Vous êtes sur la page 1sur 8

A concepo de Estado, Governo e poder em Maquiavel: Nicolau Maquiavel (1469-1527), historiador e filsofo poltico italiano.

Durante sua carreira como assessor dos governos de Florena, Maquiavel tentou criar um Estado capaz de enfrentar os ataques estrangeiros, garantindo a soberania. Sua obra aborda os princpios nos quais o Estado deve se basear bem como os meios necessrios para reforlo e mant-lo. Seu livro mais famoso, O Prncipe (escrito em 1513 e publicado em 1532), descreve o mtodo pelo qual o governante pode adquirir e manter o poder pblico. O maquiavelismo como doutrina tem sido utilizado para descrever os princpios do poder pblico a partir da mxima "o fim justifica os meios". Teria lido clssicos italianos e latinos na infncia e adolescncia, aprofundando posteriormente esse estudo para ilustrar as teorias de dominao defendidas em suas obras. Na idade adulta, o primeiro grande pensador da Idade Moderna gostava dos versos de Dante e de Petrarca para mergulhar na leitura de seus amores e recordar as prprias paixes. Vez por outra, lia ainda Ovdio e Tbulo, considerados por ele poetas menores Estadista, escritor e gnio revolucionrio da poltica, na opinio de uns; crpula que inspirou atos monstruosos a tiranos na conquista ou na manuteno do poder, na viso da maioria. O Prncipe ou Dos Principados, obra que revolucionou a teoria do Estado e criou as bases da cincia poltica moderna: Gnio da poltica, Maquiavel inaugurou a astcia inescrupulosa como mtodo de governo, por detectar e sistematizar pioneiramente a amoralidade peculiar conquista e ao exerccio do poder.

As repblicas nascem com o surgimento das cidades e, assim, constituem trs espcies, que so: a monarquia, aristocracia e despotismo. Trs que podem evoluir para o despotismo, oligarquia e anarquia, respectivamente. claro, neste ponto, o pessimismo de como a sociedade vista por Maquiavel: a dialtica de dois termos, que trata da sucesso entre ascendncia e decadncia, a formar um ciclo vicioso. Maquiavel acredita, ainda, que todos princpios corrompem-se e degeneram-se, a ser possvel ser corrigido somente via acidente externo (fortuna) ou por sabedoria intrnseca (virtu). O Estado , ento, definido como o poder central soberano; o monoplio do uso legtimo da fora, como diria Weber. As leis so estabelecidas nas prticas virtuosas da sociedade e com o cuidado de no repetir o que no teve de xito. Por isso, dito que no h nada pior do que a deixar ser desrespeitada. Se isso ocorrer, tornar-se clara a falha do exerccio do poder de quem a corrompe. Em contrapartida, em se tratando de Estado, tudo vlido, desde a violao de leis e costumes e tudo mais que for necessrio para atingirem-se as conseqncias visadas: os fins justificam os meios. Nessa viso de poder do Estado, clara a importncia da religio, pois em nome dela so feitas valer muitas causas em favor do Estado. A religio , sob a viso de Maquiavel, um instrumento poltico- usada de modo a justificar interesses os mais peculiares e, tambm, como conforto populao, que anda sempre em busca de ideais, a estar disposta at mesmo a conceder sua vida em busca destes. O xito de uma repblica, consoante o autor, pode ser estrategicamente obtido atravs da sucesso dos governantes. Se se intercalar os virtuosos com os fracos, o Estado poder manter-se. Mas, se, diferentemente, dois ruins sucederem-se, ou apenas um, mas que seja duradouro, a runa do

Estado ser inevitvel, j que, desse modo, o segundo governo no poder utilizar-se dos bons frutos do governo anterior. Destarte, cita a importncia das repblicas, j que nela os prprios cidados escolhem seus governantes, de modo a aumentar a chance de ter-se, consecutivamente, bons governos. Com relao poltica de defesa, onde h pessoas e no um exrcito notado uma clara incompetncia por parte do soberano, pois de sua exclusiva competncia formar um exrcito prprio para a defesa da nao. , tambm, de extrema importncia saber-se a hora prpria para instituir-se a ditadura, que, em ocasies excepcionais, necessria a fim de tomaremse decises rpidas, a dispensar, assim, consultar as tradicionais instituies do Estado. Contudo, ela deve-se instituir por perodo limitado, de modo a no se corromper e deve existir at quando o motivo o qual a fez precisarse for eliminado. Aps uma anlise terica e comparativa - em termos histricos - colocada ainda a importncia da fortuna, a qual tem contingncia prpria e o poder de mudar os fatos. Assim, o autor define o papel do homem na histria: desafi-la. Com base na teoria do equilbrio, conclui-se, ento, que o ideal que se estabelea um meio termo entre as formar de governo a serem adotadas, a observar-se que a combinao das j existentes pode mostrar-se muito mais eficiente. A forma que se administrado um Estado deve adaptar-se ao seu contingente populacional, e no as pessoas s suas leis. Em sua obra "O Prncipe", Nicolau Maquiavel mostra a sua preocupao em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da histria, de modo a compar-los atualidade de seu tempo "O Prncipe" consiste de um manual prtico dado ao Prncipe Lorenzo de Mdice como um presente, o qual envolve experincia e reflexes do autor.

Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e no mede esforos quando trata de como obter e manter o poder. As principais idias de Maquiavel: -A suprema obrigao do governante manter o poder e a segurana do pas que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do prncipe ( governante) deve ser de acordo com a situao. (Se a ocasio exigir que mate algum, assim o deve fazer). -No importa o que o governante faa em seus domnios, desde que seja para manter-se com autoridade. -O prncipe (governante) no precisa ter qualidades, mas sim deixar parecer ao povo que ele tem. (Ele deve ser falso). -Todas as pessoas so movidas exclusivamente por interesses egostas e ambies de poder pessoal. (O governante deve manter-se alerta com todos). -A natureza humana corruptvel e, por isso, a razo humana sempre uma razo pragmtica, calculista e utilitarista. Por isso, o ser humano capaz de corromper sempre que os desejos se sobrepem. (Sempre que algum tiver o desejo e uma oportunidade de roubar assim o far). -O governante nunca dever confiar na lealdade dos seus sditos. (Todos os indivduos so corruptveis). -O governante deve supor que todos os homens so potencialmente seus rivais e, por isso, deve tratar de lanar uns contra os outros em proveito prprio. (Todos so seus adversrios polticos). -O governante deve fazer o mal todo de uma nica vez, e o bem aos poucos para que se esquea do mal que foi feito e lembre sempre do bem.

-Para o governante, melhor ser considerado como miservel do que como gastador. -Um Estado tem que se expandir e desenvolver ou cair na runa. -Enfim, as idias de Maquiavel fizeram da poltica ou a arte de governo uma funo totalmente separada da tica e da moral, ou seja, a poltica deve ser um fim em si mesmo. Concepo de Poltica em Maquiavel Poltica: pela primeira vez mostrada como esfera autnoma da vida social No pensada a partir da tica nem da religio: rompe com os antigos e com os cristos No pensada no contexto da filosofia: passa a ser campo de estudo independente Vida poltica: tem regras e dinmica independentes de consideraes privadas, morais, filosficas ou religiosas Poltica: a esfera do poder por excelncia Poltica: a atividade constitutiva da existncia coletiva: tem prioridade sobre todas as demais esferas Poltica a forma de conciliar a natureza humana com a marcha inevitvel da histria: envolve fortuna e virtu. Fortuna: contingncia prpria das coisas polticas: no manifestao de Deus ou Providncia Divina H no mundo, a todo momento, igual massa de bem e de mal: do seu jogo resultam os eventos (e a sorte) Virtu: qualidades como a fora de carter, a coragem militar, a habilidade no clculo, a astcia, a inflexibilidade no trato dos adversrios Pode desafiar e mudar a fortuna: papel do homem na histria.

Concepo de Estado em Maquiavel No define Estado: infere-se que percebe o Estado como poder central soberano que se exerce com exclusividade e plenitude sobre as questes internas externa de uma coletividade Estado: est alm do bem e do mal: o Estado Estado: regulariza as relaes entre os homens: utiliza-os nos que eles tm de bom e os contm no que eles tm de mal Sua nica finalidade a sua prpria grandeza e prosperidade Da a idia de "razo de Estado": existem motivos mais elevados que se sobrepem a quaisquer outras consideraes, inclusive prpria lei Tanto na poltica interna quanto nas relaes externas, o Estado o fim: e os fins justificam os meios "O Prncipe": no se destina aos governos legais ou constitucionais Questo: como constituir e manter a Itlia como um Estado livre, coeso e duradouro? Ou como adquirir e manter principados? A tirania uma resposta prtica a um problema prtico "O Prncipe": no h consideraes de direito, mas apenas de poder: so estratgias para lidar com criaes de fora Teoria das relaes pblicas: cuidados com a imagem pblica do governante Teoria da cultura poltica: religio nacional, costumes e ethos social como instrumentos de fortalecimento do poder do governante Teoria da administrao pblica: probidade administrativa, limites tributao e respeito propriedade privada Teoria das relaes internacionais: Exrcitos nacionais permanentes, em lugar de mercenrios Conquista, defesa externa e ordem interna

A guerra a verdadeira profisso de todo governante e odi-la s traz desvantagens. A obra dividida em 26 captulos, que podem ser agregados em cinco partes, a saber: *captulo I a XI: anlise dos diversos grupos de principados e meios de obteno e manuteno destes; *captulo XII a XIV: discusso da anlise militar do Estado; *captulo XV a XIX: estimativas sobre a conduta de um Prncipe; *captulo XX a XXIII: conselhos de especial interesse ao Prncipe; *captulo XXIV a XXVI: reflexo sobre a conjuntura da Itlia sua poca Na primeira parte (cap.I a XI), Maquiavel mostra, atravs de claros exemplos, a importncia do exrcito, a dominao completa do novo territrio atravs de sua estadia neste; a necessidade da eliminao do inimigo que no pas dominado encontrava-se e como lidar com as leis preexistentes sua chegada; o consentimento da prtica da violncia e de crueldades, de modo a obter resultados satisfatrios, onde se encaixa perfeitamente seu to famoso postulado de que "os fins justificam os meios" como os pontos mais importantes. J na segunda (cap.XII ao XIV), reflete sobre os perigos e dificuldades que tem o Prncipe com suas tropas, compostas de foras auxiliares, mistas e nacionais, e destaca a importncia da guerra para com o desenvolvimento do esprito patritico e nacionalista que vem a unir os cidados de seu Estado, de forma a torn-lo forte.

Do captulo XV ao XIV, v-se a necessidade de uma certa versatilidade que deve adotar o governante em relao ao seu modo de ser e de pensar a fim de que se adapte s circunstncias momentneas - "qualidades", em certas ocasies, como afirma o autor, mostram-se no to eficazes quanto "defeitos", que , nesse caso, tornam-se prprias virtudes; da temeridade dele perante a populao afeio, como medida de precauo revolta popular, devendo o soberano apenas evitar o dio; da utilizao da fora sobreposta lei quanto disso dependeram condies mais favorveis ao seu desempenho; e da sua boa imagem em face aos cidados e Estados estrangeiros, de modo a evitar possveis conspiraes. Em seguida, constata-se um questionamento das utilidades das fortalezas e outros meios em vistas fins de proteo do Prncipe; o modo em que encontrar mais serventia em pessoas que originalmente lhe apresentavam suspeitas em contrapartida s primeiras que nele depositavam confiana; como deve agir para obter confiana e maior estima entre seus sditos; a importncia da boa escolha de seus ministros; e uma espcie de guia sobre o que fazer com os conselhos dados, estes, raramente teis, quando se considera o interesse oculto de quem os d. Na ltima parte, que abrange os trs captulos finais, Maquiavel foge de sua anlise propriamente "maquiavlica" na forma de um apelo famlia real, de modo que esta adote resolues em favor da libertao da Itlia, dominada ento pelos brbaros. Terminada a breve exposio dos principais temas abordados no livro "O Prncipe" aqui sintetizado, conclui-se ser tamanha a complexidade organizacional de um Estado, que se recorre a todo e qualquer meio, justo ou injusto, da repblica tirania.

Vous aimerez peut-être aussi