Vous êtes sur la page 1sur 63

2

Qualquer reproduo, mesmo que parcial, proibida. O incumprimento resultar em processo judicial. Todos os direitos reservados para textos e imagens. Copyright Royal Canin 2007 - 30470 Aimargues Frana.

6 G 20 G 26 G 36 G 46 G 56 G

Acolhimento Educao Comportamento e linguagem Crescimento e alimentao Higiene do gatinho Visitas ao Veterinrio

PARABNS
Acabou de adquirir um lindo gatinho e estamos muito felizes por si. Acabou de tomar uma deciso importante que vai condicionar a sua vida durante muitos anos. Com efeito, o seu gato ir partilhar o seu dia a dia e fazer parte do seu lar durante 15 a 20 anos para grande alegria de toda a famlia, crianas e adultos. Nobre e orgulhoso, o gato possui um enorme poder de seduo e no hesita em utilizar todo o seu charme para conseguir os seus objectivos. esta autenticidade que explica o fascnio que exerce sobre muitos de ns e assim condiciona o respeito que lhe dedicamos. O Livro do Gatinho, que a Royal Canin coloca sua disposio, foi especialmente concebido para o orientar na sua aprendizagem do papel de dono e responder s dvidas que lhe podero surgir no que respeita sade, alimentao e educao do seu gatinho.

O SEU GATINHO

NOME: ______________________________
______________________________________ ______________________________________

DATA

DE NASCIMENTO: ___________

______________________________________ ______________________________________

DATA

DE ADOPO: _________________

______________________________________ ______________________________________

RAA: __________________________________________
______________________________________ ______________________________________

CARACTERSTICAS DISTINTIVAS:
______________________________________ ______________________________________

ACOLHIMENTO
Separado da me, dos irmos e irms, o seu gatinho sentir-se- muito s quando chegar a sua casa. De modo a minimizar ao mximo o impacto causado pela mudana de ambiente, indispensvel preparar cuidadosamente a sua entrada no seio da nova famlia.

O transporte A chegada a casa A descoberta da famlia Os acessrios A explorao do meio envolvente As primeiras refeies A primeira noite Avaliar a sade do gatinho

O transporte
PLANEIE A CHEGADA PARA O FIM-DE-SEMANA
O fim-de-semana um perodo geralmente de maior calma e disponibilidade dos membros da famlia. Rodeado de atenes e amor, o animal compreender rapidamente que agora voc o seu dono e o seu amigo.

ADQUIRA UMA CAIXA DE TRANSPORTE


perigoso transportar um gatinho em liberdade dentro de um automvel, tanto para o animal, como para os passageiros. indispensvel possuir uma caixa prpria para transportar o seu felino com toda a segurana. Para tornla mais confortvel coloque uma manta no fundo. Tenha em ateno que o stress da deslocao pode dar origem a nuseas e distrbios intestinais. Como tal, procure levar consigo um rolo de papel absorvente e uma manta suplementar. Opte pela aquisio de uma caixa bastante grande, para a poder utilizar igualmente quando o seu animal for adulto. Uma transportadora mais escura ser um factor de maior tranquilidade, pois o animal sentir-se- mais protegido.

A chegada a casa
A descoberta do seu novo ambiente, de novos membros da famlia e eventuais congneres (ces ou gatos j existentes na famlia) constitui uma etapa muito importante que ir condicionar o sucesso da integrao do gatinho no seu novo lar. Esta fase deve decorrer de forma progressiva e com muita calma. Dever adoptar alguns hbitos e pequenas modificaes que permitiro proteger o seu gatinho das armadilhas existentes em sua casa. Para que o recm-chegado se sinta em total segurana desde o primeiro momento, aconselhvel que disponha de um conjunto de acessrios (consultar a pg. 12), os quais so indispensveis ao conforto do animal (e ao seu tambm), de jogos e da sua alimentao. A localizao destes acessrios deve ser cuidadosamente estudada.

EVITE A EXCITAO
No se esquea que o animal acabou de ser transportado para um ambiente totalmente desconhecido. Controle o seu entusiasmo, aja com toda a calma e sem gritos. Evite as passagens do animal de mo em mo. Se o gatinho for criado num ambiente de rudo excessivo ou agitao (ateno s crianas) poder mostrar-se medroso e desconfiado em adulto. Deve encontrar um equilbrio e brincar com o seu gatinho para o tornar um animal socivel.

A descoberta da famlia
APRENDA A PROTEG-LO
Voc passou a ser o nico responsvel pela segurana do seu gatinho. Ocupa agora o lugar da progenitora e do criador e ser em si que o animal procurar segurana e proteco. Proteja-o, pois o crescimento e equilbrio do animal vo depender da sua ateno.

RELACIONAMENTO COM AS CRIANAS


De maneira geral, as crianas tm tendncia a afagar excessivamente o recm-chegado, mostrando uma grande excitao, tocando-o e puxando-o pela cauda. Um gato adulto sabe perfeitamente como evitar as crianas quando no quer ser perturbado, mas um gatinho no o consegue fazer! Dever explicar aos seus filhos que o gatinho no um brinquedo, que precisa de muitas horas de sono e que absolutamente proibido acord-lo para brincar! De incio, ser mais prudente, sobretudo se forem ainda pequenos, proibi-los de brincar com o gato na sua ausncia a fim de evitar que o animal os arranhe ou magoe.

AS ATITUDES CORRECTAS
Aprenda a manipular o seu gatinho com precauo. Qualquer gesto brusco ou mais violento poder assustar o animal. Para o transportar, a melhor forma colocar a mo bem aberta sob o seu abdmen e a outra sob os quartos posteriores, no caso das raas maiores. Para lhe demonstrar a sua autoridade, pode agarr-lo pela pele do pescoo, tal como fazia a gata para o transportar, uma vez que esta atitude no lhe causa qualquer prejuzo.

Atitudes incorrectas
Pux-lo pela cauda. Agarr-lo pela cabea. Passar ambas as mos sob as patas dianteiras do animal.

10

RELACIONAMENTO COM OUTROS ANIMAIS EM CASA


importante apresent-los rapidamente para possibilitar ao gatinho a sua correcta integrao. intil tentar habitu-lo a roedores ou aves, cuja coabitao praticamente impossvel! Com outros animais a apresentao dever ser feita sob vigilncia e de forma progressiva. Uma m integrao que desenvolva um sentimento de frustrao e/ou cimes poder levar fuga temporria do antigo residente.
CES: um co bem socializado aceitar o gatinho com facilidade. Alguns ces

adultos podero ser menos tolerantes, mas uma ligeira arranhadela do pequeno felino rapidamente far regredir esta agressividade e a integrao processar-se-, geralmente, de forma rpida e sem problemas.

OUTRO GATO: a tarefa poder

ser muito mais difcil! Um gato adulto tolera com alguma dificuldade a chegada de um gatinho ao seu territrio. Manifestar o seu desagrado atravs de comportamentos ameaadores, pois no aceita que os seus hbitos sejam perturbados. A aceitao total poder demorar alguns meses.

11

Durante a apresentao, no permita qualquer agressividade. Faa-o em territrio neutro durante um jogo ou uma refeio. Repita a operao at que ambos os gatos suportem a presena do outro e comecem a partilhar. Estabelecer-se- uma relao hierrquica entre os dois felinos, a qual dever ser absolutamente respeitada.

ATITUDES CORRECTAS
Mantenha os privilgios do animal residente (co ou gato) durante os primeiros dias. Tranquilize-o no seu prprio territrio. Isole o gatinho, para que este explore a casa de forma progressiva e evite esconder-se sob os mveis. Limpe as secrees faciais do gatinho com um pano e esfregue-o nos rodaps das outras zonas da casa para que o antigo residente se v habituando ao odor do recm-chegado.

Os acessrios
importante que chegada do gatinho sua nova casa, este encontre todos os objectos que lhe so necessrios. Todos estes acessrios podem ser adquiridos em lojas de animais de companhia:
CESTO: cama confortvel na qual o gatinho se sen-

tir seguro (no entanto, o gatinho encontrar o seu prprio espao para dormir).
AREO: um recipiente, de profundidade suficiente, coberto de areia e uma p para remover as fezes. O ideal ser uma caixa coberta para evitar derramamentos e limitar os odores desagradveis.

12

DOIS COMEDOUROS: um de menores dimenses para os alimentos secos (um gato adulto consome apenas 60 a 70g por dia) e outro maior para a gua, que dever estar sempre disposio do animal. TRONCO PARA GATOS: para o animal desgastar as suas garras e evitar estragos na sua moblia. RVORE PARA GATOS: os gatinhos adoram trepar para uma posio alta (dominante) e contorcer-se entre dois patamares. Ajudar-lhe- a diminuir as correrias e rodopios nos seus mveis, permitindo-lhe satisfazer a sua necessidade de exerccio. COLEIRA E TRELA: a coleira continua a ser a forma melhor e mais rpida para

identificar o seu gatinho: em eventuais passeios ou pequenas deslocaes sem transportadora, a trela constitui um auxiliar indispensvel.
UMA PORTINHOLA PARA GATOS: se autorizar uma certa

liberdade ao seu animal (mas no antes da vacinao), trata-se da medida ideal para no ter de abrir e fechar constantemente a porta para as suas entradas e sadas. A coleira electrnica do seu gatinho facultar-lhe-, e apenas a ele, a entrada. As primeiras sadas do gatinho para o jardim devem ser cuidadosamente supervisionadas. Gradualmente, o gatinho marcar o seu territrio atravs da urina, odores corporais e arranhando os troncos das rvores.
OS BRINQUEDOS: cada objecto dever ter um lugar

certo na sua casa (consultar esquema da pg. 28). Dever mostr-los ao seu novo amigo, comeando pelo areo para que possa de imediato fazer as suas necessidades; em seguida, a cama que ser o seu refgio de paz e segurana e, por ltimo, os brinquedos e acessrios.

13

A explorao do meio envolvente


OS PERIGOS DO LAR
O seu gatinho foi para um local estranho: deixe-o ambientar-se ao seu prprio ritmo. Ele ter de explorar para se habituar ao local e ao seu cheiro, para que se sinta seguro e em casa. Sem que muitas vezes se aperceba, existem muitas armadilhas dentro de casa, e algumas atitudes e esquecimentos podem ser prejudiciais segurana do seu gatinho. Novos hbitos e algumas medidas de segurana permitir-lhe-o proteger o seu animal de eventuais acidentes domsticos.

Medidas de segurana
Esconder os fios elctricos. Tapar as tomadas de electricidade. Guardar em lugar seguro pesticidas, herbicidas e raticidas. Colocar os medicamentos fora do alcance do animal. Guardar todos os objectos de pequenas dimenses como elsticos, pions, agulhas, etc.

Os gatos tm o hbito muito inconveniente de se instalarem em estantes, gavetas, cestos de roupa e, frequentemente, nos tambores das mquinas de lavar ou das mquinas de secar roupa. Prevendo os novos esconderijos do seu felino, diminuir os riscos de acidente. Aprenda igualmente a ter cuidado enquanto se desloca, e verifique sempre antes de fechar uma porta se uma linda bolinha de plo no se encontra por perto!

14

Hbitos a adoptar
No deixar vista sacos de plstico Restringir o acesso varanda. e objectos de espuma. Ter em ateno o ferro de Fechar a tampa do caixote do lixo engomar, o qual responsvel por e da sanita (ateno s fitas de inmeras queimaduras! fecho dos sacos do lixo que os gatos adoram engolir). Tapar correctamente as placas elctricas.

AS PLANTAS DE INTERIOR
Por instinto, o gatinho no ingere plantas que lhe possam ser nocivas. Contudo, ser prudente evitar a presena de plantas txicas dentro de casa. Consulte o seu Mdico Veterinrio para obter uma lista exaustiva das mesmas. Principais plantas txicas: Ciclmen Azevinho Visco Glicnias Philodendron Azleas Rhododendron Tomateiro ornamental Loureiro rosa Poinsettia (Estrelas de Natal) Hera Aucuba Ervilhas de cheiro Ficus

15

As primeiras refeies
Dever evitar qualquer alterao brusca na alimentao para no provocar perturbaes digestivas. Na primeira semana, continue a administrar o alimento oferecido pelo criador. A transio para outro tipo de alimento dever ocorrer aps se ter ultrapassado o stress do novo ambiente. Aquando da aquisio do gatinho, informe-se acerca do modo de alimentao (nmero de refeies/dia, fraccionadas ou descrio) e da natureza da mesma. Se pretender alterar o alimento, deve respeitar uma transio alimentar com uma semana de durao. Esta transio permite minimizar os riscos de fezes moles ou diarreias, muito prejudiciais ao correcto desenvolvimento do gatinho.

Tabela de transio alimentar


1 e 2 dia: 75% do alimento anterior e 25% do novo 3 e 4 dia: 50% do alimento anterior e 50% do novo 5 e 6 dia: 25% do alimento anterior e 75% do novo ltimo dia: 100% do novo alimento

Ao oferecer sobras durante as refeies familiares, estar a habituar o animal a solicitar e a roubar alimentos da mesa. O alimento escolhido para o gatinho dever conter todos os nutrientes necessrios para o seu crescimento (at cerca de 1 ano de idade). essencial adaptar o tipo de alimento e a dosagem diria idade do animal. Os gatos tm tendncia para comer pouca quantidade em cada refeio, sendo os croquetes uma excelente opo, uma vez que podem ser deixados para a refeio seguinte. Tenha sempre o cuidado de verificar se o seu gatinho tem gua fresca disposio e, sobretudo, deixe-o comer tranquilamente.

16

A primeira noite
Primeira separao, primeira solido! A primeira noite frequentemente muito difcil para o animal.
Onde dormir?

O verdadeiro lugar do seu gatinho no no seu quarto, mas este nunca recusar a oportunidade de dormir consigo. Lembre-se que no deve recusar a um gato adulto aquilo que lhe permitiu na fase infantil! Para alm disso, quando o animal crescer, sair de casa e estar em contacto com parasitas externos. A higiene do felino dever ser monitorizada para no incomodar os membros da sua famlia. O verdadeiro lugar do gatinho no seu cesto, na zona da casa que lhe tiver sido destinada. Sobretudo durante a primeira noite no ceda tentao de ir busc-lo, mesmo se ele miar desesperadamente. Mantenha-se impassvel. A aprendizagem dura geralmente apenas 3 ou 4 dias.

Avaliar a sade do gatinho


Os gatinhos so geralmente adoptados com cerca de 3 meses de idade, momento em que j so relativamente autnomos, tm as primeiras vacinas e foram identificados com tatuagem ou microchip. Existem diversas obrigaes legais que devem ser cumpridas quando se compra um gatinho: o vendedor tem de disponibilizar toda a documentao necessria para a transao e o comprador tem de pagar o preo acordado. Se adquiriu um gatinho, sobretudo um gato de raa, o criador facultar-lhe- o boletim de sade descriminando as vacinas e os exames efectuados pelo Mdico Veterinrio. Se comprou o gatinho numa Pet Shop, deve falar com o responsvel para saber a sua origem. Em qualquer dos casos, indispensvel consultar de imediato um Mdico Veterinrio.
G

Consultas veterinrias

A primeira ida ao Veterinrio (logo aps a aquisio do animal) no uma simples consulta, mas sim um exame pormenorizado das principais funes orgnicas. Termina com a emisso de um certificado veterinrio, completo e detalhado.

17

Esta primeira visita ao Veterinrio deve ser considerada como a validao da compra (consulta ps-compra). O atestado de sade, o mais completo possvel, confirmar com exactido o estado de sade do seu novo companheiro e afastar quaisquer riscos de problemas inaparentes (doenas, malformaes, etc.). Se o gatinho lhe foi oferecido, a primeira consulta fundamental para efectuar as vacinas e os exames necessrios. O seu Mdico Veterinrio assistente facultar-lhe- o boletim de sade do seu novo companheiro, assim como todos os conselhos teis relativos alimentao, manuteno e comportamentos especficos, caractersticos da raa do felino.
G

Identificao

Os gatinhos podem ser identificados de duas formas: tatuagem ou microchip. Os dados do dono ficam registados num ficheiro central e, se o seu animal que fugiu for encontrado, o proprietrio poder ser avisado.

18

COMPORTAMENTO
Exames prticos: testes de carcter
Estes testes so de fcil aplicao prtica e permitem conhecer rapidamente o carcter do seu novo amigo.
G

Teste de socializao

Observe o seu gatinho de longe: - Se ele se lanar para brincar com os atacadores dos seus sapatos ou se for ao seu encontro, significa que foi correctamente socializado. - Se o animal se mostrar desconfiado e procurar fugir de si quando se aproxima dele, a socializao do gatinho no foi correctamente efectuada. indispensvel retomar essa fase, colocando brinquedos na rea destinada ao animal e participar das suas brincadeiras.
G

Teste da bola de folha de alumnio

Faa rolar uma bola de folha de alumnio em frente do seu gato. A lentido a reagir evidencia o medo ou a grande indiferena aos movimentos externos.
G

Teste de dominncia

Um gatinho que se deixa facilmente acarinhar quando est deitado de costas, assimilou perfeitamente a autoridade familiar e, como tal, ser um animal dcil e de fcil convvio. Se pelo contrrio, o animal se debater ou procurar arranhar, o seu carcter lev-lo- a ter reaces imprevisveis, tais como morder em resposta a carcias.
G

Teste do rudo

Bata as palmas com fora sem que o gatinho o veja. Se o animal evidenciar curiosidade embora mantendo-se calmo, significa que foi criado num ambiente rico e estimulante. Se fugir, dever rapidamente habitu-lo ao rudo e p-lo em contacto com a civilizao a fim de descobrir sensaes novas e variadas.

19

EDUCAO
O essencial da educao do gatinho desenrola-se durante o perodo que decorre entre o nascimento e os 6 meses de idade. Com efeito, a maioria dos comportamentos so adquiridos aos 3 meses de idade, graas ao papel preponderante da me, dos irmos e irms. Assim, ao adoptar um gatinho, a sua contribuio para a educao bsica do animal limitada mas torna-o responsvel por ele. Dever completar a sua aprendizagem relativamente ao seu novo ambiente e corrigir os seus comportamentos.

20

Ambiente favorvel Ambiente desfavorvel A aprendizagem

21

Ambiente favorvel
Um ambiente favorvel aquele em que o seu gato se socializa facilmente, familiarizando-se com as pessoas e com o meio envolvente.

PRESENA DA ME
Se o gatinho foi criado junto da me ser aconselhvel deix-lo viver com a gata at ao desmame. A sua educao ser mais completa e o animal integrar-se- com maior facilidade no seu novo lar.

O que nunca fazer


Deve evitar separar da progenitora o gatinho no desmamado. Um gatinho retirado prematuramente ser mais difcil de educar.

ACES DO MEIO ENVOLVENTE


Um gatinho habituado desde cedo a ser manipulado por diversas pessoas evidenciar maior actividade e uma curiosidade crescente. De igual forma, a familiarizao com os diferentes rudos do quotidiano permitir-lhe- integrar-se perfeitamente no ambiente do seu novo lar.

22

Ambiente desfavorvel
Se o ambiente em que o seu gatinho cresce for pobre em estmulos (por exemplo, um local isolado) ser aconselhvel adopt-lo a partir das 7 semanas de idade e coloc-lo em contacto com outros gatos.

AUSNCIA DA ME
Dever encarregar-se rapidamente da sua educao para evitar eventuais estados de ansiedade ou depresso. Dever ensinar-lhe as diversas regras sociais a no infringir e os comportamentos indispensveis sua vida futura quando em contacto com seres humanos.

ACES DO MEIO AMBIENTE


necessrio socializar o gatinho atravs de um mximo de estmulos externos: ser manipulado por diversas pessoas, confront-lo com rudos de diferentes intensidades e com outros animais. Quanto mais estimulante for o ambiente, mais equilibrado ser o seu gatinho em adulto. Envolvido num ambiente desfavorvel a integrao do gatinho no novo lar levar mais tempo para ser completa, mas os resultados sero idnticos.

A aprendizagem
O gatinho aprende de duas formas distintas: comea por imitar os gestos da me, depois aprende por si mesmo, experimentando. Neste caso, vai agir e receber as consequncias dos seus actos. Se a resposta lhe for agradvel, ter tendncia a privilegiar estas reaces.

23

APRENDER A MORDER E A ARRANHAR


O gatinho deve aprender o mais rapidamente possvel os limites a no ultrapassar enquanto as suas defesas (garras e dentes) no estiverem totalmente desenvolvidas. Durante as lutas, o gatinho mordido e arranhado, facto que lhe permite controlar a intensidade desses dois gestos.

APRENDER A BRINCAR
As brincadeiras constituem uma base fundamental da fase de socializao do gato. Estimulam a explorao do ambiente que o rodeia e o desenvolvimento das capacidades fsicas do gatinho. O jogo favorece a explorao do meio ambiente e desenvolve as capacidades fsicas do animal. Para alm disso, o jogo uma forma de combater a solido. Mas um brinquedo, por si s, no representa nada; o facto de este se poder movimentar, rolar, fugir ou esconder num local de difcil acesso que vai despertar o interesse do seu felino.

24

APRENDER A CAAR
Em estado selvagem, a aprendizagem da caa comea desde muito cedo, geralmente a partir do primeiro ms de vida, altura em que o gatinho passa a adoptar posturas de caador. Mas s a partir das 6 semanas, por meio das presas que a me lhe traz, que passa a identificar o que comestvel. Aos 2 meses j controla o seu medo e assume comportamentos de ataque. Aos 6 meses o gatinho consegue suprir sozinho as suas necessidades.

APRENDER A SER LIMPO


A aprendizagem da higiene realizada pela me. A partir das 5-6 semanas de idade, o gatinho realiza a sua prpria limpeza e faz as suas necessidades no areo, chegando a despender bastante tempo a cobri-las totalmente. Caso essa aprendizagem no tenha sido feita, coloque o gatinho no areo. Com a prpria pata do animal escave um buraco e obrigue-o a cobrir os excrementos. Repita esta experincia por mais uma ou duas vezes e o seu animal aprender a ser asseado

Os diferentes tipos de jogos


Tema do jogo
A batalha A luta A vigilncia A perseguio Empinar-se O boxe

Benefcios e comportamentos adquiridos


Comportamento de ataque e defesa Auto-controlo das mordeduras Respeito pela hierarquia Defesa do territrio, provocao Defesa do territrio e caa Defesa do territrio e caa Optimizao das sensibilidades visuais e tcteis, auto-controlo das arranhadelas Caa Caa Caa

O jogo do pssaro O jogo do rato O jogo do peixe

25

COMPORTAMENTO
E LINGUAGEM

26

O comportamento do gatinho A linguagem do gatinho

27

O comportamento do gatinho
Para viver em harmonia com um gatinho, indispensvel conhecer a organizao do seu territrio, o seu ritmo de vida, assim como as suas preocupaes bsicas. Uma vez definido, organizado e marcado o territrio, o seu gatinho passar a maior parte do tempo a dormir. E quando no se encontrar em repouso, as suas principais ocupaes sero os jogos, a caa, a alimentao e as carcias.

A ORGANIZAO DO TERRITRIO
O territrio de um gato exclusivo e a qualidade mais importante que o espao.
Efectivamente, no campo, o territrio dos gatos pode cobrir aproximadamente o raio de 50 metros em redor da casa, isto , cerca de 8000m2. No entanto, o campo de aco pode ir at 1km. O territrio de uma fmea pode ser superior a 1 hectare e o de um macho at 10 hectares. Na cidade, 10 gatos podero partilhar 1/3 de hectare com uma nica condio: os respectivos territrios nunca se devem sobrepor. Dependendo da sua habitao (casa de campo ou apartamento na cidade), o seu gatinho identificar a casa como seu territrio, quer se trate de uma nica diviso ou apenas de alguns metros quadrados. Para alm disso, dar preferncia a um estdio de 35m2, perfeitamente organizado, cuja estrutura e mobilirio lhe proporcionem diversas possibilidades de jogos, escaladas ou esconderijos, sobre outro de 200m2, sem qualquer tipo de mobilirio ou recantos.

Quarto

Casa de banho

Sala de BRINQUE- Estar


DOS

CESTO

Quarto

AREO

Hall
COMEDOUROS

Dispensa
28

Cozinha

Gato empoleirado
O gatinho vai organizar a sua prpria vida na sua casa, volta de 4 reas distintas. Deve respeitar esta organizao, sem nunca a perturbar. Caso contrrio, corre o risco de lhe provocar algumas perturbaes comportamentais.
G

O seu gato adora as alturas. Se a sua casa no lhe proporcionar o nmero suficiente de posies elevadas e estveis, procure cri-las modificando um pouco o seu meio envolvente ou adquirindo uma rvore prpria para gatos.

Zona das refeies

Deve estar afastada da sua rea de higiene (areo) e do local das refeies familiares. Por conseguinte, evite a cozinha ou a sala de jantar para que o gatinho no confunda os pratos com o comedouro e tente provar as suas refeies, facto que poderia ter como resultado um desequilbrio nutricional.
G

rea de repouso

O gatinho escolhe a zona para dormir em funo da luz solar e das fontes de calor que procura prioritariamente (radiadores, base das lareiras, janela ensolarada). num destes locais que deve colocar o cesto do animal, tendo em considerao que no deve estar demasiadamente afastado da zona onde decorre a vida familiar, pois a sua proximidade tem muita importncia para o animal.
G

Zona de higiene

Deve ser um local de acesso fcil para o gatinho, afastado do comedouro e da zona onde decorre a vida familiar. Uma reentrncia ou um recanto de uma zona pouco frequentada evita bastantes aborrecimentos.
G

rea para brincar

Requer uma zona mais ampla por ser um espao de convivncia e descontraco. Deve ser propcia aos jogos, s correrias, s escaladas (mesas, armrios, estantes, sofs, etc.). Estar ao nvel da cara do dono ou de qualquer outro membro da famlia enche o seu gatinho de alegria. Poder ento enrolar-se em si, tal como o faria a um congnere.

29

A TRILOGIA DORMIR/BRINCAR/CAAR
G

Dormir

Dormir uma actividade essencial para o gatinho. importante deix-lo dormir porque as hormonas, essenciais para o crescimento, so segregadas durante o sono. O seu gatinho alternar entre sono leve, sono profundo ou sono paradoxal, enquanto sonha. Os gatinhos sonham cerca de 20-25% do tempo total de sono. A partir dos 2 meses de idade, o ritmo do sono vai evoluir progressivamente para o de um gato adulto, ou seja, 13-16 horas por dia, em mdia, repartidas por diversos perodos durante o dia. Durante a fase de sono leve, o gatinho dorme, mas mantm-se atento a qualquer rudo. Este sono leve inicial geralmente seguido de um sono profundo no qual o animal se descontrai totalmente.

Importante
aconselhvel nunca acordar um gatinho durante o sono profundo para no perturbar o seu crescimento.

30

Brincar

O exerccio fundamental para o equilbrio do gatinho. Permite concentrar a sua energia, a qual no ser utilizada para fins destrutivos mas sim para a tonificao dos msculos do animal. Os exerccios favoritos so aqueles que lhe permitem trepar, empoleirar-se, saltar, afiar as garras e brincar com objectos mveis, suspensos ou que rebolem (uma bola de papel, um rato de peluche, uma bola dura com um guizo, etc.). Para os felinos, brincar e caar so duas actividades intimamente relacionadas, na medida em que a maioria das brincadeiras permitem estimular a actividade de caa, onde o brinquedo frequentemente associado a uma presa.

Caar

O seu instinto de caador pode levar o animal a causar alguns estragos, que certamente no sero do agrado dos seus vizinhos (a rea onde brinca pode efectivamente incluir espaos contguos sua casa) e a empreender um comportamento agressivo em relao s suas mos ou aos seus ps em movimento. Deve repreender o seu gatinho para que este compreenda que tal comportamento no aceitvel.

Ateno
O seu felino pode ser infectado pelas presas que caa, nomeadamente ratos.Vigie a sade e o equilbrio do seu animal. menor dvida consulte o MdicoVeterinrio.

31

A linguagem do gatinho
A sua imagem de felino solitrio no reflecte realmente a facilidade que tem em comunicar com os seus congneres ou com o Homem. O gatinho tem uma habilidade excepcional para comunicar. Alm disso, utiliza formas de comunicao diferentes consoante pretende ser compreendido pelo Homem ou por outros animais. Embora a maioria dos seus mtodos de comunicao sejam bastante aceitveis, existe um para o qual no se pode dizer o mesmo: a marcao do territrio.

COMUNICAR COM O HOMEM


O seu gato compreende bem o que voc pensa, melhor do que imagina.
G

Apesar do seu gatinho no compreender a sua linguagem, exceptuando algumas palavras, muito sensvel linguagem do seu corpo e s suas atitudes. Consegue entender tudo o que voc sente (alegria ou tristeza) e consegue mesmo antecipar o que ir fazer. O seu gatinho comunica permanentemente consigo atravs de uma linguagem corporal variada, completa e explcita.

Comunicao atravs da cabea

A forma dos olhos e a posio das orelhas so indicadores precisos do que pretende exprimir. ORELHAS ERECTAS, abertas para a frente e olhos arredondados: gato calmo. ORELHAS LEVANTADAS, viradas para os lados, olhos franzidos: gato zangado. ORELHAS BAIXAS, pupilas redondas e dilatadas: gato agressivo. ORELHAS ABERTAS, para a frente, erectas, olhos semicerrados, pupilas em constrio: gato feliz.

Importncia dos bigodes


Nunca lhe corte os bigodes, porque as vibrissas do gato servem para a explorao tctil do meio e para a comunicao com os outros animais. 32

Comunicao atravs do corpo

Esfregar a cabea ou a cauda nas suas pernas: pura felicidade. O gatinho sente-se bem perto de si e quer partilhar o seu cheiro consigo. Bater-lhe com as patas nos joelhos: prazer intenso. O gatinho exprime a felicidade que sentia quando mamava e utilizava o movimento das patas em volta dos mamilos da me para estimular a sada do leite. O animal reproduz esse movimento, associado a prazer, e chega mesmo a identific-lo com a me. Rebolar-se no cho assim que o v: submisso. Esta atitude s manifestada em relao s pessoas com quem o animal se sente totalmente descontrado e est associada a um momento de descontraco prvia. Agitar a cauda: este gesto exprime irritao. Se acarinhar o seu gatinho e ele comear a abanar a cauda, prefervel parar, pois significa que o animal no aprecia o seu gesto e, como tal, demonstra o seu descontentamento.

Ateno
Ao contrrio do co, um gato que abana a cauda no est necessariamente contente. Comunicao atravs de sons

Ronronar: transmite submisso e alegria. Os gatinhos comeam a ronronar durante as primeiras mamadas, som que exprime, simultaneamente, uma grande satisfao e uma dependncia total da progenitora. Quando o animal lhe ronrona, est a demonstrar submisso e alegria. Resmungos e silvos: trata-se de intimidao. So emitidos em situaes de agresso como estratgia de defesa e constituem um sinal de intimidao. Miar: ou melhor, miares. Efectivamente, existe uma grande variedade de miares cada um com significado prprio. Podem exprimir uma solicitao, uma queixa, uma contrariedade, uma recusa, etc. Aprender rapidamente a distingui-los atravs da observao do seu gatinho.
G

Comunicao atravs de atitudes

Roar-se: trata-se da integrao no seu territrio. Com esta atitude, o gatinho liberta nas suas pernas secrees hormonais produzidas pelas glndulas situadas na base das orelhas. Partilha consigo o seu cheiro, o seu bem-estar e integra-o no seu territrio.

33

COMUNICAR COM OUTROS ANIMAIS


O gatinho possui formas de comunicao subtis e variadas que lhe permitem detectar a presena e o grau de agressividade de outros animais. Pode, assim, facilmente recusar ou aceitar um encontro.

Marcao do territrio

A marcao do territrio por parte do seu felino um comportamento natural e uma forma de comunicao. realizada atravs da deposio de odores, secrees hormonais ou arranhadelas.
DEPOSIO DE ODORES: a marcao com urina e/ou fezes , de longe, a mais habitual. Aplica-se fundamentalmente aos machos e ocorre na sequncia de situaes de stress ou de emoo (transporte, intruso de um congnere). Esta marcao do territrio tem como objectivo inspirar medo e afugentar os intrusos. O jacto de urina horizontal, forte e marca habitualmente uma superfcie vertical (rvores, parte baixa dos muros, sofs e todos os locais por onde passe). SECREES HORMONAIS: algumas hormonas especficas, designadas por feromonas, desempenham um papel fundamental no comportamento sexual e territorial dos felinos. Libertadas quando contactam com outro animal (co ou gato) permitem-lhe partilhar o seu territrio. Trata-se de um sinal de aceitao que s se verifica se o gatinho estiver plenamente confiante.

Esterilizao
A esterilizao precoce do macho permite evitar este comportamento desagradvel e prolongar a sua esperana de vida.

34

ARRANHADELAS: Estas marcas que o seu gatinho deixa nos mveis, no papel de parede, nos sofs ou rvores, no tm uma explicao exacta. Associadas ou no a eventuais secrees provenientes de glndulas prximas das almofadinhas plantares, servem para marcar o seu territrio. Essa marcao, que pode igualmente constituir uma forma de exerccio, tem consequncias desastrosas se o animal estiver assustado e se mostrar incontrolvel durante algum tempo.
G

Contacto com outros animais

Se o encontro for inevitvel e no desejado, o gatinho adopta uma estratgia dissuasora em que a encenao (bluff) adquire um papel preponderante: rudos ameaadores, guinchos, dentes visveis, golpes com as patas, etc. Nos gatos no castrados, importante vigiar as mordeduras e as arranhadelas que o seu animal possa ter no corpo depois de um confronto, uma vez que podero advir complicaes, como abcessos. A esterilizao melhora significativamente a sua socializao e permite solucionar grande parte dos problemas com a vizinhana. Esta interveno pode ser realizada a partir dos 2 meses de idade, mas geralmente acontece antes da puberdade, por volta dos 6 meses. Aconselhe-se junto do seu Mdico Veterinrio.

35

C R E S C I M E N TO E

O crescimento um perodo delicado que condiciona o equilbrio e a sade do futuro gato adulto. So inmeros os factores que influenciam o crescimento, desempenhando a alimentao um papel fundamental. A alimentao do gatinho e do gato adulto deve ter em considerao as caractersticas digestivas especficas (gosto, odor) prprias da espcie felina. Apenas os alimentos especialmente equilibrados podem garantir todos os ingredientes indispensveis ao equilbrio do seu gato, independentemente da idade, raa ou nvel de actividade.

36

A L I M E N TA O

O crescimento do gatinho Factores que influenciam o crescimento do gatinho

37

O crescimento do gatinho
O crescimento do gatinho pode ser avaliado atravs da determinao do seu aumento de peso (10 a 30g de aumento de peso por dia, consoante a raa). importante pesar o animal sempre mesma hora. Enquanto que antes do desmame o animal deve ser pesado diariamente, a partir dos 2 meses de idade aconselhvel realizar uma pesagem semanal ou quinzenalmente.

Peso em kg
3 2,5 2 1,5 1 0,5 0 0 3 6 9 12

Desmame

Machos Fmeas

Idade (semanas)

15

18

21

24

Curva de crescimento de gatos Siameses e Orientais (Dubos, 1997)

Factores que influenciam o crescimento do gatinho


CARACTERSTICAS ESPECFICAS DO GATINHO
RAA: quanto maior for a raa maior ser o perodo de crescimento.

SEXO: os machos evidenciam um crescimento potencialmente superior ao das fmeas e o seu crescimento prolonga-se durante mais algumas semanas. Eles tornam-se mais pesados do que as fmeas entre a 6 e as 12 semanas de idade.
GENES: o gatinho recebe um material gentico nascena, metade proveniente do pai e a outra metade da me. O tamanho, a corpulncia e toda uma srie de especificidades morfolgicas podem ter influncia sobre o seu crescimento. HORMONAS: algumas hormonas sintetizadas pelo animal orientam o seu crescimento, mas este ltimo no afectado por qualquer perturbao hormonal. Por exemplo, a esterilizao precoce no influi no seu ritmo de crescimento.

38

A INFLUNCIA DO MEIO AMBIENTE


HIGIENE: uma higiene medocre nascena pode fragilizar a me e consequentemente a ninhada. STRESS: o crescimento ocorre, como habitual nos jovens, durante o sono. Mesmo sabendo que a partir dos 2 meses o gatinho despende menos tempo a dormir, a qualidade do seu repouso continua a desempenhar um papel muito importante.

Importante
O peso do seu gatinho no deve estagnar ou diminuir. prefervel pesar o gatinho regularmente: ele deve ganhar por dia cerca de 15g, em mdia. Se no, deve suplement-lo com leite de substituio. Cuidado: os gatinhos podem continuar a mamar mesmo quando a me j parou de produzir leite. A amamentao no , portanto, um sinal de que o gatinho est a comer.

39

A QUALIDADE DA ALIMENTAO
Quando nasce, o gatinho possui um tubo digestivo adaptado digesto do leite. Contudo, as suas capacidades digestivas evoluem at ao ponto de no conseguir digerir a lactose (o acar do leite) na idade adulta. Para um crescimento harmonioso, o animal deve receber quantidades equilibradas de protenas, lpidos, glcidos, vitaminas, minerais e oligoelementos sob a forma de uma alimentao adaptada s caractersticas fisiolgicas e digestivas da espcie felina. O aroma do alimento determina o grau de palatabilidade: o alimento seco deve ter este ponto em considerao.

Transio alimentar
Alteraes sbitas na dieta podem provocar alteraes digestivas (perda de consistncia das fezes, diarreia). O perodo de transio dever ser de, pelo menos, uma semana, substituindo gradualmente o alimento anterior pela nova dieta (ver pgina 16).

No o alimente apenas com carne


Embora os gatos sejam carnvoros estritos, no estado selvagem, no comem s msculos ou fgado. Tambm ingerem os ossos e as vsceras das suas presas, que muitas vezes so herbvoras ou omnvoras. Assim, consomem matria vegetal ocasionalmente, proporcionando-lhes uma alimentao genericamente equilibrada.

40

Nota: a gordura e os molhos so prejudiciais para a sade dos gatinhos


Estes alimentos devem ser evitados, a fim de preservar a sade do seu gatinho. Para alm do desequilbrio nutricional que causam (resultando em plo bao, risco de excesso de peso, crescimento irregular), o seu gatinho vai preferir o seu alimento e sempre que se sentar para comer ou preparar as refeies, ele vai mendigar.

OS DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTAO


G

As preparaes caseiras

So as refeies que prepara em casa a partir de ingredientes como a carne, que cozida juntamente com arroz e legumes. Se por um lado tem possibilidade de controlar facilmente a qualidade dos ingredientes, no pode estar certo quanto ao equilbrio nutricional nem quanto ao fornecimento suficiente de todos os nutrientes necessrios ao crescimento do seu gatinho, nomeadamente no que se refere aos minerais e vitaminas. importante reter que as preparaes caseiras tm um custo dirio muito superior ao de um alimento industrial, degradam-se rapidamente e requerem algum tempo para a sua preparao.

41

Os alimentos industriais

A principal vantagem destes alimentos o facto de fornecerem ao seu gatinho todos os elementos indispensveis a um desenvolvimento harmonioso e a um crescimento regular. So elaborados cuidadosamente, utilizam os mesmos ingredientes e obedecem s mesma regras sanitrias que a alimentao humana. Esses alimentos so, para alm disso, muito apreciados pelos gatinhos. Duas vantagens adicionais e no menos importantes deste tipo de alimentos: o seu custo bastante inferior ao das preparaes caseiras e no exigem qualquer tipo de preparao.

Podem apresentar-se de duas formas:

- Alimentos hmidos (latas ou saquetas): contm em mdia 80% de gua, so administrados em doses de 300 a 400g por dia. - Alimentos secos (croquetes): contm geralmente 8 a 10% de gua, caracterizando-se por um longo perodo de conservao, o que significa que so ideais para o comportamento alimentar dos felinos: os gatos gostam de petiscar, fazendo 10 a 16 refeies por dia.

Clculos urinrios
Os gatos alimentados com croquetes no apresentam um risco superior para os clculos urinrios ou cistites comparativamente aos outros felinos, desde que tenham gua fresca sempre disponvel.

42

gua fresca
Qualquer que seja o tipo de alimento que administre ao seu gatinho, deixe-lhe sempre disposio um bebedouro com gua fresca e limpa.

A ALIMENTAO DO GATINHO
Os gatinhos crescem muito rapidamente, como tal a sua alimentao deve ser muito energtica. As suas necessidades nutricionais so elevadas at cerca das 12 semanas de idade. Com esta idade, consomem cerca de 3 vezes mais energia do que um gato adulto, isto , cerca de 250kcal/kg. No entanto, estas necessidades nutricionais vo diminuindo com a idade.
G

Gatinhos com menos de 4 meses

A partir das 4 5 semanas de vida, o gatinho pode comear a comer uma alimentao slida. Para simplificar a transio, inicialmente esse alimento poder ser apresentado sob a forma de uma papa preparada com um pouco de gua morna ou de leite de substituio. A quantidade de lquido deve ser gradualmente reduzida at administrar ao animal apenas alimentos secos.
G

Gatinhos com mais de 4 meses

Com o aparecimento dos dentes definitivos, os croquetes devem ter um tamanho suficiente que estimule a mastigao. As suas necessidades nutricionais permanecem muito especficas at ao ano de idade, momento em que termina a fase de crescimento. Apenas as quantidades dirias do alimento de crescimento vo diferir e aumentar at idade adulta.

43

A ALIMENTAO DO GATO ADULTO


A dieta do gato adulto deve tomar em considerao os seguintes parmetros: idade, estilo de vida, raa, especificidades. Cada gato tem as suas prprias necessidades nutricionais.
G

Gatos de raa

De entre as diversas raas de gatos, existe uma que possui caractersticas faciais muito especficas. Trata-se do gato Persa. A posio dos maxilares superior e inferior, um em relao ao outro, induz um tipo de preenso nico dos alimentos. Foram concebidos croquetes especiais para facilitar esse modo de preenso.
G

Gatos com acesso ao exterior

Os gatos adultos com possibilidade de se exercitar no exterior devem ter uma alimentao mais energtica. Determinados alimentos secos esto especialmente formulados para dar resposta a essas necessidades elevadas. Permitem proteger o sistema imunitrio, mantendo a sade do gato.
G

Gatos exclusivamente de interior

Alguns gatos no podem ou no sentem qualquer necessidade de sair do apartamento do dono. Em virtude de fazerem pouco exerccio, estes felinos devem ter uma alimentao menos energtica. A dieta para estes gatos deve regular o trnsito intestinal e estimular a eliminao natural das bolas de plo que se formam quando o gato passa muito tempo a tratar da sua higiene.

44

SENSIBILIDADE DO PLO E DA PELE: a qualidade da pelagem constitui o primeiro sinal de beleza do gato. Qualquer situao de stress emocional, sanitrio ou alimentar pode perturbar esta harmonia.

O seu brilho est relacionado com a composio do sebo, uma gordura especial secretada pelas glndulas sebceas. A produo e a qualidade do sebo so afectadas pela dieta: os gatos necessitam de cidos gordos insaturados para manter a pele e pelagem saudveis. A quantidade correcta de nutrientes essenciais facilita a renovao celular.

TENDNCIA PARA AUMENTO DE PESO: o excesso de peso prejudicial sade do gato (1 em cada 4 gatos obeso). A esterilizao e a falta de exerccio podem levar ao aumento de peso em gatos adultos. Para ajudar o seu gato a atingir o peso ideal e a readquirir a tonicidade e a vitalidade, alguns alimentos contm um teor reduzido de matrias gordas e uma quantidade elevada de protenas e energia para permitir a reduo de peso do animal sem perda de massa muscular.

MATURIDADE
Em mdia, os gatos vivem sensivelmente 15 anos. Contudo, alguns podem atingir ou mesmo ultrapassar os 20 anos de idade. Uma alimentao adaptada indispensvel para compensar a diminuio da capacidade digestiva, do olfacto, do paladar e uma maior dificuldade de mastigao do animal.

45

HIGIENE
Tal como o sono, a higiene do gatinho constitui uma das actividades mais importantes na sua vida. A partir do 15 dia de vida, o animal comea a lavar-se sozinho com a ajuda da lngua, particularmente spera, mas tambm com recurso s patas. As patas dianteiras so humedecidas com a lngua e vo actuar como verdadeiras luvas de banho, capazes de chegar at s orelhas. As patas posteriores, graas sua enorme agilidade e flexibilidade, permitem-lhe atingir a totalidade do dorso bem como as orelhas.

46

Manuteno da pelagem O banho Limpeza dos olhos Limpeza do nariz Limpeza dos ouvidos Higiene oral Higiene digestiva

47

Manuteno da pelagem
A higiene do gatinho vai tornar-se rapidamente num momento privilegiado de interaco entre o animal e o dono. Para alm disso, uma pelagem bonita o critrio mais apreciado nos felinos e constitui o reflexo da sua sade e da ateno que lhe concedida.

A ESCOVAGEM ESSENCIAL

Trata-se de uma necessidade para retirar os plos mortos que se conservam na pelagem e evitar que o animal os engula. Se o animal se lamber excessivamente poder ingeri-los em quantidade elevada, provocando a formao de bolas de plo no estmago. As bolas de plo podem originar vmito e diarreia, prejudiciais ao crescimento do gatinho.

Concursos de beleza
A partir dos 3 meses, os gatinhos so englobados numa categoria especial. Se estiver interessado em participar em concursos de beleza, quanto mais cedo o animal for habituado a participar mais facilmente se mostrar operacional e familiarizado na idade adulta.

48

Ateno ao pente
Um pente consegue penetrar melhor na pelagem do que uma escova mas apresenta um maior risco, de irritar a camada superficial da pele. Assim, aconselhvel escolher cuidadosamente o pente.

Deve habituar desde muito cedo o seu gatinho a ser escovado. Este ritual passar a ser um momento de prazer e de cumplicidade. aconselhvel terminar a sesso de escovagem do animal com uma carcia ou uma brincadeira.
G

Raas de plo curto

Uma escovagem semanal suficiente. Antes de o escovar poder efectuar uma massagem no sentido contrrio ao plo, com o auxlio de uma luva de malha de ao para eliminar os plos mortos e tonificar a pele. A escovagem dever ser feita com uma escova resistente e, se possvel, de cerdas naturais para no danificar a pelagem.
G

Raas de plo semi-longo e gatos Persas

Uma escovagem diria durante alguns minutos indispensvel para evitar a formao de ns e eliminar a sujidade do plo e os parasitas. Um pente de metal com dentes grandes o utenslio mais adequado. Dever escovar sempre o seu animal no sentido do plo e seguidamente no sentido inverso, para retirar com suavidade os plos mortos e eliminar os pequenos ns que se formam na pelagem. Sempre que um n oferea maior resistncia, procure agir calmamente e com pacincia, em vez de puxar com fora e arrancar um tufo de plo.

Bolas de plo
A regurgitao das bolas de plo um fenmeno que no deve ser confundido com o vmito causado por uma patologia ou envenenamento. Na fase adulta, poder ser necessrio recorrer a uma alimentao especialmente formulada que permita melhorar o trnsito digestivo e, simultaneamente, expulsar as bolas de plo. 49

As zonas situadas por trs das orelhas e na base do pescoo, inacessveis lngua do gato, so as mais propcias formao de ns e requerem um cuidado especial. Dever terminar os cuidados de manuteno da pelagem pela cauda, escovando-a na direco do plo e em sentido inverso para lhe conferir o mximo volume.

Perodo de muda de plo


Durante a Primavera e o Vero, necessrio intensificar a frequncia das escovagens. Em relao aos gatinhos de plo longo, deve utilizar uma luva de massagem em borracha e seguidamente um pente para retirar facilmente todos os plos mortos. Nos gatinhos de plo curto use uma luva de camura.

Manuteno das unhas


O gatinho utiliza frequentemente as unhas para marcar o seu territrio. Para evitar a multiplicidade de estragos que o seu amigo poder causar, sem no entanto o privar do seu comportamento natural, aconselhvel que proceda ao corte das extremidades das unhas do animal. Antes de o fazer voc mesmo, pea ao seu Mdico Veterinrio que lhe explique qual a zona da unha que pode cortar sem quaisquer riscos.

50

Corte das unhas


prefervel realizar pequenos cortes sucessivos do que cortar de uma s vez e atingir a zona vital da unha.

COMO CORTAR?

O corte das unhas no doloroso, mas no do agrado do animal. Por conseguinte, importante habitu-lo desde muito cedo para diminuir a sua desconfiana. Escolha um local confortvel, coloque o gato sobre os seus joelhos, com o corpo preso entre as suas pernas. Entre cada corte, importante acalmar o animal atravs de carinhos na barriga e palavras meigas. O alicate tipo guilhotina o utenslio ideal. Deve cortar a ponta branca da unha sem nunca se aproximar da zona limite rosa, que a parte vital da unha. Caso ultrapasse esse limite, correr o risco de provocar uma hemorragia e dor aguda ao seu gatinho. O estado das unhas do gatinho constitui um verdadeiro indicador da sua sade. Demasiado duras ou moles, so sinais de eventuais carncias ou de uma infeco bacteriana. Se habitualmente o animal roer as unhas, poder encontrar-se numa fase de ansiedade, a qual pode desencadear um estado depressivo. aconselhvel consultar o Mdico Veterinrio.

51

O banho
ATENO: NEM TODAS AS RAAS GOSTAM DE GUA!!

Nem todas as raas de gatos apreciam a gua. O banho indispensvel manuteno da pelagem semi-longa e longa. Como tal, dever habituar o seu gatinho ao banho desde muito cedo.
PROCEDA COM CALMA, MAS COM DETERMINAO

Da primeira vez, importante acostum-lo gua sem o assustar. Para tal, molhe o animal usando uma luva ou uma esponja. Se a reaco for hostil, no insista. Ser prefervel repetir a operao nos dias seguintes at conseguir que o animal se habitue.
ENXAGUE-O COM GUA ABUNDANTE

Depois de ter enchido o fundo da banheira ou da bacia com gua a 36-37 C, coloque delicadamente o animal, tranquilizando-o simultaneamente atravs de gestos ou palavras meigas. Molhe-lhe o dorso com uma tigela evitando que a gua escorra para os olhos e orelhas, evitando mesmo molhar-lhe a cabea. fundamental utilizar exclusivamente um champ especial para gatos com uma acidez adaptada pele e plo do seu animal ( venda nas farmcias ou nas lojas de animais de estimao). Dever seguidamente lavar a pelagem, insistindo nas zonas mais sujas e enxaguar com gua limpa abundante, utilizando para tal uma tigela ou o chuveiro. Seguidamente, envolva o animal numa toalha limpa e quente de modo a secar todo o corpo. Finalmente, utilize um secador de cabelo para completar a operao de secagem.

52

Importante
Nunca utilizar champs para humanos, os quais podem ser txicos para o gatinho. Nunca utilizar produtos colorantes. Nunca confiar esta tarefa a pessoas que no se sintam seguras do seu desempenho.

Limpeza dos olhos


Nalguns gatos (de face plana, por exemplo) as lgrimas podem formar uma espcie de olheiras em volta dos olhos. Poder limp-las com um algodo ou compressa embebida numa loo ocular. Em caso de corrimento ou de vermelhido anormal consulte o seu Mdico Veterinrio.

53

Limpeza do nariz
Um gato saudvel deve apresentar sempre um nariz hmido e limpo. Alguns gatos podem evidenciar secrees secas no canto das narinas. Poder facilmente elimin-las com um algodo, uma compressa ou um leno de papel embebido em gua limpa, previamente fervida.

Importante
Um nariz seco ou com secrees, implica uma consulta ao Mdico Veterinrio.

Limpeza dos ouvidos


Os ouvidos devem ser examinados regularmente. Se estiverem sujos, o que ter de fazer colocar um pouco de soluo de lavagem dentro dos mesmos e massajar exteriormente. Em presena de um corrimento abundante e de aspecto desagradvel dever consultar o seu Mdico Veterinrio para saber o diagnstico exacto. O clnico receitar-lhe- o tratamento adequado ao processo patolgico do animal.

Importante
Para a limpeza dos ouvidos nunca utilize cotonetes, solues aquosas ou alcolicas

54

Higiene oral
Os dentes de leite surgem entre a 2 e a 6 semana de idade e os dentes definitivos a partir dos 4 meses. Ao longo do tempo, o trtaro tem tendncia a acumular-se nos dentes e a provocar inflamaes ao nvel das gengivas e mau hlito, os quais podem, em casos extremos, ocasionar a queda dos dentes. O seu Veterinrio dever aconselh-lo e efectuar a remoo do trtaro atravs de um aparelho de ultra-sons.

Efeito anti-trtaro
O consumo de croquetes duros e estaladios favorece a eliminao mecnica do trtaro, atravs do seu efeito de escovagem.

Higiene digestiva
Quando o gato ingere ervas est a reproduzir um comportamento ancestral. O animal sensvel a determinados gostos e odores presentes na erva, que constitui uma purga que ajuda a promover o seu equilbrio digestivo. No entanto, este facto no dispensa a desparasitao regular.

55

VISITAS AO
Deve imperativamente proteger o seu gatinho atravs das vacinas e da actualizao do seu boletim para evitar o aparecimento de algumas doenas. O boletim de sade do seu animal ser-lhe- exigido em qualquer instituio que cuide de animais ou durante uma deslocao ao estrangeiro.

56

VETERINRIO

A escolha do Veterinrio A primeira visita A vacinao do gatinho As revacinaes na idade adulta A esterilizao Os parasitas internos Os parasitas externos

57

A escolha do Veterinrio
Eis alguns conselhos que lhe permitiro escolher um Mdico Veterinrio, caso no possa continuar com o profissional que seguiu o seu gatinho antes de o adquirir. Os principais critrios de seleco devem ter em considerao a facilidade das visitas de rotina, mas tambm a necessidade de eventuais urgncias. Os principais critrios so os seguintes: Confiana no clnico; Proximidade do local de residncia; Higiene e manuteno das instalaes; Interesse do Veterinrio por felinos; Alertar para o calendrio de vacinao; A actualizao das fichas clnicas; Presena de uma auxiliar com quem se possa aconselhar; Presena de equipamento cirrgico; Servio de urgncias.

A primeira visita
G

Se adquiriu o gatinho

Esta consulta constitui a verdadeira validao do acto de compra do seu gato e vai proteg-lo contra eventuais problemas inaparentes (Consultar pg.17: Avaliar a sade do gatinho). Em caso de situaes anmalas, ir garantir-lhe o reembolso do preo pago pelo animal e das despesas veterinrias.
G

Se o gatinho foi oferecido

O seu Mdico Veterinrio deve realizar um exame completo de sade e efectuar as vacinaes e desparasitaes necessrias.

A vacinao

do gatinho

O seu gatinho deve ser vacinado de forma a ficar protegido de certas doenas graves: coriza, panleucopnia felina, leucose felina e raiva. Esta vacinao deve ser efectuada aps as 6 semanas de idade, uma vez que, antes disso, neutralizam-se os anticorpos maternos. A idade ideal para a vacinao inicial entre as seis e as oito semanas, comeando com a proteco contra a coriza e panleucopnia felina.

58

Pergunte ao seu Veterinrio acerca da vacinao contra a leucose felina e a raiva: a necessidade destas vacinas depende em grande parte do estilo de vida do gato. A vacina anti-rbica exigida para viajar dentro da Unio Europeia. O registo da vacinao, assinado pelo Veterinrio, proporciona uma prova da proteco do animal contra estas doenas.
G

Entre as 6 e as 9 semanas de idade

A primeira vacina deve realizar-se s 9 semanas e protege o animal das seguintes doenas: - Coriza, que provoca afeces das vias respiratrias; - Panleucopnia Felina, doena viral caracterizada por diarreia e vmito; - Leucose felina (FeLV), doena que se caracteriza por uma diminuio das defesas imunitrias, o que torna o gatinho extremamente vulnervel.
G Entre

as 12 e 16 semanas de idade

As segundas inoculaes da primovacinao devem ser feitas contra a Coriza, Panleucopnia e a Leucose felina. A primeira inoculao da vacina contra a raiva dever ser feita na mesma altura, dependendo do seu local de residncia ou se pretender viajar.

As revacinaes
na idade Adulta
Quando o seu gatinho atingir o ano de vida, o Mdico Veterinrio dever efectuar uma segunda revacinao contra a Coriza, a Panleucopnia, a Leucose e, se necessrio, contra a Raiva. Essas revacinaes devero ser realizadas anualmente.

A esterilizao
Esta cirurgia dever ser realizada a partir dos 6 meses de idade (por vezes at mais cedo). Permite no s proteger os felinos contra diversas doenas infecciosas, mas tambm melhora as relaes com a sua vizinhana. Informe-se junto do seu Mdico Veterinrio.

59

Os parasitas internos
Os parasitas internos, tais como helmintes ou protozorios (microrganismos), atingem fundamentalmente os gatinhos, os quais so muito mais susceptveis que os animais adultos. Deve aconselhar-se com o Mdico Veterinrio acerca das desparasitaes e tratamentos necessrios.
G

Helmintes

No gatinho, verificam-se com maior frequncia estas duas espcies:


OS CSTODES (ex. Dipylidium Caninum), que se fixam na parede intestinal e provocam distenses abdominais, diarreias e, por vezes, afectam a pelagem. A deteco faz-se atravs da presena, nas fezes ou na pelagem (em redor do nus), de anis brancos semelhantes a gros de arroz. OS NEMTODES (Toxocara Cati), que se alojam no intestino delgado do animal,

formando rolhes que podem provocar ocluses intestinais e, possivelmente, atrasos no crescimento. A deteco pode ser feita atravs da ocorrncia de distenso abdominal, problemas digestivos ou pelagem baa.

Desparasitaes
At aos 6 meses de idade, o gatinho deve ser desparasitado mensalmente. Consulte o seu Mdico Veterinrio.
G

Protozorios
Os principais microrganismos que infectam o gatinho so:
GIARDIAS: estes protozorios fixam-se na mucosa do intestino

delgado.
COCCIDIAS: estes parasitas so transmitidos pela ingesto de cistos presentes no solo ou em presas (especialmente o rato), podendo infestar os humanos: Toxoplasma gondii.

Apenas o Mdico Veterinrio poder identificar estes parasitas e prescrever o tratamento adequado.

60

Os parasitas externos
Os parasitas externos mais comuns no gato so as pulgas, as carraas, os caros (sarna) e os fungos (tinha).
G

Pulgas

As pulgas obrigam o gatinho a coar-se, a adoptar cuidados de higiene repetidos e a lamber-se com maior frequncia. Este facto vai favorecer a ingesto de bolas de plo e, nalguns casos, a ocorrncia de dermatite alrgica picada da pulga (DAAP). O tratamento contra as pulgas (que deve ser reforado na Primavera e no Vero) deve incluir o tratamento do gatinho e do seu meio envolvente. OTRATAMENTO DO GATINHO dever ser feito atravs da pulverizao com um insecticida lquido sob a forma de spray ou spot on. O TRATAMENTO DO MEIO ENVOLVENTE: indispensvel. Para tal, pode-se recorrer a aerossis, sprays insecticidas ou a um regulador do crescimento dos insectos, colocado em todas as fontes de calor, recantos ou cobertas.
G

Carraas

Ateno
Nunca puxe uma carraa para a retirar. Corre o risco de deixar a cabea do parasita dentro da pele e provocar uma reaco dolorosa ao seu gatinho.

Como as carraas infestam os animais quase exclusivamente no exterior, os gatinhos esto menos expostos do que os gatos adultos. Estes parasitas fixam-se preferencialmente em redor do pescoo e das orelhas, podendo provocar reaces inflamatrias.
O TRATAMENTO DO GATINHO

dever ser feito atravs de um acaricida de largo espectro, receitado pelo Mdico Veterinrio, que eliminar as carraas sem dor.

caros nos ouvidos

Os caros microscpicos instalados no canal auditivo provocam uma otite dolorosa (sarna). Detecta-se pela presena, no canal auditivo, de cermen em abundncia de colorao escura e odor intenso, e pelo facto do animal esfregar vigorosamente a orelha com a pata. O TRATAMENTO DO GATINHO dever realizar-se em duas etapas: em primeiro lugar, limpar os ouvidos do animal com uma compressa humedecida, seguidamente aplicar, no canal auditivo, um acaricida prescrito pelo Mdico Veterinrio.
G

Tinha

Este fungo microscpico destri o plo pela base. No provoca prurido (comicho). A pele escurece e o plo cai, essencialmente ao nvel da cabea. Muito resistente, difundida e contagiosa, a tinha afecta a grande maioria dos animais domsticos. O TRATAMENTO DO GATINHO deve ser feito com recurso a um fungicida, prescrito pelo Mdico Veterinrio, administrado por via oral e/ou na gua do banho, durante um perodo mnimo de 6 semanas. O TRATAMENTO DOS LOCAIS AFECTADOS poder ser feito localmente, administrando um fungicida em spray ou em soluo. Informe-se junto do seu Mdico Veterinrio.

61

NDICE
A Acolhimento . . . . . . . . . . . . . . . .6
Acessrios . . . . . . . . . . . . . . . .12 Alimentao caseira . . . . . . . . .41 Alimentao industrial . . . . . . .42 Alimentao do gatinho . . . . . .43 Alimentao do gato adulto . . .44 Alimentao do gato idoso . . . .45 Alimentao para a pele e plo . .45 Alimentao . . . . . . . . . . . . . . .37 Aprendizagem . . . . . . . . . . . . . .23 Atitudes correctas . . . . . . . . . .10 Atitudes incorrectas . . . . . . . . .10 gua . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .43 Areo para gatos . . . . . . . . . . .12 caros . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61 Coccidias . . . . . . . . . . . . . . . . .60 Coleira . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13 Coriza . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .59 Crescimento . . . . . . . . . . . . . . .38 Crianas . . . . . . . . . . . . . . . . . .10 Croquetes . . . . . . . . . . . . . . . . .42

D Dormir . . . . . . . . . . . . . . .17 e 30 E Educao . . . . . . . . . . . . . . . . .20


Esterilizao . . . . . . . . . . .34 e 59

Famlia . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10

G Giardia . . . . . . . . . . . . . . . . . . .60 H Higiene oral . . . . . . . . . . . . . . .55


Hormonas . . . . . . . . . . . . . . . .38

B C

Banho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .52 Bolas de plo . . . . . . . . . . . . . .49 Clculos urinrios . . . . . . . . . .42 Carraas . . . . . . . . . . . . . . . . . .61 Cstodes . . . . . . . . . . . . . . . . . .60 Champ especial . . . . . . . . . . .53

I J L

Identificao

. . . . . . . . . . . . . .25

Jogos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .29 Latas (alimentos) . . . . . . . . . . .42 Leucose . . . . . . . . . . . . . . . . . .59 Linguagem . . . . . . . . . . . . . . . .32

62

M Marcao territrio . . . . . . . . .34


Medidas de segurana . . . . . . .14 Meio ambiente . . . . . . . . . . . . .39 Miar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .33 Morder . . . . . . . . . . . . . . . . . . .24

Resmungos . . . . . . . . . . . . . . . .33 Roar-se . . . . . . . . . . . . . . . . . .33 Ronronar . . . . . . . . . . . . . . . . .33

Sade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .17

N Nariz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .54
Nemtodes . . . . . . . . . . . . . . . .60

T Trtaro . . . . . . . . . . . . . . . . . . .55
Testes de comportamento . . . . .16 Tinha . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61 Transio alimentar . . . . . . . . .16 Transportadora . . . . . . . . . . . . . .8 Trela . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13 Tronco . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13

Olhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .53 Ouvidos . . . . . . . . . . . . . . . . . .54

P Parasitas . . . . . . . . . . . . . . .60-61
Pelagem . . . . . . . . . . . . . . . . . .48 Plantas . . . . . . . . . . . . . . . . . . .15 Portinhola para gatos . . . . . . . .13 Primovacinao . . . . . . . . . . . .58 Protozorios . . . . . . . . . . . . . . .60 Pulgas . . . . . . . . . . . . . . . . . . .61 Panleucopnia . . . . . . . . . . . . .59

Unhas

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .50

V Vacinao . . . . . . . . . . . . . . . . .58
Vaterinrio . . . . . . . . . . . . . . . .58

R Raiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .59
Regurgitao . . . . . . . . . . . . . .55 Repouso . . . . . . . . . . . . . . . . . .29

63

Vous aimerez peut-être aussi