Vous êtes sur la page 1sur 2

Manaus, Julho 2011 Edio 58 Ano 6

CURVAS DE PONDERAO O ouvido humano no tem uma percepo do som de forma uniforme, h uma variao em funo da frequncia. O assunto longo, mais vou tentar resumir.
Temos a percepo da baixa freqncia aproximadamente a partir de 20Hz (exemplos de baixa frequncia: imagine um barulho de motor, um som mais abafado) e a alta frequncia, at aproximadamente a 20KHz (exemplo: um apito de fbrica), o ouvido humano percebe muito melhor a alta frequncia. Com isso, para usarmos um medidor de nvel de presso sonora, precisamos que este equipamento perceba o rudo igual ao nosso ouvido, para isso utilizamos as curvas de ponderao. J ouviu falar das curvas A e C? Estas curvas apresentam a forma como o ouvido humano percebe o rudo relacionando a frequncia com a intensidade, veja figura. Vejamos como se comporta a curva C. Prximo a 20 Hz um rudo contnuo de 80 dB seria percebido pelo ouvido humano em uma intensidade de 30 dB, conforme a frequncia aumenta nossa percepo tambm aumenta. Em 1000 Hz perceberamos o rudo com a mesma intensidade que est sendo emitida. No caso da curva C, podemos verificar que a percepo bem prxima a real, com queda nos extremos da frequncia audvel. Mais quando devemos utilizar uma ou outra? Quando o rudo for contnuo utilizaremos a curva A, com isso teremos o rudo em dBA. No caso de rudo de impacto (rudo mais rpido que um segundo e com intervalo entre impactos superior a um segundo) utilizaremos a curva C e consequentemente teremos o rudo em dBC. Para gravar, lembre que para rudo contnuo no usamos a curva C.

BOA LEITURA
Na minha opinio, livro essencial para o profissional de segurana do trabalho, principalmente o captulo V. Neste livro alm da Consolidao da Legislao Trabalhistas, voc ir encontrar smulas e jurisprudncias relacionadas a cada artigo. Alm disso, comentrios objetivos, bem fundamentados e com linguagem acessvel.

PIADINHAS
N
Qual o cmulo da maldade? R: Colocar tachinas na cadeira eltrica Qual o cmulo do masoquismo? R: Depois de sair da piscina de lcool, tomar ducha de sal e se enxugar com Bom Bril. QUAL O NOME DO FILME ? Um chiclete conheceu uma chicletinha, casaram-se e tiveram vrios chicletinhos. R: A Famlia Adams. Um sujeito ganha na loto, acha uma lmpada mgica e descobre petrleo no quintal da casa dele. R: Melhor impossvel. Um cara comeu um quilo de alho e depois escovou os dentes. R: Mudana de hlito.

INTERAO TRMICA

CLT Comentada Ed. LTr - 2011 Eduardo Gabriel Saad Jos Eduardo Duarte Saad Ana Maria Saad C. Branco

o homem, em condies normais, a temperatura do ncleo, ou temperatura interna maior que a da pele. Em vista disso, verifica-se um fluxo de calor por conduo do ncleo para a pele. Em ambientes muito quentes, a temperatura da pele pode se tornar superior interna; neste caso, o ncleo receber calor, implicando srio risco para a sade e at mesmo vida. Ao contrrio, em ambientes muito frios, a diferena entre as temperaturas da pele e do ncleo pode ser to grande que o ncleo perder mais calor do que deveria, implicando, igualmente risco vida. A condutividade trmica das vestimentas tem grande importncia no conforto e no controle da insalubridade trmica da pessoa (Association Franaise de Normalisation, ISSO 9920). Quanto menor for a condutividade trmica, maior ser a resistncia ao fluxo de calor. Essa resistncia depende do tipo de material e de sua espessura. A resistncia total da vestimenta a soma das resistncias parciais das peas que a pessoa est usando. Como o posicionamento das peas em relao ao corpo muda constantemente durante o caminhar e as novas posturas, o clculo da resistncia total se torna muito difcil. Para contornar esse problema, aplicam-se os fatores de reduo de calor sensvel e de calor latente s equaes de transmisso de calor entre o homem e o ambiente. Esse fatores so encontrados em diversas tabelas da literatura especializada (Coutinho, 2005, Association Franaise de Normalisation, ISSO 9920). Fonte: Higiene e Segurana do Trabalho, Elsevir Editora, Organizadores: Ubirajara de Oliveira Mattos e Francisco Soares Msculo, 2011.

SITES SEGUROS
http://www.armandocampos.com/ http://www.liveseg.com/ http://www.isegnet.com.br/ http://www.jorgereis.com/ http://www.luiscadilhac.adm.br

PENSE BEM!

O que melhor para sua agenda lotada, uma hora de exerccio por dia ou estar morto as 24 horas do dia?

Para sugestes ou crticas : Prof. Mrio Sobral Jr. sobraljr27@ibest.com.br

JORNAL SEGURITO

NEXO ESTATSTICO?

FISCALIZAO DA SRT

lei n.11.430/06 introduziu o art. 21-A na Lei 8213/91, in verbis: Art.21-A. A percia mdica do INSS considerar caracterizada a natureza acidentria da incapacidade quando constatar ocorrncia de nexo tcnico da empresa e a entidade mrbida motivadora da incapacidade elencada na Classificao Internacional de Doenas CID, em conformidade com o que dispuser o regulamento. Quer dizer, esse dispositivo legal criou uma presuno absoluta de nexo tcnico epidemiolgico de carter estatstico entre as atividades da empresa e a doena do trabalho ou profissional alegada pelo trabalhador em virtude de vincul-la a este critrio epidemiolgico. Esse critrio nada mais do que um fator estatstico, que vlido para elaborao de polticas pblicas de sade pblica, mas, jamais, voltado para caracterizar a responsabilidade do empregador quanto doena ocupacional alegada pelo empregado e pela previdncia social, ferindo, assim, a Constituio.

oc est cheio de servio e no meio da manh recebe uma ligao da portaria ou do RH informando que o Fiscal do Trabalho est esperando na portaria. O corao acelera, voc lembra logo que o fornecedor atrasou a entrega das luvas ou do PPRA que est com as avaliaes qumicas em atraso, mas em geral, no pensa no lado bom desta visita. Parte dos profissionais de segurana do trabalho tm medo da fiscalizao. Na verdade, o sentimento deveria ser outro. Quando temos um bom fiscal e estamos trabalhando corretamente, esta visita ser tima para o setor de Segurana do Trabalho, pois sua funo alm de notificar os erros detectados tambm de orientar a empresa.

Existe uma insuficincia do critrio epidemiolgico (de natureza estatstica, como soe acontecer), para caracterizar a exposio ao risco no trabalho como causador da doena. A concesso do benefcio previdencirio acidentrio sob esse critrio estatstico produzir efeitos no contrato de trabalho a cargo do empregador, com fundamento em doena no necessariamente originada do trabalho. Isso constituir um total desvirtuamento do seguro acidente, com violao, assim, do dispositivo constitucional (art.7o, XXVIII, CF). Ora, o seguro de acidente para cobrir a doena decorrente do trabalho executado pelo trabalhador e no por acidente ou doena de qualquer outra origem epidemiolgica ou estatstica. Se o nexo epidemiolgico apontar que determinada doena caracterstica da categoria econmica banco, ser que uma pessoa com diagnstico do CID-10 para esta doena, apenas por trabalhar em um banco, independente da funo e atividades que exerce, deve ter essa doena enquadrada como doena profissional ou do trabalho? O nexo tcnico epidemiolgico iguala todas as empresas de uma determinada categoria econmica. E pior! Presume que, desde o porteiro at o presidente da empresa, todos tm a mesma exposio ao risco. Com a inscrio dessa norma nenhuma anlise mdica do trabalhador e do local em que ele trabalha sero mais necessrias. Se bem analisada a questo, nem mesmo o mdico necessrio. O diagnstico passa a ser feito pelo computador, que compararia a CID-10 indicada no atestado mdico trazido pelo trabalhador com o banco de dados estatsticos existentes. Fonte:CLT Comentada, Ed. LTr, Eduardo Gabriel Saad, 2010.

Lembre-se de que a fiscalizao ocorre como uma auditoria com o objetivo de uma inspeo amostral, pois como o fiscal no tem muito tempo e no conhece os detalhes da empresa, em geral, ir identificar os itens bsicos (PPRA, PCMSO, CIPA, SESMT, etc), alm , claro, dos problemas que esto gritando no ambiente de trabalho. Aqueles que por muitas vezes, j havamos alertado e orientado a empresa, mas estavam empurrando com a barriga, por no ter oramento ou sendo mais chique o Budget. Alm disso, caso no seja uma situao de grave e iminente risco sade e integridade

fsica do trabalhador, onde o auditor fiscal ir realizar a interdio do estabelecimento, mquina, equipamento ou setor de servio ou o embargo da obra. Nas outras situaes menores o fiscal ir notificar e dar um prazo. Em relao aos prazos algumas informaes so importantes, a saber: - O prazo para cumprimento dos itens notificados dever ser limitado a, no mximo, 60 (sessenta) dias. - No entanto, a autoridade regional competente, diante de solicitao escrita do notificado, acompanhada de exposio de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 (dez) dias do recebimento da notificao, poder prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificao, o prazo para seu cumprimento. - A concesso de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada prvia negociao entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presena da autoridade regional competente. Por fim, em poca de tantas revises das normas importante sabermos que de acordo com o art. 627 da CLT, a fiscalizao dever observar o critrio da dupla visita nos seguintes casos: a) quando ocorrer promulgao ou expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais, sendo que, com relao exclusivamente a esses atos, ser feita apenas a instruo dos responsveis; b) em se realizando a primeira inspeo dos estabelecimentos ou dos locais de trabalho, recentemente inaugurados ou empreendidos.

ELES X ELAS
Voc sabe por que mulher no sabe fazer baliza? Porque o fogo no tem r Mulher como CD... Por causa de uma parte boa a gente acaba ficando com tudo. Como chamamos um homem que perdeu sua inteligncia? R: Vivo O que que Deus disse depois de criar o homem? - Acho que posso melhorar...

DESCENDO DO SALTO
esses sapatos tm cimbras. Quanto mais altos e finos forem os saltos, mais danos causaro.

uso do sapato com salto alto e pontiagudo deixa as mulheres mais elegantes, mas tambm conquistam joanetes, problemas na coluna, dores nos ps, tores nas articulaes do tornozelo, joelho, fraturas de ossos do p e do fmur, calosidades, tendinite (inflamao de tendes) e deformidades nos dedos. Alm disso, facilita a queda devido a facilidade de desequilbrio. Na planta do p h um tecido semelhante a uma esponja, que comprimido ao caminhar, no movimento de flexo e extenso, auxiliando a volta do sangue ao corao. As mulheres ao usar salto alto, acabam mudando a conformao dos ps. Isso dificulta na fora do retorno do sangue, que fica diminudo podendo causar varizes. Alm disso, o salto alto causa um aumento da curva da lordose, que por si pode dar dores na coluna. Saltos altos contraem a musculatura de pernas e coluna, por isso que quando as mulheres tiram

Como escolher o sapato: - Faa a compra no fim do dia, porque o p incha ao longo do dia. - Experimente sempre os dois ps do calado, porque comum variao de tamanho entre os ps. - Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: preciso que o sapato esteja confortvel na loja. - Deve-se usar sapatos baixos e saltos no mximo de 3 a 4 centmetros de altura.

Vous aimerez peut-être aussi