Vous êtes sur la page 1sur 39

UNIDADE I PREVENO E COMBATE A INCNDIO CAPTULO I

CINCIA DO FOGO
1. HISTRICO DO FOGO O homem primitivo inicialmente observou o fogo surgido espontaneamente por meio da ao de relmpagos sobre madeira de rvores e comeou a utiliz-lo de maneira desorganizada, para iluminar, aquecer e cozinhar. A etapa seguinte consistiria em produzir voluntariamente o fogo; talvez a observao de que ele se propagava pelo aquecimento de galhos ou folhas secas indicou que a chama poderia ser iniciada com temperaturas elevadas. Desta forma, a descoberta de que o atrito entre dois pedaos de madeira seca elevava a temperatura at produzir uma chama, dando incio jornada tecnolgica do homem, no seu controle da natureza. Posteriormente, outro mtodo foi desenvolvido, que consistia no impacto entre duas pedras para a produo de fascas. A observao de que fagulhas tm o poder de comear uma chama e que o choque de algumas rochas produz fascas, conduziu a mais uma forma de iniciar o fogo.

Muito tempo depois, foi descoberto que as fagulhas formadas eram mais fortes e persistentes, quando se batia o mineral slex com ferro ou ao. Esse processo persistiu at o sculo XIX. O avano seguinte, e bem mais recente, de um processo simples de produo de fogo, surgiria com a inveno, na Inglaterra, em 1827, do palito de fsforo. O elemento fsforo combina-se com o oxignio to facilmente que se acende apenas exposto ao ar. Os primeiros fsforos fabricados acendiam por atrito e exalavam um cheiro muito desagradvel. Mais adiante, em 1845, comearam a ser fabricados os chamados fsforos de segurana, cuja cabea combustvel contm outros componentes no inflamveis, garantindo a sua utilizao de forma segura.
3

2. TRINGULO DO FOGO O Tringulo do Fogo uma didtica criada para melhor ilustrar a reao qumica do fogo, onde cada lado do tringulo representa um elemento participante desta reao. Para que exista fogo, trs elementos so necessrios. Combustvel; Comburente (oxignio); e Calor (temperatura de ignio)

combustvel comburente

calor

2.1 Combustvel toda substncia capaz de queimar, servindo de propagao do fogo. Os combustveis podem se apresentar na natureza sob trs estados fsicos: slido, lquido e gasoso. SLIDO LQUIDO GASOSO Estados Fsicos dos Combustveis Ex.: Madeira, tecido, papel, borracha, etc. Ex.: Gasolina, lcool, acetona, etc. Ex.: Gs de cozinha, hidrognio, etc.

2.2 Comburente (Oxignio - 02) o elemento, presente no ar atmosfrico, participando da reao qumica do fogo. 2.3 Calor o elemento que fornece a energia necessria para iniciar a reao entre o combustvel e o comburente, mantendo e propagando a combusto, como a chama de um palito de fsforos. 3. PROCESSOS DE EXTINO DE INCNDIO Conhecido o tringulo do fogo, este s existir quando estiverem presentes os trs elementos constituintes. Portanto, para extinguir o fogo, basta desfazer o tringulo, isto , retirar um de seus lados. 3.1 Isolamento Processo de extino de incndio que constitui na retirada do combustvel.

combustvel comburente
4

calor

3.2 Abafamento Processo de extino de incndio que consiste na reduo ou retirada do oxignio. combustvel calor

comburente 3.3 Resfriamento Processo de extino de incndio que consiste na retirada parcial do calor (diminuio da temperatura). combustvel calor

comburente 4. CLASSES DE INCNDIO Para que as aes de combate a incndio possam ter a mxima objetividade e rendimento, com emprego correto de um agente extintor, os materiais combustveis foram divididos em Classes de Incndios. Classe A Incndio em materiais slidos combustveis. Ex.: madeira, papel, tecido, borracha, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: Deixam resduos quando queimados (brasas, cinzas, carvo); Queimam em superfcie e em profundidade.

Classe B Incndio em lquidos inflamveis. Ex.: lcool, gasolina, querosene, graxa, diesel, etc. Esses materiais apresentam duas propriedades: No deixam resduos quando queimados; Queimam somente em superfcie.
5

Classe C Incndio em equipamentos eletro-eletrnicos energizados. Ex.: televisor, geladeira, computador, etc. Ao serem desligados da tomada, o incndio passa a ser de classe A.

Classe D Incndio em metais pirofricos. Ex.: sdio, magnsio, etc. Para extino de fogo nesses materiais, existem agentes extintores especiais.

CAPTULO II
AGENTES EXTINTORES DE INCNDIO
So substncias que possuem a propriedade de extinguirem determinadas combustes. O sucesso do combate est relacionado com a sua correta utilizao e o tipo de combustvel. 1. GUA o agente extintor universal. A sua abundncia na natureza e as suas caractersticas de emprego, sob diversas formas, possibilitam uma boa aplicao em incndios, porm ocorre a desvantagem desse agente ser condutor de corrente eltrica. 2. GS CARBNICO (CO2 DIXIDO DE CARBONO) um gs incombustvel, inodoro, incolor, mais pesado que o ar. No txico, mas a sua ingesto em excesso provoca asfixia. Atua por abafamento e, secundariamente, por resfriamento. Dissipa-se rapidamente quando aplicado em locais abertos. No conduz corrente eltrica, nem danifica materiais eletrnicos. 3. P QUIMICO SECO (PQS) um composto qumico, que atua por abafamento. No txico, mas sua ingesto em excesso provoca asfixia. Por ser corrosivo, o uso deste agente pode danificar os eletro-eletrnicos. No conduz corrente eltrica. 4. ESPUMA Soluo aquosa obtida atravs de reao qumica ou processo mecnico. Atua por abafamento e, em menor proporo, por resfriamento. Conduz corrente eltrica. Atualmente, este agente extintor dificilmente encontrado em estabelecimentos comerciais e residenciais, embora ainda seja utilizado por indstrias e pelo Corpo de Bombeiros.

CAPTULO III
APARELHOS EXTINTORES DE INCNDIO
So equipamentos fundamentais para o estgio inicial das aes de combate a incndio. So transportados em todas as viaturas operacionais do CBMERJ sendo encontrados, tambm, nas edificaes e estabelecimentos comerciais. O xito no emprego dos aparelhos extintores de incndio depende dos seguintes fatores basicamente: Aplicao correta do agente extintor para o tipo de combustvel (slido ou lquido) e sua composio qumica; Manuteno peridica adequada; O operador do aparelho extintor dever possuir conhecimentos especficos de maneabilidade do equipamento e tcnicas de combate a incndio. 1. PARTES DO APARELHO EXTINTOR
gatilho pino
manmetro mangueira

pino gatilho

rtulo

mangueira

rtulo

cilindro externo esguicho

cilindro externo difusor

2. TIPOS DE APARELHOS EXTINTORES Normalmente, os aparelhos extintores so chamados pelo nome do agente que contm e apresentam caractersticas para cada tipo. 2.1 APARELHO EXTINTOR DE GUA-GS (AG) Dados tcnicos: Mangueira Esguicho Ala para transporte Recipiente Tubo sifo Cilindro de gs propelente (ampola externa) Capacidade: 10 litros Alcance mdio do jato: 10 metros
8

Tcnicas de utilizao: Identifique o extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado; Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado; Transporte o extintor at prximo do local sinistrado ( 10 metros); Retire o lacre do volante da ampola externa e o pino de segurana; Empunhe a mangueira para baixo e gire o volante da ampola externa no sentido antihorrio para pressurizar a carga extintora e aperte o gatilho rapidamente; Direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de zigue-zague horizontal. 2.2 APARELHO EXTINTOR DE GUA-PRESSURIZADA (AP) O gs propelente est acondicionado junto carga extintora, mantendo o aparelho pressurizado permanentemente. Dados tcnicos: Mangueira com esguicho Gatilho Ala de transporte Pino de segurana Tubo sifo Recipiente Manmetro Capacidade: 10 litros Alcance mdio do jato: 10 metros Tcnicas de Utilizao: Identifique o extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado; Retire o lacre e o pino de segurana; Transporte o extintor at prximo do local sinistrado ( 10 metros); Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de zigue-zague horizontal. 2.3 APARELHO EXTINTOR DE CO2 (GS CARBNICO) Dados tcnicos: Mangueira Gatilho Ala de transporte Pino de segurana Tubo sifo Recipiente Punho Difusor Capacidade: 6 Kg Alcance mdio do jato: 3 metros
9

Tcnicas de utilizao: Identifique o extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo; Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado; Retire o lacre e o pino de segurana; Segure no punho e aponte o difusor para baixo; Transporte o aparelho at prximo do local sinistrado ( 3 metros); Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de zigue-zague horizontal, de forma que crie uma nuvem sobre o fogo. 3. APARELHO EXTINTOR DE P QUMICO SECO (PQS) Dados tcnicos: Mangueira Gatilho Ala para transporte Recipiente Capacidade 4, 6, 8 e 12 quilogramas Alcance mdio do jato: 6 metros Tcnicas de utilizao: Identifique o extintor atravs de sua aparncia externa e etiqueta presa ao mesmo, observando no manmetro se est carregado; Retire o extintor do suporte preso a parede ou outro lugar em que esteja acondicionado; Retire o lacre e o pino de segurana; Transporte o extintor at prximo do local sinistrado ( 6 metros); Aperte o gatilho e direcione o jato para a base do fogo e movimente-o em forma de zigue-zague horizontal.

EXTINTOR
CLASSE DE INCNDIO

GUA

CO2

PQS

A B C

SIM timo resultado SIM Pouco eficiente NO Contra-indicado

SIM Pouco eficiente SIM Bom resultado SIM timo resultado

SIM Pouco eficiente SIM timo resultado SIM Regular (pode causar danos aos aparelhos)

10

PROCESSO DE EXTINO ALCANCE DO JATO TEMPO DE DESCARGA

RESFRIAMENTO 10 litros 10 metros 10 litros 60 segundos

ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO 6 Kg 03 metros 6 Kg 30 segundos

ABAFAMENTO 4 Kg 06 metros 4 Kg 10 a 16 segundos

CAPTULO IV
SISTEMAS PREVENTIVOS
1. MANGUEIRAS Tubos enrolveis de nylon revestidos internamente de borracha, possuindo nas extremidades juntas do tipo storz. Utilizado como duto para fluxo de gua entre a caixa de incndio e o esguicho.

2. ESGUICHO Tubo metlico dotado de junta storz na extremidade de entrada e sada livre, podendo possuir um sistema para comando. Utilizado como terminal da linha de mangueira, tendo a funo de regular o tipo de sada e direcionar o jato de gua. Os esguichos mais encontrados so tronco-cnico e regulvel.

Esguicho Tronco-cnico 11

Esguicho Regulvel

3. COMO UTILIZAR A CAIXA DE INCNDIO

1 Abra a caixa de incndio. Se a mesma estiver trancada, quebre o vidro.

2 Conecte a junta da mangueira na sada do hidrante, desenrole-a e, em seguida, conecte o esguicho em sua outra extremidade.

3 Abra ento o registro, segurando firmemente, com uma das mos, o esguicho e, na outra, a mangueira.

4 Aps esticar bem a mangueira, dirija o jato para a base do fogo.

Materiais componentes da Caixa de Incndio

12

CAPTULO V
VIAS DE ESCAPE E CONTROLE DE PNICO
1. COMO ESCAPAR DE UM EDIFCIO EM CHAMAS Se um incndio ocorrer em seu escritrio ou apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por no acreditarem que um incndio pode se alastrar com rapidez. Se voc ficar preso em meio fumaa, respire pelo nariz, em rpidas inalaes. Se possvel, molhe um leno e utilize-o como mscara improvisada. Procure rastejar para a sada, pois o ar sempre melhor junto ao cho. Use as escadas NUNCA O ELEVADOR! Num incndio pode ocorrer o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrs de voc, assim retardar a propagao do fogo. Se voc ficar preso numa sala cheia de fumaa, fique junto ao piso, onde o ar sempre melhor. Se possvel, fique perto de uma janela, de onde poder chamar por socorro. Toque a porta com o dorso (costas) da sua mo. Se estiver quente, no abra. Se estiver fria, faa este teste: abra vagarosamente e fique atrs da porta. Se sentir calor ou presso vindo atravs da abertura, mantenha-a fechada. Se voc no puder sair, mantenha-se atrs de uma porta fechada. Qualquer porta serve como escudo. Procure um lugar perto de janelas, e abra todas. Calor e fumaa devem sair por cima. Voc poder respirar pela abertura inferior. Procure conhecer o equipamento de combate a incndio para utiliz-lo com eficincia em caso de emergncia. Se necessrio, arme uma linha de mangueira na sada do hidrante. Um prdio pode lhe dar vrias opes de salvamento. Conhea-as previamente. NO salte do prdio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos. Se houver pnico na sada principal, mantenha-se afastado da multido. Procure outra sada. Uma vez que voc tenha conseguido escapar, NO RETORNE. Chame o Corpo de Bombeiros imediatamente. As pessoas que esto fora do prdio devem afastar-se do local, deixando livres as vias pblicas para que os carros dos bombeiros possam circular com a necessria rapidez.
13

CAPTULO VI
PREVENO E PRINCIPAIS CAUSAS DE INCNDIO
1. INSTALAES ELTRICAS No ligue mais de um aparelho eltrico na mesma tomada. Se a corrente eltrica est acima do que a fiao suporta, ocorre um superaquecimento dos fios. A pode comear o incndio;

No utilize fios eltricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, podem provocar curto-circuito e fascas, ocasionando um incndio. Periodicamente, faa uma reviso nos fios dos aparelhos eltricos e na instalao eltrica da sua casa;

Se algum aparelho eltrico ou tomada apresentar defeito, no pense duas vezes para mandar consert-los; No faa ligaes provisrias; A fiao deve estar sempre embutida em condutes; Os quadros de distribuio devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteo ainda forem do tipo chave-faca, com fusveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores;

Caso note aquecimento dos fios e queima freqente de fusveis, chame um tcnico qualificado para fazer uma reviso;

14

Um simples curto-circuito pode causar uma grande tragdia!!! 2. CIGARROS Nunca fume na cama; No fume se estiver com muito sono e relaxado diante da televiso;

Nunca fume ao encerar a casa ou lidar com lcool, parafina, solventes ou materiais de limpeza em geral; No use cinzeiros muito rasos. Utilize cinzeiros fundos, que protegem mais o cigarro, evitando que uma cortina esbarre nele ou que caia por descuido no tapete; Antes de despejar o contedo do cinzeiro no lixo, certifique-se de que os cigarros esto bem apagados; Nunca jogue um cigarro aceso em qualquer tipo de lixeira.

3. MATERIAL COMBUSTVEL Os tecidos sintticos so muito usados hoje em dia para confeco de tapetes, carpetes, cortinas, colchas, forraes de estofados e roupas. Eles so altamente inflamveis. Se no puder evit-los, tome todo cuidado para que no entre em contato com o fogo. Basta uma simples fagulha para o fogo se alastrar em poucos segundos; No use avental de plstico ou bluso de nylon quando estiver cozinhando; No deixe vasilhames ou talheres de plstico em cima do fogo;
15

Nunca deixe uma panela com leo esquentando no fogo enquanto vai fazer outras coisas;

O gs de cozinha altamente inflamvel. Por isso, verifique sempre se h vazamentos; Nunca derreta cera no fogo; Guarde todo material inflamvel e de limpeza em lugar seguro, arejado e afastado do fogo; Nunca armazene gasolina em casa. O risco muito grande; Evite acumular objetos fora de uso (jornais, pneus, roupas velhas, caixas de papelo vazias, etc.), pois podem facilitar a propagao do fogo;

Antes de sair de casa, verifique: a) Se o registro do gs est fechado; b) Se o ferro de passar est desligado; c) Se os cigarros esto apagados nos cinzeiros.

16

CAPTULO VII
COMO E QUANDO SOLICITAR O CORPO DE BOMBEIROS
Geralmente as solicitaes de socorro feitas ao Corpo de Bombeiros so realizadas de forma errada, pois o solicitante no fornece informaes reais e muitas vezes estas so incompletas, atrasando o auxlio populao. As solicitaes ocorrem de forma verbal (pessoalmente) e, em sua maior parte, via telefone. O telefone de solicitao o 193, existindo ainda outras linhas telefnicas em cada quartel, destinadas exclusivamente para o socorro. Mantenha sempre o nmero do telefone do Corpo de Bombeiros, junto ao aparelho telefnico. Mesmo que voc saiba combater um incndio, no deixe de avisar Corporao imediatamente. Em caso de socorro, o solicitante dever nos fornecer os seguintes dados: TIPO DE EVENTO (incndio, coliso de veculos, escapamento de gs, etc.); ENDEREO DO EVENTO (com referncias do local Ex.: prximo ao supermercado tal, no cruzamento da rua tal); TELEFONE PARA CONFIRMAO DO AVISO.

Obs.: Quanto mais completas forem as informaes, mais rpido e de forma mais eficaz ser efetuado o socorro. Jamais passe TROTE para o Corpo de Bombeiros. Quando algum passa um trote est comprometendo a vida de uma outra pessoa que est necessitando com a mxima urgncia do Corpo de Bombeiros. Lembre-se que a vtima pode ser voc, ou algum de sua famlia;

dever de cada Bombeiro Mirim instruir todas as crianas e adolescentes a no passarem trotes!!!

A ambulncia do Corpo de Bombeiros somente atende a acidentes em via pblica, como por exemplo, atropelamento, queda de moto, coliso de veculos. Dentro de residncias, o atendimento feito por ambulncias de Hospitais Municipais, Estaduais ou particulares.

17

UNIDADE II SALVAMENTO CAPTULO I


GS LIQEFEITO DE PETRLEO (GLP)
1. INSTALAO Os componentes para a instalao do botijo de gs so: Mangueira: Deve ser de plstico PVC transparente, estar dentro do prazo de validade e ser certificada pelo INMETRO. Braadeiras: Servem para fixar a mangueira no fogo e no regulador de presso do botijo. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braadeiras. Regulador de presso: a pea que regula a passagem do gs do botijo para a mangueira. Botijo: Vasilhame cilndrico, que acondiciona o GLP, sendo 85% na forma lquida e 15% na forma gasosa.

2. PARA SUA SEGURANA: Compre botijes somente com empresas credenciadas. Evite as clandestinas; Verifique o estado do botijo ao receb-lo. Se houver dvidas quanto ao seu peso ou qualidade, aproveite a presena do entregador e pea para troc-lo. O botijo no pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificao; Nunca instale o botijo prximo a ralos ou grelhas de escoamento de gua. Por ser mais pesado que o ar, o gs pode se infiltrar em seu interior e explodir; Nunca coloque os botijes em compartimentos fechados e sem ventilao (armrios, gabinetes, vos de escada, pores, etc.).

18

2.1 Antes de trocar o botijo, certifique-se de que: Todos os botes dos queimadores esto desligados; O local est bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo (velas, fsforos, cigarros). 2.2 Em seguida faa a troca: Feche o registro de gs; Retire o lacre do botijo cheio; Retire o regulador do botijo vazio; Segure o bico do regulador na posio vertical e encaixe-o na vlvula do botijo cheio; Gire a borboleta do regulador para a direita, at ficar firme.

Use apenas as mos para rosquear a borboleta do regulador; nunca utilize ferramentas. Ao rosquear a borboleta, evite inclinar o regulador, mantendo-o sempre na posio vertical. Aps a instalao do botijo, verifique se h vazamento de gs aplicando espuma de sabo na juno do regulador com a vlvula do botijo.

Se houver vazamento, comearo a se formar bolhas na espuma. Neste caso, feche imediatamente o registro de gs. Obs.: Nunca use fsforos ou qualquer tipo de chama para verificar se h vazamento. 3. COMO ACENDER O FOGO E O FORNO Abra o registro de gs do botijo; Abra a porta do forno se for us-lo; Acenda o fsforo; Aproxime o fsforo aceso do queimador que vai ser usado; Gire o boto do queimador. Obs.: Acostume-se a acender o fsforo antes de girar o boto. Se voc girar o boto primeiro, o gs comea a sair imediatamente, o que pode ser perigoso.
19

Lembre-se: Ao comprar o regulador de presso e a mangueira, verifique se possuem a identificao do INMETRO gravada. No use outro tipo de material; Ao sair de casa, feche o registro de gs e nunca deixe panela no fogo aceso;

No permita que as crianas tenham acesso ao fogo; No coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogo ou sobre o botijo; No tente eliminar vazamento de maneira improvisada com sabo, cera, etc.

4. COMO PROCEDER EM CASOS DE EMERGNCIAS 4.1 Vazamento de gs sem fogo Feche o registro de gs; Afaste as pessoas do local; No acione interruptores de eletricidade; Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residncia; No fume nem acenda fsforos ou isqueiros; Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas; Entre em contato com a empresa distribuidora de gs e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros. 4.2 Vazamento de gs com fogo Se possvel, feche o registro de gs; Afaste as pessoas do local; Desligue a chave geral da eletricidade; Retire do local os materiais combustveis que puder; Chame o Corpo de Bombeiros.
20

CAPTULO II
PREVENO DE ACIDENTES DE TRNSITO
1. NMEROS DO TRNSITO NO BRASIL Os acidentes de trnsito so as principais causas de mortes dos 5 aos 49 anos; 92% dos acidentes ocorrem por falha humana e, destes, 35% por uso de lcool. Cerca de 88% dos acidentes ocorrem nas cidades, sendo que 70% nos primeiros 10 minutos ao volante. A cada 10 acidentes, duas vtimas ficam gravemente feridas, com leses complexas e com seqelas de difcil tratamento. Aproximadamente 76% dos acidentes ocorrem em velocidade inferior a 40Km/h, que corresponde a uma queda do 2 andar. 2. RECOMENDAES Use sempre o cinto de segurana, tanto nas estradas quanto nas cidades e nos trechos curtos; Ajuste o cinto confortavelmente para voc e, se necessrio, procure uma oficina mecnica para este servio; Mantenha as crianas sempre no banco de trs: acima de 5 anos, sentadas em almofadas altas e rgidas, com o cinto de segurana afivelado; crianas menores sempre na cadeirinha prpria, com os cintos de veculo e o da cadeirinha afivelados; No dirija cansado ou aps ingerir certos remdios, lcool ou drogas. Os hospitais esto superlotados e com carncia de recursos humanos e materiais; Nas motocicletas, use o capacete e as vestimentas adequadas e no transite entre veculos; Respeite as Leis de Trnsito. PREVENIR MELHOR DO QUE INTERNAR, OPERAR OU REMEDIAR!!! 3. QUAIS AS FUNES DO CINTO DE SEGURANA? Havendo a coliso do veculo contra o obstculo, ocorrem duas outras colises que o cinto evita: a do ocupante contra o veculo e dos rgos contra a parede do corpo, evitando assim traumas do crnio, do trax e do abdmen mantendo os ocupantes em posio e conscientes, o que facilitar a ajuda e o socorro aos envolvidos. Alm disso, permite maior controle do veculo em situaes perigosas. O motorista solto escorrega e perde o controle do veculo nesses casos.

21

4. CONSCIENTIZAO NO TRNSITO O cinto retrtil de 3 pontos o mais indicado; O "air bag" no substitui o cinto. Use-os juntos; O cinto no prender os ocupantes no veculo e raramente provocar leses por seu uso. 5. JUSTIFICATIVAS PARA USO DO CINTO DE SEGURANA Os traumas diretos, causados pelos veculos e destes contra os pedestres, so responsveis por 50% da ocupao dos leitos hospitalares pblicos no Brasil. Nas freadas bruscas, os ocupantes do veculo colidem principalmente nas crianas que, se soltas, por serem mais leves, tornam-se vtimas freqentes. 6. PROCEDIMENTOS DOS PEDESTRES O posicionamento do pedestre na calada, antes de atravessar uma via pblica muito importante. O pedestre nunca dever se posicionar atrs de bancas de jornais, rvores, nibus parados no ponto, e sim, dever ficar na calada em posio que o motorista o veja. O pedestre expe-se a riscos, ao tentar compartilhar as vias com os veculos. Tome muito cuidado em estradas e principalmente nos centros comerciais. Muitos pedestres no percebem suas limitaes (especialmente aqueles que no sabem dirigir) e correm riscos excessivos, ao atravessarem fora da faixa de pedestres, no usando as passarelas ou quando o sinal est aberto para os veculos. Existem dados que comprovam que o pedestre indisciplinado, distrado e cria situaes tais, que prejudicam sua segurana. O nmero de pedestres envolvidos em acidentes de trnsito indica o quanto as pessoas ainda no conhecem as leis, pois, no compreendendo a posio dos motoristas, as limitaes dos veculos e suas prprias, atiram-se em situaes arriscadas e que nem sempre tm um final feliz. O pedestre bem educado respeita as regras de trnsito. Sabe que no deve usar as vias indevidamente. 7. SINALIZAO SEMAFRICA A sinalizao semafrica tem a funo de efetuar o controle do trnsito atravs de indicaes luminosas, alternando o direito de passagem dos vrios fluxos de veculos e/ou pedestres. As cores das luzes so dispostas verticalmente e estabelecidas da seguinte forma: Para Controle de Fluxo de Pedestres: Vermelha Indica que os pedestres no podem atravessar. Vermelha Intermitente Indica que a fase durante a qual podem passar os pedestres est a ponto de terminar. Isto indica que os pedestres no podero comear a cruzar a via e os pedestres que hajam iniciado a travessia na fase verde se desloquem o mais breve possvel, para o refgio seguro mais prximo. Verde Indica que os pedestres podem passar. Para Controle de Fluxo de Veculos: Vermelha Indica obrigatoriedade de parar. Amarela Indica ateno , devendo o condutor parar o veculo, salvo se isto resultar em situao de perigo para os veculos que vm atrs. Verde Indica permisso de prosseguir na marcha, efetuando, o condutor, a operao indicada pelo sinal luminoso.
22

UNIDADE III PRIMEIROS SOCORROS CAPTULO I


SUPORTE BSICO DE VIDA
1. CONCEITO Podemos conceituar primeiros socorros, como sendo a ateno imediata prestada a uma pessoa, cujo seu estado (fsico ou emocional) coloca em perigo sua vida. 2. FINALIDADE Entre as finalidades da aplicao dos primeiros socorros, os mais importantes so: manter funes vitais presentes, evitar o agravamento das condies da vtima, providenciar assistncia mdica qualificada. Como caracterstica dos socorros de emergncia, podemos evidenciar que o socorrista sempre deve ter em mente trs passos: O que deve procurar; O que deve fazer e o que no fazer; Como fazer. Aps a aprendizagem de Primeiros Socorros, o socorrista ter a capacidade de: Prevenir acidentes; Ter segurana face s emergncias; Caso necessrio, conseguir ajuda qualificada; Prevenir danos maiores aos j detectados; Salvar vidas. Ao falarmos de Primeiros Socorros, temos a plena conscincia de que cada acidente possui caractersticas e circunstncias particulares, contudo h medidas que devem sempre ser tomadas pelo socorrista em todas as situaes: a) Assumir a situao: Evite o pnico; Obtenha ajuda de outras pessoas, dando ordens claras e concisas; No tente resolver o problema sozinho; sempre que necessrio, solicite reforo para o local; Mantenha curiosos afastados, evitando assim confuses e maiores danos. Assim o socorrista poder atuar melhor. b) Proteja o acidentado: Observe o local onde se encontra o acidentado, visando excluso ou diminuio de possveis riscos para o socorrista e acidentado (fios eltricos, animais, trfego). Caso necessrio, mude o acidentado de lugar. Identifique pessoas capazes de desviar o trnsito ou construir uma proteo provisria; Caso o acidentado encontre-se vomitando, coloc-lo na posio lateral de segurana.
23

3. ABORDAGEM AO ACIDENTADO 3.1 Exame Primrio Consiste em avaliar o acidentado quanto a tudo o que puder causar risco de vida: Verificar o estado de conscincia da vtima; Proceder a leve extenso do pescoo da vtima (evite alongar exageradamente o pescoo pois a vtima pode ter uma leso na coluna cervical); Desobstruir vias areas de qualquer corpo estranho. Ex.: bala, dentadura, dentes, chicletes, lngua, etc. A queda da lngua uma das principais causas de morte em acidentes de trnsito. Observar se a vtima encontra-se com parada respiratria ou cardaca; caso positivo, iniciar imediatamente a RCP (Reanimao Crdio-Pulmonar); Observar quanto a temperatura da vtima, aquec-la com cobertores ou lenis, se for necessrio.

3.2 Exame Secundrio realizado somente quando a vtima apresenta-se estvel. Consiste em apalpar todo o corpo a fim de verificar possveis traumatismos: A Cabea e face B Tronco C Membros (superiores e inferiores) 4. PARADA CRDIO-RESPIRATRIA Ocorre quando h cessao dos batimentos cardacos, ocorrendo juntamente com a parada respiratria. O socorrista deve diagnosticar e tratar o mais rpido possvel, dentro de um perodo mximo ou igual a 06 minutos. A eficcia est relacionada a dois importantes fatores: rapidez e perfeio, com o que feita a aplicao da RCP. 4.1 Principais causas de uma parada crdio-respiratria: Ataque cardaco; Choque eltrico; Intoxicao medicamentosa; Obstruo das vias areas; Estrangulamento; Intoxicao por monxido de carbono. 4.2 Sintomas de uma parada crdio-respiratria: Pulso ausente; Insuficincia ou ausncia respiratria; Midrase (dilatao das pupilas); Perda da conscincia; Palidez e cianose (arroxeamento das extremidades dos dedos, lbios); Ausncia de batimentos cardacos.
24

4.3 Conduta diante de uma parada crdio-respiratria: Certifique-se que a vtima respira ou no; Iniciar imediatamente com 02 (duas) insuflaes caso haja ausncia de movimentos respiratrios ou quando a vtima apresentar dispnia (dificuldade respiratria) grave; Verificar o pulso durante 05 segundos e quais suas caractersticas; Iniciar a massagem cardaca. 5. PRINCPIOS BSICOS DA RCP Posicionamento das mos; Localizar o ponto de compresso que est no tero inferior do externo ou na linha intermamilar; Exercer presso sobre o ponto de compresso. Colocar a vtima sobre uma superfcie plana Obs.: Crianas recm-nascidas e menores de 1 ano, o posicionamento das mos e a forma de proceder a RCP diferenciada; utilizando-se para tal o apoio do antebrao para apoiar a criana e com as pontas dos dedos exercer a presso. 5.1 Instruo para RCP Respirao artificial; Massagem cardaca externa. Atualmente, quando houver um ou dois socorristas para proceder a reanimao: 1 passo: Fazer duas insuflaes; 2 passo: Fazer quinze compresses.

2 X 15

Proceder desta forma at a reanimao da vtima ou at que esta receba ajuda mdica qualificada.
25

CAPTULO II
NOES DE PRIMEIROS SOCORROS
1. HEMORRAGIA Perda de sangue para o meio externo ou interno, ocasionado por ruptura ou dilacerao de vasos sangneos. Basicamente, os rgos que compe o sistema circulatrio so o corao e os vasos sangneos, sendo este um circuito fechado. Temos dois tipos de hemorragias: Arterial: Sangue com cor vermelho vivo, que sai em jatos e com grande presso. Venosa: caracterizada por sangue de cor vermelho escuro, e sai de forma escorrida (baixa presso). 1.1 Sinais e sintomas de hemorragia Pulso fraco e acelerado; Palidez e sudorese; Queda de temperatura; Nuseas e vmito; Sede; Desmaio; Estado de choque. 1.2 Tcnicas para a conteno de hemorragia a) Compresso direta: Faz-se presso direta no local onde esteja o ferimento, utilizando-se gaze ou compressa limpa; b) Elevao do membro: A elevao da parte lesada a um nvel superior ao do corao, que visa dificultar a sada do sangue pela prpria presso; c) Curativo compressivo: feito com uma compressa limpa e esparadrapo; d) Pontos de presso: Pressionar determinadas reas onde se saiba a localizao de artrias e veias; Obs.: Em todas as tcnicas acima citadas, sempre utilizar luvas de proteo individual. 2. FRATURAS Devemos ter em mente uma considerao simples e bastante distinta entre fratura, luxaes e entorse. Entorse: A articulao se desencaixa temporariamente e, logo em seguida, se encaixa novamente, sem o rompimento dos ligamentos; Luxao: Ocorre quando a articulao se desencaixa de sua forma primria, e assim permanece; Fratura: Ocorre quando h a quebra de osso. As fraturas apresentam-se, basicamente, de duas formas: Fechadas: no h um rompimento do tecido com exposio ssea. Aberta ou exposta: h o rompimento do tecido com exposio do osso fraturado. O socorrista deve sempre proceder a imobilizao quando suspeitar de fraturas. Da mesma forma, quando se tratar de entorses ou luxaes.
26

2.1 Sinais e sintomas de vtimas com fraturas Forte dor no local, aumentada com o movimento; Edema local; Hematoma ou equimose; Paralisia. 2.2 Procedimento do socorrista frente a vtima com fraturas Primeiro diagnstico ser quanto ao local e gravidade da fratura; No tentar reduzir as fraturas, pois este um procedimento mdico; O socorrista dever utilizar-se de talas apropriadas e ataduras para proceder a imobilizao. Na falta destes, poder utilizar-se de materiais como papelo, ripas, pedaos de pano, cinto e outros de acordo com a criatividade do socorrista. 3. QUEIMADURAS Queimadura a leso trmica ou qumica dos tecidos. Pode ser produzida por lquidos ou corpos quentes, por produtos qumicos custicos, por eletricidade ou por radiaes eletromagnticas (raios X, radiaes nucleares). A pele se queima por exposio a temperaturas superiores a 50 C durante mais de cinco minutos. 3.1 Classificao As queimaduras so classificadas de acordo com a profundidade em primeiro, segundo ou terceiro graus. As queimaduras de primeiro grau produzem vermelhido e dor (por exemplo, as queimaduras de sol). As de segundo grau apresentam bolhas (por exemplo, as queimaduras por lquido fervendo). Nas queimaduras de terceiro grau, a pele se destri por completo e so atingidos ainda os tecidos subjacentes (subcutneo, msculo e at o osso). A extenso de uma queimadura se expressa segundo a porcentagem da superfcie corporal lesada, conforme figura abaixo:

3.2 Como prevenir: Evitar o uso de panelas com cabos voltados para fora do fogo ou frouxos; Lquidos a serem fervidos devem ser feitos nas bocas posteriores do fogo; Evite utilizar lquidos inflamveis para acender churrasqueiras; Ao fazer frituras, no jogue gua sob o leo quente e coloque alimentos a serem fritos com muito cuidado na panela;
27

No manuseie bales; Panelas de presso s devem ser abertas depois de resfriadas; Ao manusear produtos corrosivos, utilize luvas e outros equipamentos de proteo que julgar necessrios; Cuidado com as fontes de energia eltrica. No as toque. Evite contato da pele com objetos muito frios.

4. CHOQUE ELTRICO So acidentes provocados por contato com alguma fonte de energia eltrica. O contato com a fonte de energia pode causar, desde pequenos choques, at queimaduras e arritmias cardacas (alterao no ritmo cardaco) e inconscincia. 4.1 Como prevenir: No tocar em tomadas. Caso faa reparos eltricos ou instalaes de aparelhos desta natureza, certifique-se de haver desligado a chave geral.

Quando houver falta de energia, desligue os aparelhos na tomada para evitar curtocircuito, quando a energia voltar; Utilize luvas isolantes e botas, sempre que for lidar com eletricidade; No colocar aparelhos energizados em contato com a gua; Use suportes nas tomadas de energias, eles evitam que crianas introduzam objetos de metal nos orifcios das tomadas;

28

Ao soltar pipas, tome o cuidado com a rede eltrica. Um choque eltrico pode provocar a morte de uma pessoa; Tomar cuidado ao manusear baterias de automveis bem como alternadores, pois podem provocar choques de alta intensidade; Faa sempre manuteno de instalaes e aparelhos eltricos; No manuseie equipamentos eltricos com as mos ou partes do corpo molhadas; Obs.: Quando uma pessoa estiver sendo eletrocutada, no a toque! Remova a fiao eltrica com materiais isolantes.

5. ENVENENAMENTO OU INTOXICAO So acidentes que ocorrem, geralmente, envolvendo substncias de uso dirio. Podem ser causadas pela ingesto de alimentos, plantas venenosas e etc. O que veneno? Veneno ou toxina a substncia que introduzida no corpo em quantidade suficiente, podem causar danos temporrios ou permanentes. Eles podem ser ingeridos, inalados, absorvidos pela pele, introduzidos nos olhos ou injetados. Os sinais ou sintomas variam com as toxinas e o modo como ela penetrou no corpo. 5.1 Locais e Produtos Potencialmente Txicos em Casa Cozinha: sabo, detergentes, desentupidores e desinfetantes; rea de Servio, despensa ou garagem: ceras, fertilizantes, solventes, tintas, alvejantes, inseticidas, raticidas, lcool, gs de cozinha, sabo em p; Sala: plantas ornamentais, bebidas alcolicas; Quarto: perfumes, inseticidas, naftalina ou remdios; Banheiro: cosmticos, remdios, talco, desodorantes, gua de colnia; Jardim: plantas ornamentais, aranhas, escorpies, cobras e outros insetos. 5.2 Como prevenir: Mantenha longe das crianas: medicamentos e produtos de limpezas; Mantenha os produtos em embalagens originais; Siga as instrues dos fabricantes: leia o rtulo ou a bula antes de usar qualquer produto; No guarde resto de medicamentos, produtos qumicos velhos ou com embalagens danificadas; Feche armrios com medicamentos, bebidas alcolicas, e de limpeza; No pratique automedicao. Qualquer medicamento pode ser perigoso. Mantenha plantas txicas ou desconhecidas, longe do alcance das crianas; Ensine as crianas a no colocarem plantas na boca; Conhea as plantas que tem em casa pelo nome e caractersticas; No coma plantas desconhecidas. Lembre-se que no h regras ou testes
29

seguros para distinguir as plantas comestveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

UNIDADE IV DEFESA CIVIL CAPTULO I


CONCEITO DE DEFESA CIVIL
1. O QUE DEFESA CIVIL? De uma forma intuitiva, Defesa Civil um conjunto de medidas que tem por finalidade prevenir e limitar, em qualquer caso, os riscos e perdas a que esto sujeitas s pessoas, seus bens e recursos, em conseqncia de fatos adversos de toda a espcie. Quando voc socorre algum, em qualquer situao, est praticando Defesa civil. claro que existem rgos, como o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar e os Hospitais, capacitados para socorrer as populaes. Contudo, voc precisa compreender que a sua participao igualmente importante na ajuda a comunidade. 2. HISTRICO E tudo comeou a muito tempo, quando o homem apareceu no mundo, logo compreendeu que havia muitas coisas que lhe poderiam fazer mal. Entendeu ento que a melhor maneira de se proteger seria o trabalho em conjunto, com parentes e amigos, visando o bem comum atravs da ajuda mtua. A prtica de Defesa Civil a unio das pessoas, protegendo a si prpria, a famlia, a cidade em que vive. O homem sempre foi vtima de calamidades, nas grandes cidades ou nas cidades do interior. Enchentes, tempestades, desabamentos, incndios, acidentes rodovirios, pnico em grandes concentraes de pessoas, acidentes em instalaes industriais e tantos outros acontecem constantemente no mundo. 3. PERODOS DE ATUAO DA DEFESA CIVIL Antes de apresentarmos as fases da Defesa Civil, faz-se necessrio dizer que a atuao dos rgos de Defesa Civil se processa em dois distintos perodos: de normalidade e de anormalidade. 4. FASES DA ATUAO DA DEFESA CIVIL PREVENO AOS DESASTRES: Corresponde ao perodo de normalidade; PREPARAO PARA EMERGNCIA E DESASTRE: Corresponde ao incio do perodo de anormalidade; RESPOSTA AOS DESASTRES: Nela j se tem uma avaliao mais real do fato e de suas conseqncias; RECONSTRUO: a mais longa das fases. Suas atividades visam o retorno da normalidade.
30

4.1 Desdobramento das Fases Preveno aos desastres 1. Ao de atividade comunitria; 2. Ao de proteo. Preparao para Emergncia e desastres 1. Ao de socorro; 2. Ao de proteo. Resposta aos Desastres 1. Ao de assistncia comunitria; 2. Ao de assistncia local. Reconstruo 1. Ao recuperativa; 2. Ao preventiva. 5. A DEFESA CIVIL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Em nosso Estado, existe um rgo que se preocupa, exclusivamente, em ajudar voc, sua famlia e sua cidade: o Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), que trata das enchentes, deslizamentos de barreiras, desabamentos, problemas de grandes multides, pessoas desabrigadas e grandes acidentes ocorridos no Estado. Como no poderia deixar de ser, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) presta uma grande ajuda ao DGDEC. Em um Grupamento de Bombeiro Militar, foi instalado uma Coordenadoria Sub-Regional de Defesa Civil (SREDEC), que visa coordenar, de forma integrada, os Municpios vizinhos em casos de mobilizao de mais de um deles.

DEFESA CIVIL UM DEVER DE TODOS PARA COM TODOS

31

CAPTULO II
ENCHENTES
1. COMO AGIR DURANTE UMA ENCHENTE: A chuva inundou a cidade e voc est em local seguro. No se aventure a enfrentar correntezas e inundaes. Os riscos so muito grandes.

Se voc precisar mesmo sair, sintonize as rdios que divulgam informaes sobre o tempo e as reas afetadas por alagamentos. Faa o seu roteiro de deslocamento evitando esses locais.

Se a gua invadir sua casa, saia e procure um local seguro. No passe por reas alagadas.

Caminhe na calada junto aos muros e longe dos postes.


32

No passe por pontes improvisadas.

Cuidado com as guas e a lama das enchentes, pois podem transmitir doenas. No deixe seu filho brincar nas guas das chuvas e enxurradas.

Ajude a evitar enchentes: Mantendo limpos os ralos e calhas; No jogando lixo ou entulho em bueiros, rios e galerias.

33

CAPTULO III
PERIGO DOS BALES
SOLTAR BALES CRIME! De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, Lei N 9.065, de fevereiro de 1998, soltar bales "crime" como tambm fabricar, vender ou transportar. A pena prevista de deteno de um a trs anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O balo pode cair aceso em florestas, residncias e indstrias, causando um grande incndio e, assim, ameaando o nosso meio ambiente e at mesmo colocando a integridade fsica e a vida das pessoas em risco.

Entre os inmeros contratempos que representam, os bales podem ainda oferecer srios riscos aviao, principalmente, s pequenas aeronaves. A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos!

34

UNIDADE V MEIO AMBIENTE


MEIO AMBIENTE a conjugao entre dos fatores Biticos (como as plantas e os animais) com os fatores Abiticos ( tudo que d suporte a essas plantas e animais como gua, solo,a energia solar entre outros); interagindo com ser humano e seus valores culturais. Sendo o homem o maior culpado pelas alteraes ambientais. Preservar o Meio Ambiente, ento, cuidar melhor do nosso ar, da nossa gua, das nossas florestas, do animais e de tudo que existe na terra. E isso depende apenas de cada um de nos. POLUIO a presena de resduos slidos, lquidos ou gasosos em quantidade superior a capacidade de absoro do meio ambiente. Poluio atmosfrica; Poluio hdrica; Poluio sonora; Poluio visual; Poluio com resduos slidos. Poluio atmosfrica o tipo mais conhecido, e causado por diversos agentes como os veculos automotores, queimadas de florestas e lixo. Devemos sempre regular o carro para ele emitir menos poluio.

35

E est sempre reflorestando nunca desmatando.

Poluio hdrica A poluio hdrica deixa a gua imprpria para o consuma humano, e passa a representar uma ameaa aos organismos que nela vivem ou dela dependem. Devemos usar racionalmente a gua, no desperdiar.

36

No fazer dos rios, mares e lagos imensos lates de lixo

Poluio visual A cidade que apresenta imensos nmeros de pixaes e cartazes e placas, os quais, juntamente com falta de reas verdes deixa a cidade com uma m aparncia que pode espantar at turistas. No devemos pixar e nem deixar que pixem;

37

Fazer arte em vez de pixao.

Poluio por resduos slidos tudo aquilo que utilizamos para nosso bem, estar e conforto como papel, fraldas descartveis, canetas, entre outros tudo isso se torna um resduo slido que ir poluir o meio ambiente.

Colocao separada do lixo em recipientes separados e distintos;

38

Reciclar;

No jogar lixo no cho e nas vias pblicas.

39

UNIDADE VI CIDADANIA CAPTULO I


HINO NACIONAL BRASILEIRO
Letra: Joaquim Ozrio Duque Estrada Msica: Francisco Manuel da Silva I Ouviram do Ipiranga s margens plcidas De um povo herico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da Ptria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com brao forte, Em teu seio, liberdade, Desafia o nosso peito a prpria morte! Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vvido De amor e de esperana a terra desce Se em teu formoso cu, risonho e lmpido, A imagem do cruzeiro resplandece. Gigante pela prpria natureza, s belo, s forte, impvido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza! Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada Brasil! II Deitado eternamente em bero esplndido Ao som do mar e luz do cu profundo, Fulguras, Brasil, floro da Amrica, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos tm mais flores; Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. Ptria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja smbolo O lbaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro desta flmula - Paz no futuro e glria no passado. Mas, se ergues da justia a clava forte, Vers que um filho teu no foge luta, Nem teme, quem te adora, a prpria morte. Terra adorada, Entre outras mil, s tu, Brasil, Ptria amada! Dos filhos deste solo s me gentil, Ptria amada Brasil!

40

CAPTULO II
HINO DO SOLDADO DO FOGO
Letra: Ten Srgio Luiz de Mattos Msica: Cap Antnio Pinto Jnior Contra as chamas em lutas ingentes Sob o nobre e alvirrubro pendo, Dos soldados do fogo valente, , na paz, a sagrada misso. E se um dia houver sangue e batalha. Desfraldando a auriverde bandeira, Nossos peitos so frrea muralha, Contra audaz agresso estrangeira. Misso dupla o dever nos aponta Vida alheia e riquezas salvar E, na guerra punindo uma afronta Com valor pela Ptria lutar. Aurifulvo claro gigantesco Labaredas flamejam no ar Num incndio horroroso e dantesco, A cidade parece queimar. Mas no temem da morte os bombeiros Quando ecoa dalarme o sinal Ordenando voarem ligeiros A vencer o vulco infernal. Misso dupla o dever nos aponta Vida alheia e riquezas salvar E, na guerra punindo uma afronta Com valor pela Ptria lutar. Rija luta aos heris aviventa, Inflamando em seu peito o valor, Para a frente que importa a tormenta Dura marcha ou de sis o rigor? Nem um passo daremos atrs, Repelindo inimigos canhes Voluntrios da morte na paz So na guerra indomveis lees. Misso dupla o dever nos aponta Vida alheia e riquezas salvar E, na guerra punindo uma afronta Com valor pela Ptria lutar.
41

Vous aimerez peut-être aussi