Vous êtes sur la page 1sur 5

1.

INTRODUO H muito que os vertedores tm sido utilizados, intensiva e satisfatoriamente, na medio de vazo de pequenos cursos de gua e condutos livres, assim como no controle do escoamento em galerias e canais, razo por que o seu estudo e de grande importncia. Os vertedores podem ser definidos como simples paredes, diques ou aberturas sobre as quais um liquido escoa.O termo aplica-se, tambm, a obstculos a passagem decorrentes e aos extravassores das represas. Os vertedores so, por assim dizer, orifcios sem a borda superior. O excesso de gua acumulada em um reservatrio de uma barragem seja de uma usina hidreltrica ou de outra barragem qualquer (irrigao, abastecimento, navegao etc.) deve ser extravasado de forma segura por um canal ou tnel, de montante para a jusante. Neste sentido, o vertedouro o rgo de segurana da represa. Ele tambm chamado de vertedouro, sangrador ou sangradouro.
A escolha do vertedor depende do local onde ser implantado, podendo apresentar inmeras alteraes para as diferentes partes que compem o conjunto para uma mesma obra, devendo ser escolhido para cada caso, o conjunto mais adequado sob o ponto de vista hidrulico e econmico.

2. OBJETIVO O estudo dos vertedores de acordo com a sua classificao.

3. VERTEDORES

3.1. DEFINIO So instrumentos hidrulicos utilizados para medir vazo em cursos dgua naturais e em canais construdos. Os vertedores podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um lquido escoa. O termo aplica-se tambm aos extravasores de represas. Os VERTEDORES devem ser construdos com forma geomtrica definida e seu estudo feito considerando-os como orifcios sem a parte superior.

3.2. TERMINOLOGIA

Onde, H: carga do vertedor; L: largura do vertedor; p : altura ou profundidade do vertedor; p: altura de gua a jusante do vertedor;

Crista ou soleira: a parte superior da parede em que h contato com a lmina vertente. Faces: so bordas verticais que constituem o vertedor. Veia ou Lmina Vertente: a veia lquida que escoa pelo vertedor. Carga(H): a altura d gua sobre a soleira, medida suficientemente a montante para no ser influenciada pelo abaixamento da superfcie. Altura do Vertedor (P): a diferena entre a soleira do vertedor e o fundo do canal. P: altura da gua a jusante do vertedor.

3.3. CLASSIFICAO DOS VERTEDORES Assumindo as mais variadas formas e disposies, os vertedores apresentam comportamentos os mais diversos, sendo muitos os fatores que podem servir de base sua classificao. 3.3.1. Quanto forma de abertura 3.3.1.1. Simples: retangulares, trapezoidais, circulares, triangulares.

a) Triangulares: os vertedores triangulares possibilitam maior preciso na medida de cargas correspondentes a vazes reduzidas. So geralmente trabalhados em chapas metlicas, sendo os mais usuais os de 90.

b) Circulares: raramente empregado, oferece facilidade de execuo e no requer nivelamento da soleira.

c) Trapezoidais: h somente um interesse nos vertedores dessa classe que so chamados Cipoletti. na forma de trapzio isscele, de forma que sua geometria deva ser de 1H:4V (indicador de declividade dos taludes -1 unidade na horizontal e 4 unidades na vertical) nos taludes para que no haja diminuio de vazo.

d) Retangulares: utilizado para medir grandes vazes.

3.3.1.2.

Compostos: sees combinadas duas ou mais formas geomtricas.

3.3.2. Quanto natureza das paredes

Vous aimerez peut-être aussi