Vous êtes sur la page 1sur 119

REDE DH+ e Protocolo DF1

Pricles Rezende Barros

Local: Natal - RN Data: Outubro de 2000

REDE DH+
Introduo O CLP-5 se comunica atravs da rede de comunicao Data Highway Plus DH+ com dispositivos de programao remota outros Controladores CLP-5, . computador, atravs do Mdulo de Interface de Comunicao 1785-KF2, conectado entre o CLP e o computador.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Figure 1: Rede DH+


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 3

Comunicao com um Terminal de Programao

Acesso ao controlador no modo adaptador ou controlador carga/descarga da memria do controlador programao edio de programa alterao de dados alterao do modo de operao do controlador execuo de FORCE em bits de E/S monitorao de dados ou arquivos do programa de aplicao pesquisa no programa de aplicao
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 4

Comunicao entre Controladores e outros Dispositivos

Instrues de Mensagem no programa de aplicao do controlador, que envia ou solicita dados e inclue: envio de arquivos de dados ao controlador visado obteno de arquivos de dados do controlador visado escrita sobre dados existentes no controlador visado habilitao indireta de saltos, subrotinas ou quaisquer operaes lgicas que podem ser habilitadas, enviandose bits auxiliares aos arquivos de dados do controlador visado transferncia de dados a um computador atravs do Mdulo de Interface de Comunicao 1785KF2 transferncia de dados a qualquer estao da rede Data Highway, atravs do Mdulo Adaptador de Comunicao 1785KA.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Camadas da Rede Uma rede de dados composta de vrias camadas: Aplicao: serve como uma janela atravs da qual as aplicaes acessam os servios de comunicao, incluindo transferncia de arquivos, funes de terminais virtuais e e-mail. Apresentao: gerencia os formatos dos dados para as aplicaes. Sesso: estabelece e termina comunicaes de rede entre aplicaes. Transporte: realiza segmentao e montagem de mensagens, alm de prover recuperao de erros de transmisso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Rede: estabelece conexes para comunicao entre ns da rede. Link de dados: executa protocolos de deteco e correo de erros e empacotamento de dados para colocao no meio fsico. Fsica: transmite bits entre dispositivos de comunicao.
Camada Fsica

A camada fsica consiste de um conjunto de cabos e mdulos de interface que garantem um canal de comunicao entre os ns da rede. Um n um ponto de conexo numa rede, tipicamente contendo um nico endereo.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Camada de Rede

Link DH

DH+ DH485

ControlNet

Conecta - Processadores PLC-2 e PLC-3 - Sistemas grcos coloridos - Computadores pessoais - Dispositivos RS232/RS422 programveis - Mesmos dispositivos da DH - Processadores PLC-5 e SLC 5/04 - Processadores SLC 500 - Sistemas grcos coloridos - Computadores pessoais - Processadores PLC-5 - Dispositivos de I/O - Computadores pessoais - Dispositivos de interface de operador Table 1: Links de dados disponveis.

Ns 64

64 32

99

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Link DH O link DH uma rede de rea local (LAN) projetada para aplicaes de cho de fbrica. Este link aceita 64 dispositivos e pode transmitir com uma taxa de 57 6Kbps. O link DH implementa comunicao ponto-a-ponto atravs de um esquema chamado mestre utuante (oating master). Neste arranjo cada n tem acesso igual para se tornar o mestre. Link DH+ O link DH+ similar ao link DH, sendo usado de forma tima em redes pequenas com at 15 ns. Este link aceita 64 dispositivos podendo transmitir com taxas de 57 6Kbps, 117 2Kbps ou 230 4Kbps. O link DH implementa comunicao ponto-a-ponto atravs de um esquema de passagem de cha (token passing).

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

Link DH485 A topologia do link DH485 similar as topologias dos links DH e DH+. um link de baixo custo para programao ponto-a-ponto atravs de um esquema de passagem de cha (token passing) e aquisio de dados para vrios produtos da Allen-Bradley. Podem ser conectados at 32 ns em um link DH485. O link DH485 baseado no padro de especicao de sinalizao eltrica EIA RS-485.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

10

Camada de Software

Os links DF1 e os links de rede (DH, DH+ e DH485) utilizam duas camadas de software para habilitar comunicao: camada de link de dados camada de aplicao

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

11

Figure 2: Relacionamento entre as camadas de link de dados e de aplicao.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

12

Camada de Link de Dados

Esta camada controla o uxo de comunicao sobre a camada fsica e: determina a codicao de dados no meio fsico; controla quem transmite e quem recebe dados usando um protocolo de arbitrao; transporta pacotes de dados intactos do n fonte para o n destino atravs do meio fsico.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

13

Camada de Aplicao

Esta camada a mesma para os links DF1 e de rede sendo responsvel pelo controle e execuo dos comandos atuais especicados na comunicao entre ns. A camada de aplicao tambm: interpreta comandos; formata dados do usurio em pacotes; realiza interface para processos e base de dados do usurio.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

14

Estrutura de Pacotes de Mensagens

Todas as mensagens em uma rede possuem a mesma estrutura fundamental independente de sua funo ou destino. Tipos de Mensagens Uma comunicao em uma rede consiste em uma mensagem de comando e uma de reenvio (reply). As duas mensagens garantem que para cada ao pedida, sempre retorne um reply com algum status, status zero para uma boa comunicao, ou no zero quando da ocorrncia de um erro. Tipos de Comandos: LEITURA ESCRITA DIAGNSTICO UPLOAD/DOWNLOAD
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 15

Congurando a Comunicao para o Processador Deve-se congurar o processador ajustando-se as chaves SW1 e SW2 montadas no processador. Passos: 1. Selecione o modo scanner ou adaptador na chave SW1. 2. Para o modo adaptador, determine um endereo de rack (nmero do rack 0-77 em octal) na chave SW2. O processador supervisor usa este endereo para referenciar o processador no modo adaptador. 3. Para o modo adaptador, especique o tamanho simulado do chassis, de 8 ou 16 slots, e os correspondentes primeiros grupos de I/O em SW2. O tamanho do chassis simulado e os primeiros grupos de I/O determinam o nmero de palavras a serem transferidas (4 palavras para um chassis de 8 slots, 8 palavras para um chassis de 16 slots) que o processador transfere de e para o processador supervisor durante a varredura de I/O remoto do processador supervisor.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 16

Congurando um Link DH+ Um link DH+ pode ser usado tanto para transferncia de dados para computadores de nvel mais alto como em um link de programao com mltiplos processadores PLC-5. Um processador PLC-5 pode se comunicar com outros processadores e com um terminal de programao atravs de um link DH+. Um mximo de 64 estaes podem ser conectadas a um link DH+ com comprimento mximo de 3.000 metros entre a primeira e a ltima estao A rede opera sob um protocolo token-passing (passagem de cha) com taxa de transferncia de dados de 57,6 Kbps.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

17

Estimao de Desempenho de um Link Data Highway Plus (DH+)

Muitos fatores podem afetar o desempenho de um link DH+, incluindo: Ns; Tamanho e nmero de mensagens; Destino da mensagem; Tempo de processamento interno.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

18

Ns Os ns afetam o tempo de transmisso das seguintes formas: Durante uma volta completa da cha, cada n no link DH+ recebe a cha tendo ou no algo a transmitir. Cada n gasta de 1 5ms (se ele no tem mensagens enviar) a 38ms (mximo tempo permitido) com a cha, assumindo que no h retransmisso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

19

Tamanho e Nmero de Mensagens Um processador PLC-5 codica mensagens em pacotes no link DH+. O mximo nmero de palavras em um pacote depende da estao que est enviando e do tipo de comando. Este limite vem do protocolo da rede, o qual limita por estao a transmisso em 271 bytes por passagem da cha. Uma estao pode enviar mais que uma mensagem em uma passagem de cha, contanto que o nmero total de bytes de comandos e dados no exceda 271. Se uma mensagem excede o tamanho mximo permitido, a estao que envia ir requerer mais de uma cha para completar a mensagem. O nmero de mensagens que uma estao tem para transmitir afeta o tempo de vazo (throughput time). Por exemplo, se uma estao tem trs mensagens na la e uma quarta habilitada, a quarta mensagem deve ter que aguardar at que as trs mensagens anteriores sejam processadas.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

20

Destino da Mensagem O tempo de vazo depende da capacidade/possibilidade de uma estao recebendo uma mensagem, poder process-la e reenvi-la antes dela receber a cha. Na Figura (a) assume-se que a estao 1 deseja enviar uma mensagem para a estao 4.

Figure 3: Exemplos de destino de mensagem.


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 21

A estao 1 adquire a cha: Apenas a estao que possui a cha pode enviar uma mensagem. A estao 1 envia a mensagem para a estao 4. Agora a estao 1 deve passar a cha para a estao 2. A estao 2 tem a cha: Assuma que a estao 2 tem mensagens transmitir e segura a cha por 30ms. Durante este tempo, a estao 4 processou a mensagem da estao 1 e colocou um reenvio na la. Quando a estao 2 terminou, passou a cha para a estao 4. A estao 4 pode agora reenviar (replay) a mensagem para a estao 1. Isto completa o ciclo da mensagem. Considere agora que a estao 1 deseja transmitir uma mensagem para a estao 2 como ilustrado na Figura (b). A estao 1 obtm a cha e envia uma mensagem estao 2 e passa a cha para a mesma. Agora a estao 2 tem a cha mas no tem tempo de gerar o replay para a estao 1. Desta forma, a estao 2 envia alguma mensagem que est na la e passa a cha frente. Assim, a estao 2 necessita de uma cha extra para completar o ciclo da mensagem.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

22

Tempo de Processamento Interno O tempo de processamento interno depende de quanto ocupado o processador est quando recebendo ou enviando uma mensagem. Por exemplo, o processador A acabou de receber uma requisio de LEITURA do processador B. Se o processador A j tem trs mensagens prprias para enviar, o replay da requisio de LEITURA ter que aguardar at que a estao complete o processamento das mensagens j enleiradas.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

23

Diretrizes de Aplicao

Diretrizes de aplicao quando da congurao de um link DH+. Congure o nmero de ns na sua rede dependendo do tamanho e frequncia das mensagens trocadas entre os dispositivos. Limite o nmero de ns na rede quando voc estiver tentando obter tempos de resposta de controle mais rpidos. No adicione ou remova ns da rede durante as operaes de mquina ou processo. Se a cha estiver com um dispositivo que removido, a cha pode ser perdida. A rede automaticamente restabelecida, mas pode levar vrios segundos. O controle seria impossvel ou interrompido durante este tempo.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

24

Inclua temporizadores co de guarda (watchdog timers) nos programas para transferncia de dados do DH+ (para dar um desligamento ordenado se ocorrer falhas). No programe os processadores online durante as operaes de mquina ou processo. Isto poderia resultar em longas rajadas de atividade DH+ que poderiam incrementar o tempo de resposta. Quando possvel, adicione um link DH+ separado para programao dos processadores para evitar os efeitos do terminal de programao no processo no link DH+.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

25

Conectando Dispositivos a um Link DH+

Conexo daisy-chain Conexo trunkline/dropline

Figure 4: Conexes daisy-chain e trunkline/dropline.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

26

O processador PLC-5 tem dois conectores que so eletricamente idnticos. Uma conexo para ambos resulta no mesmo link de comunicao. Estes conectores so: Conector de 9 pinos D-shell DH+ COMM INTFC Conector de 3 pinos DH+ COMM INTFC
Conectando um Link DH+ a uma Rede de Dados

Conectar links DH+ a redes de dados via uma interface de comunicao tal como o mdulo 1785-KA. O mdulo 1785-KA permite que ns em um link DH+ se comuniquem com ns em uma rede de dados ou em outros links DH+.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

27

Escolhendo a Conexo para um Terminal de Programao

Conexo direta a um link DH+. Conexo remota (DH+ a rede de dados ou DH+). Conexes seriais.
Conexo Direta a um Link DH+

Mdulo 1784-KT para conectar um terminal de programao T53 ou um terminal de programao IBM-PC compatvel diretamente ao processador ou um link DH+ que conecta processadores. Mdulo 1784-KL/B para conectar um terminal de programao T47 diretamente ao processador ou a um link DH+ que conecta processadores.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

28

Conexo Remota

As conexes disponveis para programao remota disponveis com as placas 1784-KT, 1784-KT2 e 1784-KL providenciam comunicao com processadores em outros links DH+ da rede para expandir a faixa de processadores que voc pode usar para desenvolvimento de programas.
Conexes Seriais

Pode-se conectar um terminal de programao aos processadores PLC5/10, 5/12, 5/15 ou 5/25 atravs de uma porta serial (COM1 e COM2) no terminal com um dos seguintes mdulos de comunicao: 1785-KE sries A ou B (que reside em um rack I/O 1771) 1770-KF2, srie B (unidade desktop) Importante: O driver de comunicao interrupt-driven; a porta serial deve suportar interrupes de hardware. Na maioria das mquinas, COM1 e COM2 suportam estas interrupes.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 29

Instruo MSG
Instruo de Mensagem na Rede Data Highway Plus A instruo de Mensagem inicia e controla a transferncia de dados entre controladores na rede Data Highway Plus, do mesmo modo que as instrues de transferncia em bloco transferem dados entre um controlador e um mdulo de E/S inteligente na ligao de E/S remota. O controlador CLP-5 habilita a transferncia de mensagen na varredura de programa. O processo para solicitar e transmitir dados de entrada e de sada iniciado na varredura de E/S seguinte. Quando os dados so recebidos, os mesmos so colocados na memria, independente da varredura do programa. At 1.000 elementos so processados por mensagem, dividindo os dados em pacotes de, aproximadamente, 120 palavras cada. Dependendo do tipo de dado (uma, duas ou trs palavras por elemento), um pacote pode ser de 120, 60 ou 40 elementos, respectivamente.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

30

A velocidade da transferncia do pacote depende das requisies de mensagem, (at 21), as quais so executadas em paralelo, enquanto na la. O controlador otimiza o tempo de transferncia do pacote transferindo o pacote sem esperar resposta. O controlador manipula um pacote por varredura de E/S, indo para a requisio a pacote seguintes a cada varredura de E/S. Por exemplo, uma requisio contendo seis pacotes ser executada durante seis ou mais ciclos, atravs da pilha da la. indiferente se os pacotes esto saindo ou entrando. O controlador empilha qualquer nmero de cada tipo, num total de 21 requisies. Uma instruo de mensagem permanece habilitada at que o controlador energize o bit de executado, depois de detectar que o ltimo pacote da mensagem foi transferido com sucesso, e ento removida sua requisio da la.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

31

Seqncia de Eventos

O programa de aplicao inicia uma transferncia de mensagem executada pelo processador do programa e processador de E/S, na seguinte sequncia : Processador de Programa : Detecta que a linha est habilitada Energiza o bit de habilitao (EN bit 15) Coloca imediatamente a requisio na la e energiza o bit de espera de habilitao (EW bit 10). Se a la estiver completa, repete este procedimento a cada varredura do programa at obter xito. O bit de habilitao (EN bit 15) permanece energizado at que a requisio entre na la e at que ele seja desenergizado pelo bit de executado (DN bit 13).

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

32

Processador de E/S Detecta se o buffer de entrada do controlador visado est cheio e, sendo assim, energiza o bit de nenhuma resposta (NR bit 09) para esta requisio e coloca a requisio de volta na la. O controlador visado enleira at 30 requisies de cada vez e assim que possvel responde a cada uma delas. Realiza nova tentativa na varredura de E/S seguinte antes de remover a requisio original da la e, ento, energizado o bit de erro. Os bits de erro e de nenhuma resposta so desenergizados na prxima vez em que a instruo habilitada. Transfere dados de/para cada Controlador CLP-5 visado, prxima requisio e prximo pacote, para todas as requisies na la. Transfere pacotes completos a cada varredura com os dados restantes na ltima varrdura de E /S. Se a instruo demorar muito e o programa de aplicao energizar o bit de tempo excedito (TO bit 08) da instruo, a varredura de E/S remoce a requisio (cuja transferncia est em processo) e energizado o bit de erro (ER bit 12). Pode-se ento utilizar um temporizador ajustando-se seu pr-selecionado de acordo com as exigncias da aplicao. O bit de executado (DN bit 13) inibido. O bit de erro (ER bit 12) desenergizado
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 33

na prxima vez que a instruo for habilitada. Para energizar o bit de tempo excedido (TO bit 08) recomenda-se utilizar um temporizador com o valor do pr-selecionado proporcional ao nmero de mensagens na la e ao nmero de estaes na rede Data Highway Plus, como a seguir : menos que 10 estaes na rede, utilizar 50ms/mensagem mais que 10 estaes na rede, utilizar 75ms/mensagem Energiza o bit de executado (DN bit 13), ao trmino de uma transferncia vlida, ou o bit de erro (ER bit 12), se detectar uma falha na transferncia. Para dados de entrada, o programa de aplicao movimenta-se do arquivo de ,mensagem, armazenando-os depois que a varredura de E/S energiza o bit de executado (DN bit 13), se no for detectado nenhum erro. Se a la estiver cheia, esta noticada para aceitar a requisio seguintes. Verica o estado do bit de continuidade (CO). Se energizado, reenleira a requisio para operao repetida, se a transferncia foi bem sucedida.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 34

Consideraes de Aplicao da Instruo MSG

Para a utilizao da instruo MSG deve-se saber que o controlador CLP-5 executa instrues de Mensagem asincronicamente varredura do programa e pode atualizar, em qualquer ponto da mesma, os bits de estado ou controle. Recomenda-se testar os bits de estado ou controle (especialmente o bit de executado) desta instruao apenas uma vez durante toda a varredura do programa. Se necessrio, ajuste bits de armazenamento temporrio (auxiliares) com a nalidade de habilitar as linhas subsequentes a eles. No se deve transferir dados de um arquivo de ponto utuante para outro arquivo de tipo diferente. O controlador no deve enviar uma mensagem para ele mesmo, pois isto resultaria em uma no resposta. Um CLP-5 no modo programao ou um CLP-5 com falha responder uma instruo de Mansagem. Assim, recomenda-se que o controlador que
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 35

requisita a mensagem, leia o arquivo de ag do controlador requisitado, para vericar seu modo (operao, programao ou falha), reconhecendo, se os dados esto ou no corretos.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

36

Protocolo DF1
Um protocolo um conjunto de regras de programao para interpretao de sinais transmitidos sobre um link fsico. O protocolo DF1 um protocolo da camada de link de dados da AllenBradley que combina caractersticas de subcategorias D1 (transparncia de dados) e F1 (transmisso simultnea em duas direes com resposta embutida) da especicao ANSI x3.28. H duas categorias principais de protocolos: Protocolo half-duplex (comunicao mestre-escravo) Protocolo full-duplex (comunicao ponto-a-ponto)

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

37

Usando Protocolos Half-Duplex para Enviar e Receber Mensagens No protocolo half-duplex, os dispositivos compartilham o mesmo circuito de dados, assim apenas um nico dispositivo pode falar por vez. O protocolo half-duplex: um protocolo multiponto com um mestre e um ou mais escravos; fornece uma vazo de dados menor que o full-duplex; permite comunicao com cada n do link multiponto; permite comunicao com ns dos links conectados a um link multiponto.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

38

Um n designado como mestre e ele controla o acesso dos ns ao link. Todos os outros ns so denominados escravos e devem aguardar a permisso do mestre antes de transmitir. Se o mestre programado para transferir mensagens, ento os ns podem utilizar uma transferncia escravo-a-escravo virtual. Podem haver de 2 a 255 ns simultaneamente conectados a um nico link. Transferncia de Mensagens entre Transmissor e Receptor Cada n contm uma rotina de software para transmitir e receber mensagens. Os mdulos de interface DH e DH+ j possuem uma rotina de transceptor escravo, assim ele pode ser congurado como um n escravo no modo halfduplex.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

39

Figure 5: Transceptores mestres e escravos

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

40

Ambiente do Protocolo Half-Duplex Para denir o ambiente do protocolo, o transceptor: necessita saber onde obter a mensagem que ele enviar, ou seja, qual a fonte de mensagens. A fonte de mensagens: fornece uma mensagem por vez a pedido do transceptor; requer noticao do sucesso ou falha da transferncia antes de fornecer a prxima mensagem. deve ter um meio de depositar as mensagens que ele recebe, o sorvedouro de mensagens. Quando o transceptor recebe uma mensagem com sucesso, ele tenta pass-la para o sorvedouro de mensagens. Se o sorvedouro est cheio, o transceptor ir receber uma indicao de que o sorvedouro est cheio.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

41

Simbolos de Transmisso Um smbolo uma sequncia de um ou mais bytes e que tem um signicado especco para o protocolo, eles so classicados como: Controle: so smbolos xos necessrios para o protocolo ler uma mensagem particular. Dados: so smbolos variveis os quais contm os dados de aplicao para uma mensagem particular.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

42

Smbolo *DLE SOH DLE STX DLE ETX BCC/CRC DLE ACK

Tipo controle controle controle controle

Signicado Smbolo que indica o inicio de uma mensagem do mestre. Smbolo que separa o cabealho dos dados. Smbolo que termina uma mensagem. Smbolo de resposta que sinaliza que uma mensagem foi recebida com sucesso. Simbolo de reset global, utilizado apenas pelo mestre. Leva o escravo a cancelar todas as mensagens que esto prontas para transmitir para o mestre. Tipicamente, o escravo retorna a mensagem e um cdigo de erro para o originador.

DLE NAK

controle

Table 2: Smbolos de transmisso half-duplex e full-duplex.


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 43

Smbolo DLE ENQ

Tipo controle

Signicado Smbolo enviado apenas pelo mestre o qual pergunta se o escravo tem algo a transmitir. Smbolo de resposta usado pelos escravos como resposta ao comando anterior, quando no h nada a transmitir. Nmero da estao do escravo. Caracteres simples tendo valores entre 00-0F e 11-FF. Inclui dados da camada de aplicao incluindo programas do usurio e rotinas de aplicao comuns. O dado 1016 enviado como 10 10(DLE DLE). Representa um valor de dado ou STN de 1016. Veja APP DATA

DLE EOT * BCC

controle

*STN APP DATA

dados dados

DLE DLE

dados

Table 3: Smbolos de transmisso half-duplex e full-duplex.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

44

Valor em hexadecimal e binrio de cada smbolo individualmente. Os smbolos marcados com asterisco (*) no so utilizados na transmisso fullduplex. Abreviao STX *SOH ETX *EOT ENQ ACK DLE NAK Hexa 02 01 03 04 05 06 10 0F Binrio 0000 0010 0000 0001 0000 0011 0000 0100 0000 0101 0000 0110 0001 0000 0000 1111

Table 4: Smbolos utilizados nos protocolos half-duplex e full-duplex.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

45

Implementao do protocolo half-duplex - mestre

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

46

Diagramas do Protocolo Half-Duplex Os diagramas seguintes mostram eventos que ocorrem em vrias interfaces. Os bytes de dados da camada de enlace de dados so representados por xxxx e dados corrompidos por ????. Estas guras mostram o que ocorre na camada de enlace de dados quando um pacote de mensagem de comando enviado; eles no mostram os passos envolvidos quando o n do receptor retorna um pacote de mensagem de reply.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

47

Transferncia de Mensagem Normal

Os bytes de dados so enviados da fonte para o mestre e transmitido ao escravo. O sorvedouro envia uma mensagem de no vazio (not full). O dado enviado para o sorvedouro e um DLE ACK enviado ao mestre. O mestre diz a fonte que a mensagem foi recebida.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

48

Transferncia de Mensagem com BCC/CRC Invlido

O mestre envia uma mensagem com um BCC/CRC invlido. O mestre no recebe o ACK e temporiza. O mestre retransmite com um BCC/CRC vlido e prossegue como uma transferncia normal.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

49

Figure 6: Diagramas de transferncia de mensagem normal e com BCC/CRC invlido.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

50

Transferncia de Mensagem com ACK Destrudo

O mestre envia uma mensagem. O escravo aceita a mensagem e retorna um DLE ACK, mas o DLE ACK destrudo. O mestre retransmite e prossegue como uma transferncia normal. Se o detetor de duplicadas acionado, a mensagem duplicada descartada.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

51

Polling sem Mensagem Disponvel

O mestre pergunta (polling) ao escravo se h mensagens a transmitir. O escravo no tem mensagens. O escravo retorna um DLE EOT.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

52

Figure 7: Diagramas de transferncia de mensagem com ACK destrudo e de polling sem mensagem disponvel.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

53

Polling com Mensagem Retornada

O mestre pergunta se o escravo tem algo a transmitir e ele retorna uma mensagem com falha nos dados. Desde que ele no recebe o DLE ACK na sua primeira tentativa, o escravo retransmite a mesma mensagem. O mestre responde com um DLE ACK.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

54

Transmisso de Mensagem Duplicada

Um escravo no recebe um DLE ACK do mestre aps o mestre receber a mensagem do escravo. Quando o mestre questiona o escravo novamente e o escravo envia a mesma mensagem. O mestre envia um DLE ACK mas descarta a mensagem duplicada.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

55

Figure 8: Diagramas de polling com mensagem retornada e de transmisso de mensagem duplicada

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

56

Sorvedouro de Mensagens Cheio - Caso 1

Nesta transferncia o sorvedouro de mensagens do escravo est cheio. Se um escravo no responde a um comando, ento isto deve indicar que o buffer do escravo est cheio. Se o buffer do escravo est cheio, ento o mestre vai tentando em instantes posteriores at conseguir o DLE ACK.
Sorvedouro de Mensagem Cheio - Caso 2

Nesta transferncia, a fonte e o sorvedouro de mensagem do escravo compartilham a mesma memria. O sorvedouro de mensagens est cheio porque h muitas mensagens na fonte de mensagens. Para limpar o sorvedouro de mensagens, o mestre primeito recebe mensagens da fonte de mensagens do escravo. Caso contrrio, o sorvedouro do escravo ir permanecer cheio.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

57

Figure 9: Diagramas de sorvedouro de mensagens cheio para os casos 1 e 2.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

58

Usando o Protocolo Full-Duplex para Enviar e Receber Mensagens No protocolo full-duplex, os dispositivos compartilham o mesmo circuito de dados e ambos os dispositivos podem falar ao mesmo tempo. Com o protocolo full-duplex, um link usa dois circuitos fsicos para transmisso de mensagens simultneas (comando ou reply). Estes dois circuitos fsicos permitem comunicao em quatro caminhos lgicos

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

59

Figure 10: Caminho de dados para operao simultnea em duas direes.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

60

No primeiro circuito, o transmissor A envia mensagens para o receptor B (caminho 1) e o receptor A envia os smbolos de controle de resposta (DLE ACK, DLE NACK) para o transmissor B (caminho 3). No segundo circuito, o transmissor B envia mensagens para o receptor A (caminho 4) e o receptor B envia os smbolos de controle de resposta (DLE ACK, DLE NACK) para o transmissor A (caminho 2). Para implementar quatro caminhos lgicos com dois circuitos fsicos, um software multiplexador necessrio para combinar os smbolos de mensagem com os smbolos de resposta indo na mesma direo. No outro lado do link, um software separador divide os smbolos de mensagem dos smbolos de resposta.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

61

Ambiente do Protocolo Full-Duplex Para denir o ambiente do protocolo: o transmissor necessita saber onde obter a mensagem que ele enviar, ou seja, qual a fonte de mensagens. A fonte de mensagens: fornece uma mensagem por vez a pedido do transmissor. requer noticao do sucesso ou falha da transferncia antes de fornecer a prxima mensagem.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

62

o receptor deve ter um meio de depositar as mensagens que ele recebe, o sorvedouro de mensagens. Relao entre o transmissor, o receptor, a fonte e o sorvedouro. Se A fonte de mensagens est vazia O receptor recebeu uma mensagens com sucesso Ento O transmissor aguarda um estado inativo at uma mensagem estar disponvel. O receptor tenta passar para o sorvedouro de mensagens. Se o sorvedouro de mensagens est cheio, o receptor deve ser noticado.

Table 5: Relao transmissor/receptor/fonte/sorvedouro.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

63

Figure 11: Ambiente do protocolo

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

64

Caractersticas das Mensagens Tamanho mnimo de 6 bytes; Tamanho mximo depende do tamanho do comando da camada de aplicao; Como parte do algortmo de deteco de mensagem duplicada, o receptor compara o segundo, terceiro, quinto e sexto bytes dos dados com os mesmos bytes da mensagem anterior. Se no h diferena entre eles, a mensagem classicada como uma re-transmisso da mensagem anterior.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

65

Transferncia de Mensagens entre Transmissor e Receptor

Figure 12: Logica de software para implementao do transmissor.


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 66

Como o transmissor opera

Se a fonte de mensagem fornece um pacote de mensagem e o transmissor no est ocupado, ele envia um quadro para o endereo de destino. Ele ento inicia um timeout, e aguarda uma resposta. Se o timeout acaba antes que uma mensagem seja recebida, o transmissor envia um DLE ENQ para requisitar a retransmisso da ltima resposta. Ele reinicia um timeout e aguarda a resposta. Voc pode ajustar o nmero de timeouts, se este nmero excedido, a fonte informada e a prxima mensagem transmitida. H trs respostas denidas: DLE ACK, DLE NACK e DLE ENQ. Se o transmissor recebe uma mensagem diferente, ele a ignora.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

67

Quando resposta recebida DLE ACK

esta

O pacote de Mensagem

DLE NAK

Foi transferido com sucesso. Aps sinalizar fonte de mensagens, o transmissor segue com a prxima mensagem retransmitido. O transmissor reinicia o timeout e aguarda novamente uma resposta. Se ele receber um DLE NACK, o transmissor reinicia o timeout. Isto pode ser repetido vrias vezes. Voc pode ajustar o limite do nmero de mensagens. Se este limite exedido, a fonte de mensagem informada da falha e o transmissor prossegue. Table 6: Funcionamento do transmissor.

Importante: Dependendo do trfego voc pode necessitar aguardar um reply do n remoto antes de transmitir a prxima mensagem.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

68

Como o receptor opera

O receptor deve ser capaz de responder situaes adversas. Alguns dos problemas que podem ocorrer so: O sorvedouro de mensagens est cheio, ento o receptor no tem aonde por a mensagem. A mensagem pode conter um erro de paridade. O BCC/CRC pode ser invlido. O DLE STX ou DLE ETX BCC/CRC pode estar errado.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

69

A mensagem muito longa ou muito curta. Um smbolo de controle ou de dados falso ocorre fora de uma mensagem. Um smbolo de controle falso ocorre dentro de uma mensagem. Uma resposta DLE ACK perdida, forando o transmissor enviar uma mensagem duplicada.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

70

Figure 13: Lgica de software para implementao do receptor


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 71

O receptor mantm uma gravao da ltima resposta enviada ao transmissor. Quando inicializado um DLE NAK. Quando um DLE ENQ recebido do transmissor, o receptor envia o valor da ltima resposta. O receptor ignora todas as entradas at que um DLE STX ou DLE ENQ seja recebido. Se algo alm de DLE STX ou DLE ENQ recebido no caminho 1, o receptor ajusta sua ltima resposta para NAK. Enquanto constri uma mensagem de reenvio, todos os smbolos de dados so armazenados no buffer de mensagens e adicionados ao BCC/CRC. Se um smbolo de controle que no DLE STX ou DLE ETX recebido, a mensagem abortada e um DLE NACK enviado ao transmissor. Quando DLE STX ou DLE ETX recebido, o ag de erro, o BCC/CRC, o tamanho da mensagem e o endereo so todos checados. Se qualquer um dos testes falha, um DLE NACK enviado.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

72

Quando este smbolo recebido do transmissor DLE ENQ

Ento A ltima resposta enviada e o receptor continua aguardando uma entrada O BCC/CRC e o buffer de mensagem so resetados e o receptor inicia a construo de uma mensagem de reenvio.

DLE ACK

Table 7: Funcionamento do receptor.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

73

Diagramas do Protocolo Full-Duplex Eventos que ocorrem em vrias interfaces: Os bytes de dados da camada de enlace de dados so representados por xxxx e dados corrompidos por ????.
Transferncia de Mensagem Normal

O transmissor envia os dados para o receptor. O sorvedouro envia uma mensagem de no vazio (not full). O receptor envia o dado para o sorvedouro e envia um DLE ACK ao transmissor. O transmissor informa a fonte que a mensagem foi recebida. O reply retornado com sucesso.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 74

Transferncia de Mensagem com NAK

O transmissor envia dados corrompidos para o receptor e o receptor responde com um DLE NAK. O transmissor retransmite e a transmisso tem sucesso. O receptor envia o DLE NAK ao transmissor. O reply retornado com sucesso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

75

Figure 14: Diagramas de transferncia de mensagem normal e de transferncia de mensagem com NAK

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

76

Transferncia de Mensagem com Timeout e ENQ

O receptor recebe uma transmisso, mas envia de volta um DLE ACK que corrompido O transmissor temporiza aguardando pelo DLE ACK e envia um DLE ENQ. O receptor envia de volta um DLE ACK. Um reply retornado com sucesso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

77

Transferncia de Mensagem com Retransmisso

O rudo destroi o DLE ACK e tambm produz caracteres invlidos no receptor. Por causa dos caracteres invlidos, o receptor muda sua varivel de resposta para DLE NAK. Desde que o DLE ACK foi destrudo, o transmissor envia um DLE ENQ, e o receptor retorna um DLE NAK. O transmissor retransmite a mensagem e o receptor envia um ACK. O receptor discarta a mensagem duplicada (se a deteco for habilitada). O reply retornado com sucesso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

78

Nesta transferncia, o receptor no tem como saber que o DLE ACK que ele enviou ao transmissor foi destrudo. Se o timeout do transmissor grande o suciente possvel que o reply (isto , DLE STX xxxx DLE ETX BCC/CRC) chegue antes que o transmissor envie o DLE ENQ. Assim, o reply vem antes que do DLE ACK ser recebido pelo transmissor.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

79

Figure 15: Diagramas de transferncia de mensagem com timeout e ENQ e de transferncia de mensagem com retransmisso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

80

Transferncia de Mensagem com o Sorvedouro Cheio

O transmissor envia uma mensagem mas o sorvedouro est cheio, ento o receptor envia de volta um DLE NAK. O transmissor retransmite at o sorvedouro no estar mais cheio, ento o receptor retorna um DLE ACK. Um reply retornado com sucesso.
Transferncia de Mensagem com NAK no Reply

A mensagem transmitida com xito na rede. O reply corrompido e o transmissor responde com um DLE NAK. O reply enviado novamente, agora com sucesso.
Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 81

Figure 16: Diagrama de transferncia de mensagem com sorvedouro cheio e de transferncia de mensagem com NAK no reply

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

82

Transferncia de Mensagem com Timeout e ENQ para o Reply

A mensagem transmitida com xito na rede. O receptor envia um reply e o transmissor envia um DLE ACK que corrompido. O receptor temporiza esperando pelo DLE ACK e envia um DLE ENQ. O transmissor envia de volta um DLE ACK.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

83

Transferncia de Mensagem com a Fonte Cheia no Reply

A mensagem transmitida com xito na rede. O receptor envia um reply mas a fonte de mensagens est cheia, ento o transmissor envia de volta um DLE NAK. O receptor retransmite at que a fonte esteja no cheia e ento o transmissor retorna um DLE ACK.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

84

Figure 17: Diagramas de transferncia de mensagem com timeout ENQ para o reply e de transferncia de mensagem com a fonte cheia no reply.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

85

Quadro de Mensagens da Camada de Enlace de Dados


Quadros de Mensagens no Protocolo Half-Duplex

O protocolo half-duplex utiliza trs tipos de quadro de transmisso Quadro de Polling Quadro de Mensagens do Mestre Quadro de Mensagens do Escravo

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

86

O mestre transmite ambos os quadros de polling e de mensagem de mestre, e os escravos transmitem apenas o quadro de mensagem de escravo. O quadro de mensagens do escravo tem o mesmo formato do quadro de mensagens full-duplex. O quadro de mensagens do mestre o mesmo quadro de mensagens do escravo, exceto que ele pr-xado com DLE SOH e um endereo para especicar uma estao escrava (STN).

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

87

Figure 18: Tipos de quadro de transmisso do protocolo half-duplex

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

88

Quadros de Mensagens no Protocolo Full-Duplex

O protocolo full-duplex implementa diferentes quadros de mensagens, dependendo da camada de rede.

Figure 19: Tipos de quadro de transmisso do protocolo full-duplex

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

89

Campos BCC e CRC

No nal de cada quadro de polling e em cada quadro de mensagens, h um campo de um byte denominado BCC (block check character ) ou um campo de dois bytes, o CRC (cyclic redundancy check). Seleciona-se BCC ou CRC atravs do ajuste de chaves ou em congurao de software. Ambos os campos permitem vericar se h erro em uma mensagem: O algoritmo BCC d um nvel mdio de segurana de dados: Ele no pode detectar a transposio de bytes durante a transmisso de um quadro. Ele no pode detectar a insero ou deleo de um valor zero dentro do quadro. O campo CRC permite um nvel mais alto de segurana de dados que o BCC mas mais difcil de implementar.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

90

Campo BCC O campo BCC contm o complemento de 2 da soma (mdulo 256) do endereo da estao do escravo e todos os bytes de dados para o protocolo half-duplex. Para o quadro de mensagens do escravo o BCC leva em considerao apenas os bytes de dados e nos quadros de polling, o BCC simplesmente o complemento de dois do STN. O campo BCC para o protocolo full-duplex a soma mdulo 256 dos bytes de dados.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

91

Campo CRC Os itens seguintes explicam a gerao do valor do CRC: 1. No incio do quadro de mensagens, o transmissor limpa um registrador de 16 bits usado para o valor do CRC. 2. Quando um byte transmitido feita uma operao OU-EXCLUSIVO entre o byte e os oito bits menos signicativos do registrador do CRC. 3. O resultado colocado nos oito bits menos signicativos do registrador do CRC.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

92

4. O registrador do CRC ento deslocado oito vezes para direita, inserindo zeros sua esquerda. Cada vez que um 1 sai no lado direito, feita uma operao OU-EXCLUSIVO entre o registrador do CRC e a palavra 1010 0000 0000 0001. 5. Para cada byte transmitido, os itens 2, 3 e 4 so repetidos. 6. Aps o valor ETX ser transmitido, o valor contido no registrador do CRC transmitido. O receptor tambm calcula o valor do CRC e compara-o com o valor de CRC recebido para vericar a preciso dos dados recebidos.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

93

Pacotes de Mensagens da Camada de Aplicao


Formato do Pacote de Mensagem

A maioria dos dispositivos enviam e recebem mensagens utilizando o formato de pacote de mensagem. Os bytes so mostrados da esquerda para direita na sequncia com que so transmitidos atravs do link.

Figure 20: Formato do pacote de mensagem

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

94

Signicado dos campos do pacote de mensagens. Campo DST SRC FNC CMD ADDR STS EXT STS SIZE TNS DATA Signicado Destino da mensagem Fonte da mensagem Cdigo de funo Cdigo de comando Endereo da locao de memria (2 bytes) Cdigo de status Cdigo de status estendido Nmero de bytes a ser transferido Nmero da transao (2 bytes) Valor dos dados sendo transferidos pela mensagem

Table 8: Signicado dos campos do pacote de mensagens.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

95

A combinao de SRC, CMD e TNS identica de maneira nica um pacote. Um destes campos na mensagem atual deve ser diferente da ltima mensagem recebida. Se todos os campos so idnticos, a mensagem ignorada e considerada uma duplicata.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

96

Bytes DST e SRC A forma para o DST e SRC para a mensagem de reply obtida permutando os bytes de DST e SRC da mensagem de comando

Figure 21: Bytes DST e SRC O valor dos bytes DST e SRC possuem uma faixa de valores de 0 a 778 para a rede DH+.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

97

Bytes CMD e FNC Estes bytes trabalham juntos para denir a atividade que deve ser realizada pela mensagem de comando no n de destino. O valores destes bytes so fornecidos pela camada de aplicao. O formato da mensagem depende dos valores de CMD e FNC

Figure 22: Bytes CMD e FNC Alta prioridade no se aplica a links DH+. O byte FNC especica uma funo dentro de um tipo de comando.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

98

Bytes STS e ETX STS Estes bytes trabalham juntos para indicar o status da transmisso da mensagem. Nas mensagens de comando, o programa de aplicao ajusta o byte STS para 0. Nas mensagens de reply, o STS ajustado para 0 quando o comando foi executado sem erros. Quando ocorre erro na execuo do comando, o byte STS assume valor F016 e um byte adicional ETX STS, traz o cdigo do erro.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

99

Figure 23:

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

100

Bytes TNS O byte TNS, contm um identicador nico de 16 bits para a transao.A gerao deste nmero mantida em um contador de 16 bits. O contador incrementado cada vez que uma nova mensagem criada, e o valor do contador armazenado no campo TNS da nova mensagem.

Figure 24:

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

101

Bytes ADDR Os bytes do ADDR contm o endereo de uma locao de memria de onde o comando iniciar sua execuo.

Figure 25:

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

102

Bytes SIZE Os bytes de SIZE especicam o nmero de bytes de dados a ser transferidos pela mensagem. Este campo aparece em comandos de leitura onde ele especica o nmero de bytes de dados que o n correspondente deve retornar na sua mensagem de reply.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

103

Comandos de Comunicao

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

104

Comando Escrever bit Diagnstico de status Desabilitar forar I/O Download Download completado Echo Obter recurso de edio Inicializar memria

CMD 0F 06 0F 0F 0F 06 0F 0F

FNC 02 03 41 50 52 00 11 57

Comando Ajustar modo da CPU Ajustar ENQs Ajustar NAKs Ajustar timeout Ajustar variveis Ler bloco Escrever bloco Escrever em bit no protegido

CMD 0F 06 06 06 06 0F 0F 05

FNC 3A 06 05 04 02 68 67 -

Table 9: Tabela de comandos utilizados no processador PLC-5.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

105

Comando Modicar o arquivo de compatibilidade CLP-2 Escrever em bit protegido Escrita protegida Ler bytes fsicos Ler contador de diagnstico Resetar contador de diagnstico Ler-modicarescrever Ler tamanho da seo (size)

CMD 0F

FNC 5E

Comando Leitura no protegida

CMD 01

FNC -

02 00 0F 06 06

17 01 07

0F 0F

26 29

Escrita no protegida Upload Upload completado Ler uma faixa de palavras Escrever uma faixa de palavras Escrever bytes fsicos

08 0F 0F 0F 0F

53 55 01 00

0F

18

Table 10: Tabela de comandos utilizados no processador PLC-5.


Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC 106

Escrever Bit Modica os bits no endereo especicado por uma palavra smbolo, um arquivo de smbolos mais uma palavra de offset, ou um endereo lgico. Diagnstico de Status Ler um bloco de informao de diagnstico de um mdulo de interface. O reply contm informao de status no campo de DADOS. A informao de status varia com o tipo de mdulo de interface. Desabilitar Forar I/O Desabilita a funo forar I/O. Todos os dados forados so ignorados mas permanecem intactos.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

107

Download Coloca o processador PLC-5 em modo download. Um erro no privilege enviado de volta se o requisitor no tem privilgio para colocar o processador no modo download. Este erro occorre quando: O processador est no modo Run ou Remote Run, quando ele deve estar em modo Program ou Remote Program. O processador est sendo editado. Algum outro n j est fazendo o download do processador. Download Completado Usado pelo processador aps o download ser completado.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

108

Echo Checa a integridade da transmisso sobre o link de comunicao. A mensagem de comando transmite at 243 bytes de dados para um n de mdulo de interface. Assim que recebe a mensagem, o mdulo retornaria este comando transmitindo os mesmos dados de volta ao n de origem. Obter Recurso de Edio Assegura o recurso de edio (acesso nico) para um dispositivo de programao. Uma vez que o dispositivo de programao obteve o recurso de edio, outro n no pode escrever para/ou modicar o dispositivo. Inicializar Memria Reseta a memria do processador para o diretrio default (o diretrio o qual o processador est embarcado). Usando este comando, a congurao de congurao no alterada.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

109

Modicar o Arquivo de Compatibilidade PLC-2 Modica o arquivo de modo de compatibilidade tal que a comunicao de um processador PLC-2 (ou um n emulando um processador PLC-2) com um dado endereo de n, usa o arquivo especicado. Escrever em Bit Protegido Ajusta bits individuais dentro de reas limitadas da tabela de dados do PLC. O acesso limitado por linhas de acesso a memria na zona de comunicao do diagrama de programa ladder do processador PLC. Escrita Protegida Escreve palavras de dados dentro de reas limitadas da tabela de dados do PLC. Seu acesso limitado por linhas de acesso a memria na zona de comunicao do diagrama de programa ladder do processador PLC.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

110

Ler Bytes Fsicos Realiza um upload aps receber um reply que um upload (download) foi realizado com sucesso. Ler Contador de Diagnstico Ler at 244 bytes de dados da PROM ou RAM de um mdulo de interface. Utiliza-se este comando para ler um contador ou timer de diagnstico do mdulo. Resetar Contador de Diagnstico Reseta todos os contadores e timers de diagnstico no n de interface de mdulo = 0.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

111

Ler-Modicar-Escrever Seta ou reseta bits especcos em palavras especcas da tabela de dados da memria. A interface que recebe este comando realiza este procedimento para cada endereo de sistema do PLC-5, mscara AND e mscara OR no pacote de mensagem: 1. Copia a palavra especca na tabela de dados. 2. Reseta os bits especicados na mscara AND. 3. Seta os bits especicados na mscara OR. 4. Escreve a palavra de volta sua locao.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

112

Ler Tamanho da Seo (Size) Ler o tamanho da seo endereada completamente por um dado endereo do sistema. O tamanho representa o tamanho da memria endereada completamente, expresso em palavras. Se o endereo mais geral que um endereo de arquivo, o tamanho (size) tambm inclui um overhead de memria usado para manter a estrutura de arquivo. Se o endereo especica um arquivo, os dados dos usurios so retornados.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

113

Ajustar Modo da CPU Ajusta o modo de operao do processador na prxima varredura de I/O. O modo de operao ajustado para o modo indicado no byte de ag. Ajustar ENQs Ajusta o nmero mximo de ENQs que o mdulo de interface assncrona garante por transmisso de mensagem. Coloca o nmero no campo DATA. O ajuste default para a maioria dos mdulos 10 ENQs por transmisso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

114

Ajustar NAKs Ajusta o nmero mximo de NAKs que o mdulo de interface assncrona aceita por transmisso de mensagem. Coloca o nmero no campo DATA. O ajuste default para a maioria dos mdulos 3 NAKs por transmisso. Ajustar Timeout Ajuste a quantidade mxima de tempo que o mdulo de interface assncrona aguarda por um reconhecimento de sua mensagem de transmisso. O ajuste expresso como o nmero de ciclos de um clock interno. Ajustar Variveis Ajusta o mximo de ENQs, NAKs e timeout todos de uma s vez. Este comando uma combinao dos comandos de ajuste de NAKs, modo de CPU e timeout.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

115

Ler Bloco Ler um bloco de dados do processador iniciando no endereo de sistema do PLC-5 mas o pacote de offset. Escrever Bloco Escreve um bloco de dados no processador iniciando do endereo de sistema do PLC-5 mais o pacote de offset. O tipo de dado enviado com este comando deve casar com o tipo de dado do arquivo para o qual ele est sendo escrito. Se no, o n remoto retorna uma mensagem de erro. Escrever em Bit No Protegido Seta ou reseta bits individuais em qualquer rea da memria de dados do PLC.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

116

Leitura No Protegida Ler palavras de dados de qualquer rea da tabela de dados da memria do PLC. Utiliza-se o campo SIZE para especicar o nmero de bytes a ser lido. Escrita No Protegida Escreve palavras dentro de qualquer rea da tabela de dados da memria do PLC.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

117

Upload Coloca o processador PLC-5 em modo Upload antes do sistema completar um upload. Um error no privilege retornado se o dispositivo programado no tem privilgio de colocar o processador no modo Upload. Upload Completado Aps o upload completado, utiliza-se este comando para retornar o processador ao modo que ele estava antes de executar o comando Upload.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

118

Ler uma Faixa de Palavras Ler uma palavra ou um arquivo iniciando de um endereo especicado. Um caso especial deste comando a leitura de uma nica palavra, onde o nmero de bytes a ser lido so apenas dois (uma palavra). Este comando deve sempre conter um nmero par de bytes. Escrever uma Faixa de Palavras Escreve uma palavra ou um arquivo iniciando de um endereo especicado. Um caso especial deste comando a escrita de uma nica palavra, onde o campo de dados tem tamanho de apenas uma palavra. Escrever em Bytes Fsicos Realiza um download apenas aps receber um reply que um dowload/upload foi realizado com sucesso.

Automao - Petrobras 2000 c Pericles Rezende Barros UFPB-DEE-LIEC

119

Vous aimerez peut-être aussi