Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS Mestrado em Ensino de Informtica - 2011/2012 Sistemas Hipermdia - Estruturas de Organizao de Informao

Primeiro ensaio Autor: Paulo Ferreira Nmero: 2498

Arquitetura de Informao a arte e a cincia de estruturar e organizar ambientes de Informao para ajudar as pessoas a satisfazerem as suas necessidades de informao de forma efetiva. (Steve Toub) Contedos: Introduo...........................................................................................................................2 Estruturas de informao lineares .........................................................................................3 Hierarquia (ou taxonomia) (Top-Down) .................................................................................3 Modelo base de dados (Bottom-up) ......................................................................................4 Estrutura baseada em Hipertexto (Estruturas Web)................................................................4 Estrutura de Classificao social ............................................................................................5 Facet Structure.....................................................................................................................5 Estruturas emergentes .........................................................................................................5 Concluso ............................................................................................................................5 Referncias bibliograficas: ....................................................................................................6

Pgina 1 de 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS

Introduo
Hoje em dia a facilidade ao acesso e a quantidade de informao extremamente divulgada. Os meios de comunicao permitem aos que anseiam por conhecimento um acervo quase infinito de sabedoria e multiplicam-se em diversas formas para facilitar a incluso ao grande pblico. Porm, pesquisas apontam que essa grande demanda de informao tem levado os homens no geral a um certo tipo de stress motivado por uma ansiedade do saber. As mesmas pesquisas tambm revelam que enquanto a quantidade de conhecimento duplicava a cada cinco anos, hoje triplica em muito menos tempo. A arquitetura da informao age na camada ativa e densa que transforma os bits e dados naquilo que a nova sociedade busca: conhecimento/informao. Entram em jogo a telepresena, os mundos virtuais, o tempo instantneo, a abolio do espao fsico, em suma, todos os poderes de transcendncia e controle simblico do espao e do tempo. (Andr Lemos) Vivemos nesse ponto da linha do tempo, um movimento social e cultural que se encontra oculto por trs deste fenmeno tcnico. A digitalizao do conhecimento e a virtualidade da linguagem criam hoje uma nova relao com o saber, poltica, economia, medicina, religio, formao educacional, e valores culturais. A usabilidade e a encontrabilidade faz exigncia da semntica e traz consigo o ideal de relevncia, rastreamento, recuperao, shadow information e o relacionamento do contedo atravs da rede de informaes. um processo iniciado numa base forte e amparado por anlises e critrios tcnicos. Neste sentido, a estrutura de organizao de informao em web sites tem um papel crucial para o seu bom sucesso. Os objectivos principais da estruturao de informao de um web site so: Definir as regras de organizao do site; Definir o modelo de interao do utilizador com a informao. O planeamento da estrutura de informao apenas umas das parte do desenvovolvimento de um web site, mas das primeiras a ser executadas, e faz a diferena no resultado final. Ambiente de informao no planeado Ambiente de informao planeado

Na prtica o trabalho do arquiteto de informao balancear as caractersticas e as necessidades dos utilizadores, do contedo e do contexto.

Pgina 2 de 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS A Estrutura de organizao da informao define os caminhos primrios nos quais os utilizadores podero navegar, determinando o agrupamento e a categorizao do contedo informacional.

Estruturas de informao lineares


Na estrutura linear, o visitante de um site no consegue chegar a uma pgina sem primeiro passar atravs de outra (s) pgina (s). Exemplos: Guias step-by-step, testes online, sistemas de pagamento online.

Estruturas de informao Hub-and-Spoke A estrutura hub-and-spoke semelhante linear, excepto que aqui um visitante do site comea a navegao numa pgina chave e depois navega para outras paginas individualmente. Algumas razes para este tipo de topologia podero ser a necessidade de realizao de determinadas tarefas antes de saltar para outras.

Hierarquia (ou taxonomia) (Top-Down)


Esta a base de quase todas as boas arquitecturas de informao, por ser to comum facilmente compreendida pelos utilizadores como rvores genealgicas, Livros (captulos, seces, pargrafos, frases, palavras, letras) ou espcies de vida na terra. Este tipo de organizao permite-nos comear por identificar as reas principais de contedo e explorar os esquemas de organizao possveis que lhes permitiro acesso, o que levar a relaes tipo pai-filho e mutuamente exclusivas. Apesar de a palavra Taxonomia (do Grego verbo ou tassein = "para classificar" e ou nomos = lei, cincia, administrar), ter sido criada para a cincia de classificar organismos vivos (alfa taxonomia) hoje em dia usualmente usada para quase tudo - objectos animados, inanimados, lugares e eventos. Alguns afirmam que a mente humana organiza naturalmente o seu conhecimento do mundo em tais sistemas. Esta viso baseada frequentemente na epistemologia de Immanuel Kant. Tipicamente as classes taxonmicas devem ser mutuamente exclusivas, no entanto, Dentro de um esquema de organizao, devemos balancear entre a a exclusividade e a inclusividade das categorias da hierarquia devido a possveis ambiguidades - poli-hierarquias, atravs de cruzamento das mesmas, quando uma determinada informao ou objecto est presente em mais que uma classe. Isto poder ser um desafio em alguns casos, pois apesar de poder ajudar, caso seja utilizada em excesso poder fazer a estrutura deixar de fazer sentido, se pretendermos ligar tudo a tudo. Exemplo: Os toners estaro mais correctamente colocados em Impressoras Laser ou suplementos para impressoras? Provavelmente em ambos.

Pgina 3 de 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS Narrow and deep vs broad and shallow importante considerar o balano entre a profundidade e a largura na taxonomia. Breadth (Largura) refere-se ao nmero de categorias em cada nvel da hierarquia. Profundidade refere-se ao nmero de nveis da hierarquia.

No devemos fazer o utilizador efectuar demasiados clics numa navegao muito profunda. Tambm no aconselhvel dispor ao utilizador demasiadas opes num menu principal (navegao demasiado larga) e a seguir deparar-se com poucos contedos em cada um deles. Deve haver alguma sensatez no equilbrio entre largura e profundidade da navegao, tendo em conta a capacidade dos utilizadores para pesquisar visualmente a pagina e no pelas suas memrias de curto prazo.

Modelo base de dados (Bottom-up)


Este tipo de organizao de informao em web sites baseia-se na importncia forma de acesso informao, que pode ser to ou mais importante que retorno de dados propriamente ditos. Ou seja, dada a arquitectura e poder das bases de dados relacionais (baseadas em SQL), trata-se de uma forma de organizao partida com a flexibilidade ideal para os ambientes no estruturados e heterogneos dos web sites nas suas funes de pesquisa, navegao, filtragem e ligaes dinmicas. Esta finalidade conseguida atravs da caracterizao (tagging) de documentos, objectos, etc., atravs de metadados de vocabulrio controlado. Exemplo: Pesquisa por: automveis com preo entre 10000,00 e 15000,00 a diesel a partir do ano 2006. Filtragem de resultados por: Marca Suzuki e Modelo gsxr. Os metadados so portanto as caractersticas que achamos relevantes para caracterizar cada objecto envolvido, correspondendo a campos de tabelas na base dados, dada a sua importncia para a usabilidade do utilizador e caracterizao do objecto. A definio dos vocabulrios (metadados) e as suas relaes pode ser uma tarefa bastante complexa mas essencial para o sucesso da arquitectura de informao

Estrutura baseada em Hipertexto (Estruturas Web)


O hipertexto/Web caracteristicamente no-linear, onde a informao basicamente constituda por dois componentes, item ou pedaos de informao e os links que os relacionam. Nesta estrutura, mltiplos ns esto inter-relacionados sem uma sequncia especifica ou nveis. Sem um ponto de partida do site, cada pagina tem o potencial para ser a pgina central de uma estrutura hub-and-spoke. As redes sociais tipicamente tm este tipo de estrutura, como o Facebook ou LinkedIn, onde os utilizadores criam links entre as suas pginas e as de outros, resultando em referncias cruzadas por todo o site.

Pgina 4 de 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS No entanto, apesar da espantosa flexibilidade proporcionada, existe tambm um grande potencial para a complexidade e para tornar a navegao do utilizador confusa, pois as hiperligaes podem comear a reflectir demasiadas associaes subjectivas e levar a que o utilizador se perca no site. Por estas razes, a estrutura hipertextual raramente escolhida como organizao primria. No entanto pode usada para complementar uma estrutura hierrquica ou de Base de Dados.

Estrutura de Classificao social


Nos ltimos anos os sistemas baseados na participao dos utilizadores foram captando a ateno e imaginao dos web designers. Esta inovao baseou-se em explorar os padres que surgem do processo de etiquetagem de contedos por um grande nmero de utilizadores, atravs do chamado tagging. O Free tagging, ou categorizao colaborativa, o mob indexing, e a ethnoclassification foram as ferramentas utilizadas para esta estrutura. Assim, as categorizaes e taxonomias no surgem de um individuo nico mas sim de muitos, e de forma a enquadrar-se no melhor entendimento possvel. Exemplos de sucesso foram o Flickr e o del.icio.us. No entanto esta estrutura tem como pontos fracos o facto de o vocabulrio no ser controlado, logo pode ser mais difcil encontrar informao.

Facet Structure
Tal como numa estrutura hierrquica, a localizao de uma pgina determinada pelas suas relaes pai/irmo/filho. Na estrutura Facet, a localizao de uma pgina determinada tambm pela categoria a que pertence, tal que essa pgina pode ter mltiplos pontos de acesso. Considerando, por exemplo, como um livro encontrado no amazon.com. na estrutura hierrquica. Poderia ser encontrado, navegando por Fiction > Historical Fiction > James Clavell > Shogun. Mas numa hierarquia faceted, Shogun pode ser encontrado a partir da sua informao em mltiplas categorias: autor, preo, ttulo, gnero. Uma das vantagens desta estrutura a sua escalabilidade. Se por exemplo alterarmos o preo do Shogun, ou adicionarmos outro autor no ir afectar a posio das outras pginas, o que j no acontece da mesma forma nas hierarquias.

Estruturas emergentes
A qualidade chave das estruturas emergentes que no so planeadas partida, mas sim criadas de uma forma espontnea e colaborativa pelos utilizadores. Esta estrutura bottom-up notvel em sites como Wikipedia, que apesar de no ter sido planeados por um arquiteto, auto organizada. Neste caso, trata-se de uma estrutura hibrida entre Hipertexto e Hierarquia, o que significa que os seus proprietrios e arquitectos no tiveram uma aco de preconcepo da sua estrutura.

Concluso
As estruturas de organizao de informao tm-se alargado e evoludo procurando acompanhar a prpria evoluo do ambiente em que existe e as necessidades para uma inovao contnua. Mais do que um sistema de orientao e acesso a informaes, a arquitectura da informao

Pgina 5 de 6

UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CINCIAS deve ser compreendida mediante a necessidade de auxiliar as pessoas na busca atravs da virtualidade ao dar-lhes maiores poderes de encontrar o que procuram e dar s informaes melhores condies de serem encontradas. Mais do que organizar bibliotecas digitais deparamonos com a construo de um gigantesco e complexo eco-sistema digital, verdadeiras cidades compostas de pessoas, comrcio, economia, poltica e desejos. A quantidade no ir suprir o desejo, enquanto lemos sem compreender, vemos sem perceber, ouvimos sem escutar. (http://inacao.blogspot.com)

Referncias bibliogrficas:
Morville, Peter e Rosenfeld, Louis: Information architecture for the world wide web(2006). OReilly. Andrews, Keith: Information Architecture and Web Usability, Lecture Notes (2011). Graz University of Technology. Reis, Guilhermo: Arquitetura de Informao e Usabilidade (2008). Disponivel em www.guilhermo.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia. Acedido em 24/10/2011. http://www.newmediamarketer.com/website-information-structures/. Acedido em 26/10/2011 http://www.esliniefiaes.com.br/2010/08/a-importancia-da-arquitetura-da-informacaonas-narrativas-do-ciberespaco/. Acedido em 27/10/2011

Pgina 6 de 6

Vous aimerez peut-être aussi