Vous êtes sur la page 1sur 8

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem.

2010

MOTIVAO No possvel compreender as relaes com e entre as pessoas sem um mnimo conhecimento de motivao de seu comportamento. difcil de definir o conceito de motivao que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivo tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que d origem a um comportamento especfico. Esse impulso ao pode ser provocado por um estmulo externo (provindo do ambiente) e pode tambm ser gerado internamente nos processos de raciocnio do indivduo. Nesse aspecto a motivao esta relacionada com o sistema de cognio do indivduo, alguns autores explicam que os atos de um ser humano so guiados por cognio, pelo que ele pensa, acredita e prev. Ao perguntar-se o motivo porque ele age daquela forma, entre-se na questo da motivao. a resposta relativa a motivao e dada em termos de foras ativas e impulsionadoras, traduzidas em palavras de desejo e receio, o indivduo deseja poder, deseja status , receia o ostracismo social, receia as ameaas a sua autoestima, entre outros. Alm disso, a anlise motivacional especfica de determinada meta, para cujo atendimento, o ser humano gasta energia. bvio que indivduos so diferentes no que tange a motivao: as necessidades variam de indivduo para indivduo, produzindo diferentes padres de comportamentos; os valores sociais tambm so diferentes, as capacidades para atingir os objetivos so iguais e diferentes. Para complicar ainda mais, as necessidades, os valores sociais e as capacidades variam no mesmo indivduo conforme o tempo. Segue alguns grupos que participam para estabelecer nossas diferenas individuais e necessidades:

DIFERENAS INDIVIDUAIS
O R I G E M

GE N TIC A
AMI GOS

A ILI AM F

E DAD UNI COM


ESCOLA

CLUBE

SADE
O S FIS O PR

RELIGI O
TR AB AL HO

NECESSIDADES

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

Apesar de todas estas diferenas, o processo que dinamiza o comportamento mais ou menos semelhantes para todas as pessoas. Em outras palavras, embora os padres de comportamento variem profundamente, o processo do qual eles resultam , basicamente o mesmo para todas as pessoas. Nesse sentido, existem trs premissas sobre o processo que dinamiza o comportamento humano: a) O comportamento humano causado, ou seja, existe uma casualidade do comportamento, tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas. O comportamento causado por estmulos externos e internos. b) O comportamento motivado, ou seja, h uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento no casual ou aleatrio, mas sempre orientado e dirigido para algum objeto. c) O comportamento orientado para objetivos. Em todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendncia, expresses que servem para determinar os motivos do comportamento. Se as suposies acima forem corretas, o comportamento no espontneo nem isento de finalidade, sempre haver algum objetivo implcito ou explcito.

O MODELO BSICO DE MOTIVAO

INDIVDUO ESTMULO (CAUSA) NECESSIDADE (DESEJO)

OBJETIVO COMPORTAMENTO

O MODELO BSICO DE MOTIVAO Embora o modelo bsico de motivao seja o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar indefinidamente, pois depende da percepo do estmulo (que varia conforme a pessoa e na mesma pessoa conforme o tempo), as necessidades variam (conforme as pessoas) e a cognio de

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

cada um. A motivao dos indivduos depende basicamente destas trs variveis. CICLO MOTIVACIONAL

O ciclo motivacional comea com o surgimento de uma necessidade. A necessidade uma fora dinmica e persistente que provoca o comportamento, toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilbrio do organismo, causando um estado de tenso, insatisfao, desconforto e desequilbrio. Este estado leva o indivduo a um comportamento, ou ao capaz de descarregar a tenso ou livr-lo do desconforto e do desequilbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivduo encontrar a satisfao da necessidade e, portanto, a descarga da tenso provocada por ela. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilbrio anterior, a sua forma de ajustamento ao ambiente.

CICLO DAS NECESSIDADES

Necessidade

Desequilbrio

Tenso

Ao

Objetivo

Satisfao

Determina

Causa

Impele

Direciona

Leva

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

Estas so as etapas do ciclo motivacional, envolvendo a satisfao de uma necessidade. medida que o ciclo se repete, com a aprendizagem e a repetio (reforo), os comportamentos tornam-se gradativamente mais eficazes na satisfao de certas necessidades j que no causam tenso ou desconforto. No ciclo motivacional, contudo, a necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Ela pode ser frustrada ou ainda pode ser compensada (ou seja, transferida para outro objeto, pessoa ou situao). No caso de frustrao da necessidade, no ciclo motivacional, a tenso provocada pelo surgimento da necessidade encontra uma barreira ou um obstculo para sua liberao. No encontrando sada normal, a tenso represada no organismo procura um meio indireto de sada por via lgica ( agressividade, descontentamento, tenso emocional, stress, apatia, indiferena.

CICLO DAS NECESSIDADES

Necessidade Desequilbrio

Tenso

Ao

B A R R E I R A
Determina Causa Impele Direciona

FRUSTRAO APATIA AGRESSIVIDADE INSNIA STRESS

Seja por via fisiolgica (tenso nervosa, insnia, repercusses cardacas ou digestivas, entre outras. Outras vezes as necessidades no so satisfeitas nem frustradas, mas transferidas ou compensada. Isto se d quando a satisfao de outra necessidade reduz ou aplaca a intensidade de uma necessidade que no pode ser satisfeita.

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

CICLO MOTIVACIONAL COM FRUSTRAO OU COMPENSAO A satisfao de algumas necessidades temporal, ou seja, a motivao humana cclica, o comportamento quase um processo contnuo de resolues de problemas e de satisfaes de necessidades. As teorias mais populares a motivao so relacionadas s necessidades humanas, o caso da teoria de Maslow, sobre a Hierarquia das Necessidades Humanas

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS SEGUNDO MASLOW: Maslow formulou seu conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano, pelo fato do homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. medida que o homem satisfaz suas necessidades bsicas, outras mais elevadas tomam ou predominam no comportamento. Segundo Maslow as necessidades esto dispostas em uma hierarquia:

A Hierarquia das Necessidades Humanas


Maslow
10% 5 5% AUTO%% REALIZAO

40% %% 50% 70% 85%

MOTIVACIONAIS

ESTIMA SOCIAIS SEGURANA FISIOLGICAS HIGINICOS

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

a) b) c) d)

Necessidades fisiolgicas (ar, comida, repouso, abrigo, etc). Necessidades de segurana (proteo contra perigos, lar, privao, etc). Necessidades sociais (amizade, incluso em grupos,etc). Necessidades de estima (reputao, reconhecimento, auto respeito, amor, etc). e) Necessidades de auto realizao (realizao do potencial, utilizao plena dos talentos individuais, etc). Em linhas gerais a teoria de Maslow apresenta os seguintes aspectos: 1. Uma necessidade satisfeita no motivadora de comportamento, apenas as necessidades no satisfeitas influenciam o comportamento dirigindo-o para objetivos individuais. 2. O indivduo nasce com certa bagagem de necessidades fisiolgicas, que so necessidades inatas ou hereditrias. De incio, seu comportamento exclusivamente voltado para a satisfao dessas necessidades como a fome, sede, ciclo do sono, etc. 3. A partir da, o indivduo ingressa em uma longa trajetria de aprendizagem de novos padres de necessidades, surgem as necessidades de segurana voltada para a proteo contra o perigo, a ameaa e a privao. As necessidades fisiolgicas e as de segurana constituem as necessidades primrias do indivduo, voltadas para sua conservao pessoal. 4. medida que o indivduo passa a controlar as suas necessidades fisiolgicas e de segurana, surgem lenta e gradativamente as necessidades secundrias, sociais, de estima e de auto-realizao. Porm, quando o indivduo alcana a satisfao das necessidades sociais, surgem as necessidades de estima, e somente quando essas so alcanadas, surgem a necessidade de auto realizao.Os nveis mais elevados de necessidades somente surgem, quando os nveis mais baixos esto relativamente controlados e alcanados pelo indivduo. Nem todos os indivduos conseguem chegar ao nvel de necessidades de auto-realizao, ou mesmo ao nvel da necessidade de estima, uma conquista individual. 5. As necessidades mais elevadas surgem quando as mais bsicas vo sendo satisfeitas, mais predomina as bsicas de acordo com a hierarquia das necessidades. O comportamento do indivduo influenciado simultaneamente por um grande nmero de necessidades concomitantes. 6. As necessidades mais bsicas ou baixas, requerem um ciclo motivacional relativamente rpido (comer, dormir,etc.), enquanto as outras necessidades requerem um ciclo motivacional extremamente longo. Porm se alguma necessidade bsica deixar de ser satisfeita por muito tempo, ela se torna imperativa, neutralizando o efeito das necessidades mais elevadas. A privao de uma necessidade bsica faz com que as energias do indivduo se desvie para a luta pela sua satisfao.

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

A TEORIA DE DOIS FATORES DE HERZBERG Enquanto Maslow fundamenta a sua teoria de motivao nas diferentes necessidades humanas ( abordagem intra orientada), Herzberg alicera sua teoria no ambiente externo e no trabalho do indivduo (abordagem extra orientada. Para Herzberg, a motivao das pessoas depende de dois fatores: a) Fatores Higinicos: referentes s condies que rodeiam o colaborador enquanto trabalha, englobando as condies fsicas e ambientais do trabalho, o salrio, os benefcios sociais, as polticas da empresa, o tipo de superviso recebido, o clima de relaes entre a direo e os colaboradores, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, entre outros. b) Fatores motivadores: referem-se ao contedo do cargo, as tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. Produzem efeito duradouro de satisfao e de aumento de produtividade em nveis de excelncia. Para introduzir maior dose de motivao ao trabalho, Herzberg prope o enriquecimento das tarefas, que consiste em deliberadamente ampliar a responsabilidade, os objetivos e o desafio das tarefas do cargo. Por fim, cabe ressaltar que seres humanos tm diferentes necessidades, sendo motivados por grande diversidade destas necessidades, cabe as lideranas descobrir quais so as necessidades de seus colaboradores e tentar por meio desta descoberta fazer com que eles se mantenham motivados na organizao, garantindo a qualidade, produtividade, baixo absentesmo e baixa rotatividade que so metas e objetivos a serem alcanados em qualquer organizao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DRAKE, Richard Ivan. Cincia do comportamento na industria. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil Ltda, 1977. FELDMAN, M.P. Psicologia do ambiente industrial. So Paulo: Difel, 1976. BERGAMINI,Ceclia W., CODA, Roberto(orgs).Psicodinmica da vida organizacional: motivao e liderana. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1997 ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11 ed. So Paulo: Pearson Pretence Hall, 2007.

Professora: Silvia Ludin Motta de Morais 1 sem. 2010

Vous aimerez peut-être aussi