Vous êtes sur la page 1sur 39

PANDEIRO

Materiais: 1 prato de vaso 8 tampinhas achatadas arame Como fazer 1- Pea para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espao de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra). 2- Com um prego, faa um furo acima e um abaixo de cada fenda. 3- Fixe um pedao de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa. 4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas. Como tocar Toque na sequncia que mostra a figura: primeiro bata o dedo, depois a ponta do dedo-mdio, o punho e a palma da mo.

Como tocar: use a conveno: dedo 1 ponta 2 punho 3 tapa 4

ZAMPONHA

Materiais: cano fino de PVC fita-crepe

Como fazer 1- Corte 2 pedaos de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual. 2- Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe. 3- Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fitacrepe. Como tocar Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.

FLAUTA DGUA

Materiais: 30 cm de cano fino de PVC fita-crepe 1 bexiga

Como fazer 1- Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e grude com fita-crepe. 2- Coloque um pouco de gua dentro da bexiga. Como tocar Encha a bexiga de gua. Depois, assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez. Dica: puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes

SAX

Materiais: 40 cm de cano fino de PVC fita-crepe 1 garrafa de plstico

Como fazer 1- Com uma rgua, mea 3,5 cm da ponta do cano e faa uma marca. 2- Faa um corte em diagonal a partir da ponta do cano at a sua marca. 3- Use um pedacinho de garrafa de plstico no formato da ponta cortada do cano e fixe-o com fita-crepe. Como tocar Cubra a parte de fita-crepe com a boca e assopre devagar at sair som.

BELISCOFONE

Materiais: 40 cm de cano grosso de PVC fita-crepe 1 bexiga (se possvel, mais resistente)

Como fazer 1- Corte o bico da bexiga fora e encaixe a outra parte na boca do cano, esticando bem. 2- Grude a borda da bexiga no cano com a fita-crepe.

Como tocar Puxe e solte a bexiga dando belisces

CLAVA

Materiais: 40 cm de cano PVC com espessura mdia 1 tampo de PVC que encaixe na ponta do cano

Como fazer Bata a ponta marrom em piso duro, cermicos ou em pedras.

Como tocar Puxe e solte a bexiga dando belisces

CHOCALHO

Materiais: 1 latinha de refrigerante Pedrinhas fita adesiva

Como fazer 1- Lave a lata de refrigerante. 2- Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, at preencher cerca de 1/3 da lata. 3- Tape o furo com a fita adesiva.

Como tocar Balance o chocalho no ritmo da msica.

O GRI-GRI

O GRI-GRI um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A tcnica de construo deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas a grude, antiga cola base de gelatina de matrias animais, que se dissolvia em gua e se aplicava aquecida em banho maria. A maneira de atar era a seguinte: dar vrias voltas com um cordel em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tenso desse cordel, passava-se por ele uma tbua que tinha a funo de o torcer. Ora o Gri-Gri construdo baseado nesta tcnica. Alm disso no necessita de grude ou banho-maria. No sabes o que banho-maria? Tens de perguntar l em casa. MATERIAL DE CONSTRUO Pau de gelado Dois elsticos fortes Uma caixa de fsforos vazia. EXECUO Passa o elstico pelo pau de gelado dando duas voltas. Depois de abrires a caixa de fsforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elstico, o nmero de voltas necessrias para que o pau fique bem preso (o nmero de voltas depende do comprimento do elstico). Depois, desloca o elstico juntamente com o pau para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do pau fica livre e a outra sobre a caixa. DECORAO Sabes que muitos jovens do um mau uso aos fsforos? Refiro-me ao fumar. Que tal fazeres uma decorao bem garrida no teu GRI-GRI

COMO TOCAR Segura a caixa de fsforos com a mo esquerda e com o polegar da mo direita bate duas vezes seguidas, duma maneira contnua. Vais ouvir um som idntico ao do grilo grigri grigri grigri

NUM-NUM

O Num-Num um brinquedo utilizado pelas crianas, para brincarem s orquestras ou s Bandas. Era tambm utilizado antigamente pelos ROBERTOS (bonecreiros de feira ou de rua que utilizavam o Num-Num para modificar a voz).

MATERIAL DE CONSTRUO Um rolo de carto (onde est enrolado o papel de cozinha) Uma garrafa de gua de 1/2 litro (plstico) FERRAMENTAS E ACESSRIOS Um canivete ou faca, cola de contacto e lixa n 150

EXECUO Abre-se um orifcio com cerca de 3 cm de lado, que deve ser tapado depois com um papel de celofane (por exemplo um papel de rebuado). Utiliza a cola de contacto, para colar bem o celofane. O bom som do teu Num-Num est no facto de no haver fugas de ar pelo buraco que abriste no carto. Se cortares a garrafa cerca de 5 cm depois do gargalo e colares essa parte ao tubo de carto, crias um pavilho sonoro igual ao dos instrumentos de sopro que tm a funo de ampliar o som.

DECORAO Quem sou eu para te aconselhar, uma bonita decorao para o teu NUM-NUM. Usa a tua imaginao olha tua volta e logo encontrars adornos para o instrumento que acabas de construir. Tem em ateno que em cima da membrana de celofane (papel de rebuado), no deves colocar nada. Ela deve ficar livre para poder vibrar. COMO TOCAR Encosta a tua boca extremidade mais prxima do celofane e tenta cantarolar uma cano ou fala alto, fazendo voz de ROBERTO

TRCULAS

As TRCULAS (tradicionalmente feitas de madeiras rijas) aparecem como instrumento de percusso em ambientes festivos e romarias. Do um colorido muito bonito msica, de parceria com outros instrumentos, como o BOMBO ou os CHINCALHOS. As TRCULAS tomam outros nomes, dependendo da regio onde so construdas. Em Barcelos, chamam-lhe TABUINHAS. MATERIAL DE CONSTRUO Qualquer tipo de carto, desde que o consigas cortar com uma tesoura e uns metros de guita. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura cola de contacto e um furador de escritrio.

EXECUO

Cortas vrios rectngulos de carto (cerca de 25 X 3 cm no tem medida exacta), de modo a que os possas colar. Junta-os, por exemplo, em grupos de 2 ou 3, dependendo da grossura do carto. Numa das extremidades fazes dois furos com o furador, que se destinam a passar o cordel e fazeres os dois lacetes destinados colocao dos dedos polegares de ambas as mos. Para que os cartes fiquem separados uns dos outros necessitas de colocar entre eles um separador, que pode ser uma tira dos rectngulos de carto j cortado. Finalmente, basta passares a guita pelos furos de cada carto, no te esquecendo de colocares os respectivos separadores.

DECORAO Como sempre a tua imaginao se encarregar de lhes dar um ar bem garrido. Se puderes trabalha com carto j colorido e troca de opinio com os teus amigos.

COMO TOCAR Com os dedos polegares enfiados nos lacetes, abre e fecha as palmas da mo, para que as extremidades batam ao ritmo da msica.

MATRACAS

As MATRACAS so instrumentos de ritmo e acompanhamento de dana e cantares, quase sempre relacionadas com actos litrgicos em substituio da campainha, uma vez que esta, nem sempre era permitida em determinadas cerimnias. Existem MATRACAS de diversos tamanhos, sendo os espanhis grandes entusiastas deste instrumento. Como curiosidade, em Espanha existem MATRACAS to grandes, que tm de ser tocadas mecanicamente. MATERIAL DE CONSTRUO Carto, pano ou plstico forte e platex FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura e cola de contacto EXECUO Essencialmente as MATRACAS so duas tbuas unidas por uma dobradia. Se utilizares vrios rectngulos (30 X 4 cm) colados uns aos outros, consegues uma estrutura forte e sonora. Numa das extremidades aplicas o pano ou o plstico forte, que tem a funo da dobradia. Se quiseres aumentar a sonoridade das MATRACAS, colas na extremidade livre no interior, dois rectngulos de platex (4 X 3 cm). A cola de contacto deve ser dada nas duas superfcies a colar, esperando cerca de 10 minutos, antes de efectuares a juno das duas peas. Nunca tenhas pressa de acabares o instrumento que ests a construir. Aprende a saborear o teu trabalho.

DECORAO Uma simples sugesto utiliza autocolantes, para colorires as partes exteriores das MATRACAS. COMO TOCAR Pega nas MATRACAS pela parte mdia. Agora executa um movimento idntico ao do bater palmas ao ritmo da msica. Vs, j ests mestre como percussionista.

CHINCALHOS

bem provvel que a expresso ir s sortes no te diga nada. As sortes eram as inspeces militares obrigatrias. A rapaziada que vinha do campo para a cidade, aproveitava as caricas das bebidas para fazer este instrumento. Como curiosidade nos AORES as caricas so substituidas por soalhas-pedaos de ferro e em vez de chincalhos chamam-lhe SISTRO. So parecidos com uma fisga, isto , tomando feitio de um V. MATERIAL DE CONSTRUO Carto, pregos e caricas. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura, martelo e cola EXECUO Ser reparares na fotografia dos chincalhos, ele tem a forma de uma p, onde existe uma pega e um stio mais largo onde vais pregar as caricas. Deves colar vrias tiras de carto para ficar com a consistncia devida, de modo a aguentar os pregos. As caricas devem ser furadas com um prego mais grosso do que aquele que vais utilizar para as fixares ao carto. O tamanho e o nmero de caricas que vais utilizar varivel. No te esqueas de tirar o vedante que existe no interior da carica, porque sem ele, obtns uma melhor sonoridade. DECORAO Com canetas de feltro podes decor-lo ao teu gosto. COMO TOCAR Nada mais simples. Chincalhos ao ritmo duma cantoria. Mas no te esqueas da expresso ir s sortes . A Msica tem uma importncia vital, no equilbrio do teu crescimento. Com ela vais aprender a saborear a vida. As sortes eram uma inspeco mdica. Mesmo que no gostes, do servio militar obrigatrio, aprende a estimar a tua sade.

SARRONCA

A SARRONCA conhecida por muitos nomes dependendo da zona onde fabricada. RONCADEIRA, ZAMBURRA, ZURRA-BURROS ou simplesmente RONCA nome porque conhecida na zona de Elvas. um instrumento tocado para o acompanhamento de canes de Natal ou das Janeiras. MATERIAL DE CONSTRUO Uma lata, plstico forte, cordel e uma cana fina (de preferncia arrancada com a raiz) FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura, canivete e lixa n 150 EXECUO Arranja uma lata com a capacidade de um litro ou maior. Ata a cana ao plstico na parte central: se a cana tiver raiz, consegues at-la melhor. Agora amarra o plstico lata, de modo a estic-lo sempre que deres uma ou duas voltas com o cordel. Com a ajuda do pai ou da me ou, porque no da irm ou de um amigo, consegues que o plstico fique bem esticado. Se estiver bem esticado a cana fica na perpendicular, caso contrrio a cana tomba para o lado e ters de voltar a atar desde o incio. Nada de pressas, porque devagar que se vai ao longe.

DECORAO Que tal, hora de jantar, quando todos estiverem sentados mesa, a decorao da tua SARRONCA ser motivo de dilogo. COMO TOCAR A SARRONCA produz um ronco que se obtm friccionando a cana em movimentos lentos de cima para baixo e vice-versa, mas sempre com a mo molhada. No apertes muito a cana e tem sempre a mo molhada. As prendas de Natal, tm sempre outro sabor, acompanhadas com a sonoridade da tua SARRONCA. A propsito de Natal. Acreditas no Pai Natal? Muitas vezes, a histria e a imaginao, no so objectos palpveis, como o dinheiro ou os brinquedos. O Pai Natal, faz parte do teu imaginrio, dos teus sonhos e sonhar um processo humano de crescer

REQUE-REQUE

So os REQUE-REQUE minhotos os mais exuberantes do nosso pas. Muitas vezes representam figuras humanas de braos articulados e so construdos de tbuas, muitas vezes com mais de um metro de altura. Em outras zonas utilizam uma cana muito grossa. Se cada zona tem um reque-reque diferente, porque no, seres tu a inventar o teu prprio. Aqui fica uma simples ideia. MATERIAL DE CONSTRUO Uma garrafa de gua de 5 litros, uma cana, canetas de plstico que j no escrevam e uma rolha ou a prpria tampa da garrafa FERRAMENTAS E ACESSRIOS Uma pequena serra, um canivete e cola de contacto EXECUO Cortas as pontas das canetas e retiras o filtro onde a tinta fica embebida (se sujares as mos nesta operao, podes utilizar um algodo embebido em lixvia para as limpar). Com a cola de contacto (se no sabes utilizar esta cola, no te esqueas de ler as instrues do fabricante) faz a juno das canetas s reentrncias do garrafo de gua. Se passares a cana dum modo ritmado pelas canetas (no te esqueas de que a cola deve estar bem seca antes de tocares), logo ouvirs o som do teu REQUE-REQUE. No entanto se rachares a cana numa das extremidades o som mais claro e forte. Se colares a cana rolha ou tampa do garrafo uma sugesto que te dou para a cana ficar arrumada quando no utilizas o teu REQUE-REQUE. DECORAO Nem sempre o que te agrada, agrada aos outros, por isso decora-o a teu gosto. Se os outros no gostarem, pacinciahaja sade, eles que faam um e decorem-no com as ideias que te deram. COMO TOCAR J alguma vez, uma pulga te mordeu? A mim j! Como lgico, fiz o que no devia. Comecei a coar, para baixo e para cima, para baixo e para cima. E assim ests um REQUEREQUISTA de se tirar o chapu.

ADUFE

Se puderes, um dia d um passeio at ao ALENTEJO. Se j l ests deves-te sentir orgulhoso, pela riqueza, entre muitas coisas, dos cantares e deste belo instrumento. O ADUFE aparece em trs zonas do nosso pas: Alentejo, Beira Baixa e Trs-os-Montes, onde conhecido por PANDEIRO. A tcnica de fabrico diferente. Por exemplo, no Alentejo utilizam a bexiga de porco curtida para fazerem a pele em Trs-os-Montes utilizam pele de cabra a que chamam de samarra. Uma curiosidade interessante: antigamente os ADUFES, s eram tocados por mulheres. MATERIAL DE CONSTRUO Duas tampas de caixas de carto quadran-gulares ou ento uma simples caixa de carto quadrangular. Onde as arranjas? Sapatarias, casas de malas ou no teu sto. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura e cola de contacto EXECUO Na sua construo original o ADUFE no mais do que quatro tbuas pregadas a topo forradas por uma pele cosida ou pregada. Para tapar os pontos ou os pregos costuma ter uma faixa de tecido com berloques nos cantos. Outros so feitos duma maneira mais rudimentar. O teu Adufe feito de uma maneira mais simples. Colas, bem colado as duas tampas de carto, colocas volta uma tira de pano tambm bem colada e apertada para lhe aumentar a resistncia. Depois de concludo, toca de arranjares na tua escola um grupo de cantares, para abrilhantares as festas do Natal, Carnaval, etc. DECORAO So os ADUFES alentejanos, aqueles que mostram um maior cuidado na decorao. No entanto, se permites um sugesto, informa-te junto dos teus familiares mais velhos, quais as tradies na decorao deste instrumento, que existiam na tua zona habitacional. De certeza que vais ouvir histrias interessantes, que te vo ajudar na escolha dos adornos. COMO TOCAR O ADUFE toca-se ao alto, com um bico voltado para cima, altura da tua cabea. A mo esquerda d o andamento da cantoria e a esquerda tamborila, dando um colorido especial msica.

ZANGO

O Zango toma este nome pela sonoridade que produz. um brinquedo que pode ser feito de um simples boto. Antigamente todos os brinquedos ou instrumentos que a rapaziada (rapazes e raparigas) fazia estavam sempre ligados ao meio ambiente e a pocas sazonais. Assim, na Primavera, quando as abelhas comeavam a trabalhar recolhendo o nctar das flores, para depois dentro da sua colmeia, nos favos, o transformarem em mel, saltava a imaginao para a construo do ZANGO. MATERIAL DE CONSTRUO Carto e um metro de cordel de embrulhos FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura e cola EXECUO O que produz som no ZANGO o atrito do objecto que roda em relao ao ar. Se esse objecto tiver pontas, ele ter um som mais penetrante. Se fizeres vrios, com feitios diferentes vers a diferena de sonoridade. A sugesto que te dou de uma estrela, obtida pela colagem de vrios cartes. importante que os dois orifcios, que vais fazer na parte central da estrela estejam bem perto um do outro, caso contrrio o ZANGO no tem um movimento rotativo regular. Passa o cordel pelos orifcios e ata as extremidades livres. DECORAO - O ZANGO o macho da abelha, mas quem manda na colmeia a abelha. Por isso rapaz, o melhor pedires um conselho decorativo a uma rapariga, mas se a executante for uma rapariga no ds nenhuma ferroada no rapaz, s pelo facto dele te ter dado um palpite para a decorao. Resumindo, sigam o exemplo das abelhas trabalhem em conjunto. COMO TOCAR Enquanto o cordel novo e no est acamado, no fcil o ZANGO produzir som. No entanto, estica o cordel com os dedos indicadores das mos e comea por imprimir um movimento rotativo estrela. Ela deve ficar a igual distncia dos extremos. Logo que o cordel se comece a entranar estica-o. Logo vers que a estrela comea a rodar e o cordel entrana em sentido contrrio.

TAN-TANS

No sei se sabias, mas a primeira comunicao telefnica em Portugal foi entre o Observatrio Meteorolgico da Escola Politcnica e o Observatrio Astronmico da Tapada da Ajuda, em Novembro de 1877, com uma linha telefnica de 3 km, tinha o Sr. Alexandre Bell inventado o telefone h pouco mais de um ano. No entanto foi o tambor, ou um tronco oco de uma rvore que serviu de meio de comunicao entre os homens e mulheres, h muitas centenas de milhares de anos. No meu tempo de menino e moo, falava-se ao telefone com duas latas de graxa de sapatos e um cordel, porque namorar, no era nada fcil. MATERIAL DE CONSTRUO Duas latas com capacidades diferentes, um cordel com cerca de dois metros, plstico forte e linha de coser das valentes. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Uma tesoura EXECUO Prendes e esticas bem o plstico em cada uma das latas. Esta operao deve ser feita por duas pessoas: uma ata e a outra vai esticando o plstico. Depois das duas latas, terem o respectivo plstico bem esticado, atas uma lata outra, de tal modo que os plsticos fiquem mesma altura. DECORAO De corao te digo. A arte tua, mas no ds cabo dos ouvidos, l em casa. Tocar tambor no fazer barulho. Aprende a tocar os teus TAN-TANS ao ritmo de uma msica do teu agrado. No te esqueas do conselho e tem cuidado com os teus ouvidos. A surdez uma doena terrvel e o facto de ouvires msica muito alto, pode danificar os teus ouvidos. COMO TOCAR importante que os teus TAN-TANS, tenham o plstico bem esticado. Com a ponta dos dedos bate ritmadamente no tambor maior e depois no pequeno ou vice-versa. Os TAN-TANS, seguram-se entre as pernas, para poderes utilizar as duas mos na sua execuo. Agora tenta acompanhar o ritmo de uma cano

MARACAS

Segundo uma classificao orgonolgica inter-nacional, os instrumentos musicais esto divididos em cinco grupos, onde existem ainda subdivises. Os Cordofones (como a Guitarra Portuguesa), os Membranofones (como o Adufe), os Aerofones (como a Flauta) os Ideofones (como as Maracas) e os Electrofones (como o rgo Electrnico). As MARACAS so instrumentos de percusso muito utilizados na msica latino-americana. Com o aparecimento da RDIO, a msica popular das diversas regies comeou a misturar-se, bem como os respectivos instrumentos musicais. Assim as MARACAS, hoje em dia, no servem s para acompanhar msica latino-americana, mas qualquer tipo de msica. MATERIAL DE CONSTRUO Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferncia, no serres o cabo da vassoura l de casa). FERRAMENTAS E ACESSRIOS Tesoura, serra, martelo, prego, carto e pedrinhas. EXECUO Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cbicos. Atravessas a mesma com um pedao de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (no coloques muitas) e com uma rodela de carto, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a sada da lata de modo a que as pedrinhas no saiam. Podes utilizar, vrios cartes colados, para dares uma maior resistncia e evitares a sada das pedrinhas quando estiveres a tocar. DECORAO As MARACAS so sempre instrumentos muito coloridos a base de cores quentes. Mas se tu fores friorento, decora-o com bem te apetecer. COMO TOCAR Pega no cabo, ou pega, da tua Maraca e tenta, chocalh-la ao ritmo da msica. Se fizeres duas, para que tenham sons diferentes, coloca mais pedrinhas numa do que noutra. E agora vamos dana

GENEBRES

Tradicionalmente, o GENEBRES feito de madeira rija, que lhe d uma sonoridade forte e aguda. Em Portugal ele aparece na zona raiana da Lousa,(Castelo Branco). Nessa zona, os estudiosos da matria afirmam ter sido importado de Espanha onde conhecido por CARRASQUIA (carrasquia, l-se carrasquinha), dana popular espanhola do sculo XVIII). No nosso pas, o GENEBRES tocado por homens, numa festa religiosa em homenagem a NOSSA SENHORA DOS ALTOS CUS, que tem lugar no ms de Maio. Uma curiosidade dessa dana, que os homens esto vestidos de mulheres. MATERIAL DE CONSTRUO 2,4 m de tubo plstico, 30 cm de cana seca, 2 m de cordel, canetas de feltro velhas. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serra, furador, tesoura, berbequim com broca de 3 mm e lixa n150 EXECUO Comea por cortar o tubo plstico (tipo PVC) em vrios bocados, onde o maior tenha, por exemplo, cerca de 30 cm. Depois vai reduzindo o tamanho em cerca de 2cm. Corta 10 tubos. Se utilizares estas medidas, gastas cerca de 2,10 metros de tubo, mais o desgaste da serra. Assim o maior ter 30cm e o mais pequeno 12cm. O GENEBRES tem duas pegas: uma de pescoo (este instrumento toca-se pendurado ao pescoo) e outra de mo, destinada a esticar o GENEBRES. Do tubo restante, corta as duas pegas com cerca de 10cm cada. Agora, utilizando um berbequim (cuidado se for elctrico) comeas por furar o tubo mais pequeno. Estes furos destinam-se a passar a corda que os vai unir. Para que os tubos no fiquem juntos uns aos outros, tens de utilizar um separador. Corta bocadinhos de caneta de feltro com cerca de 1cm cada. No te esqueas de tirar o feltro da caneta. Finalmente para montares o teu GENEBRES, basta enfiares o cordel pelos tubos, colocando um separador de cada lado, entre cada um deles. DECORAO Podes utilizar fita plstica de vrias cores ou quem sabe s tu. COMO TOCAR Pendura uma das pegas ao pescoo. Com uma das mos pega na outra e estica-o ao longo do corpo. Com o auxlio da cana, toca-o como se fosse um reque-reque.

CTARA

Vais construir um instrumento mgico. A CTARA um instrumento histrico. Em Portugal foi muito tocado por senhoras, no sculo passado. Tem a sua origem na lira de Apolo, que segundo a mitologia foi inventada por Anfio, meio-irmo de Apolo, para o acalmar. A caixa de ressonncia da Lira de Apolo era uma carapaa de tartaruga. Mas, no precisas fazer mal a nenhum animal, porque a tua CTARA, tem como caixa de ressonncia uma embalagem de carto dos sapatos. Modernamente as CTARAS utilizam uma caixa acstica de madeira, so baixas e tm muitas cordas. Mas como a vida est cara, a tua , s vai ter oito cordas : D, R, MI, F, SOL, L, SI, D. MATERIAL DE CONSTRUO Caixa de sapatos de carto forte, 2 ripas de pinho (30 x 3 x 1 cm), 8 camares, 3 ripas de pinho (30 x 1 x 1 cm), 8 parafusos de 2 cm de comprimento, 60 cm de arame e fio de nylon de 1mm e 0,5 mm (2 metros de cada -pode ser fio de pesca). FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serrote cabo de faca, tesoura, furador, cola de contacto e berbequim com broca de 1,5 mm. EXECUO Faz um orifcio redondo na tampa da caixa de sapatos (a boca ou abertura musical). Refora a parte debaixo da caixa de carto, com as ripas maiores. Podes col-las ou preg-las. Estas servem de reforo aos furos que vais fazer para aplicares os parafusos e camares. Para aumentar a resistncia da estrutura cola a tampa parte de baixo. Fazes agora 8 furos equidistantes nos topos da caixa de carto, que devem furar tambm a madeira. Neles enroscas, dum lado os parafusos e do outro os camares. Na parte superior da CTARA, o tampo nos cordofones, tens de colocar dois apoios de cordas e um cavalete mvel, que fica no meio destes. Os pontos de apoio de uma corda devem ser finos e duros. Por esse facto, deves colocar sobre estes, um arame. A tcnica simples: com um serrote, fazes um rasgo ao correr da madeira, que serve de sulco para que o arame no se desloque. Finalmente vais colocar as cordas de nylon. As mais grossas, para as notas mais graves e as mais finas para as outras. O cavalete do meio deve ter uma inclinao de cerca de 60 graus e ficar o mais prximo possvel dos carrilhes (os camares). Deves afinar a tua CTARA, comparando as notas com as de outro instrumento, como um Orgo Electrnico ou uma Flauta de Bisel. DECORAO Como sempre, a tua imaginao quem manda. No entanto deixo-te uma simples sugesto. Antes de iniciares a construo, forra a caixa de sapatos com um papel a teu gosto.

COMO TOCAR As cordas na CTARA so beliscadas com uma palheta, igual das violas elctricas. A palheta, normalmente, um pequeno tringulo de plstico. Procura no teu livro de msica, modinhas simples, que tenham a extenso de uma oitava. No te esquecendo de tocar todos os dias. Os grandes msicos, quando comearam, precisaram de trabalhar muito, para conseguirem a preciso desejada. Trabalha e vencers.

FLAUTA DE MBOLO

Existem vrios tipos de flautas. Talvez a mais conhecida, seja a Flauta de Bisel. Os diversos orifcios que tem ao longo do tubo, definem as notas quando tu sopras, no bocal da flauta. A FLAUTA DE MBOLO, no tem orifcios para dar diferentes notas, mas sim um mbolo que se ajusta ao interior do tubo. O seu movimento, de vai-vm no interior deste, faz com apaream um conjunto de notas ditas no temperadas. Quer isto dizer, que alm das notas principais (d, r, mi, f, sol, l, si e dos acidentes de 5 delas as teclas pretas do piano no total 12 notas), tu podes obter, mais sons. Por exemplo, se fizeres um movimento rpido com o mbolo podes imitar o chilriar dum pssaro. Se tiveres em casa, piriquitos ou canrios, exprimenta tocar esta flauta junto deles. No acredito que saibas linguagem de pssaro, no entanto vais ouvir uma resposta ao som da tua FLAUTA DE MBOLO. MATERIAL DE CONSTRUO Tubo plstico (do tipo PVC, 20 cm de dimetro) e barrinha de madeira FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serrote cabo de faca, canivete, lixa n 150 e cola CONSTRUO Para poderes fazer uma boa flauta, importante que a barrinha entre justa no interior do tubo de plstico. Vais necessitar deste pormenor para fazeres o bisel. A cerca de 2 cm de uma das extremidades, fazes um corte no tubo. Cerca de 1 cm frente, com o serrote bem inclinado fazes um segundo corte, destinado a abrir a janela do bisel. No faas fora ao serrar. Quanto mais fora, menos o serrote corta. Para que esta operao seja feita com cuidado, deves prender o tubo a uma prensa e pegar corretamente no serrote. Cuidado com os dedos, nada de pressas. Com o auxlio do canivete vais aperfeioar a janela, retirando os bocadinhos de plstico, que sempre ficam quando se serra um tubo. Da barrinha de madeira ou de uma pequena rolha vais fazer o BUJO. a pea que vai ser colocada dentro do tubo. Tem cerca de 2 cm de comprimento. Vai da extremidade at entrada da janela. Com o canivete fazes um corte, na parte redonda, destinada a permitir a passagem do ar, quando tu sopras. O BUJO deve ser colado ao interior do tubo. Depois de bem seco, fazes uma rampa, com o serrote, na parte contrria janela e com a lixa ds-lhe o acabamento final. A barrinha de madeira pode ser substituida por uma caneta velha desde que, numa das

extremidades, lhe coloques fita-cola, de modo a engross-la, para que ela se ajuste bem ao interior do tubo. DECORAO O que costumas fazer aos papeis de embrulho quando te do uma prenda? Eu costumava utiliz-los para forrar os livros da escola. Se tiveres algum guardado, podes fazer tirinhas e enrol-las volta do tubo. Como sempre, estou a dar-te uma sugesto. Dizem que gostos no se discutem embora eu no concorde. COMO TOCAR A tcnica de soprar numa flauta, a seguinte: tenta soprar dizendo tu. Ao movimentares o mbolo vais obtendo uma sequncia de notas musicais. Quanto mais dentro estiver o tubo, mais aguda a nota. Normalmente os adultos, no acham muita graa a estes dilogos com os pssaros. No te importes quando o fores, vai reagir da mesma maneira. Dizem que so os conflitos de geraes. Enquanto puderes, brinca. No queiras ser um adulto, feito pressa.

ROUXINOL

Tradicionalmente, o ROUXINOL de barro e est relacionado com a indstria oleira de

Barcelos. No entanto, ele aparece em Trs-os-Montes e nas Beiras. Um facto curioso o aparecimento deste instrumento nas Festas de Junho em Lisboa, venda em mercados nocturnos, juntamente com manjericos. Tambm conhecidos por ASSOBIOS DE GUA, eram e ainda so pintados com cores garridas. Como levam gua no interior, o silvo produzido pelo apito faz agitar a gua, modulando a nota, lembrando o gorjear de um pssaro. MATERIAL DE CONSTRUO Garrafa de plstico com tampa de rosca, tubo de plstico (do tipo PVC) e uma pequena rolha FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serrote cabo de faca, canivete e lixa n 150 CONSTRUO Se j construste a flauta de mbolo, com facilidade vais fazer o assobio feito em tubo de plstico. O comprimento deste, depende da altura da garrafa. No entanto fica com uma ideia aproximada, de que o tubo deve sair cerca de 5 cm fora da rolha e o final deve ficar a cerca de 1 cm do fundo. A garrafa deve ter um orifcio, com cerca de 1 cm de dimetro junto ao gargalo destinado sada do ar, quando sopras. Se colocares na garrafa cerca de 5 cm de altura de gua, quando soprares no apito, ouvirs um som muito parecido ao chilrear de um pssaro. Quando com o canivete fizeres um furo na rolha da garrafa, para que nele possa entrar o apito, tem o cuidado de o fazeres bem justo ao tubo. O ar sai por a e o silvo no to bonito. DECORAO Tradicionalmente o ROUXINOL era pintado com cores garridas, como o amarelo, o verde e o vermelho. Mas tenho a certeza de que tu vais tratar bem o teu ROUXINOL. Sabes, muito feio tratar mal os animais. At h adultos que abandonam os ces e os gatos, s porque querem ter frias, sem tratar deles. COMO TOCAR Fazer barulho com o teu rouxinol fcil, mas imitar um bom chilreado, tem a sua arte. Porque o saber est no soprar. Quando fores passear, com os teus pais ou amigos, presta ateno aos sons que te rodeiam e logo encontrars o chilrear de um pssaro. Se alm do passeio, houver pic-nic, no te esqueas, de que o lixo no para l ficar

FLAUTA DE P

FLAUTA DE P ou Flauta de Amolador um instrumento com grandes tradies em Portugal. O amolador fazia-se anunciar ao som da sua flauta, correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio. Era a publicidade da poca. Porque alm de amolar facas, tisoiras e consertar panelas, ele tambm arranjava guarda-chuvas. O povo da aldeia, quando ouvia ao longe o som da sua FLAUTA DE P, dizia vai chover! um instrumento muito antigo. J os Romanos e os Gregos o fabricavam e tocavam. Ainda hoje esta Flauta conhecida em todo o Mundo. Na Birmnia um dos instrumentos populares mais importantes, onde conhecido por NARE e no Peru existem Flautas de P com 2 metros de altura. Para que no tenhas de comprar um escadote, aquela que vais construir muito mais pequena. MATERIAL DE CONSTRUO 1 metro de tubo PVC, 8 rolhas de cortia, cerca de 20 cm de cana e 2 metros de fio de l FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serrote para ferro, lima paralela para ferro, canivete e lixa n 150 EXECUO As canas, so o material escolhido para o fabrico deste instrumento. Em Portugal, no fcil encontrar boas canas, para a sua construo. A alternativa que te deixo, a do tubo de plstico. Para iniciares a construo, vais cortar o tubo em 8 bocados com alturas diferentes. Ao fazeres estes cortes, no confundas o ar da serra , com os cuidados ao serrar. Os tubos maiores produzem um som mais grave e os menores mais agudo. Para que tenham uma sonoridade bonita e cristalina, eles devem ser bem fechados num dos lados. A altura dos oito tubos : 16,5;15;14;13;12;11;10;9 cm. A operao de corte deve ser seguida do bolear do tubo, com a lima e depois com a lixa, uma vez que para tocares esta flauta vais ter de encostar o tubo, aos lbios e se o tubo estiver rugoso podes aleijar-te. Agora coloca uma rolha em cada um dos tubos. Pede auxlio ao teu professor de msica para afinares correctamente estas notas. A afinao faz-se subindo ou descendo a rolha no interior do tubo; depois de teres as 8 notas afinadas vais junt-los, com o auxlio de tiras de cana e corda ou fio de l. DECORAO O atar dos tubos com l de vrias cores d um aspecto alegre FLAUTA DE P. Mas alegria vais tu sentir, quando comeares a tocar as tuas modinhas. Diz um provrbio chins, que casa onde exista msica, a famlia alegre e tranquila.

COMO TOCAR Ao princpio pode parecer-te complicado, mas logo lhe apanhas o jeito. Encosta os lbios a um s tubo e sopra com fora. Primeiro comea por fazer escalas ascendentes (d,r,mi,f,sol,l,si,d) e depois descendentes (do agudo para o grave). Passados poucos dias, vais ser capaz de tocar algumas modinhas. Saber tocar bem esta flauta, treinar todos os dias, porque ningum nasce ensinado. A propsito de ensinar: no te esqueas de ensinar os teus amigos a construir uma FLAUTA DE P, depois da tua estar pronta . Se a unio faz a fora, faz um conjunto de flautas com os teus amigos.

METALOFONE

Sabes por que chamei a este instrumento musical METALOFONE e no XILOFONE? que num xilofone o material vibrante a madeira. A palavra xilofone vem do grego (xylon, madeira e phone, som). Os xilofones africanos so muito bonitos, tanto na sonoridade como no aspecto. So conhecidos por MARIMBAS. Alm do elemento vibratrio, rguas de madeira rija, o som ampliado por cabaas, que funcionam como caixas de ressonncia. O seu pas de origem o Oriente. Durante as cruzadas, espalharam-se por todo o Mundo. Como cabaas e madeira rija, no abundam e so caras o melhor procurar garrafas de plstico, que vo funcionar como caixas de ressonncia e um bocado de tubo de ferro de um carrinho de beb, abandonado por falta de espao ou porque o seu ocupante cresceu e agora quer um carro com motor. MATERIAL DE CONSTRUO Uma garrafa de gua de 1,5 litros, 2 mais pequenas, espuma de nylon, tubo de ferro e pau de vassoura velha FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serra para ferro, canivete, lima paralela para ferro e cola de contacto EXECUO Comea por construir o suporte dos diversos tubos (no total oito). Na garrafa maior abre uma fenda longitudinal, ou seja ao correr da garrafa, com a largura de 6 cm. Cola por baixo desta, as duas mais pequenas. Junto abertura da garrafa maior, cola bocadinhos de espuma de nylon, que tm por funo segurar e separar os tubos de metal. Vamos agora serrar os 8 tubos. Comea por serrar um com 10 cm de comprimento e verifica qual a nota mais prxima do som que d quando percutido. Como na flauta quanto maiores, mais grave o som. Assim para afinares uma nota tens de cortar pequenos anis, com cerca de 1mm, at obteres uma afinao exacta. O cabo de uma vassoura velha serve muito bem de baqueta. As garrafas pequenas servem para guardar os tubos, quando transportares o METALOFONE. Se quiseres que o METALOFONE afine bem, conta com umas boas horas a cortar tubos. DECORAO L porque demoraste muito tempo nas afinaes, aprende a terminar aquilo que comeas. Se tens acompanhado o livro, j tens uma coleco de 22 instrumentos. Esmera-te na decorao deste. COMO TOCAR - Segue os exemplos da FLAUTA DE P. Primeiro escalas, depois pequenas melodias que possam ser tocadas com a extino de uma oitava

VIOLO

Se sabes o que um violo e olhares para a fotografia anexa, logo chegars concluso, que as semelhanas so poucas. Mas no dizer do poeta, o sonho uma constante da vida. Tinha cerca de 11 anos, quando o meu pai me ofereceu a primeira viola. Em breve, formei um conjunto, onde a imaginao e a falta de dinheiro, davam asas minha criatividade. Tudo servia para ser transformado em instrumento musical. Como curiosidade, a palavra VIOLO, aparece em portugus, para distinguir a guitarra clssica (violo) das violas mais pequenas, conhecidas por violas de arame, como a BRAGUESA, CAMPANIA, etc.. O documento mais importante escrito, sobre o antepassado mais directo do violo, a vihuela, data de 1555 e foi escrito por Juan Bermudo. MATERIAL DE CONSTRUO Uma grande caixa de carto, ripa de pinho com 1x 0,4 x 0,2 metro, 2 m de arame, 3 camares, 3 pregos, uma carica, uma caneta de feltro velha e arame de ao ou 3 mi de ao para violo. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Serrote cabo de faca, canivete, compasso, martelo, alicate, furador, grosa de meia cana, lixa n150 e cola de contacto. CONSTRUO Primeiro comeas por preparar a tampa da caixa. Com um compasso desenhas duas circunferncias e com o auxlio do canivete, abres os buracos. O teu violo tem duas bocas, de muito alimento. Depois fazes o aperfeioamento com a grosa e a lixa. Cola e prega a ripa de madeira, bem na parte central da tampa. Espalma uma carica e prega-a no fundo onde encosta a ripa. Cola toda esta estrutura parte de baixo da caixa de carto. Coloca na parte superior da tbua os 3 camares destinados a esticarem as cordas. Se pretendes que o teu violo tenha uma ESCALA TEMPERADA, (uma escala dividida em meios tons), que obtida pelas barrinhas de metal, chamados trastos ou trastes, ento precisas de arranjar uma bitola. Tiras uma fotocpia escala de um violo. A ESCALA uma parte do VIOLO, onde se colocam as barrinhas de metal os trastos sobre a qual passam as cordas. Recortas essa escala, que vai servir de bitola para, com o serrote cabo de faca, fazeres pequenos rasgos, que vo servir de guia ao arame. A funo deste arame dividir a escala (a ripa de pinho ) em meios tons, isto servir de trastos. Finalmente colocas as 3 cordas de ao. O VIOLO afina do agudo para o grave da seguinte maneira: MI, SI, SOL, R, L, MI (bordo). Como o teu violo j tem duas bocas, tem menos cordas. Assim, podes utilizar s as trs primeiras notas da afinao MI, SI, SOL. As cordas devem passar por cima do cavalete (caneta de feltro cortada ao meio), sendo rigorosa a posio deste sobre o tampo da caixa de carto. A distncia da

pestana (primeiro arame onde a corda se apoia) ao 12 traste tem que ser rigorosamente igual, distncia do 12 traste ao cavalete. Nos violes, a pestana de plstico ou osso. DECORAO Muitos so os guitarristas (no teu caso violistas) que personalizam o instrumento, inclusive dando-lhe um nome humano. Um famoso guitarrista, tem uma viola elctrica, com o nome de Lucille. Se observares com ateno as revistas de msica, logo encontrars ideias para a decorao do VIOLO. COMO TOCAR O VIOLO toca-se, pisando as cordas com a ponta dos dedos da mo esquerda e com uma palheta (pequeno tringulo de plstico), na mo direita bates a respectiva corda. Se fores canhoto, inverte tudo o que acabaste de ler. Se a experincia te agradou, passa da brincadeira aco. Se puderes, inscreve-te numa escola de msica ou tenta aprender com um amigo. Nunca foi o dinheiro que impediu algum de aprender, porque a fora de vontade arrasa montanhas.

VIDROFONE

A primeira vez que vi e ouvi tocar, um instrumento parecido com este, foi num CIRCO, ainda usava cales e a tbua onde estava sentado, devia ser ortopdica, devido dureza que imprimia ao meu rabiosque. Tinha um grande suporte em ferro cromado e, penso eu, uma extenso cromtica de duas oitavas ou seja 24 notas. Uma escala cromtica tem 12 notas, as 7 naturais de D a Si e os acidentes, vulgarmente conhecidos por sustenidos, que so 5 (as teclas pretas do piano, numa oitava). Nem queiras saber a confuso que me fez o facto de garrafas iguais darem sons diferentes. Depois toda elas eram muito coloridas e reflectiam as luzes dos projectores, dando-lhe um ar mgico. E pensando para com os meus botes mgico deve ser isso, isto , mais um truque de ilusionismo. Mas no era, mais tarde, descobri o segredo que vou partilhar contigo. MATERIAL DE CONSTRUO Rguas de madeira, para o suporte, 5 garrafas de vidro, cordel, 5 rolhas novas, 5 camares e um martelo de brincar. FERRAMENTAS E ACESSRIOS Uma tesoura, um furador, um canivete, um berbequim com broca de 3 mm, um martelo e cola de contacto. CONSTRUO Este vidrofone pode ter ou no as garrafas apoiadas. Se quiseres podes imaginar um suporte de madeira, baseado na figura anexa. Para isso tens de furar as rolhas com a broca de 3mm (cuidado se utilizares um berbequim elctrico, porque as rolhas esfarelam-se com muita facilidade. Se puderes utiliza um berbequim manual ( menos perigoso e no esfarela tanto a rolha). Este furo destina-se passagem do cordel, para que possas pendurar a garrafa, depois de colocares a rolha no gargalo. Vamos agora deslindar o truque de afinar as garrafas. Colocas gua da torneira em todas elas. Com um martelo de brincar ou simplesmente com um pau, bates numa delas e tenta ouvir a nota obtida. Para isso necessitas de ter um instrumento correctamente afinado que te vai servir de termo de comparao. Se tiveres um afinador electrnico, mais correcta fica a afinao. Outra ideia pedires ajuda ao teu professor de msica ou a um amigo (amiga) teu que tenha um ouvido musical j educado. Depois com o auxlio de uma palhinha vais retirando gua at obteres a nota desejada. aqui que est o truque. Quanto menos gua, mais aguda a nota. Se quiseres dar cor gua, utiliza anilinas. Depois de cada uma das garrafas afinada, vais colocar as rolhas, para que o lquido no saia. Perder lquido quer dizer que essa garrafa ficou desafinada. Se utilizares rolhas atravessadas por um cordel, depois de as colocares nas garrafas, aplica um pouco de cola de contacto sobre a rolha, que vai ter a funo de vedante, para que o lquido no saia.

DECORAO No coloques autocolantes nas garrafas. Eles vo tirar o brilho das notas musicais. No entanto se construres um suporte de madeira, podes dar asas tua imaginao. Este instrumento em grande, era tocado pelos palhaos do circo. Aqui est uma maneira, de prestares uma homenagem a estes homens, que tm como profisso, fazer-te rir. E a eles, ser que lhes apetece rir? As pessoas gostam muito de ir ao circo, durante a poca natalcia. Ser que o palhao, no come durante o resto do ano? COMO TOCAR Este instrumento no aconselhado a nervosos, caso contrrio, em vez de notas musicais temos cacos de vidro. Como s tem 5 notas, as melodias mais complicadas no podero ser executadas neste instrumento. Mas se assim o desejares, podes aumentar o nmero de garrafas e como lgico, as notas musicais. Se conseguiste fazer todos os instrumentos, parabns. Portugal precisa de msicos que defendam o nosso patrimnio musical. Aprende a ter garbo naquilo que portugus. Afinal ests a proteger aquilo que tambm te pertence. Se gostaste de ler este livro e de fazer todos estes instrumentos, obrigado, ele foi elaborado especificamente para ti. Mas se puderes, no te esqueas de partilhar os teus conhecimentos, com os teus amigos e amigas.

Chocalho de lata de alumnio Voc vai precisar 601 lata de alumnio Semente de feijo, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva Modo de fazer: Voc pode enfeitar seu chocalho com figuras que voc imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plstica. Encha sua lata com a semente que voc tiver ou pedrinhas. Cada semente far um barulho diferente e voc pode fazer vrios chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal. Flauta de Papelo Voc vai precisar: 01 tubo grande de papelo use o tubo vazio de papel alumnio ou tubo de filme de PVC aqueles de embrulhar comida. Um pedao de papel vegetal Elstico ou fita adesiva Modo de fazer: Fure o tubo com lpis ou recorte os furos, mas cuidado: se for usar alguma coisa que corte, pea ajuda para um adulto, ok? Prenda o pedao de papel vegetal em uma das extremidades com elstico ou fita adesiva. Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos Violo de Caixa de Sapatos Voc vai precisar: 01 caixa de sapatos 06 elsticos Fita adesiva Modo de fazer: Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos. Prenda a tampa com fita adesiva. Coloque os 06 elsticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima e divirtase! Tambor de Pote Plstico ou Lata Voc vai precisar: 01 pote plstico ou 01 lata com tampa plstica Barbante ou Corda Modo de fazer: Enfeite seu pote ou lata. Voc pode imprimir um desenho de seu personagem preferido e colar. Faa 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro. Pendure no pescoo e toque com uma colher ou pedao de pau (use um rashi talher de comida japonesa).

As Maracas

Material para a construo: . 1 garrafa de iogurte com tampa; . Massa, arroz, areia seca, feijo, gro (qualquer um destes materiais). Modo de construo: 1. Lava e seca a garrafa de iogurte; 2. Coloca l dentro a massa ou qualquer um dos outros materiais; 3. Coloca-lhe a tampa. . A tens a tua maraca. Material para a decorao:

. Copo de iogurte de plstico; . Cartolinas de vrias cores; . Marcadores de vrias cores; . Cola e fita-isoladora; . (1 tesoura).

Proposta de decorao:

1. Lava e seca o copo de iogurte; 2. Corta um rectngulo de cartolina com o comprimento um bocadinho maior do que o

permetro do copo e a largura igual altura; 3. Pe cola num dos lados do rectngulo; 4. Cola-o volta do copo de iogurte, unindo as extremidades; 5. Passa a fita-isoladora volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados do copo; 6. Desenha na cartolina um crculo com a base do copo; 7. Corta-o e cola-o na base do copo; 8. Corta outro rectngulo de cartolina com o comprimento um bocadinho maior do que o permetro da garrafa e a largura igual altura; 9. Pe cola num dos lados do rectngulo; 10. Cola-o volta da garrafa de iogurte, unindo as extremidades; 11. Passa a fita-isoladora na base volta das extremidades da cartolina para a fixares aos lados da garrafa; 12. Desenha, com os marcadores, nesta ltima parte que colaste, uma cara.

Os chincalhos
Material para a construo:

. 6 caricas; . 2 pregos; . 1 tbua de madeira; . (1 martelo). Modo de construo: 1. Tira o plstico das caricas; 2. Pede a um adulto que as espalme; 3. Volta a pedir-lhe que, com um prego, faa um furo no centro de cada carica; 4. Enfia trs caricas em cada prego; 5. Pede novamente a um adulto que pregue os dois pregos numa das extremidades da tbua, um por baixo do outro. . A tens o teu chincalho. Material para a decorao:

. Fita-isoladora de vrias cores;

Proposta de decorao: 1. Passa duas ou trs tiras de fita-isoladora volta da tbua em forma de espiral; 2. Passa uma tira de fita-isoladora doutra cor volta de cada uma das extremidades da tbua para fixares as outras tiras em espiral.

Os tambores com baquetas


Material para a construo:

. 1 copo de iogurte de vidro; . 1 balo; . 2 paus de espetada; . 1 pedacinho de pano de veludo ou l; . Cola e fita-isoladora; . (1 tesoura).

Material para a decorao: . Fita-isoladora de vrias cores;

Proposta de decorao: 1. Passa uma ou duas tiras de fita-isoladora volta de cada uma das extremidades do copo. Modo de construo: 1. Lava e seca o copo de iogurte; 2. Corta o balo ao meio; 3. Coloca a parte que enche na boca do copo; 4. Passa a fita-isoladora na extremidade do balo para o fixares aos lados do copo. . A tens o teu tambor.

5. Corta duas tiras de pano em forma de tringulo; 6. Pe cola num dos lados das tiras de pano; 7. Enrola a tira de pano no pau de espetada; 8. Faz a mesma coisa no outro pau. . A tens as tuas baquetas.

As flautas de P
Material para a construo:

. 4 ou 5 pedacinhos de tubo PVC; . 2 pedacinhos de cartolina; . 1 ou 2 rolhas de cortia; . Cola e fita-cola; . (1 x-acto).

Material para a decorao: . Fita-isoladora de vrias cores;

Proposta de decorao: 1. Antes de colocares os tubos uns ao lado dos outros e de lhes colares as cartolinas, passa volta de cada um deles duas os trs tiras de fita-isoladora em forma de espiral.

Modo de construo: 1. Pede a um adulto que com um X-acto corte as rolhas de cortia com o dimetro do interior do tubo; 2. Coloca uma em cada pedacinho de tubo; 3. Coloca os pedacinhos de tubo ao lado uns dos outros;. 4. Pe cola num dos lados das cartolinas; 5. Cola-as aos tubos; 6. Passa a fita-cola volta das cartolinas e dos tubos para estes no se soltarem. . A tens a tua flauta.

As clavas Material para a construo:

. 1 cabo de vassoura; . (1 serra).

Modo de construo: 1. Pede a um adulto que serre dois pedacinhos do cabo de vassoura. . A tens as tuas clavas.

Material para a decorao:

. Fita-isoladora de vrias cores; . 2 pionaises; . Alguma l; . (1 tesoura).

Proposta de decorao: 1. Passa duas ou trs tiras de fita-isoladora volta de cada um dos pedacinhos do cabo da vassoura em forma de espiral; 2. Corta um fio com cerca de 5/10 cm. de comprimento e coloca-o na tua mesa de trabalho; 3. Volta a pegar na l e enrola uma parte volta da mo de forma a cobrires completamente os dedos; 4. Antes de tirares a l da mo corta com a tesoura a parte junto ao dedo mnimo, segurando com o polegar a parte oposta junto ao dedo indicador; 5. Pega no fio que cortaste antes e ata os outros fios que seguras na mo (no meio dos fios, ou seja, na parte entre o polegar e o indicador); 6. Pega agora num pionaise e aplica-o na base de um dos pedacinhos do cabo da vassoura, passando pelo n que deste para atar a l; 7. Faz a mesma coisa no outro pedacinho do cabo da vassoura.

Vous aimerez peut-être aussi