Vous êtes sur la page 1sur 8

LABORATRIO: IMPLEMENTAO DE PROBLEMA NA MECNICA GERAL DENOMINAO DA TCNICA: MOMENTO DE UMA FORA 1.

INTRODUO
Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esfora, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos ento diz: Um momento, por favor! Vai at o porta-malas, pega um cano longo, coloca-o na extremidade da chave, e fala para o pai: Tente agora! E o pai, surpreso, consegue retirar os parafusos, fazendo at menos esforo do que anteriormente.

Como pode ter acontecido isso? Bem, em Fsica e na Mecnica Geral, existe uma grandeza que est associada capacidade de uma fora girar um objeto. Essa grandeza chamada de momento da fora ou, ainda, torque. Mas, o que vem a ser momento (ou torque) de uma fora? De que grandezas ele depende? No dia-a-dia, temos inmeros exemplos nos quais essa noo est envolvida: alavancas, ferramentas, mquinas, automveis. Veja a Figura 3. Quando tentamos girar a porca com uma chave, utilizando uma fora de mesmo valor, ser mais fcil conseguirmos se a fora estiver aplicada no ponto A do que se estiver aplicada no ponto B. A porca vai girar em torno de seu centro. Quanto maior for a distncia desse ponto ao ponto onde a fora aplicada, maior vai ser a facilidade de girarmos a porca com a chave.

Analise bem a Figura 4. Ela representa uma porta vista de cima. Duas pessoas empurram a porta, uma tentando fech-la e a outra tentando abri-la. A pessoa B tenta fazer com que a porta gire, em torno da dobradia, da mesma maneira como fazem os ponteiros de um relgio (sentido horrio), enquanto que a pessoa A procura fazer com que a porta gire no sentido contrrio ao que fazem os ponteiros de um relgio (sentido anti-horrio). No vai ser, necessariamente, a pessoa que faz mais fora que vai vencer a parada. As

distncias entre os pontos onde so aplicadas as foras e a dobradia da porta tambm entram no jogo. Ento, quando quisermos analisar a capacidade de uma fora girar um corpo, devemos considerar, ao mesmo tempo, duas grandezas: o valor da fora e a distncia entre a fora e o ponto em torno do qual o corpo gira. A grandeza que representa essa capacidade de uma fora girar um corpo como j dissemos, o momento da fora ou torque. Se chamarmos de M o momento, podemos definir, inicialmente, o valor dessa grandeza como:

onde M representa o valor do momento da fora, F representa o valor da fora e d representa o valor da distncia da fora ao centro de giro. As equaes e definies do momento de uma fora foram originrias dos estudos de Isaac Newton quanto mecnica clssica durante os sculos XVII e XVIII.

2. MOMENTO POLAR (momento de uma fora em relao um ponto)


Definio: Chama-se momento de uma fora F em relao a um ponto O, o produto vetorial do vetor AO pela fora F, sendo A um ponto qualquer situado sobre a reta suporte da fora F. Logo, tambm um vetor, e para a sua caracterizao precisamos determinar o seu mdulo, direo e sentido.

O efeito do vetor momento o de provocar um giro com determinado sentido em relao ao ponto considerado. O vetor momento apresenta as seguintes caractersticas: Direo: perpendicular ao plano formado pela fora e pelo vetor OA Sentido: regra da mo direita Mdulo: produto do mdulo da fora F pela menor distancia do ponto "0" a reta suporte da fora. Ponto de aplicao: ponto "O" em relao ao qual se calculou o momento.

Onde: ponto O

Fx, Fy, Fz = componentes da fora F dx, dy, dz = componentes do vetor da distncia entre o ponto de aplicao e o

Regra da mo direita:

OBS 1 : posiciona-se os dedos da mo direita no sentido da rotao da fora em torno do ponto O e o polegar indica o sentido do momento. OBS 2:. a distncia d que representa o mdulo do vetor OA tambm chamada de brao de alavanca. Ela a menor distncia entre a reta suporte da fora e o ponto em relao ao qual se calcula o momento , isto , pode ser obtida pela perpendicular reta que passa pelo ponto. OBS 3 : Podemos representar o sentido do momento no plano usando convenes simples.

Podemos tambm convencionar sinais + ou - para cada um dos sentidos, de acordo com a nossa escolha. Exemplo 1 : Determine o peso que devemos colocar na extremidade direita da gangorra a fim de que ela permanea em equilbrio esttico.

Exemplo 2 : Determine a fora desenvolvida no tirante da estrutura, a fim de que ela permanea em equilbrio, sabendo-se que a barra pesa 5 kN. A barra presa a uma parede por meio de um pino O.

3. MOMENTO AXIAL ( momento de uma fora em relao a um eixo)


DEFINIO: o valor algbrico da projeo ortogonal sobre o eixo do momento polar produzido pela fora em relao a um ponto qualquer do eixo. Pode ser representado por uma grandeza escalar quando se adota uma conveno para a orientao do eixo. o momento polar produzido pela projeo ortogonal da fora sobre uma reta perpendicular ao plano do eixo, em relao a este eixo. Mede a tendncia de uma fora F de produzir no corpo rgido de produzir um movimento de rotao em relao a um eixo. O mdulo do momento em relao a um eixo dado pelo determinante da matriz:

Onde x, y , z = componentes do vetor unitrio do eixo OL x, y, z = coordenadas do ponto de aplicao de F Fx, Fy, Fz = componentes da fora F Exemplo 1: Fora perpendicular ao plano do eixo.

Exemplo 2 : Fora inclinada em relao ao plano do eixo.

Exemplo 3 : Fora no espao (direo qualquer).

OBSERVAO: O momento de uma fora em relao um eixo nulo sempre que a fora e o eixo forem coplanares (concorrentes ou paralelos).

4. PROPRIEDADE DO MOMENTO DE UMA FORA (TEOREMA DE VARIGNON)


A propriedade distributiva dos produtos vetoriais pode ser usada para se determinar o momento da resultante de vrias foras concorrentes. Se vrias foras F1, F2, F3,... so 5

aplicadas ao mesmo pontos A e se representarmos por r o vetor posio em A, segue-se imediatamente que:

Em palavras, o momento em relao a um dado ponto O ou a um dado eixo OL da resultante das diversas foras concorrente igual soma dos momentos das vrias foras em relao ao mesmo ponto O ou ao mesmo eixo OL. Esta propriedade, que foi originalmente estabelecida pelo matemtico francs Pierre Varignon (1654-1722) bem antes da introduo da lgebra vetorial, conhecido como teorema de Varignon.

5. UNIDADE DE MOMENTO
Sendo o momento produto de uma fora por uma distncia, a unidade desta grandeza o produto de uma unidade de fora por uma unidade de distncia. Exemplos: N.m (newton-metro) ou ft.Ibf (libra-fora p) 1 N.m = 0,735 ft.Ibf

6. AUTOR DOS ESTUDOS SOBRE MOMENTO


As equaes e definies do momento de uma fora foram originrias dos estudos de Isaac Newton quanto mecnica clssica durante os sculos XVII e XVIII.

7. OUTRAS APLICAES DO MOMENTO DE UMA FORA


Se um corpo suspenso por um fio for afastado de sua posio de equilbrio e depois abandonado a si mesmo, seu peso provocar uma rotao no sentido de fazer o corpo voltar posio de equilbrio. Quando estamos apertando ou desapertando um parafuso, conseguimos produzir uma rotao, aplicando uma fora ao cabo de uma chave. Batendo com o dedo na extremidade de uma das ps de um ventilador desligado 6

consegue-se fazer girar rapidamente. Ao trocar o pneu de um carro utilizamos uma chave (chave de rodas em formato de L) que, em contato com a porca que prende a roda e estando sob a ao da fora aplicada por ns (fora resultante/decomposio deve ser perpendicular ao brao da chave), produz a rotao da porca, permitindo-nos a retirada da roda e a troca do pneu. A retirada da porca com a chave citada torna-se mais fcil medida que aumentamos o brao da chave, exigindo-nos menor quantidade de fora para que possamos executar um mesmo trabalho. Verifica-se assim que uma fora, atuando sobre um corpo que tenha a possibilidade de girar em torno de um ponto fixo, pode produzir rotao. A medida da eficincia de uma fora no que se refere tendncia de fazer um corpo girar em relao a um ponto fixo chama-se momento da fora em relao a esse ponto. O momento depende somente da intensidade da fora e do seu brao de alavanca. Obtm-se o momento de uma fora em relao a um ponto multiplicando-se a intensidade da fora pela distncia do ponto linha de ao da fora. O conceito de momento (ou torque) usado, mesmo intuitivamente, com grande freqncia em nossa vida diria. o caso, por exemplo, de uma pessoa que fecha uma porta aplicando a fora no meio da porta; obter um efeito de rotao maior se aplicar a mesma fora na extremidade da porta. Nessa ltima situao, a distncia da fora ao eixo de rotao maior e, portanto, maior ser o momento dessa fora, isto , maior ser o efeito de rotao que ela produz. Uma das necessidades atuais em termos de robtica industrial a capacidade de controlo da fora de contacto. Em ambiente industrial os robs entram em contacto com peas e superfcies. Em certas situaes, nas quais as foras de contacto so importantes para garantir o sucesso da tarefa, necessrio um controlo ativo dessas foras. Essa necessidade implica a existncia de sensores de fora/momento suficientemente precisos e rpidos no sentido de adotar tcnicas eficientes de controlo de fora/momento. Um aparelho muito importante na indstria o sensor de torque ou transdutor de torque ou torqumetro, que um dispositivo para medir e registrar o torque em um sistema rotativo, tal como um motor, engrenagens, transmisso, rotores , ou uma manivela. O torque esttico relativamente fcil de medir. O torque dinmico, por outro lado, no fcil de medir, uma vez que geralmente requer a transferncia de algum efeito (eltrico ou magntico) do eixo a ser medido a um sistema esttico. O controle adequado do torque permite que a mquina trabalhe na condies desejadas. Mquinas trabalhando com torques muito abaixo ou muito acima do esperado geram desgastes e perda de potncia.

8. BIBLIOGRFIA
[1]- BEER, F. P. e Johnston, R. E. - Mecnica Vetorial para Engenheiros. So Paulo. Ed. Makron Books. 5 edio. 1991 [2]- NBREGA, J. C. - Mecnica Geral, Volume Esttica. So Paulo. FEI-SBC. 1980 - 10 exemplares [3]- FRANA, L.N.F. e MATSUMURA, A.Z. - Mecnica Geral, Vol. Esttica. Ed. Edgar Blcher Ltda. 1 edio. S.P. 2001

[4]- MERIAM, J.L. e KRAIGE, L.G. - Engenharia Mecnica, Esttica. Ed. Livro Tcnico Cientfico S.A. 4 edio. R.J. 1999 [5]- KAMINSKI, P.C. - Mecnica Geral para Engenheiros. Ed. Edgar Blcher Ltda. 1 edio. S.P. 2000

Vous aimerez peut-être aussi