Vous êtes sur la page 1sur 4

3 ANTROPOLOGIA CULTURAL

Para entendermos de antropologia cultural, precisamos conhecer o conceito de cultura do ponto de vista antropolgico. O primeiro conceito vem a partir de Edward Taylor (1871), onde cultura pode ser objeto de um estudo sistemtico, pois se trata de um fenmeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma anlise capazes de proporcionar a formulao de leis sobre o processo cultural e a evoluo. Taylor parte das idias de John Locke, em 1690 que afirma que a nossa mente uma caixa vazia, que absorve as informaes no longo da vida. O homem recebe os conhecimentos ao longo da vida, aonde essas informaes vo sendo manipuladas e adequadas de acordo com seu ambiente, como afirma Laraia (2008, p.45):
O homem o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele um herdeiro de um logo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experincia adquiridas pelas numerosas geraes que o antecederam. A manipulao adequada e criativa desse patrimnio cultural permite as inovaes e as invenes. Estas no so, pois, o produto da ao isolada de um gnio, mas o resultado do esforo de toda uma comunidade.

Entre as teorias modernas que abordam sobre cultura Roger Keesing, publica em seu artigo Theories of Culture, que tenta atravs de tentativas modernas o sua conceituao. A primeira considerao que cultura como um sistema adaptativo, onde culturas so sistemas (de padres de comportamento socialmente transmitidos) que servem para adaptar as comunidades humanas aos seus embasamentos biolgicos. (LARAIA, 2008, p.59). Outro ponto que Keesing aborta as teorias idealistas de cultura, que divide em trs abordagens, a primeira que a cultura um sistema cognitivo, aonde acontece o processo de conhecer, o ambiente em que se encontra. A segunda abordagem a cultura como sistemas estruturais, que ampliada por Claude Lvi-Strauss, onde a cultura como um sistema simblico uma criao acumulativa como um sistema simblico que uma

criao acumulativa da mente humana, mesmo que inconsciente a mente acaba criando regras. E a ultima abordagem os sistemas simblicos, defendida por dois antroplogos o Clifford Geertz e David Schneider. Para Clifford Geertz a cultura no um complexo de comportamentos concretos, mas um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instrues para governar o comportamento (LARAIA, 2008, p.62), j David Schneider, a cultura um sistema de smbolos e significados. Compreende categorias ou unidades e regras sobre relaes e modos de comportamento. (LARAIA, 2008, p.63) Enquanto que a cultura segundo Kroeber o conjunto dos comportamentos, saberes e saber fazer caractersticos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas atravs de um processo de aprendizagem, e transmitidas ao conjunto de seus membros. (LAPLANTINE, 2007, p.120) a antropologia cultural visa o homem integrado em seu contexto social, psicolgico, biolgico, fsico e teolgico, apreciando o seu comportamento, valores, hbitos, lngua e crena. Adquire todo o sistema de valores, de comportamento, de atitudes e expresses e reflete tudo isto numa expresso cultural caracterizada. Laplantine (2007, p.122) conceitua a antropologia cultural o campo que estuda o social em sua evoluo, e particularmente sob o ngulo dos processos de contato, difuso, interao e aculturao, isto , de adoo (ou imposio) das normas de uma cultura por outra. atravs dessas caractersticas que podemos conhecer a lngua de um povo. A antropologia cultural tem dois eixos centrais para sua compreenso, o primeiro o nvel dos traos singulares de comportamento (LAPLANTINE, 2007, p. 123) onde as variaes de cultura so encontradas a partir de nossas atividades, um exemplo que Laplantine (2007, p.123) cita nos templos religiosos na Europa, ao entrar na igreja, os fiis tiram o chapu e permanecem com os sapatos, j nas mesquitas os muulmanos tiram os sapatos e permanecem com o chapu. Podemos ver que em pequenos detalhes do nosso cotidiano encontramos rastros da nossa cultura. O segundo eixo o nvel da totalidade da nossa personalidade cultural, qualificada por Kardiner de personalidade de base (LAPLANTINE,

2007, p.123), onde a cultura no perceptvel somente no comportamento, mas nas suas estruturas perceptivas, cognitivas e afetivas, caractersticas de sua personalidade.

REFERNCIAS

LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia. So Paulo, Brasiliense, 2007.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Vous aimerez peut-être aussi