Vous êtes sur la page 1sur 36

Rui C.

Nascimento
Mestre da Federao Portuguesa de Xadrez (FPX)
(Portuguese Chess Federation Master)

Mestre Honorrio de Composio da FIDE


(FIDEs Honorary Master of Chess Composition)

O LTIMO SEGREDO
(The Last Secret)

ALEKHINE Imorredouro
Lisboa, 2006
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

ALEXANDROVITCH

ALEXANDRE

Alekhine Imorredouro O ltimo Segredo Autor: Rui de Carvalho Nascimento Edio do Autor 3 Edio

1 Edio Poligrafada Maio 2003 2 Edio Revista e Aumentada Agosto 2006 3 Edio Revista e Aumentada Janeiro de 2007

Reviso e tratamento informtico: Leonor Nascimento

2
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

3
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Rui C. Nascimento Lisboa Abril 2003 ORIGINAL DEDICADO MEMRIA DO MESTRE Figurativo em 3 lances

(5+5)

#3

4
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

A. A. ALEKHINE O LTIMO SEGREDO Convivi com o Mestre desde 1941, at ao seu passamento, em 1946, naqueles perodos em que residiu em Portugal. Poucos dias antes da data fatal, esteve no escritrio do Dr.Antnio Maria Pires, onde conversmos. Tinha um objectivo que no foi iludido uma pequena receita para o balco do bar. Confesso que me senti arrepiado como possvel, numa sociedade civilizada, assistir-se degradao de um homem inteligente, de grande cultura e saber, e tambm, na carreira que escolheu para a sua vida, ser indiscutivelmente, o n 1 do mundo? Um homem que proporcionou aos milhares (ia mesmo a escrever aos milhes) dos seus admiradores, inesquecveis horas de prazer espiritual? Que sociedade vanglorizadora esta, onde no cabe a solidariedade? Teremos que ir procurar bons exemplos em algumas meio desconhecidas gentes das margens do Amazonas? Nem a Governao, nem a Oposio por momentos esquecendo os seus inteis discursos mtuos ousam manifestar a sua solidariedade a quem a merece? E, no entanto, historicamente h, pelo menos, um exemplo: o Rei D.Sebastio o monarca mais xadrezista da nossa histria concedeu uma tena, e at a aumentou posteriormente, ao grande Luis de Cames. Volvendo ao ano de 1941, ao Grupo de Xadrez de Lisboa, pela tarde chegou o Dr.Alekhine e estendeu-me mais de 40 folhas A4; vendo que estavam escritas em francs, perguntei: para traduzir? Oh non, c'est un cadeau. Era um presente; aps os mercis, verifiquei ser o manuscrito de uma das suas conferncias recentes. Eu era ainda solteiro, vivia pois em quartos alugados, no podia ter uma biblioteca.
5
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Guardei sempre, cuidadosamente o manuscrito, ao tempo ainda sem grande interesse para o mundo do xadrez, Mais tarde, numa exposio, apresentei a folha 35 Je n'aime pas Steinitz. Isso chamou a ateno para o manuscrito, e na pgina 144 do livro Xeque-Mate no Estoril, de Dagoberto Markl, e que eu tive o gosto e a honra de prefaciar, vinha um lamento com uma ligeira censura pelo facto de a prosa do manuscrito no ser, totalmente, conhecida. Mas eu no podia fazer a publicao por um motivo poderoso: faltavam treze lances no manuscrito. Mas ento j eu tinha uma biblioteca, e encontrei os lances num livro sem data, mas cujo autor nasceu em 1860, D.Jos Paluzie y Lucena. Tendo, pois, tido sucesso na minha busca, findei a tarefa e foi possvel publicar as quatro partidas comentadas por Alekhine, em 1941. Este livro no subentende nenhuma inteno mercantilista; o contrrio envergonharme-ia. Um cadeau recebido do Mestre, ser igualmente um presente para os meus Amigos. Para findar, farei agora referncia a uma palavra da capa do livro, a qual coloco adjectivando o nome do Mestre. Na realidade, mortais somos todos. Mas alguns houve que so agora imorredouros. Em todo o mundo, ningum ousar dizer que no merece esse adjectivo o Dr. Alexandre Alekhine. Ouamos as suas palavras que, embora escritas, soam perfeitamente na nossa inteligncia, esprito ou alma.

6
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Pgina 1 do manuscrito - le cadeau - que me foi oferecido por Alekhine


7
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Pgina 35 do mesmo, onde diz Je naime pas Steinitz, afirmao muito polmica na poca
8
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Senhoras, Senhores: Dentro do programa das minhas conferncias dei alguns nomes, algumas datas; mas o tema que me proponho tratar, com efeito, muito mais amplo, porque se tratar da prpria essncia do nosso jogo, da nosssa Arte. Pensou-se, pergunto-me, e definiu-se, porque ns gostamos do Xadrez, porque o preferimos (ou bem, a maior parte de ns) a qualquer outro passatempo? No creio que a questo tenha sido posta sob este ngulo e, contudo, ela merece o esforo. Isto, sobretudo, porque o xadrez tem muitas vezes sido subestimado, mesmo escarnecido. Um dos meus grandes desgostos desde jovem foi ler em O Duplo Assassnio da Rua da Morgue, de Edgar Pe, as linhas seguintes: O clculo, como tal, no pode de nenhum modo ser identificado com a anlise. Por exemplo, o jogador de xadrez pode muito bem calcular sem ter necessidade de analizar; por consequncia, o valor do xadrez foi muito exagerado e, sem querer aprofundar demasiado o assunto,definirei como prefcio a esta histria criminal, fazer conhecer a minha opinio a propsito deste jogo. Tomo, note-se, a liberdade de declarar que o maior valor possudo por ns outros, humanos a saber: a possibilidade da percepo intelectual muito mais seduzida pelo humilde jogo das damas, que pelas dificuldades artificiais do xadrez. Neste ltimo jogo, a diversidade do movimento das peas no faz seno dar uma falsa impresso de profundidade, e esquece-se que graas a esta diversidade, a ateno dos jogadores submetida a um muito rude esforo. No momento em que esta extrema situao provoca imperfeio, cometese um erro, muitas vezes o erro decisivo e nove vezes em dez, no o melhor jogador que ganha, mas o mais atento. Ao contrrio, no jogo das Damas, onde os movimentos so muito simples, os erros de esquecimento intervm muito raramente. Sou um grande admirador do autor de O Corvo, Pe, e fiquei sinceramente mais triste constatando que, no caso presente, ele se enganou ou, ento, por fins desconhecidos, quis induzir o seu pblico em erro.
9
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Com efeito, no se pode comparar o Xadrez a nenhum outro jogo de clculo, porque ele tem em si alguma coisa que lhe pertence propriamente, e faz dele uma Arte. A diferena explicada em poucas palavras: ao passo que todos os outros jogos como o das Damas, e mesmo o Go perseguem a ideia do ganho em material ou ento espao, o Xadrez possui uma coisa nica a ideia do mate! Esta ideia, sendo completamente ausente de qualquer ganho material, esta ideia para a qual nenhum sacrifcio de material, de tempo, de espao demasiado grande, acende em ns a noo do sacrifcio pelo ideal, ideal qualquer que ele seja Ptria, Liberdade, Humanidade mas, de toda a maneira, alguma coisa de mais alto, de mais belo, do que o nosso prprio egosmo. Isto estabelecido, sabemos que o Xadrez como Arte faz parte da nossa cultura e, praticamente, no h pas no mundo mesmo agora na China e no Japo, pases que visitei e onde no estive sem sucesso, e onde ele no tinha sido reconhecido como tal. Mas preciso constatar que a sua asceno entre ns, na Europa, foi lenta e esbarrou em muitos obstculos. Eu tive altos e baixos, perodos de vigor, outros de depresso. Mas creio poder afirmar e isto independentemente da minha personalidade que, finalmente, estamos chegando ao porto, o Xadrez os princpios do Xadrez vivem e eles vivero. Querendo falar do Xadrez, tal qual ele se foi desenvolvendo at este dia, necessrio mencionar o nome de Philidor um gnio intuitivo da nossa Arte, mas um pensador medocre. De duas classes acima dos jogadores do seu tempo, analista de finais de partida, extraordinrio para a poca, Philidor no achou nada melhor para definir a essncia da nossa Arte, do que o slogan Os Pees so a alma do Xadrez e este slogan foi aceite, foi repetido em quase todos os manuais de Xadrez franceses. No, Senhor Philidor, a alma do Xadrez no reside, nem nos Pees inertes, nem em nenhuma outra pea. A alma do Xadrez reside no sublime esprito do sacrifcio e por isso o Xadrez humano! Precisamente, dissemos que a ideia do sacrifcio fazia parte da prpria essncia do Xadrez, mas preciso ajuntar que esta ideia no pode ser realizada seno em coliso com uma outra concepo no menos importante a de o ataque como tal.
10
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Eu procurarei explicar a minha ideia, a este propsito em poucas palavras e, tanto quanto possvel, claramente. 1) Quanto ao ataque tem-se, necessriamente, um ideal e, por consequncia, sacrifica-se voluntariamente. 2) Quando se defende, no certo que se tenha um ideal (porque a ideia auto-defensiva no , certamente, um) e muitas vezes somos sacrificados sem saber porque. Por consequncia, a defesa no deve, no pode,e preciso dizer (no Xadrez, evidentemente, onde a posio inicial igual) deriva de um erro ulterior. Espero poder voltar de maneira estudada a este tema em ocasies prximas e prefiro neste momento demonstrar um exemplo-tipo da poca da infncia do Xadrez onde se v j surgir a ideia do ataque, sem todavia se aperceber a ideia do sacrifcio: a partida Labourdonnais McDonell.

A INFNCIA DO XADREZ O Senhor de Rivire, no livro em que encontro esta partida, diz nele isto: constatamos, em honra da escola francesa, que dentro do nmero das partidas jogadas entre estes dois amantes do tabuleiro, o senhor Labourdonnais teve para si a grande maioria (de vitrias) e chega a dizerse que nunca existiu um mais forte jogador. Confesso que no estava de acordo com este parecer, porque Philidor, para o seu tempo, tinha maior mestria do tabuleiro que Labourdonnais. Mas, de qualquer maneira, felizmente que a grande maioria das partidas jogadas entre Labourdonnais e Donell, tenha vindo at aos nossos dias porque
11
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

elas simbolizam o germe do esprito de ataque que a base mesmo, da Nossa Arte.

12
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

(1726-1795) O mais forte jogador do sculo XVIII, era antes de tudo, um msico, mundialmente conhecido. Lembrem a Ceia dos Cardeais: junto ao cravo, o velho Philidor tocava o seu minuete. A sua obra mais importante foi a pera Ermelinda, Princesa da Noruega.

Philidor

Labourdonnais (1797-1840)

13
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Partida do Bispo de Dama Brancas:Labourdonnais Pretas:McDonell 1.e2-e4 e7-e5 2.Bf1-c4 Bf8-c5 3.Dd1-e2 Actualmente, ningum teria a ideia de fazer este lance. As brancas ameaam Bxf7+ para seguir com Dc4+, mas isto facilmente defendido por 3....Cg8-f6 4.Bxf7 Rxf7 5.Dc4+ d7-d5 6.Dxc5 Cxe4, com vantagem. 3. Cg8-f6 4.d2-d3 Cb8-c6 5.c2-c3 No h nenhuma razo para no jogar 5.Cg1-f3. A esperana de atacar o centro por 5.f2-f4 , visto o desenvolvimento inferior das brancas, sem fundamento. 5. Cc6-e7 Um lance que nenhum Mestre moderno teria feito, porque perde tempo sem ganhar espao. verdade que as pretas no podiam jogar 5..d7-d5 6.e4xd5 Cf6xd5, por causa de 7.d3-d4, com vantagem, mas a variante 5....0-0 6.Bc1-g5 h7-h6 7.Bg5-h4 Bc5-e7, seguido de d7-d6, etc., lhes teria assegurado uma ligeira vantagem de desenvolvimento. 6.f2-f4 e5xf4 Igualmente este lance no poderia ser tido em considerao actualmente, porque o abandono completo do centro considerado como um crime vis--vis do esprito do Xadrez. Era preciso, evidentemente, jogar 6.d7-d6. 7.d3-d4 Be5-b6 8.Bc1xf4 Incompreensvel! Por 8.e4-e5 Cf6-d5 9.Cg1-f3, etc., as brancas asseguram uma vantagem de espao muito importante, provavelmente mesmo decisiva. 8. d7-d6? V-se que a ideia da luta pelas casas centrais ainda no existia nesta poca. 8....d7-d5 assegurava s pretas iguais chances. 9.Bc4-d3
14
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

E somente no presente que as brancas se do conta da ameaa posicional d6-d5. 9. Ce7-g6 10.Bf4-e3 0-0 11.h2-h3? Uma perda de tempo terrvel; a continuao 11.Cb1-d2, seguido de 12.00-0, impunha-se. 11. Tf8-e8 12.Cb1-d2 Dd8-e7 13.0-0-0 c7-c5 Uma boa manobra, enfraquecendo a posio central das brancas. 14.Rc1-b1 c5xd4 15.c3xd4 a7-a5? Mas aqui devia jogar-se 15.Cf6-d5 16.e4xd5 De7xe3 17.Cd2-c4! De3xe2 18.Cg1xe2 Bb6-c7, com uma pequena vantagem posicional. O avano do Peo a no teria dado qualquer resultado. 16.Cg1-f3 Bc8-d7 E ainda neste momento 16.Cf6-d5 era possvel 17.e4xd5 De7xe3 18.De2xe3 Te8xe3 19.Cd2-c4 Te3xd3 seguido de Bc8-f5. Depois do lance do texto, as brancas tomam a iniciativa. 17.g2-g4 Parando definitivamente a ameaa Cf6-d5. 17. h7-h6 Tudo mas no isto, o simples ataque do Pe4 por 17....Bd7-c6 18.Be3g5..h7-h6, etc., estava na ordem do dia. 18.Td1-g1 Mais preciso era imediatamente 18.g4-g5, porque aps o lance do texto, as pretas podiam responder 18....Cf6-h7, com algumas possibilidades de defesa. 18. a5-a4 Um ataque quase humorstico! 19.g4-g5 h6xg5 20.Be3xg5? Aqui as brancas no jogam da maneira exacta porque, neste tempo, no se tinha ainda a noo dos lances intermedirios. A tcnica moderna teria imposto primeiro 20.a2-a3. 20. a4-a3 21.b2-b3 Como as pretas no ameaavam praticamente nada, as brancas teriam podido ganhar pelo simples avano do Peo h, mas o lance do texto dever ser suficiente tambm.
15
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

21. Bd7-c6 22.Tg1-g4 Meu Deus, Meu Deus!, porque no imediatamente 22.h3-h4? 22. Bb6-a5? Nesta partida, considerada pelos contemporneos e, mesmo muito mais tarde, por Tchigorine como uma das mais inspiradas entre estes dois jogadores eu lastimo encontrar mais erros do que no importa em qualquer partida, entre amadores mdios de hoje. Depois de 22....De7-e6! as pretas teriam tido possibilidades de real resistncia. 23.h3-h4 Ba5xd2 Ainda aqui, melhor 23....De7-e6. 24.Cf3xd2 Ta8-a5 25.h4-h5 Ta5xg5 Uma combinao engenhosa mas, como se vai ver, insuficiente. De toda a maneira, afinal, as pretas estavam perdidas. Se 25....Cg6-f8 26.Th1-g1, etc.. 26.Tg4xg5 Cg6-f4 27.De2-f3 Cf4xd3 28.d4-d5!! A refutao da combinao das pretas que absolutamente uma honra para o Mestre francs. Oh, mas muita infelicidade que ele no termine de uma maneira lgica. 28. Cf6xd5 29.Th1-g1 Cd5-c3+ 30.Rb1-a1 Bc6xe4 31.Tg5xg7+ Rg8-h8 32.Df3-g3 Be4-g6 33.h5xg6 Mas aqui suficiente, e ainda mais simples, 33.Tg7-h7+ Rh8xh7 34.h5xg6+ Rh7-h8 35.g6xf7! De7-e1+ 36.Cb2-d1, e as pretas devem abandonar. 33. De7-e1+ 34.Tg1xe1? Isto traz um jogo trgico-cmico. Depois de 34.Cd2-b1 De1xg3 35.Tg7h7+ Rh8-g8 36.g6xf7, as pretas esto perdidas. 34. Te8xe1+ 35.Dg3xe1 Cd3xe1 36.Tg7-h7+ Rh8-g8 37.g6xf7+ Rg8xh7
16
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

38.f7-f8=D

Ce1-c2++

Os nomes de Labourdonnais e de McDonell merecem a pena de ser retidos so parte da histria do Xadrez. Seria verdadeiramente que Staunton esse prncipe das trevas o fosse? Talvez, porque ele foi, por um curto momento, verdade, o mais forte jogador do mundo. Mas, de qualquer maneira, a sua influncia no Xadrez foi puramente negativa porque por instinto ou persuaso ele estabeleceu o princpio de monoplio. Um exemplo tpico desta tendncia -nos demonstrada pela partida seguinte. Anderssen, o Mestre inigualvel da combinao como tal, reinou apenas sete anos e foi destronado por um maior gnio o maior que ns temos at ao presente, Morphy. No que Morphy tenha sido o jogador imbatvel, o jogador ideal muito longe de mim querer afirm-lo. Mas ele teve a maravilhosa intuo de encontrar uma nova base de combate para a primeira fase da partida. ltima partida entre os dois jogadores antes referidos, jogada no Torneio de Londres, em 1851.

Anderssen (1818-1879)

17
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Staunton (1818-1874) Abertura Irregular Brancas: Anderssen Pretas: Staunton 1.e2-e4 e7-e6 2.d2-d4 g7-g6 Enfraquece deliberadamente e sem nenhuma razo, as casas pretas da sua posio. 3.Bf1-d3 Bf8-g7 4.Bc1-e3 Actualmente, jogar-se-ia 4.c2-c3 ou ento 4.C-f3 (e2). 4. c7-c5 5.c2-c3 c5xd4 6.c3xd4 Dd8-b6 Uma inteno caracterstica da escola materialista, da qual Staunton era um representante tpico. As pretas neglignciam completamente o seu desenvolvimento para ganhar um Peo. Bloqueando a posio, criam dificuldades inteis. 7.Cg1-e2 Db6xb2 8.Cb1-c3 Db2-b6 9.Ta1-c1 Cb8-a6
18
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

10.Cc3-b5 Bg7-f8 11.0-0 d7-d6 12.d4-d5 Db6-a5 13.Be3-d4 e6-e5 14.Bd4-c3 Da5-d8 15.f2-f4 f7-f6 16.f4xe5 f6xe5 17.Dd1-a4 Aps 17.Ce2-d4 que, primeira vista, parece forte, as pretas teriam uma interessante defesa 17....Bf8-h6 18.Dd1-f3 Cg8-f6, etc. 17. Bc8-d7 18.Bc3-b4 Cg8-h6 Porque o Pd6 intomvel, visto Dd8-b6+,etc.. Mas em vez de jogar o R, as brancas tem 19.Tf1xf8+ Re8xf8, e as variantes no so complicadas: 20.Bd4xd6+ Rf8-e8 21.Tc1-f1+ ou ento 21.Bd6xe5 Th8-g8 22.Da4a3 e ganha facilmente. Anderssen estava decididamente super-prudente, neste dia. 19.Rg1-h1 Ch6-f7 20.Da4-a3 Ca6-c5 Dando um Peo por nada, escreveu Staunton no livro do Torneio. Mas no tem razo, porque as pretas no tem j defesa satisfatria.Por exemplo: 20....Dd8-e7 21.Da4xa6 b7xa6 22.Cb5-c7+ Re8-d8 23.Cc7xa8, ganha. 21.Cb5xd6+ Bf8xd6 22.Bb4xc5 Bd6xc5 23.Da3xc5 Dd8-e7 24.Dc5-c7 evidente que as brancas devem procurar a deciso no meio da partida 24. Cf7-d6 25.Dc7-a5 h7-h6? Staunton censura igualmente este lance e desta vez com razo. Uma muito melhor possibilidade de nulidade, oferecia 25....Th8-f8, etc.. 26.Tc1-c7 Th8-f8 27.Tf1-c1 a7-a6 28.Ce2-d4 Este lance, pelo qual as brancas aproveitam magistralmente o enfraquecimento da casa g6, j do vencedor deste Torneio. Se agora 28....e5xd4 29.e4-e5 De7xe5 30.Bd3xg6+ Tf8-f7 31.Tc1-e1 e ganham.
19
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

28. Ta8-c8 29.Cd4-e6 Agora a posio das pretas est irremediavelmente perdida. 29. Tc8xc7 30.Tc1xc7 Tf8-f7 31.Da5-b6! Se as pretas respondem Cxe4, ento simplesmente, 32.Tc7xb7, ganhando. 31. Tf7-f6 32.h2-h3 g6-g5 O jogo do gato e do rato. 33.Db6-b2 Cd6-b5 34.Bd3xb5 a6xb5 35.Db2xe5 h5-h4 36.Tc7xb7 Abandonam. O leitor leu bem: abandonam, foi o que Alekhine escreveu, mas certamente para ganhar tempo durante a conferncia; porque o jogo continuou at ao mate (!), conforme regista Paluzie y Lucena. 36. Tf6-f1+ 37.Rh1-h2 De7-f6 38.Tb7-b8+ Re8-e7 39.d5-d6+ Re7-f7 40.Tb8-f8+ Rf7-g6 41.Tf8xf6+ Tf1xf6 42.De5xg5+ Rg6-f7 43.Dg5-g7+ Rf7xe6 44.Dg7-e7++

20
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

E voltemos a Morphy e sua ideia de luta pelas casas centrais que esta ideia d-lhe, sem contestao, a imortalidade xadrezstica. Ao seu encontro, uma tragdia se produz e Anderssen, o maior gnio da combinao que existiu, foi vencido por um outro gnio, gnio imprevisto e perdeu a confiana em si prprio como e porque perdeu ele essa confiana? A partida seguinte pode dar-nos uma ideia.

Morphy (1837-1884) Partida Lpez 3 do Match em Paris, 1858 Brancas: Morphy Pretas: Anderssen 1.e2-e4 e7-e5 2.Cg1-f3 Cb8-c6 3.Bf1-b5 Cg8-f6 Actualmente, joga-se quase exclusivamente, 3.a7-a6, o que oferece efectivamente s pretas, mais possibilidades. 4.d2-d4 Muito caracterstico da tendncia da luta pelo centro, de Morphy, mas provavelmente, no o melhor. Rocar antecipadamente, poria s pretas problemas mais difceis. 4.Cc6xd4? Um grave erro de abertura que, at um certo ponto, vai ser explorado pelas brancas, de uma maneira perfeita.
21
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

5.Cf3xd4 e5xd4 6.e4-e5 c7-c6 Os anotadores contemporneos no tiveram razo em censurar este lance, porque tudo o resto no valia mais. Tem, alm disso, a vantagem de montar uma pequena armadilha. 7.0-0 Se, realmente 7.e5xf6, ento 7....Dd8-a5+, etc., tirando-se em grande parte, dos embaraos. 7. c6xb5 As pretas no tm, praticamente, escolha. Igualmente, os seus lances seguintes so forados. 8.Bc1-g5! Bf8-e7 9.e5xf6 Be7xf6 10.Tf1-e1+ Re8-f8 11.Bg5xf6 Dd8xf6 12.c2-c3? Mas aqui, Morphy no encontra o lance exacto um facto que at ao presente no foi, segundo creio, mencionado. O lance era 12.Dd1-h5, impedindo g7-g6 por causa de 13.Dh5-h6+, etc.. Depois do lance do texto, o problema do ganho dever parecer menos claro. 12. d7d5 13.c3xd4 Bc8-e6 14.Cb1-c3 a7-a6 15.Dd1-b3 Ta8-d8 16.Te-e5 Df6-e7 17.Ta1-e1 g7-g5 18.Db3-d1 De7-f6 Estavam ameaadas de 19.Cc3xd5. etc.. 19.Te1-e3 Th8-g8 Isto abrevia a agonia mas j no havia defesa razovel. Se por exemplo 19....g5-g4 20.f2-f4!, ameaando f4-f5, etc.. 20.Te5xe6 f7xe6 21.Te3-f3 Abandonam Pobre Anderssen!

22
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

No gosto de Steinitz, confesso e isto por duas razes: I) Ele , praticamente, o introdutor do profissionalismo mercantil, no Xadrez. Explico-me: h dois modos de profissionalismo um que consiste no sacrifcio de uma Vida a um Ideal imaginrio, sem outro benefcio que o de servir esse Ideal, e o outro que tenta, sem protesto deste Ideal, obter todo o proveito material possvel. Steinitz foi, sem nenuma dvida, o prottipo do profissional deste ltimo gnero. II) Steinitz, com um alvo de puro mercantilismo, inutilizou o seu estilo, a sua disposio natural para o Xadrez, agindo a favor das suas ideias profissionais. Proximamente, espero ter ocasio de falar mais longamente destas ideias, e da sua influncia nefasta sobre o desenvolvimento do Xadrez. Hoje, para terminar, vou mostrar-vos uma partida, pouco conhecida, do jovem Steinitz, que prova suficientemente que ele tinha, no princpio da sua carreira, possibilidades artsticas cuja posterior explorao voluntariamente veio a abandonar.

Steinitz (1836-1900)
23
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Partida Siciliana Torneio de Londres, 1862 Brancas: Steinitz Pretas: Barnes 1.e2-e4 c7-c5 2.Cg1-f3 e7-e6 3.Bf1-e2 A influncia da escola inglesa que evitava travar uma luta pelo centro, na primeira fase da partida. Morphy, j em 1858, no hesitava em jogar 3.d2d4. 3. g7-g6? Um erro estratgico que as brancas teriam podido punir por 4.d2-d4, e nem mesmo pensam nisso. 4.0-0 Bf8-g7 5.Cb1-c3 a7-a6 Porque no simplesmente, 5....Cg8-e7? Se 6.Cc3-b5, ento evidentemente, 6....d7-d6 7.d2-d4 a6 etc.. 6.e4-e5? Igualmente, um lance patusco cuja ideia se ideia existe a de trocar o P contra o P c preto na variante 6....Cb8-c6 7.Cc3-e4 Cc6xc5 8.Ce4xc5 d7-d6, etc.. Com vantagem para o segundo jogador. quase inacreditvel que um jogador podendo fazer este lance, tenha vindo a ser, pouco depois, Campeo do Mundo! 6. f7-f5 As pretas impedem 7.Cc3-e4, grotesco! 7.b2-b3? Cada vez melhor! Em lugar de jogar, simplesmente, 7.d2-d4 c5xd4 8.Dd1xd4 Cb8-c6 9.Dd4-d6, com uma boa igualdade, as brancas desprotegem um Peo que as pretas no sonham mesmo tomar. Sim, assim se jogam os Torneios de Mestres em 1862! 7. Cg8-h6? Depois de 7....Cb8-c6, as pretas teriam uma partida que cada amador mdio de hoje teria apreciado; ao passo que agora, pelo contrrio, as brancas obtem o ataque graas fraqueza das casas negras adversas. Tantos erros tcticos e estratgicos, em to poucos lances! 8.Cc3-a4 Dd8-c7 9.Bc1-a3 Bg7-f8?
24
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Ainda e sempre a escola defensiva inglesa! Em vez do lance do texto, 9....Cb8-c6 10.Ba3xc5 Cc6xe5 11.d2-d4 Ce5xf3+ 12.Be2xf3 Ta8-b8, no concedendo s brancas seno uma ligeira vantagem de posio. 10.d2-d4 Enfim! 10. b7-b6 11.d4xc5 b6xc5 12.Dd1-d2 Agora, as brancas tem uma posio estrategicamente ganha. Mas a maneira pela qual a aproveitam at um certo ponto de vista instrutivo. 12. Ch6-f7 13.Dd2-c3 Cb8-c6 14.Tf1-e1 Cf7xe5 15.Cf3xe5 Cc6xe5 A troca de Damas, na variante 15....Dc7xe5 16.Dxe5 Cc6xe5, manteria a vantagem branca. 16.Be2-c4 Um belo lance, digno de um grande jogador e a razo pela qual escolhi esta partida como exemplo do jogo do jovem Steinitz. As brancas no veem com razo nada de decisivo, nem com 16.f2-f4 Ce5-f7, nem com 16.Bxc5 d7-d6, etc. e decidem, por consequncia, manter a tenso o mais tempo possvel. 16. Ce5xc4 Esta voracidade tpica da escola materialista, sofrer o seu justo castigo.Mas 16....Ce5-f7 17.Ta1-d1, era igualmente, muito pouco agradvel. 17.Dc3xh8! Bem calculado. Nesta combinao reconhece-se o jogador rival de Anderssen. 17. Cc4xa3 18.Dh8xh7 Dc7-c6 As pretas tem duas peas menores pela Torre, mas a posio do seu Rei est muito comprometida. O lance do texto praticamente forado, porque as brancas ameaavam 19.Te1xe6+. 19.Ta1-d1 Ameaando, eventualmente 20.Dh7-g6+ Re8-d8 21.Te1xe6, etc.. 19. d7-d5
25
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Se d7-d6 (recomendado por Loewenthal no livro do Torneio), ento simplesmente 20.Dh7-g6+ Re8-d8 21.Dg6-g8, etc., com uma posio de ataque ganhante. 20.Ca4-b6! Elegante e correcto; apenas triste que as brancas no tirem um inteiro proveito deste segundo sacrifcio. 20. Dc6xb6 21.Dh7-g6+? Lgico era, com certeza, 21.Td1xd5 porque se 21....Db6xb7 22.Dh7xg6+ Db7-f7 23.Td1-d8+ Re8-e7 24.Dg6-g5+ Df7-f6 25.Td8e8+ Re7-f7 26.Te8xf8+, etc.. 21. Re8-d8 22.Dg6-f6+ Rd8-c7 23.Df6xf8 Db6-d6 Se 23....Ca3xc2 24.Te1-e2. Interessante , igualmente, 24.Td1xd5 (!?) Cc2-d4; as brancas tem, pelo menos a nulidade por meio de 35.Td1xd4 e5xd4 26.Te2-c2+ Rc7-b7 27.Df8-e7+ Rb7-b8 28.De7-f6!, etc.. Mas, de toda a maneira, isto era a melhor linha de jogo a seguir, porque o lance do texto , claramente, insuficiente. 24.Df8-g7+ Bc8-d7 25.c2-c4? Uma falta de tcnica elementar. Era necessrio tomar por meio de 25.c2c3, a casa d4 ao Cavalo, aps o qual as brancas conservariam boas hipteses de ganho. 25. d5-d4? Por 25...Ca3-c2 , seguido de Cc2-d4, as pretas teriam definitivamente, consolidado a sua posio, ao passo que agora, as brancas conseguiro furar as linhas inimigas, obtendo uma vitria, em suma, merecida. 26.b3-b4 Ca3-c2 Muito tarde! 27.b4xc5 Dd6xc5 28.Telxe6 29.Dg7-e5+ 30.Tdl-bl Se agora, Bd7xe6, ento 31.De5x6+ Rc6-c7 32.Dc6-b6+ Rc7-d7 33.Db6-b7+ Rd7-d6 34.Tb1-b6+ Rd6-e5 35.Db7-d5+ Re5-f4 36.Tg6b6! seguido de mate.
26
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Dc5-f8 Rc7-c8

30. 31.Te6-f6 32.De5-c5+ 33.Tf6-f8

Cc2-b4 Df8-e8 Cb4-c6 Abandonam.

27
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

ANEXO 1

Programa de uma Homenagem a Alekhine realizada no Estoril em 1990

28
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

29
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

30
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

31
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Nas pginas 9 e 10 pode ler-se uma referncia palestra que proferi em 1956, data do 10 Aniversrio da morte do Mestre Alekhine, e que a seguir se transcreve. No dcimo aniversrio da morte do Dr. Alexandre Alekhine (ocorrida na Estoril a 24 de Maro de 1946) o Grupo de Xadrez Alekhine de Lisboa tomou a iniciativa de organizar em Portugal uma homenagem em honra do Mestre, com o consentimento da FPX, convidando o conhecido xadrezista Rui Nascimento a evocar o antigo campeo mundial. Segundo se l em "Xeque Mate" n 12 da revista portuguesa de xadrez dirigida pelo MI Joaquim Duro: " magnifica palestra, ouvida com um silncio emocionante, assistiram os dirigentes mximos do nosso xadrez, engs. Eduardo Pellen e Claudino de Sousa e Faro, Presidentes, respectivamente, da Assembleia Geral e da Direco da FPX, bem como vrios dos nossos melhores jogadores." Para alm do elogio prestado memria do Dr. Alexandre Alekhine, Rui Nascimento evocou alguns curiosos episdios a que assistiu e que transcrevemos:

"No Grupo de Xadrez de Lisboa, numa partida de torneio de uma categoria das mais fracas, um jogador ficou com 2 bispos e pees contra torre, mas to mal jogou que perdeu. Alekhine estava presente e algum observou: 'Monsieur Alekhine', dois bispos contra torre ganham, no verdade? Respondeu o Campeo: 'Oui, deux fous gagnent, mais pas trois'. Trs 'fous', segundo dizia Alekhine, perdiam. sabido que 'fou' significa bispo e tambm louco. O terceiro louco

32
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

era, portanto, o jogador. (...) Ante a sua tcnica todos ns passvamos mais ou menos por 'fous' ".

"Recordo outro episdio. O Dr. Antnio Maria Pires, primeiro campeo de Portugal, convidou Alekhine para uma partida em sua casa. Como era costume, juntavam-se vrios portugueses para combater o Campeo dos Campees. Carlos Pires, Dr. Gabriel Ribeiro, por vezes o Dr. Mrio Machado, o Shirley, o Russel, eu prprio, outros que no recordo, formvamos uma equipa. Ora nessa noite o Dr. Pires descobriu, na sua garrafeira, uma garrafa de vodka, uma especialidade que interessou grandemente o Dr. Alekhine. Manhosamente, o Dr. Pires, cheio de amabilidade, p-la disposio do Dr. Alekhine que jogava numa sala parte, enquanto ns analisvamos noutra. E o Dr. Pires confidenciou: 'aquele vodka autntico, fortssimo e antes do vigsimo lance o Alekhine j v 4 reis em lugar de 2'. Jogmos. Alekhine respondia rpido e certo Bem espremamos as inteligncias; o cerco apertava-se; cada jogada de Alekhine era melhor e, a pelo lance trinta e tal, estvamos perdidos. Desistimos e, subitamente, o Dr. Pires lembrou-se do vodka. Perdido o jogo, correu a ver se salvava o que pudesse da especialidade russa. Oh, maldio! Alekhine bebera tudo! E creio que a bebida nacional o inspirara na partida. O Dr. Pires estava compungido. O 'veneno' no actuara. Alekhine agradeceu o bom acolhimento e 'Bon Soir, Messieurs', l se foi com um arzinho irnico e a mo na regio heptica".
33
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

ANEXO 2

EXCERTO DO PREFCIO AO LIVRO XEQUE-MATE NO ESTORIL A Morte de Alekhine do Dr. Dagoberto L. Markl

34
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

EXCERTO DO PREFCIO AO LIVRO XEQUE-MATE NO ESTORIL A Morte de Alekhine, (1 edio 2001), do DR. DAGOBERTO L. MARKL (Pai do jornalista Nuno Markl) Alekhine era entusiasta dos romances policiais. Se o Leitor igualmente tiver este bom gosto intelectual, o livro presente rene as condies para lhe proporcionar o papel de "detective". Trama que, tal como nos bons clssicos do gnero, se inicia com o aparecimento de um cadver, no de um qualquer annimo, mas do campeo mundial de xadrez. Morte natural, suicdio, crime? Hipteses que imediatamente se levantam, sendo a ltima a de menos credibilidade. O Dr. Dagoberto Markl sentiu-se atrado por esta figura de passos misteriosos e objecto de referncias lendrias, que por todo o mundo fez galas da sua arte sem rival, nos seus melhores tempos, o Dr. Alexandre Alekhine. Numa exaustiva busca, quis saber quem foi o homem (no o Mestre de Xadrez), principalmente nesse perodo turbulento de seis anos e meio, os ltimos da sua vida. () Rui Nascimento

35
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

O Autor, aos 84 anos (1998), aquando de uma entrevista revista O Bancrio do Sindicato dos Bancrios do Sul e Ilhas (SBSI)

36
Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Vous aimerez peut-être aussi