Vous êtes sur la page 1sur 61

Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos um processo sistemtico de definio, anlise e resposta aos riscos do projeto cujo objetivo maximizar os eventos positivos e minimizar as conseqncias dos eventos negativos.

Principais processos
Planejamento do gerenciamento de riscos (P) Identificao de riscos (P) Anlise qualitativa de riscos (P) Anlise quantitativa de riscos (P) Planejamento de respostas a riscos (P) Monitoramento e controle de riscos (C)

Planejamento do gerenciamento dos riscos


Deciso de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto.

Planejamento do gerenciamento de riscos


Entradas Fatores ambientais
da empresa Ativos processos organizacionais Declarao escopo do projeto Plano gerenciamento projeto de

Ferramentas tcnicas

e Sadas

Anlise e reunies de Plano de planejamento gerenciamento de riscos

do de do

Entradas
Fatores ambientais da empresa

Ativos de processos organizacionais

Declarao do escopo do projeto

Plano de gerenciamento do projeto

Ferramentas e Tcnicas
Anlise e planejamento reunies de

Ferramentas e Tcnicas
Anlise e reunies de planejamento
Os planos bsicos para executar as atividades de gerenciamento de riscos so definidos nessas reunies. Sero desenvolvidos os seguintes elementos:
Custo de riscos e as atividades do cronograma de riscos para serem includos no oramento e cronograma do projeto, respectivamente. Sero designadas as responsabilidades de riscos. Modelos organizacionais gerais para categorias de risco e definies de termos como nveis de risco, probabilidade por tipo de risco e impacto por tipo de objetivos. Matriz de probabilidade e impacto, sero adaptados para o projeto especfico.

Sadas
Plano gerenciamento de riscos

Sadas
Plano de gerenciamento e riscos
Este plano deve conter:
Metodologia Funes e Responsabilidades Oramentao Tempos Categorias de risco Definies de probabilidade e impacto de riscos Matriz de probabilidade e impacto Reviso das tolerncias das partes interessadas Formatos de relatrio Acompanhamento

Componentes do plano
Metodologia
Define as abordagens, ferramentas e fontes de dados que podem ser usadas para executar o gerenciamento de riscos no projeto

Funes e Responsabilidades
Define a liderana, suporte e participao da equipe de gerenciamento de riscos em cada tipo de atividade do plano de gerenciamento de riscos, designa pessoas para essas funes e esclarece suas responsabilidades

Oramentao
Designa recursos e estima os custos necessrios para o gerenciamento de riscos com o objetivo de inclu-los na linha de base dos custos do projeto

Componentes do plano
Tempos
Define quando e com que freqncia o processo de gerenciamento de riscos ser executado durante todo o ciclo de vida do projeto e estabelece as atividades de gerenciamento de riscos que sero includas no cronograma do projeto

Categorias de risco
Fornece uma estrutura que garante um processo abrangente para identificar sistematicamente os riscos at um nvel consistente de detalhes e contribui para a eficcia e qualidade da identificao de riscos. Uma organizao pode usar uma categorizao previamente preparada dos riscos tpicos. Uma estrutura analtica dos riscos (EAR) uma abordagem para fornecer essa estrutura, mas ela pode tambm ser realizada atravs da simples listagem dos diversos aspectos do projeto.

Componentes do plano
Categorias de risco - EAR

Componentes do plano
Definies de probabilidade e impacto de riscos
A qualidade e credibilidade do processo Anlise qualitativa de riscos exigem a definio de nveis diferentes de probabilidades e impactos de riscos.

Componentes do plano
Definies de probabilidade e impacto de riscos
Probabilidade
Escala relativa (muito provvel at quase certeza) Escala numrica (0,1; 0,3; 0,5; 0,7; 0,9)

Impacto
Escala relativa (muito baixo at muito alto) Escala numrica
Linear (0,1; 0,3; 0,5; 0,7; 0,9) No-lineares (0,05, 0,1, 0,2, 0,4, 0,8)

Negativo Positivo

Ameaas Oportunidades

Componentes do plano
Definies de probabilidade e impacto de riscos
Impacto negativo para 4 objetivos do projeto
Objetivo do Muito baixo (0,05) Baixo (0,10) projeto Custo Aumento de custo Aumento de no significativo custo < 10% Moderado (0,20) Aumetno de custo de 10% a 20% Aumento de tempo de 5% a 10% Alto (0,40) Muito alto (0,80) Aumetno de custo de > 40% Aumento de tempo > 20% Item final do projeto sem nenhuma utilidade Item final do projeto sem nenhuma utilidade

Tempo

Escopo

Qualidade

Aumetno de custo de 20% a 40% Aumento de Aumento de tempo Aumento de tempo de 10% no significativo tempo < 5% a 20% Reduo de reas menos escopo Aumento de reas importantes escopo quase importantes do inaceitvel do escopo imperceptvel escopo afetadas para o afetadas Patrocinador Reduo da Somente as Reduo da qualidade Degradao da qualidade exige aplicaes inaceitvel qualidade quase mais crticas a aprovao do para o imperceptvel so afetadas Patrocinador Patrocinador

Componentes do plano
Matriz de probabilidade e impacto
Os riscos so priorizados de acordo com suas possveis implicaes para o atendimento dos objetivos do projeto. A abordagem tpica de priorizao de riscos usar uma tabela de pesquisa ou uma matriz de probabilidade e impacto. As combinaes especficas de probabilidade e impacto que podem fazer com que um risco seja classificado como de importncia alta, moderada ou baixa so normalmente definidas pela organizao.

Componentes do plano
Matriz de probabilidade e impacto
Probabilidade 0,90 0,70 0,50 0,30 0,10 0,05 0,04 0,03 0,02 0,01 0,05 0,09 0,07 0,05 0,03 0,01 0,10 Ameaas 0,18 0,14 0,10 0,06 0,02 0,20 0,36 0,28 0,20 0,12 0,04 0,40 0,72 0,56 0,40 0,24 0,08 0,80 0,72 0,56 0,40 0,24 0,08 0,80 Oportunidades 0,36 0,28 0,20 0,12 0,04 0,40 0,18 0,14 0,10 0,06 0,02 0,20 0,09 0,07 0,05 0,03 0,01 0,10 0,05 0,04 0,03 0,02 0,01 0,05

Risco alto Risco moderado Risco baixo

Componentes do plano
Reviso das tolerncias das partes interessadas
As tolerncias das partes interessadas podem ser revisadas no processo Planejamento do gerenciamento de riscos, pois se aplicam ao projeto especfico.

Formatos de relatrio
Descreve o contedo e formato do registro de riscos, alm de outros relatrios de riscos necessrios. Define como sero documentados, analisados e comunicados os resultados dos processos de gerenciamento de riscos.

Acompanhamento
Documenta como todos os aspectos das atividades de risco sero registrados em benefcio do projeto atual, das necessidades futuras e das lies aprendidas. Documenta se os processos de gerenciamento de riscos passaro por auditoria e como isso ser feito.

Identificao de riscos
Determinao dos riscos que podem afetar o projeto e documentao de suas caractersticas.

Identificao de riscos
Entradas
Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Declarao do escopo do projeto Plano de gerenciamento de riscos Plano de gerenciamento do projeto

Ferramentas e Sadas tcnicas


Revises da Registro de riscos documentao Tcnicas de coleta de informaes Anlise da lista de verificao Anlise das premissas Tcnicas com diagramas

Entradas
Fatores ambientais da empresa Ativos de organizacionais Declarao projeto Plano riscos Plano projeto de de do processos escopo do de do

gerenciamento gerenciamento

Ferramentas e Tcnicas
Revises da documentao Tcnicas informaes de coleta de

Anlise da lista de verificao Anlise das premissas Tcnicas com diagramas

Ferramentas e Tcnicas
Revises da documentao
Pode ser realizada uma reviso estruturada da documentao do projeto, incluindo planos, premissas, arquivos de projetos anteriores e outras informaes.

Tcnicas de coleta de informaes


Brainstorming Tcnica Delphi
A tcnica Delphi um meio de alcanar um consenso entre especialistas. Nesta tcnica, os especialistas em riscos de projetos participam anonimamente. Um facilitador usa um questionrio para solicitar idias sobre os riscos importantes do projeto. As respostas so resumidas e ento redistribudas para os especialistas para comentrios adicionais. O consenso pode ser alcanado aps algumas rodadas desse processo. A tcnica Delphi ajuda a reduzir a parcialidade nos dados e evita que algum possa indevidamente influenciar o resultado.

Ferramentas e Tcnicas
Tcnicas de coleta de informaes
Entrevistas
As entrevistas com participantes experientes do projeto, partes interessadas no projeto e especialistas no assunto podem identificar os riscos. As entrevistas so uma das principais fontes de coleta de dados sobre identificao de riscos.

Anlise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaas (SWOT)


As listas de verificao de identificao de riscos podem ser desenvolvidas com base nas informaes histricas e no conhecimento que foram acumulados a partir de projetos anteriores semelhantes e de outras fontes de informao. O nvel mais baixo da EAR tambm pode ser usado como uma lista de verificao de riscos.

Ferramentas e Tcnicas
Anlise da lista de verificao
As listas de verificao de identificao de riscos podem ser desenvolvidas com base nas informaes histricas e no conhecimento que foram acumulados a partir de projetos anteriores semelhantes e de outras fontes de informao. O nvel mais baixo da EAR tambm pode ser usado como uma lista de verificao de riscos.

Anlise das premissas


Todos os projetos so concebidos e desenvolvidos com base em um conjunto de hipteses, cenrios ou premissas. A anlise das premissas uma ferramenta que explora a validade das premissas conforme elas se aplicam ao projeto.

Ferramentas e Tcnicas
Tcnicas com diagramas
Diagrama de causa e efeito Diagramas do sistema ou fluxogramas

Sadas
Registro de riscos

Sadas
Registro de riscos
Lista de riscos identificados Lista de respostas possveis Categorias de risco atualizadas

Anlise qualitativa de riscos


Priorizao dos riscos para anlise ou ao adicional subseqente atravs de avaliao e combinao de sua probabilidade de ocorrncia e impacto.

Anlise qualitativa de riscos


Entradas
Ativos de processos organizacionais Declarao do escopo do projeto Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos

Ferramentas e Sadas tcnicas


Avaliao da Registro de probabilidade e riscos impacto de riscos (atualizaes) Matriz de probabilidade e impacto Avaliao da qualidade dos dados sobre riscos Categorizao de riscos Avaliao da urgncia do risco

Entradas
Ativos de processos organizacionais Declarao do escopo do projeto Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos

Ferramentas e Tcnicas
Avaliao de probabilidade e impacto de riscos Matriz impacto de probabilidade e dos

Avaliao da qualidade dados sobre riscos Categorizao de riscos

Avaliao da urgncia do risco

Ferramentas e Tcnicas
Avaliao da qualidade dos dados sobre riscos
Uma anlise qualitativa de riscos exige dados exatos e imparciais para ser confivel. Ela envolve examinar at que ponto o risco entendido e tambm a exatido, qualidade, confiabilidade e integridade dos dados sobre riscos.

Avaliao da urgncia do risco


A abordagem dos riscos que exigem respostas a curto prazo pode ser considerada mais urgente. Os indicadores de prioridade podem incluir o tempo para efetuar uma resposta a riscos, sintomas e sinais de alerta, e a classificao dos riscos.

Sadas
Registro de (atualizaes) riscos

Anlise quantitativa de riscos


Anlise numrica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

Anlise quantitativa de riscos


Entradas
Ativos de processos organizacionais Declarao do escopo do projeto Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos Plano de gerenciamento do projeto

Ferramentas e Sadas tcnicas


Tcnicas de Registro de representao e riscos coleta de dados (atualizaes) Anlise quantitativa de riscos e tcnicas de modelagem

Entradas
Ativos de processos organizacionais Declarao do escopo do projeto Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos Plano de gerenciamento do projeto

Ferramentas e Tcnicas
Tcnicas de representao e coleta de dados Anlise quantitativa de riscos e tcnicas de modelagem

Ferramentas e Tcnicas
Tcnicas de representao e coleta de dados
Entrevistas
As tcnicas de entrevistas so usadas para quantificar a probabilidade e o impacto dos riscos nos objetivos do projeto. As informaes necessrias dependem do tipo de distribuies de probabilidades que ser usado. Por exemplo, as informaes seriam coletadas nos cenrios otimista (baixo), pessimista (alto) e mais provvel para algumas distribuies comumente usadas, e a mdia e o desvio padro para outras.

Opinio especializada

Ferramentas e Tcnicas
Anlise quantitativa de tcnicos de modelagem
Anlise de sensibilidade
A anlise de sensibilidade ajuda a determinar quais riscos apresentam maior impacto potencial no projeto. Ela examina a extenso com que a incerteza de cada elemento do projeto afeta o objetivo que est sendo examinado quando todos os outros elementos incertos so mantidos em seus valores de linha de base.

riscos

Ferramentas e Tcnicas
Anlise quantitativa de tcnicos de modelagem riscos e

Anlise do valor monetrio esperado


Esta anlise ajuda a mensurar os riscos. obtido pela multiplicao do valor numrico da probabilidade atribuda ao risco pelo valor de seu impacto em unidade monetria. Seu valor quando positivo representa ganho, e negativo representa perda.

Anlise da rvore de deciso


A rvore de deciso uma forma de descrever por meio de um diagrama a estrutura de uma deciso e sistematizar a anlise de suas alternativas e implicaes.

Ferramentas e Tcnicas
Anlise quantitativa de tcnicos de modelagem
rvore de deciso
Probabilidade Cronograma agressivo VE= $4000 Deciso Incerteza Cronograma conservador VE = $1000
20%

riscos

Custo da Alternativa ($) X X X X 100,00 (20,00) (20,00) (10,00) = = = =

Valor Esperado ($) 20,0 (16,0) (6,0) (7,0)

Incerteza

80% 30%

70%

Ferramentas e Tcnicas
Anlise quantitativa de tcnicos de modelagem
Modelagem e simulao
Uma simulao do projeto utiliza um modelo que traduz as incertezas especificadas em um nvel detalhado do projeto para seu impacto potencial nos objetivos do projeto. As simulaes so normalmente realizadas usando a tcnica de Monte Carlo.

riscos

Sadas
Registros (atualizaes) de riscos

Planejamento de resposta a riscos


Desenvolvimento de opes e aes para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaas aos objetivos do projeto.

Planejamento de resposta a riscos


Entradas Ferramentas e Sadas tcnicas
Registro de riscos (atualizaes) Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes) Acordos contratuais relacionados a riscos Plano de Estratgias para gerenciamento de riscos riscos negativos ou ameaas Registro de riscos Estratgias para riscos positivos ou oportunidades Estratgia pra ameaas e oportunidades Estratgia para respostas contingenciadas

Entradas
Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos

Ferramentas e Tcnicas
Estratgias para negativos ou ameaas riscos

Estratgias para riscos positivos ou oportunidades Estratgias para ameaas e oportunidades Estratgia para contingenciadas respostas

Ferramentas e Tcnicas
Estratgias para riscos negativos ou ameaas
Prevenir Transferir Mitigar

Estratgias para riscos positivos ou oportunidades


Explorar Compartilhar Melhorar

Ferramentas e Tcnicas
Estratgia para oportunidades
Aceitao

ameaas

Estratgia para contingenciadas

respostas

Algumas respostas so projetadas para uso somente se determinados eventos ocorrerem. Para alguns riscos, adequado que a equipe do projeto faa um plano de respostas que ser executado somente em certas condies predefinidas, se for considerado que haver alerta suficiente para implementar o plano.

Sadas
Registro de riscos (atualizaes) Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes) Acordos contratuais relacionados a riscos

Sadas
Acordos contratuais relacionados a riscos
Os acordos contratuais, como contratos de seguros, servios e outros itens conforme adequado, podem ser preparados para especificar a responsabilidade de cada uma das partes por riscos especficos, se eles ocorrerem.

Monitoramento e controle de riscos


Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificao dos novos riscos, execuo de planos de respostas a riscos e avaliao da sua eficcia durante todo o ciclo de vida do projeto.

Monitoramento e controle de riscos


Entradas
Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos Solicitaes de mudana aprovadas Informaes sobre o desempenho do trabalho Relatrios de desempenho

Ferramentas tcnicas

e Sadas
Registro de riscos (atualizaes) Mudanas solicitadas Aes corretivas recomendadas Aes preventivas recomendadas Ativos de processos organizacionais (atualizaes) Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes)

Reavaliao de riscos Auditorias de riscos Anlise das tendncias e da variao Medio do desempenho tcnico Anlise das reservas Reunies de andamento

Entradas
Plano de gerenciamento de riscos Registro de riscos Solicitaes de mudana aprovadas Informaes sobre o desempenho do trabalho Relatrios de desempenho

Ferramentas e Tcnicas
Reavaliao de riscos Auditorias de riscos Anlise das tendncias e da variao Medio do desempenho tcnico Anlise das reservas Reunies de andamento

Ferramentas e Tcnicas
Reavaliao de riscos
O processo Monitoramento e controle de riscos freqentemente exige a identificao de novos riscos e a reavaliao de riscos, usando os processos conforme adequado. As reavaliaes de riscos do projeto devem ser agendadas regularmente.

Auditorias de riscos
As auditorias de riscos examinam e documentam a eficcia das respostas a riscos no tratamento dos riscos identificados e de suas causas-raiz, e tambm a eficcia do processo de gerenciamento de riscos.

Ferramentas e Tcnicas
Anlise das tendncias e da variao
As tendncias da execuo do projeto devem ser revisadas usando os dados de desempenho. A anlise de valor agregado e outros mtodos de anlise das tendncias e da variao do projeto podem ser usados para monitorar o desempenho geral do projeto. Os resultados dessas anlises podem prever os possveis desvios do projeto no trmino em relao ao custo alvo e ao cronograma alvo.

Medio do desempenho tcnico


A medio do desempenho tcnico compara as realizaes tcnicas durante a execuo do projeto com o cronograma do plano de gerenciamento do projeto de realizaes tcnicas.

Ferramentas e Tcnicas
Anlise das reservas
Durante toda a execuo do projeto podem ocorrer alguns riscos, com impactos positivos ou negativos nas reservas para contingncias do cronograma ou do oramento. A anlise das reservas compara a quantidade restante das reservas para contingncias com a quantidade restante de risco em qualquer momento do projeto, para determinar se a reserva restante adequada.

Reunies de andamento
O gerenciamento de riscos do projeto pode ser um item da pauta das reunies peridicas de andamento. Esse item pode ocorrer logo ou levar muito tempo, dependendo dos riscos identificados, da sua prioridade e dificuldade de resposta.

Sadas
Registro (atualizaes) de riscos

Mudanas solicitadas Aes corretivas recomendadas Aes preventivas recomendadas Ativos dos processos organizacionais (atualizaes) Plano de gerenciamento do projeto (atualizaes)

Apresentao prtica dos processos de Gerenciamento de Riscos


Apresentar os principais processos de gerenciamento de riscos utilizando a ferramenta Microsoft Office Project 2003

Vous aimerez peut-être aussi