Vous êtes sur la page 1sur 3

Morte de adolescente negro acirra tenso racial nos EUA

Adolescente Trayvor Martin, de 17 anos, foi morto por vigilante voluntrio na Flrida A morte, h quase um ms, do adolescente negro Trayvon Martin, de 17 anos, por um vigilante voluntrio na Flrida, est acirrando a tenso racial nos Estados Unidos. O fato de o responsvel pela morte no ter sido indiciado, com base em uma controversa lei da Flrida (cuja legislao permite que se atire quando se sinta ameaado), tem motivado uma onda de protestos em cidades como Miami e Nova York, que nesta sexta-feira ecoou na Casa Branca. Classificando o caso como uma "tragdia", o presidente Barack Obama lamentou a morte e disse que "se tivesse um filho, se pareceria com Trayvon". Ao comentar a polmica de forma pessoal, Obama, que o primeiro negro na Casa Branca, pode acrescentar mais polmica ao caso. At agora, o presidente vinha evitando fazer declaraes sobre questes raciais. "Eu acho que todos os pais dos EUA deveriam ter a capacidade de entender por que absolutamente imperativo que se investigue cada aspecto disso. Todos ns precisamos nos questionar como uma coisa deste tipo acontece", disse Obama. Trayvon foi morto pelo vigilante voluntrio George Zimmerman, de 28 anos, no dia 26 de fevereiro, na cidade de Sanford, na Flrida. De acordo com seu depoimento, o vigia disse ter considerado o jovem como uma possvel ameaa por ele estar com um moletom e capuz. O adolescente no estava armado, e carregava somente uma lata de refrigerante e um pacote de balas comprados em uma loja de convenincia da qual retornava. Graas a uma lei especfica do Estado, Zimmerman alegou "legtima defesa" e ainda no foi indiciado formalmente.

Racismo

Morte gerou protestos em diferentes cidades dos EUA Esta a segunda vez em seu mandato que o presidente comenta um caso de cunho racista. A primeira ocorreu em 2009, aps a priso do professor de Harvard Henry Louis Gates Jr., negro. Gates Jr. tentava abrir a porta emperrada de sua casa quando foi abordado pela polcia, que desconfiou que ele estivesse tentando arrombar a porta da residncia para cometer irregularidades. Para o especialista da BBC Mark Mardell, os comentrios de Obama devem ser bem recebidos por parte da populao, mas tambm devem ser alvo de crticas, alm de servirem como potencial "material" para seus adversrios republicanos. "O presidente foi amplamente criticado em 2009 quando descreveu a ao policial que prendeu o professor em frente sua casa como "estpida". Agora, de forma mais sutil, ele d voz ao que muitos americanos negros sentem: que sua cor, por si s, faz com que alguns brancos os vejam como criminosos", avalia.

"Atire primeiro"
A controversa lei em vigor na Flrida, que at o momento garante liberdade a Zimmerman, conhecida como "atire primeiro". A legislao garante imunidade contra processos civis e penais a pessoas que dizem ter atirado em legtima defesa. Antes de 2005, quando a legislao foi aprovada, o uso de "fora letal" s era permitido se ficasse comprovado que o atirador tinha evitado um confronto ou ameaa concreta. J de acordo com a lgica da lei "atire primeiro", pode-se disparar contra uma pessoa usando armas de fogo desde que algum tenha indcios "razoveis" indicando uma ameaa contra si mesmo ou outras pessoas. Grupos que lutam pelos direitos dos negros argumentam que a lei de tem vis racista, j que os afroamericanos seriam um dos principais alvos da legislao. A Associao de Promotores de Acusao americana acredita que ao menos 33 dos 50 Estados possuam leis parecidas, embora a da Flrida seja a mais "expansiva".

"A ideia que algum est prestes a lhe atacar. Ao invs de fugir, voc pode confrontar a pessoa com o uso da fora", diz a professora de direito Janet Malcolm, da Universidade George Mason.

George Zimmerman no foi indiciado formalmente pela morte do jovem Para Stuart Green, da Universidade Rutgers, no entanto, a lei em vigor na Flrida vai mais longe, j que garante a imunidade contra processos civis e criminais. " realmente extraordinrio. tirar o julgamento das mos do jri e dos promotores, e dizer polcia "vocs tm que fazer um julgamento se deve haver uma priso ou no"", diz.

Entenda o caso
O vigilante voluntrio George Zimmerman, de 28 anos, estava em seu carro na noite de 26 de fevereiro e tinha ao seu lado uma pistola 9 milmetros legalmente registrada. Segundo o seu depoimento, era uma noite chuvosa e recentemente a comunidade havia registrado um aumento de criminalidade. Em uma gravao divulgada pela polcia local, ele ligou para o 911, servio de emergncias americano, informando sobre "um cara muito suspeito" que "parece mal intencionado ou drogado". Pouco depois, a voz de Zimmerman fica ofegante, como se ele estivesse correndo, e ele diz ao 911 que est perseguindo o jovem. Segundos depois, ouve-se uma briga e um tiro.

Trayvon Martin morreu com um disparo no peito efetuado pelo vigilante. Detido e interrogado pela polcia, ele foi solto sem que uma acusao formal fosse registrada, e, portanto, sem a abertura de um inqurito. Ele disse polcia que o jovem deu incio a uma briga e que foi obrigado a atirar em legtima defesa. Para o chefe da polcia de Sanford, Bill Lee, no foram encontradas evidncias que contrariassem a argumentao do vigilante, e por isso no foram registradas acusaes.

Vous aimerez peut-être aussi