Vous êtes sur la page 1sur 18

1.

Defina os seguintes termos:

Tempo de admisso: Tempo necessrio, para que os reagentes possam adentrar na cmara de
combusto.

Tempo de compresso: Tempo necessrio para que o pisto se desloque do ponto morto inferior
(PMI) para o ponto morto superior (PMS), comprimindo os reagentes. Tempo de expanso: Tempo necessrio para que o pisto se desloque do ponto morto superior (PMS) para o ponto morto inferior (PMI), expandindo os reagentes/gases. Tempo de exausto: Tempo necessrio para que o pisto se desloque do ponto morto inferior (PMI) para o ponto morto superior (PMS), expelindo os gases. Combusto: Reao qumica exotrmica entre uma substncia (o combustvel) e um gs (o comburente), geralmente o oxignio, para liberar calor e luz.

Potncia, Ponto morto superior: Ao final da compresso, com o pisto prximo sua posio superior mxima,
denominada PMS.

Ponto morto inferior: Pouco antes de o pisto atingir sua posio mnima, denominada ponto morto
inferior.

Bloco do motor: o maior e principal componente do motor. Praticamente todas as partes do motor
so direta ou indiretamente ligadas ao bloco. Cilindro: Regio, dentro da qual um pisto se move para cima e para baixo. Virabrequim: O eixo de manivelas, tambm conhecido como virabrequim, responsvel por converter o movimento vertical do pisto em movimento de rotao. Crter: a parte inferior do bloco. O crter abriga o eixo de manivelas e tambm, em alguns casos, o eixo de comando das vlvulas. Pisto: Pea cilndrica normalmente feita de alumnio ou liga de alumnio, que se move longitudinalmente no interior do cilindro dos motores de exploso. Biela: a pea que transmite o movimento do pisto e a potncia gerada pela combusto ao eixo de manivelas durante a expanso. Cabeote do cilindro: parte do motor que cobre o bloco. Cmara de combusto: Na superfcie inferior do cabeote do cilindro so encontradas cavidades na direo dos cilindros que formam com o topo dos pistes as cmaras de combusto. Janela de admisso: Canal de abertura onde assentada a base da vlvula de admisso. Janela de escape: Canal de abertura onde assentada a base da vlvula de escape. Vlvula de admisso: A vlvula de admisso um componente que abre ou fecha a passagem de mistura ar-combustvel para o interior do cilindro. Vlvula de escape: Tambm conhecida como vlvula de descarga ou vlvula de escape, abre ou fecha a passagem de mistura queimada do cilindro para o exterior. Trem de vlvulas: O trem de vlvulas constitudo pelas vlvulas e por um mecanismo para abri-las e permitir que fechem, chamado de rvore de comando de vlvulas ou simplesmente comando de vlvulas. Eixo de comando das vlvulas: O eixo de comando das vlvulas tem a funo de comandar a abertura e o fechamento das vlvulas nos momentos adequados. Came: Consiste de um eixo com partes ovais, chamados excntricos ou cames. Tubulao de admisso: Atravs da tubulao de admisso o ar, para o caso de motores diesel, ou a mistura ar-combustvel, para o caso de motores a gasolina, tem acesso ao cilindro. Tubulao de escapamento: Tubulao responsvel pela conduo dos gases de escape. Gaxeta. Placa fina de metal, chamada gaxeta,que colocada na juno entre o cabeote do cilindro e o

bloco do motor para fins de vedao.

2)

Qual a funo dos contrapesos na eixo de manivelas?

O eixo de manivelas tambm apresenta contrapesos para evitar o surgimento de vibraes.

3) Explique a funo dos anis de reteno (raspador) e compresso presentes no corpo do pisto.
Anis de compresso: Os anis superiores tm a incumbncia de evitar perdas da potncia gerada na combusto e impedir a passagem da mistura ar-combustvel para o crter atravs do espaamento entre o pisto e o cilindro. Anis de reteno: Os anis inferiores tm a incumbncia de evitar a passagem de leo de lubrificao para a parte superior, ou seja, para a cmara de combusto..

4)

Quais so os principais componentes de um trem de vlvulas?

O trem de vlvulas inclui eixo de comando das vlvulas, alas, hastes, braos (balancim), molas e vlvulas.

5)

Identifique as parte do motor na figura abaixo.

A - Balancim B - Molas C - Cames D Hastes E - Bloco F Saia do Pisto G - Biela H Contrapeso virabrequim I - Cilindro J Pino de fixao K Anis de reteno e compresso L Cabea do Pisto M - Dutos

1) Explique o princpio de funcionamento entre motores a quatro tempos e motores a dois tempos. O motor 4 tempos funciona da seguinte maneira: Os quatro tempos pela ordem de funcionamento so: -Admisso -Compresso -Combusto -Escape Na hora da admisso, ocorre o seguinte: a vlvula de admisso abre e libera a entrada da mistura (Ar+Combustvel) dentro do cilindro atravs da inrcia, e o pisto nesse momento desce e vai para o PMI (Ponto Mximo Inferior). Na hora da compresso, a vlvula de Admisso se fecha e o pisto comea a subir comprimindo a mistura at o PMS (Ponto Mximo Superior) aps ele chegar no PMS a vela dispara a fasca e ocorre a combusto (exploso da mistura). Na hora da combusto o pisto desce novamente para o PMI. Na hora do escape, o pisto sobe novamente e a vlvula de escape se abre e todos os gases que esto dentro da cmara de combusto ( local que fica comprimida a mistura) vai embora por essa vlvula que sai no escapamento do carro. Agora o motor 2 tempos O motor dois tempos trabalha igual ao 4 tempos s que reduzido pela metade nele existe a admisso e a compresso no mesmo tempo e combusto e escape juntos tambm. 2) Cite vantagens do motor a dois tempos para o a quatro tempos. Cite aplicaes para o mesmo e explique o porque do mesmo no ter sua aplicao estendida. possvel encontrar motores 2-tempos em motosserras e jet skis porque eles tm 3 vantagens importantes em relao aos motores 4-tempos:

Motores 2-tempos no tm vlvulas de admisso e escapamento nem comando de vlvulas, o que simplifica sua construo e reduz seu peso; Motores 2-tempos tm uma exploso a cada giro do virabrequim, enquanto nos motores 4tempos h combusto um giro sim, um giro no, e isso d um ganho significativo de potncia aos motores 2-tempos; Motores 2-tempos podem funcionar em qualquer posio, o que pode ser muito til em equipamentos como as motosseras. J um motor 4-tempos normal pode ter problemas com o fluxo de leo a menos que esteja de p, e resolver essa deficincia pode deixar o motor mais complexo. O motor 2 tempos no possui sua aplicao estendida, pois: Motores 2-tempos no chegam nem perto de atingir a durabilidade de motores 4-tempos. A falta de um sistema de lubrificao dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rpido.

O leo para motores 2 -tempos caro, e necessrio colocar cerca de 20 ml dele a cada litro de gasolina (a proporo 50:1) Seu carro gastaria mais ou menos 2 litros de leo a cada 1.000 km se tivesse motor 2-tempos. Os motores 2-tempos no usam o combustvel de maneira eficiente, o que significa que voc faria menos quilmetros por litro. Motores 2-tempos so muito poluentes. Na verdade, tanta poluio que provvel que voc no os veja por a daqui a algum tempo.

3)

Quais as vantagens do motor Wankel e como o mesmo funciona?

Vantagens: Em primeiro lugar, no existem vibraes devido ao fato de que s h um movimento rotativo, isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. O motor Wankel no tem nada de complicado, pelo contrrio, tem poucos componentes e bem menor. Alm disso ele gera mais potncia e mais torque que um motor "convencional" de mesma cilindrada. Isso porque cada lado de seu rotor encontra-se em uma fase do ciclo, gerando mais exploses por volta do eixo virabrequim do que um motor a pisto. Funcionamento: Esse motor consiste essencialmente em uma cmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular - o pisto do motor gira excentricamente com relao ao eixo principal, que equivale ao virabrequim dos motores a pistes. As formas destes dois elementos so tais que enquanto os cantos do pisto esto sempre equidistantes das paredes da cmara - e muito prximos a elas, formando uma vedao - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espao entre os lados convexos do tringulo - o rotor - e as paredes da cmara. Assim, se uma mistura for injetada numa das cmaras, quando est aumentando de tamanho, ser comprimida na reduo subsequente de volume, enquanto o rotor, ou pisto, gira. Deste modo, o ciclo clssico de quatro tempos - admisso, compresso, exploso e exausto - produzido e, alm disso, as trs faces do rotor esto em trs fases diferentes do ciclo, ao mesmo tempo.

4) Os tempos para o motor a quatro tempos so igualmente divididos? Justifique sua resposta. No, pois para a alimentao e escape, os tempos so estendidos, garantindo assim a captura total de reagentes e a eliminao plena dos gases de combusto.

5) O motor Wankel tem sua difuso sustentvel na Mazda. Quais outras companhias fizeram uso desta tecnologia e por que as mesmas no mantiveram seu projetos por mais tempo? Para aplicao automotiva, podemos citar Citron, Nissan, Mercedes-Benz e General Motors. Estas empresas cancelaram seus projetos, em funo da pouca durabilidade deste motor (problemas com temperaturas elevadas nas extremidades do rotor, implicando em problemas de vazamento entre as cmaras). Paralelo a isto, a crise do petrleo, presente nos anos 80, impediu com que grandes avanos fossem feitos no sentido da otimizao deste conceito.

1) Para o motor monocilndrico, 4 tempos, da figura, so dados: D = 10 cm; r = 4,5 cm; V2 = 78,5 cm3; n = 4500 rpm. Pede-se: a) a cilindrada (cm3); b) a taxa de compresso; c) a velocidade mdia do pisto (m/s); d) a velocidade angular do comando de vlvulas (rad/s); , qual o tempo de durao da combusto em milissegundos.

a) s = 2*r = 2*4,5 = 9 cm Vu = (*D2/4).s = (3,14*100/4)*9= 706,5 cm3 V = Vu*z = 706,5*4 = 2.826 cm3 b) Vu = V1 V2 => 706,5 = V1 -78,5 , V1 = 785 cm3 Logo rv = V1/V2 = 785/78,5 = 10 c) vp = 2*s*n = 2*9*4500 = 81.000 cm/minuto d) w = 2**n = 2*3,14*4500 = 28.260 rad/minuto = 471 rad/seg. e) Como cada segundo gira 471 rad, para girar 25 ( aprox. 0,44 rad), precisaramos de: Tempo = (0,44*1)/471 = 0,9341 milisegundos

2) Defina o que seriam motores quadrados, superquadrados e subquadrados. Nomeie vantagens e exemplifique a melhor forma de se migrar de uma categoria para outra. Quadrados: quando o curso e o dimetro do pisto tm o mesmo comprimento. Vantagem: intermedirias ao superquadrado e subquadrado. Desvantagens: intermedirias ao superquadrado e subquadrado. Subquadrados: quando o dimetro menor que o curso.

Vantagens: Tendem a obter funcionamento suave, bom torque em baixas rotaes e combusto mais completa, pois o percurso da frente de chama no momento da queima menor e as perdas de calor diminuem com benefcios ao consumo e emisses de poluentes. Desvantagens: No entanto, se o comprimento das bielas no for adequado ao longo curso, o motor pode conseguir relao r/l desfavorvel, o que resulta em vibraes e aspereza. Superquadrados: quando o dimetro maior que o curso. Vantagens: Permite um motor mais baixo, virabrequim mais leve e compacto, bielas mais curtas e leves e mais espao para as vlvulas na cmara de combusto (pois os cilindros devem ter maior dimetro para chegar mesma cilindrada), alm de menor velocidade mdia dos pistes. Disso resultam maior potncia em altos regimes, facilidade para subir de giros, suavidade de funcionamento em altas rotaes e tendncia a maior durabilidade nessas condies de uso. Desvantagens: Baixa resistncia do motor (h maior rea a ser vedada, as paredes dos cilindros se tornam mais finas), dificuldade de propagao da chama da combusto (motores superquadrados apresentam detonao fraca, exigindo velas especiais ou duas velas), torque baixo em baixas rotaes.

LISTA DE EXERCCIOS
1.
O qu significa, em termos fenomenolgicos, dizer que uma substncia A tem calor especfico maior do que o de uma substncia B? - Compare as elevaes de temperatura produzidas pela mesma quantidade de calor fornecida para massas iguais de A e B. - Compare as quantidades de calor necessrias para produzir a mesma elevao de temperatura em massas iguais de A e B. - Compare as massas de A e B que sofrem a mesma elevao de temperatura quando recebem a mesma quantidade de calor. O calor especfico de uma substncia calculado como c = ( 1 / m ).( q / DT ) ,isto , a quantidade de calor recebida por unidade de massa para produzir uma elevao unitria de temperatura. Se uma substncia A tem calor especfico maior do que o da substncia B, isto , se cA > cB, isto significa, de acordo com a equao (1), que (a) a mesma quantidade de calor fornecida para massas iguais de A e B produzir um aumento maior de temperatura em B, pois DTA = q / mcA e DTB = q / mcB, Portanto, como cA > cB, conclui-se que DTB > DTA. (b)Para produzir a mesma elevao de temperatura em massas iguais de A e B preciso fornecer mais calor para A, pois qA = mcADT e qB = mcBDT. Portanto, como cA > cB, conclui-se que qA > qB. (c) Para produzir a mesma elevao de temperatura fornecendo a mesma quantidade de calor para A e B preciso que a massa de A seja menor, pois mA = q / cADT e mB = q / cBDT Portanto, como cA > cB, conclui-se que mA < mB.

2. Um recipiente indeformvel, hermeticamente fechado, contm 10 litros de um gs perfeito a 30 C,


suportando a presso de 2 atmosferas. A temperatura do gs aumentada at atingir 60 C.

a) Calcule a presso final do gs. b) Esboce o grfico presso versus temperatura da transformao descrita. Letra a) Considerando-se que o volume do gs constante, temos que a transformao isocrica. Assim,

Substituindo os valores fornecidos pelo problema na equao da transformao isocrica, temos:

Assim, podemos concluir que a presso e a temperatura so grandezas diretamente proporcionais. Letra b) A partir da resoluo do item anterior, podemos esboar o grfico da presso em funo da temperatura (presso x temperatura).

3. A 27 C, um gs ideal ocupa 500 cm3. Que volume ocupar a -73 C, sendo a transformao
isobrica? Sabe-se que: T1 = 27 C = 300 K T2 = -73 C = 200 K V1 = 500 cm3 V2 = ? Da transformao isobrica temos que:

, assim:

Podemos concluir que, para a transformao isobrica, o volume e a temperatura so diretamente proporcionais.

4. 15 litros de uma determinada massa gasosa encontram-se a uma presso de 8,0 atm e
temperatura de 30 C. Ao sofrer uma expanso isotrmica, seu volume passa a 20 litros. Qual ser a nova presso do gs? Do enunciado temos: V1 = 15 litros V2 = 20 litros P1 = 8,0 atm P2 = ? T = 30 C = 303 K (TEMPERATURA CONSTANTE) Utilizando a equao da transformao isotrmica, temos:

De acordo com a transformao isotrmica, a presso e o volume, em uma transformao gasosa, so grandezas inversamente proporcionais. *Obs.: Para a soluo de problemas envolvendo as transformaes gasosas devemos utilizar SEMPRE a temperatura na escala absoluta (Kelvin).

5. Em uma transformao isotrmica, mantida a 127C, o volume de certa quantidade de


gs, inicialmente sob presso de 2,0 atm, passa de 10 para 20 litros. Considere a constante dos gases R, igual a 0,082 atm.R/mol . K. 5.1 Tendo em vista a transformao gasosa acima descrita, assinale o que for correto: 01) O produto nR varia entre 0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.

02) A presso final do gs foi de 1,0atm. 04) A densidade do gs permaneceu constante. 08) O produto nR tem um valor constante de 0,050atm . R/K. 16) O produto nR tem um valor constante de 50atm.cm3/K. 32) A densidade final do gs foi de 50% do valor inicial. Resposta: 34

5.2 Tendo em vista a transformao gasosa acima descrita, assinale o que for correto: 01) Na transformao, a densidade do gs diretamente proporcional presso. 02) A energia interna permaneceu constante. 04) O sistema trocou calor com o meio ambiente. 08) Como a temperatura permaneceu constante, o sistema no trocou calor com o meio ambiente. 16) A energia interna aumentou. 32) A quantidade de calor recebida igual ao trabalho realizado pelo gs na expanso. 64) A quantidade de calor trocado e o trabalho realizado so ambos nulos.

6. Um gs ideal recebe calor e fornece trabalho aps uma das transformaes:


a) adiabtica e isobrica. b) isomtrica e isotrmica. c) isotrmica e adiabtica. d) isobrica e isotrmica. e) isomtrica e adiabtica.

7. Numa transformao de um gs perfeito, os estados final e inicial acusaram a mesma energia


interna. Certamente: a) a transformao foi cclica. b) a transformao isomtrica. c) no houve troca de calor entre o gs e o ambiente. d) so iguais as temperaturas dos estados inicial e final. e) no houve troca de trabalho entre o gs e o meio.

8. Sobre o meio, realiza-se um trabalho de 3000 J e, em resposta, ele fornece 1000cal de calor
durante o mesmo intervalo de tempo. A variao de energia interna do sistema, durante esse processo, , aproximadamente: (considere 1,0 cal = 4,0J) . a) 1000J b) +2000J c) 4000J d) +4000J e) +7000J

9. O 2 princpio da Termodinmica pode ser enunciado da seguinte forma: " impossvel


construir uma mquina trmica operando em ciclos, cujo nico efeito seja retirar calor de uma fonte e convert-lo integralmente em trabalho." Por extenso, esse princpio nos leva a concluir que: a) sempre se pode construir mquinas trmicas cujo rendimento seja 100%; b) qualquer mquina trmica necessita apenas de uma fonte quente; c) calor e trabalho no so grandezas homogneas; d) qualquer mquina trmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria; e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0C, seria possvel a uma certa mquina trmica converter integralmente calor em trabalho.

10. Dois corpos, A e B, feitos de substncias diferentes e com massas idnticas so colocados em
contato diatrmico no interior de um recipiente de paredes adiabticas. Inicialmente as

temperaturas de A e B so diferentes. Aps estabelecido o equilbrio trmico verifica-se que a temperatura final dos corpos mais prxima da temperatura inicial de A do que da temperatura inicial de B. O que se pode afirmar sobre os calores especficos de A e B? Explique lembrando que a variao de temperatura de um corpo que troca calor dada por DT = q / mc. A variao de temperatura menor para a substncia de maior calor especfico quando a mesma quantidade de calor fornecida para massas iguais de substncias diferentes. Uma vez que a temperatura de equilbrio ficou mais prxima da temperatura inicial do corpo A, isto significa que a variao de temperatura para este corpo foi menor e portanto, seu calor especfico maior.

LISTA DE EXERCCIOS

11. Um sistema termodinmico levado do estado inicial A a outro B e depois trazido de volta a A atravs do estado C, como ilustra o caminho A-B-C-A no diagrama P x V da Figura 1.

(1) (4)

(2) (5) (6)

(3)

(1) Positivo, pois o aumento de temperatura positivo, j que P B.VB >> PA.VA , ou seja, calor injetado no sistema. (2) Positivo, j que a variao de volume positiva (W =p.V). (3) Positivo, pois o aumento de temperatura positivo, j que P B.VB >> PA.VA e U= mcvT. (4) Negativo, como VB > VC (para a mesma presso),teremos TB > TC, ou seja, h na passagem do estado B para o C,queda de temperatura, atravs da retirada de calor! (5) Negativo, j que a variao de volume negativa (W =p.V). (6) Zero, pois no h variao volumtrica.

12. Com base na primeira lei da termodinmica, explique por qu o capacidade calorfica molar a presso constante (cP) de uma substncia sempre maior do que a sua capacidade calorfica molar a volume constante (cV). Sabendo que Q W = U, teremos para:

Processo Isobrico: Q W = U => mCPT W = U Processo Isovolumtrico: Q W = U => mCVT = U (pois W = 0, j que no h variao volumtrica) Admitindo que a variao da energia interna a mesma, para o processo isobrico, o Cp deve ser maior, j que parte do calor fornecido ser desviado na forma de trabalho. O que no acontecesse para processos isomtricos, onde toda o calor fornecido ser convertido integralmente em energia interna.

13. A eficincia de um motor trmico definida como a razo entre o trabalho por ele realizado e o calor por ele recebido durante um ciclo completo de funcionamento. Considere um motor que recebe 440J de calor por ciclo, tem uma eficincia de 30% e completa um ciclo de funcionamento a cada 0,02 segundos. A potncia fornecida por esse motor , em kW: a- 1,1 b- 2,2 c- 4,4 d- 6,6 e- 8,8 Primeiro vc tem q achar a potncia pela frmula: Pot.=trabalho/tempo Pot.=440 J / 0,02 s =22000 J/s vc deve de saber que 1W = 1J/s . Ento vc faz a regra de 3: Se 1 w __ 1J/s x ___22000 J/s ----> x = 22000 W . Agora novamente, vc deve saber que 1 KW = 1000 W.Ento vc faz a regra d 3 mais uma vez: Se 1 KW___1000 W x ___ 22000 W ----> x = 22 KW Como a questo diz que o motor tem eficincia de 30% vc ir fazer: 30.22 / 100 = 660 / 100 = 6,6 KW Resposta d 14. De acordo com a teoria da Termodinmica, correto afirmar: 01) O calor s pode fluir de um corpo a outro de menor temperatura. 02) O princpio da conservao da energia vlido para qualquer sistema fsico isolado. 04) Uma mquina trmica transforma integralmente calor em trabalho. 08) A variao da entropia corresponde variao da energia til do sistema. 16) Todos os processos naturais irreversveis acarretam aumento na indisponibilidade de energia. 15. Uma determinada mquina trmica deve operar em ciclo entre as temperaturas de 27 C e 227 C. Em cada ciclo ela recebe 1000 cal da fonte quente. O mximo de trabalho que a mquina pode fornecer por ciclo ao exterior, em calorias, vale

a) 1000 b) 600 c) 500 d) 400 e) 200 Como o rendimento trmico : T = 1 (TFonte Fria /TFonte Quente) => T = 1 300/500 = 40% E sabendo que T = W/QF , termos 0,4 = W/1000 => W = 400 calorias (alternativa d). 16. Uma central de energia utilizada por uma equipe mvel de TV desenvolve 1,8.10joules de energia eltrica enquanto seu motor a gasolina consome 2,5 litros de combustvel cujo poder calorfico de 3,6.10joules/litro. O rendimento da central de: a) 10% b) 20% c) 40% d) 50% e) 100% Como o calor fornecido ao sistema QF = 3,6.10*2,5 = 90 Joules, e o trabalho realizado W =1,8.10 Joules, o rendimento ser: T = W/QF = 1,8.10/90 = 18/90 = 20% (alternativa b) 17. Um folheto explicativo sobre uma mquina trmica afirma que ela, ao receber 1000 cal de uma fonte quente, realiza 4186 J de trabalho. Sabendo que 1 cal equivale a 4,186 J e com base nos dados fornecidos pelo folheto, voc pode afirmar que esta mquina: a) viola a 1 Lei da Termodinmica. b) possui um rendimento nulo. c) possui um rendimento de 10%. d) viola a 2 Lei da Termodinmica. (pois no h mquina onde toda a energia convertida em trabalho!) 18. 8. Admitindo dois motores, em condies similares (Diesel e Otto), o motor diesel apresenta maior potncia comparado ao Otto. Explique graficamente esta afirmao atravs do grfico pxV. A figura abaixo permite que se comparem os ciclos das mquinas de Otto e Diesel; ambos com o mesmo volume mximo, em um diagrama presso versus volume. Esta figura representa o ciclo uma mquina Otto com taxa de compresso de 8:1 e o ciclo de uma mquina Diesel com taxa de compresso de 18:1, ambos com o mesmo volume mximo e utilizando um gs diatmico. A rea no interior do ciclo representa o trabalho fornecido pela mquina em um ciclo completo.

importante notar que no final da compresso, a mquina Diesel atinge uma presso quase trs vezes maior do que a presso na mesma etapa de uma mquina Otto. Isto se deve taxa de compresso mais elevada na primeira mquina do que na segunda. Da mesma forma a temperatura no final da compresso maior na mquina Diesel (de 750 K a 900K) do que na mquina Otto (de 600 a 750 K). 19. Sabendo-se que um mottor Otto (rv = 10), submetido a teste de eficincia trmica, apresentou os seguintes resultados: Pmx = 100 atm Volume (PMS) = 1 litro m = 94,7 gramas Temperatura logo aps combusto = 3.000 Kelvin Temperatura logo antes combusto = 753 Kelvin

Preenchendo a tabela: Estados A B C D Presso (atm) 1(2) 25(4) 100 3,98 Volume (litros) 10(1) 1 1 10(1) Temperatura (K) 300(3) 753 3000 1193

(1) (2) (3) (4) (5) (6)

Como rv = 10 = V1/V2 => V1 = 10.1 = 10 litros Presso aps abertura = atmosfrica TA = PA.VA/mR = 300 K VB = mRTB/PB = 25 atm k k PD=PC.(VC) /(VD) = 3,98 atm TD = PD.VD/mR = 1193 K

Pede-se, para calcular: - Calor de combusto; Qc = mcv(TC-TB) = 94,7.10-3*0,717*(3000-753) = 152 KJ - Calor retirado com gases de exausto; Qf = mcv(TA-TD) = 94,7.10-3*0,717*(300-1193) = - 60 KJ - Temperatura antes da abertura da vlvula de escape; TD = 1193 K - Temperatura aps abertura da vlvula de escape; TA= 300 K - Trabalho durante compresso; WA=>B = - U => mCVT = - mcv(TB-TA) = -94,7.10-3*0,717*(753-300) = - 30 KJ - Trabalho durante combusto; 0, pois no h variao de volume (processo isocrico) - Trabalho durante expanso; WC=>D = - U => mCVT = - mcv(TD-TC) = -94,7.10-3*0,717*(1193-3000) = 122 KJ - Trabalho durante abertura de vlvula de escape; 0, pois no h variao de volume (processo isocrico) - Trabalho total; WTOTAL = WA=>B + WB=>C + W C=>D + W D=>A = -30 + 0 + 122 + 0 = 92 KJ - Calor gerado/recebido compresso; 0, pois processo adiabtico. - Calor gerado/recebido durante combusto; Qc = 152 KJ (j calculado no comeo do problema) - Calor gerado/recebido durante expanso; 0, pois processo adiabtico. - Calor gerado/recebido de vlvula de escape; Qf = - 60 KJ (j calculado no comeo do problema)

- Calor total; QTOTAL= Qf + Qc = 152 60 = 92 KJ - Variao de energia interna do sistema aps 1 ciclo; U = QTOTAL W TOTAL = 92 92 = 0 - Represente graficamente o ciclo em um diagrama Presso versus Volume.

20. Aps teste com motor diesel, de taxa de compresso de 20, pede-se: - Clculo de rendimento trmico; - Grfico Presso x Volume; - Aprovao ou recusa de sua parte junto ao cliente.

Resultados do teste: Volume (PMS) = 500 ml Pmx = 200 bar m = 95,3 gramas Temperatura logo antes da abertura da vlvula de escape = 2.000 K Preenchendo a tabela: Estados A B C D
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

Presso (atm) 3,02(4) 200 200 6,67(3)

Volume (litros) 10(1) 0,5 0,88(6) 10(1)

Temperatura (K) 900(5) 3000(2) 5279(6) 2000

Como rv = 20 = V1/V2 => V1 = 20.0,5 = 10 litros TB = PB.VB/mR = 3000 K PD= mRTD/ VD = 6,67 amt k k PA=PB.(VB) /(VA) = 3,02 atm TA = PA.VA/mR = 900 K k 1/k VC=(PD.VD /PC) = 0,88 litros TC = PC.VC/mR = 5279 K

Clculo de rendimento trmico:

T = 1 (1/20)0,4.((5279/3000)^1,4 1)/(1,4.((5279/3000)-1)) = 66% Grfico Presso x Volume;

Aprovao ou recusa de sua parte junto ao cliente? Resposta: recusa, pois mesmo obtido um alto rendimento trmico, o motor no suportaria temperaturas elevadas, como por exemplo, TC = 5279 K. ANEXO kAr = 1,4 cpAr = 1,005 kJ/kgK cvAr = 0,717 kJ/kgK R = 0,288 kJ/kgC = 0,352 atm.l/kgK 1 atm.l = 101,34 Joule T(K) = T(C) + 273 WA->B = (PA.VA - PB.VB)/(1-k) (Para processos isoentrpicos)

EXERCICIOS PROPOSTOS
1)

Explique o fenmeno da pr-ignio e liste os principais fatores de influencia?

A combusto se inicia antes da fasca da vela, isto a combusto comea devido a pontos quentes existentes na cmara de combusto, fazendo o combustvel atingir a temperatura de auto-ignio. Fatores que influem na pr-ignio: 1- Qualidade do combustvel - definida pelo ndice de octanas, que indica o poder antidetonante do combustvel, quanto maior mais difcil ocorrer detonao; 2- Presso e temperatura de admisso - quanto maiores, maior a probabilidade de ocorrer detonao; 3- Temperatura do fluido de arrefecimento - quanto maior, mais probabilidade de ocorrer detonao; 4- Percurso de chama - quanto maior for o percurso, maior a probabilidade de ocorrer detonao, o que limita o dimetro dos cilindros a valores baixos, raramente maiores que 10 cm; 5- Mistura combustvel-ar - as misturas pobres ou ricas, afastadas da mistura estequiomtrica, dificultam a ocorrncia de detonao; 6- Taxa de compresso - quanto maior, mais probabilidade de ocorrer detonao; 7- Turbulncia - quanto maior, menor a probabilidade de ocorrer detonao, facilita a troca de calor; 8- Avano da fasca - quanto maior, mais probabilidade de ocorrer detonao; 9- Temperatura do eletrodo da vela - vela quente, mais probabilidade de ocorrer detonao, vela fria, menor probabilidade de ocorrer detonao; 10- Geometria da cmara de combusto - a conformao da cmara tem grande influncia na detonao. O que se deseja que a massa de mistura a ser queimada no fi nal da combusto seja pequena, que a parte final da cmara tenha boa rea de troca de calor, que o percurso da chama seja o menor possvel e a turbulncia produzida seja adequada. O que podemos entender por batida de pino?

2)

medida que a frente de chama avana, a presso e a temperatura na cmara vo aumentando, o que pode levar a TAI, temperatura de auto-ignio, provocando a queima espontnea de uma grande parcela da mistura, provocando um aumento brusco na presso e temperatura, o que causa a formao de ondas de choque, que fazem vibrar as paredes da cmara, provocando um rudo audvel chamado de batida de pino.
3)

O que frente de chama e quais os principais fatores de influncia?

Forma-se junto aos eletrodos da vela uma esfera, chamada de ncleo de chama. A superfcie do ncleo de chama chamada de frente de chama e se propaga por toda a cmara de combusto tendo a sua frente mistura no queimada e deixando para trs gases queimados. Fatores que influem na velocidade da frente de chama:

Turbulncias: aumentam o contato entre as partculas, acelerando a reao Relao combustvel-ar : misturas levemente ricas provocam uma maior velocidade de propagao Gases residuais: a sua presena desacelera a combusto
4)

Diferencie retardamento qumico de retardamento fsico.

Para a formao do ncleo de chama necessrio ento certo tempo, chamado de retardamento qumico, que causa a necessidade do avano da fasca em relao ao PMS, para que a combusto ocorra no ponto de mxima compresso. Para o motor Diesel, antes do pisto atingir o PMS, no curso de compresso, o injetor comea a introduzir combustvel pulverizado, que misturado com o ar, que est com uma temperatura superior a temperatura de auto-ignio (retardamento fsico), absorvendo calor, vaporizando e sofrendo as reaes preliminares de oxidao (retardamento qumico), provocando o incio da combusto.

5)

Quais as vantagens e desvantagens no uso de pr-cmaras de combusto?

Vantagens: . Produzir turbulncias para reduzir o retardamento fsico; . Funcionamento mais suave do motor; . Rotaes mais elevadas; Desvantagens: . Maior perda de calor; . Reduo do rendimento trmico; . Aumento do consumo; . Partida a frio difcil.

Vous aimerez peut-être aussi