Vous êtes sur la page 1sur 5

Khomp Famlia de placas de interface E1 Guia rpido de instalao

FAMLIA DE PLACAS E1-SPX GUIA DE INSTALAO


CONHECENDO A FAMLIA DE PLACAS E1-SPX Este manual contm as informaes bsicas necessrias para instalao e configurao das placas K2E1-SPX e K1E1SPX em um computador com sistema operacional Linux e o soft PBX Asterisk. No manual sero explicados apenas aspectos ligados instalao e configurao das placas. As placas K2E1-SPX so placas destinadas ao mercado Soft PBX, equipadas com dois troncos digitais de E1 desenvolvidos especialmente para uso com Asterisk, possuindo uma integrao com esse sistema atravs de um mdulo, chamado channel, implementado pela Khomp.
LEDS estado do link
LEDs Links LEDs de estado das placas Conectores VEC

verde verm. estado do link1 estado do link2


RX-1 J2

LD5 LD6 LD7

LD8 LD9

LD10

VEC 1
RX-1
TX-1 J3

TX-1

RX-2

J8

Link 1 - E1

TX-2 J9

Conectores BNC Conector PCI

Conectores e jumpers

COMPONENTES DAS PLACAS:


Links: A placa possui um ou dois links E1 dependendo do modelo (K2E1-SPX ou K1E1-SPX), sendo que cada link possui seu canal de Recepo (Rx) e Transmisso (Tx) com os nomes Rx-1, Tx-1 para o primeiro link E1; Rx-2,Tx-2 para o segundo; Aterramento: Cada conector BNC possui um jumper de referncia de aterramento mostrado na figura acima como J2, J3 para o primeiro link E1; e J8 e J9 para o segundo. Estes jumpers servem para aterrar a malha do cabo conectado, e so referenciados no item INSTALAO DOS LINKS E1; Conectores: Na placa temos basicamente os seguintes conectores: Conectores BNC do link E1 com impedncia de 75; conector PCI; e conectores da placa de cancelamento de eco: VEC-60/VEC-30; Leds: As placas possuem dois conjuntos de LEDs. No primeiro conjunto esto os LEDs internos L5, L6, L7, DSPA, DSPB e PCI ON, que ficam na placa, ao lado do selo da Anatel. No outro conjunto, concentram-se quatro LEDs voltados para fora da placa. O funcionamento dos LEDs detalhado no item ENTENDENDO OS LEDS.

ATERRAMENTO
A primeira preocupao de uma instalao deve ser com o aterramento de todos os equipamentos envolvidos. O computador em que a placa ser instalada, o no-break, o modem, o PABX e todos os equipamentos de telefonia envolvidos precisam estar aterrados. A figura ao lado mostra um exemplo com todos os equipamentos aterrados. A falta de aterramento ou aterramento incorreto poder causar rudo nas gravaes e mau funcionamento da placa.

Aterramento PC e PABX no mesmo terra.

KHOMP Ind. :: Rua Joe Collao, 163, Santa Mnica :: Florianpolis :: SC :: CEP 88037-010.

Khomp Famlia de placas de interface E1 Guia rpido de instalao

INSTALAO DOS LINKS E1

PASSO 1: CONEXO
H basicamente dois tipos de dispositivos que podemos conectar ao link E1 da placa: passivos ou ativos. Os elementos passivos funcionam como repetidores de sinal, como o modem, enquanto os ativos, como o PABX, interagem diretamente com a placa.
MODEM: Elemento passivo que repassa o sinal da operadora para a placa. Deve ter seu conector RX ligado ao conector RX da placa e o conector TX ligado ao TX da placa.
Conexo Placa ao Modem J2:
RX TX

MODE TX RX

J3:

PABX: Em um elemento ativo, como o PABX, a conexo se inverte: o TX da placa deve se conectar ao RX do PABX e vice-versa.

PABX RX TX

RX

J2: fechado J3: aberto


TX

Figura 2: conexo dos links E1

Caso o modem trabalhe com uma impedncia diferente de 75, como por exemplo com cabos RJ45 (120), e no houver chave seletora de impedncia, pode-se utilizar um conversor de impedncia (Balun), adquirido-o em uma loja de produtos eletrnicos.

PASSO 2: ATERRAMENTO
Depois preciso verificar o aterramento do cabo de E1 que conecta a placa a outro equipamento. Por conveno, o aterramento do link E1 feito no cabo RX de cada equipamento, ou seja, a malha do cabo coaxial lado RX da placa aterrada esperando-se que a malha do TX da placa seja aterrada pelo outro equipamento. Quando a placa sai da Khomp, j apresenta esta configurao que pode ser modificada fechando ou abrindo os jumpers de aterramento. Manter o jumper fechado indica malha do cabo aterrada. Ainda importante alertar que existem PABXs no mercado que fazem o aterramento dos dois cabos E1 e nesta configurao os jumpers atrs dos conectores precisam estar necessariamente abertos. A configurao original dos jumpers : J2 e J8 fechados, J3 e J9 abertos.

PASSO 3: OBTENO DE INFORMAES SOBRE OS LINKS


Antes da ativao de um link E1, a operadora determina, conforme as necessidades do cliente, alguns parmetros de funcionamento do E1. Estes parmetros so informados pela operadora e devem estar disponveis no momento da configurao da placa. Os itens descritos abaixo so de configurao obrigatria para o funcionamento da placa: Tipo de sinalizao: As sinalizaes mais comuns para troncos E1 ligados rede pblica so R2 Digital ou RDSI. Diferentes configuraes so necessrias, ocorrendo de acordo com a sinalizao adotada. Prefixo da central pblica (para protocolos R2 e ISDN): O prefixo o nmero que identifica a central pblica onde o E1 est conectado. Ex: no nmero 3281-4500 o prefixo 3281. Esses nmeros so obtidos com a operadora que prov o servio de telefonia. Esse nmero ser adicionado ao nmero de origem nas ligaes de sada. Configurao do sincronismo do link E1: Quando a placa est conectada pelo link E1 com outro equipamento, esse pode estar gerando sincronismo. Nessas situaes, onde existe sinal de sincronismo na linha, a placa precisa estar configurada para receber este sinal do outro equipamento. Geralmente as centrais pblicas fornecem o sincronismo, e os PABXs no, mas isso no uma regra. Nmero de dgitos de entrada: Em uma ligao de entrada, so quantos dgitos sero requisitados para a central pblica para identificar o ramal DDR de destino (normalmente 4 dgitos). Posio do pedido de identidade (somente para protocolo R2): Em dado momento da troca de sinalizao, ser solicitada a identidade do nmero do telefone que fez a ligao. Esse valor deve ser menor que o nmero de dgitos de entrada.

KHOMP Ind. :: Rua Joe Collao, 163, Santa Mnica :: Florianpolis :: SC :: CEP 88037-010.

Khomp Famlia de placas de interface E1 Guia rpido de instalao

INSTALAO DO CHANNEL O channel um mdulo que permite ao Asterisk reconhecer e gerenciar placas do tipo SPX da Khomp. Para instalao deste channel preciso garantir certos requisitos: possuir uma das distribuies Linux suportadas pela Khomp e possuir alguns mdulos instalados no sistema. Essas informaes so encontradas na pgina da khomp http://www.khomp.com.br, sesso download e tambm no diretrio de documentao /usr/doc/khomp. Tambm existe ao final desse documento uma seo com os erros mais comuns que podem ocorrer na instalao do channel. A seguir, os passos para instalar o channel:

PASSO 1: INSTALAO DO PACOTE


Com o pacote copiado no sistema, descompacte o arquivo com o comando:
# gzip -d channel_X-k3l_Y-bZ.sh.gz

Onde X a verso do channel, Y a verso da biblioteca e Z o nmero da reviso/build do channel. Depois, para instalar o pacote (como superusurio):
# bash channel_X-k3l_Y-bZ.sh

PASSO 2: DRIVER
Aps instalar o channel, necessrio carregar os drivers de acesso placa atravs do comando kpload, conforme mostrado abaixo:
# kpload + Loading Khomp PCI device driver... + Khomp PCI device driver loaded!
Importante: para acessar a placa necessrio SEMPRE EXECUTAR O KPLOAD. No arquivo README_channel.txt est explicado como colocar a execuo desse comando nos scripts de incio do sistema.

PASSO 3: CONFIGURAO DOS LINKS


Para configurar a placa, inicie o aplicativo k3lconfig atravs da linha de comando:
# k3lconfig
0 Serial: 0001 || Modelo: K2E1-SPX || No configurada

Na tela principal do k3lconfig (figura ao lado) selecione a placa SPX marcada como No Configurada e acesse as configuraes pressionando ENTER. Para configurar os itens bsicos para funcionamento do primeiro link E1, selecione Configuraes do link 0, acesse Opes de sinalizao, e, com as informaes obtidas captulo INSTALAO DO LINK E1, proceda a configurao: O tipo de sinalizao atravs do menu Sinalizao de linha; O prefixo da central pblica atravs do menu Prefixo de central pblica;

00 Opes gerais de udio ---> 01 Configuraes do link 0 ---> 02 Configuraes do link 1 --->

00 Habilita CRC4 01 Solicita confirmao de desligamento em ligaes entran. 02 Fora desconexo <Selecionar> <Sair> 03 Utiliza o link para referncia 04 Nmero de dgitos de entrada 05 Ordem de pedido da identidade 06 Prefixo de central pblica 07 Sinalizao de <Retornar> linha <Selecionar> <Sair>

<Selecionar>

<Retornar>

<Sair>

Tela inicial do k3lconfig

O nmero de dgitos de entrada atravs do menu Nmero de dgitos de entrada; A identidade do chamador atravs do menu Ordem de pedido da identidade (R2 apenas); A opo Utilizar o link para referncia deve estar habilitada, caso seja necessrio que a placa receba sincronismo neste link. Se a placa possui mais de um link, repita as configuraes acima para o menu Configuraes do link 1. Para maiores informaes sobre a configurao da placa, consulte o Manual_do_k3lConfig.txt.

KHOMP Ind. :: Rua Joe Collao, 163, Santa Mnica :: Florianpolis :: SC :: CEP 88037-010.

Khomp Famlia de placas de interface E1 Guia rpido de instalao

LEDS

LEDS EXTERNOS
LED Verde
Aceso Piscando

LED Vermelho
Aceso Apagado Link ativo

Significado
Link desativado

Soluo
Configurar link, e reiniciar os aplicativos. Link pronto para uso / no existe problema. Verifique se os cabos no esto invertidos ou mal encaixados. Verifique se os conectores esto em condies de uso. Verifique se todos os equipamentos de telefonia esto no mesmo aterramento. Placa sem alimentao.

Apagado

Piscando

Link com problema: aterramento; cabo defeituoso; conectores oxidados; etc. Placa desligada

Apagado

Apagado

LEDS INTERNOS Estados


Aceso
Sem funo Placa gerando sincronismo sem referncia vlida Sem funo DSP inativo ou com erro DSP inativo ou com erro Sem comunicao com a API

LED
LD5 LD6 LD7

Apagado
Sem funo Placa sincronizada em referncia vlida Sem funo DSP inativo ou com erro DSP inativo ou com erro Sem comunicao com a API

Piscando
Sem funo Sem funo Sem funo DSP ativo DSP ativo Comunicao com a API OK.

LD8 (DSP A) LD9 (DSP B) LD10 (PCI ON)

DADOS TCNICOS Conectores BNC com impedncia de 75 Conector PCI compatvel com barramento PCI V2.2 universal (3V3 e 5V).

MAIS INFORMAES Informaes adicionais sobre as placas e os softwares de configurao e operao podem ser obtidas: na documentao disponvel nos pacotes de instalao, nos diretrios: Windows: Z:\khompX.Y\Driver, onde X e Y referem-se a verso da K3L instalada, e Z refere-se ao drive onde o pacote foi instalado. Linux: /usr/doc/khomp/ no site da Khomp: http://www.khomp.com.br/produtos ou atravs do atendimento ao usurio: http://www.khomp.com.br/suporte, ou no telefone (48) 3722-2900.

KHOMP Ind. :: Rua Joe Collao, 163, Santa Mnica :: Florianpolis :: SC :: CEP 88037-010.

Khomp Famlia de placas de interface E1 Guia rpido de instalao

SOLUO DE PROBLEMAS Onde adquiro o login e senha solicitada para realizar o download da API? O login e senha so enviados pelo suporte da Khomp aps a compra da placa e liberao do comercial. Mdulo do kernel no encontrado A Khomp fornece drivers/mdulos para um conjunto limitado de distribuies. Na pgina www.khomp.com.br existe uma lista das distribuies suportadas. Caso sua distribuio no seja suportada, a instalao poder falhar com a mensagem: "Driver para o kernel {SEU_KERNEL} no encontrado". A Khomp recomenda utilizar neste caso as distribuies suportadas e, se isso no for possvel, entrar em contato com nosso suporte tcnico para avaliarmos a questo. O que e quando devo configurar o call progress? Call progress o nome dado ao recurso que permite fazer o controle da chamada (ocupao, atendimento, desligamento, etc...) atravs de tons de linha e deteco de silncio e voz. necessrio configurar o call progress caso o sistema contenha placas analgicas ou protocolos E1 que dependem desse recurso (E1LineSide e CAS_EL7). Modem com impedncia diferente de 75 ohms. Os cabos coaxiais utilizados nos links de E1 das placas Khomp, trabalham com a impedncia de 75. O modem deve utilizar a mesma impedncia, caso contrrio, podem ocorrer falhas de sincronismo. Alguns modems possuem conectores RJ45, sendo a impedncia dos cabos de par tranado, igual 120. Caso no haja uma chave para seleo da impedncia, pode-se utilizar um conversor de impedncia (Balun), adquirido-o em uma loja de produtos eletrnicos. As ferramentas da Khomp mostram que os contadores de erro esto aumentando, apesar do link estar

ativo e fazendo chamadas.

Os contadores de erro indicam erros transitrios que podem, s vezes, no causar instabilidade no link, mas so indicao de que a instalao no est perfeita e est sujeita a qualquer tipo de falha, como perda de ligaes e at queda dos links. Problemas como mau contato nos cabos podem ser rastreados por estes contadores. Tenho uma placa Khomp com dois E1s fazendo ponte entre a central pblica e um PABX e neste cenrio,

tenho problemas com FAX.

Vrios fatores podem influenciar na transferncia de fax: Os canais em que trafegam fax no podem estar programados para aumentar ou diminuir o volume do udio, nem de entrada, nem de sada. O controle automtico de volume (AGC) deve estar desabilitado. Os links devem estar configurados corretamente para receber o sincronismo da central pblica e repass-lo para o PABX. Neste caso o link ligado a central pblica deve ser sinalizado como referncia vlida, e o link ligado ao PABX deve ser marcado como referncia no vlida. Marcar como referncia no vlida significa deixar desmarcada a opo "Utiliza link para referncia" no k3lconfig. No arquivo de configurao esta opo gravada como "HabilitaLinkComoRefer" e deve estar false no caso de links ligados a PABX e true no caso de links ligados a centrais pblicas.

Uso o driver da zaptel (ztdummy), e o channel no est funcionando com o Playback. Descarregue o driver da zaptel ou inicialize seu computador com o ACPI desabilitado (pode ser feito atravs do kernel, passando a opo "acpi=off" na linha de boot deste). Por que o channel no funciona com music on hold? O udio aparece ruim/cortado/lento/mudo. necessrio utilizar uma verso *especfica* do mpg123 com o Asterisk para que este recurso funcione corretamente, que a "mpg123-0.59r". Nenhuma outra verso (nem mesmo o mpg321) funciona corretamente com o Asterisk. Entretanto, para instal-lo simples: s entrar no diretrio raiz do cdigo-fonte do asterisk e digitar "make mpg123", que o mpg123 ser baixado e instalado automaticamente. Tenho cancelador de eco instalado na placa, mas o eco no est sendo cancelado. Verifique a configurao de cancelamento de eco echo-canceller=yes no arquivo khomp.conf.

KHOMP Ind. :: Rua Joe Collao, 163, Santa Mnica :: Florianpolis :: SC :: CEP 88037-010.

Vous aimerez peut-être aussi