Vous êtes sur la page 1sur 6

A sistemtica a cincia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relaes filogenticas entre os organismos.

. Inclui a taxonomia (cincia da descoberta, descrio e classificao das espcies e grupo de espcies, com suas normas e princpios) e tambm a filogenia (relaes evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificao dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas so os cientistas que classificam as espcies em outros txons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. O objetivo da classificao dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificao passou a respeitar as relaes evolutivas entre organismos, organizao mais natural do que a baseada apenas em caractersticas externas. Para isso se utilizam tambm caractersticas ecolgicas, fisiolgicas, e todas as outras que estiverem disponveis para os txons em questo. a esse conjunto de investigaes a respeito dos txons que se d o nome de Sistemtica. Nos ltimos anos tm sido tentadas classificaes baseadas na semelhana entre genomas, com grandes avanos em algumas reas, especialmente quando se juntam a essas informaes aquelas oriundas dos outros campos da Biologia. A classificao dos seres vivos parte da sistemtica, cincia que estuda as relaes entre organismos, e que inclui a coleta, preservao e estudo de espcimes, e a anlise dos dados vindos de vrias reas de pesquisa biolgica. O primeiro sistema de classificao foi o de Aristteles no sculo IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reproduo e por terem ou no sangue vermelho. O seu discpulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo. Nos sculos XVII e XVIII os botnicos e zologos comearam a delinear o atual sistema de categorias, ainda baseados em caractersticas anatmicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a causa de tais semelhanas, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e continua sendo a base da classificao atual. Lineu fez o primeiro trabalho extenso de categorizao, em 1758, criando a hierarquia atual. A partir de Darwin a evoluo passou a ser considerada como paradigma central da Biologia, e com isso evidncia da paleontologia sobre formas ancestrais, e da embriologia sobre semelhanas nos primeiros estgios de vida. No sculo XX, a gentica e a fisiologia tornaram-se importantes na classificao, como o uso recente da gentica molecular na comparao de cdigos genticos. Programas de computador especficos so usados na anlise matemtica dos dados. Em fevereiro de 2005 Edward Osborne Wilson, professor aposentado da Universidade de Harvard, onde cunhou o termo biodiversidade e participou da fundao da sociobiologia, ao defender um "projeto genoma" da biodiversidade da Terra, props a criao de uma base de dados digital com fotos detalhadas de todas a espcies vivas e a finalizao do projeto rvore da vida. Em contraposio a uma sistemtica baseada na biologia celular e molecular, Wilson v a necessidade da sistemtica descritiva para preservar a biodiversidade.

Do ponto de vista econmico, defendem Wilson, Peter Raven e Dan Brooks, a sistemtica pode trazer conhecimentos teis na biotecnologia, e na conteno de doenas emergentes. Mais da metade das espcies do planeta parasita, e a maioria delas ainda desconhecida. De acordo com a classificao vigente as espcies descritas so agrupadas em gneros. Os gneros so reunidos, se tiverem algumas caractersticas em comum, formando uma famlia. Famlias, por sua vez, so agrupadas em uma ordem. Ordens so reunidas em uma classe. Classes de seres vivos so reunidas em filos. E os filos so, finalmente, componentes de alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia).

Nomenclatura a atribuio de nomes (nome cientfico) a organismos e s categorias nas quais so classificados. O nome cientfico aceito em todas as lnguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espcie. H duas organizaes internacionais que determinam as regras de nomenclatura, uma para zoologia e outra para botnica. Segundo as regras, o primeiro nome publicado (a partir do trabalho de Lineu) o correto, a menos que a espcie seja reclassificada, por exemplo, em outro gnero. A reclassificao tem ocorrido com certa frequncia desde o sculo XX. O Cdigo Internacional de Nomenclatura Zoolgica preconiza que neste caso mantm-se a referncia a quem primeiro descreveu a espcie, com o ano da deciso, entre parnteses, e no inclui o nome de quem reclassificou. Esta norma internacional decorre, entre outras coisas, do fato de ser ainda nova a abordagem

gentica da taxonomia, sujeita a reviso devido a novas pesquisas cientficas, ou simplesmente a definio de novos parmetros para a delimitao de um txon, que podem ser morfolgicos, ecolgicos, comportamentais etc. O sistema atual identifica cada espcie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiscula, o gnero, o segundo, em minscula, o epteto especfico. Os dois nomes juntos formam o nome da espcie. Os nomes cientficos podem vir do nome do cientista que descreveu a espcie, de um nome popular desta, de uma caracterstica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por conveno internacional, o nome do gnero e da espcie impresso em itlico, grifado ou em negrito, o dos outros txons no. Subespcies tm um nome composto por trs palavras. Ex.: Canis familiares, Canis lupus, Felis catus.

A nomeao dos seres vivos que compe a biodiversidade constitui uma etapa do trabalho de classificao. Muitos seres so "batizados" pela populao com nomes denominados populares ou vulgares, pela comunidade cientfica. Esses nomes podem designar um conjunto muito amplo de organismos, incluindo, algumas vezes, at grupos no aparentados. O mesmo nome popular pode ser atribudo a diferentes espcies, como neste exemplo:

Ananas comosus Ananas ananassoides

Estas duas espcies do gnero ananas so chamadas pelo mesmo nome popular Abacaxi. Outro exemplo o crustceo de praia Emerita brasiliensis, que no Rio de Janeiro denominado tatu, e nos estados de So Paulo e Paran chamado de tatura.

Em contra partida, animais de uma mesma espcie podem receber vrios nomes, como ocorre com a ona-pintada, cujo nome cientfico Panthera onca.

Outros nomes populares: Canguu, ona-canguu, jaguar-canguu Outro exemplo a planta Manihot esculenta, cuja raiz muito apreciada como alimento. Dependendo da regio do Brasil, ela conhecida por vrios nomes: aipim, macaxeira ou mandioca. Considerando os exemplos apresentados, podemos perceber que a nomenclatura popular varia bastante, mesmo num pas como o Brasil, em que a populao fala um mesmo idioma, excetuando-se os idiomas indgenas. Imagine se considerarmos o mundo todo, com tantos, com tantos idiomas e dialetos diferentes, a grande quantidade de nomes de um mesmo ser vivo pode receber. Desse modo podemos entender a necessidade de existir uma nomenclatura padro, adotada internacionalmente, para facilitar a comunicao de diversos profissionais, como os mdicos, os zologos, os botnicos e todos aqueles que estudam os seres vivos.

Qual foi o ancestral dos rpteis (lagartos, cobras) que vivem na Terra atual? Essas e outras perguntas relativas origem dos grandes grupo de seres vivos eram difceis de serem respondidas at surgir, em 1859, a Teoria da evoluo Biolgica por Seleo Natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com a compreenso de "como" a evoluo biolgica ocorre, os bilogos passaram a sugerir hipteses para explicar a possvel relao de parentesco entre os diversos grupos de seres vivos. Diagramas em forma de rvore - elaborados com dados de anatomia e embriologia comparadas, alm de informaes derivadas do estudo de fsseis mostraram a hipottica origem de grupos a partir de supostos ancestrais. Essas supostas "rvores genealgicas" ou "filogenticas" (do grego, phylon = raa, tribo + gnesis = fonte, origem, incio) simbolizavam a histria evolutiva dos grupos que eram comparados, alm de sugerir uma provvel poca de origem para cada um deles. Como exemplo veja a figura abaixo.

O esquema representa uma provvel "histria evolutiva" dos vertebrados. Note que esto representados os grupos atuais - no topo do esquema- bem como os provveis ancestrais. Perceba que o grupo das lampreias (considerados "peixes" sem mandbula) bem antigo (mais de 500 milhes de anos). J cerca de 150 milhes de anos, provavelmente a partir de um grupo de dinossauros ancestrais. Note, ainda, que o

parentesco existe entre aves e rpteis maior do que existe entre mamferos e rpteis, e que os trs grupos foram originados de um ancestral comum. Atualmente com um maior nmero de informaes sobre os grupos taxonmicos passaram-se a utilizar computadores para se gerar as arvores filogentica e os cladogramas para estabelecer as inmeras relaes entre os seres vivos.

Ao dispor de um grande nmero de caractersticas comparativas, mais confiveis - anatmicas, embriolgicas, funcionais, genticas, comportamentais etc. - os bilogos interessados na classificao dos seres vivos puderam elaborar hipteses mais consistentes a respeito da evoluo dos grandes grupos. Influenciados pelo trabalho de Wili Hennig - um cientista alemo, especialista em insetos - passaram a apresentar as caractersticas em cladogramas. Neste tipo de diagrama, utiliza-se uma linha, cujo ponto de origem - a raiz- simboliza um provvel grupo (ou espcie) ancestral. De cada n surge um ramo, que conduz a um ou a vrios grupos terminais. Com os cladogramas pode-se estabelecer uma comparao entre as caractersticas primitivas que existiam em grupos ancestrais - e as derivadas - compartilhadas por grupos que os sucederam.

Fonte: www.sobiologia.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi