Vous êtes sur la page 1sur 16

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao

3 Srie Matemtica Aplicada

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Denise F. B. Marquesin


Faculdade Anhanguera de Jundia

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle, bem como expressar-se de modo crtico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso.

DESAFIO
O desafio consiste na elaborao de um dossi com situaes-problema e suas respectivas solues sobre uma determinada profisso. A Matemtica pode ser vista de dois modos: pode ser considerada como um conjunto de ferramentas de clculo necessrio para outras cincias ou para o cotidiano; e pode tambm ser considerada como uma cincia em si. Para Imenes & Lellis (2008), nos dois casos, podemos destacar uma caracterstica fundamental: em toda atividade matemtica, a meta chegar a uma concluso, partindo de uma srie de pressupostos. Nessas atividades de prticas supervisionadas o propsito direciona-se a desafiar o aluno a construir os significados dos contedos matemticos das aulas da disciplina a partir de diferentes contextualizaes de uso social real. Para refletir e ampliar os conhecimentos dos contedos matemticos, nas Etapas 2, 3 e 4, sero apresentadas situaes, envolvendo o cotidiano de profissionais e embasados em resolues que utilizem a matemtica como recurso de interpretao e busca de resultado. Adotando a temtica PROFISSES, o grupo dever preparar um dossi com as situaes-problema propostas e suas respectivas solues. A equipe dever escolher uma profisso, apresentando-a com duas situaes-problema resolvidas e contextualizadas, envolvendo os conceitos matemticos estudados. Este desafio importante para que o aluno construa os conceitos matemticos pautados em situaes de uso social real.

Objetivo do desafio
Elaborao de um dossi.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Produo Acadmica
Levantamento de dados. Elaborao e resoluo de situaes problema. Elaborao de texto argumentativo. Realizao de entrevistas.

Participao
Para a elaborao dessa atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
Todos os exerccios selecionados e resolvidos nessa atividade devero ser digitados ou digitalizados. O material digitado no word solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao

ETAPA 1
Essa atividade importante para que o aluno, contextualizando seus conhecimentos sobre as profisses, verifique que existem formas de compreenso da interpretao dos dados conforme a quantidade de oferta, locais e instrumentos de busca. Os dados envolvem questes analticas tericas e subjetivas no momento da apresentao da pesquisa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descrito

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

PASSOS
Passo 1 Fazer um levantamento sobre as profisses de nvel mdio ou superior em jornais de grande circulao, nas sees que tratam das ofertas de emprego. Enumerar as 10 (dez) profisses mais requisitadas, tabulando os dados coletados e apresentando os resultados percentuais relativos s ofertas de emprego. Passo 2 Escolher uma das profisses mencionadas e pesquisar sobre suas caractersticas e/ou habilidades exigidas. Passo 3 Realizar uma entrevista com um profissional da rea pesquisada, seguindo roteiro abaixo: Nome; Empresa onde trabalha e tempo de atuao na profisso; Atividades bsicas da profisso; Mdia salarial do profissional na rea; Cursos de formao e aperfeioamento. Analisar as respostas e discutir com a equipe sobre os seguimentos da sociedade que necessitam desse profissional.

Passo 4 Reunir todos os contedos desenvolvidos nessa Etapa e redigir um texto com no mximo trs pginas, enfatizando as profisses mais requisitadas. Em seguida, analisar a profisso escolhida, suas caractersticas e as habilidades exigidas. Verificar por fim a qualificao do profissional pesquisado e comparar sua mdia salarial com aquilo que oferecido no mercado. Reservar o arquivo para ser entregue ao final desta ATPS .

ETAPA 2
Essa etapa importante para compreender como e em quais circunstncias o logaritmo pode ser contextualizado para resoluo de situaes do cotidiano. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar e produzir um texto informativo sobre a histria das descobertas dos conceitos bsicos da matemtica, envolvendo logaritmos criados para atender a certas necessidades e resolver problemas especficos. Utilizar o documento a seguir para apropriar-se de conhecimentos sobre a temtica dessa etapa. O documento est disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zNDJkMjMzMWQtM2UwMy00NWIyLWE5 ZGItNGQzYmM3NDhkYzNm&hl=pt_BR&authkey=CIqShLgI>. Acesso em: 14 out. 2011. Passo 2 Ler, discutir e resolver as situaes propostas a seguir, concebendo que a funo logartmica, juntamente com sua funo inversa funo exponencial permanece como uma das mais importantes na matemtica, por uma srie de razes que vo muito alm de sua utilidade como instrumento de clculo aritmtico: 1. (UERJ) Durante um perodo de oito horas, a quantidade de frutas na barraca de um feirante se reduz a cada hora, do seguinte modo: Nas t primeiras horas diminuem sempre 20% em relao ao nmero de frutas da hora anterior; Nas 8 t horas restantes diminuem 10% em relao ao nmero de frutas da hora anterior. Calcular: a. O percentual do nmero de frutas que resta ao final das duas primeiras horas de venda, supondo t=2; b. O valor de t, admitindo que, ao final do perodo de oito horas, h, na barraca, 32% das frutas que havia, inicialmente. Considere log2 0,30 e log3 = 0,48 2. (ANGLO) Num certo ms dois jornais circulam com 100.000 e 400.000 exemplares dirios, respectivamente. Se, a partir da, a circulao do primeiro cresce 8,8% cada ms e a do segundo decresce 15% cada ms, qual o nmero mnimo de meses necessrios para que a circulao do primeiro jornal supere a do segundo? (use log2 = 0,301) Passo 3 Anotar todo o processo de resoluo e os resultados obtidos. Reservar arquivo para ser entregue ao final desta ATPS.

ETAPA 3
Essa etapa importante para compreender como e em quais circunstncias as equaes polinomiais surgiram e se desenvolveram, contextualizando esse conhecimento. Alm disso,voc estar aprofundando seus conhecimentos sobre polinmios, selecionando e resolvendo exerccios e/ou problemas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

PASSOS
Passo 1 Fazer um levantamento histrico e elaborar um texto sobre equaes polinomiais, com no mximo trs pginas. Para isso, utilizar livros disponveis na biblioteca da sua faculdade e buscas na internet. Sugesto de pesquisa e leitura: 1. BOYER, C. B. Histria da matemtica. 2a. ed. So Paulo: Edgard Blucher, 2003. 2. Nmeros Complexos, uma abordagem histrica. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQRJWKpWlODBjM2FjNTYtNDYyOS00YTQ2LWEyOTEtOTQxYzA5ODIxZTM2&hl=pt_BR>. Acesso em: 14 out. 2011. Passo 2 Resolver as seguintes situaes-problema: 1. Expresse o texto por meio de uma relao. D o domnio e a imagem e uma frmula, quando possvel: Uma costureira recebe R$ 2,00 por blusa que costura. O seu salrio mensal s est determinado pelo nmero de blusas n que costura. Ela consegue costurar um mnimo de 20 e um mximo de 30 blusas por ms. 2. Sabe-se que o lucro total de uma empresa de cosmticos dado pela frmula L=R - C, em que L o lucro total, R a receita total e C o custo total da produo. Numa empresa que produziu x unidades, verificou-se que R(x) = 6 000x x2 e C(x) = x2 2 000x. Nessas condies, qual deve ser a produo x para que o lucro da empresa seja mximo? Qual o valor mnimo do custo?

Passo 3 Reunir todos os contedos desenvolvidos nessa Etapa, anotar todo o processo de resoluo e os resultados obtidos. Reservar arquivo para ser entregue ao final desta ATPS. .

ETAPA 4
Essa etapa importante para compreender o conceito de derivada como a inclinao da reta tangente curva num determinado ponto ou mesmo como taxa de variao instantnea. Para tanto, ser necessrio encontrar a equao da tangente curva em um dos seus pontos, bem como, aplicar o conceito de derivada em seus clculos. importante recordar que quando um determinando ponto tende a zero, a reta, antes secante, passa a ser reta tangente a este ponto, determinando assim, derivada. O conceito de tangente tambm imprescindvel para o entendimento, lembrando que tangente a razo entre o cateto oposto e a hipotenusa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

PASSOS
Passo 1 Fazer uma pesquisa para conhecer um pouco de geometria analtica, principalmente, as noes de como construir a equao da reta que passa por um ponto, conhecida sua inclinao e o clculo da declividade da reta. Para a pesquisa, utilizar o livro-texto e a bibliografia complementar da disciplina. Discutir os conceitos estudados e enumerar at 10 contedos estudados. Passo 2 Resolver as seguintes situaes problemas: 1. Sendo R(q)=q2 7q = 8 a funo da receita de uma empresa de brinquedos, encontre algebricamente a funo derivada de R em relao quantidade de brinquedos vendidos. Qual ser a receita se a quantidade de brinquedos vendidos ultrapassar 1.000 unidades? 2. Uma indstria tem seu custo total representado pela funo C(q)=q-6q+8, onde q representa a quantidade de tijolos produzidas e C(q) o custo total em reais, Para obtermos a equao do custo marginal, devemos obter a derivada dessa funo. Dessa forma: a) Encontrar algebricamente, a funo derivada do custo marginal. b) Determinar a equao da reta tangente curva de C(q) =q-6q+8 no ponto q=1, construindo seu grfico. Anotar todo o processo de resoluo e os resultados obtidos. Passo 3 Pesquisar nos sites abaixo, ou em outras referncias bibliogrficas, contedos referentes a derivadas e ampliar seu entendimento de questes que vo alm da prtica das tcnicas e regras de derivao. Produzir um texto com 2 exemplos. Derivadas. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQRJW -KpWlN2RkY2IyYjAtMjljNi00NWI5LTk2YmYtOTQxYWMxMTM5MGM0&hl=pt_BR>. Acesso em: 14 out. 2011.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Derivada
O conceito de derivada est intimamente relacionado taxa de variao instantnea de uma funo, o qual est presente no cotidiano das pessoas, atravs, por exemplo, da determinao da taxa de crescimento de uma certa populao, da taxa de crescimento econmico do pas, da taxa de reduo da mortalidade infantil, da taxa de variao de temperaturas, da velocidade de corpos ou objetos em movimento, enfim, poderamos ilustrar inmeros exemplos que apresentam uma funo variando e que a medida desta variao se faz necessria em um determinado momento. Para entendermos como isso se d, inicialmente vejamos a definio matemtica da derivada de uma funo em um ponto:

Definio: Se uma funo f definida em um intervalo aberto contendo x0, ento a derivada de f
em x0, denotada por f (x0), dada por: f ' (x 0 ) = lim f (x 0 + x) f (x 0 ) , x0 x se este limite existir. Dx representa uma pequena variao em x, prximo de x0, ou seja, tomando x = x 0 + x (x = x x 0 ) , a derivada de f em x0 pode tambm se expressa por f (x) f (x 0 ) f ' (x 0 ) = lim
x x0

x x0

Notaes: f ' ( x0,) ,

df dx

,
x= x 0

df (x 0 ) . dx

Interpretao fsica: a derivada de uma funo f em um ponto x0 fornece taxa de variao


instantnea de f em x0. Vejamos como isso ocorre: Suponha que y seja uma funo de x, ou seja, y = f(x). Se x variar de um valor x0 at um valor x1, representaremos esta variao de x, que tambm chamada de incremento de x, por Dx = x1 - x0, e a variao de y dada por Dy = f(x1)- f (x0), o que ilustrado na figura a seguir:

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

y = f (x) f (x1) Dy f (x0) Dx

x0

x1

O quociente das diferenas, dado por y = x

f (x1 ) f (x 0 ) x1 x 0

, dito taxa de variao mdia de y em

relao a x, no intervalo [x0, x1 ]. O limite destas taxas mdias de variao, quando Dx 0, chamado de taxa de variao instantnea de y em relao a x, em x = x0. Assim, temos: Taxa de variao instantnea = lim f (x1 ) f (x 0 ) = lim f (x0 + x) f (x 0 ) . x x x0 x1 x 0 x
1 0

Porm, lim

= f ' (x 0 ) . x Portanto, a taxa de variao instantnea de uma funo em um ponto dada pela sua derivada neste
x0

f (x 0 + x) f (x 0 )

ponto.

Exemplos:
1) Suponha que a posio de uma partcula em movimento sobre uma reta r seja dada por p(t) = t2- 6t, onde p(t) medida em ps e t em segundos. a) Determine a velocidade em um instante t = a qualquer. b) Determine a velocidade da partcula em t = 0 e t = 4. c) Determine os intervalos de tempo durante os quais a partcula se move no sentido positivo e negativo sobre r. d) Em que instante a velocidade nula? Soluo: a) A velocidade instantnea o limite da velocidade mdia, quando consideramos um intervalo de tempo tendendo a zero, o que fornecido pela derivada da funo posio, no instante desejado. Portanto, temos:

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Velocidade mdia da partcula no intervalo de tempo t:


2 2 p(a + t) p(a) [(a + t)] 6(a + t) (a 6a)] = Vm= t t

a 2 + 2att 2 6a 6t a 2 + 6a t 2

2at + t 2 6t t

= 2a + t 6

Velocidade instantnea = p(a + t) p(a) V (a) = lim = lim(2a + t 6) = 2a 6 t 0 t 0 t b) t = 0 V(0) = 2.(0) 6 = - 6 ps/s t = 4 V(4) = 2.(4) 6 = 2 ps/s

c) P se move para a direita quando a velocidade positiva. P se move para a esquerda quando a velocidade negativa. Assim: 2a 6 < 0 a < 3 ( velocidade negativa) 2a 6 > 0 a > 3 ( velocidade positiva) Portanto o objeto: - se movimenta para a esquerda se t (- , 3) - se movimenta para a direita se t (3 ,+).

d) V(a) = 0 quando 2a 6 = 0, o que ocorre quando a = 3, ou seja, aps 3 segundos, a velocidade nula (o objeto est parado).

2) No decorrer de uma experincia, derrama-se um lquido sobre uma superfcie plana de vidro. Se o lquido vertido recobre uma regio circular e o raio desta regio aumenta uniformemente, qual ser a taxa de crescimento da rea ocupada pelo lquido, em relao variao do raio, quando o raio for igual a 5 cm ?

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Soluo: A taxa de crescimento da rea a sua taxa de variao. Como a rea varia com o raio, seja A(r) = r2 a rea de um crculo de raio r. A sua taxa de crescimento ser portanto, dada por A(r). Considerando um raio r qualquer, teremos: A' (r) = lim

r 2 + 2rr + (r) 2 r 2 A(r + r ) A(r ) (r + r) 2 = lim = lim r 2 r r 0 r 0 r 0 = 2rr + (r) 2 r r

= lim
r 0

r 0 r Quando r = 5, ento A(5) = 10, ou seja, a rea aumenta 10 cm2 para cada cm de aumento no raio,

= lim [2r + r ] = 2 r.

quando o raio mede 5 cm. Em outras palavras, a taxa de crescimento da rea de 10 cm2/r.

Interpretao Geomtrica: a derivada de uma funo f em um ponto a fornece o coeficiente


angular (inclinao) da reta tangente ao grfico de f no ponto (a, f(a)). Vejamos: Dada uma curva plana que representa o grfico de f, se conhecermos um ponto P(a, f(a)), ento a equao da reta tangente r curva em P dada por y - f(a) = m (x - a), onde m o coeficiente angular da reta. Portanto, basta que conheamos o coeficiente angular m da reta e um de seus pontos, para conhecermos a sua equao. Mas como obter m para que r seja tangente curva em P? Consideremos um outro ponto arbitrrio sobre a curva, Q, cujas coordenadas so (a + x, f(a+ x)). A reta que passa por P e Q que chamada reta secante curva.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Analisemos agora a variao do coeficiente angular da reta secante fazendo Q se aproximar de P, ou seja, tomando x cada vez menor. Tudo indica que quando P est prximo de Q, o coeficiente angular msec da reta secante deve estar prximo do coeficiente angular m da reta r, ou seja, o coeficiente angular msec tem um limite m quando Q tende para P, que o coeficiente angular da reta tangente r. Indicando-se a abscissa do ponto Q por x = a + x (x = x - a) e sabendo-se que a abscissa de P expressa por a, ento, se Q P temos que x 0, o que equivalente a x a. Assim: + x) f (a) f (x) f (a) m = lim mPQ = lim f (a = lim , xa xa xa x0 x ( se este limite existe), o coeficiente angular da reta tangente r. Porm, lim
x0

f (a + x) f (a) x

= lim

xa

f ( x) f (a) = f(a). xa

Logo, m = f(a), ou seja, a derivada de uma funo em um ponto, de fato, fornece o coeficiente angular da reta tangente ao grfico desta funo, neste ponto.

Exemplo:
Se f(x) = x2, determine a equao da reta tangente ao grfico de f , no ponto P(2, 4). Soluo: msec =
2 2 f (2 + x) f (2) (2 + x) 2 = = = x x

4 + 4x + x 2 4 x

4x + x 2 x

= 4 + x

(se x 0 ).

Portanto, coeficiente angular m da reta tangente, quando x0 = 2, dado por: m = lim (4 + x) = 4 .


x0

Logo, a equao reduzida para a reta tangente no ponto P(2,4) dada por: y 4 = 4(x 2) ou y = 4x 4, a qual ilustrada na figura a seguir:

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Observao: O conceito que se conhece na geometria plana de reta tangente a uma circunferncia, o qual estabelece que a reta tangente toca a circunferncia em um nico ponto, no pode ser estendido ao conceito de reta tangente a uma curva definida pela funo y = f(x). A figura a seguir ilustra essa afirmao.

Exemplos:
1) Dada a funo f(x) = x:

a) Determine a equao da reta tangente ao grfico de f , no ponto P(4,2). b) Determine a reta normal ao grfico de f, no ponto P (4,2). Observao: A reta normal a reta perpendicular reta tangente neste ponto e, portanto, seu coeficiente angular satisfaz: mn = 1/ mt.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

Soluo: a) A equao da reta tangente ao grfico de f no ponto P dada por: y 2 = f (4) (x 4). Portanto, basta determinar f (4): f ' (4) = lim
x0

4 + x 4 x 4 + x 4

= lim
x0

4 + x 4 x 1

) ( 4 + x + 4 ) = ( 4 + x + 4 )
= 1 4 . (Se Dx 0)

= lim
x0

x 4 + x + 4

= lim
x0

4 + x + 4

Logo, a equao da reta tangente ao grfico de f no ponto P dada por y 2 = y= x 4 + 1 cujo grfico apresentado abaixo:

1 4

(x 4) ou

b) A reta normal, por sua vez, dada por y 2 = 4 (x 4) ou y = 4x +18.

Observao: Uma conseqncia imediata da interpretao geomtrica da derivada que uma


funo s derivvel (ou diferencivel) em um ponto de seu domnio se existir uma reta tangente ao seu grfico por este ponto, ou seja, o grfico da funo neste ponto no apresenta comportamento pontiagudo. Estendendo este raciocnio a todos os pontos do domnio da funo, notamos que o grfico de uma funo diferencivel uma curva suave, sem nenhum pico pontudo. Assim, a funo apresentada na da figura abaixo, por exemplo, no diferencivel em x0, ou seja, neste ponto no existe a sua derivada, pois por (x0, f(x0) no passa uma nica reta tangente.

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

f(x)

f(x0)

x0

Como podemos notar, o clculo da derivada atravs da sua definio nem sempre simples, pois envolve o clculo de um limite. Para minimizar este problema, utilizamos algumas propriedades das derivadas, que chamaremos de regras de derivao, as quais no sero demonstradas neste texto, porm suas demonstraes decorrem da definio de derivada e podem ser encontradas na maioria dos livros de Clculo.

Regras de Derivao:
1. Se f a funo constante definida por f(x) = c, c , ento f(x) = 0. 2. Se f(x) = x, ento f(x) = 1. 3. Se f(x) = xn, onde n R * , ento f (x) = n xn - 1. 4. Se f diferencivel em x e g(x) = c f(x), ento g(x) = c f (x). 5. Se f e g so diferenciveis em x, ento (f g)(x) = f (x) g(x). 6. Se f e g so diferenciveis em x, ento (f g)(x) = f (x) g(x) + g(x) f(x). 7. Se f e g so diferenciveis em x e g(x) 0, ento f 8. f (x) = sen x f ' (x) = cos x . 9. f(x) = cos x => f(x) = sen x.
x x 10. f (x) = a f ' (x) = a ln a;

g ( x) f ' ( x) f ( x) g ' ( x) . [g(x)]2 g ' (x) =

f (x) = e x f ' (x) = e x . f (x) = ln x f ' (x) = 1 x .

11. f (x) = log x f ' (x) =


a

1 x ln a ; 1 . 1 x2

12. f(x) = arc sen(x)

df dx

Administrao 3 Srie Matemtica Aplicada

Pg.

13. f(x) = arc cos(x)

df dx

1 . 1 x2 1

14. f(x) = arc tg(x)

. 1+ x2 df 1 = 15. f(x) = arc cotg(x) => dx 1 + x 2 dx 1 , x > 1. 16. f(x) = arc sec(x) => df = 2 dx x x 1 1 x > 1. 17. f(x) = arc cosec(x) => df = , 2 dx x x 1

df

18. Derivada da funo composta (Regra da Cadeia): Sejam duas funes diferenciveis f e u, onde f = f(u) e u = u(x), e tal que y = f (u(x)). Ento, dy dx = f (u) u(x) .

Exemplos:
a) f(x) = sen(2x). Seja u = 2x. Ento f(u) = sen (u) e f (x) = f (u) u(x) = cos(u) 2, ou seja, f (x) = 2 cos(2x). b) f(x) = cos(x2 + 2x 1) 3sen(x). Seja u = x2 + 2x 1 e g(u) = cos(u). Ento g '(x) = cos'(u) u' (x) = sen(u) (2x + 2) .
2 Assim, g'(x) = (2x + 2) sen(x + 2x 1) e, portanto,

f (x) = (2x + 2) sen(x 2 + 2x 1) 3 cos(x).

c) f(x) =(2x 1)3 Seja u = 2x1. Ento f(u) = u3 e f (x) = f (u) u(x) = 3 u2 2. Portanto, f(x) = 6 (2x-1)2. d) f(x) = (2x +5) (3x 1) f(x) = 2 (3x 1) + (2x + 5) 3 ou f(x) = 12 x + 13.

Vous aimerez peut-être aussi