Vous êtes sur la page 1sur 16

BIODIVERSIDADE

Autores: Juliano Bonfim Carregaro e Carolina Tavares da Silva Bernardo

Sumrio I. Introduo II. O que Biodiversidade? III. Como medimos a Biodiversidade? IV. Concluso V. Referncias

I. Introduo
Antes de comearmos esta unidade, podemos fazer a seguinte pergunta: O nmero de espcies cresce infinitamente, ou h alguma condio que reduza esse crescimento? Para responder a essa pergunta, temos que considerar alguns fatores ambientais que influenciam os padres de ocorrncia das espcies encontrados atualmente na natureza. Como veremos nas prximas unidades, o tamanho do habitat, como uma possvel diferena entre terras continentais e insulares, interfere na quantidade de espcies que l habitam, sugerindo que ocorra a regulao da diversidade pelo espao disponvel. Outro exemplo de regulao o conjunto de variveis ambientais locais, que so bem diferentes se compararmos regies distantes no globo (Ex: Trpicos e Plos), pois essas exercem influncia sobre a sobrevivncia das espcies, o que resulta em diferentes distribuies geogrficas dos organismos. Em vrios estudos eclogos verificaram que existem mais e/ou diferentes organismos nos trpicos quando comparados com regies, de tamanhos equivalentes, nos plos, registrando que h um padro de maior diversidade em ecossistemas tropicais no mundo. Desde as exploraes ocorridas no sculo XIX, de cientistas como Charles Darwin, Henry Walter Bates e Alfred Russel Wallace, foi observado que os trpicos apresentam uma biodiversidade diferenciada e exuberante. Os taxonomistas, de todo o mundo, j catalogaram em torno de dois milhes de espcies at hoje, mas as estimativas atuais de riqueza total podem mudar dependo do pesquisador, variando entre autores mais conservadores com estimativas de 8 milhes de espcies no total ou chegando a estimativas de que existam na Terra cerca de 30 milhes de espcies. Podemos nos perguntar, ento, Por que essa diferena no padro de ocorrncia dos indivduos entre os trpicos e as outras regies?. A resposta dessa e de outras questes ser vista ao longo desta unidade.

II. O que Biodiversidade?


O termo biodiversidade uma contrao de diversidade biolgica e foi popularizado pelo simpsio, seguido da publicao do livro de mesmo ttulo, Biodiversity de Edward Osborne Wilson (1986). Biodiversidade ou somente diversidade o nmero de taxa numa rea local (diversidade alfa) ou regio (diversidade gama). Tambm, uma medida da variedade de taxa numa comunidade que leva em considerao a riqueza
2

Saiba mais: Taxa o plural de txon e significa qualquer nvel de sistema de organizao. Pode ser um reino, um filo, uma classe, uma ordem , uma famlia, um gnero, uma espcie ou mesmo um organismo.

(nmero de espcies) e a abundncia relativa (nmero de indivduos em cada espcie) (Ricklefs, 2003). Em outras palavras, biodiversidade se refere variedade e riqueza de vida na Terra, como de animais, plantas e microorganismos, por exemplo. Visto sua ampla definio, podemos dividir a biodiversidade em trs nveis: das espcies, da variao gentica ou de comunidades.

Espcie, variabilidade gentica e Comunidade Figura ilustrativa 1: Biodiversidade em 3 nveis. Para definirmos o primeiro nvel, precisamos definir o que espcie. Esse um trabalho difcil, pois pode levar a diferentes interpretaes de acordo com a sua rea de trabalho dentro da Biologia. Uma espcie pode ser definida como um grupo de indivduos que morfolgica, fisiolgica e/ou bioquimicamente distinta de outros grupos (definio morfolgica de espcie). Ou espcie pode ser um grupo de indivduos que cruzam entre si e produzem descendentes frteis, mas no o fazem com indivduos de outros grupos (definio biolgica de espcie). No campo da taxonomia, a primeira definio de espcie foi muito utilizada, pois os taxonomistas precisam diferenciar espcies visualmente quando coletadas no campo, para realizarem sua identificao. Atualmente, com as descobertas de tcnicas avanadas de seqenciamento de DNA (cido desoxirribonucleico) e marcadores moleculares, tanto os taxonomistas quanto os evolucionistas, utilizam a segunda definio, que mais divulgada e aceita. Esta definio que diz respeito s relaes parentais entre os indivduos, e os dados genticos podem nos conduzir a um conhecimento mais aprimorado das relaes entre as espcies, para defini-las com maior preciso. Contudo, os problemas para identificar espcies so mais comuns do que se imagina: (1) uma nica espcie pode ter algumas variedades, em que pode se observar grandes diferenas morfolgicas, (2) enquanto que membros de duas espcies podem ser to semelhantes e considerados membros de uma nica espcie. Um exemplo do primeiro caso a existncia de diversas raas de cachorros, como pastor alemo, fila e beagle, que so diferentes morfologicamente entre
3

si, mas pertencem a uma mesma espcie (Canis lupus familiaris) e, portanto, podem cruzar entre si. Por outro lado, tm-se espcies que so semelhantes fisicamente, cruzam entre si e produzem hbridos, que no so sexualmente viveis, como o caso da mula, produzida do cruzamento de um jumento (Equus asinos) com uma gua (Equus caballus). J um bom exemplo para a segunda situao descrita acima, seria a presena de cobras no-peonhentas que mimetizam cobras peonhentas, como encontrado entre a cobra coral falsa (Oxyrhopus trigeminus) e a cobra coral verdadeira (Micrurus corallinus), duas espcies diferentes, mas com aspectos morfolgicos praticamente indistinguveis para um leigo (Figura 1).

Equus asinos

Equus caballus

Mula (Hbrido)

Oxyrhopus trigeminus

Micrurus corallinus

Figura 1: Hbrido (mula) formado entre o cruzamento do jumento (Equus asinos) com a gua (Equus caballus), e a diferena entre a cobra coral verdadeira (Micrurus corallinus) e seu mmico, a coral falsa (Oxyrhopus trigeminus).

A diversidade gentica consequencia do comportamento reprodutivo dos indivduos dentro de uma populao. Os indivduos so geneticamente diferentes entre si, ou seja, seus pools gnicos so diferentes, graas mutao e reproduo sexuada. Relembrando que nesse tipo de reproduo ocorre recombinao gentica, devido ao processo de meiose na formao dos gametas masculinos e femininos, que produzem gametas geneticamente diferentes dos parentais. Durante a reproduo sexual, os gametas se fundem, originando um indivduo geneticamente nico. Alm da reproduo sexuada, as mutaes genticas que ocorrem durante esse e outros processos, podem tambm resultar em maior variabilidade gentica dentro de uma populao. A variabilidade gentica permite aos indivduos responderem de forma mais verstil a um ambiente instvel e assim sofrerem menos presses de pequenas mudanas ambientais. As espcies consideradas raras tm menos variao gentica do que espcies que so mais comuns e abundantes e, consequentemente, so mais vulnerveis s modificaes ambientais. O terceiro nvel em que podemos utilizar a definio de biodiversidade o de comunidade. Uma comunidade definida pelas populaes de diferentes espcies que coexistem em uma determinada regio, interagindo direta ou indiretamente umas com as outras. A comunidade em interao com os fatores abiticos, como o clima, o solo, pode ser chamada de ecossistema. Dentro de um ecossistema h o ambiente fsico - solo, clima, temperatura, umidade, precipitao - que afeta as caractersticas e estruturas de uma comunidade, mas que tambm pode ser alterados por ela. Uma floresta, com vegetao alta, por exemplo, produz sombra e deixa o ambiente mais mido do que seria sem sua presena, alterando assim o ambiente fsico de uma regio. Dentro de um ecossistema, tem-se uma grande variedade de recursos que so utilizados pelos organismos vivos presentes nele. Cada organismo de uma determinada espcie utiliza um conjunto de recursos que so imprescindveis a sua sobrevivncia e reproduo, o que compe o seu nicho. Ecologicamente falando, nicho toda a relao do indivduo ou de uma populao com todos os aspectos do ambiente onde est inserido, ou seja, o papel ecolgico das espcies dentro de uma comunidade. O nicho de uma planta, por exemplo, pode ser o tipo de solo sobre o qual ela cresce, a quantidade de luz de sol que ela necessita para realizar a fotossntese, o seu tipo de sistema de polinizao, o seu mecanismo de disperso de sementes, etc. Se adotarmos como exemplo um animal, o seu nicho pode incluir o tipo de habitat onde ele encontrado, a sua tolerncia trmica, suas exigncias alimentares, seu hbito (diurno ou noturno), etc. Qualquer um desses recursos
5

Saiba mais: Para relembrar os processos de meiose e mitose, retorne Unidade 1, do Eixo Biolgico do mdulo IV.

Saiba mais: Pool gnico conjunto total de alelos que podem ser localizados no DNA dos indivduos de uma determinada espcie ou populao.

que fazem parte do nicho de uma espcie passa a ser limitante do tamanho de sua populao. O Lobo-Guar, por exemplo, teve sua populao diminuda pela reduo de seu habitat nativo. Esse animal evita locais ocupados por humanos e, por isso, teve sua rea de ocorrncia restringida devido ocupao humana dentro da Caatinga e do Cerrado. Dinmica da Comunidade Para entendermos melhor os padres de diversidade encontrados em determinadas regies, preciso conhecer a dinmica de uma comunidade. Dentro de uma comunidade ocorre o que chamamos de sucesso ecolgica, que um processo gradual de mudana na composio de espcies, na estrutura da comunidade e nas caractersticas fsicas que ocorrem dentro do ambiente, em resposta a distrbios naturais ou antrpicos (causados pelo homem). Existem dois tipos de sucesses ecolgicas: (a) Primria, quando envolve o estabelecimento gradual das comunidades biticas em locais virgens, ou seja, locais que no foram anteriormente habitados, como ocorre em rochas e dunas (Figura 2.1); (b) Secundria, quando ocorre o restabelecimento de comunidades em reas anteriormente habitadas, ou seja, em reas que foram perturbadas e que apresentavam uma comunidade preexistente, como ocorre quando h a formao de uma clareira dentro de uma floresta, por exemplo (Figura 2.2).

Saiba mais: Para relembrar os processos que ocorrem dentro de uma comunidade, retorne s Unidades 7 e 8 do eixo Biolgico do mdulo VI.

Figura 2.1: Sucesso primria. (A) Organismos pioneiros (liquens, microorganismos e fungos) colonizam rochas nuas, que se transformam em solos frteis; (B) Solo formado que permite colonizao de vegetao rasteira; (C) e (D) se o ambiente permanecer intocvel, sem perturbao, ocorrer uma sucessiva troca de formas vegetais at a comunidade atingir sua estabilidade com a comunidade clmax (E). (Fonte: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/ricardo/sucessao_primaria.htm)

Figura 2.2: Sucesso secundria. (A) ambiente com solo j formado, mas perturbado, onde comea ocorrer uma nova colonizao; (B), (C) e (D) sucesso natural de espcies dentro da comunidade, caso no haja nova perturbao; (E) comunidade clmax. (Fonte: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/ricardo/sucessao_secundaria.htm)

Internet Para saber sobre a aplicao do estudo da biodiversidade, dos seus ndices quantitativos num estudo de sucesso ecolgica, acesse o link a seguir: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/html/534/53414104/53414104.html

Algumas espcies esto diretamente associadas a um determinado estgio de sucesso, como o caso de plantas pioneiras, como as embabas (Cecropia sp.) que so as primeiras a aparecerem quando se abre uma clareira na floresta. Outros exemplos so aquelas espcies de sombra de uma floresta, que s so encontradas nas florestas em estgios avanados de sucesso, chamado de estado clmax. Quando a perturbao causada pelo homem, como a criao de um pasto, por exemplo, o desequilbrio pode ser to grande que impossibilita a recuperao da floresta ao seu estgio original. Esse dano, portanto, irreparvel e provoca grave perda da diversidade que se encontrava naquela comunidade, que estava em estgio avanado de sucesso.

Cecropia sp.

Atividade Complementar 1
Identifique em sua regio o provvel estgio de sucesso de uma floresta prxima ao local de estudo, trabalho ou de casa. Pea ajuda aos seus professores para identificar espcies vegetais dessa comunidade indicadoras desses estgios e faa um relatrio sobre a situao dessa floresta.

Alm da sucesso, vrios tipos de interaes ecolgicas podem afetar a formao de uma comunidade e, consequentemente, a diversidade biolgica local. Interaes desarmnicas, como a competio e a predao so exemplos dessa interferncia sobre a biodiversidade. Os predadores podem reduzir, eliminar ou aumentar, indiretamente, a diversidade biolgica. Esses podem manter a densidade de algumas espcies de suas presas muito baixa, o que limita a competio por recurso. Se o predador for retirado da comunidade, as populaes de presas podem aumentar e extrapolar a capacidade suporte do ambiente, onde os recursos se tornam insuficientes para suportar tais populaes, acarretando em um desequilbrio ambiental grave, podendo levar a populao extino. Outros tipos de relaes entre espcies, como as harmnicas, um bom exemplo seria o mutualismo, tambm alteram a composio de uma comunidade. Dessa forma, importante conhecer todos os nveis trficos de uma comunidade e saber a relao entre eles, para podermos extrapolar o conhecimento em biodiversidade.
Internet Para saber sobre o estudo de relaes harmnicas entre espcies e sua relao com a biodiversidade de uma comunidade acesse o link a seguir: http://www2.ib.unicamp.br/profs/thomas/arch/arch00208/seminarios%20ECE%202008/%5bECE%202008%20Seminario%5d%20Intera%e7%f5es%20Micr%f3bioPlanta%20e%20Processos%20Ecossist%eamicos.pdf

J vimos, em outras unidades, que temos os seguintes nveis trficos dentro de uma comunidade: produtores primrios (espcies fotossintetizantes ou quimiossintetizantes), consumidores, que podem ser primrios (herbvoros) ou secundrios, tercirios e quaternrios (predadores e parasitas), e decompositores (detritvoros). Uma forma de representar estas relaes chamada de cadeia alimentar, onde temos um encadeamento unidirecional dos organismos envolvidos (Figura 3), mas quando reunimos um conjunto de cadeias, passamos a visualizar outra forma representativa, agora multidirecional, chamada de teia alimentar (Figura 4).
8

Em qualquer comunidade terrestre analisada, provvel que encontremos o nmero de produtores primrios alto, e possivelmente maior que de indivduos herbvoros e esses maiores que de organismos carnvoros primrios e assim por diante. Alm disso, uma situao comum encontrada em muitas comunidades biolgicas a de que uma espcie que se alimenta de vrios organismos de nveis trficos inferiores, pode competir pela comida com outras espcies de mesmo nvel trfico e, por conseguinte, torna-se presa de outras espcies de nvel trfico superior. Chamando a ateno para o fato de que uma espcie pode ocupar mais de um nvel trfico dentro da mesma teia trfica. Analisando essas relaes complexas entre as espcies dentro de uma comunidade, vemos que existem espcies que so mais relevantes que outras na manuteno desta comunidade. o que chamamos de espcies-chave. Essas espcies so prioritrias na conservao e determinantes na medida de esforos para a proteo de uma determinada rea. Os predadores, topos de cadeia, esto entre as espcies-chave mais conhecidas, pois eles so importantes para controlar a populao de presas (Ex: herbvoros), mais abundantes. Mesmo as espcies de predadores existindo em menor nmero e constituindo uma pequena poro da biomassa de uma comunidade, quando eliminamos uma parte de seus indivduos, mudanas drsticas podem ocorrer na vegetao e resultar em uma grande perda da diversidade biolgica local.

Internet Para saber sobre o estudo de consumidores e seu papel no manejo e conservao florestal acesse o link a seguir: http://www.i pef.br/publica coes/scientia/ nr35/cap04.pd f

Figura 3: Exemplo de cadeia alimentar em uma lagoa. (Modificado de Snia Lopes, 2006)

Figura 4: Exemplo de teia alimentar em uma lagoa. (Modificado de Snia Lopes, 2006)

Para entendermos melhor essa situao, tomemos como exemplo o peixe-boi. A reduo da populao de peixe-boi nos rios da regio Norte, devido caa, causou uma reao em cadeia dentro da comunidade: houve um crescimento exagerado de biomassa vegetal e conseqente reduo da fertilizao da gua devido ao acmulo de matria orgnica e diminuio do oxignio dissolvido; que resultou na diminuio da populao de peixes dessa regio. Por isso as espcies-chave so prioritrias para a conservao, pois sua eliminao pode ocasionar uma srie de extines, conhecidas como extino em cascata, que resultar na degradao do ecossistema e na perda de diversidade biolgica em todos os nveis trficos subseqentes. Alm das espcies-chave, temos tambm os chamados recursos-chave que podem ocupar uma pequena rea dentro de um ecossistema, mas ser necessrio vida de muitas espcies. No Cerrado, por exemplo, a rea de Veredas, que so reas alagadas e junto com riachos formam as nicas fontes de gua superficial nesse ecossistema, sendo consideradas recursos-chaves e, portanto, prioritrias para a conservao.

10

Saiba mais Veredas so regies dentro do bioma Cerrado caracterizadas por solos rebaixados onde h o afloramento de guas subterrneas. Nesse tipo de vegetao comum a ocorrncia da palmeira Buriti.

Dessa forma, o conhecimento integrado de um ecossistema e a relao dos fatores abiticos com os organismos encontrados em uma regio, fornece subsdios para o entendimento da dinmica de uma comunidade, sua diversidade biolgica, sendo o passo inicial para a conservao dessa biodiversidade.

III. Como medimos a Biodiversidade?


Antes de comearmos este tpico, temos que ter bem claro em nossas mentes os conceitos que esto relacionados ao conceito de biodiversidade e que, s vezes, so apresentados como sinnimos deste. O primeiro deles o de riqueza, que definida como o nmero de espcies encontrado em uma comunidade. O outro conceito o de abundncia, que o nmero total de indivduos encontrados em cada espcie. Quando consideramos estes dois conceitos (riqueza e abundncia) em uma comunidade, juntamente com a uniformidade dos valores atribudos, temos uma medida conhecida como Biodiversidade, sendo que tal medida alcana maior valor conforme a comunidade apresenta-se mais uniformemente distribuda. Por exemplo, se h 10 espcies de peixes numa comunidade com 600 indivduos, podemos pensar em duas possibilidades (Tabela1): (a) abundncia uniformemente distribuda, como na comunidade 1, sem nenhuma espcie dominante, ou seja, 60 indivduos para cada, apresentando assim o maior valor de biodiversidade possvel para este exemplo, utilizando o ndice de Shannon-Weaver (H), conclui-se que o valor para a biodiversidade local igual a 1; ou (b) a abundncia desigualmente distribuda, como na comunidade 2, onde h grande diferena entre as espcies, possuindo uma dominante dentro da comunidade (espcie com maior abundncia = sp.1), resultando em um menor valor para biodiversidade local (H = 0,31).

Internet Saiba mais sobre riqueza, abundncia e diversidade acessando o link a seguir: http://www.s cielo.br/pdf/r bzool/v22n2/ 25131.pdf

11

Tabela 1: Exemplo para o clculo de biodiversidade. Comunidade 1 Comunidade 2 Abundncia para sp1 60 500 Abundncia para sp2 60 50 Abundncia para sp3 60 10 Abundncia para sp4 60 10 Abundncia para sp5 60 10 Abundncia para sp6 60 5 Abundncia para sp7 60 5 Abundncia para sp8 60 5 Abundncia para sp9 60 4 Abundncia para sp10 60 1 Abundncia total 600 600 Riqueza (n de spp) 10 10 H' 1,00 0,31

Dentro de uma comunidade a abundncia dentro de cada espcie pode refletir a variedade e a abundncia dos recursos disponveis para cada populao bem como a influncia de outros fatores que regulam o nmero de espcies, como a presso exercida por predadores e competidores. Dessa forma, a abundncia de uma espcie pode indicar o equilbrio entre diversos fatores e processos dentro de uma populao, e variaes desses fatores podem aumentar ou diminuir a abundncia. Quando quantificamos a biodiversidade, utilizamos os conceitos apresentados nos pargrafos anteriores. Para isso, foram desenvolvidos diversos mtodos matemticos de biodiversidade, que descrevem o que ocorre com os padres geogrficos de biodiversidade. Chamamos de diversidade alfa ou local (), o nmero de espcies encontrado em um habitat uniformemente distribudo dentro de uma regio (Ex: diversidade em um campo sujo ou uma mata de galeria). Esse o ndice utilizado para comparar o nmero de espcies em diferentes ecossistemas. A diversidade gama ou regional (), se refere ao nmero de espcies encontradas em todos os habitats de uma determinada regio (Ex: diversidade no Cerrado). E ainda h a diversidade Beta () que est relacionada mudana das espcies de acordo com uma variao ambiental, ou seja, refere-se substituio de espcies de um habitat para outro dentro da mesma regio (Ex: Diferena de espcies entre campo sujo e mata de galeria). A diversidade Beta calculada atravs dos ndices alfa e gama ( = / ), alcanando maior valor conforme as reas apresentem diferenas na composio de espcies (Tabela2).

Internet Saiba mais sobre os ndices de diversidade alfa e beta acessando o link a seguir: http://www.s cielo.br/pdf/a bb/v15n2/682 8.pdf

12

Tabela2: Exemplo para o calculo de diversidade (, e ) entre quatro regies com a presena de possveis 5 espcies (a, b, c, d, e).

Regio 1 Habitat 1 a Habitat 2 a Habitat 3 b Habitat 4 b Alfa () 1 Gama () 2 Beta () 2 ndices de biodiversidade

Regio 2 ab ab ab ab 2 2 1

Regio 3 Regio 4 ab abc c abc d abc e abc 1,25 3 5 3 4 1

As diferenas de abundncia dentro de uma comunidade trazem alguns problemas prticos para os eclogos. Quando queremos comparar a diversidade em duas comunidades, por exemplo, o esforo de amostragem de indivduos, deve ser o mesmo, pois o nmero de espcies contabilizadas pode variar de acordo com o tamanho amostral obtido. Quanto mais indivduos capturados em uma regio, maior a probabilidade de encontrar espcies raras, ou seja, espcies com baixa abundncia. Assim, no se deve comparar a diversidade entre duas reas que tiveram esforos de amostragem diferentes. O outro problema que nem todas as espcies devem contribuir da mesma forma para a estimativa da diversidade, j que cada espcie desempenha um papel diferente na comunidade, variando com a abundncia total. O primeiro problema deve ser resolvido com um bom desenho experimental e uma metodologia condizente com o tipo de estudo que deseja. O segundo problema foi solucionado pelos eclogos com a formulao dos ndices de biodiversidade, nos quais a contribuio de cada espcie para a formulao do ndice varia de acordo com sua abundncia relativa, ou seja, so atribudos diferentes pesos para cada espcie. Dessa forma, cada espcie recebe o peso adequado por influenciar a diversidade de uma comunidade. Existem vrios modelos para calcular a diversidade em Ecologia, porm dois desses ndices so muito utilizados: o ndice de Simpson e o ndice de Shannon-Weaver. Nesses dois casos, o clculo do ndice feito a partir da proporo (pi) das espcies (i) na amostra total de indivduos (Ricklefs, 2003). A proporo das espcies pode ser determinada pela seguinte equao: pi = ni N
13

Internet Para se aprofundar mais sobre os ndices de biodiversidad e utilizado em ecologia acesse o link a seguir: http://www2. ib.unicamp.br /profs/fsanto s/refer/Holos -1999-1236.pdf

Onde, ni o nmero amostrado para a espcie i e N o nmero total de espcies amostradas. O ndice de Simpson (D) pode ser obtido pela seguinte frmula: D= 1 pi2 Esse ndice leva em considerao a regularidade das abundncias das espcies e, por isso, o valor de D pode variar de 1 a S, onde S o nmero total de espcies numa amostra. Por exemplo, quando 5 espcies amostradas tm igual abundncia, o valor de cada pi 0,20, logo pi2 = 0,04 e o seu somatrio 0,20. Colocando esses dados na frmula, teremos que o valor de D o mesmo do nmero de espcies amostradas, 5. O ndice de Shannon-Weaver (H) pode ser calculado pela frmula: H = - pi loge pi Onde, pi a proporo das espcies na amostra total e log e pi o logartimo neperiano da proporo das espcies. Na tabela 1, podemos ver um exemplo do ndice de Shannon-Weaver para clculo da biodiversidade.

Saiba mais Para aprimorar o conhecimento desses ndices e sua utilizao em ecologia no deixe de ler os artigos recomendados, cuja lista apresentada ao final desta unidade.

Atividade Complementar 2
Com a ajuda de seus professores, faa uma amostragem de artrpodes em duas regies que possua diferentes tipos de vegetao, com o mesmo esforo amostral, e estime para as duas reas os ndices de biodiversidade citados anteriormente. Discuta as diferenas e semelhanas encontradas num contexto ecolgico.

IV. Concluso
Ao longo desse mdulo, voc ir se deparar com vrias aplicaes do estudo da biodiversidade, como na biogeografia de ilhas, na conservao da biodiversidade, na unidade de extino, dentre outras. Todas elas demonstram relao direta com o uso da biodiversidade e seu papel dentro da ecologia. Por isso, no iremos nos alongar no assunto da aplicabilidade do estudo da biodiversidade. Essa uma das reas mais amplas e que est chamando ateno dos pesquisadores nos ltimos anos, devido a sua relao com todas as disciplinas da ecologia e alterao dos processos ambientais que a Terra vem
14
Internet Para saber mais sobre a aplicao do estudo da biodiversidade para a conservao de espcies acesse o link a seguir: http://www.c onservacaointe rnacional.org.b r/publicacoes /files/11_Ago stinho_et_al.p df

passando, como o aquecimento global. Os estudos de biodiversidade indicam regies prioritrias para conservao, indicam espcies que esto sendo e que podem ser extintas devido a processos diversos (que voc ver logo a seguir ainda neste mdulo) e explicam o porqu do padro de distribuio de espcies dentro das regies existentes na Terra (que voc j deve ter visto no mdulo VI e ver nas unidades a seguir). Esse ano (2010) comemorado o ano da Biodiversidade, mas apesar dos esforos de vrios pesquisadores do pas, muito ainda pode ser feito para a conservao da flora e fauna brasileira. Existem poucas pessoas estudando filos mais simples, como os de artrpodes, nematides, aneldeos, que existem em grande abundncia e podem ser bons bioindicadores s perturbaes que ocorrem no ecossistema no qual se encontram. Alm disso, pouco se sabe sobre os organismos planctnicos de guas continentais e sobre os microorganismos presentes no solo, porm esses dois ecossistemas apresentam tambm alta biodiversidade, mas so constantemente agredidos por poluio, desmatamento, dentre outros fatores. Acreditamos que com a leitura dessa unidade, juntamente com os artigos sugeridos a seguir, voc conseguir entender que a palavra biodiversidade abrange, praticamente, todos os processos abordados em ecologia, por isso importante entendermos os principais conceitos que esto inseridos neste tema e suas possveis aplicaes.

Internet Para saber mais sobre o ano da biodiversidade acesse os links a seguir: http://2010aib .blogspot.com /2010/02/201 0-anointernacionalda.html http://www. wwf.org.br/?2 3700/2010Ano-daBiodiversidade

V. Referncias
Begon, M.; Harper, J.L. & Townsend, C.R. 1996. Ecology: individuals, populations and communities. 3rd edio. Oxford, Blackwell Primack, R.B. & Rodrigues, E. 2001. Biologia da Conservao. Editora Planta. Ricklefs, R.E. 2003. A Economia da Natureza. 5 edio. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Artigos recomendados: Mangussen, S. & Boyle, T.J.B. 1995. Estimating sample size for inference about the Shannon-Weaver and the Simpson indices of species diversity. Forest Ecology and Management, 78: 71 84. Mouillot, D. & Deprt, A. 1999. A comparison of species diversity estimators. Population Ecology, 41: 203 215.
15

Neumann, M. & Starlinger, F. 2001. The significance of different indices for stand structure and diversity in forests. Forest Ecology and Management, 145: 91 106. Peet, R.K. 1974. The Measurement of species diversity. Annual Review of Ecology and Systematics, 5: 285-307. Yoccoz, N.G.; Nichols, J.D. & Boulinier, T. 2001. Monitoring of biological diversity in space and time. Trends in Ecology & Evolution, 16: 446 453.

16

Vous aimerez peut-être aussi