas? P = _1_ = 0,01923

Vous aimerez peut-être aussi