Vous êtes sur la page 1sur 5

O Andar de Cima,Richard Smonetti Conta-se que a me de So Pedro era extremamente zelosa de seus haveres.

Vivia, digamos com o devido respeito, comprometida com a sovinice. Embora se trate de um pecado capital, desses passveis de remeter o indigitado para as caldeiras do pedro-botelho, foi piedosamente encaminhada a ameno estgio no purgatrio, talvez por deferncia ao seu ilustre filho. No obstante, o santo sofria com a situao. Precursor do jeitinho brasileiro, apelou para Jesus, pedindo-lhe que a transferisse para o "andar de cima". O Mestre disps-se a atender, mas era preciso cumprir bsico requisito: Descobrir se alguma vez, ainda que remotamente, ela "emprestara a Deus". Traduzindo: Exercitara a fraternidade? Doara algo a algum, ao longo da existncia? O apstolo deu tratos bola, na ingrata tarefa de descobrir um gesto de legtimo desprendimento por parte da querida genitora, de ndole boa, mas relutante em "abrir a mo", quando solicitada. Espremendo os miolos, lembrou-se. Certa feita, ajudara uma vizinha. Dera-lhe um ramo de salsa. Era muito pouco, mas, com sua infinita generosidade, Jesus deu-se por satisfeito. Recomendou: " Estenda-lhe esse raminho. Que ela se agarre nele. Animado, o apstolo cumpriu a orientao. A matrona comeou a subir"Ocorre que a planta era frgil. J s portas celestes, administradas pelo filho, rompeu-se a salsa, deixando-a nas adjacncias. Diria o poeta: Livrou-se do purgatrio, Mas o Cu no alcanou, A flutuar no espao ficou. A histria inspirou um adgio popular. Quando algum se sente desarvorado, sem ponto de apoio, sem direo, diz-se: Est como a me de So Pedro. Pessoas assim, longe de constituir exceo, representam a maioria. Muitos querem o cu interior " paz, sade, alegria"Concebem conquist-lo integrandose em atividades religiosas, envolvendo ritos e rezas, ofcios e oficiantes. Ocorre que esses liames com o Cu so frgeis como um ramo de salsa. No resistem s agruras da Terra, com seu cortejo de dores e problemas. preciso usar material mais consistente, a partir da disposio em aderir plenamente aos princpios de sua crena, ultrapassando a dbil superficialidade. Participar mais assiduamente, colaborar mais ativamente, trabalhar mais intensamente em favor da prpria renovao. Vacilam, porque isso tudo implicaria na renncia ao imediatismo terrestre, s tendncias egocntricas, aos prazeres sensoriais, s experincias passionais e, sobretudo, ao comodismo e indiferena que marcam o comportamento humano.

Por isso, pairam sem rumo e sem estabilidade. Rompendo-se facilmente as frgeis convices a que se agarram, flutuam na incerteza, perdidos na vacuidade existencial. *** Para atingir os pramos celestes, recndita regio na intimidade da conscincia, onde encontramos as benesses divinas, preciso muito mais. Fundamental eleger o esprito de servio como inspirao de nossas vidas, a partir da regra urea ensinada por Jesus (Mateus, 7:12): Tudo o que quiserdes que o prximo vos faa, fazei-o assim tambm a ele. Ento, sustentados por asas de virtude e merecimento, no haver problemas. Atingiremos, facilmente, o "andar de cima".

Livro "Para Rir e Refletir"

Ajudar-se de Richard Simonetti atribuda a Esopo histria de um carroceiro que conduzia pesada carga. Em dado momento, a carroa atolou em solo instvel. Os cavalos no conseguiam mov-la. Olhando ao redor, notou a presena de Hrcules, o heri grego. Confiante, pediu-lhe auxlio. Estava diante de um filho dos deuses, o homem mais forte do Mundo! Para sua surpresa, ouviu uma reprimenda: " Faa fora! Empurre! Estimule os cavalos! Se voc no se dispuser a ajudar-se, no espere que eu o faa! Certamente o prezado leitor conhece outras verses desta histria, sempre enfatizando o bvio: Diante das dificuldades e problemas, preciso fazer a nossa parte, se esperamos pela ajuda do Cu.

*** Benjamin Franklin, (1706-1790), um dos homens mais lcidos e empreendedores do sculo XVIII, deu forma definitiva a essa idia, no seu Almanaque, em 1736: Deus ajuda quem se ajuda. No sculo seguinte, Allan Kardec (1804-1869), consagraria o mesmo princpio, no captulo XXV, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a mxima sempre lembrada quando somos chamados a enfrentar os desafios humanos: Ajuda-te que o Cu te ajudar.

CLIQUE EM "LEIA MAIS"

*** Uma das caractersticas lamentveis do ser humano, fruto de sua imaturidade, a tendncia ao acomodamento. Inspira uma interpretao equivocada da Lei de Causa e Efeito, que induz inrcia em situaes difceis. So encaradas como inexorvel carma. Puro engano! Carma, amigo leitor, o que no pode ser mudado. Carma a deficincia congnita, a esterilidade definitiva, a doena grave, a morte prematura" Carma o problema insolvel, o prejuzo irreparvel" Nessas situaes, compete-nos cultivar a resignao e a submisso aos desgnios divinos para que nos conservemos em paz. como ter um espinho no p. Se no pode ser retirado, melhor andar com prudncia, evitando agravar o ferimento e exacerbar as dores. Quanto ao mais, so contingncias da jornada terrestre, que haveremos de superar com a ajuda de Deus, se estivermos dispostos a nos ajudar, movimentando-nos para tirar o carro existencial desses "atoleiros".

*** Vivemos hoje o terrvel drama do desemprego que aflige multides. Carma coletivo? Obviamente, no! Trata-se de uma contingncia gerada por inmeros fatores: Os desacertos dos governos, a recesso econmica, os avanos da tecnologia, a decantada globalizao" Sobretudo, o que faz o desemprego o egosmo que concentra riquezas, subtrai oportunidades e faz do Homem "o lobo do Homem". Sendo contingncia, supervel. Apelando para o Cu e confiando em Deus, haveremos de encontrar meios de prover prpria subsistncia. Ensina Jesus (Mateus, 7:7-8): Pedi e se vos dar; buscai e achareis; batei porta e se vos abrir; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, quele que bata porta, abrir-se-. Se orarmos de verdade, como Jesus ensinou, corao isento de mgoas, crebro iluminado pela f, nossa orao ganhar as alturas. Logo vir a resposta, ensejando-nos meios para superar o embarao. Deus espera apenas que nos movimentemos, cultivando disposio e bom nimo.

E que, a cada dia, batamos s portas da iniciativa e procuremos nossos caminhos desde os alvores da manh, porquanto, enfatiza velho aforismo: Deus ajuda quem cedo madruga.

Livro Luzes no Caminho Pastel, Guarana e Deus PASTEL, GUARAN E DEUS. Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu sua mochila com pasteis e guaran, e comeou sua caminhada. Quando ele andou umas 3 quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praa olhando os pssaros. O menino sentou-se junto dele , abriu sua mochila , e ia tomar um gole de guaran, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, ento ofereceu-lhe um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era to incrvel que o menino quis ver de novo, ento ele ofereceu-lhe seu guaran. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava muito feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaran pelo resto da tarde sem falarem um ao outro. Quando comeou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abrao no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino j havia recebido. Quando o menino entrou em casa, sua me surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face. "O que voc fez hoje que te deixou to feliz? Ele respondeu. "Passei a tarde com Deus" e acrescentou "Voc sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi" Enquanto isso, o velhinho chegou em casa radiante, e seu filho perguntou: "Por onde voc esteve que te deixou to feliz?" Ele respondeu "Comi pasteis e tomei guaran no parque com Deus". Antes que seu filho pudesse dizer algo ele falou: "Voc sabe que ele bem mais jovem do que eu pensava?" Nunca subestime a fora de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, um honesto elogio, ou at um ato de carinho. Tudo isso tem o potencial de fazer virar uma vida. Por medo de diminuir deixamos de crescer. Por medo de chorar deixamos de sorrir!!! Portanto Sorria !!!

Web site: www.narcisomachado.com.br Autor: Osnir

Sbio Chines Um sujeito estava colocando flores no tmulo de um parente, quando v um chins colocando um prato de arroz na lpide ao lado. Ele se vira para o chins e pergunta: - Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto vir comer o arroz? E o chins responde: - Sim, quando o seu vier cheirar as flores!!! "RESPEITAR AS OPES DO OUTRO, EM QUALQUER ASPECTO, UMA DAS MAIORES VIRTUDES QUE UM SER HUMANO PODE TER." "AS PESSOAS SO DIFERENTES, AGEM DIFERENTE E PENSAM DIFERENTE. NUNCA JULGUE. APENAS COMPREENDA!!" Web site: www.sabedoriaonline.com Autor: Osnir

Vous aimerez peut-être aussi