Vous êtes sur la page 1sur 2

Instituto Federal de Santa Catarina Campus So Jos Curso de Licenciatura em Cincias da Natureza com Habilitao em Qumica Unidade Curricular:

: Metodologia do ensino de Qumica Professora: Divina Zacchi Pereira Aluna: Amanda A. Pedroso Turma: 4020521

A EVOLUO DOS LIVROS DIDTICOS DE QUMICA DESTINADOS AO ENSINO SECUNDRIO. At 1930, os livros didticos caracterizavam-se como extratos de qumica geral, o que conexo com a ento composio do ensino mdio de qumica. Outra particularidade interessante dos livros do perodo a falta completa de exerccios ou questionrios. Os conceitos j aparecem com ressalte de alguma forma na maior parte dos livros examinados. O conjunto dos livros preocupa-se em debater as decorrncias filosficas dos conhecimentos qumicos. Uma caracterstica dos livros do perodo, inalterada ao longo da histria, a carncia de sugestes de experimentos. A partir de 1930 os livros didticos sofrem determinadas alteraes importantes, a maioria delas em conseqncia direta da Reforma Francisco Campos (1931). Dos oito livros analisados, desse perodo, a metade ainda mantm a caracterstica de compndio de qumica geral, no-seriado. A maioria dos livros consultados traz retratos e pequenas biografias de vultos histricos da qumica, correspondendo ao rumo do programa oficial. Alguns proporcionam, alm disso, um esboo da histria da qumica. Isso individualiza exclusivamente uma minoria de livros at o fim da dcada de 50. A partir dos anos 60, a maioria dos livros examinados apresenta questionrios e exerccios ao final de cada capitulo. Ampla quantidade dos livros traz discusses a respeito do significado da divisibilidade do tomo para a qumica, e tambm da transmutao dos elementos. Uma alterao importante em relao aos livros do perodo anterior o fato de que muitos conceitos deixam de ser introduzidos operacionalmente. A maioria das caractersticas dos livros mantm-se constante ao longo dessas duas dcadas. Esse problema da modernizao do contedo dos livros didticos de qumica para a escola secundria, nessa poca, parece no ter sido um problema unicamente do

ensino brasileiro. Summers (1960) ressaltava que grande parcela dos livros didticos de qumica utilizados na escola secundria dos Estados Unidos estava desatualizada. O perodo seguinte corresponde vigncia da LDB, de 1961. Neste quarto perodo, observa-se, ao contrrio do anterior, uma grande heterogeneidade entre os livros. Os modelos de ligao qumica esto muito bem relacionados s propriedades dos materiais. Os livros do perodo anterior se limitavam ao tratamento da eletrovalncia e da covalncia. O exame desses livros revela vrias mudanas em relao aos dos perodos anteriores. Observa-se que os livros contemporneos esto mais inquietados com o formato de exposio do contedo do que com o contedo propriamente dito. Os livros de qumica no chegam a tanto. Essas transformaes na poltica de editorao dos livros didticos no ocorreram isoladamente no Brasil. Quanto atualizao dos contedos os livros desse perodo mostram-se atuais em relao a grande parte dos temas de teoria atmica, ligao qumica e classificao peridica. O resultado que os modelos de estrutura atmica e ligao qumica vo ser oferecidos como teorias isoladas, sem maiores aplicaes alm da previso da valncia dos elementos e da frmula dos compostos.

Vous aimerez peut-être aussi