Vous êtes sur la page 1sur 2

Infeco por Gardnerella ou Vaginite inespecfica, vaginose bacteriana 1. O que : Infeco bastante comum de origem bacteriana.

Afeta, sobretudo as mulheres em idade reprodutiva e vida sexual ativa. A infeco tem origem no desequilbrio da flora vaginal normal, o que permite a proliferao da bactria Gardnerella vaginalis. As causas deste desequilbrio ainda so controversas: infeco no trato urinrio ou infestao da bactria na uretra do parceiro sexual. Caracteriza-se por corrimento genital de cor branco-acinzentada, de aspecto bolhoso e odor bastante desagradvel, mas em geral no h sinal de inflamao. 2. Incubao: varivel, oscilando de 7 a 20 dias, pois se trata de proliferao de bactria preexistente. 3. Como Transmitida: Por proliferao descontrolada da bactria no organismo da mulher, devida contaminao por organismos do recto, infeco urinria e alterao do pH vaginal. Em menor medida, o homem pode ter colonizao de Gardnerella na uretra e infectar a mulher. 4. Principais Sinais e Sintomas: Geralmente se apresentam nas mulheres; a maior partedos homens permanece assintomtica. H corrimento abundante ou no, com odor ftido semelhante a peixe , que piora apsa relao sexual e durante a menstruao . O aspecto do corrimento branco-acinzentado, de aspecto cremoso ou bolhoso. Podem ocorrer queimaduras ou ardncia. 5. Como Diagnosticar: Por exame da secreo vaginal (colorao Gram, Papanicolau) no qual os bacilos aderidos s clulas epiteliais so identificados. Por avaliao dascaractersticas clnicas do corrimento e pelo pH vaginal maior que 4,5. 6. Como Tratar: Procura-se abordar os sintomas e restabelecer o equilbrio da flora vaginal. So empregados cremes vaginais, antibiticos orais e duches vaginais antispticos. Geralmente os parceiros so tratados quando h recidiva da iinfeco. Medicamentoso : Metronidazol, Clindamicina. feito com medicamentos por via oral e vaginal (na mulher)

7. Possveis Complicaes: No homem possvel evoluir para balanite (inflamao do prepcio e glande). Nas mulheres as complicaes mais graves so: Infertilidade; Salpingite (inflamao plvica das tubas uterinas) Endometrite (Inflamao e/ou irritao do endomtrio) Aborto Parto pr-maturo RN de baixo peso. Durante a gestao pode ser causa de prematuridade ou RN de baixo peso Aumento do risco de infeco pelo HIV, caso haja contato com o vrus Aumenta das chances de contrair outras infeces como: gonorria, trichomonase, etc. Infeco do trato urinrio e neoplasia cervical.

8. Complicaes

do tratamento tardio ou no tratamento: na mulher: inflamao doe tero e trompas. Ruptura prematura de placenta em gestantes no homem inflamao da uretra (canal da urina) raramente forma secreao na uretra.

9. Como Prevenir:

Boa higiene e uso de preservativos o caminho preventivo correto. Evitar as duchas vaginais, exceto sob recomendao mdica; Limitar o nmero de parceiros sexuais; Realizar controles e exames ginecolgicos peridicos.

Fonte: http://www.opusgay.org/index.php/saude/tipos-de-dsts/406-infeccao-porgardnerella-ou-vaginite-inespecifica-vaginose-bacteriana.html

Vous aimerez peut-être aussi