Vous êtes sur la page 1sur 35

PROCESSO PENAL O nosso trabalho ser REALIZADO EM 6 AULAS, alm da aula demonstrativa. As aulas sero semanais.

Trataremos da teoria e resolveremos exerccios no decorrer de nossos encontros. Os exerccios sero por mim escolhidos levando em considerao o tema tratado. Portanto, no ficarei limitado a uma s organizadora. Abaixo voc tem o contedo programtico do curso: Caro aluno, aps o pagamento voc receber um e-mail confirmando a sua matricula no curso e, no prazo mximo de 12 horas, receber as aulas j disponibilizadas. bom lembrar que as aulas sero apresentadas semanalmente em PDF. Alm disso, voc poder entrar em contato com o professor para tirar as dvidas eventualmente existentes por meio do e-mail: popconcursospop@gmail.com Bons estudos a todos.

Direito Processual Penal Ateno: Durante o curso, poder haver modificao pontual na ordem das aulas. Mas, nada que comprometa a estrutura do curso. AULA 0 Dos Princpios processuais penais. AULA 1 Da aplicao da lei processual penal:no tempo, no espao em relao s pessoas; Do Inqurito policial. Da ao penal. AULA 2 Da jurisdio e da competncia. AULA 3 Da prova: Do exame de corpo de delito e das percias em geral; Do interrogatrio do acusado; Das testemunhas; Dos documentos; Da busca e da apreenso.

AULA 4 Dos sujeitos da relao processual Do Juiz, do Ministrio Pblico, Do acusado e defensor, dos Assistentes e Auxiliares da Justia. Da priso e da liberdade provisria. AULA 5 Das citaes e intimaes. Da sentena. Das nulidades. Dos recursos em geral: disposies gerais; do recurso em sentido estrito; da apelao; AULA 6 Do habeas corpus e seu processo. Dos Juizados Especiais Criminais (Lei n 9.099/1995 e Lei n 10.259/2001).

Em nossas aulas sero utilizados vrios elementos visuais para chamar a sua ateno e fixar de maneira eficiente a informao.

Alm disso, como voc perceber na aula demonstrativa, valeremo-nos de posturas doutrinrias variadas e tambm de jurisprudncia dos Tribunais Superiores.

Os assuntos j tratados em aula no impedem que sejam objeto de estudo nos encontros seguintes, oportunidade em que novas questes sobre eles sero trazidas colao. AULA 0 - DOS PRINCPIOS APLICAVEIS AO PROCESSO PENAL Do contedo programtico da aula 0 Dos princpios constitucionais do processo penal. Do conceito de princpio. Dos princpios constitucionais. Dos princpios constitucionais gerais do processo penal. Do devido processo legal. Do contraditrio. Da ampla defesa: Da impreciso doutrinria. Inadmissibilidade de provas por meios ilcitos. Do juiz natural. Da publicidade. Da motivao. Do duplo grau de jurisdio. Da demanda ou da ao. Dos princpios constitucionais especficos do processo penal. Do princpio publicstico ou publicista. Da verdade real. Da no culpabilidade ou da presuno da inocncia. Da obrigatoriedade e da indisponibilidade da ao penal pblica. Da oficialidade. Do promotor natural. Dos princpios constitucionais do processo penal. Os princpios constitucionais aplicveis ao processo penal so muitos. De acordo com a doutrina, podem ser classificados em gerais e especficos. Gerais seriam aqueles aplicveis ao processo: civil ou penal. J os especficos, s ao processo penal se aplicaro. Do conceito de princpio. Princpio o preceito fundamental, a origem. No processo penal, os princpios so preceitos fundamentais que do forma ao sistema processual1. Assim, considerando os princpios norteadores de nosso processo penal, podemos afirmar que impera o sistema acusatrio.
1

Antnio Carlos de Arajo Cintra/Ada Pelegrini Grinover/Cndido Rangel Dinamarco Teoria Geraldo do Processo 23a Edio Malheiros Editores - 2007.

Para Mirabete2:
No direito moderno, o sistema acusatrio implica o estabelecimento de uma verdadeira relao processual com actum trium personarum, estando em p de igualdade o autor e o ru, sobrepondo-se a eles, como rgo imparcial de aplicao da lei, o juiz.

Segundo Greco Filho3:


Consiste o sistema acusatrio na separao orgnica entre rgo acusador e rgo julgador. Ele se contrape ao sistema inquisitivo, em que as funes acusatria e judicantes se encontram englobadas na mesma pessoa, o juiz.

De fato, o sistema acusatrio peculiarizado pela separao, ciso, da atividade de acusar frente a de julgar. Assim, o rgo julgador deve ser imparcial, assumindo uma postura superior e imparcial na relao processual. O contraditrio e a ampla defesa, consectrios do devido processo legal, tambm estabelecem os contornos do sistema acusatrio. Portanto, cabe-nos tratar dos preceitos constitucionais fundamentais do nosso processo penal, ou seja, daquilo que nos permite categoriz-lo como acusatrio e no como inquisitivo ou misto. Para a doutrina (Grinover, Dinamarco e Cintra)4:
O processo acusatrio que prevaleceu em Roma e em Atenas um processo de partes, em que o acusador e o acusado se encontram em p de igualdade; , ainda, um processo de ao, com garantias da imparcialidade do juiz, do contraditrio e da publicidade.

Dos princpios constitucionais. Primeiramente, de bom alvitre ressaltar que o nosso trabalho levar em conta os princpios constitucionais. Portanto, no trataremos de todos os princpios aplicveis ao processo, mas sim somente daqueles que esto previstos, implcita ou explicitamente, em nossa Carta Poltica. A Constituio Federal de 1.988 estabelece princpios informadores de nosso processo, ou seja, preceitos fundamentais de nosso processo. No que tange ao processo penal, houve demasiada preocupao por parte do legislador constituinte, pois sobre ele se debruou com grande determinao.

Mirabete Julio Fabbrini Processo Penal Editora Atlas 1996. Greco Filho Vicente Manual de Processo Penal 6a Edio Editora Saraiva 1999. 4 Cinta Antonio Carlos de Arajo/Grinover Ada Pelegrini/Dinamarco Cndido Rangel Teoria Geral do Processo 23a edio Malheiros Editores 2007.
3

Os direitos e garantias individuais insertos no artigo 5o e em outros dispositivos constitucionais indicam a ateno especial que ao constituinte despertou o nosso processo penal. certo que a Constituio Federal de 1.988 prev princpios aplicveis a qualquer processo, como tambm de forma precisa tratou de princpios de cunho processual penal. Temos, ento, os princpios gerais e especiais (ou especficos) do processo. Para a doutrina moderna5, os princpios podem ser classificados em: Estruturantes, assim considerados aqueles consistentes nas idias diretivas bsicas do processo, de ndole constitucional; Fundamentais, que seriam aqueles mesmos princpios, quando especificados e aplicados pelos estatutos processuais, em suas particularidades; Instrumentais, os que servem como garantia do atingimento dos princpios fundamentais. Dos princpios constitucionais gerais do processo penal. Os princpios gerais, dos quais nos ocuparemos, so aqueles previstos na Constituio Federal e aplicveis ao processo, independentemente de sua natureza. Considera-se processo o procedimento (sucesso de atos processuais) qualificado pela relao jurdico-processual. Esta , nos dizeres de Capez6, o nexo
que une e disciplina a conduta dos sujeitos processuais em suas ligaes recprocas durante o desenrolar do procedimento.

Ento, no se pode dizer que so princpios afetos ao processo penal somente. Mas, sim princpios processuais.

Gomes Canotilho e Jorge Miranda trazidos colao por Grinover/Dinamarco/Cintra Teoria Geral do Processo 23a edio (pag.55/56) Editores Malheiros 2007. 6 Capez Fernando Curso de Processo Penal Editora Saraiva 1997.

Do devido processo legal. O devido processo legal (due process of law) o princpio geral segundo o qual processo aquele que regido por lei. Portanto, para aplicar a lei penal o Estado dever se valer do processo, ou seja, do processo previamente estabelecido em lei. Assim, as regras aplicveis ao processo devem ser conhecidas de seus destinatrios. Portanto, a lei deve anteceder prtica do ato processual. O legislador, no entanto, ao editar a lei que reger o processo no age de forma ilimitada. Sua atuao bitolada pelas regras do processo legislativo (procedimento de criao de lei) e pelos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Portanto, devido processo legal o processo que obedece lei prvia, sendo certo que considera-se lei aquela criada em obedincia ao processo legislativo e em respeito aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Exemplo: O indivduo que comete infrao penal de menor potencial ofensivo (artigo 61 da Lei 9.099/95) deve ser submetido ao processo penal consensual previsto na Lei 9.099/95 e no a outro. Como o contraditrio e a ampla defesa so garantias insertas no texto constitucional, o devido processo legal s a ele se conformar quando respeitar tais garantias. inevitvel concluir-se ento que o devido processo legal dever, em obedincia Constituio Federal, ser qualificado pelo contraditrio e pela ampla defesa.

Para Moraes7
O devido processo legal tem como corolrios a ampla defesa e o contraditrio, que devero ser assegurados aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, conforme o texto constituicional expresso (artigo 5o,LV).

Ademais, o devido processo legal no comporta provas obtidas por meios ilcitos. Portanto, a inadmissibilidade de provas ilcitas (artigo 5o, LVI, da CF) decorre do princpio do devido processo legal. Questes sobre o tema: 1. (TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: V. Uma das manifestaes do devido processo legal a inadmissibilidade da prova ilcita no processo, que deve preponderar ainda quando for produzida em estado de necessidade ou legtima defesa.

A Constituio Federal de 1.988 prev expressamente o devido processo legal no artigo 5o, incisos LIV e LV. Artigo 5o, da CF LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Do contraditrio. O contraditrio decorre da caracterstica dialtica que assume o processo penal no sistema acusatrio. O julgador, imparcial, decidir levando em conta o que trazido ao processo pelas partes, parciais. Assim, as partes funcionam como colaboradoras da atividade jurisdicional. O contraditrio, tambm conhecido como princpio da audincia bilateral, consiste na possibilidade efetiva de as partes se contraporem.
7

Moraes Alexandre de Direito Constitucional 27a Edio Editora Atlas 2006.

Segundo Nucci8
O princpio do contraditrio quer dizer que a toda alegao ftica ou apresentao de prova, feita no processo por uma das partes, tem a outra, adversria, o direito de se manifestar, havendo um perfeito equilibrio na relao estabelecida pela pretenso pretenso punitiva do Estado em confronto com o direito liberdade e manuteno do estado de inocncia do acusado.

Luiz Flvio Gomes9, a seu turno, sinteticamente, conceitua o contraditrio como


a possibilidade de se contraditar argumentos e provas da parte contrria.

Segundo a doutrina, o contraditrio poder ser diferido. o que se d, por exemplo, quando diante de prova a ser produzida imediatamente sem a presena das partes, o julgado a estas outorga a possibilidade de manifestar posteriormente. O certo, no entanto, que no h o devido processo legal sem o contraditrio efetivo. Portanto, o princpio do contraditrio, no processo, no sofre exceo. Sabemos que pode o contraditrio ser imediato ou diferido, mas sempre existir.

ATENO: No inqurito policial, por no termos um processo, mas sim um procedimento administrativo de cunho informativo, no h que se exigir o contraditrio, como tambm a ampla defesa. Portanto, a ausncia de contraditrio no inqurito policial no nos leva a uma exceo ao princpio. O princpio do contraditrio pressupe a necessidade de conhecimento (comunicao) do que foi alegado ou produzido pela parte contrria ou pelo juiz; e, partir do momento em que se oportuniza a contraposio, d-se o efetivo contraditrio. Do contraditrio decorrer o princpio da ampla defesa. A oportunidade de defesa surge com o contraditrio. Se no se der oportunidade de contraposio no teremos ampla defesa. Mas, ao se dar oportunidade de contraposio, no se pode dizer que ampla defesa houve. Como sempre digo: uma coisa uma coisa; outra coisa outra coisa. Exemplo: A se dar oportunidade de o acusado, por conta prpria (autodefesa), no interrogatrio, se contrapor acusao (imputao contida na denncia), pode-se dizer que houve contraditrio. No entanto, ampla defesa ainda no. Esta s se dar com a defesa tcnica.
8 9

Nucci Guilherme de Souza Cdigo de Processo Penal Comentado 5a Edio Editora RT. Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manual para concursos e graduao) Volume 6 Editora RT.

O contraditrio e a ampla defesa so tratados pela Constituio Federal no artigo 5o, LV, da CF.
LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Com a reforma do Processo Penal ocorrida por meio da lei 12.403/2011 passouse a discutir a existncia de exceo ao princpio do contraditrio quando da decretao de medidas cautelares como a priso preventiva. Para ilustrarmos o tema tratado, especialmente sobre o que foi afirmado sobre o contraditrio diferido, vejamos a questo que se segue. Para o decreto de uma medida cautelar (Lei 12.403/2011) sempre haver o contraditrio? RESOLUO: CERTO. De acordo com o disposto no artigo 282, 3o do CPP, ressalvados os casos de urgncia ou de perigo de ineficcia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinar a intimao da parte contrria, acompanhada de cpia do requerimento e das peas necessrias, permanecendo os autos em juzo. Mas, sobre o referido dispositivo deveremos refletir. de se notar que, segundo o legislador, o contraditrio prvio a regra. Mas, essa regra, ainda segundo o legislador, s ser aplicada quando houver o pedido de uma medida cautelar? Caso a cautelar tenha sido decretada de ofcio pelo magistrado, o contraditrio prvio no ser exigido? Realmente, de acordo com o disposto no artigo 282, pargrafo 3, do CPP, o contraditrio prvio s ser exigido se houver pedido. Mas, no se pode neg-lo se houver o decreto de uma medida cautelar de ofcio pelo magistrado. A dialtica do sistema acusatrio nos impe o dever de obedecer ao contraditrio. Outro ponto interessante o tratado na questo: sempre haver contraditrio? A resposta, apesar de a literalidade do dispositivo indicar o contrrio, SIM. O que no se pode afirmar que sempre haver o contraditrio prvio. O legislador prev situaes em que o contraditrio prvio no existir. Veja: ressalvados os casos de urgncia ou de perigo de ineficcia da medida...... No podemos afirmar, no entanto, que, mesmo nos casos de urgncia ou de perigo de ineficcia da medida, no haver contraditrio. Este existir

posteriormente. o chamado contraditrio diferido. Portanto, podemos afirmar, sim, que o contraditrio sempre existir. No ser sempre prvio. Mas, sempre existir.

Questes sobre o tema: 2.(NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: I. A Constituio assegura o principio do contraditrio para os processos judiciais e para o inqurito policial.

3.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: II. A doutrina e a jurisprudncia dominantes entendem ser inaplicvel a garantia do contraditrio e da ampla defesa ao inqurito policial, uma vez que se no tem aqui um processo compreendido como instrumento destinado a decidir litgio.

4.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: I. O contraditrio e a ampla defesa referidos no dispositivo supra citado referem-se somente ao processo penal e administrativo, tanto que todo

aquele que comparecer a Juzo sem advogado, ser-lhe- nomeado Defensor Pblico para efetuar a defesa.

5.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: III. O contraditrio e a ampla defesa no podem ser abolidos pelo legislador, pois fazem parte das clusulas ptreas dispostas no pargrafo 4o do artigo 60 da Constituio Federal.

Da ampla defesa. A ampla defesa, como j vimos, necessria para que se tenha o devido processo legal. Sem ela, no h que se falar em devido processo legal, pois h manifesta afronta Constituio Federal. Segundo Gomes10
O contraditrio torna a defesa possvel; a ampla defesa a transforma em efetiva (em defesa plena). Os princpios do contraditrio e da ampla defesa so complementares.

Para Nucci11
A ampla defesa significa que ao ru concedido o direito de se valer de amplos e extensos mtodos para se defender da imputao que feita pela acusao.

Em respeito ampla defesa, no processo penal, o acusado no poder dispensar a defesa tcnica. Assim, apesar de ser possvel a disposio da autodefesa, a defesa tcnica indisponvel. A denncia genrica (sem exposio circunstanciada dos fatos) no permite o exerccio da ampla defesa, j que no possibilita o enfrentamento dos fatos imputados ao acusado. Para que haja a ampla defesa, necessrio o contraditrio. Assim, mister se faz a comunicao ao acusado das argumentaes e provas produzidas pela parte contrria ou pelo juiz. Para Luiz Flvio Gomes12:

10 11

Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manual para concursos e graduao) Volume 6 Editora RT. Nucci Guilherme de Souza Cdigo de Processo Penal Comentado 5a Edio Editora RT 2006. 12 Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manual para concursos e graduao) Volume 6 Editora RT.

A defesa ampla, sem suma, envolve: a- autodefesa; b- defesa tcnica; cdefesa efetiva; e d- defesa por qualquer meio de prova (inclusive por meio de prova ilcita, que s admitida pro reo, para comprovar sua inocncia.

Questes sobre o tema: 6.(FCC/ANALISTA/TRT22/2010) A plenitude de defesa no Tribunal do Jri encontra-se dentro do princpio maior da a) legalidade. b) ampla defesa. c) reserva legal. d) moralidade. e) presuno de inocncia.

7.(CESPE/MPU/ANALISTA/2010) A Constituio Federal de 1988 (CF) apresenta, em sua conformao estrutural, os elementos constitutivos do Estado, quais sejam, a soberania, a finalidade, o povo e o territrio. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relacionados a esses elementos. 1.Considerando que os direitos sejam bens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantias sejam os instrumentos que asseguram o exerccio de tais direitos, a garantia do contraditrio e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais de natureza criminal de forma exclusiva.

8.(CESPE/TRT1/JUIZ/2010) Julgue o item acerca dos direitos e garantias fundamentais. 1. A CF assegura aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes, razo pela qual, no mbito do processo administrativo disciplinar, imprescindvel a presena de advogado.

Da impreciso doutrinria. A doutrina, no poucas vezes, estabelece confuso entre o princpio do contraditrio e da ampla defesa. Scarance13 tratando do tema asseverou que:
Tem havido duas posies essenciais na doutrina a respeito do relacionamento entre as garantias da defesa e do contraditrio: 1- o direito de defesa deriva da garantia do contraditrio; 2- da garantia de defesa decorre o contraditrio. Pela primeira orientao, como o contraditrio informao e reao, seria por meio
13

Scarance Fernandes Antnio Processo Penal Constitucional 4a Edio Editora RT (pag.280/281).

dele que o acusado teria a necessria cincia da acusao, podendo assim preparar sua defesa. Mas, sobre outro enfoque, em face do paralelismo inevitvel entre ao e defesa, vistas como garantias que se manifestam durante todo o desenrolar da causa, o contraditrio nada mais do que uma emanao daquela defesa. Defesa, pois, que garante o contraditrio, e que por ele se manifest e garantida: porque a defesa, que o garante, se faz possvel graas a um dos seus momentos constitutivos a informao e vive e se exprime por intermdio do seu segundo momento a reao

Mirabete14 entende que o contraditrio assegura a ampla defesa. Observe seus dizeres:
Dos mais importantes do processo acusatrio o princpio do contraditrio (ou da bilateralidade da audincia), garantia constitucional que assegura a ampla defesa do acusado.

Para Greco Filho15, de cuja opinio no comungo:


Consiste a ampla defesa na oportunidade de o ru contraditar a acusao, atravs de previso legal de termos processuais que possibilitem a eficincia da defesa... A questo abaixo ilustra bem o conceito adotado pela organizadora do concurso. O item II foi considerado correto.

(ESAF/DEFENSOR)16 09. Ainda sobre as garantias processuais estabelecidas pela Constituio Federal de 1988, examine as afirmaes abaixo: II - Para o processo penal, o contraditrio tem de ser efetivo, real, substancial, implicando em defesa tcnica substancial do ru, ainda que revel, para que se tenha por obedecido o mandamento constitucional. Para isso, a norma completada pelo dispositivo do Cdigo de Processo Penal, que manda seja dado defensor ao ru quando o juiz o considerar indefeso.

Inadmissibilidade de provas por meios ilcitos. A inadmissibilidade de prova ilcita decorre do princpio do devido processo legal, pois a prova ilcita no se ajusta a preceitos baseados na legalidade. De acordo com o disposto no artigo 5o, LVI, da CF, so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos. Consideram-se provas obtidas por meios ilcitos aquelas que advm de ofensa norma material. No se tratam de provas ilegtimas; mas, sim, ilcitas.

14 15

Mirabete Julio Fabbrini Processo Penal Editora Atlas 1996. Greco Filho Vicente Manual de Processo Penal 6a edio Editora Saraiva 1999. 16 Questo disponibilizada pelo site: (http://www.pciconcursos.com.br/provas/esaf/4).

Portanto, a prova em ofensa a norma processual classificada como ilegtima; ao passo que a prova que decorra de ofensa a norma penal (exemplo: tortura) ilcita. A prova ilcita deve ser desprezada pelo julgador. No entanto, o princpio da proporcionalidade, implcito no texto constitucional, permite a admisso de prova obtida por meio ilcito em favor do acusado, a qual, em razo de excludentes da ilicitude (exemplo: estado de necessidade ou legtima defesa), perde o carter de ilcita. Sobre o tema, observe abaixo trecho de um julgado do STF17:
Utilizao de gravao de conversa telefnica feita por terceiro com a autorizao de um dos interlocutores sem o conhecimento do outro quando h, para essa utilizao, excludente da antijuridicidade. - Afastada a ilicitude de tal conduta - a de, por legtima defesa, fazer gravar e divulgar conversa telefnica ainda que no haja o conhecimento do terceiro que est praticando crime -, ela, por via de conseqncia, lcita e, tambm conseqentemente, essa gravao no pode ser tida como prova ilcita, para invocar-se o artigo 5, LVI, da Constituio com fundamento em que houve violao da intimidade (art. 5, X, da Carta Magna).

Assim, podemos afirmar que a prova ilcita jamais ser admitida no processo penal, pois aquela que obtida por meio ilcito, perde, diante das excludentes da ilicitude, o carter de ilcita e pode ser utilizada em benefcio do acusado.

9. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue o item 1. a interceptao telefnica somente poder ser autorizada, por autoridade judiciria, para instruo processual de qualquer natureza ou para fins de investigao; 10. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue o item: 1. de acordo com a Constituio, as comisses parlamentares de inqurito tm os mesmos poderes de investigao da autoridade judicial. Nesse sentido, a C.P.I pode determinar a interceptao telefnica para fins de investigao;

11. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 68 Assevera o artigo 5 da Constituio da Repblica que: 1. a interceptao de comunicao telefnica est submetida a uma reserva legal qualificada.

17

STF HC 74678/SP Relator: Ministro Moreira Alves - rgo julgador: 1a Turma Data do julgamento: 10/06/1997.

12. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 71. A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item: 1. aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Do juiz natural. O princpio do juiz natural est inserto no artigo 5o, inciso LIII, da Constituio Federal.
Artigo 5 , da Constituio Federal. LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;
o

Segundo a doutrina, o princpio do juiz natural significa que o processo dever ser julgado por juiz que tenha sua competncia predeterminada em lei. Tal determinao, eleva a possibilidade de um julgamento imparcial. Segundo o STF18
O princpio do juiz natural no apenas veda a instituio de tribunais e juzos de exceo, como tambm impe que as causas sejam processadas e julgadas pelo rgo jurisdicional previamente determinado a partir de critrios constitucionais de repartio taxativa de competncia, excluda qualquer alternativa discricionariedade.

Portanto, o juiz natural aquele que exerce atividade jurisdicional e que tenha sua competncia e garantias funcionais e pessoais definidas em lei. Para Luiz Flvio Gomes19, o juiz natural composto de dois aspectos: 1- juiz natural o competente para a causa (Artigo 5o, LIII, da CF); e 2- est proibida a a criao de tribunal ou juzo de exceo (artigo 5o, XXXVII, da CF). Trata-se o juzo ou tribunal de exceo de rgo julgador criado aps o fato e com o intuito nico de julgar o seu autor. Segundo a doutrina, o contraponto do juiz natural admisso dos tribunais ou juzo de exceo. No entanto, a modificao da lei, posterior ao crime, que venha alterar o juzo competente para o julgamento, desde que no leve em conta o determinado fato, mas tenha como caracterstica a generalidade, no afronta o princpio do juiz natural.
18
19

STF HC 86889/SP Relator: Menezes Direito rgo julgador: 1a Turma Data do julgamento: 20/11/2007.

Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manual para concursos e graduao) Volume 6 Editora RT.

Do juiz natural decorre a imparcialidade do juiz como princpio. A Constituio Federal cerca a atividade jurisdicional e o seu titular de garantias e estipula-lhes vedaes, alm de proibir os tribunais ou juzos de exceo, com o nico objetivo de preservar sua imparcialidade. Questo sobre o tema: 13.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: I. O princpio do juiz natural se manifesta tanto na regra de proibio de tribunais de exceo, quanto no preceito de que ningum ser processado seno pela autoridade competente.

Da publicidade. O princpio da publicidade dos atos processuais est consagrado nos artigos 5o, LX, 93, IX, e 5O, XXXIII, todos da Constituio Federal. Foi com a Carta Poltica de 1.988 que se deu carter constitucional ao princpio da publicidade dos atos processuais. Antes de seu advento, a exigncia d e publicidade dos atos processuais era prevista to-s em leis infraconstitucionais.
Artigo 5o da CF. XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; Artigo 93 da CF. IX todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao;

Segundo o princpio da publicidade, os atos processuais devero ser realizados publicamente, sem segredos. Trata-se de fato de um grandioso instrumento de controle e de preciosa garantia do indivduo frente atividade jurisdicional.

A publicidade dos atos processuais pode ser classificada em interna ou externa. Ser externa (ou geral, plena) quando os atos processuais podem ser presenciados por qualquer pessoa. Ser, por sua vez, interna (ou especial, restrita) quando se dirige a certas pessoas. Realmente, de acordo com o disposto no artigo 5o, LX, da CF, a lei poder limitar a publicidade dos atos, quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. Tal possibilidade de limitao tambm est expressa no artigo 93, IX, da CF. O certo, todavia, que s partes e aos advogados no se permitir o sigilo. Portanto, os atos processuais, para eficincia do contraditrio e da ampla defesa, devero ser comunicados s partes e a seus advogados. Do exposto, podemos concluir que no h ato processual sem publicidade. Esta, eventualmente, se limitar s partes e a seus advogados. No entanto, ato processual sem publicidade inexiste. Para Mirabete20
O princpio da publicidade dos atos processuais, profundamente ligado humanizao do processo penal, contrape-se ao procedimento secreto, caracterstica do sistema inquisitivo.

Da motivao. Segundo o princpio da motivao (fundamentao), as decises judiciais devero ser fundamentadas, sob pena de nulidade.
Artigo 93 da CF.

20

Mirabete Julio Fabbrini Processo Penal Editora Atlas 1996.

IX todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao;

A exigncia de motivao das decises judiciais, atualmente, tem funo poltica, pois no objetivam to-s permitir que as partes e o juiz que venha a julgar eventual recurso como seus destinatrios nicos possam conhecer o contedo do decisrio. Objetiva mais: que a imparcialidade e a retido das decises judiciais possam ser aferidas pela populao. Motivar explicitar as razes de fato e de direito que levaram o magistrado a decidir. A rigor, todas as decises judiciais devem ser motivadas. No entanto, apesar de a doutrina ser intransigente, no admitindo qualquer exceo ao princpio, os tribunais superiores (STF e STJ) no tem exigido a motivao do despacho que recebe a pea vestibular da ao penal. Para Scarance Fernandes21, no se admite, em respeito ao princpio em tela, a motivao implcita das decises judiciais. Segundo o mestre:
A motivao, para que atenda finalidade inspiradora de sua exigncia constitucional, deve ser clara, coerente e completa. , realmente, inadmissvel a motivao implcita. O juiz, no exerccio de sua funo jurisdicional, quando produz o principal ato de sua atividade, fazendo atuar a vontade da lei ao caso concreto, deve primar pela clareza e pela preciso, refutando ou acolhendo as alegaes das partes. No se pode aceitar, para no invalidar a sentena, o tribunal vislumbre, apesar da omisso judicial, suprimento em outros fundamentos da sentena, deles extraindo de maneira implcita, a motivao inexistente.

No entanto, apesar de condenada pela doutrina, a motivao implcita vem sendo tolerada pelos Tribunais Superiores. O STF tem, no poucas vezes, admitido decises que tenham como fundamento manifestaes que lhe so anteriores. Observe abaixo trechos de alguns de seus julgados.
Deciso judicial: motivao (CF, art. 93, IX): no viola a exigncia constitucional a 22 fundamentao que, na conformidade da lei, remete-se da deciso recorrida . No fere as garantias do contraditrio, da ampla defesa, nem da motivao das decises judiciais, a adoo, como ratio decidendi, da manifestao, a ttulo de custos legis, do 23 Ministrio Pblico .

Do duplo grau de jurisdio.

21

Scarance Fernandes Antnio Processo Penal Constitucional 4a edio Editora RT 2005.


STF AI-AgR 596558/RJ-Relator: Ministro Seplveda Pertence rgo julgador: 1a Turma Data do julgamento: 13/02/2007. STF RE-Agr 360037/SC Relator: Ministro Cezar Peluso rgo julgador: 2a Turma Data do julgamento: 07/08/2007.

22 23

Segundo o princpio do duplo grau de jurisdio, as decises judiciais podero, de acordo com a lei, ser objeto de recurso instncia superior. Portanto, a deciso de judicial (de juiz ou de tribunal) poder, bastando que a lei preveja, ser objeto de recurso instncia superior. A carta constitucional de 1.988 no prev expressamente o duplo grau de jurisdio. Todavia, ao estabelecer a estrutura do Poder Judicirio e mencionar a existncia de competncias originria e recursal, admite a existncia do duplo grau de jurisdio. De fato, a possibilidade de recurso a regra. No entanto, no se impe sua previso legal. Assim, a todos admitir-se- a utilizao dos recursos previsto em lei. De fato, estamos diante da aplicao do princpio do devido processo legal. Para a doutrina (Grinover, Cintra e Dinamarco24), o princpio do duplo grau de jurisdio, alm de ter fundamento poltico pois nenhum ato estatal pode ficar imune ao necessrio controle:
indica a possibilidade de reviso, por via de recurso, das causas j julgadas pelo juiz de primeiro grau (ou primeira instncia), que corresponde denominada jurisdio inferior. Garante, assim, um novo julgamento, por parte dos rgos da jurisdio superior, ou de segundo grau (tambm denominada de Segunda instncia).

Questo sobre o tema: 14. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: III. A Constituio assegura, de forma expressa, entre os direitos fundamentais, o duplo grau de jurisdio, assegurando o direito a interposio de recursos.

Da demanda ou da ao. O princpio da demanda ou da ao (tambm conhecido como princpio da iniciativa da parte) sugere que o processo s ter incio mediante iniciativa da parte. Portanto, caber aos titulares da ao penal a sua propositura, no se permitindo um atuar de ofcio do rgo jurisdicional. Trata-se, em verdade, de uma caracterstica do processo acusatrio (sistema acusatrio), pois sob sua gide ao julgador no se permite acusar.

Cinta Antonio Carlos de Arajo/Grinover Ada Pelegrini/Dinamarco Cndido Rangel Teoria Geral do Processo 23a edio Malheiros Editores 2007.

24

Do princpio em tela, probe-se o julgamento alm do pedido (ultra petita). certo, no entanto, que ao magistrado permite-se dar nova definio jurdica ao fato (artigo 383 do CPP). No entanto, quando o faz, est, no limite do pedido, aplicando o direito ao caso concreto e, para tanto, ao fato est dando nova definio jurdica. Segundo Gomes25
Como decorrncia do princpio da iniciativa das partes: a- o juiz no pode julgar alm ou fora ou aqum do pedido; b- no pode prejudicar o acusado quando somente ele recorreu (proibio da reforma in pejus).

Do princpio da iniciativa da parte, decorre a necessidade de, em busca da verdade real e da indeclinabilidade da jurisdio, ao processo se aplicar o princpio do impulso oficial. Portanto, mediante iniciativa do julgador, o processo dever, em situao normal, caminhar at a sentena final. O princpio da demanda decorre da inrcia do rgo jurisdicional, pois este s atuar se provocado. Sobre o tema, o STF26 j se manifestou em vrias oportunidades, veja:
No pode o Juiz, sob pena de ofensa ao postulado da inrcia da jurisdio, agir ultra petita, desconsiderando, na resoluo da lide, os limites dentro dos quais foi esta proposta e que definem, com contornos materiais precisos, o prprio thema decidendum (CPC, art. 128)

Dos princpios constitucionais especficos do processo penal. Da Carta Poltica de 1.988, nos cabe extrair os princpios prprios do Processo Penal. Portanto, trataremos dos princpios especficos, explcitos ou implcitos no texto constitucional. Do princpio publicstico ou publicista. O princpio publicstico do processo penal , segundo Tucci27, a regra mais geral, a super-regra. Para o mestre:
A regra mais geral, a super-regra de Direito Processual Penal , inequivocadamente, a correspondente ao carter publicistico ostentado pelo processo penal.

De fato, na relao processual penal, diferentemente de qualquer outra, h em confronto o interesse do Estado de, para fomentar a paz social, aplicar ao culpado

25

Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manuais para Concursos e Graduao) volume 6 Editora Rt.
STF RE-AgR 170385/DF relator: Ministro Celso de Mello rgo julgador: 1a Turma Data do julgamento: 16/05/95.

26
27

Tucci Rogrio Lauria Principios e regras orientadoras do novo Processo Penal Brtasileiro Editora Forense 1986.

a respectiva pena (monoplio estatal do jus puniendi) e o interesse do indivduo na manuteno de sua liberdade. Portanto, por meio do processo penal, objetiva-se, ao mesmo tempo, a aplicao da lei penal (pena ou medida de segurana) como meio de pacificao social, bem como assegurar ao indivduo o seu direito liberdade, permitindo-lhe se contrapor imputao que lhe feita. Tucci28, ao tratar do carter publicstico do processo penal, afirma, ainda, que:
Manistando-se nele (processo penal), simultaneamente, como visto, tanto a inteno de reprimenda a conduta intolervel do indivduo, catalogada como ilcito penal, e a de assecurao de liberdade individual, nsita ao ser humano, patente delineia-se, outrossim, a incidncia de interesse pblico, em altssimo grau.

Portanto, o princpio publicstico o que, antes de tudo, peculiariza o processo penal, diferenciado-o de qualquer outro processo. Do princpio publicstico do processo penal, decorrem alguns outros princpios (ou para Tucci: regras), dentre os quais, a busca pela verdade real. Para a doutrina, diante do interesse repressivo, no processo penal, no h margem para a verdade artificial (verdade formal). Da verdade real. No processo penal, a atividade do julgador objetiva a busca pela verdade real, ou seja, descobrir o que de fato aconteceu, no havendo, por exemplo, que se falar em confisso decorrente da revelia. O magistrado, na busca pela verdade real, deve agir diante da inrcia da parte. Portanto, no poucas vezes o magistrado determina a realizao de prova necessria para a perquirio da verdade real. O disposto no artigo 156 do CPP nos serve para demonstrar ilustra o poder do magistrado, no processo penal, em busca da verdade real, ou seja, para descobrir aquilo que realmente aconteceu.

Art. 156. A prova da alegao incumbir a quem a fizer, sendo, porm, facultado ao juiz de ofcio: I ordenar, mesmo antes de iniciada a ao penal, a produo antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequao e proporcionalidade da medida;

28

Tucci Rogrio Lauria Principios e regras orientadoras do novo Processo Penal Brtasileiro Editora Forense 1986 (pag.36/37).

II determinar, no curso da instruo, ou antes de proferir sentena, a realizao de diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante.

certo, no entanto, que no processo penal o princpio da verdade real no absoluto. As excees, todavia, no permitem um decreto condenatrio. A absolvio por insuficincia de prova (386, II, V e VII, do CPP), indica que, no havendo elementos para condenao, caber ao magistrado, mesmo que no tenha certeza sobre a inocncia do acusado, o decreto absolutrio. Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato; II - no haver prova da existncia do fato; III - no constituir o fato infrao penal; IV estar provado que o ru no concorreu para a infrao penal; V no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal; VI existirem circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1o do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; VII no existir prova suficiente para a condenao.

A deciso, desde que transitada em julgado, no permitir modificao, mesmo que prova irrefutvel da responsabilidade do acusado surja. Aqui, manifesta a exceo busca da verdade real. Em que pese o princpio da verdade real no estar expresso no texto Constitucional, certo que, em razo da presuno de no culpabilidade inserto no artigo 5o, LVII, CF, no se admite a condenao sem que haja prova suficiente para tal. Da no culpabilidade ou da presuno da inocncia. O princpio da no culpabilidade, tambm conhecido como estado de inocncia ou presuno de inocncia, est inserto no artigo 5o, LVII, da CF.
Artigo 5 da Constituio Federal LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;
o

Segundo o princpio da presuno de inocncia toda pessoa se presume inocente at que tenha sido declarada culpada por sentena transitada em julgado.

Da presuno de inocncia no decorre, segundo pacfica doutrina, e no menos tranqila jurisprudncia, a proibio de prises cautelares. Portanto, a priso em flagrante delito, a priso preventiva, a priso temporria, dentre outras, que no pressupem sentena condenatria transitada em julgado, no ofender o princpio da presuno de inocncia, j que so prises processuais e no tem como subsdio a declarao de culpabilidade. Transcrevo abaixo os dizeres de Alexandre de Moraes29
A consagrao do princpio da inocncia, porm, no afasta a constitucionalidade das espcies de prises provisrias, que continua sendo, pacificamente, reconhecida pela jurisprudncia, por considerar a legitimidade jurdicoconstitucional da priso cautelar, que, no obstante a presuno juris tantum de no culpabilidade dos rus, pode validamente incidir sobre seu status libertatis.

Da obrigatoriedade e da indisponibilidade da ao penal pblica. O texto constitucional impe a obrigatoriedade da ao penal pblica ao Ministrio Pblico, pois, caso no seja ela proposta no prazo legal, ao ofendido permitido se valer da ao penal privada subsidiria da pblica. Portanto, ao Ministrio Pblico cabe, com privatividade, promover a ao penal pblica (artigo 129, I, da CF). Dever faz-lo obrigatoriamente se presentes os requisitos necessrios ao penal. Caso no promova a ao penal no prazo legal, poder o ofendido ou seu representante legal, luz do disposto no artigo 5o, inciso LIX, da CF. promover a ao penal privada subsidiria da pblica. Constituio Federal Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; Artigo 5o - Constituio Federal LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; Princpio absolutamente oposto ao da obrigatoriedade e o da oportunidade que impera sobre a ao penal privada. Assim, enquanto ao Ministrio Pblico se impe o exerccio do direito de ao; ao particular, faculta-se.

29

Moraes Alexandre de Direito Constitucional 20 edio Editora Atlas 2006.

Do princpio da obrigatoriedade, decorre o princpio da indisponibilidade da ao penal. A ao penal deve ser promovida obrigatoriamente pelo Ministrio Pblico e, quando j proposta, no poder o seu titular dela dispor. Segundo Nucci30, o princpio da obrigatoriedade da ao penal pblica e o princpio conseqencial da indisponibilidade da ao penal:
significa no ter o rgo acusatrio, nem tampouco o encarregado da investigao, a faculdade de investigar e buscar a punio do autor da infrao penal, mas o dever de faz-lo. Assim, ocorrida a infrao penal, ensejadora da ao penal pblica incondicionada, deve a autoridade policial investiga-la e, em seguida, havendo elementos, obrigatrio que o promotor apresente a denncia.

Atualmente, segundo a doutrina, o princpio da obrigatoriedade da ao penal mitigado pela admisso de suspenso condicional do processo (artigo 89 da Lei 9.099/95) e de transao penal (artigo 98, I, da CF). Da oficialidade. A persecuo penal, de regra, dever se dar por meio de rgos oficiais. Portanto, a tarefa de investigar, processar e aplicar a lei penal do Estado. Assim, pelo princpio da oficialidade caber Polcia Judiciria (artigo 144, pargrafos 1o e 4o da CF) Polcia Federal e Civil a investigao preliminar (inqurito policial) e ao Ministrio Pblico, nas aes penais pblicas, a funo dar incio ao processo (artigo 129, I, da CF). No demais dizer, que caber aos rgos do Poder Judicirio o julgamento de eventual ao penal. Assim, exceto nos casos de ao penal privada, caber ao Estado a persecuo penal. Portanto, a oficialidade decorre da natureza oficial dos rgos competentes para a persecuo penal. Do promotor natural. A doutrina tem se manifestado favoravelmente existncia, implcita, em nossa Constituio Federal da exigncia, no processo penal, do promotor natural. Segundo a doutrina majoritria, da conjugao de dispositivos constitucionais, mxime daqueles que tratam das garantias dirigidas aos membros do Ministrio Pblico com o disposto no artigo 5o, LIII, da CF, surge o princpio do promotor natural. Portanto, o sujeito s poder ser acusado por rgo estatal dotado de imparcialidade e previamente constitudo por Lei. No se admite a designao casustica de rgo acusador.

30

Nucci Guilherme de Souza Codigo de Processo Penal Comentado Editora RT.

Questes tratadas em aula. 1. (TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: V. Uma das manifestaes do devido processo legal a inadmissibilidade da prova ilcita no processo, que deve preponderar ainda quando for produzida em estado de necessidade ou legtima defesa.

2.(NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: I. A Constituio assegura o principio do contraditrio para os processos judiciais e para o inqurito policial.

3.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: II. A doutrina e a jurisprudncia dominantes entendem ser inaplicvel a garantia do contraditrio e da ampla defesa ao inqurito policial, uma vez que se no tem aqui um processo compreendido como instrumento destinado a decidir litgio. 4.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: I. O contraditrio e a ampla defesa referidos no dispositivo supra citado referem-se somente ao processo penal e administrativo, tanto que todo aquele que comparecer a Juzo sem advogado, ser-lhe- nomeado Defensor Pblico para efetuar a defesa. 5.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: III. O contraditrio e a ampla defesa no podem ser abolidos pelo legislador, pois fazem parte das clusulas ptreas dispostas no pargrafo 4o do artigo 60 da Constituio Federal.

6.(FCC/ANALISTA/TRT22/2010) A plenitude de defesa no Tribunal do Jri encontra-se dentro do princpio maior da a) legalidade. b) ampla defesa. c) reserva legal. d) moralidade. e) presuno de inocncia. 6.(CESPE/MPU/ANALISTA/2010) A Constituio Federal de 1988 (CF) apresenta, em sua conformao estrutural, os elementos constitutivos do Estado, quais sejam, a soberania, a finalidade, o povo e o territrio. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relacionados a esses elementos. 1.Considerando que os direitos sejam bens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantias sejam os instrumentos que asseguram o exerccio de tais direitos, a garantia do contraditrio e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais de natureza criminal de forma exclusiva. 7.(CESPE/TRT1/JUIZ/2010) Julgue o item acerca dos direitos e garantias fundamentais. 1. A CF assegura aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes, razo pela qual, no mbito do processo administrativo disciplinar, imprescindvel a presena de advogado. 8.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: I. O princpio do juiz natural se manifesta tanto na regra de proibio de tribunais de exceo, quanto no preceito de que ningum ser processado seno pela autoridade competente. 9. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, correto afirmar que: b) a interceptao telefnica somente poder ser autorizada, por autoridade judiciria, para instruo processual de qualquer natureza ou para fins de investigao; 10. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, correto afirmar que:

c) de acordo com a Constituio, as comisses parlamentares de inqurito tm os mesmos poderes de investigao da autoridade judicial. Nesse sentido, a C.P.I pode determinar a interceptao telefnica para fins de investigao;

11. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF) 68 - Assevera o artigo 5 da Constituio da Repblica que: e) a interceptao de comunicao telefnica est submetida a uma reserva legal qualificada.

12. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF) 71 A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item: 1. aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

13.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: I. O princpio do juiz natural se manifesta tanto na regra de proibio de tribunais de exceo, quanto no preceito de que ningum ser processado seno pela autoridade competente. 14. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: III. A Constituio assegura, de forma expressa, entre os direitos fundamentais, o duplo grau de jurisdio, assegurando o direito a interposio de recursos.

Gabarito das questes tratadas em aula. 1. ERRADO 2. ERRADO 3. CERTO 4. ERRADO 5. CERTO 6. B 7. ERRADO 8. ERRADO 9. ERRADO 10. ERRADO 11. ERRADO

12. CERTO 13. CERTO 14. ERRADO Resoluo das questes tratadas em aula. 1. (TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: V. Uma das manifestaes do devido processo legal a inadmissibilidade da prova ilcita no processo, que deve preponderar ainda quando for produzida em estado de necessidade ou legtima defesa. RESOLUO: ERRADO. certo afirmar que uma das manifestaes do devido processo legal a inadmissibilidade de prova ilcita. Num processo em que a obedincia Lei a tnica, no se admite que a prova seja produzida a seu arrepiu. No entanto, no se pode afirmar que inadmissibilidade de prova ilcita tenha carter absoluto, mxime quando a sua admisso busca dar guarida a outros bens tutelados pelo Direito, como o caso do direito vida. Com isso, a jurisprudncia dos Tribunais Superiores tem, diante da ponderao dos valores colocados em coflito, admitido a prova obtida por meio ilcito para a demonstrao da inocncia do acusado, ou, ainda, em seu prejuzo, para a tutela da vida da vtima, por exemplo.

2.(NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: I. A Constituio assegura o principio do contraditrio para os processos judiciais e para o inqurito policial. RESOLUO: ERRADO O inqurito policial um procedimento de natureza administrativa e inquisitiva. O contraditrio e a ampla defesa no o caracterizam. O contraditrio no uma exigncia no inqurito policial. De acordo com a CF, o contraditrio exigido nos processos judicial ou administrativo.

3.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: II. A doutrina e a jurisprudncia dominantes entendem ser inaplicvel a garantia do contraditrio e da ampla defesa ao inqurito policial, uma vez que se no tem aqui um processo compreendido como instrumento destinado a decidir litgio. RESOLUO: CERTO O inqurito policial um procedimento de natureza administrativa e inquisitiva. O contraditrio e a ampla defesa no o caracterizam. Mas, qual o motivo pelo qual o contraditrio e a ampla defesa no so exigidos no inqurito policial? Na fase inquisitorial o Estado-Administrao colhe elementos que possam ou no legitimar uma ao penal. Com a propodisitura da ao penal, impe-se o contraditrio e a ampla defesa. Ademais, a jurisprudncia uniforme em afirmar que a prova produzida to-s no inqurito policial no poder dar cabo a uma condenao. Ento, certo afirmar que o inqurito, por si, no poder levar condenao. Com isso, a prova produzida dever ser objeto do contraditrio em Juzo quando da propositura da ao penal respectiva. 4.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: I. O contraditrio e a ampla defesa referidos no dispositivo supra citado referem-se somente ao processo penal e administrativo, tanto que todo aquele que comparecer a Juzo sem advogado, ser-lhe- nomeado Defensor Pblico para efetuar a defesa. RESOLUO: ERRADO. O contraditrio e a ampla defesa compem o devido processo legal que, por sua vez, aplicvel a todo tipo de processo: judicial ou administrativo. Portanto, no certo afirmar que o contraditrio e a ampla defesa estaro presentes somente no processo penal e no administrativo. Onde esto os processos civil, eleitoral e do trabalho? evidente que tambm so qualificados pelo contraditrio e pela ampla defesa.

5.(FCC/DEFENSOR/RS/2011/ADAPTADA) A Constituio Federal de 1988, no artigo 5o, inciso LV, preconiza que "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Considerando tal disposio, julgue os itens: III. O contraditrio e a ampla defesa no podem ser abolidos pelo legislador, pois fazem parte das clusulas ptreas dispostas no pargrafo 4o do artigo 60 da Constituio Federal. RESOLUO: CERTO. O contraditrio e a ampla defesa (artigo 5, LV, da CF) como consectrios devido processo legal constituem garantias individuais postas disposio cidado. De acordo com o disposto no artigo 60, pargrafo 4, IV, da CF, no admitir proposta de emenda constitucional que objetive abolir direitos e garantias individuais. do do se os

Ento, podemos dizer que o contraditrio e a ampla defesa no podem ser suprimidos pelo legislador, j que constituem espcie de clausula ptrea. Artigo 60 da CF 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 6.(FCC/ANALISTA/TRT22/2010) A plenitude de defesa no Tribunal do Jri encontra-se dentro do princpio maior da a) legalidade. b) ampla defesa. c) reserva legal. d) moralidade. e) presuno de inocncia. Gabarito: B. O Tribunal Popular do Jri est previsto no artigo 5, inciso XXXVIII, da CF. A plenitude de defesa assegurada ao acusado perante o Tribunal do Jri. Aqui, h evidente manifestao do princpio da ampla defesa. Artigo 5 da CF XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa;

b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; 7.(CESPE/MPU/ANALISTA/2010) A Constituio Federal de 1988 (CF) apresenta, em sua conformao estrutural, os elementos constitutivos do Estado, quais sejam, a soberania, a finalidade, o povo e o territrio. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem, relacionados a esses elementos. 1.Considerando que os direitos sejam bens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantias sejam os instrumentos que asseguram o exerccio de tais direitos, a garantia do contraditrio e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais de natureza criminal de forma exclusiva. Resoluo: ERRADO. Primeiramente devemos estabelecer a distino entre direitos e garantias. certo, no entanto, que a maioria das garantias constitucionais do processo penal so princpios aplicveis ao processo penal. Segundo Jos Afonso da Silva31,
O artigo 5o da Constituio arrola o que ela denomina de direitos e deveres individuais e coletivos. No menciona as garantias individuais, mas elas tambm esto l. O dispositivo assegura aos brasileiros e estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos dos incisos que seguem.

De fato, o artigo 5o da Constituio Federal prev os direitos individuais como tambm as garantias que os asseguram. certo, ademais, que o prprio constituinte admite a existncia de outros direitos e garantias individuais que no sejam aqueles insertos no artigo 5o da Carta Constitucionais, pois em seu pargrafo 2o, declara que:
Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Direitos individuais so, segundo a doutrina, aqueles que reconhecem a autonomia aos particulares, garantindo a iniciativa e independncia aos indivduos diante dos demais membros da sociedade poltica32.

31 32

Da Silva Jos Antnio Manual da Constituio de 1988 Ano: 2002 Malheiros Editores. Da Silva Jos Antnio Manual da Constituio de 1988 Ano: 2002 (pag.25) Malheiros Editores

As garantias individuais, por sua vez, so medidas ou instrumentos assecuratrios que, na defesa dos direitos, bitolam (limitam) o Poder. Assim, o indivduo tem, de acordo com o artigo 5o da CF, direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. De modo que, para se assegurar tais direitos, tero tambm garantias de inviolabilidade. A sua instrumentalidade o qu caracteriza as garantias individuais e as distinguem dos direitos que objetivam tutelar. Portanto, ao direito vida assegura-se a impossibilidade de, exceto em casos blicos (guerra declarada), pena de morte. Realmente, as garantias constitucionais so instrumentais, acessrias, pois objetivam preservar os direitos assegurados aos indivduos. So conhecidas como direitos-instrumentais, j que objetivam tutelar um direito principal (ex: direito vida). Quando tais garantias refletem regras gerais que norteiam determinado sistema, podem ser consideradas princpios. Assim, devemos concluir que os princpios podem constituir verdadeiras garantias. Estabelecidas as distines entre direitos e garantias, agora cabe-nos enfrentar a questo. Diante do que foi dito, podemos afirmar que a questo est correta ao afirmar que: Considerando que os direitos sejam bens e vantagens prescritos no texto constitucional e as garantias sejam os instrumentos que asseguram o exerccio de tais direitos. No entanto, a concluso est errada. No se pode afirmar que: a garantia do contraditrio e da ampla defesa ocorre nos processos judiciais de natureza criminal de forma exclusiva. J sabemos que o contraditrio e ampla defesa ocorrero em todos os processos: judicial (civil, penal, trabalhista etc) ou administrativo. 8.(CESPE/TRT1/JUIZ/2010) Julgue o item acerca dos direitos e garantias fundamentais. 1. A CF assegura aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a eles inerentes, razo pela qual, no mbito do processo administrativo disciplinar, imprescindvel a presena de advogado. Resoluo: ERRADO.

O exerccio da ampla defesa e do contraditrio em Processo Administrativo Disciplinar prescinde da presena de advogado. Precedentes. A falta de defesa tcnica por advogado habilitado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio Federal. Smula Vinculante 05 A FALTA DE DEFESA TCNICA POR ADVOGADO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR NO OFENDE A CONSTITUIO.

9. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, julgue o item 1. A interceptao telefnica somente poder ser autorizada, por autoridade judiciria, para instruo processual de qualquer natureza ou para fins de investigao;

Resoluo: ERRADO. De acordo com o disposto no artigo 5, XII, da CF inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Portanto, de acordo com o referido dispositivo constitucional a interceptao telefnica no ser permitida em instruo processual de qualquer natureza, mas sim somente em investigao criminal (inqurito policial) ou instruo processual penal. 10. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 33 - Sobre os direitos e garantias fundamentais, correto afirmar que: 1. de acordo com a Constituio, as comisses parlamentares de inqurito tm os mesmos poderes de investigao da autoridade judicial. Nesse sentido, a C.P.I pode determinar a interceptao telefnica para fins de investigao; Resoluo: ERRADO. De acordo com o disposto no artigo 5, XII, da CF inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.

A interceptao telefnica s pode ser determinada por autoridade judiciria. Portanto, tema reservado jurisdio (reserva jurisdicional). Mas, lembro que a CPI poder determinar a quebra do sigilo telefnico: acesso ao extrato das ligaes telefnicas que foram realizadas. No poder determinar a escuta, mas a quebra do sigilo, SIM. 11. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 68 Assevera o artigo 5 da Constituio da Repblica que: 1. A interceptao de comunicao telefnica est submetida a uma reserva legal qualificada.

Resoluo: CERTO. De acordo com o disposto no artigo 5, XII, da CF inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. No caso, devemos notar que h a reserva legal, ou seja, exige-se lei para que se permita a ordem judicial determinando a interceptao telefnica. Tanto assim, que as interceptaes telefnicas realizadas antes da edio da lei 9.296/96 foram julgadas inconstitucionais e, com isso, desprezadas como meio de prova. Mas, a lei (reserva lega) no pode tratar da interceptao telefnica para qualquer finalidade. A CF exigiu mais, exigiu uma reserva legal qualificada, ou seja, a lei dever estabelecer a interceptao para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Portanto, ao condicionar a lei ao cumprimento de determinada finalidade, h, nos dizeres da doutrinal, reserva legal qualificada.

12. (NCE/DELEGADO/POLCIA/CIVIL/DF/ADAPTADA) 71 A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item: 1. aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

Resoluo: CERTO. A questo absolutamente simples. Para que possamos resolv-la, basta dispensarmos ateno ao disposto no artigo 5 LV da CF: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so

assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

13.(TRT3/JUIZ/2009/ADAPTADA) A respeito dos direitos e garantias fundamentais de natureza processual, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, julgue o item: I. O princpio do juiz natural se manifesta tanto na regra de proibio de tribunais de exceo, quanto no preceito de que ningum ser processado seno pela autoridade competente.

Resoluo: CERTO. O juiz natural aquele que exerce atividade jurisdicional e que tenha sua competncia e garantias funcionais e pessoais definidas em lei. Para Luiz Flvio Gomes33, o juiz natural composto de dois aspectos: 1- juiz natural o competente para a causa (Artigo 5o, LIII, da CF); e 2- est proibida a a criao de tribunal ou juzo de exceo (artigo 5o, XXXVII, da CF). Trata-se o juzo ou tribunal de exceo de rgo julgador criado aps o fato e com o intuito nico de julgar o seu autor. Segundo a doutrina, o contraponto do juiz natural admisso dos tribunais ou juzo de exceo. 14. (NCE/AGENTE/POLCIA/CIVIL/DF) 36 - Em relao aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas: III. A Constituio assegura, de forma expressa, entre os direitos fundamentais, o duplo grau de jurisdio, assegurando o direito a interposio de recursos. Resoluo: ERRADO. A carta constitucional de 1.988 no prev expressamente o duplo grau de jurisdio. Todavia, ao estabelecer a estrutura do Poder Judicirio e mencionar a existncia de competncias originria e recursal, admite a existncia do duplo grau de jurisdio. De fato, a possibilidade de recurso a regra. No entanto, no se impe sua previso legal. Assim, a todos admitir-se- a utilizao dos recursos previsto em lei. De fato, estamos diante da aplicao do princpio do devido processo legal.

33

Gomes Luiz Flvio Direito Processual Penal (Manual para concursos e graduao) Volume 6 Editora RT.

Vous aimerez peut-être aussi