Vous êtes sur la page 1sur 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA CAMPUS CAMPINA GRANDE COORDENAO TECNICO DO CURSO INTEGRADO DE MANUTENO E SUPORTE

E EM INFORMTICA

RAILSON GOMES ALMEIDA

RELATORIO DE AULAS PRATICAS

Relatrio apresentado a Coordenao Tcnico Integrada do Curso de Manuteno e suporte em Informtica, do Instituto Federal de Cincia, Educao e Tecnologia da Paraba IFPB, em cumprimento s exigncias do Trabalho Acadmico Orientado, na disciplina de Fundamentos de redes de computadores.

Orientador: Prof. Jos Thiago

Campina Grande-PB MAR/2012

PRIMEIRA AULA

Esta primeira aula ocorreu numa quarta, o professor Jos Thiago nos mostrou o funcionamento do protocolo HTTP e o SMTP. O HTTP foi mostrado em um site estrangeiro na qual o professor utilizou o site do botafogo-PB o botafogopb.com.br, site este que foi utilizado em quase todos essas aulas praticas. Com essa experincia a turma pde ver como na verdade funciona um site sem a esttica, sem a beleza do mesmo, com todas as informaes do site original, mas mostrado em uma forma diferente. Reparei tambm algumas informaes (numero de IPs, nome de outros sites, etc) que so de fundamental importncia para o funcionamento de qualquer site. Para mostrar o protocolo SMTP, o professor fez um download de um programa (que grtis por 15 dias) que tinha algo relacionado com este protocolo. Neste programa o usurio coloca um cdigo que est presente nos e-mails recebidos e com este cdigo o programa localiza todo o trajeto de onde a mensagem passou at ser enviado para o e-mail, o programa tambm diz algumas informaes adicionais e mostra em um mapa mundi ordem que o e-mal passa.

SEGUNDA AULA

Esta aula dois ocorreu no mesmo dia da aula um s que foi a tarde, j que essa aula foi numa quarta a tarde pouca gente pde assistir a esta aula. Para os poucos alunos que foram o professor nos mostrou e ensinou dois comandos bem interessantes que a ajudam a diagnosticar problemas de configuraes de rede. PING e TRACERT foram os comandos escolhidos pelo professor para nos mostrar. Como de costume o professor testou os comandos no site botafogopb.com.br. Com o comando PING a turma pde reparar que o ping tem algumas especificaes como o PING-t e o PING-i. Como no geral posso dizer que este comando serve para ver se um host pode ter acesso a outro host ou a um site, enviando dados para o destino, e mostrando informaes como: tempo, numero de ns que separa do destinatrio para o

destino. No final este comando da um resumo geral, mostrando o tempo do envio dos pacotes, se os pacotes foram enviados e outras informaes bsicas. O comando TRACERT pelo que percebi, mostra cada IP que as informaes passam at chegar ao host destino, dizendo tempo e nmeros dos IPs que vai passando. Mas este comando tambm tem um problema, problema este que foi debatido em sala com os alunos presentes; O problema bem simples, o comando diz os nmeros de IPs que a informao passa, mas no diz qual a rota podendo assim mostrar um rota errada.

TERCEIRA AULA

Em um sbado ocorreu esta aula, eu no pude assistir a esta aula porque estava no curso e por isso no pude ir. Mas eu procurei saber qual foi o assunto desta aula, descobri que o professor ensinou dois novos comandos: O NETSTAT e o IPCONFIG. Embora no tenha ido a aula procurei pesquisar sobre estes comandos, embora no tenha entendido com clareza a utilidade deste comandos entendi alguma coisa. O NETSTAT serve basicamente para mostrar informaes de IP, Gateway e mascara de sub-rede . J o IPCONFIG mostra as informaes de todos as redes que esto presentes no host, mostrando seus devidos IPs, suas mascaras, o gateway, e outras informaes importantes para o bom funcionamento de um rede de computadores.

QUARTA AULA

Na quarta aula que ocorreu em uma tera, o professor Jos Thiago, nos mostrou um HUB, e montou em sala de aula uma mini-rede de computadores, conectando seu computador com o computador de um de nossos colegas o Leonardo Magno. Depois que liga-los em uma rede unidos pelo HUB o professor ficou modificando constantemente as informaes de numerao de rede(IP, mascara, gateway). Para mostrar que os computadores estavam conectados o professor ficou dando PING e

TRACERT, e como j era esperado as mudanas de numerao foram informados no outro computador. O professor tambm nos ensinou como entrar no outro computador usando o usurio e a senha do computador que ser invadido. Tudo isso s possvel com uso de algo que conecte os computadores como um HUB, PA, ou s um cabo.

QUINTA AULA

Nesta aula o professor tinha marcado uma prova, a turma no esperava uma aula pratica, mas assistimos a esta aula como qualquer outra. O Jos Thiago levou um acesse point ou um PA, este aparelho parece que disponvel em trs modelos, mas o professor levou um PA wireless, fazendo assim uma rede dentro da prpria sala de aula. Ele tambm conseguiu configurar esta rede pelo seu computador colocando senha, usurio, mostrando velocidade e outras informaes importantes. Voltando a falar da rede interna, o professor configurou para rede BOTAFOGOPB e senha BELOECAMPEAO, quem tinha acesso a rede foi conectando, o primeiro a conectar foi o PC de Leonardo Magno, que ficou com IP de final 101, depois o Mateus Santos conectou a rede por um tablete, depois Ronan e Lucas pelo celular e o professor pelo seu computador. O interessante ordem na qual foi distribudo o final dos IPs, indo de 101, 102, 103 e assim por diante.

CONCLUSO

Com essas elas praticas a turma pde sair um pouco do imaginrio, das aulas chatas (teoricas), aprendendo algumas coisas relacionadas a rede de computadores. O nico problema que vi foi a falta de computadores para a turma trabalhar, pois nas aulas s existia dois, o do professor e o do Leonardo, fazendo assim com o Leonardo tenha um maior conhecimento relacionado ao assunto porque o mesmo estava trabalhando diretamente com o assunto e o restante da turma s ficava olhando.

Vous aimerez peut-être aussi