Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSAL- CNPq N 14/2011

I - Chamada para Seleo de Projetos

O Ministrio da Cincia e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq tornam pblica a presente Chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos, e em conformidade com o anexo REGULAMENTO, parte integrante desta chamada.

I.1 - OBJETIVO

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico e inovao do Pas, em qualquer rea do conhecimento. As propostas devem observar as condies especficas estabelecidas na parte II REGULAMENTO anexo a esta Chamada, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiveis, prazo de execuo dos projetos, critrios de elegibilidade, critrios e parmetros objetivos de julgamento e demais informaes necessrias.

I. 2 - APRESENTAO E ENVIO DAS PROPOSTAS


I.2.1 - As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermdio do Formulrio de Propostas Online, disponvel na Plataforma Carlos Chagas, a partir da data indicada no subitem II.1.2-CRONOGRAMA do REGULAMENTO.

I. 2.2 - As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, at as 18 (dezoito) horas, horrio de Braslia, da data limite de submisso das propostas, descrita no subitem II.1.2 - CRONOGRAMA do REGULAMENTO. No entanto, o sistema eletrnico (servidor de rede) receber propostas com tolerncia de mais 24 (vinte e quatro horas), encerrando-se, impreterivelmente, s 18h (dezoito horas) do dia posterior data limite de submisso das propostas, horrio de Braslia. O proponente receber, aps o envio, um recibo eletrnico de protocolo da sua proposta, o qual servir como comprovante da transmisso. I. 2.3 As propostas devem ser apresentadas em conformidade com o descrito no subitem II.2 -CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE do REGULAMENTO, contendo rigorosamente todos os itens previstos nesta Chamada. O arquivo contendo o projeto de pesquisa deve ser gerado fora do Formulrio de Propostas On line e anexado a este, nos formatos doc, pdf rtf ou post script, limitando-se a 1,5 Mb (um megabyte). Caso seja necessrio utilizar figuras, grficos, etc, para esclarecer a argumentao da proposta, estes no devem comprometer a capacidade do arquivo, pois as propostas que excederem o limite de 1,5 Mb no sero recebidas pelo guich eletrnico do CNPq. I. 2.4 - No sero aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco aps o prazo final de recebimento estabelecido no subitem I.2.2 acima. Assim, recomenda-se o envio das propostas com antecedncia, uma vez que o CNPq no se responsabilizar por propostas no recebidas em decorrncia de eventuais problemas tcnicos e congestionamentos.

I. 2.5. - Caso a proposta seja remetida fora do prazo de submisso, ela no ser aceita pelo sistema eletrnico. I. 2.6 Ser aceita uma nica proposta por proponente. Na hiptese de envio de uma segunda proposta pelo mesmo proponente, respeitando-se o prazo limite estipulado para submisso das propostas, esta ser considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para anlise apenas a ltima proposta recebida. I. 2.7. Em se constatando propostas idnticas, todas sero desclassificadas.

I. 3 - ADMISSO, ANLISE E JULGAMENTO


A seleo das propostas submetidas ao CNPq, em atendimento a esta Chamada, ser realizada por intermdio de anlises e avaliaes comparativas. Para tanto, so estabelecidas as seguintes etapas: I. 3.1. - Etapa I Anlise pelos Consultores ad hoc I. 3.1.1 Esta etapa consistir na anlise da demanda, quanto ao mrito e relevncia das propostas, a ser realizada por especialistas que se manifestaro sobre os tpicos relacionados no item II.3 CRITRIOS PARA JULGAMENTO do REGULAMENTO.

I. 3.2 - Etapa II Anlise, julgamento e Classificao pelo Comit de Assessoramento


I. 3.2.1. As propostas sero avaliadas e classificadas nesta etapa considerando a anlise da etapa anterior e os CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE, indicados no subitem II. 2.2.- QUANTO PROPOSTA, e de JULGAMENTO, indicados no subitem II.3. do REGULAMENTO, que sero pontuados pelo Comit de Assessoramento. I. 3.2.2. A pontuao final de cada projeto ser aferida conforme estabelecido no item II. 3 CRITRIOS PARA JULGAMENTO do REGULAMENTO. I.3.2.3 - Aps a anlise de mrito e relevncia de cada proposta e da adequao de seu oramento, os Comits, dentro dos limites oramentrios estipulados pela Diretoria Executiva do CNPq, podero: a) recomendar, com ou sem cortes oramentrios ou b) no recomendar.

I. 3.2.4 - Os cortes no oramento dos projetos no podero ultrapassar 30% do valor solicitado ao CNPq. Caso os comits sugiram cortes superiores a este valor, o projeto ser automaticamente excludo da concorrncia. I. 3.2.5 - O parecer do Comit sobre as propostas, dentro dos critrios estabelecidos, ser registrado em Planilha Eletrnica, contendo a relao das propostas julgadas, recomendadas e no recomendadas, com as respectivas pontuaes finais, em ordem decrescente, assim como outras informaes e recomendaes julgadas pertinentes. Para propostas recomendadas, ser definido o valor a ser financiado pelo CNPq. Para propostas no recomendadas, ser emitido parecer consubstanciado contendo as justificativas para a no recomendao. A Planilha Eletrnica ser assinada pelos membros do Comit. I. 3.2.6. - As propostas encaminhadas por Membros do Comit de Assessoramento, como coordenadores de projeto ou como membros de equipe, sero analisadas por Comit especfico a ser designado pela Presidncia do CNPq. I. 3.2.7 - vedado a qualquer membro do Comit julgar propostas de projetos em que: a) esteja participando da equipe do projeto seu cnjuge, companheiro ou parente, consangneo ou afim, em linha

reta ou na colateral, at o terceiro grau; ou

b)

esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos

cnjuges ou companheiros. I. 3.3 - Etapa III Anlise pela rea Tcnica do CNPq 1.3.3.1. Esta etapa, a ser realizada pela rea tcnica do CNPq, consiste na anlise das propostas recomendadas pelo Comit de Assessoramento, quanto ao atendimento s disposies estabelecidas nos itens do REGULAMENTO, relativos ao subitem II. 1.4 - ITENS FINANCIVEIS e subitens II.2.1-QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO e II.2.3- QUANTO INSTITUIO DE EXECUO, dos CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE. I. 3.4 Etapa IV - Anlise e Deliberao pela Diretoria Executiva (DEX) do CNPq I. 3.4.1. Todas as propostas recomendadas pelos Comits e analisadas pela rea tcnica, sero submetidas apreciao da Diretoria Executiva do CNPq, que emitir a deciso final sobre sua aprovao, observados os limites oramentrios desta Chamada.

I. 4 - RESULTADO DO JULGAMENTO
I. 4.1 A relao das propostas aprovadas com recursos financeiros da presente Chamada, ser divulgada na pgina

eletrnica do CNPq, disponvel na Internet no endereo www.cnpq.br e publicada no Dirio Oficial da Unio. I. 4.2. Todos os proponentes da presente Chamada tero acesso ao parecer final da sua proposta.

I. 5 - RECURSOS ADMINISTRATIVOS
I.5.1. Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poder apresentar recurso em formulrio eletrnico especfico, disponvel na Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br), no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar da data da publicao do resultado no Dirio Oficial da Unio. 1.5.2. O recurso dever ser dirigido Comisso Permanente de Anlise de Recursos - COPAR que, aps exame, encaminhar o resultado para deliberao final da Diretoria Executiva do CNPq. I.5.3. Na contagem do prazo excluir-se- o dia do incio e incluir-se- o do vencimento, e considerar-se-o os dias consecutivos. O prazo s se inicia e vence em dias de expediente no CNPq. I.5.4. A norma especfica, Resoluo Normativa n 006/2009, que estabelece os procedimentos necessrios para interposio de recursos est disponvel na pgina do CNPq, no endereo eletrnico http://www.cnpq.br/normas/rn_09_006.htm.

I.6 CONTRATAO DAS PROPOSTAS APROVADAS


I.6.1. As propostas aprovadas sero contratadas na modalidade de Auxlio Individual, em nome do Coordenador/Proponente, mediante assinatura de Termo de Aceitao de Apoio Financeiro a Projeto de Pesquisa Cientfica e/ou Tecnolgica. I.6.2. A firmatura do Termo de Aceitao ficar subordinada existncia prvia de Protocolo de Cooperao Tcnica, celebrado entre a instituio de execuo do projeto e o CNPq, conforme previso contida na alnea a do item 5 do Anexo I da Resoluo Normativa n 024/2006 (http://www.cnpq.br/normas/rn_06_024.htm), e que, nos termos da Clusula Segunda, item 3 - Das Competncias da Instituio, do referido Protocolo, no haja veto da instituio. I.6.3. A existncia de alguma inadimplncia do proponente com a Administrao Pblica Federal direta ou indireta constituir fator impeditivo para a contratao do projeto.

I.7 CANCELAMENTO DA CONCESSO


I.7.1. A concesso do apoio financeiro poder ser cancelada pela Diretoria Executiva do CNPq, por ocorrncia, durante sua implementao, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuzo de outras providncias cabveis em deciso devidamente fundamentada.

I.8 PUBLICAES
I.8.1. As publicaes cientficas e qualquer outro meio de divulgao de trabalho de pesquisa, apoiados pela presente Chamada, devero citar, obrigatoriamente, o apoio das entidades/rgos financiadores. I.8.2. As aes publicitrias atinentes a projetos e obras financiadas com recursos da Unio, devero observar

rigorosamente as disposies contidas no 1 do art. 37 da Constituio Federal, bem assim aquelas consignadas na Instruo da Secretaria de Comunicao de Governo e Gesto Estratgica da Presidncia da Repblica - atualmente a IN/SECOM-PR n 02, de 16 de dezembro de 2009.

I.9 IMPUGNAO DA CHAMADA


I.9.1. Decair do direito de impugnar os termos desta Chamada o proponente que no o fizer at o segundo dia til anterior ao prazo final estabelecido para recebimento das propostas. Ademais, no ter efeito de recurso impugnao feita por aquele que, em o tendo aceitado sem objeo, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeies. I.9.2. A impugnao dever ser dirigida Diretoria Executiva do CNPq, por correspondncia eletrnica, para o endereo: presidencia@cnpq.br.

I.10 REVOGAO OU ANULAO DA CHAMADA


I.10.1. A qualquer tempo, a presente Chamada poder ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, seja por deciso unilateral da Diretoria Executiva do CNPq, seja por motivo de interesse pblico ou exigncia legal, em deciso fundamentada, sem que isso implique direito a indenizao ou reclamao de qualquer natureza.

I.11 PERMISSES E AUTORIZAES ESPECIAIS


I.11.1. de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas as providncias que envolvam permisses e autorizaes especiais de carter tico ou legal, necessrias para a execuo do projeto. I.11.2. Coordenadores brasileiros de projetos de pesquisa, relacionados biodiversidade, devem observar a legislao em vigor (MP n 2.186-16/2001, Decreto n 3.945/01, alterado pelo Decreto n 4.946/2003, Decreto n 98.830/90, Portaria MCT n 55/90) para autorizaes de acesso, coleta e remessa de amostras e concesso de vistos de entrada no Pas aos estrangeiros participantes do projeto.

I.12 DAS DISPOSIES GERAIS


I.12.1. Durante a fase de execuo do projeto, toda e qualquer comunicao com o CNPq dever ser feita por meio de correspondncia eletrnica Coordenao responsvel pelo Comit de Assessoramento escolhido pelo proponente no momento do envio da proposta.

I.12.2. Qualquer alterao relativa execuo do projeto dever ser solicitada ao CNPq por seu coordenador, acompanhada da devida justificativa, devendo a mesma ser autorizada antes de sua efetivao. I.12.3. Ao final da vigncia, o proponente dever apresentar a prestao de contas financeira e os relatrios tcnicos, em conformidade com o que estiver estabelecido no Termo de Aceitao e demais normas do CNPq. I.12.4. Durante a execuo, o projeto ser acompanhado e avaliado, em todas as suas fases, de acordo com o estabelecido no Termo de Aceitao. I.12.5. O CNPq reserva-se o direito de, durante a execuo do projeto, promover visitas tcnicas ou solicitar informaes adicionais visando aperfeioar o sistema de Avaliao e Acompanhamento. I.12.6. As informaes geradas com a implementao das propostas selecionadas e disponibilizadas na base de dados do CNPq sero de domnio pblico. I.12.7. Caso os resultados do projeto ou o relatrio em si venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou mtodo envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informaes e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-o de acordo com o estabelecido na Lei de Inovao, n 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto n 5.563, de 11 de outubro de 2005 e pela RN-013/2008 (http://www.cnpq.br/normas/rn_08_013.htm). I.12.8. A presente Chamada regula-se pelos preceitos de direito pblico e, em especial, pelas disposies da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, e, no que couber, pelas normas internas do CNPq.

I.13 - DOS ESCLARECIMENTOS E DAS INFORMAES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEDO DA CHAMADA E PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE PROPOSTA ONLINE:
Os esclarecimentos e informaes adicionais acerca do contedo desta Chamada e sobre o preenchimento do Formulrio de Proposta Online podero ser obtidos por intermdio do endereo eletrnico e telefones indicados em item especfico do REGULAMENTO.

I.14- CLUSULA DE RESERVA


A Diretoria Executiva do CNPq reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situaes no previstas na presente Chamada. Braslia, 22 de junho de 2011.

_____________________________________________ MCT/CNPq N 14/2011

II - REGULAMENTO
O presente REGULAMENTO tem por finalidade definir as atividades a serem apoiadas financeiramente e as condies para implementao do apoio, mediante a seleo, por meio de chamada, de propostas para execuo de projetos.

II. 1. DAS DISPOSIES ESPECFICAS


II. 1.1. DO OBJETO
Apoiar projetos de pesquisa cientfica e tecnolgica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do Pas, em qualquer rea do conhecimento.

II.1.2. CRONOGRAMA

Atividades Lanamento da Chamada no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq Data limite para submisso das propostas Divulgao dos resultados no Dirio Oficial da Unio e na pgina do CNPq na internet Incio da contratao das propostas aprovadas

Data 22 de junho de 2011 08 de agosto, de 2011 A partir de novembro de 2011 A partir de novembro de 2011

II. 1.3. RECURSOS FINANCEIROS


II. 1.3.1 - As propostas aprovadas sero financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 120.000.000,00 (Cento e vinte milhes de reais), sendo R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais) oriundos do oramento do CNPq e R$ 70.000.000,00 (setenta milhes) oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais, a serem liberados em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade oramentria e financeira do CNPq. II. 1.3.2 - As informaes sobre os fundos setoriais (documentos bsicos, diretrizes estratgicas, legislao bsica etc.) esto disponveis no stio do MCT, em http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/725.html. II. 1.3.3. Os recursos destinados a esta chamada so provenientes das aes 4158 e 4163 do oramento do CNPq.

II. 1.3.4 - Parcela mnima de 30% (trinta por cento) dos recursos ser, necessariamente, destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituies sediadas nas regies Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas reas de abrangncia das Agncias de Desenvolvimento Regional (Lei n 11.540/2007). II. 1.3.5 - Os projetos tero o valor mximo de financiamento de acordo com uma das seguintes faixas:

Faixa

Intervalo de Financiamento

Recursos estimados por faixa

A B C

At R$ 20.000,00 De R$ 20.000,01 a R$ 50.000,00 De R$ 50.000,01 at R$ 150.000,00

R$ 36.000.000,00 R$ 36.000.000,00 R$ 48.000.000,00

II. 1.3.6 - Os recursos no utilizados em uma faixa podero ser transferidos pela Diretoria Executiva do CNPq para as outras faixas. II. 1.3.7 - O proponente poder apresentar um nico projeto, e para apenas uma das faixas descritas no item II.1.3.5. II.1.3.8 - No sero financiados projetos de pesquisadores contemplados com recurso no Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal

II. 1.4. ITENS FINANCIVEIS


II. 1.4.1 Os recursos da presente Chamada sero destinados ao financiamento de itens de custeio e capital, compreendendo: II. 1.4.1.1 Custeio: a) material bibliogrfico; b) material de consumo, componentes e/ou peas de reposio de equipamentos, software, instalao, recuperao e manuteno de equipamentos; c) servios de terceiros pagamento integral ou parcial de contratos de manuteno e servios de terceiros, pessoa fsica ou jurdica, de carter eventual. Qualquer pagamento a pessoa fsica deve ser realizado de acordo com a legislao em vigor, de forma a no estabelecer vnculo empregatcio. Assim, a mo-de-obra empregada na execuo do projeto no ter vnculo de qualquer natureza com o CNPq e deste no poder demandar quaisquer pagamentos, permanecendo na exclusiva responsabilidade do Coordenador/Instituio de execuo do projeto; d) despesas acessrias, especialmente as de importao e as de instalaes necessrias ao adequado funcionamento dos equipamentos (ver subitem II. 1.4.4); e) passagens e dirias, de acordo com as Tabelas de Valores de Dirias para Auxlios Individuais e Bolsas de Curta Durao. II. 1.4.1.2 Capital: a) equipamentos e material permanente.

Os itens de capital sero alocados na instituio de execuo do projeto sob a responsabilidade, manuteno e guarda do Coordenador/Instituio de execuo do projeto.

II. 1.4.2 - So vedadas despesas com: a) obras civis (ressalvadas as obras com instalaes e adaptaes necessrias ao adequado funcionamento de

equipamentos, as quais devero ser justificadas no oramento detalhado da proposta - subitem II. 2.2), entendidas como de contrapartida obrigatria da instituio de execuo do projeto; b) pagamento de salrios ou complementao salarial de pessoal tcnico e administrativo ou quaisquer outras

vantagens para pessoal de instituies pblicas (federal, estadual e municipal); c) com crachs, pastas e similares, certificados, ornamentao, coquetel, jantares, shows ou manifestaes

artsticas de qualquer natureza; d) despesas de rotina como contas de luz, gua, telefone, entendidas como despesas de contrapartida obrigatria da

instituio de execuo do projeto; e) pagamento, a qualquer ttulo, a servidor da administrao pblica, ou empregado de empresa pblica ou de

sociedade de economia mista, por servios de consultoria ou assistncia tcnica, conforme determina a Lei de Diretrizes Oramentrias da Unio; f) g) pagamento de taxas de administrao, de gerncia, a qualquer ttulo; aquisio de veculos automotores de qualquer natureza.

II.1.4.2.1 - As demais despesas devero ser de responsabilidade do proponente/instituio de execuo do projeto, a ttulo de contrapartida. II.1.4.3 - Para contratao ou aquisio de bens e servios dever ser observada a legislao vigente, bem como as normas do CNPq, disponveis no endereo: http://www.cnpq.br/prestacaocontas/index.htm. II.1.4.4 - Quando aplicvel, a proposta deve incluir as despesas acessrias decorrentes da importao de equipamentos, material permanente e material de consumo, na razo de 18% (dezoito por cento) do montante previsto para tais gastos. O CNPq no responde pela suplementao de recursos para fazer frente a despesas decorrentes de quaisquer fatores externos ao seu controle, como flutuao cambial.

II.1.5. PRAZO DE EXECUO DOS PROJETOS


As propostas a serem apoiadas pela presente Chamada devero ter seu prazo mximo de execuo estabelecido em 24 (vinte e quatro) meses. Excepcionalmente, mediante apresentao de justificativa, o prazo de execuo dos projetos poder ser prorrogado.

II.2. CRITRIOS DE ELEGIBILIDADE


Os critrios de elegibilidade indicados abaixo so obrigatrios. O atendimento aos mesmos considerado imprescindvel para o exame da proposta, sua anlise, julgamento e enquadramento. A ausncia ou insuficincia de informaes sobre quaisquer deles poder resultar na desclassificao da proposta.

II.2.1. QUANTO AO PROPONENTE E EQUIPE DE APOIO:


II.2.1.1 - O proponente, responsvel pela apresentao da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo: a) possuir o ttulo de doutor e ter seu currculo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado at a data limite para submisso da proposta, conforme item II.1.2. DO REGULAMENTO. b) ser obrigatoriamente o coordenador do projeto;

c) ter vnculo formal com a instituio de execuo do projeto. Vnculo formal entendido como toda e qualquer forma de vinculao existente entre o proponente, pessoa fsica, e a instituio de execuo do projeto. Na inexistncia de vnculo empregatcio ou funcional, o vnculo estar caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordncia entre o proponente e a instituio de execuo do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa e/ou ensino, documento esse expedido por autoridade competente da instituio. Esse documento deve ficar em poder do proponente, no sendo necessria a remessa ao CNPq. So exemplos de vnculo, alm do empregatcio/funcional: pesquisadores visitantes, com ou sem bolsa, e jovens pesquisadores com bolsas especiais de recm-doutor, de ps-doutorado ou outras, concedidas pelas agncias federais ou estaduais de fomento cincia e tecnologia. c1): O pesquisador aposentado poder apresentar proposta nesta Chamada desde que possua o ttulo de doutor e tenha seu currculo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado at a data limite para submisso da proposta, conforme item II.1.2. DO REGULAMENTO, comprove manter atividades acadmico-cientficas, apresente declarao da instituio de pesquisa ou de pesquisa e ensino concordando com a execuo do projeto. O pesquisador aposentado dever encaminhar a declarao anexada ao formulrio eletrnico de submisso de propostas. A ausncia do referido documento desclassificar a proposta. II.2.1.2 - Ao apresentar a proposta, o proponente assume o compromisso de manter, durante a execuo do projeto, todas as condies de qualificao, habilitao e idoneidade necessrias ao perfeito cumprimento do seu objeto, preservando atualizados os seus dados cadastrais juntos aos registros competentes. II.2.1.3 - A equipe tcnica poder ser constituda por pesquisadores, alunos e tcnicos. Outros profissionais podero integrar a equipe na qualidade de colaboradores. II.2.1.4 - Somente devero ser includos na equipe do projeto aqueles que tenham prestado anuncia formal escrita, a qual deve ser mantida sob a guarda do Coordenador do projeto. II.2.1.5 - obrigatrio que os membros da equipe tcnica caracterizados como pesquisadores tenham seus currculos cadastrados na Plataforma Lattes. Essa exigncia no se aplica a pesquisadores estrangeiros. NOTA - No sero financiados projetos de pesquisadores contemplados com recurso no Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal.

II.2.2. QUANTO PROPOSTA :


II.2.2.1 - O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa cientfica, tecnolgica ou inovao: II.2.2.2 - As propostas devero ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa. Recomenda-se que este projeto apresente as seguintes informaes, de forma a permitir sua adequada anlise por parte dos Comits de Assessoramento: II.2.2.2 .1 identificao da proposta; II.2.2.2 .2 qualificao do principal problema a ser abordado; II.2.2.2 .3 objetivos e metas a serem alcanados; II.2.2.2 .4 metodologia a ser empregada; II.2.2.2 .5 principais contribuies cientficas ou tecnolgicas da proposta; II.2.2.2 .6 oramento detalhado; II.2.2.2 .7 cronograma fsico-financeiro;

II.2.2.2.8. identificao dos demais participantes do projeto: II.2.2.2.9. grau de interesse e comprometimento de empresas com o escopo da proposta, quando for o caso; II.2.2.2.10. indicao de colaboraes ou parcerias j estabelecidas com outros centros de pesquisa na rea; II.2.2.2.11. disponibilidade efetiva de infra-estrutura e de apoio tcnico para o desenvolvimento do projeto e II.2.2.2.12. estimativa dos recursos financeiros de outras fontes que sero aportados pelos eventuais Agentes Pblicos e Privados parceiros. NOTA - No sero financiados projetos de pesquisadores contemplados com recurso no Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal.

II.2.3 QUANTO INSTITUIO DE EXECUO:


II.2.3.1. A instituio de execuo do projeto ser aquela onde ser desenvolvido o projeto de pesquisa e com o qual o proponente deve apresentar vnculo e ser doravante denominada Instituio de Execuo do Projeto, podendo ser: a) instituies de ensino superior, pblicas ou privadas sem fins lucrativos; b) institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, pblicos ou privados sem fins lucrativos; c) empresas pblicas, que executem atividades de pesquisa em Cincia, Tecnologia ou Inovao. II.2.3.1.1. A instituio de execuo do projeto dever ser constituda sob as leis brasileiras e ter sua sede e administrao no Pas.

II.3 - CRITRIOS PARA JULGAMENTO


II.3.1 - So os seguintes os critrios para classificao das propostas quanto ao mrito tcnico-cientfico e sua adequao oramentria

Critrios de anlise e julgamento mrito, originalidade e relevncia do projeto para o desenvolvimento cientfico, tecnolgico e de inovao do Pas

Peso

Nota

0a 10 2

adequao da metodologia proposta;

0a 10

experincia prvia do Coordenador na rea do projeto de pesquisa, considerando sua produo cientfica ou tecnolgica relevante, nos ltimos cinco anos 2

0a 10

coerncia e adequao entre a capacitao e a experincia da equipe do projeto aos objetivos, atividades e metas propostos

1,5

0a 10

adequao do oramento aos objetivos, atividades e metas propostas

0a 10

Aes cooperativas universidade/empresa e insero nos sistemas locais de inovao (projetos de inovao) Ou posicionamento relativo fronteira do conhecimento (projetos de pesquisa bsica)

1,5

0a 10

II.3.2. Para estipulao das notas podero ser utilizadas at duas casas decimais. II.3.3. A pontuao final de cada projeto ser aferida pela mdia ponderada das notas atribudas para cada item. II.3.4. Em caso de empate, ser privilegiado o projeto com maior nota no quesito C, D e F, nesta ordem.

II.4 - AVALIAO FINAL/PRESTAO DE CONTAS

II.4.1. O Coordenador do projeto dever encaminhar em Formulrio online especfico, no prazo de at 60 (sessenta) dias aps o trmino da vigncia do projeto, em conformidade com o Termo de Aceitao e demais normas do CNPq: II.4.1.1. a prestao de contas financeira, com apresentao de comprovantes de despesas, em conformidade com as normas de Prestao de Contas disponveis no endereo eletrnico http://www.cnpq.br/prestacaocontas/index.htm; e II.4.1.2. o relatrio tcnico final, com detalhamento de todas as atividades desenvolvidas durante a execuo do projeto e o registro de todas as ocorrncias que afetaram o seu desenvolvimento. II.4.2. Quando solicitado pelo CNPq, o Coordenador dever preencher formulrio de avaliao e acompanhamento do projeto de pesquisa aprovado.

II.5 - ESCLARECIMENTOS E INFORMAES ADICIONAIS ACERCA DO CONTEDO DA CHAMADA E PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE PROPOSTA ONLINE
II. 5.1 -Esclarecimentos e informaes adicionais acerca do contedo desta Chamada podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereo: universal2011@cnpq.br. II. 5.2 - O atendimento a proponentes com dificuldades no preenchimento do Formulrio de Propostas On line ser feito pelo endereo suporte@cnpq.br ou pelos telefones (61) 3211-9004 ou 3211-9354, de segunda a sexta-feira, no horrio de 8h30 as 18h30.

Vous aimerez peut-être aussi