Vous êtes sur la page 1sur 15

Gneros Jornalisticos - anlise dos jornais O Estado de So Paulo e Dirio de So Paulo Ana Regina Barros RGO Leal1 Maria

a Isabel AMPHILO R. de Souza2

RESUMO Este artigo resultado de pesquisa emprica realizada atravs da observao dos gneros jornalsticos nos dois peridicos mencionados. O objetivo foi identificar o perfil dos jornais, assim como, validar, ou no, a classificao dos gneros proposta por Marques de Melo, atravs da identificao dos gneros nos impressos. PALAVRAS-CHAVE: Gneros, Jornalismo, Estado, Dirio de So Paulo.

ABSTRACT This article is resulted of an empiric research made through observation of the journalistic genres in two journals selected. The objective was to identify the profile of the journals, as well as, to validate, or no, the classification of genres proposed by Marques de Melo, in the identification of genres in the press. KEY WORDS: Genres, Journalism, Estado, Dirio de So Paulo.

INTRODUO A questo dos gneros discutida desde a antiguidade grega nos livros III e X da Repblica de Plato, em que se tem notcia da primeira classificao entre trs categorias: poesia pica, poesia dramtica e poesia lrica. No livro III, Plato elabora essas categorias a partir da relao que cada uma delas estabelece com realidade. Dessa forma, a poesia dramtica era chamada de mimtica, pois imitava os homens em ao. J a poesia lrica no era mimtica, mas o que a caracterizava era sua subjetividade. A poesia pica, no entanto, era considerada mista, pois utilizava o dilogo direto e a narrao. Na verdade, a teoria platnica dos gneros literrios s pode ser entendida mais radicalmente, se articulamos com o pensamento do Filsofo sobre o mundo das idias e o mundo onde habitamos (SAMUEL p. 66). Sua categorizao, portanto, parte do afastamento da verdade, do mundo das idias realidade. Tempos depois, o prprio Plato apresentou uma nova classificao a partir do conceito de mimesis, em que classificava os gneros em: dramtico, narrativo e misto. Seu discpulo, Aristteles props uma nova classificao no IV a.C, em que elaborou o conceito que perpassou os sculos e permanece, como a essncia dos gneros estabelecendo: pico, lrico e dramtico, em sua Potica, que se conhece at os dias hoje, como o princpio do estudo dos gneros. Staiger (apud SAMUEL, p. 71) identifica o lrico com o passado (recordao), o pico com o presente (rememorizao) e o dramtico com o futuro (tenso). Talvez a partir dessa proposta de Staiger possamos encontrar pistas para o estudo dos gneros
1

Jornalista. Profa. Universidade Federal do Piau. Mestre em Comunicao e Cultura ECO/UFRJ. Doutoranda em Comunicao UMESP. 2 Mestre e Doutoranda em Comunicao Social pela Universidade Metodista de So Paulo (UMESP). Bolsista FAPESP (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo).

2 jornalsticos. Dessa maneira, o jornalismo estaria mais prximo dos gneros lrico e pico pela sua dedicao a trabalhar com informaes do cotidiano que j aconteceram e que esto acontecendo e merece maior ateno dos meios de comunicao. Outros autores so importantes no estudo dos gneros, como Tzvetan Todorov, que abordou os gneros do discurso, em suas propriedades discursivas, verificando as peculiaridades da mensagem (forma/contedo/temtica), as relaes socioculturais (emissor/receptor) e poltico-econmicas (instituio jornalstica/Estado/corporaes mercantis/movimentos sociais). (apud MARQUES DE MELO, 2003, p. 41). Mikhail Bakhtin (1997, p. 301) aborda a questo dos gneros do discurso afirmando que para falar, utilizamo-nos sempre dos gneros do discurso, em outras palavras, todos os nossos enunciados dispe de uma forma padro e relativamente estvel de estruturao de um todo. Dessa maneira, Bakhtin destaca a importncia de uma forma padro para os enunciados em termos de ponto de partida para entender uma lngua, que est inserida em um determinado contexto scio-cultural. Para ele, os gneros do discurso organizam nossa fala da mesma maneira que a organizam as formas gramaticais (sintticas) (1997, p. 302). A diversidade disponvel dos gneros, porm, que questionada por alguns pesquisadores
(...) deve-se ao fato de eles variarem conforme as circunstncias, a posio social e o relacionamento pessoal dos parceiros: h o estilo elevado, estritamente oficial, deferente, como h o estilo familiar que comporta vrios graus de familiaridade e de intimidade (distinguindo-se esta da familiaridade). (BAKHTIN, 1997, p. 302).

Eni Orlandi aborda a questo da linguagem enquanto um produto social em processo, ou seja, nem a sociedade, nem as lnguas se modificam autonomamente. So os atos dos homens que toma parte delas que as vo transformando (ORLANDI, 1981, p. 90). Dessa forma, a lngua possui um carter histrico, pois um fato social que est em constante processo, que obedece a certas convenes de uma determinada sociedade, ou seja, a lngua, enquanto sistema lingstico, especfico de um contexto prprio (de uma determinada nao). A partir dessa constatao podemos aferir que os gneros modificam-se na dinmica social. No momento em que o profissional domina a estrutura formal dos gneros, ele pode trabalhar com outras possibilidades, objetivando a transmisso da mensagem, de forma inteligvel ao seu receptor. Por isso, alguns gneros assumem caractersticas nacionais, como, por exemplo, a crnica brasileira. Gneros Jornalsticos A importncia do estudo e atualizao dos gneros jornalsticos deve-se necessidade de sistematizao e categorizao dos gneros, com o objetivo de proporcionar bases preparao de profissionais qualificados para a atuao na imprensa e, tambm, no mbito acadmico, como embasamento terico-metodolgico s pesquisas em comunicao. Segundo Marques de Melo (2003, p. 42) a primeira subdiviso entre gneros jornalsticos foi elaborada no sculo XVIII pelo editor ingls Samuel Buckeley, que separou os news e os comments, no Daily Courant. A imprensa estadunidense, por sua vez utilizou-se em principio de dois gneros os comments e a story. J nos gneros jornalsticos latinos pode-se encontrar mais de dois gneros. A pesquisa em gnero jornalstico no Brasil tem sido abordada desde a implantao dos cursos de jornalismo. A necessidade de material didtico slido e ao mesmo tempo terico fez com que pesquisadores da rea, como Luiz Beltro, se esmerassem por produzir textos que servissem de base para o desenvolvimento das pesquisas em Comunicao e, mais precisamente, em Jornalismo.

3 Dessa forma, a partir da sua experincia em sala de aula, lecionando as disciplinas tcnicas e de teoria da comunicao, e de suas pesquisas acadmicas, Luiz Beltro publica, em 1960, Introduo Filosofia do Jornalismo e, posteriormente, a trilogia: A Imprensa Informativa (1969), Jornalismo Interpretativo (1976) e Jornalismo Opinativo (1980), que so o resultado de suas atividades como docente na Universidade Catlica de Pernambuco e de sua vivncia no CIESPAL, onde lecionou Mtodos de la enseanza del periodismo (1963). O texto de Beltro sobre o jornalismo opinativo um dos pioneiros da rea existentes no Brasil, que categoriza esse gnero jornalstico a partir da realidade brasileira e proporciona bases slidas para o desenvolvimento das pesquisas posteriores. A questo dos gneros jornalsticos, apesar de polmica devido a sua hibridao e instabilidade, de suma importncia para a pedagogia do jornalismo. Na dcada de 1950 percebia-se a preocupao com a relao a uma bibliografia nacional sobre a teoria e prtica do jornalismo, de acordo com a nossa realidade. No prefcio de Jornalismo Opinativo, de Luiz Beltro, Rui Lopes faz o seguinte comentrio: Durante o Congresso Nacional de Jornalistas, reunido em setembro de 1953 em Curitiba, apresentamos uma tese Liberdade de Imprensa e Formao Profissional em que condicionvamos a nossa concepo de liberdade a uma preparao de jornalistas a (sic) nvel universitrio (...) havia uma preocupao dominante de formar profissionais na universidade, (...) os poucos cursos de jornalismo ento existentes funcionavam precariamente (...) havia uma falha muito mais grave do que hoje: a falta de bibliografia nacional sobre a teoria e a prtica do jornalismo de acordo com a nossa realidade (...) umas poucas apostilas da pioneira Escola de Jornalismo Csper Libero e, mais tarde, a traduo de uma obra de Fraser Bond (BELTRO, 1980, p. 9). grifo nosso Em Jornalismo Opinativo, Luiz Beltro lana as bases fundamentais para a prtica desta modalidade jornalstica no Brasil. Beltro preocupava-se em ensinar o jornalismo, mais precisamente a prtica jornalstica, de acordo com a nossa realidade scio-polticocultural. Dessa forma, Beltro sistematiza as categorias opinativas de maneira didtica e inteligvel aos estudantes e profissionais da rea. Discpulo de Luiz Beltro, Marques de Melo publica A opinio no Jornalismo Brasileiro, em 1985, como resultado de sua tese de livre-docncia, que se encontra em sua terceira edio revista e ampliada, intitulada: Jornalismo Opinativo: gneros opinativos no jornalismo brasileiro (2003), na qual prope uma alterao nas categorias propostas por Beltro e as atualiza, visando realidade brasileira da dcada de 1980. Abaixo apresentamos uma tabela comparativa da sistematizao elaborada por Beltro e Marques de Melo:

4 BELTRO A) Jornalismo Informativo 1. Notcia 2. Reportagem 3. Histria de Interesse Humano 4. Informao pela imagem B) Jornalismo Interpretativo 5. Reportagem em profundidade MARQUES DE MELO A) Jornalismo Informativo 1. Nota 2. Notcia 3. Reportagem 4. Entrevista

C) Jornalismo Opinativo 6. Editorial 7. Artigo 8. Crnica 9. Opinio Ilustrada 10. Opinio do Leitor

B) Jornalismo Opinativo 5. Editorial 6. Comentrio 7. Artigo 8. Resenha 9. Coluna 10. Crnica 11. Caricatura 12. Carta

De acordo com esse quadro, pode se perceber que a partir de suas pesquisas em livre docncia, Marques de Melo exclui o jornalismo interpretativo e assume apenas dois gneros presentes na imprensa brasileira da dcada de 1980: gnero informativo e opinativo. Para Marques de Melo a imprensa brasileira alm de proporcionar a informao pura ao leitor, procurava trazer informaes de especialistas, intelectuais e do prprio pblico para que pudesse enriquecer o leitor, e, por outro lado, legitimar a imprensa. Para ele, os gneros assumem caractersticas nacionais, o que provoca alteraes nas categorias jornalsticas3. Dessa maneira, essas categorias sofrem alteraes de um pas para o outro, devido a diferenas lingsticas e scio-culturais. Gneros Jornalsticos estudos recentes Os gneros jornalsticos continuam como protagonistas de estudos, debates e propostas tericas. De um lado, encontramos os tericos adeptos da corrente funcionalista, que procuram definir os gneros e seus formatos a partir das funes desempenhadas pelo jornalismo, de outro, pesquisadores que procuram entend-los para alm da noo e conceituao do prprio gnero. Jean Michel Utard (2003, p.66), ao analisar o embaralhamento dos gneros miditicos, constata que a mobilidade de fronteiras entre a informao e a publicidade cada vez mais bem-aceita, segundo ele existem duas ordens de representao do real que so a informao e a fico, e que recortam as oposies implcitas como o srio e o ldico, o poltico e o comercial, a obra e a srie. bom que se esclarea que este autor parte de uma hiptese de interferncia generalizada que hibridiza os gneros, calcada no estudo do desenvolvimento sobre redes digitais. Para ele, a internet parece apagar as fronteiras naturais de informao como nos prope as mdias clssicas. O seu estudo o leva a questionar a noo de gnero, enquanto simples tipologia de enunciados, um reservatrio de formas disponveis que se pode manipular a seu modo e no como dispositivo scio-discursivo que ultrapassa as intenes de quem o utiliza. Utard duvidando da abrangncia dos gneros procura definir que tipo de anlise dos produtos pode dar conta dos embaralhamentos j mencionados acima. Segundo este autor (2003, p.69)
Se se quer preservar o termo gnero para designar o ngulo sob o qual se aborda o produto informacional, ele se declina no obstante aqui sob diferentes denominaes:
3

MARQUES DE MELO. Anotaes de sala de aula.

5
em classe (categorias, classificao), cdigos (convenes), contedos, vestgio(produtos culturais ou histricos). O gnero apresentado como uma caracterizao da mensagem, considerada como um produto: ela teria uma dimenso estrutural (classe, cdigo) e uma dimenso de processo (trao histrico). A concepo estrutural do gnero entra em contradio com a idia de uma transformao, ou, pelo menos, s pode se abrir sobre a idia de transgresso de fronteiras ou de manipulao dos cdigos: os gneros so aqueles sobre os quais incidem as transformaes (hibridao de gneros).O processo abre ao contrrio sobre uma dinmica de metamorfose e at inverso, onde os gneros so o resultado ( o trao, vestgio) dos processos de confuso/hibridao/criao....

Em seu percurso analtico Utard (2003, p.70) se dispe a estudar a noo de gnero a partir da oposio em categorias de texto e tipos de discurso. Segundo o autor, quando consideramos as classificaes das categorias de textos em funo de critrios, elas nos fornecem uma descrio esttica dos gneros. Por exemplo, se utilizamos critrios materiais: textos curtos/longos (nota curta/reportagem), ou ainda, critrios sintticos, semnticos ou enunciativos. Por outro lado, quando consideramos os gneros como construes discursivas vamos encontrar alm dos traos textuais, elementos que relevam da situao da enunciao e do dispositivo de comunicao. Greimas apud Utard (2003, p.70) afirma que o estudo dos gneros no modernismo e no contexto europeu parece vir de dois pontos. O primeiro que parte de uma teoria clssica, que repousa sobre a definio no-cientfica da forma e do contedo de certas classes de discurso literrios ( por exemplo a comdia, a tragdia..), e, o segundo, a partir de um paradigma que o autor denomina de ps-clssico, e se encontra embasado em certa viso de mundo, que permite divisar diferentes mundos possveis, a partir de encadeamentos narrativos mais ou menos conformes a uma norma subjacente( conforme gneros fantsticos, maravilhosos, realistas, surrealistas, etc.). Utard (2003, p.71,72), no entanto, diante da noo de gnero de Greimas conclui que se deve renunciar a esta enquanto conceito operacional, pois a mesma no comporta os fenmenos da hiptese de embaralhamento dos gneros miditicos. Ou, deve-se rejeitar o gnero como categoria relativa a um universo cultural que no consegue abarcar as formas das construes do discurso, Segundo ele, o gnero um sistema articulado hierarquicamente de propriedades manifestas nos textos e desse fato so rejeitadas como no fazendo parte do gnero todas as determinaes do contexto de produo ou de comunicao. Por outro prisma, o autor vai considerar que muitos estudiosos do tema consideram o texto como um nvel inadequado para a construo de categorias genricas. O texto uma entidade muito heterognea para constituir a base de uma tipologia em gneros, assim, se faz necessrio ascender ao nvel do discurso para realizar tal feito. Em outro estudo, Lia Seixas (2004, p.1) ao analisar gneros jornalsticos digitais a partir das dimenses interdiscursivas estudadas em anlise de discurso, afirma que a principal crtica que se faz hoje ao gnero jornalstico que no acomoda a grande variedade produzida pela evoluo da atividade jornalstica, da qual surgem gneros mistos, influenciados pelas novas mdias (digitais). A autora afirma que os estudos sobre gneros em sua maioria esto calcados na separao entre forma e contedo, o que gerou a diviso por temas, pela relao do texto com a realidade (opinio e informao) e deu vazo ao critrio de intencionalidade do autor, que realiza uma funo (opinar, informar, interpretar, entreter) (SEIXAS, 2004, p.3). Ela afirma ainda que as propostas tradicionais acerca do objeto em pauta, procuram atender atravs do texto a funo e finalidade do veculo jornalstico via estilo, estrutura (forma) e contedo, e ainda buscam estar sincronizadas com a geografia, com o contexto econmico, social, poltico e cultural, com os modos de produo, com as correntes de pensamento e ainda com as noes de objetividade e neutralidade. (SEIXAS, 2004, p.3). No que concerne mdia digital a autora analisa caractersticas como personalizao dos textos, multimidialidade, memria

6 mltipla, instantnea e cumulativa, hipertextualidade, tempo multicrnico, dentre outras, para ir de encontro a sua hiptese, ou seja, de que os gneros, como esto hoje configurados, no do conta dos novos processos jornalsticos encontrados dentro da rede mundial de computadores. Adriana Carvalho e Miriam Puzzo, por sua vez, partem do conceito bakhtiniano sobre gneros discursivos para analisar como o editorial e o artigo se configuram atualmente, e concluem que os dois constituem um gnero e tipo discursivo opinativo, no entanto, considerando os aspectos descritos por Bakhtin (1992) que configuram um gnero, o editorial e o artigo so gneros discursivos distintos, embora considerados pelas normas jornalsticas dentro de um mesmo gnero opinativo.(2003, p.159). Martin-Barbero apud Dias, Mendez, Villalta & Batista (1997) enfatiza que os gneros atuam estrategicamente na produo e como leitura de si mesmo, permitindo que o sentido da narrativa seja produzido e consumido.(1997, p.3). Anabela Gradim (2002) no contexto portugus enumera como gneros jornalsticos: notcia, lead, pirmide invertida, norma e desvio, estilo codificado, ttulos, editorial, reportagem, fotojornalismo, legenda, fait-divers, crnica, entrevista e fotolegenda, diferindo bastante da classificao brasileira proposta primeiro por Beltro e depois reformulada por Marques de Melo na dcada de 1980 e mencionada acima. Geane Alzamora (2006) em estudo acerca do jornalismo cultural on-line prope uma reviso dos gneros informativo, interpretativo e opinativo e sugere uma possvel convergncia entre estes sob o enfoque da semitica. Em se tratando especificamente da abordagem cultural no jornalismo praticado dentro do suporte on-line, autora ressalta:
Teramos, ento, trs grandes tipos de textos em Jornalismo Cultural. Em nvel de predominncia de primeiridade, estariam as crnicas e charges, por serem, estes, textos que ampliam as possibilidades da linguagem jornalstica, sugerindo interpretaes metafricas(aluso primeiridade) da realidade. Em nvel de secundidade, ou seja, na predominncia da arena do cotidiano, teramos as crticas e reportagens, por serem tipos de textos que indicam (marca da secundidade) os objetos aos quais se relacionam. Em terceiridade estariam as colunas e editoriais , por serem esses os textos que representam simbolicamente( caracterstica da terceiridade) a opino do jornal ou do articulista. (2006, p. 4).

Em seu raciocnio a autora, destaca que as crnicas e as charges, por suas caractersticas especficas, possuem maior liberdade ao tratar os acontecimentos, j que a relao destas, com a realidade no literal, no havendo um compromisso com a fidedignidade dos fatos. Por outro lado, as colunas e editoriais fundamentam-se nas notcias veiculadas, assim como, em crticas, charges e crnicas, procurando direcionar o curso da interpretao desses fatos a partir da argumentao opinativa de seus autores. Desse modo, representam, simbolicamente, a opinio do jornal e de seus articulistas.(ALZAMORA, 2006, p.5) A atual classificao de Marques de Melo4 sugere, no entanto, cinco gneros jornalsticos brasileiros. Alm do informativo e opinativo, cujos formatos j foram apresentados acima, temos ainda o interpretativo com os formatos: dossi, perfil, enquete e cronologia. E mais o utilitrio composto por: indicador, cotao, roteiro e servio, e, por ltimo, o diversional, no qual se encontram, histria de interesse humano e histria colorida. No que concerne ao gnero diversional, h que se ponderar, mesmo considerando a abordagem de funcionalistas como Fraser Bond, que trazem para o jornalismo uma funo que seria da comunicao, e, no especificamente do jornalismo, como proporcionar entretenimento. Que a primeira vista, o problema estaria na nomenclatura ou denominao
4

MARQUES DE MELO.Anotaes em sala de aula (2006)

7 do gnero, ou seja, a palavra diversional. No neste ponto, porm, que nos detemos ao divergirmos da classificao proposta por Marques de Melo e concernente ao diversional. Na verdade, considerando que o que se prope como histria de interesse humano, um dos formatos do gnero em pauta, mais se assemelha a uma reportagem, cujo estilo jornalstico apresenta traos literrios e detalhes do cotidiano, e, no so necessariamente produzidos em cima de fatos que se incluem como news value de primeira grandeza, nem necessitam de um processo de temporalidade veloz para ser veiculados.No se verifica nenhuma nuance especfica do texto que o leve para distante do gnero informativo, alis, como props Beltro, uma vez que o texto se detm sim, a informar. bom frisar que o gnero proposto nasceu a partir do que se denomina nos EUA de new jornalism e, que carrega em si, traos literrios visveis. Desta forma, que no Brasil especificamente o gnero diversional enfrenta problemas de vrias naturezas e que so intrnsecas a sua prpria gnese, como a confuso entre a funo do veculo e do texto, entre forma e contedo, entre estilo e intencionalidade, dentre outros. Ainda no que concerne classificao de Marques de Melo, ponderamos, tambm, sobre o gnero interpretativo, principalmente, sobre os formatos perfil, cronologia e enquete, que em nosso ponto de vista, no configuram como formatos individualizados, mas so unidades informativas que fazem parte de um contexto geral, podendo estar agregados a uma notcia, reportagem, entrevista ou dossi. Os gneros nos jornais o Estado de So Paulo e Dirio de So Paulo , portanto, diante desse contexto que o processo analtico percorrido no presente trabalho buscou analisar os dois jornais j citados a partir da conceituao dos gneros e formatos do jornalismo conforme Marques de Melo (2003, 2006) tendo como metodologia de anlise quantitativa a UI - unidade de informao - proposta por Violett Morin (1974). vlido ressaltar que a pesquisa empreendida, entre os dias 24 e 30 de abril de 2006, procurou, sobretudo, verificar se os gneros e formatos propostos continuam vigentes nos veculos impressos analisados, j que, como verificamos, muito se contesta na questo dos gneros, em relao a outros suportes miditicos. A pesquisa procurou, tambm, determinar o espao ocupado por cada gnero dentro dos jornais. O Estado de So Paulo Um dos jornais mais antigos e que gozam de grande credibilidade junto ao pblico leitor brasileiro, O Estado de So Paulo, , em essncia, um jornal conservador que mantm como caracterstica principal a informao, buscando, sempre que possvel, trabalh-la de forma precisa e extensa, procurando oferecer ao seu leitor um horizonte amplo acerca dos temas sobre os quais trata diariamente. Ao lado da informao encontramos a opinio tambm valorizada pelo veculo com espao bem definido e bem ocupado em todo o jornal. Invariavelmente, encontramos um artigo ou comentrio logo ao lado de uma grande reportagem, tratando exatamente do objeto da reportagem. O recurso utilizado com o intuito de fornecer ao leitor um panorama que vai alm da informao e da opinio, e que cria contextos para uma interpretao do interlocutor. O jornal conta com cadernos dirios fixos que so: 1 caderno, Economia, Metrpole, Caderno 2 e Esportes. Alm destes, existem os cadernos semanais, como por exemplo, os que localizamos ao longo da semana analisada, como Viagem, na segunda; Agrcola, na tera; Paladar, na quinta; Autos e Imveis, no sbado; dentre outros. O Estado, como conhecido, possui ainda o guia cultural que circula s sextas-feiras, constituindo importante veculo do jornalismo utilitrio do impresso. No tocante ao espao destinado para opinio o jornal dispe diariamente de 02 Artigos no 1 Caderno, 03 Editoriais no 1 Caderno, 01 Comentrio no 1 Caderno, 01

8 Artigo no Caderno Economia, 01 Editorial no Caderno Economia, 01 Comentrio no Caderno Economia, 01 Coluna Caderno Economia, 01 Coluna Caderno 2, Cartas no 1 Caderno, Cartas no Caderno Esportes, Caricatura no 1 Caderno, 01 Coluna no Caderno de Esporte, Cartas Caderno Metrpole. Essa estrutura flexvel e modificada a partir, sobretudo, da sexta-feira, com um maior nmero de artigos, e, com o aparecimento das resenhas e crnicas, alm do aumento do nmero de cartas dos leitores. Como afirmamos acima, o Estado tem como principal caracterstica a informao, o quadro I abaixo nos mostra a quantidade de UI encontradas nos formatos do gnero informativo no perodo da anlise. QUADRO I JORNALISMO INFORMATIVO NOTA NOTCIA REPORTAGEM ENTREVISTA 24 33 37 49 01 25 34 36 50 01 26 39 51 58 05 27 35 44 52 03 28 40 48 54 04 29 37 40 39 04 30 39 45 55 10 TT 257 301 357 28

Os dados apresentados nos do conta de que as notas ocupam 21,11% das unidades de informao do jornal, enquanto que as notcias ocupam 24,73%. J o formato reportagem o mais utilizado pelo veculo mostrando que o aprofundamento da notcia praxe no processo de construo da notcia, assim temos, 29,33% das UI do Estado distribudas em reportagens. As entrevistas, por sua vez, so mais freqentes nos finais de semana e ocupam somente 2,30% das UI. No que se refere ao gnero opinativo, no quadro II, podemos visualizar a quantidade de material de opinio veiculado pelo jornal em cada formato definido por Marques de Melo (2003, 2006), o que nos leva a concluir que em termos de impressos, e, sobretudo, no tocante ao jornal em pauta, a classificao ainda vlida, muito embora, encontremos em alguns casos como na coluna da Snia Racy outro tipo de texto do que o previsto para aquele espao como a entrevista veiculada no dia 30 de abril, na pgina A16, com Helio Lima Vice-Presidente do Ita, ou ainda, o estilo de Daniel Piza, que invariavelmente mescla comentrio e coluna no mesmo espao, seja na coluna Boleiros no caderno Esportes, seja na coluna Culturobrs veiculada, tambm, no dia 30 de abril, no Caderno 2 , na pgina D3. QUADRO II JORNALISMO OPINATIVO EDITORIAL COMENTRIO ARTIGO RESENHA COLUNA CARICATURA CARTA CRNICA 24 03 01 06 01 02 01 03 01 25 03 04 03 01 02 01 03 26 04 04 04 05 02 01 03 01 27 03 03 04 03 03 01 03 28 04 05 05 04 02 01 03 29 04 05 05 05 02 01 03 01 30 04 07 09 07 02 01 03 01 TT 25 29 36 26 15 07 21 04

Em termos percentuais o jornalismo opinativo ocupa 13% das UI do Estado durante o perodo de observao. Destes 2,05% so dedicados aos editoriais, 2,38% aos comentrios, 2,95% aos artigos, 2,13% s resenhas, 1,23% as caricaturas, 1,72% as cartas e 0,32% as crnicas.

9 O gnero interpretativo nos formatos propostos por Marques de Melo no aparece com muita freqncia no jornal. Muito embora, se identifique dentro das reportagens, caractersticas interpretativas com argumentaes, ponto e contraponto de informaes, s vezes aliadas a artigos e comentrios que do um panorama completo acerca do assunto tratado. Como exemplo, citamos a reportagem Lei prev igualdade racial por cotas veiculada no dia 30 de abril no primeiro caderno, pgina A10, na qual encontramos dados interpretativos. reportagem, se segue um artigo de Mnica Grin, professora de Histria Social da UFRJ, intitulado A quem serve o Estado da Igualdade Racial? . No quadro III abaixo verificamos a quantidade de UI deste gnero encontradas no jornal durante o estudo. QUADRO III JORNALISMO INTERPRETATIVO DOSSI/ANLISE PERFIL ENQUETE CRONOLOGIA 24 02 25 02 26 05 27 02 28 04 29 02 30 13 01 01 01 01 Em termos relativos os nmeros acima podem ser traduzidos em 2,46% da quantidade de UI do Estado destinadas ao dossi, sendo que o perfil e a enquete empatam em 0,08% das unidades de informao. No que se refere ao jornalismo diversional, mesmo discordando da classificao proposta por Marques de Melo, como explicitamos acima, realizamos a anlise conforme seus conceitos. Aqui, no entanto, enfatizamos mais uma vez, que deslocaramos as histrias de interesse humano localizadas, para o gnero informativo. Mas no o fizemos, propositalmente, a fim de atestarmos o pouco uso que se faz do gnero em pauta, ou, do que para ns, reflete to somente uma mudana de estilo do autor e no de intencionalidade. Vejamos ento os nmeros que mostram que o diversional somente ocupa 0,49% das unidades de informao encontradas no jornal no perodo de estudo. QUADRO IV JORNALISMO DIVERSIONAL HISTRIA DE INTERESSE HUMANO HISTRIA COLORIDA 24 25 26 27 28 01 29 02 30 03 TT 06 01 01 TT 30 01 01 04

Por ltimo, o gnero utilitrio, que tem crescido bastante no jornalismo, e que encontra espao em O Estado de So Paulo. Ressalte-se que embora seja um espao restrito, um dos maiores motivadores de compra do veculo, por parte dos leitores, vidos por informaes teis. O quadro abaixo nos d uma idia de como se comporta o veculo em relao ao gnero em anlise. Lembrando ainda que a metodologia pautada na unidade de informao e que no reflete o espao ocupado pelos textos utilitrios na mancha grfica ao longo do jornal, mas to somente a quantidade de UI. QUADRO V JORNALISMO UTILITARIO INDICADOR COTAO ROTEIRO 24 01 01 02 25 01 01 02 26 01 01 04 27 01 01 02 28 01 01 04 29 01 01 03 30 01 01 02 TT 07 07 19

10 SERVIO O gnero utilitrio que figura com 6% das UI, ocupa na verdade o terceiro lugar no ranking dos gneros do Estado s perdendo para o informativo e o opinativo. Assim encontramos indicadores e cotao ocupando cada um 0,57% das UI, os roteiros com 1,56% e os servios com 3,20%. O grfico I nos fornece uma viso panormica do veculo e reflete a distribuio das matrias em gneros, atestando porque o jornal realmente informativo. GRFICO I 05 05 07 05 07 05 05 39

DV UT INT 3%0% 6% OPINATIVO 13%

INFORMATIVO 78%

O Estado de So Paulo apresenta, desta forma, como gneros principais o informativo, o opinativo e o utilitrio, deixando o interpretativo, na forma proposta por Marques de Melo, em segundo plano e, relegando o diversional, tambm conforme o autor citado, ao esquecimento.

11 Dirio de So Paulo O Dirio de So Paulo pertence s Organizaes Globo e publicado pela empresa jornalstica Dirio de So Paulo S. A. O Dirio de So Paulo somou, no perodo analisado, 565 pginas, com 33 cadernos, mais dois cadernos semanais aos domingos: um tem como foco a televiso e denomina-se J TV, o outro o caderno de Negcios, que inclui empregos e outros temas. H tambm, um caderno especial, no perodo, destinado ao Feiro da Casa Prpria, no dia 27 de abril. No perodo analisado, o Dirio de So Paulo contou com a contribuio de 6 comentaristas, 3 articulistas e 12 colunistas. Sendo que os comentaristas sobressaem no caderno de Esportes. O jornal foi analisado a partir da classificao dos gneros jornalsticos, elaborada por Marques de Melo (2003, 2006), que classificou os gneros presentes na imprensa brasileira, sendo: informativo, interpretativo, opinativo, diversional e utilitrio. De linha popular, o Dirio de So Paulo destinado aos profissionais assalariados, que em sua maioria, no dispem de muito tempo para o cio. Por isso, a necessidade de informaes rpidas em forma de notas (25,44%), notcias (24,63%) e um nmero mais reduzido, porm, expressivo de reportagens (19,76%), abordando assuntos de interesse da populao. Dessa maneira, o gnero informativo tem supremacia no jornal com 69, 97%. Nesse perodo, a nfase dada foi ao Feiro da Casa Prpria, promovido pela Caixa Econmica Federal. A Reportagem aparece, por vezes, no somente com intuito de informar, mas algumas vezes surge com carter explicativo (gnero informativo). (2006, p. B2), esclarecendo as possveis dvidas do leitor, oferecendo um material inteligvel ao seu pblico. Na realidade, a entrevista, como tambm as categorias do gnero interpretativo, enquete e cronologia, aparecem como suporte reportagem. QUADRO VI JORNALISMO INFORMATIVO NOTA NOTCIA REPORTAGEM ENTREVISTA 24 20 29 24 0 25 39 22 15 0 26 22 26 10 0 27 26 31 21 1 28 29 23 20 0 29 28 24 21 0 30 24 27 35 0 TT 188 182 146 1

O gnero opinativo tem uma participao tnue, porm, sedimentada com seu espao reservado no jornalismo brasileiro. A opinio aparece, sendo: 0,95% de editorial, 1,08% de comentrio, 0,68% artigo, 1,08% de resenha, 10,15% de coluna, 0,00% de caricatura, 2,17% carta, 0,0% crnica. Dessa forma, a preservao opinativa de 16,11%. Conferimos abaixo os nmeros absolutos em relao quantidade de unidades de informaes referentes opinio no Dirio. QUADRO VII JORNALISMO OPINATIVO EDITORIAL COMENTRIO ARTIGO RESENHA COLUNA CARICATURA CARTA CRNICA 24 1 3 1 0 9 0 4 0 25 1 0 0 0 8 0 1 0 26 1 1 1 0 8 0 2 0 27 1 2 0 1 8 0 3 0 28 1 0 0 7 12 0 1 0 29 1 1 0 0 12 0 2 0 30 1 1 3 0 18 0 3 0 TT 7 8 5 8 75 0 16 0

12 A opinio revela-se um tanto tmida no perodo analisado. O comentrio, por exemplo, aparece com mais freqncia no Caderno de Esportes. H, porm, que se destacar o comentrio de Miriam Leito, que est no formato coluna, porm, seu contedo tem todas as caractersticas de um comentrio, explicitadas por Marques de Melo (2003). O artigo aparece de forma muito tmida. So 5 artigos na semana, com assuntos relacionados a medicina e esclarecimento ao pblico. A coluna a categoria mais evidente do gnero opinativo, aparecendo com informao aliada opinio. J a resenha aumenta na sexta-feira (7) pela proximidade do final de semana, indicando filmes para consumo. A ausncia total de caricatura mostra uma deficincia de ilustrao visual, ou textual com carga opinativa, que tem como caracterstica ridicularizar, satirizar ou criticar principalmente polticos. No h, portanto, uma preocupao em estimular a conscincia crtica do leitor, a partir de uma ilustrao visual, ou textual. Da mesma forma, outra categoria opinativa, no aparece no Dirio de So Paulo, a Crnica. Por outro lado, o gnero interpretativo aparece bem mais reduzido, sendo: 0,00% de anlise/dossi, 0,68% de perfil, 0,14% de enqute e 0,27% de cronologia. Assim, o gnero interpretativo aparece bem reduzido no jornal, com cerca de 1,09%. QUADRO VIII JORNALISMO INTERPRETATIVO DOSSI/ANLISE PERFIL ENQUETE CRONOLOGIA 24 0 0 0 1 25 0 0 0 0 26 0 1 0 1 27 0 2 0 0 28 0 0 0 0 29 0 0 0 0 30 0 2 1 0 TT 0 5 1 2

O reduzido percentual do gnero interpretativo revela que as categorias de gnero no satisfazem o pblico alvo do jornal, por isso sua presena reduzida. Por outro lado, algumas categorias tm se tornado hbridas, servindo de complemento ao entendimento da mensagem. Assim, a cronologia e a enqute, assim como os infogrficos, tm servido de suporte Reportagem (2006, p. A8). O perfil tem mostrado algumas celebridades que tem se destacado na televiso em personagens desenvolvidos nas novelas, como: Bia Falco, personagem de Fernanda Montenegro (Belssima); Foguinho, personagem de Lzaro Ramos (Cobras & Lagartos); e Letcia, personagem de Clo Pires (Cobras & Lagartos). A ausncia de anlise/dossi no percentual, no significa necessariamente a extino desta categoria na imprensa, mas somente uma tendncia desse veculo. bom frisar ainda, que a anlise foi elaborada a partir da Unidade de Informao de Violette Morin, em que os elementos de uma reportagem se complementam em uma nica UI. Dessa forma, os elementos tpicos do dossi, ou seja, os boxes, ilustrados com grficos, mapas, ou tabelas, aparecem em complemento s reportagens e notcias, tornando-se uma nica unidade de informao. O jornalismo diversional quase no aparece. um gnero que emergiu nos Estados Unidos, mas que no se desenvolveu na imprensa brasileira. No perodo analisado, temos: 0,68% histria de interesse humano e 0,00% de histria colorida. Estas, sim, so categorias praticamente inexistentes na imprensa brasileira. QUADRO IX JORNALISMO DIVERSIONAL HISTRIA DE INTERESSE HUMANO HISTRIA COLORIDA 24 1 25 0 26 1 27 0 28 1 29 2 30 0 TT 5

13 O jornalismo utilitrio aparece com nfase, sendo que o formato roteiro ocupa 4,60% das UI e servios ficam 6, 63%. Como um jornal mais popular, a cotao no aparece e o indicador tem 0,95% de presena, totalizando 12,18% de jornal utilitrio. QUADRO X JORNALISMO UTILITARIO INDICADOR COTAO ROTEIRO SERVIO 24 1 0 4 6 25 1 0 4 7 26 1 0 3 6 27 1 0 4 8 28 1 0 5 8 29 1 0 3 8 30 1 0 11 6 TT 7 0 34 49

GRFICO II

UT 12%

INT DV 1% 1%

OPINATIVO 16%

INFORMATIVO 70%

Diante dos dados apresentados verifica-se a supremacia do gnero informativo no jornal em anlise. A opinio e os servios aparecem em percentual reduzido, porm, so expressivos. Dessa forma, entendemos o Dirio de So Paulo, como um jornal voltado populao de So Paulo, tendo como prioridade inform-la sobre os principais acontecimentos de interesse deste pblico. O que se percebe pela presena, ou ausncia, de outras categorias jornalsticas. O interesse da populao o principal foco do jornal. Concluso Os jornais O Estado de So Paulo e Dirio de So Paulo apesar de possuir perfis de pblico aparentemente diferentes, apresentaram no perodo em que foram observados, o mesmo perfil, no que concerne aos gneros jornalsticos, o que vem a contestar as previses mais recentes e referentes a um novo fazer jornalstico, muito mais ameno e direcionado as necessidades do mercado. Esta , no entanto, uma anlise superficial. Se no vejamos, o Dirio de So Paulo , como j afirmamos, um veculo direcionado a um leitor popular, no to exigente ou intelectualizado, ao passo que O Estado seria o seu oposto. Em verdade, um dos jornais de perfil mais conservador do pas. Em ambos, a informao vai ser privilegiada ocupando aproximadamente 70% no Dirio e 78% no Estado. No entanto, aqui temos que considerar que tipo de informao esta sendo privilegiada. No Estado, a informao mais trabalhada, o objetivo ir fundo no acontecimento, apurando tudo e oferecendo ao pblico leitor um diferencial em relao aos meios eletrnicos, sobretudo, que dificilmente podem trabalhar a notcia com mais tempo e preciso. Assim, neste veculo a reportagem que sobressai. J no Dirio de So Paulo, as

14 notas so as mais freqentes, o que reflete o tipo de informao que o seu pblico espera receber. Algo curto e rpido. O importante se informar sobre o que est acontecendo e no conhecer todos os detalhes do acontecimento. , com certeza, um pblico que dispe de pouco tempo e que no se interessa por textos longos. Nos dois jornais, vamos ter como segundo gnero mais utilizado, o opinativo. No Estado, temos 13% das unidades de informao destinadas opinio, ao passo, que, no Dirio so 16%. O que no significa absolutamente que neste jornal voc encontre mais textos opinativos do que no Estado de So Paulo, apenas no primeiro, o nmero de colunas bem superior. J no Estado prevalecem os artigos e os comentrios, sempre escritos por formadores de opinio e acerca de assuntos em debate no cenrio nacional, como a sucesso presidencial que dificilmente deixas as pginas deste peridico. Outro destaque, verificado nos peridicos analisados, fica por conta do espao ocupado pelo gnero utilitrio. No Estado, este gnero se perpetua com aproximadamente 6%, enquanto que no Dirio o percentual de 12%, o que reflete, uma nova tendncia no jornalismo brasileiro, aqui representado pelos dois jornais analisados, ou seja, o de prestar servios de utilidade pblica, sobre temas, assuntos e coisas que fazem parte do dia-a-dia das pessoas, e cujas informaes elas podem necessitar a qualquer momento. Este jornalismo j define a compra ou no de veculo impresso, por parte do leitor. Os gneros interpretativo e diversional no chegam a ocupar espao representativo em nenhum dos jornais analisados, talvez porque no Brasil diferentemente dos Estados Unidos, a interpretao se faa, ao longo de reportagens que apresentam tambm caractersticas interpretativas, ou ainda, pela juno constante de mais de um texto de gneros diferentes na mesma pgina do jornal. Quanto ao diversional, e, considerando as ponderaes j colocadas por ns ao longo do texto, tambm no verificamos nos impressos nenhuma tendncia em seguir o modelo norte-americano. Aqui vale ressaltar, que os dois gneros aos quais nos dedicamos no presente pargrafo so os que de fato, ao nosso ver, apresentam problemas de conceituao.

Referncias Bibliogrficas ALZAMORA, Geane Carvalho. Jornalismo cultural on line: uma abordagem semitica. Disponvel em: http://www.bocc.ubi.pt. BAKHTIN. Mikhail. Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. BELTRO, Luiz. Jornalismo Opinativo. Porto Alegre: Sulina, 1980. CARVALHO, Adriana Cintra de. PUZZO, Miriam Bauab. Textos Opinativos: uma questo de gnero.IN: Revista Cincias Humanas.Taubat, SP, v.9, n.2, p.155-160, juldez, 2003. CASASS, Josep M. & LADEVZE, Luis N. Estilo y Gneros Periodsticos. Barcelona: Editorial Ariel, 1991. CAIXA FINANCIA IMVEL COM DESCONTO PARA BAIXA RENDA. Dirio de So Paulo, 30 de abril de 2006, p. B2. GRADIM, Anabela. Manual de Jornalismo . Livro de Estilo do Urbi et Orbi. Covilh UBI, Portugal. Disponvel em http://www.bocc.ubi.pt. MARQUES DE MELO, Jos. Jornalismo Opinativo: gneros opinativos no jornalismo brasileiro, 3 ed., Campos do Jordo: Ed. Mantiqueira, 2003. MARQUES DE MELO. Anotaes de sala de aula.2006. MENDOZA, Carlos A. Opinin Publica y Periodismo de Opinin. San Juan, Argentina, 1989. MORIN, Violette. Tratamiento Periodstico de la Informacin. Barcelona: A.T.E., 1974.

15 ORLANDI, Eni P. A sociolingstica e a teoria da enunciao e a anlise do discurso (conveno e linguagem). In.: A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 1981. SAMUEL. Roger. (org.) Manual de teoria literria. Petrpolis: Vozes, 1997. SEIXAS, Lia. Gneros jornalsticos digitais: Um estudo das prticas discursivas no ambiente digital. 2004. UTARD, Jean Michel. O embaralhamento nos gneros miditicos. Gneros de discurso como conceito interdisciplinar para o estudo das transformaes da informao miditica. IN: Revista Comunicao e Espao Pblico. UNB, Faculdade de Comunicao, ano VI n 1 e 2, 2003, p. 65-82.

Vous aimerez peut-être aussi