Vous êtes sur la page 1sur 29

Cdigo de Conduta

Cdigo de Conduta da ABB

Por que temos um Cdigo de Conduta? Determinao Como ajudamos nossos clientes a terem sucesso Qualidade e desempenho Conabilidade e integridade Concorrncia honesta Pagamentos indevidos Presentes e programas de entretenimento Responsabilidade Como preservamos os ativos da empresa Uso de ativos da empresa Sistemas de informao, correio eletrnico e Internet Informaes condenciais Direitos de propriedade intelectual de terceiros Conito de interesses Informaes privilegiadas e negociaes com base em informaes privilegiadas Cumprimento de normas contra a lavagem de dinheiro Registros nanceiros Oportunidades Corporativas Responsabilidade Como selecionamos e atuamos com parceiros comerciais Fornecedores Representantes e consultores Subcontratados Joint ventures e Consrcios Agncias de crdito e nanciamento de exportaes Responsabilidade Como interagimos com governos Trabalhando com funcionrios pblicos Contribuies s iniciativas pblicas

4 6 7 7 7 8 9 10 11 11 12 12 13 14 15 15 15 16 16 16 17 17 17 18 18 19

2 Cdigo de Conduta

Respeito Como nos ajudamos mutuamente a alcanar sucesso Comunicao Respeito mtuo e privacidade Diversidade e oportunidades iguais Proteo contra assdio Sade e segurana Respeito Como cumprimos com nossas responsabilidades sociais mais abrangentes Conformidade Legal Promovendo a sustentabilidade Protegendo o meio ambiente Atuando ativamente na comunidade Reportando a no-conformidades Penalidades em caso de violao

20 21 22 22 22 23 24 24 25 25 25 26 27

Cdigo de Conduta 3

Por que temos um Cdigo de Conduta?

Qualquer que seja a mudana que possa estar ocorrendo no mundo que nos cerca, algo permanece inalterado: o compromisso da ABB em observar os mais elevados padres de tica e integridade em seus negcios. Por meio da tecnologia da ABB, contribumos de maneira signicativa para o desenvolvimento dos negcios e das comunidades no mundo. No entanto, a maneira como fazemos, e no o que fazemos, que denir a nossa reputao perante nossos parceiros e que nos auxiliar a perpetuar nosso sucesso. O ativo mais valioso da ABB a sua reputao. Como qualquer outro ativo, ele precisa ser desenvolvido e protegido. O Cdigo de Conduta essencial para a proteo e o desenvolvimento de nossa reputao. Ele se baseia nos princpios de Responsabilidade, Respeito e Determinao que cultivamos e rege o modo segundo o qual nos comportamos, no somente em termos gerais mas tambm diante de diversas situaes nas quais nossas aes poderiam ter impacto crucial sobre a imagem da ABB. A abrangncia do Cdigo vai alm do mero cumprimento de leis e regulamentos vigentes nos locais em que atuamos. Ele demonstra o compromisso de agirmos com tica e integridade em todas as circunstncias, respeitando, ao mesmo tempo, os direitos das pessoas como indivduos. Esse o comportamento que esperamos de todos os empregados da ABB, em todas as suas unidades e permanentemente. Nutrimos as mesmas expectativas em relao a todos os nossos parceiros de negcios. Os elevados padres que caracterizam nossos relacionamentos constituem a base de um sucesso duradouro. Desejamos que ABB seja reconhecida como lder mundial em tudo o que faz, e tambm desejamos que todos os nossos parceiros sintam orgulho de sua associao com a nossa empresa.

4 Cdigo de Conduta

Conclamo todos os empregados a ler o Cdigo integralmente e a desempenhar, cada qual, o seu papel no sentido de aplicar os elevados padres de tica prossional que todos os nossos parceiros esperam da ABB. Finalmente, havendo dvidas sobre como agir diante de uma situao especca, entrem em contato com seu gerente, departamento de RH ou diretor na rea de compliance para obter as informaes ou orientaes necessrias. Agradeo a cada um de vocs por sua adeso ao compromisso global da ABB de observar leis e regulamentos e de preservar a integridade em tudo o que fazemos.

Joe Hogan CEO ABB Ltd

Cdigo de Conduta 5

6 Cdigo de Conduta

Determinao Demonstramos determinao ao auxiliar nossos clientes a alcanar sucesso

O sucesso de nossos clientes fundamental para o sucesso da ABB. Os clientes da ABB buscam nela inovao, conabilidade e integridade. Nossos padres de comportamento no relacionamento com os clientes destinam-se a assegurar o respeito contnuo a esses valores e a evitar erros que prejudiquem nossa reputao. Mantemos o foco na qualidade Empenhamo-nos em auxiliar nossos clientes a obter vantagens sobre a concorrncia ao agregar-lhes valor por meio do desempenho e da qualidade de nossa tecnologia e de nossos servios na rea de energia e automao. Ganhamos a conana ao agir com honestidade A conabilidade se adquire por meio de transparncia e honestidade. Para alcanar sucesso em bases sustentveis, devemos fundamentar a conana em ns depositada por nossos clientes na integridade de nossas palavras e aes. No prometemos o que no podemos cumprir e empenhamo-nos para assegurar que os clientes, parceiros e colaboradores tenham todos os motivos para conar em nossa palavra. Nossa concorrncia honesta Acreditamos no sistema de livre concorrncia e livre iniciativa porque ele garante a recompensa ao nosso rduo trabalho e s nossas inovaes. Perderemos a conana de nossos clientes se a eles dispensarmos um tratamento desigual ou se nos unirmos aos concorrentes em prejuzo dos interesses desses clientes. Esses preceitos, fundamentais numa economia de livre mercado, so protegidos e fomentados pela lei da concorrncia. Consequentemente, nossas aes devem sempre observar a totalidade das leis de represso ao abuso do poder econmico e demais leis de defesa da concorrncia. Embora estas leis variem de pas para pas, os padres mnimos adotados pela ABB denem-se conforme segue:

Cdigo de Conduta 7

Concorremos de modo aberto e independente em todos os mercados. No esta belecemos acordos (formais ou de outro tipo) com concorrentes, no intuito de xar ou determinar preos ou alocar produtos, mercados, territrios ou clientes. No obtemos de concorrentes, nem compartilhamos com eles, informaes atuais ou futuras sobre preos, margens de lucro ou custos, licitaes, participao de mercado, prticas de distribuio, condies de venda e clientes ou fornecedores especcos. No fazemos acordo com clientes nem lhes exigimos a revenda de nossos produtos a preos especcos. No agimos de modo que injustamente favorea ou benecie um cliente em detrimento de outro cliente concorrente. Recomendamos ateno aos riscos de concentrao econmica que as reunies de entidades de classe e categorias prossionais nos apresentam. Exige-se dos empregados da ABB que: Compaream somente a reunies de entidades de classe e categorias prossionais legtimas, realizadas com nalidades comerciais, cientcas ou prossionais; Abordem quaisquer itens questionveis da pauta de uma reunio com seu respectivo supervisor ou com um integrante do departamento jurdico e/ou de compliance (Funo de Grupo - Legal Affairs & Compliance), antes de comparecer reunio; Saiam da reunio e imediatamente informem seu supervisor ou integrante do Departamento Jurdico e de Compliance, se, durante sua realizao, observarem qualquer atividade que lhes parea ilcita ou suspeita. Havendo dvidas em relao ao cumprimento das leis de livre concorrncia, entre imediatamente em contato com um integrante do Departamento Jurdico e de Compliance. Recusamo-nos a efetuar pagamentos indevidos A reputao da ABB em termos de honestidade e integridade no deve ser colocada em risco pelo oferecimento de pagamentos indevidos. No relacionamento com autoridades pblicas, partidos polticos e seus integrantes, ou empregados do setor privado, os empregados da ABB no devem oferecer, prometer ou ofertar nenhuma vantagem indevida, financeira ou de outra natureza, quer diretamente, quer por intermdio de terceiros, com o objetivo de obter ou reter negcios ou vantagens indevidas na administrao de seu negcio.

8 Cdigo de Conduta

Protegemos nossa credibilidade evitando presentes e favores A aceitao de presentes ou de programas de entretenimento ofertados por parceiros comerciais, ou o oferecimento desses favores a terceiros, prejudica nossa credibilidade. Este tipo de procedimento torna a ABB vulnervel a alegaes de que decises comerciais no so inuenciadas por fatores puramente meritrios. Assim, os empregados da ABB no devem oferecer, ofertar, procurar obter ou aceitar presentes, pagamentos, programas de entretenimento ou servios em seu relacionamento com parceiros comerciais existentes ou potenciais, favores estes sobre os quais se possa razoavelmente supor que venham a inuenciar operaes comerciais, se tais ofertas no se enquadrarem nos termos de uma cortesia comercial costumeira ou sejam proibidos pela legislao pertinente.

Cdigo de Conduta 9

10 Cdigo de Conduta

Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao preservarmos os ativos da empresa

Somos todos integrantes da equipe da ABB. Por isso, recomendamos que os empregados da ABB demonstrem respeito e apoio em relao s aspiraes de seus colegas, zelando pelo ambiente de trabalho, sistemas de informao, equipamentos e demais instalaes de que todos necessitam para realizar o melhor trabalho possvel. O auxlio mutuamente dispensado na conquista do sucesso tambm depende da maneira como lidamos com cargos de autoridade, com o acesso a informaes privilegiadas e com possveis conitos de interesses. Respeitamos os ativos da empresa A ABB empenha-se em proporcionar aos empregados as ferramentas de que eles necessitam equipamentos e informaes para realizar um trabalho eciente. Os ativos fsicos, os direitos de propriedade intelectual e as informaes da ABB devem ser objeto de cuidado diligente para que se evitem perdas, roubos ou danos. Os ativos representados por informaes abrangem organogramas, tecnologia e processamento, mtodos de fabricao, alm de dados de marketing, publicidade, estudos e planos de desenvolvimento de negcios. O uso de ativos da empresa visa atender a nalidades comerciais. O uso particular e limitado de tais ativos s permitido se no constituir conito com os interesses da ABB, o presente Cdigo de Conduta e as normas e procedimentos da ABB. Usamos os sistemas de informtica prossionalmente Os sistemas de informtica da ABB esto implantados para permitir o desenvolvimento de trabalho eciente e prossional. Estes sistemas, em geral, devem ser usados somente com nalidades comerciais, sem prejudicar os direitos ou interesses do Grupo ABB e em consonncia com as normas emitidas pelo Grupo ABB. preciso atentar para o fato de que qualquer comunicao veiculada por correio eletrnico pode ser considerada uma declarao feita pela ABB. Assim sendo, os empregados devem estar atentos para no divulgar informaes que sejam comercialmente importantes ou discrepantes, ou que possam envolver a ABB em situaes indesejveis de carter legal ou contratual.
Cdigo de Conduta 11

Todas as leis que tratam de direitos autorais, de prticas de difamao e discriminao e de outras formas de comunicao escrita tambm se aplicam comunicao por internet e por correio eletrnico. Nas dependncias da ABB no deve ser instalado nenhum software sem a devida autorizao ou sem a respectiva licena de uso. Os equipamentos de informtica da ABB no devem ser usados para atacar a integridade das redes ou dados contidos nos sistemas da ABB ou de terceiros. Aqui se incluem as atividades de criao e encaminhamento de correntes ou mensagens eletrnicas de carter comercial e no solicitadas (spam). A ABB entende que os dados produzidos e armazenados em seus sistemas de informao so de sua propriedade, reservando-se assim a ABB o direito de acessar todos os referidos dados, salvo restrio imposta por lei ou acordo. Cabe aos empregados da ABB a responsabilidade de manter seus arquivos eletrnicos de maneira ordenada. Protegemos as informaes condenciais As informaes representam um ativo. Compartilhamos algumas delas por meio de comunicados imprensa, dados sobre produtos, relatrios anuais e outros documentos abertos ao pblico. Qualquer outra informao que chegue aos empregados em razo do trabalho que realizam, independentemente de sua fonte, deve ser mantida em sigilo para impedir que terceiros copiem nosso trabalho ou invadam os sistemas de clientes. Entre as mencionadas informaes tambm podem estar inclusos os dados que fornecedores, clientes ou associados tenham conado ABB. Recomendamos identicar devidamente as informaes, mant-las em segurana e limitar seu acesso s pessoas que necessitam conhec-las a m de realizar o seu trabalho. Recomendamos, ainda, evitar fazer comentrios sobre as mencionadas informaes em reas pblicas, tais como aeroportos, transportes pblicos, restaurantes e bares, elevadores, sanitrios pblicos e reas de refeio. As informaes so de tal valor que, talvez, se torne conveniente solicitar a qualquer terceiro externo, ao qual seja concedido acesso a elas, a assinatura de um acordo de sigilo aprovado por um integrante do Departamento Jurdico e de Compliance. Respeitamos os direitos de propriedade intelectual de terceiros A ABB protege seus prprios segredos prossionais e respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros. A seus empregados vedado obter dados sigilosos de terceiros por meios imprprios ou divulg-los sem a devida autorizao.

12 Cdigo de Conduta

Evitamos e administramos os conitos de interesses Os conitos de interesses podem surgir quando interesses individuais ou familiares ou outros relacionamentos de delidade contrapem-se aos interesses da empresa. Podemos impedir que um conito de interesses se estabelea se tivermos conhecimento do desao com que nos deparamos e se tomarmos as providncias cabveis. Em geral, devemos evitar as situaes em que interesses pessoais, atividades externas, interesses nanceiros ou determinados relacionamentos estejam ou paream estar em conito com os interesses da ABB; da mesma forma, no devemos permitir que transaes comerciais em prol da empresa sejam inuenciadas por consideraes ou relacionamentos de carter pessoal. Os conitos de interesses mais frequentes ocorrem em situaes nas quais um empregado, em cargo que lhe permita celebrar contratos comerciais e contratar pessoal administrativo, tem acesso a informaes que possam ser de valia no mercado de capitais ou recebe oferta de emprego de um concorrente. A seguir, apresentamos alguns exemplos de conito de interesses: Emprego externo: ocupao externa semelhante quela que o empregado tem na ABB, que possa constituir conito com o desempenho de suas funes na ABB, ou trabalho realizado para um concorrente, fornecedor ou cliente atual ou potencial da ABB. Parentes e relacionamentos pessoais ntimos: celebrao de contrato com negcio pertencente ou administrado por um parente ou por companheiro(a). Investimentos: aquisio de participao em bens ou empresas que a ABB possa ter interesse em adquirir. Atuao em outras empresas: atuao ou aceitao de cargo na qualidade de diretor, consultor ou conselheiro de qualquer negcio ou organizao no setor de tecnologia energtica ou de automao, ou cargo que implique envolvimento com a ABB (como scio, fornecedor ou cliente). Direitos de participao signicativos: posse de determinadas quantias em outras empresas que negociam ou procuram negociar com a ABB, ou que so concorrentes da ABB. Os empregados que se julgarem em situao de conito devem informar seu gerente direto ou o representante de recursos humanos para que a empresa possa avaliar se o conito efetivamente existe. Esses empregados recebero comunicao a respeito das medidas a serem tomadas, de acordo com as normas emitidas pelo Grupo ABB.

Cdigo de Conduta 13

Protegemos as informaes privilegiadas Informaes privilegiadas so aquelas que no se encontram imediata e publicamente disponveis ao pblico e que um investidor consideraria importante para a deciso sobre a compra ou a venda de valores mobilirios de uma sociedade. Elas podem consistir em informaes que afetem os valores mobilirios da ABB ou de uma outra sociedade. Por terem considervel valor para os investidores, as informaes privilegiadas esto sujeitas a leis que se destinam a preservar a conana do pblico nos mercados de capitais e a integridade desses mercados em muitos pases. A ABB, como outras empresas, tambm tem acordos rmados com as bolsas de valores nas quais esto listadas as suas aes, em relao divulgao das informaes privilegiadas. A ABB adota rotinas e diretrizes rigorosas referentes divulgao de informaes privilegiadas, dentre as quais se incluem dados nanceiros, perspectivas e planos de negcios, e mudanas no quadro de pessoal com funes estratgicas na empresa. As leis e acordos envolvendo bolsas de valores probem qualquer pessoa com conhecimento de informaes privilegiadas de negociar valores imobilirios ou divulgar as referidas informaes. Se os empregados da ABB no tiverem certeza acerca da natureza privilegiada das informaes de que tm conhecimento, eles devero entrar em contato com o respectivo supervisor ou um representante da Funo de Grupo Legal Affairs & Compliance para esclarecer a situao. Negociar valores mobilirios (tais como aes ou ttulos/obrigaes), com base em informaes privilegiadas, atividade no s antitica como tambm ilcita. No se deve compartilhar informaes privilegiadas com os empregados da ABB, salvo quando eles tiverem necessidade de conhec-las e estejam cientes de suas obrigaes ao uso estritamente prossional de tais informaes. ilegal fornecer dicas ou compartilhar informaes privilegiadas com outras pessoas inclusive colegas de trabalho, parentes ou amigos que talvez venham a tomar uma deciso de investimento com base nas referidas informaes.

14 Cdigo de Conduta

Cumprimos as normas contra a lavagem de dinheiro O comprometimento da ABB com a imparcialidade, honestidade e transparncia estende-se plena observncia de todas as leis contra a lavagem de dinheiro, em todo o mundo. A lavagem de dinheiro, em geral, ocorre quando recursos advindos de fontes ilegtimas so transferidos para canais nanceiros legtimos com a nalidade de ocultlos ou conferir-lhes legitimidade. Os empregados da ABB devem proteger a integridade e a reputao da empresa, auxiliando-a para tanto a detectar possveis atividades de lavagem de dinheiro. Compete-lhes aprender a captar sinais de advertncia, como, por exemplo, clientes que relutam em fornecer informaes completas a seu respeito ou desejam efetuar seus pagamentos em dinheiro. Mantemos registros nanceiros precisos e integrais Investidores, credores e demais partes tm legtimo interesse na manuteno da contabilidade da ABB. A integridade das contas da empresa depende de lanamentos efetuados de modo el, completo e oportuno. Portanto, todas as operaes da ABB precisam ser registradas integral e corretamente, de acordo com os princpios contbeis da ABB e demais exigncias correlatas. Documentos ou relatrios inadequados ou fraudulentos so ilegais. Atuamos com integridade ao lidar com as oportunidades que as circunstncias dentro da empresa oferecem Respeitamos os ativos da empresa e no procuramos obter oportunidades ou ganhos pessoais por meio da utilizao de bens, informaes ou cargos da ABB.

Cdigo de Conduta 15

Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao selecionar cuidadosamente nossos parceiros de negcio

A maneira como a ABB realiza negociaes crucial para a sua imagem e seu sucesso; seus parceiros de negcio devem ser considerados como aliados. Neste segmento, abordamos as diretrizes para uma conduta apropriada com fornecedores, representantes e consultores, entre outros. Os padres adotados no estabelecimento de uma joint venture ou consrcio tambm devem ser compatveis com os padres da ABB. Somos imparciais em nossas relaes com fornecedores A ABB espera enfrentar uma concorrncia honesta nos mercados em que atua, e aplica este mesmo padro em seus negcios com fornecedores. Ao selecionar fornecedores e/ ou com eles entabular negociaes, os empregados no devem favorecer ou demonstrar preferncia por indivduo ou negcio especco, tomando como base qualquer fator que no os melhores interesses da ABB. Os empregados da ABB no devem permitir que interesses pessoais ou familiares inuenciem as negociaes comerciais empreendidas em nome da empresa. De forma anloga, todas as compras de bens e servios para a ABB devem ser realizadas em estrita observncia s polticas da empresa. Colaboramos com representantes e consultores As comisses e os honorrios pagos a representantes e consultores devem ser compatveis com os servios prestados. Aos empregados vedado concordar ou pagar comisses ou honorrios que poderiam ser considerados como pagamentos indevidos. Acordos com consultores, corretores, patrocinadores, representantes ou outros intermedirios no sero usados como canal de pagamentos a quaisquer pessoas, inclusive funcionrios pblicos ou empregados de clientes.

16 Cdigo de Conduta

Criamos laos com subcontratados que agem como ns Ns conamos em subcontratados para nos auxiliar a realizar alguns projetos, e reconhecemos sua contribuio em prol de nosso relacionamento com os clientes e em prol da imagem da ABB. Com o objetivo de proteger e promover a reputao da ABB, selecionamos subcontratados cuja conduta seja compatvel com o presente Cdigo de Conduta. Ao formar joint ventures e consrcios, unimo-nos a parceiros que compartilham de nossos valores O vigor e o sucesso da ABB tambm dependem da formao de relacionamentos duradouros com parceiros que compartilham de nosso comprometimento com os princpios de tica comercial. Os padres adotados para o estabelecimento de joint ventures e consrcios devem ser compatveis com os padres da ABB. Estendemos nossos padres de transparncia a nanciadores e agncias de crdito de exportaes A ABB divulga todos os fatos que sejam fundamentais e relevantes na obteno de nanciamento junto a agncias de crdito e outras agncias nanceiras governamentais. Tambm poltica da empresa divulgar todos os fatos relevantes que seriam necessrios em eventual anlise por potenciais credores. Os certicados emitidos pela ABB, na qualidade de fornecedora ou exportadora com respaldo de agncia de crdito s exportaes, devem ser assinados de acordo com as normas e padres de compliance da ABB.

Cdigo de Conduta 17

Responsabilidade Demonstramos responsabilidade ao observar os mais elevados padres ticos em nossa interao com o governo

A ABB interage com diferentes grupos de partes interessadas, o que inclui clientes, fornecedores, meios de comunicao, organizaes no-governamentais e autoridades locais. A interao com governos ao redor do mundo de especial relevncia. Nesta seo, apresentamos as diretrizes a serem adotadas no s na atuao perante as autoridades pblicas, mas tambm quando (e se) as contribuies de cunho poltico so admissveis. Cooperamos integralmente com as autoridades A ABB atua em mais de 100 pases e d valor s relaes que mantm com autoridades governamentais. As administraes governamentais nacionais e locais em todo o mundo adotam leis especcas e variadas que regem as atividades de compras pblicas e que visam proteger o interesse pblico como um todo. Em geral, elas probem o oferecimento de favores a funcionrios pblicos e, com frequncia, incluem restries quanto contratao de indivduos que ocupam ou tenham ocupado recentemente cargos pblicos. Quaisquer condutas que possam ser vistas como tentativas de inuenciar indevidamente a imparcialidade em um processo decisrio so proibidas. Os empregados da ABB devem agir com lisura e correo nas interaes com funcionrios pblicos, bem como observar os mais elevados padres de conduta nas negociaes com representantes governamentais. Nas negociaes na esfera governamental, os empregados so responsveis por conhecer e cumprir as leis e regulamentos pertinentes e no devem entrar em contato com autoridades governamentais em nome da empresa, salvo quando esta for especicamente sua funo.

18 Cdigo de Conduta

Permitimos aos empregados oferecer sua contribuio a iniciativas pblicas em seu tempo livre Os empregados da ABB tm liberdade para oferecer sua contribuio (sem ressarcimento por parte da empresa) a um candidato ou partido poltico utilizando, para tanto, seu prprio tempo, dinheiro ou outros recursos. Os recursos nanceiros, bens ou servios da ABB no devem ser utilizados para apoiar qualquer candidato a cargo pblico, partido poltico, funcionrio pblico ou comit, em nenhuma parte do mundo. Eventuais excees a esta regra esto sujeitas prvia autorizao por parte do Departamento Jurdico e de Compliance.

Cdigo de Conduta 19

20 Cdigo de Conduta

Respeito O respeito mtuo transparece quando nos auxiliamos reciprocamente a alcanar sucesso

As pessoas que trabalham na ABB provm de muitos pases diferentes, com formao e cultura tambm distintas. Somente podemos apreciar a contribuio que cada indivduo traz empresa se observarmos os padres normais de cortesia e respeito em nossa interao. A ABB julgada por terceiros de acordo com o tratamento a eles dispensado em suas relaes comerciais com a empresa. Comunicao franca e frequente, diversidade, igualdade de oportunidades e zelo da sade e segurana dos empregados so fatores essenciais promoo de um ambiente de trabalho no qual todos se sintam bem acolhidos e descontrados. Promovemos a comunicao franca e frequente A comunicao frequente entre os gerentes e suas equipes fundamental para o xito do negcio. Esta comunicao, que normalmente se processa na forma de reunies ou transmisso de instrues, deve abranger assuntos tais como estratgias comerciais, objetivos a longo prazo e prioridades a curto prazo. Complementada pelo respaldo oferecido pelo Grupo ABB por meio de cartas informativas, pginas na intranet/Internet, treinamento, apresentaes etc., a comunicao entre empregados e seus superiores deve procurar esclarecer a maneira pela qual eles contribuem para a consecuo dos objetivos comerciais da ABB. Os empregados tm o direito de conhecer a avaliao que seus superiores fazem a respeito de seu desempenho, o qual, segundo as expectativas, deve demonstrar progresso e, quando cabvel, incluir planos propostos para um desenvolvimento contnuo.

Cdigo de Conduta 21

Valorizamos o respeito mtuo e a privacidade A privacidade inerente a dados de carter pessoal quer de empregados, quer de clientes, subcontratados ou fornecedores deve ser objeto de perene respeito. Os empregados da ABB s devem coletar, usar, armazenar, utilizar e divulgar dados de carter pessoal de acordo com as polticas de privacidade da ABB e respectivas leis aplicveis. No entanto, no se faculta aos empregados reclamar privilgios de privacidade alm daqueles previstos nas leis locais em relao s comunicaes que se utilizem dos equipamentos ou recursos da ABB. Sujeita s leis locais, a ABB est autorizada a supervisionar o uso do correio eletrnico e da Internet. Todas as comunicaes por correio eletrnico e por Internet, recebidas e expedidas dentro das dependncias da ABB, so tratadas como informaes pertinentes ao negcio da empresa e, assim sendo, cam sujeitas ao acesso, recuperao, controle e divulgao por parte da ABB. Celebramos a diversidade Para a ABB, a diversidade um ativo. Dezenas de negcios diferentes em diversos pases do mundo congregaram-se, no decorrer dos anos, sob a gide da ABB, e a cultura desta ltima estendeu sua boa acolhida a todos os representantes desses negcios, independentemente de seu gnero, nacionalidade, idade, capacidade fsica ou qualquer outro aspecto de sua diversidade. Em suas atividades prossionais com colegas de trabalho, clientes, partes interessadas e parceiros comerciais, os empregados da ABB devem demonstrar respeito por todas as pessoas, sem considerar diferenas ou semelhanas. A ABB contrata e promove pessoas com base nas respectivas aptides; portanto, os empregados no devem contratar, remunerar, treinar, promover, demitir ou aposentar pessoas, ou mesmo incentivar a discriminao de prossionais, com base no sexo, idade, etnia ou nacionalidade, casta, religio, incapacidade fsica, orientao sexual, caracterstica fsica, liao sindical ou partidarismo poltico. Esforamo-nos para criar um ambiente isento de assdios Os empregados no se sentiro bem acolhidos e descontrados na ABB se eles prprios, seus colegas de trabalho ou quaisquer outras pessoas que mantenham relaes comerciais com a ABB forem vtimas de assdio. No haver tolerncia para o assdio, qualquer que seja a forma como ele se manifeste: em contato pessoal, por escrito, por meio eletrnico ou verbalmente.

22 Cdigo de Conduta

O assdio pode assumir muitas formas. As pessoas podem se sentir assediadas em razo de calnia, intimidao, palavras ou atos agressivos, piadas depreciativas, gestos imprprios ou conduta fsica ou verbal indesejvel. O assdio tambm pode se manifestar por meio da comunicao ou exibio de material ofensivo relacionado a qualquer dos aspectos de diversidade acima mencionados, tais como sexo, religio, raa, nacionalidade, orientao sexual ou decincia fsica. Estabelecemos os mais elevados padres de sade e segurana nosso dever, perante colegas de trabalho, respectivas famlias e comunidades, zelar por sua sade e segurana no trabalho. Os estritos procedimentos da ABB em termos de sade e segurana, assim como em relao ao atendimento de exigncias de divulgao de informaes nesse sentido, destinam-se a proteger as vidas e a condio de sade de seus empregados. As regras fundamentais que a ABB estabelece para seus empregados so: trabalhar com segurana e cuidar de sua prpria proteo e da proteo de colegas de trabalho, da comunidade e do meio ambiente. As polticas, procedimentos e programas da ABB tm aplicao em mbito mundial e visam promover condies de trabalho seguras e saudveis, proteger o meio ambiente, e respaldar o comprometimento do Grupo em relao observncia das leis e regulamentos aplicveis. Os empregados devem conhecer e observar as leis e os procedimentos adotados pela empresa se a eles forem atribudas responsabilidades em reas sujeitas a normas e regulamentos relativos segurana e/ou ao meio ambiente. Tambm obrigao imperativa relatar imediatamente situaes perigosas e outras condies inaceitveis relativas sade, segurana e meio ambiente, visando com isto reduzir a incidncia de acidentes de trabalho e implementar medidas corretivas.

Cdigo de Conduta 23

Respeito Demonstramos respeito ao reconhecer nossas responsabilidades sociais mais abrangentes

Ns, da ABB, temos orgulho de nos sentir em casa nas comunidades em que atuamos. A observncia dos preceitos vigentes num estado de direito fundamental para a obteno de nossos alvars e licenas de funcionamento. Nesta seo do Cdigo, analisamos as expectativas da ABB com referncia aos empregados que atuam em reas que abrangem desde o cumprimento de leis at a proteo do meio ambiente. Promover o enfoque da sustentabilidade para o negcio, tanto no modo como desenvolvemos nossas operaes quanto na tecnologia que oferecemos, elemento-chave para manifestarmos boa cidadania societria e para nos sentirmos vontade num ambiente global. Respeitamos as leis A preservao da integridade da ABB exige o absoluto cumprimento das leis por parte da prpria empresa e de todos os seus empregados. Espera-se que os empregados da ABB estejam familiarizados com as referidas leis na medida em que elas se aplicarem a seu trabalho e que a administrao da empresa fornea as devidas instrues e orientaes que se zerem necessrias. Por exemplo, a ABB est profundamente comprometida com princpios de nodiscriminao e de imparcialidade, com a proteo do meio ambiente e com a preservao da sade e segurana dos empregados. Portanto, a ABB espera que seus empregados cumpram todas as leis relativas proteo da sade, segurana e meio ambiente a m de que ela possa obter todos os alvars e licenas exigveis, administrando assim suas unidades em estrita conformidade com as referidas leis. Devido complexa estrutura reguladora dentro da qual a ABB desenvolve seu negcio, possvel que surjam questes relativas ao cumprimento de leis por parte da empresa. Ocasionalmente, podero ocorrer controvrsias e processos litigiosos acerca da efetiva regularidade da ABB ante tal cumprimento, porm a ABB sempre acatar as decises denitivas pronunciadas em juzo a esse respeito.

24 Cdigo de Conduta

Tambm podero ocorrer questes relativas ao cumprimento das exigncias impostas por rgos governamentais. Nestes casos, importante informar a ABB o mais cedo possvel a respeito destas questes. Havendo indcios da possvel existncia de qualquer das questes acima aludidas, responsabilidade dos empregados informar a administrao da empresa sobre o fato. Promovemos o desenvolvimento sustentvel Todos os empregados da ABB contribuem para a consecuo das metas de sustentabilidade da ABB ao respaldar o progresso econmico, a proteo do meio ambiente e o desenvolvimento social. Um dos aspectos envolvidos nestas reas est representado por iniciativas que aprimoram a qualidade de vida nas comunidades e nos pases em que a ABB atua. Sustentabilidade, na ABB, signica que a empresa dispensa a todas as partes envolvidas um tratamento socialmente responsvel. Os empregados podem cooperar nesse esforo, promovendo um franco dilogo com essas partes interessadas sobre as contribuies econmicas, sociais e ambientais bem como sobre o desempenho da ABB. Para esta nalidade, os empregados devem se familiarizar com a poltica de sustentabilidade da ABB e suas exigncias econmicas, ambientais e sociais. Apoiamos a responsabilidade ambiental Cabe a todos os empregados da ABB a responsabilidade de acatar o teor e o sentido das leis e regulamentos ambientais, bem como respeitar o meio ambiente onde quer que eles atuem. Somos membros ativos de nossas comunidades Da mesma forma que a ABB, como empresa, se empenha no exerccio da cidadania, envolvendo-se com a comunidade de modo mais abrangente por meio de projetos, doaes benecentes e apoio prtico a iniciativas louvveis, ela tambm incentiva seus empregados a se dedicarem, cada qual individualmente, a atividades de cunho social.

Cdigo de Conduta 25

Divulgao de violaes s normas

A ABB um grupo descentralizado e, como tal, espera-se que as empresas que integram o grupo tomem decises independentes sobre vrios assuntos relativos ao negcio como um todo. Contudo, os padres abordados no presente Cdigo de Conduta representam a essncia da cultura e dos compromissos assumidos pelo grupo ABB. O cumprimento uniforme e global de leis e regulamentos fundamental, cabendo a cada empregado a responsabilidade pela defesa dos princpios aqui delineados. Todos os empregados devem, obrigatoriamente, relatar no s qualquer violao real ou suspeita de violao de leis, do presente Cdigo de Conduta ou das polticas da empresa, como tambm qualquer solicitao que recebam no sentido de empreender ato que poderia implicar uma violao. Os relatos podem ser apresentados ao supervisor imediato desse empregado, a um representante do Departamento Jurdico e de Compliance, ao diretor local ou regional para assuntos de compliance, ou, ainda, por meio da linha direta (Hot Line) de tica nos Negcios. Os empregados podero relatar possveis violaes anonimamente, usando a ABB Business Ethics hotline ou enviando um e-mail ao diretor geral para assuntos de compliance no endereo ethics.contact@ch.abb.com, usando, para tanto, uma conta externa de correio eletrnico que no divulgue nome (como, por exemplo, os servios gratuitos disponibilizados por Yahoo, Gmail, Hotmail etc.). No entanto, os empregados devem estar cientes de que, no caso de relatos annimos, a investigao poder se tornar mais difcil. O sigilo ser mantido ao mximo possvel. Represlias contra qualquer empregado que, de boa-f, relatar empresa fato associado a uma conduta ilegal ou antitica no sero toleradas e estaro sujeitas a ao disciplinar. O mesmo se aplica a eventual abuso intencional destes procedimentos de divulgao.

26 Cdigo de Conduta

Os empregados que tenham dvidas a respeito de uma situao especfica devero solicitar o auxlio de qualquer dos contatos acima indicados. vital manifestar-se e abordar abertamente os problemas para que possam ser resolvidos rapidamente, antes que ocorram graves danos. Tambm constituir violao do presente Cdigo de Conduta a omisso em relatar uma violao real ou uma suspeita de violao de que se tenha conhecimento, ou recusar-se a cooperar na investigao de uma suspeita de violao. Penalidades em caso de violao Cada empregado responsvel por zelar para que sua conduta e a conduta de qualquer pessoa que a ele se reporte traduzam integralmente as leis aplicveis, o presente Cdigo de Conduta e os procedimentos da empresa. A obrigao de cumprimento, tanto por parte de um indivduo quanto por parte de seus subordinados, ser um fator a ser considerado nas avaliaes peridicas de desempenho. A ABB adota o princpio de tolerncia zero e aplicar medida disciplinar at mesmo e inclusive resciso do contrato de trabalho (demisso por justa causa) a empregados que violem leis, o presente Cdigo de Conduta, ou os procedimentos da empresa.

Cdigo de Conduta 27

ABB Ltda. Comunicao Corporativa Av. dos Autonomistas, 1496 06020-902 Osasco SP Brasil ABB Atende: 0800 0 14 9111 www.abb.com.br

Copyright 2009 ABB. All rights reserved

ABB CDIGO DE CONDUTA DECLARAO DE CONFIRMAO


Conrmo que recebi e li o Cdigo de Conduta da ABB e entendi as polticas e normas nele contidas. Eu reconheo que como funcionrio da ABB, suas subsidirias ou divises, minha obrigao: Nunca violar conscientemente as polticas e normas contidas no Cdigo de Conduta. Procurar aconselhamento sempre que tiver questes relativas interpretao ou aplicao das polticas e normas contidas no Cdigo de Conduta. Relatar prontamente qualquer questo de que tenha cincia ou acredite constituir uma violao do Cdigo de Conduta ou lei, e cumprir qualquer determinao emitida pela Empresa. Entendo que devo informar qualquer possvel violao do Cdigo de Conduta e levantar qualquer pergunta ou preocupao que eu possa ter com relao ao cumprimento do cdigo, por meio de discusso com minha gerncia ou com o representante legal ou de recursos humanos de minha empresa, ou pela linha direta de tica empresarial da ABB. Entendo ainda que se eu deixar de cumprir as polticas e normas contidas no Cdigo de Conduta, isso pode resultar em ao disciplinar, incluindo at mesmo a minha possvel demisso.

Assinatura: _________________________________ Data: ___/__ /___ Nome do Funcionrio:________________________________________


(Em letra de forma)

Empresa/Diviso Local:_______________________________________ Localizao: ________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi