Vous êtes sur la page 1sur 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Cincias Contbeis
5 Srie Anlise de Investimentos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Joo Jos Ferreira de Aguiar Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Cincias Contbeis 5 Srie Anlise de Investimentos

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Demonstrar viso sistmica e interdisciplinar da atividade contbil. Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informao contbil e de controle gerencial, revelando capacidade crtico-analtica para avaliar as implicaes organizacionais com a tecnologia da informao.

DESAFIO
A equipe elaborar um Projeto de Investimento em um negcio no qual ser analisada a viabilidade econmica por meio dos critrios estudados na disciplina (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favorveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestes de aperfeioamento das prticas. Este desafio importante para que voc adquira a competncia necessria para a avaliao de projetos e negcios empresariais.

Objetivo do desafio
Elaborao de anlise de um projeto de investimento.

Produo Acadmica
- Elaborao de um Projeto de Investimento que dever ter a seguinte estrutura: Introduo Captulo 1 Descrio do investimento pretendido Captulo 2 Elaborao do Fluxo de Caixa Relevante Captulo 3 Mtodos para Avaliao de Investimentos Captulo 4 O Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos Captulo 5 O Imposto de Renda e a Depreciao Concluso

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 5 at 7 participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Cincias Contbeis 5 Srie Anlise de Investimentos

Pg. 3 de 6

Padronizao
O material digitado no word solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT 1 , com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc possa reconhecer os tipos de investimentos e visualizar oportunidades de negcios. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 1. Pesquisar no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina informaes sobre Tipos de Investimento Captulo 1. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que sejam informaes extradas de sites confiveis. Anotar todas as referncias bibliogrficas referentes aos textos utilizados. 2. Identificar o tipo de negcio com que pretendem trabalhar. Alguns exemplos: lanchonete, sapataria, loja de perfumes, loja de roupas, autocenter. Utilizar os textos a seguir como fonte de consulta. Anotar as principais informaes. a) Revista Pequenas Empresas Grandes Negcios. 50 Idias de Negcios. Disponvel em: <http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI149404-17192,00IDEIAS+DE+NEGOCIOS.html>. Acesso em 27 out. 2011. b) Modelos de Negcios na Internet. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zYjJhMjI3YzgtZDcxMy00MDE1LTll YTMtMmJiNjU3MzJmZjA4&hl=pt_BR&authkey=CMjG3uAO>. Acesso em: 27 out. 2011.
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Cincias Contbeis 5 Srie Anlise de Investimentos

Pg. 4 de 6

c)

d)

NUNES, Flvia Furlan. Oportunidades de Negcios: Novo negcio: saiba em qual ramo investir em 2007. Disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zYjM3YzA4ZTMtNmQ5Yy00OGRjL TgxNDAtYWFkODA5ODExOTgw&hl=pt_BR&authkey=CO2lzsYO>. Acesso em: 27 out. 2011. Blog do Empreendedor. Diversos textos, a escolha do grupo, disponveis em: <http://blogdoempreendedor.com/blog/?cat=3 >. Acesso em: 27 out. 2011.

Passo 2 Definir o produto (ou servio) que a empresa comercializar. importante que o grupo defina poucos produtos (ou servio) para que o trabalho no fique extenso. Passo 3 Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo 3 pginas (Forma o captulo 1 do Desafio). Reservar este material para utilizao futura no projeto de investimento.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc tenha todos os elementos necessrios para efetuar o clculo de viabilidade econmica. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina informaes sobre Fluxo de Caixa Relevante Captulo 2. A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que sejam informaes extradas de sites confiveis. Anotar todas as referncias bibliogrficas referentes aos textos utilizados. Passo 2 Efetue as seguintes aes: Obter uma planilha modelo disponvel em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zNjA2MGYxYmUtODY0OS00ZDlh LWI3ZDUtOTQ1OGMyYTJmY2Qz&hl=pt_BR&authkey=CMSI95AI>. Acesso em: 27 out. 2011. Elaborar os clculos e estimativas a seguir. a) Estimar o preo de venda unitria e a quantidade mensal a ser comercializada. b) Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12. c) Estimar o faturamento da empresa para os prximos 5 anos, repetindo os valores anuais obtidos no item anterior.
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Cincias Contbeis 5 Srie Anlise de Investimentos

Pg. 5 de 6

d) Estimar os custos e despesas mensais, com base na quantidade definida no item a. e) Estimar os custos e despesas anuais, multiplicando por 12 o valor obtido no item anterior f) Estimar os demais valores solicitados na planilha, como por exemplo: lista de investimento inicial, insumos (se for o caso), valor da mo-de-obra com os respectivos encargos trabalhistas, tributos e contribuies, contas do Balano Patrimonial etc. Elaborar o fluxo de caixa relevante colocando todas as informaes anteriores sob forma de um diagrama de Fluxo de caixa. Passo 3 Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo 3 pginas (Forma o captulo 2 do Desafio). Reservar este material para utilizao futura no projeto de investimento.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc tenha os elementos necessrios para a deciso a respeito da viabilidade. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar, na Internet ou em jornais, a respeito do valor atual da taxa SELIC (taxa anualizada). Como fonte das informaes, utilizar os sites abaixo: Banco Central do Brasil. Histrico das Taxas de Juros. Disponvel em: <http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS>. Acesso em 27 out. 2011. Banco Central do Brasil. Disponvel em: <http://www3.bcb.gov.br/selic/consulta/taxaSelic.do?method=listarTaxaDiaria>. Acesso em: 27 out. 2011. Passo 2 1. Pesquisar no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina informaes sobre Tcnicas de Investimentos Captulo 2 . A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. Complementar o estudo com informaes dos seguintes textos e informaes de sites: a) Deciso de investimento, o que usar: TIR, payback ou VPL? Disponvel em: <www.vendamuitomais.com.br/site/artigo.asp?Id=149&Categoria=Lucro>. Acesso em: 27 out. 2011. b) MARTINS, Carlos. Anlise de Investimentos (Payback, VPL, TIR). Disponvel em: <http://www.carlosmartins.com.br/_bizplan/bizplan24.htm>. Acesso em: 27 out. 2011. 2. Elaborar os clculos da TIR, VPL e Payback para o Fluxo de caixa relevante. Utilizar como Taxa Mnima de Atratividade (TMA), o valor da SELIC anualizada lquida (descontado o IOF
Joo Jos Ferreira de Aguiar

Cincias Contbeis 5 Srie Anlise de Investimentos

Pg. 6 de 6

e o Imposto de Renda). Para saber sobre o valor do IOF e o Imposto de Renda, consultar o site da Receita Federal, disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br>. Acesso em: 27 out. 2011. Passo 3 Avaliar os resultados obtidos (viabilidade do projeto). Se o VPL ficar negativo, reavaliar: o preo de venda, os custos e as despesas (verificar qual valor possvel alterar). Passo 4 Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio com no mnimo 3 pginas (formando o captulo 3 do Desafio). Reservar este material para utilizao futura no projeto de investimento.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc verifique os efeitos da inflao na anlise de investimentos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 1. Pesquisar no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina informaes sobre O Efeito da Inflao na Anlise de Investimentos - Captulo 3 e O Imposto de Renda e a Depreciao - Captulo 4 A seguir, analisar o contedo e anotar as principais informaes, concluses e anlise. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que sejam informaes extradas de sites confiveis. Anotar todas as referncias bibliogrficas referentes aos textos utilizados. Passo 2 Avaliar quais seriam os efeitos da inflao ( formando o captulo 4 do Desafio), do imposto de renda e depreciao (formando o captulo 5 do Desafio) sobre o projeto elaborado pelo grupo. Anotar o resultado obtido para compor o relatrio desta etapa. Passo 3 Fazer a anlise de risco do projeto, por meio da Anlise de sensibilidade, procedendo da seguinte forma: recalcular o VPL do projeto incrementando a TMA de 1% em 1%, at que o VPL fique negativo. Avaliar quanto de variao na TMA mantm o projeto vivel. ( formando a Concluso do Desafio) Passo 4 Organizar as informaes de todas as etapas, elaborar textos com a estrutura do Desafio que inicia na introduo, passa pelos captulos de 1 ao 5 e vai concluso do projeto. A seguir, finalizar o desafio. O projeto finalizado e sua anlise dever ser postado em arquivo nico (.doc) na plataforma moodle para a avaliao do professor tutor a distncia.

Joo Jos Ferreira de Aguiar

Vous aimerez peut-être aussi