Vous êtes sur la page 1sur 20

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


JLIO DE MESQUITA FILHO

Faculdade de Cincias e Letras Campus de Araraquara SP Servio Tcnico de Biblioteca e Documentao Seo Tcnica de Referncia, Atendimento ao Usurio e Documentao

ROTEIRO DE APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS ROTEIRO DE APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS

ARARAQUARA - SP 2007

1 ANA CRISTINA JORGE ANA PAULA MENESES ALVES

ROTEIRO DE APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS ROTEIRO DE APRESENTAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Roteiro de apresentao de trabalhos acadmicos elaborado a partir das indicaes das normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) pelas bibliotecrias do Seo Tcnica de Referncia, Atendimento ao Usurio e Documentao da Faculdade de Cincias e Letras Unesp/Araraquara, como material de apoio aos usurios do Servio Tcnico de Biblioteca e Documentao.

ARARAQUARA - SP 2007

2 SUMRIO

1 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO 1.1 Elementos Pr-Textuais


1.1.1 Capa (obrigatrio) 1.1.2 Folha de rosto (obrigatrio) 1.1.3 Folha de aprovao (obrigatrio) 1.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio) 1.1.5 Dedicatria (opcional) 1.1.6 Agradecimento (opcional) 1.1.7 Epgrafe (opcional) 1.1.8 Resumo na lngua verncula (obrigatrio) 1.1.9 Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) 1.1.10 Lista de ilustraes (opcional) 1.1.11 Lista de tabelas (opcional) 1.1.12 Lista de abreviaturas e siglas (opcional) 1.1.13 Lista de smbolos (opcional) 1.1.14 Sumrio (obrigatrio)

03
04 04 05 05 05 06 06 06 06 07 07 08 09 09 09 10 10 10 11 11 11 11 12 12 12 13

1.2 Elementos Textuais


1.2.1 Introduo 1.2.2 Desenvolvimento 1.2.3 Concluso ou consideraes finais

1.3 Elementos Ps-Textuais


1.3.1 Referncias (obrigatrio) 1.3.2 Obras consultadas (opcional) 1.3.3 Glossrio (opcional) 1.3.4 Apndice (opcional) 1.3.5 Anexos (opcional) 1.3.6 ndices (opcional)

1.4 Regras Gerais de Apresentao 1.5 Citao no Texto 1. 6 Instrues para Encadernao 1.7 Entrega e Depsito na Biblioteca
REFERNCIAS

13 15 17 18
19

3 1 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADMICO O trabalho acadmico possui uma estrutura composta por partes estabelecidas de acordo com a NBR 14724/2005 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2005). A estrutura da tese, dissertao, monografia, trabalho disciplinar e trabalho de concluso de curso compreende: elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais, dispostos conforme a descrio abaixo: Estrutura Pr-textuais Elementos Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimento (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de tabelas se (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Desenvolvimento Concluso ou consideraes finais Referncias (obrigatrio) Obras consultadas(opcional) Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexos (opcional) ndices (opcional)

Textuais

Ps-textuais

Quadro 1 - Estrutura do trabalho acadmico Fonte: NBR 14724/2005 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005).

Quanto as definies, segundo a NBR 14724/2005 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005) temos que: Dissertao: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem

4 delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob coordenao de um orientador (doutor), visando obteno do ttulo de mestre. Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa obteno do ttulo de doutor, ou similar. Trabalhos acadmicos similares (Trabalho de Concluso de Curso TCC, Trabalho de Graduao Interdisciplinar TGI e outros): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador.

1.1 Elementos Pr-Textuais

So as partes do trabalho colocadas antes da introduo, ou seja, a capa, a folha de rosto contendo a ficha catalogrfica, folha de aprovao, dedicatria, agradecimentos, epgrafe, resumo, abstract, listas de ilustraes, de tabelas, de abreviaturas e de siglas e sumrio.

1.1.1 Capa (obrigatrio)

o primeiro elemento informativo de um trabalho monogrfico. tambm, a proteo externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao. Na capa constam o nome da instituio; nome do autor; ttulo e subttulo

5 se houver; local e ano. Pode ser incluso na capa uma ilustrao, da instituio ou outrade acordo com o tema do trabalho

1.1.2 Folha de rosto (obrigatrio)

a folha posterior capa e a mais importante do trabalho. Tem como objetivo explicitar mais dados sobre o trabalho, apresentando nome do autor; ttulo e subttulo se houver; natureza do trabalho; local e ano. No verso da folha de rosto deve ser impressa a ficha catalogrfica, instrumento ordenador, onde de forma sistematizada, so colocados os dados referenciais de uma monografia. elaborada de acordo com o AACR vigente, pela Biblioteca da unidade.

1.1.3

Errata (opcional)

Lista da folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correes. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso. A indicao de erros porventura cometidos e sua respectiva correo devem ser acompanhados de sua localizao no texto. (ex: p. 32, linha 5: onde se l redao - Leia-se redao).

1.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio)

Elemento obrigatrio, colocado logo aps a folha de rosto, constituda pelas informaesda folha de rosto, data da defesa, componentes da banca examixadora, titulao, instituies a que pertencem e local onde foi realizada a defesa e aprovao do trabalho.

1.1.5 Dedicatria (opcional)

a parte da monografia onde o autor expressa alguma homenagem a outra(s) pessoa(s). Elemento opcional, colocado aps a folha de aprovao

1.1.6

Agradecimento (opcional)

a parte da monografia onde o autor expressa o seu agradecimento a pessoa(s) e/ou instituio(es) que de qualquer forma tenha(m) colaborado para o desenvolvimento do trabalho. Elemento opcional, colocado aps a dedicatria.

1.1.7

Epgrafe (opcional)

Tambm conhecido como dstico, um pensamento, uma parte de um texto, frase, verso, etc., que tenha alguma relao com o trabalho. Elemento opcional, colocado aps os agradecimentos. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de abertura das sees primrias. Toda epgrafe considerada uma citao direta, deste modo necessita de chamada bibliogrfica (AUTOR, DATA, p.) e indicao na lista de referncia;.

1.1.8

Resumo na lngua verncula (obrigatrio)

Deve ser um texto bastante sinttico que inclui as idias principais do trabalho, ou seja, os objetivos, a metodologia, os resultados e as concluses, permitindo que tenha uma viso sucinta do todo, principalmente das questes de maior importncia e das concluses a

7 que se tenha alcanado. feito normalmente na lngua de origem e numa outra de larga difuso, dependendo de seus objetivos e alcance. Deve ser redigido em pargrafo nico, mas sem a entrada de pargrafo. Em teses e dissertaes, apresentar o resumo com, no mnimo 150 palavras e, no mximo, 500 palavras. Dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa. Evitar o uso de citaes bibliogrficas, smbolos e contraes que no sejam correntes, formulas, equaes e diagramas. O resumo um elemento obrigatrio, e seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave ou descritores, separadas por ponto.

1.1.9

Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio)

Segue as mesmas indicaes do resumo em lngua verncula, pode ser a lngua escolhida pelo autor e deve incluir as palavras chaves. Em espanhol: RESUMEN Palabras-claves Em francs: RSUM- Mots-cls Em ingls : ABSTRACT - Keywords Em portugus: RESUMO Palavras-chave

1.1.10 Lista de ilustraes (opcional)

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Quando necessrio recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (grficos, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, e outros).

8 No corpo do texto, qualquer que seja seu tipo, sua identificao aparece na parte inferior, devendo estar o mais prximo possvel do trecho a que se refere. Exemplo:
Seqncia consonantal pl bl Exemplos plazer, pleito, plena, completas, complidos, esplandor, templo blanco, blando, poblado, poblador, establo, noble, poblo, establecer tl --dl --kl clrigo, clerizia, clemente, clusa, Claraval, claridade, claro, claustro, clemeno, esclareceu, clerizon gl glorioso, igleja/egleja; Englaterra fl flores/flor, flemoso vl nevla, paravla, tavleiro, tavlado Quadro 3 - Onsets complexos: C+l (Exemplos tirados dos Glossrios). Fonte: Massini-Cagliari (2005, p. 97).

1.1.11 Lista de tabelas (opcional)

Elemento elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. A diferena entre tabelas e quadro que a primeira apresenta informaes apresentadas de forma no discursiva, tratadas estatisticamente, nas quais o dado numrico se destaca como informao central. J quadro apresenta informaes discursivas e dados de sua maioria qualitativos. As tabelas no texto devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arbicos e com ttulos, conforme IBGE (1993). Exemplo:

Tabela 1 - Quantificao e porcentagem da classificao das vozes dos educadores. Grau geral Educadores (n=93)

de rouquido

31

33

39

42

17

18

Total

93

100

Fonte: Dragone (2007).

1.1.11 Lista de abreviaturas e siglas (opcional)

Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso.

1.1.12 Lista de smbolos (opcional)

Elaborado como uma relao de smbolos utilizados no texto, com a indicao do nome, coisa ou ao que o sinal substitui no texto.

1.1.13 Sumrio (obrigatrio)

Para elaborar sumrios deve-se utilizar a NBR 6027 e a NBR 6024 de Numerao Progressiva. (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003a, 2003b).

10 Sumrio a enumerao das divises, sees e outras partes de uma publicao, na mesma ordem e grafia em que a matria se encontra no documento. Elemento obrigatrio, cujas partes so acompanhadas dos respectivos nmeros das pginas. O sumrio tem por objetivo dar aos documentos uma viso de conjunto e facilitar a localizao das sees e outras partes.

1.2 Elementos Textuais

Constitudos de trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso,ou seja, a parte do trabalho em que exposta a pesquisa.

1.2.1

Introduo

Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, problema, objetivos da pesquisa, a relevncia do estudo, hipteses, metodologia e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. A introduo, nada mais , do que o projeto de pesquisa escrito na forma textual. A metodologia pode ser incorporada na introduo ou elaborada em um captulo a parte. A introduo a seo nmero um do trabalho.

1.2.2

Desenvolvimento

a parte principal do texto, constitui o ncleo do trabalho, e pode conter quantos captulos voc achar necessrio. A exposio do assunto deve ser ordenada e pormenorizada, dividida em sees e subsees, que vo variar em funo da abordagem do tema e do mtodo.

11

1.2.3

Concluso ou consideraes finais

a parte final do texto, onde so apresentadas concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. um processo de sntese dos principais resultados, com comentrios do autor e as contribuies trazidas pelo trabalho.

1.3 Elementos Ps-Textuais

So os elementos que complementam o trabalho colocados aps a concluso, ou seja, as referncias, as bibliografias consultadas, os anexos, os apndices, etc.

1.3.1

Referncias (obrigatrio)

Relao das fontes citadas ao longo do trabalho. A lista deve ser elaborada de acordo com NBR 6023/2002 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002a), organizada em ordem alfabtica, (para referncias de obras de mesmo autor, ordenar tambm em ordem cronolgica descrescente), com espao simples no corpo da referncia, recuo a esquerda e espao duplo entre uma referncia e outra. A Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP, atravs do Grupo de Trabalho Normalizao Documentria da UNESP (2003) elaborou orientaes para utilizao da NBR 6023/2002, de Referncias, disponveis no site de nossa Biblioteca

1.3.2

Obras consultadas (opcional)

12

a relao das fontes lidas, porm, no citadas no corpo do trabalho. Deve ser elaborada da mesma forma que as referncias. O nome desta seo pode variar como Bibliografia consultada, Bibliografia complementar, Outras indicaes, Sugestes de leitura, etc.

1.3.3

Glossrio (opcional)

Relao de palavras ou expresses, utilizadas no texto e acampanhadas de seus respectivos significados.

1.3.4

Apndice (opcional)

So elementos ps-textuais, onde constam dados extras, de origem do autor. So identificados por letras maisculas consecutivas, e servem para complementar a argumentao, sem prejuzo a unidade nuclear do trabalho. Devem ser dispostos da seguinte maneira Exemplo: APNDICE A Ttulo do documento APNDICE B Ttulo do documento

1.3.5

Anexos (opcional)

13 So elementos ps-textuais, onde constam dados extras, de origem de terceiros. So identificados por letras maisculas consecutivas, e servem para fundamentao, comprovao e ilustrao. Exemplo: ANEXO A - Ttulo do documento ANEXO B Ttulo do documento

1.3.6

ndices (opcional)

Lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza ou remete para as informaes contidas no corpo do texto.

1.4 Regras Gerais de Apresentao

O trabalho deve ser escrito em papel branco, formato A4, digitado na cor preta - com exceo das ilustraes - no anverso das folhas, exceto a folha de rosto, no qual no verso, deve constar a ficha catalogrfica. A norma no define o tipo de fonte, mas recomendvel a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas (tamanho 11 e recuo de 4cm da margem esquerda) e tamanho 10 para o rodap. As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm. Todo o texto deve ser digitado com espao um e meio (1,5). As citaes com mais de trs linhas devem ser digitadas em espao simples. No texto utilizam-se pargrafos com 1 Tab. Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos.

14 Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A paginao colocada, a partir da primeira folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. O indicativo numrico da seo deve preceder o ttulo e ser alinhado a separado por um espao do primeiro caractere do ttulo. So numeradas apenas as sees que compem a parte textual do trabalho, ou seja, a introduo, o desenvolvimento e a concluso. Os ttulos sem indicativo numrico elementos pr-textuais e elementos ps-textuais, devem ser centralizados. As folhas que contm agradecimentos, folha de aprovao e epgrafe no devem apresentar ttulos, nem numerao. As regras gerais para numerao so as seguintes: so empregados algarismos arbicos na numerao; o indicativo de seo alinhado na margem esquerda, precedendo o ttulo, dele separado por um espao de caractere; deve-se limitar a numerao progressiva at a seo quinria; o indicativo de sees primrias deve ser grafado em nmeros inteiros a partir de 1; no se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo de seo ou de seu ttulo. Exemplo: NBR 6024 - item 3.5 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003a). SEO PRIMRIA-Seo Secundria -Seo Terciria Seo Quaternria 1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 Quando for necessrio enumerar os diversos assuntos de uma seo (itens), esta pode ser subdividida em alneas ordenadas alfabeticamente por letras minsculas seguidas de parnteses. As alneas, exceto a ltima, terminam em ponto-e-vrgula. Exemplo: 1....................... 1.1.................... 1.2.................... a) ...........;

15 b) ...........; c) ............ 2................... 2.1................ 2.1.1............... 2.1.2......................... Com relao aos destaques no corpo do texto, os mesmos devem ser apresentados de seguinte maneira: Itlico: palavras, expresses, frases e citaes em lngua estrangeira; Negrito, sublinhado e aspas duplas: destaques ou nfases do autor do texto; Ttulo de obras: devem ser destacados em itlicos quando mencionados no corpo do texto. Ex: Vidas secas. Ttulos de artigos, contos, poesias, resenhas, crnicas, captulos ou partes de obras: devem ser apresentados entre aspas duplas.

1.5 Citao no Texto

Citao a meno no texto, de informao colhida de outra fonte, para esclarecimento do assunto em discusso ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. Tem como fonte a NBR 10520 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b), e indica que as citaes podem ser: diretas: transcrio textual de parte da obra do autor consultado; indiretas: texto baseado na obra do autor consultado. Nas citaes de sistema numrico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituio responsvel ou pelo ttulo includo na sentena (corpo do texto) devem ser digitados em letras maisculas e minsculas, e quando estiverem entre parnteses devem ser em letras maisculas. O autor deve ser citado entre parnteses pelo sobrenome, separado por vrgula da data de publicao (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parnteses: Morais (1995) assinala... Quando se tratar de citao direta

16 especificar pgina(s), essa(s) dever(o) seguir a data, separada(s) por vgula e precedida(s) de p. (MUMFORD, 1949, p.513). As citaes de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letra minscula aps a data, sem espacejamento (PESIDE, 1927a) (PESIDE, 1927b). Quando a obra tiver dois ou trs autores, separa-se por ponto e vrgula (OLIVEIRA; LEONARDO, 1943) e, quando tiver mais de trs autores, indica-se o primeiro seguido da expresso et al. (GILLE et al., 1960). Citaes at 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e pgina. Com mais de trs linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 11) e sem aspas, tambm seguidas do nome do autor, data e pgina. As citaes em lngua estrangeira devem vir em itlico.

Exemplo 1: Citao direta, com mais de trs linhas Harvey (1993, p. 112) acrescenta a tudo isso mais um fator,
[...] enquanto abre uma perspectiva radical mediante o reconhecimento da autenticidade de outras vozes, o pensamento ps-moderno veda imediatamente essas outras vozes o acesso a fontes mais universais de poder, circunscrevendo-as num gueto de alteridade opaca, da especificidade de um ou outro jogo de linguagem.

Exemplo 2: Citao direta, com menos de trs linhas O homem no pode viver fora da cultura, mas ela no pode ser seu destino, mas sim um meio para sua liberdade: [...] no somos humanos fora da cultura, mas no seremos homens livres se no pudermos, sempre que necessrio, assumir uma posio de exterioridade com relao ao mundo social. (ROUANET, 1993, p.276).

Exemplo 3: Citao indireta

Tem-se na pardia, como o caracteriza Linda Hutcheon (1985), a manifestao textualizada da auto-referncia, do nvel metadiscursivo da criao literria.
Exemplo 4: Citao de vrios autores

17
No me estenderei sobre esse assunto, por consider-lo devidamente discutido pelos marxistas clssicos (MARX, 1983, 1969; LENIN, 1977a; LUXEMBURG, 1978).
Exemplo 5: Citao de vrias obras do mesmo autor

H nele uma diversidade de formas de trabalho; mas em geral subsumidas no capital, e no externas a ele e que resistem sua expanso, consoante desejam certos partidrios do campesinato, cujo exemplo maior Martins (1979, 1980, 1984, 1986).
Exemplo 6: Citao de Citao

Autonomia significa a capacidade de auto-reflexo e autodeterminao dos indivduos: [...] deliberar, julgar, escolher e agir diante de diferentes cursos de ao possvel. (HELD apud GIDDENS, 1993, p.202). Exemplo 7: Citao de Obras clssicas1 Turno, agitada el alma de amor, clavando en la muchacha la mirada arde cada vez ms em nsias de pelea. (VIRGILIO, Eneida, XII, 70). Cinco Reis Mouros so os inimigos, Dos quais o principal Ismar se chama; (CAMES, Os Lusadas, III, 44). Ao perguntar o porqu da preferncia pelo canto acompanhado do auls ao canto acompanhado da lra, Aristteles (Problemas, XIX, 43) nos d uma pista sobre o motivo da escolha do primeiro no acompanhamento da atividades fsicas.

1.6 Instrues para Encadernao

I n c l u em -s e n e s t a ca t e g ori a t e xt o s cl s si c o s , d a A nt i g i d a de Gr e c o -l at i na o u n o , que p os s u e m di vi s o pr p r i a , co m u m a q u a l qu e r e di o . A i n di c a o d e a n o e p gi n a qu e c o m p e m a c h a m ad a b i b li o gr fi c a c o n ve n ci on a l s u b s t it u da pe l o t t ul o da o b r a , s e gu i d o d a nu m e r a o r e f e r e nt e a o c a nt o , ve rs o o u es t r o f e ; l i vr o , p a r gr a f o o u co l u n a.

18 A padronizao tanto da capa como do trabalho no todo est na NBR 14724/2005 (ASSOCIAO em cada pgina. Para a capa, os elementos so os descritos abaixo (mesmo modelo da capa do interior do trabalho), nesta seqncia: 1 - Nome da Instituio: opcional 2 Nome do autor do trabalho 3 Ttulo do trabalho 4 Local (cidade) 5 Ano Para a lombada, os elementos so os descritos abaixo, escritos longitudinalmente do alto para o p da lombada: 1 Autor do trabalho 2 Ttulo 3 n de volumes, para trabalhos com mais de um volume BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005), explicando detalhadamente toda a estrutura da tese, bem como quais as informaes que devem constar

1.7 Entrega e Depsito na Biblioteca

A entrega do exemplar impresso e encadernado, assim como o disquete ou CD com a verso eletrnica em pdf (liberado para cpia) do TCC, Relatrio de Estgio, Tese ou Dissertao NO REALIZADA NA BIBLIOTECA, mas nos Departamentos (TCC e Relatrios de Estgio) e na seo de Ps-Graduao (Tese e Dissertao), que posteriormente encaminham os trabalhos a Biblioteca. Alunos de ps-graduao devem preencher a autorizao para publicao on-line do seu trabalho, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes da Unesp, ou acessar Portal de Bibliotecas UNESP (2007), bem como podem optar por retirar a autorizao na Seo de Ps-Graduao ou na Biblioteca da FCLAr.

19 REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS [ABNT]. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao Rio de Janeiro: ABNT, 2005. ______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2003a. ______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao Rio de Janeiro: ABNT, 2003b. ______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a. ______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b. IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA [UNESP]. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Grupo de Trabalho Normalizao Documentria da UNESP. Normalizao documentria para a produo cientfica da UNESP: normas para apresentao de referncias segundo a NBR 6023:2002 da ABNT. So Paulo, 2003. Disponvel em: <http://www.biblioteca.unesp.br/pages/normalizacao.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2007. ______. Portal de Bibliotecas UNESP. So Paulo, 2007. Disponvel em: <http://www.biblioteca.unesp.br>. Acesso em: 11 abr. 2007

Vous aimerez peut-être aussi