Vous êtes sur la page 1sur 26

Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construo Naval CoTCN

PIG Tecnologia para tubulaes

Caio Sarti, Renan de Arajo, Smara Pinto

Rio de Janeiro 2011

PIG Tecnologia para tubulaes

Trabalho realizado pelos alunos Caio Sarti, Renan de Arajo e Smara Pinto, 3 perodo do curso de Construo Naval, apresentado como requisito parcial para a obteno da nota da primeira avaliao da disciplina de Introduo Industria Naval e Offshore lecionada pelo professor Bruno Sampaio.

Rio de Janeiro 2011

RESUMO O dispositivo PIG se demonstra uma das tecnologias mais eficazes na manuteno de tubulaes presentes no mercado atual. A sua importncia se eleva na medida em que novas tecnologias surgem. O procedimento com PIG largamente utilizado em meio industrial, com as mais diversas funes relacionadas ao tratamento interno de tubulaes.

LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Modelos de PIGs Figura 2 - Plataforma de lanamento e recebimento de PIGs Figura 3 - Profissional inserindo o PIG na plataforma de lanamento Figura 4 - PIG na sada da tubulao tratada Figura 5 - Mandrel PIGs Figura 6 - Foam PIGs Figura 7 - Solid Cast PIGs Figura 8 - Spheres PIGs Figura 9 - Fotografia e detalhe de um Smart PIG MFL Figura 10 - MFL PIG da empresa Aleska Figura 11 - PIG ORNL com sistema EMAT acoplado Figura 12 - Esquema de um sistema PIG SmartPlug Figura 13 - PIG de isolao - Plug Figura 14 - PIG instrumentado Figura 15 - PIG Inercial Figura 16 - PIG geomtrico para tubos de tamanho reduzido Figura 17 - PIG Gel sendo inserido em uma tubulao Figura 18 - Multi-Size PIG WCK3 Figura 19 - Ilustrao 3D de uma plataforma lanadora de PIG Figura 20 - Detalhe de uma ball vlvula Figura 21 - Plataforma lanadora Figura 22 - Ilustrao da PIG com sistema GPS Figura 23 - Fotografia PIG palito

SUMRIO 1. Introduo .............................................................................................................. 4 2. PIG ......................................................................................................................... 5 3. Tipos de PIG .......................................................................................................... 8 3.1. Utility PIG ...................................................................................................... 9 3.2. Smart PIG ....................................................................................................... 10 3.2.1. Specialty PIGs ......................................................................................... 12 3.2.2. PIG instrumentado ................................................................................... 13 3.2.3. PIG geomtrico ........................................................................................ 14 3.3. PIG Gel ........................................................................................................... 15 4. Tecnologia avanada: Multi-Size PIG e Dual PIG................................................ 16 5. Lanamento e recebimento do PIG ....................................................................... 17 6. Questo sobre meio ambiente ................................................................................ 18 7. PIGs na Indstria Offshore .................................................................................... 19 8. PIG palito Tecnologia Nacional ......................................................................... 20 9. Concluso .............................................................................................................. 21 Referncias ................................................................................................................ 22 Glossrio .................................................................................................................... 24

1. INTRODUO Tubulao um conduto destinado ao transporte de fluidos. Uma tubulao constituda de tubos de tamanhos padronizados colocados em srie. Em indstrias de processamento, indstrias qumicas, refinarias de petrleo, indstrias petroqumicas, boa parte das indstrias alimentcias e farmacuticas, o custo das tubulaes pode representar 70% do custo dos equipamentos ou 25% do custo total da instalao. Desse modo percebe-se que as tubulaes so importantes meios de distribuio de fluidos, exigindo assim uma ateno especial para a sua manuteno. Existem no mercado diferentes mtodos de limpeza e inspeo de dutos, dentre elas, a utilizao de um instrumento especial, o PIG, considerado, hoje, o procedimento mais seguro e mais utilizado. Diversas tecnologias rodeiam o procedimento com PIG, dessa maneira, encontra-se dificuldade na hora de categorizar essas tecnologias em classes, devido, principalmente, a falta de acervo tcnico disponibilizado abertamente. Procurou-se por meio desse documento abordar de forma rpida, porm eficiente, sobre o tema. PIG nada mais que um dispositivo que inserido no duto e que viaja livremente, dirigido pelo prprio fluxo (gua, gs ou seu prprio fludo). A complexidade desse dispositivo varia de acordo com a funo que ele ir exercer. Os PIGs de limpeza tendem a ser os mais simples, feitos geralmente de plstico ou espuma. Esse tipo de PIG deve ser utilizado apenas em tubulaes de dimetro constante. Existem, porm, tecnologias que permitem a limpeza de tubulaes de diferentes tamanhos, sendo adaptvel a diferena de circunferncia presente em algumas tubulaes, so os chamados Mult-Size PIG, ou Dual PIG (ver seo 4). Entretanto os PIGs so utilizados para outras funes alm de limpeza de tubulaes. Os PIGs tambm so utilizados no tratamento de tubulaes, no monitoramento, na inspeo de falhas e corroso, entre outras funes, algumas bastante complexas, como ser visto no decorrer desse trabalho, mas de uma maneira mais simplria, com o propsito de auxiliar no entendimento sobre o funcionamento dos PIGs. Em torno da utilizao dos PIGs rodam algumas questes ambientais como pode ser visto na seo 6. Particularidades de algumas tubulaes fazem com que aumente a necessidade de pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias. A soluo mais eficaz na produo de pesquisas tcnicas est na parceria entre empresas e centros de pesquisa avanada, como os laboratrios de universidades. Algumas tecnologias nacionais de sistemas PIG vm sendo desenvolvidas por meio desse tipo de parceria. Nas sees 7 e 8 aborda-se a criao de tecnologias nacionais e a aplicao na indstria offshore.

2. PIG PIG um dispositivo inserido em um oleoduto que viaja livremente atravs dele, impulsionado pelo fluxo do produto para fazer uma tarefa especfica dentro da tubulao. Estas funes se enquadram em uma srie de reas diferentes: Utility PIGs (Cleaning PIGs) que executam uma funo como limpeza do tubo; Inline Inspection PIGs (Smart PIGs) que so usados para fornecer informaes sobre a condio do gasoduto e da extenso e localizao de qualquer problema (como a corroso, por exemplo); e Special Duty PIGs, tais como plugs para o isolamento de tubulaes.

Figura 1 Modelos de PIGs

Atualmente existe uma grande variedade de PIGs, alguns dos quais esto ilustrados na Figura l. Eles normalmente executam as seguintes funes: - Separao de produtos; - Limpeza os depsitos e os restos; - Medio o dimetro interno; - Localizao de obstrues; - Calibrao de meter loop; - Remoo de lquidos; - Remoo de gs; - Medies da geometria da tubulao; - Inspeo interna; - Revestimento de dimetro interno; - Inibio de corroso; - Melhoraria da eficincia do fluxo.

O tipo de PIG a ser usado e sua configurao ideal para uma determinada tarefa em uma tubulao devem ser determinados com base em vrios critrios, que incluem: O objetivo - Tipo, localizao e volume da substncia a ser removida ou deslocada em aplicaes de raspagem convencional; - Tipo de informao a ser recolhida a partir de uma corrida de Smart PIG, - Objetivos e metas para a execuo do Pigging1; O contedo da tubulao - Contedo da linha; - Conduo da presso disponvel versus presso necessria; - Velocidade do PIG; Caractersticas do gasoduto - Os tamanhos mnimos e mximos da tubulao interna; - Distncia mxima que os PIGs devem viajar; - Raio mnimo de curvatura, dobras e ngulos; - Os recursos adicionais tais como tipos de vlvulas, conexes de ramo e do perfil altimtrico2. O PIG necessita apenas de um acesso no incio e uma plataforma no final do trecho a ser limpo. Todos os sistemas convencionais PIG requerem estaes para lanamento e recebimento, e geralmente requer fluidos de propulso independente, por exemplo, na indstria de alimentos, os PIGs so normalmente movidos atravs de tubulaes de ar comprimido.

Figura 2 Plataforma de lanamento e recebimento de PIGs

Durante o seu percurso, remove as incrustaes, depsitos orgnicos, ou qualquer material aderido.

Figura 3 Profissional inserindo o PIG na plataforma de lanamento

Figura 4 PIG na sada da tubulao tratada

O PIG pode ser feito de diferentes materiais (espuma, ao, poliuretano, plstico), mas geralmente feito de silcio foodgrade, que resistente e flexvel, e um material seguro para estar em contacto com gua potvel. Sistemas PIGs bem projetados, utilizados em ambientes adequados, podem levar a importantes benefcios ambientais e financeiros. Por exemplo, o produto recuperado do tubo pode ser vendido como material de primeira qualidade. Como o produto no desperdiado, h menos efluentes a tratar, menor consumo de gua durante as operaes de limpeza, necessidades reduzidas de limpeza qumica, reduo de prazos e maior rentabilidade. O nome PIG vem do barulho caracterstico que esse equipamento gera quando atrita com a parede do tubo, que se assemelha com o grunhido de um porco. Da o nome "PIG", que agora usado para descrever qualquer dispositivo feito para passar atravs de um gasoduto conduzido pelo fluido.

3. TIPOS DE PIGS Dutos representam um investimento considervel em nome dos operadores e pode revelar-se, em muitas das vezes, estratgico para pases e governos. Eles so geralmente aceitos como sendo o mtodo mais eficiente de transporte de fluidos atravs de distncias. A fim de proteger esses investimentos importantes, as medidas necessrias para a conservao desses tubos devem ser feitas, e o PIG uma ferramenta de manuteno muito til. Durante a construo da linha de tubulao, os Cleaning PIGs podem ser usados para remover os resduos que se acumulam. O teste das linhas de tubulao envolve testes e PIGs so usados para preencher a linha com a gua e, posteriormente, para desaguar a linha aps o teste bem sucedido. Durante a operao, os PIGs podem ser usados para remover o lquido engarrafado em uma tubulao, limpar sujeiras da parede da tubulao ou aplicar inibidores de corroso, por exemplo. Eles podem trabalhar em conjunto com produtos qumicos para limpar a tubulao. Smart PIGs so utilizados, por exemplo, para avaliar a espessura das paredes remanescentes e extenso da corroso na linha de tubulaes, proporcionando informaes oportunas para o operador quanto segurana e operacionalidade da linha. Plugs PIGs podem ser usados para isolar a tubulao durante um reparo.

3.1.UTILITY PIG Utility pipeline PIGs podem ser divididos em dois grupos com base em sua finalidade fundamental: Cleaning PIGs: que so utilizados para remover depsitos slidos, semi-slidos ou detritos da tubulao. Sealing PIGs: que so usados para proporcionar uma boa vedao, a fim varrer lquidos da tubulao, ou fornecer uma interface entre dois produtos diferentes dentro da tubulao. Dentro desses dois grupos, uma subdiviso pode ser feita. A diferenciao entre os diversos tipos ou formas de PIGs: Mandrel PIGs: que tem um tubo como rgo central, ou mandril, e vrios componentes que podem ser montados sobre o mandril para configurar o PIG para um propsito especfico;
Figura 5 Mandrel PIGs

Foam PIGs: que so moldados de espuma de poliuretano, com vrias configuraes de tiras de poliuretano slido e/ou materiais abrasivos permanentemente ligados a eles;
Figura 6 Foam PIGs

Solid Cast PIGs: que so moldados em uma s pea, geralmente de poliuretano, e;


Figura 7 Solid Cast PIGs

Spherical PIGs or Spheres: que so de uma composio slida ou inflados com glicol e/ou gua.
Figura 8 Spheres PIGs

PIGs convencionais s podem ser usados em tubos de dimetro constante, pois eles no podem lidar com curvas muito acentuadas, vlvulas e instrumentao salientes.

3.2.SMART PIG Smart PIGs so dispositivos de fiscalizao que registram informaes sobre as condies internas de um gasoduto. Smart PIGs podem avaliar vrias coisas diferentes do interior do gasoduto, incluindo restries e deformaes do tubo, assim como a perda de metal, informaes sobre o estado do tubo e/ou seu contedo. Com poucas excees, o In Line Inspection Tool (Smart PIG) em si apenas um instrumento que rene os dados, que ento analisado pelos engenheiros e tcnicos para determinar e informar sobre a condio da tubulao. Embora os dois requisitos mais analisados sejam a geometria e o dimetro, a gama de informaes que podem ser obtidas por esta ferramenta muito maior, e abrange muito mais que inspeo e resoluo de problemas. Essas outras utilidades incluem: - Medies da geometria e dimetro, como j falado; - Curvatura da tubulao; - Perfil da tubulao; - O registro da temperatura e presso; - Perda de metal perda e deteco de corroso; - Inspeo fotogrfica; - Deteco de trincas; - Mensurao da deposio de resduos; - Deteco de fugas; - Amostragem do produto, e; - Mapeamento. Existem dois tipos bsicos de sistemas de inspeo Smart PIGs: eletromagnticos e ultra-snica. Tcnicas eletromagnticas incluem fuga de fluxo magntico (MFL), correntes, campos remotos, entre outros. Tcnicas de ultra-som incluem o uso de vrios tipos e direes de ondas ultra-snicas para procurar defeitos especficos. Diferentes configuraes e tipos de ondas foram desenvolvidos para superar vrias dificuldades de execuo.

Pacote de unidade

Loop de fluxo

Pacote gravador

Sensor

Figura 9 Fotografia e detalhe de um Smart PIG MFL

Eletromagntico Magnetic flux leakage MFL (Fuga do Fluxo Magntico) MFL um mtodo de inferir por um fluxo magntico forte que induzido na parede do oleoduto. Sensores, em seguida pegam qualquer fuga deste fluxo e a extenso deste vazamento indica uma falha na parede do tubo. Por exemplo, a perda de material interno na tubulao pode causar fugas do fluxo, que sero captados por sensores. Bibliotecas de defeitos so construdas para distinguir um defeito de outro.

Figura 10 MFL PIG da empresa Aleska

Corrente de Eddy, campos remotos, velocidade de induo, etc. Eddy current inspection consiste na medio da indutncia3 de uma bobina. Se a bobina est prxima da amostra a ser inspecionando sua indutividade depende, assim, do parmetro acima mencionado. Qualquer degradao do material nas proximidades da bobina seria detectada como uma mudana na condutividade ou permeabilidade.

Ultra snicos Linha reta ou raio de compresso; Feixe de ngulo; Electromagnetic Acoustic Transducer - EMAT (Transdutor Acstico Eletromagntico); O EMAT uma tcnica de ultra-som utilizada para deteco de descontinuidades e medio de espessura em tubos de caldeira, de materiais ferromagnticos ou no-ferromagnticos, desde que sejam condutores.

Figura 11 PIG ORNL com sistema EMAT acoplado

3.2.1. SPECIALTY PIGS Specialty PIG, ou Plug, so usados para isolar uma seo de uma tubulao, com presso, enquanto alguns trabalhos de reparo so realizados. Os Plugs podem suportar presses de at 200 bar normalmente. Resumindo, um Plug grampeia a tubulao e, em seguida, um sistema utilizado para a vedao. O Plug um sistema de controle remoto, que possui grande afinidade com ferramentas PIG para alta presso. Ele projetado para isolar uma seo do oleoduto, enquanto acontece uma operao. Isso permite reparo de dutos, sem reduzir a presso do encanamento ou sangramento de todo o sistema dutovirio. A principal vantagem de usar o sistema Plug como um mtodo de isolamento de presso a capacidade de minimizar o tempo de produo. O Plug tem a bordo um sistema de rastreamento e posicionamento preciso.

Representao grfica do sistema SmartPlug. A ferramenta controlada a partir do lado superior por computador porttil com uma antena de comunicao por sinais acsticos submarinos.
Antena ELF (Extremely Low Frequency) proporcionando comunicao com o sistema SmartPlug.

Figura 12 Esquema de um sistema PIG SmartPlug

Figura 13 PIG de isolao - Plug

3.2.2. PIG INSTRUMENTADO Os PIGs Instrumentados so as ferramentas mais eficazes para inspeo de dutos visando garantia de integridade. Eles percorrem os dutos internamente e medem suas propriedades fsicas, identificando defeitos geomtricos e de perda de massa, como amassamentos, corroso e trincas. Atualmente a inspeo interna de dutos atravs de PIGs Instrumentados permite a obteno de muitas informaes sobre as condies do duto. O grande desenvolvimento dessas ferramentas deve-se ao fato que um crescente nmero de dutos est chegando ao final de sua vida til de projeto, e desta forma devem ser rigorosamente inspecionados a fim de verificar possveis falhas e permitir uma deciso segura quanto a sua continuidade operacional. Na maioria dos casos, esses PIGs Instrumentados (magnticos ou ultra-snicos) so utilizados para verificar a existncia de trincas ou perda de material por corroso. So capazes de detectar e determinar as dimenses de pequenos defeitos como pites4, informando tambm a sua localizao. A inspeo por PIG Instrumentado fornece muitas informaes necessrias para a sua avaliao segura, podendo: - verificar a geometria, medindo ovalizaes5 ou amassamentos; - localizar restries ou vlvulas parcialmente abertas; - localizar curvas e determinar o seu raio de curvatura; - fornecer a configurao do duto; - detectar vazamentos; - obter imagens do interior do duto; - mapear traado do duto; - localizar trincas e medir a perda de material.

Figura 14 PIG instrumentado

3.2.3. PIG GEOMTRICO PIG Geomtrico um dispositivo computadorizado para a inspeo de dutos, que percorre as tubulaes realizando um levantamento da geometria de sua seo reta, detectando deformaes e defeitos. Essa ferramenta introduzida na tubulao, deslocada pela vazo do fluido conduzido e capaz de coletar dados referentes geometria do duto. PIG instrumentado composto por vrios sensores, distribudo pelo permetro do duto. Possui um sistema distribudos . computadorizado interno que permite o registro em alta velocidade dos ngulos dos sensores, a posio longitudinal no duto e a posio horria das anomalias detectadas. posio O PIG Geomtrico utilizado em dois momentos: 1) durante a construo do duto, especialmente nas ltimas etapas da montagem e condicionamento, para levantar as caractersticas geomtricas da linha, em especial a existncia de mossas e ovalizaes; tncia 2) na monitorao de dutos em operao, para identificar qualquer reduo de dimetro ou outro tipo de anomalia geomtrica que possa ter ocorrido durante a vida til da linha. Defeitos como mossas, ovalizaes e dobras so provocados por agentes mecnicos externos ou pela movimentao localizada do terreno. Um modelo de PIG geomtrico o PIG Inercial, Figura 15. O PIG Inercial um equipamento destinado medio geo referenciada da trajetria de dutos de leo e gs geo-referenciada utilizando sensores inerciais (girmetros e acelermetros) com o objetivo de fornecer ando coordenadas precisas de GPS dos pontos de soldas e defeitos no duto, facilitando os reparos e ajudando na deteco de deslocamentos da tubulao.

Figura 15 PIG Inercial

Figura 16 PIG geomtrico para tubos de tamanho reduzido

3.3. PIG GEL PIG Gel uma srie de lquidos altamente viscosos desenvolvidos para uso em operaes de tubulaes, durante ou aps o comissionamento. Posteriormente, os PIG Gel foram amplamente utilizados para a separao de lquidos em linhas gerais, que eram inadequados para, ou no equipado para lidar com PIGs mecnicos. A partir desta operao vem evoluindo a tcnica de tratamento de tubulaes em que um produto qumico ou solvente utilizado entre gis padres ou produtos qumicos gelificados. A maioria dos PIGs Gis base de gua, hidrocarbonetos, ou uma combinao qumica de fluidos de base. Diesel coagulado comumente utilizado como inibidor de corroso em linhas de gs. Existem quatro tipos principais de gel que so utilizados em aplicaes de tubulaes: - Batching, ou gel separador; - Debris pickup gel, ou gel de melhora de resduos; - Hydrocarbon gel, ou gel de hidrocarboneto; - Dehydrating gel, ou gel desidratado; Como um lquido, embora altamente viscoso, o gel pode ser bombeado atravs de qualquer tubulao. PIG Gel pode ser usado sozinho, ou em conjunto com vrios tipos de PIGs convencionais. Quando utilizado com os PIGs convencionais, o PIG Gel pode melhorar o desempenho global da operao. PIG Gel no se desgastam em servio como PIGs convencionais. Eles, no entanto, so suscetveis ao corte de diluio e de gs. Cuidados devem ser tomados. As principais aplicaes de PIG Gel para tubulaes so as seguintes: - Separao do produto; - Remoo de entulhos; - Linha de enchimento / hydrotesting; - Desidratao e secagem; - A remoo de condensados em tubulaes de gs; - Inibidor e biocida6; - Tratamento qumico especial; - Remoo de PIGs presos. PIGs Gis especialmente formulados tambm tm sido utilizados para selar as vlvulas durante o teste hidrosttico. Gis foram desenvolvidos com um tempo de gelificao e uma viscosidade controlados para fins de isolamento gasoduto temporria.

Figura 17 PIG Gel sendo inserido em uma tubulao

4. TECNOLOGIA AVANADA: MULTI-SIZE PIG E DUAL PIG Dual PIGs so capazes de atravessar dutos que foram construdos com mais de um dimetro nominal. Para reduzir os custos de transporte, no era incomum para projetar uma tubulao com dois dimetros, de modo que o tubo menor poderia ser transportado dentro de um maior. Isso resultava em uma economia inicial, mas os custos de manuteno so geralmente mais elevadas. Uma empresa em particular, SUNEngineering, tem feito um trabalho considervel no desenvolvimento de Dual PIGs, e que agora tem um tipo que capaz de rodar em tubulaes que tm trs e, em alguns casos, at mesmo quatro, dimetros. Poucos gasodutos novos so definidos com mais de um dimetro. No entanto, a crescente necessidade de campos marginais de conexo aos gasodutos de exportao existentes destaca a importncia do desenvolvimento de PIGs, que so capazes de desempenhar-se em mudanas extremas de dimetro. Se somente a remoo de lquidos for necessria, um PIG esfera ou espuma pode ser suficiente, mas isso no seria adequada para remoo eficaz de slidos. improvvel que um Smart PIGS possa ser projetado para ter capacidade de duplo dimetro extremo, portanto, o desafio ser o de elaborar um PIG convencional, que tanto pode limpar a linha de pequeno dimetro e/ou rebocar um Smart PIG. Claramente, isto exigir algum design radical e alguns ensaios extensos - os quais devem ser financiados. Mas as recompensas para os operadores de campos marginais sero enormes. Um encanamento inspecionvel de pequeno dimetro que pode ser amarrado em uma tubulao de exportao existente de grande dimetro ser certamente um grande passo em frente. Pesquisas para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia j vem sendo realizadas, principalmente no Brasil, como pode ser visto na prxima seo desse documento.

Figura 18 Multi-Size PIG WCK3

5. LANAMENTO E RECEBIMENTO DO PIG A finalidade de um lanador ou recebedor de PIG introduzir ou recuperar PIGs, esferas ou ferramentas de inspeo de um duto. Lanadores e recebedores so desenvolvidos para atender aos requisitos especficos de um duto. Os mesmos so projetados para uma ampla faixa de presses de operao, seguindo as normas internacionais como ASME, API ou outras aplicveis segundo especificaes particulares. Todos os lanadores e recebedores possuem tampas de abertura rpida, que asseguram um curto tempo de operao de abertura ou fechamento. Mesmo em grandes dimetros podem ser operados por uma s pessoa sem utilizao de ferramentas especiais. Existem tambm detectores de passagem, vlvulas, vlvulas de alivio, manmetros, by-pass, etc.

Figura 19 Ilustrao 3D de uma plataforma lanadora de PIG

Figura 20 Detalhe de uma ball vlvula

Figura 21 Plataforma lanadora

6. QUESTO SOBRE MEIO AMBIENTE O PIG tem um papel significativo a desempenhar na reduo do impacto ambiental das operaes industriais. Tradicionalmente, a nica maneira que um operador de um processo de lote pode garantir que um produto foi completamente retirado de uma tubulao era liberar na linha um agente de limpeza, como gua ou um solvente ou mesmo um pouco do produto a ser retirado. Este agente de limpeza, em seguida, teve que ser submetido a tratamento de efluentes ou recuperao de solventes. Se o produto foi usado para limpar a tubulao, o produto acabada rebaixado a contaminado. Em alguns casos, o produto final pode conter bifenilpoliclorado (PCB), que tem sido considerado um cancergeno. Todos esses problemas podem ser eliminados devido a interfaces precisas produzidas pelos sistemas modernos de PIG. Com advento de ferramentas mais modernas de inspeo possvel hoje localizao de defeitos em dutos enterrados, com um erro mnimo na localizao de possvel corroso, com apoio da tecnologia GPS e PIG Inercial. Como este equipamento pode reconhecer qualquer acessrio no duto so colocados a cada 2 km aproximadamente, magnetos ou AGM (Above Ground Marker), e posteriormente os geo-referenciando, para quando do processamento dos dados brutos do PIG, possam receber o ajustamento do traado do duto e das informaes colhidas pelo em campo, com base nos pontos geo-referenciados. De posse destas informaes ajustadas, lana-se o traado e os pontos a serem correlacionados/reparados, onde se visualiza os pontos a serem inspecionados, assim verificando os locais mais crticos quanto proximidade de rios, matas, cidades, estradas, ruas, nascentes, etc. A experincia adquirida ao longo da utilizao do PIG inercial e o Sistema de Informaes Geo-referenciadas mostraram grande ajuda na preservao do Meio Ambiente, pois possvel analisar os pontos de um possvel acidente de vazamento, com uma viso mais crtica em relao ao Meio Ambiente, localizando este ponto mais rapidamente com os dados obtidos do PIG Inercial e com utilizao de GPS, localizar o ponto, reduo do tamanho da vala escavada, pois elas so minimizadas ao mximo, devido preciso na localizao do possvel defeito, abrindo somente o necessrio para reparo, evitando assim que seja grande extenso de escavao para a localizao de um possvel defeito, como pode ser observado na figura 21.

Figura 22 Ilustrao da PIG com sistema GPS

7. PIGS NA INDSTRIA OFFSHORE A importncia da inspeo regular da malha dutoviria reconhecida por toda a indstria do petrleo como forma de proteger os ativos e prevenir acidentes que poderiam causar elevados custos econmicos e ambientais. Os PIGs instrumentados so ferramentas de inspeo lanadas no prprio duto de leo ou gs para encontrar possveis defeitos, falhas ou simplesmente fazer uma caracterizao da linha. Por utilizar o duto como meio de transporte da ferramenta, o impacto de uma operao de PIG no processo de produo mnimo e as informaes obtidas so extremamente valiosas para o operador. A equipe do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeo (CPTI/CETUC), da PUC, tem um histrico de doze anos de parceria com o CENPES/PETROBRAS desenvolvendo solues sob demanda de inspeo e ensaios no destrutivos (END) in situ, tais como PIGs instrumentados. O sucesso desta parceria comprovado pela produo acadmica de alta qualidade, pela transferncia de tecnologia para a indstria, alm da realizao de inspees nas principais unidades de negcios da PETROBRAS em dutos tidos anteriormente como no pigveis, isto , para os quais no havia nenhuma alternativa no mercado mundial. O CPTI/CETUC j desenvolveu PIGs magnticos (MFL), PIGs geomtricos, PIGs de perfilagem trmica, presso e vibrao, PIGs de Ultra-Som e PIGs de Infravermelho. Do ponto de vista da PETROBRAS os resultados se medem pelo retorno tecnolgico e financeiro tanto pelo pagamento de royalties como, e principalmente, pela formao de fornecedores de produtos e servios de alta tecnologia que reduziram os custos de produo e manuteno da empresa. O objetivo deste projeto avanar na pesquisa de novas tcnicas de inspeo aplicadas ao desenvolvimento de PIGs especiais. As particularidades da malha dutoviria instalada no Brasil, tais como dutos em guas profundas com paredes muito espessas, variaes de dimetro ao longo da linha, lanadores de PIG extremamente curtos, entre outras, mais do que justificam o investimento em PIGs com caractersticas especficas que no existem no mercado, PIGs especiais. Tambm um objetivo do projeto o fortalecimento da base tecnolgica do Centro, mesmo que a sua aplicao na construo ou operao de novos PIGs no seja imediata. A tecnologia necessria para projetar uma ferramenta complexa como um PIG de inspeo multi-disciplinar, envolvendo reas como fsica, engenharia mecnica, automao, controle, eletrnica e computao. Somente com o domnio do estado da arte da tecnologia em todas estas reas ser possvel atender a demanda de inspeo de dutos do Brasil, garantindo um ndice de total nacionalizao deste conhecimento.

8. PIG PALITO TECNOLOGIA NACIONAL Foi desenvolvido um PIG instrumentado que utiliza o mtodo "perfilagem de alta resoluo para deteco e quantificao da corroso interna de tubulaes", que uma patente PETROBRAS, recentemente registrada. Essa nova tecnologia de PIG possibilita a passagem em vrios obstculos, como curvas de pequeno raio, mudanas de dimetro e vlvulas submarinas com passagem parcial, que impedem o uso das ferramentas convencionais existentes no mercado. Nesta linha de pesquisa desenvolve-se ferramentas para inspeo de sete dutos de tamanhos variados utilizando tecnologia de medio de geometria de alta resoluo (PIG palito) e FlexPIG, softwares avanados de anlise de dados e apoio operacional para as inspees de campo. Todos os resultados so apresentados sob forma de relatrios. Os FlexPIGs so fabricados em corpo nico de poliuretano, e so extremamente efetivos para a remoo de lquidos em sistemas de gases midos e linhas de fluido. Sua configurao formada por cinco abas de selagem e um copo radial na parte inferior, conferindo ao PIG uma boa resistncia ao fluxo e a presso de lanamento/corrida, durante o percurso. Fornecido com ala metlica revestida em plstico para movimentao/retirada das linhas. Foi criado um sensor geomtrico de alta resoluo, o sensor tipo palito. Este sensor permite a inspeo de corroso interna no duto com uma qualidade que de outra forma s seria possvel utilizando tcnicas muito mais caras e complexas como o ultra-som. Por ser baseada em princpios simples, esta tecnologia bastante robusta, sendo menos sujeita a interferncias eltricas e dispensando a necessidade de um lquido acoplante. Durante a execuo deste projeto foram montadas ferramentas com caractersticas especiais, como multi-size e montagem em FlexPIG, que foram utilizadas em sete inspees de dutos da Petrobras/Transpetro. Foram desenvolvidas novas funcionalidades no software criado pela PUC-Rio para anlise de dados de PIGs que permitem verificar maior quantidade de dados e gerar relatrios com mais eficincia. Alm de construir as ferramentas, a equipe do CETUC/PUC-Rio deu apoio operacional nas inspees que sero realizadas, trabalhando em conjunto com os engenheiros do CENPES na preparao dos relatrios. O prottipo utilizado possui um projeto inovador, como ilustrado na Figura 22. Alm de uma eletrnica extremamente compacta, o sistema tem um projeto mecnico em que os sensores so montados em mdulos de borracha, interconectados entre si, formando uma longa haste flexvel. Tem-se com isto, um grande nmero de sensores e uma grande flexibilidade permitindo a passagem em curvas e tolerando variaes de dimetros.

Figura 23 Fotografia PIG palito

9. CONCLUSO Diante de todo material apresentado ao longo desse documento podemos concluir que o PIG um instrumento utilizado na manuteno de tubulaes, que pode ser empregada tanto na limpeza de dutos quanto na inspeo dos mesmos. Os PIGs podem ser mecanismos simples ou de alta complexidade, dependendo da funo que ir exercer. Porm, todos os tipos de PIG compartilham uma mesma caracterstica: a necessidade de estaes para lanamento e recebimento, que podem ser plataformas apropriadas ou simplesmente o final da linha, do caminho a ser percorrido pelo PIG. Entretanto, mesmo diante da vasta gama de produtos oferecidos, difcil a categorizao desse mecanismo. Desse modo escolhemos abordar apenas as tecnologias mais utilizadas atualmente. Dividimos os PIGs em trs categorias, de acordo com a funo realizada por aquele instrumento: Cleaning PIG - na limpeza e selagem; Smart PIG - na inspeo e manuteno; PLUG PIG - especializado na vedao de uma tubulao para o reparo. Alm dos PIGs mecnicos, conhecemos tambm os PIGs em gel, que so ferramentas altamente adaptveis a qualquer dimetro de tubulaes, sendo utilizado principalmente em tubulaes onde difcil, ou at impossvel, de tratar com PIGs convencionais. Compreendemos que a utilizao dos PIGs gira em torno de uma questo ambiental, principalmente por dispensar a utilizao de produtos qumicos na limpeza das tubulaes e por facilitar a descoberta de falhas nas tubulaes. Contudo, observamos tambm que pesquisas avanadas na busca de novas tecnologias PIG vm sendo realizadas no Brasil, por meio da parceria de empresas e centros universitrios, visando principalmente aplicao dessas tecnologias na indstria petrolfera brasileira.

REFERNCIAS
PPSA. Disponvel em: <http://www.ppsa-online.com> Acesso em: Abril 2011 TDW. Disponvel em: <www.tdwilliamson.com/> Acesso em: Abril 2011 Pipe Pigs. Disponvel em: <http://www.pipepigs.com/> Acesso em: Abril 2011 Pigging Systems. Disponvel em: <http://www.piggingsystems.com/pigs.html> Acesso em: Abril 2011 PipeWay. Disponvel em: <http://www.pipeway.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?op=pt&infoid=240&sid=35> Acesso em: Abril 2011 Wikipdia. Disponvel em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Pigging> Acesso em: Abril 2011 CPTI PUC. Disponvel em: <http://www.cpti.cetuc.puc-rio.br/projetos/p/17/> Acesso em: Abril 2011 Process Pigging. Disponvel em: <http://www.processpigging.com/> Acesso em: Abril 2011 GLOBAL Pipeline. Disponvel em: <http://www.globalpipelineengineering.com/> Acesso em: Abril 2011 ENG Metal Mecnica. Disponvel em: <http://engmetalmecanica.blogspot.com/2008/09/inspeopig.html> Acesso em: Abril 2011 CTDut. Disponvel em: <http://www.ctdut.org.br/novidades/novidades_servicos_full.php?id_noticia=73&idioma=br> Acesso em: Abril 2011 TNPetrleo. Disponvel em: <http://www.tnpetroleo.com.br/noticia/21666/CTDUT+representa+Brasil+em+evento+internacion al+de+pigs> Acesso em: Abril 2011 Mundo Geo. Disponvel em: <http://mundogeo.com/blog/2000/01/01/reabilitacao-de-dutos-e-omeio-ambiente/> Acesso em: Abril 2011 Pure Cleanice Pig. Disponvel em: <http://www.purecleanicepig.co.uk/c1.html> Acesso em: Abril 2011 Wikidutos. Disponvel em: <http://www.wikidutos.org.br/> Acesso em: Abril 2011 Grupo IPB. Disponvel em: <http://www.grupoipb.com.br/wp/produtos.php?p=62> Acesso em: Abril 2011 Pipeline Gas Journal. Disponvel em: <http://pipelineandgasjournal.com/what-do-we-reallyknow-about-pipeline-pigging-and-cleaning?page=show> Acesso em: Abril 2011

ISQ Brasil. Disponvel em: <http://www.isqbrasil.com.br/tools/serv_detalhe.php?id_serv=25> Acesso em: Abril 2011 Polly PIG. Disponvel em: <http://www.pollypig.com/> Acesso em: Abril 2011 Plant Korea. Disponvel em: <http://www.plantkorea.net/xe/agent/1125> Acesso em: Abril 2011 Offshore Technology. Disponvel em: <http://www.offshoretechnology.com/contractors/pipeline_inspec/tdw/> Acesso em: Abril 2011 RigZone. Disponvel em: <http://www.rigzone.com/training/insight.asp?insight_id=310&c_id=19> Acesso em: Abril 2011 Ice Engenharia. Disponvel em: <http://www.iecengenharia.com.br/MostraRepresentacoes.asp?chave=9> Acesso em: Abril 2011 Engemovi. Disponvel em: <http://www.engemovi.com.br/nossos-projetos/> Acesso em: Abril 2011 Rose Inspection. Disponvel em: <http://www.roseninspection.net/RosenInternet/InspectionServices/> Acesso em: Abril 2011 RedeTec. Disponvel em: <http://www.redetec.org.br/inventabrasil/piginstr.htm> Acesso em: Abril 2011

Davidson, Robert. An Introduction to Pipeline Pigging. Halliburton Pipeline and Process Services. Pigging Products and Services Association. EUA, 2002. McAra, Andy. Pig Tracking: A review of existing technology. Nautronix Limited Copyright. Pigging Products and Services Association. Alemanha, 2002. Verleun, Theo. Cleaning of oil & gas pipelines On-line e Off-line. N-SPEC an activity of Brenntag. Pigging Products and Services Association. EUA, 2004. Reber, K.. Inspection of unusual pipe types with Eddy current technologies. Bnisch, Innospection Ltd. Aberdeen. Ucnia, 2006. Camerini, Claudio Soligo; Oliveira, Carlos Henrique Francisco de. PIG instrumentado da Petrobrs: Resultados e Perspectivas. XXI Congresso Nacional de Ensaios No Destrutivos. Brasil, 2002. Varma, Venugopal K.; Tucker, Raymond W. Jr.; Albright, Austin P.. EMAT-Based Inspection of Natural Gas Pipelines for Stress Corrosion Cracks. EUA, 2004. Bubenik, Tom; Nestleroth, J. B.; Leis, Brian. Introduction to Smart Pigging in Natural Gas The Gas Research Institute. EUA, 2000. Satterfield, Zane. Line Pigging. NESC Engineering Scientist. EUA, 2002. MAZZINI, Carlos Eduardo. Mtodo PIG e CIS/DCVG. Universidade do Esprito Santo. Brasil, 2009.

GLOSSRIO Pigging1 Processo de limpeza por meio da utilizao do PIG. Obs: A palavra no possui traduo clara para o portugus. Altimtrico2 Altimtrico deriva-se de altimetria. Altimetria o ramo da topografia que estuda o conjunto de mtodos e procedimentos para identificar e representar a altura ou a "elevao" de cada ponto em um plano de referncia. Indutncia3 a capacidade de uma bobina em criar o fluxo com determinada corrente que a percorre. Pites4 uma forma de corroso localizada que consiste na formao de pequenas cavidades e profundidade considervel e o mais importante, significativa frente espessura do material. Ovalizaes5 Desgaste desigual das paredes dos cilindros de um motor de combusto interna. Biocida6 Substncia com propriedade antibitica, que mata bactrias.

Vous aimerez peut-être aussi