Vous êtes sur la page 1sur 9

Sumrio

A poca. A obra de Fayol. Princpios de Administrao. A apreciao crticas da Teoria Clssica.

Introduo

Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administrao Cientifica nos EUA, em 1916 surgia na Frana, espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clssica da Administrao. Se a Administrao Cientifica se caracterizava pela nfase na tarefa realizada pelo operrio, a Teoria Clssica se caracterizava pela nfase na estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficincia das organizaes. Segundo a Administrao Cientifica era alcanada por meio da racionalizao do trabalho do operrio e do somatrio das eficincias individuais. A Teoria Clssica, ao contrrio, partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficincia a todas as partes envolvidas, fossem elas rgos (como sees, departamento, etc.) ou pessoas (como executores de tarefas). A microabordagem no nvel individual de cada operrio com relao tarefa enormemente ampliada no nvel da organizao como um todo em relao estrutura organizacional. A preocupao com a estrutura da organizao como um todo constitui, sem duvidas, uma substancial do objeto de estudo da TGA. Fayol, um engenheiro francs, fundador da Teoria Clssica da Administrao, partiu de uma abordagem sinttica, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem que rapidamente suplantou a abordagem analtica e concreta de Taylor.

A poca

A segunda dcada do sculo XX foi tumultuada. A Primeira Guerra Mundial (19141917) envolveu a Europa e os EUA em operaes militares conjuntas. Em seguida, os meios de transporte tiveram enorme expanso, com a indstria automobilstica, as ferrovias e o inicio da aviao militar, civil e comercial. As comunicaes tambm passaram por enorme expanso do jornalismo e do rdio em ondas mdias e curtas. E na Europa surgiu a Teoria Clssica da Administrao.

A Obra de Fayol
Henry Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clssica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequncias da Revoluo Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalrgica e carbonfera onde fez sua carreira. Fayol exps sua Teoria de Administrao no Administration Industrielle et Gnrale, publicado em 1916. Seu trabaho, antes de traduo para o ingls, foi divulgado por Urwick e Gulick, dois autores clssicos. As funes bsicas da empresas Fayol saliente que toda empresa apresenta seis funes, a saber: 1. Funes Tcnicas- relacionadas com a produo de bens ou de servios da empresa. 2. Funes Comerciais- relacionadas com compra, vendas e permutao. 3. Funes Financeiras- relacionadas com procura e gerncia de capitais. 4. Funes de Segurana- relacionadas com proteo e preveno dos bens e das pessoas. 5. Funes Contbeis- relacionadas com inventrios, registro, balanos, custos e estatsticas. 6. Funes Administrativas- relacionadas com a integrao de cpula das outras cincos funes. As funes administrativas coordenam e sincronizam as demais funes a empresa pairando sempre acima delas. Para Fayol nenhum das cincos funes essenciais tem o encargo de formular o programa de ao geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforos e de harmonizar os atos. Essas atribuies constituem outra funo designada pelo nome Administrao

Conceitos de Administrao Fayol define o ato de administrao como: prever, organiza, comandar, coordenar e controlar. As funes administrativas envolvem os elementos da Administrao, isto , as funes do administrador, a saber: Prever- Visualizar o futuro e traar o programa de ao. Organizar- Constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar- Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar- Liga, unir, harmonizar todos os atos e esforos coletivos. Controlar- Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Funes Administrativa s

Prever Organizar Comandar Controlar Coordenar

Funes Tcnicas

Funes comerciais

Funes Financeiras

Funes de Segurana

Funes Contbeis

Esses so os elementos da Administrao que constituem o chamado Processo Administrativo: so localizveis no trabalho do administrador em qualquer nvel ou rea e atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor , o gerente , o chefe, como o supervisor- cada qual em seu respectivo nvel- desempenham atividades de previso, organizao, comando, coordenao e controle, como atividades administrativas essenciais.

Princpios de Administrao

preciso ir alm e estabelece as condies e normas dentro das quais as funes do administrador devem ser aplicadas e desenvolvidas, os princpios gerais que permite desempenhar as funes de planeja, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Fayol enuncia 14 princpios, os demais autores so menos ambiciosos e propem uma quantidade menor. Diviso do trabalho - Especializao dos funcionrios desde o topo da hierarquia at os operrios da fbrica, assim, favorecendo a eficincia da produo aumentando a produtividade. Autoridade - Autoridade todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente sero obedecidas. Responsabilidade a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obedincia, chegando a um bom equilbrio entre autoridade e responsabilidade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho vlidas pra todos os funcionrios. A ausncia de disciplina gera o caos na organizao. Unidade de comando - Um funcionrio deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direo - O controle nico possibilitado com a aplicao de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. Subordinao dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organizao devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remunerao - Deve ser suficiente para garantir a satisfao dos funcionrios e da prpria organizao. Centralizao (ou Descentralizao) - As atividades vitais da organizao e sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierrquica, respeitando risca uma linha de autoridade fixa. Ordem - Deve ser mantida em toda organizao, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar. Equidade - A justia deve prevalecer em toda organizao, justificando a lealdade e a devoo de cada funcionrio empresa. Direitos iguais.

Estabilidade dos funcionrios - Uma rotatividade alta tem conseqncias negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionrios. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Esprito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicao dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter conscincia de classe, para que defendam seus propsitos.

Princpios de Administrao para Urwick


Princpios da especializao- Cada pessoa deve exercer sua funo, esse princpio d origem organizao de linha, de staff e funcional. Princpios de autoridade- Deve haver uma linha de autoridade definida, conhecida e reconhecida por todos, desde o topo da organizao at cada individuo da base. Princpio de amplitude administrativa (span of control)- Cada superior tem certo nmero de subordinados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relaes entre as pessoas que supervisiona. Princpios da definio- Os deveres, autoridade e responsabilidade de cada cargo e suas relaes com os outros cargos devem ser definidos por escrito e comunicados a todos.

APRECIAO CRTICA DA TEORIA CLSSICA


Abordagem simplificada da organizao formal - organizao concebida apenas em termos lgicos, formais e abstratos sem considerar o contedo psicolgico e social. Tambm prescritiva e normativa, como na administrao cientfica, onde os autores se preocupam em determinar como as empresas devem conduzir-se em todas as

situaes, atravs do processo administrativo e quais os princpios gerais que devem seguir para obter mxima eficincia. Ausncia de trabalhos experimentais - como Taylor, Fayol fundamenta seus conceitos na observao e no senso comum, seu mtodo emprico e concreto, baseado na experincia e no pragmatismo, ou seja, ausncia de mtodos rigorosamente cientficos. Extremo racionalismo na concepo da administrao - preocupao demasiada com a apresentao racional e lgica das proposies, sacrificando a clareza das idias. Teoria da mquina - viso mecanicista da organizao - a organizao deve ser arranjada tal como uma mquina. Enfatiza a diviso do trabalho, de tal modo que o operrio seja um especialista, saiba muito a respeito de pouca coisa. Abordagem incompleta da organizao - a teoria clssica somente se preocupou com a organizao formal, o estudo da organizao do ponto de vista da sua anatomia, a sua forma, descuidando-se completamente da organizao informal, no considera o comportamento humano dentro das organizaes. Abordagem de sistema fechado - a teoria clssica trata a organizao como se fosse um sistema fechado, composto de umas poucas variveis, perfeitamente conhecidas e previsveis, e de alguns poucos aspectos que podem ser manipulados atravs de princpios gerais e universais de Administrao.

CONCLUSO
Apesar de todas as criticas, a Teoria Clssica ainda a abordagem mais utilizada em Administrao, pois permite uma viso simples e ordenadas. Os princpios proporcionam guias gerais que permitem ao administrador manipular os deveres do cotidiano do seu trabalho com mais segurana. Contudo, em uma era de mudana e instabilidade como a que atravessamos, a abordagem clssica mostra-se rgida, inflexvel e conservadora, pois ela foi concebida em uma poca de estabilidade e permanncia. Em resumo, a Teoria Clssica ainda tem a sua utilidade no mundo de hoje. Ela indispensvel na compreenso das bases da moderna administrao

Vous aimerez peut-être aussi